You are on page 1of 28

Wander Rodrigues

Goswami: idealismo monstico

Fsica Quntica: Explicando o esprito


A mecnica quntica a parte da fsica que tem revelado ao mundo cientfico as antigas verdades espirituais. dentro do domnio da fsica quntica, estudando as partculas sub-atmicas, que a realidade no-material se revela aos olhos dos cientistas. Para alguns, inclusive, as fronteiras esto cada vez menos ntidas. Amit Goswami um desses. Professor de fsica na Universidade do Oregon e doutor em residncia no Instituto de Cincias Abstratas em Sausalito, CA, Goswami um indiano radicado nos Estados Unidos que sustenta ser a conscincia a criadora da realidade fsica. Ou seja, algo s existe no plano material porque foi criado, primeiramente, em outros planos. "Os corpos so criados a cada momento pelas escolhas que so feitas", afirma ele. "Literalmente, seu dedo do p no est l at que voc pense nele". Pode parecer meio radical para os materialistas. Mas Goswami est absolutamente convencido. A ponto de afirmar que a cura das doenas, de qualquer doena, possvel no plano da conscincia. o que ele chama de cura quntica. Atravs desse mecanismo, um cncer pode ser curado pelo pensamento. "Um cncer escondido no corpo no ainda um fato concreto, material. Sendo assim, podemos cura-lo". A idia tem estreita relao com o princpio, por exemplo, da homeopatia ou dos florais de Bach. Para essas disciplinas, a doena aparece muito antes de se manifestar no corpo fsico. A doena, como a entendemos, comearia no plano emocional, psicolgico, nos corpos mais sutis do homem. Sendo assim, nada nos impediria de cur-la antes mesmo que se manifeste fisicamente. como se existisse um corpo, que Goswami chama de vital, que formaria o mapa do corpo fsico. "Os chakras so os lugares onde as formas se criam. A fsica quntica est dizendo que podemos confiar na medicina dos chakras. a que a medicina oriental e a ocidental se encontram". Goswami defende que a mente pode alterar a matria, porque partem de uma mesma essncia. A conscincia do observador a mesma do objeto observado - e ambas so a mesma conscincia que a origem de tudo. Lembram do filme The Matrix, quando o menino budista entortava a colher? "No existe colher", ele diz. O que precisa ser entortado a mente. mais ou menos isso que afirma Goswami. O princpio da no-localidade importante para entender as idias expostas por Goswami. A conscincia no-local aquela que permeia tudo, no est contida em lugar algum. Atravs da conscincia no-local que se pode perceber a conexo entre todas as coisas do Universo. como se, por trs da realidade material que observamos, existisse uma matriz, um molde de tudo que criado. Esse molde permeia tudo que existe, e atravs dele que tudo est conectado.

"O pensamento de Goswami pode ser enquadrado na idia do idealismo monstico, uma posio filosfica que j foi considerada pr-cientfica porque existia antes do advento do materialismo dualista - que representa o atual ponto de vista cientfico. O materialismo dualista assume que a matria a realidade primria, e que a mente separada dela, porm dependente ao mesmo tempo. Nessa viso, a mente algo secundrio, um fenmeno que est presente apenas em crebros. O idealismo monstico inverte essa posio. Por esse ponto de vista (que pode ser traado a Plato, no ocidente, e ao hindusmo e budismo no oriente), existe apenas uma mente - que a realidade primria. A matria uma expresso da mente, e no separada da mente: mente manifestada materialmente. A viso expressada pelo mstico Edgar Cayce um exemplo perfeito de idealismo monstico. A frmula de Cayce, por exemplo (O Esprito a Vida, a Mente o Construtor, a Matria o Resultado), confere conscincia um papel muito criativo na manifestao do mundo material". (Pargrafo traduzido de uma resenha de Henry Reed para a Amazon sobre o livro The
Self-Aware Universe: How Consciousness Creates the Material World , de Maggie Goswami, Richard E. Reed, Amit Goswami, Fred Alan Wolf ).

A cincia e o esprito: finalmente unidos


Cientistas e msticos se reuniram para discutir as afinidades entre seus campos de estudo. A concluso: separadas h muito tempo, essas duas reas da experincia humana aparentemente antagnicas comeam a dividir o mesmo espao, contrariando a lei que diz que isso no possvel. Contrariar leis da fsica clssica, alis, parece ser normal para a cincia da nova era, que est acabando de vez com o mito da separatividade.
lvaro Ferreira

Alessandra Nahra primeira vista, cincia e espiritualidade so como gua e leo: no se misturam. Quando examinamos mais de perto, no entanto, possvel traar paralelos entre essas duas reas: o racional, cerebral, cientificamente provvel - e o conhecimento intuitivo, aquele que vem de dentro, do corao. Esprito e razo tm sido inimigos histricos desde que Descartes pronunciou o clebre "penso logo existo". medida em que a cincia avana, no entanto, parece - perdoem-me os puristas - se aproximar cada vez mais das verdades alardeadas pelos buscadores espirituais, consideradas menores porque nunca puderam ser "cientificamente comprovadas". No por acaso, cientistas agora esto chegando a algumas das concluses que a filosofia oriental e tradies msticas tm quietamente defendido h milnios.

Para verificar o nvel de coabitao da cincia com a espiritualidade atualmente, a Legio Brasileira da Boa Vontade promoveu o I Frum Mundial Esprito e Cincia. O encontro aconteceu em Braslia em meados de outubro, e reuniu msticos e cientistas que debateram sobre a aparentemente impossvel simbiose. Para os palestrantes, o tempo em que a cincia atravessava a rua para no cruzar com a espiritualidade est definitivamente no passado. A Planeta na Web esteve l e traz para o leitor um pouco do interessante caldo cientfico espiritual.

Alessandra Nahra

Hurtak: cidados csmicos

As Chaves de Enoch
James Hurtak lingista, cientista social e futurista, e tambm o criador da Academia para Cincia Futura. Em 1973, quando fundou a Academia, Hurtak desenvolveu um programa de educao em 64 reas, abordando o conhecimento e pesquisa cientfica de um ponto de vista espiritual. Essas informaes foram publicadas no Livro do Conhecimento: As Chaves de Enoch. Hurtak afirma ter tido uma srie de encontros com uma conscincia superior, e esse "livro-cdigo" descreve essa experincia e conhecimento. A obra, segundo a Academia, "prepara para uma mudana de paradigma que afetar todos os aspectos das dimenses sociais, psicolgicas e espirituais da vida". Segundo Hurtak, haver um momento quando a conscincia da humanidade estar to expandida que se fundir conscincia de Deus. "Seremos cidados csmicos", afirma ele. Depois de uma palestra difcil de decifrar, Planeta na Web entrevistou James Hurtak: Planeta na Web - Voc teve um encontro com uma conscincia superior? James Hurtak - No comeo dos anos 70, minha esposa e eu tivemos uma srie de experincias de conscincia que nos fizeram entender que ns, como raa humana, somos apenas uma parte da grande evoluo csmica. Foi um amplo entendimento da importncia da expanso da conscincia, e de que possvel o contato entre a terceira dimenso e outros nveis da inteligncia. O que explico no meu livro, simbolicamente, uma nova cincia da realidade sublime do contato com outros nveis de inteligncia. Eles esto comunicando novas idias, novas esperanas e novos insights sobre o processo de evoluo, e respondendo as trs questes bsicas: quem somos, porque estamos aqui e para onde estamos indo. PnW - Qual ser o prximo passo na evoluo da humanidade? Hurtak - Trabalhar junto com o meio cientfico e as religies para a unidade

espiritual. Isso significa a unio entre as religies e os cientistas. possvel, como foi demonstrado na ONU, no World Peace Summit. Lderes religiosos e espirituais se uniram para discutir uma tica global da cincia no planeta, e uma viso bsica de futuro para a humanidade. Independente da religio, eles todos concordaram que tm algo em comum: a conscincia de que a mente, o corpo e o esprito esto unificados. PnW - Voc acredita que a unio da cincia e do esprito um processo irreversvel? Hurtak - Acho que a expanso da populao mundial e a destruio dos recursos naturais foram as pessoas, at mesmo os cticos, a entenderem que nosso tempo limitado. PnW - O que a Merkabah? Hurtak - A Merkabah um termo para diferentes tipos de veculos de luz ou naves espaciais que no so do tipo fsico, feitas de metais. A Merkabah uma ilustrao de uma inteligncia h milhes de anos no futuro que trabalha com os detalhes das mentes e conscincias da civilizao humana. alm de extraterrestre. A Merkabah uma maneira de lembrarmos da nossa origem csmica, ou seja, de que estamos evoluindo para a pura luz. Enquanto os extraterrestres esto trabalhando com o lado prtico da cincia interplanetria, a Merkabah o veculo ultraterrestre trabalhando com o design csmico de muitos sistemas evolutivos. Em todos eles, ns descobrimos a plenitude do divino, ou aquilo que cristo ensinou quando disse: "poderes maiores que os meus vocs tero quando forem ao Pai".

PnW - Para acelerar esse processo de expanso da conscincia, o que cada pessoa pode fazer? Hurtak - Descobri que a melhor e mais simples maneira de fazer a expanso da conscincia ensinar os nomes sagrados de Deus, e usar as palavras que Jesus usou quando ele ensinou os discpulos como curar, expulsar demnios, e elevar a conscincia para ver no futuro e trabalhar com os dons superiores do amor divino. Estes nomes de Deus nas linguagens bblicas antigas so ensinados pela Academia para Cincia Futura no Brasil, juntamente com a msica, que bastante profunda. Essa combinao de msica e linguagem acessvel a pessoas de todas as origens e nveis sociais. Atravs da histria, temos obtido uma compreenso de que os nomes de Deus so muito importantes, porque so palavras de poder em ao. a maneira mais prtica de nos proteger, educar e comunicar com os nossos parceiros csmicos. A maestria de alguns dos nomes divinos pode ativar um processo de maturidade da raa humana.

O astronauta espiritual

Carol Quintanilha

O americano Edgar Mitchell participou da misso Apollo 14 e foi o sexto homem a pisar na lua. Enquanto estava no espao, Mitchell teve uma experincia espiritual que mudou seus paradigmas. "Olhando para o espao, tive um sentimento de estar profundamente conectado com tudo". De volta a Terra, ele fundou o Instituto para Cincias Noticas, cujo principal objetivo promover o estudo e prtica da cincia de um ponto de vista csmico. Para ele, os cientistas e msticos tm o mesmo objetivo: entender a galxia. "Os msticos, porm, tm feito isso h milnios, e os cientistas so novatos", afirma Mitchell.

Mitchell: entendendo a conexo com o Universo

Ele cita Descartes como o responsvel pela profunda influncia do pensamento dualista na sociedade ocidental. Descartes foi o primeiro a defender que razo e esprito estavam separados. E assim tm sido desde ento, por longos 400 anos. " isso que nos permite ir a Igreja aos domingos e pedir perdo, e na segunda-feira continuar estragando o mundo. Mas no podemos mais continuar agindo assim", acredita Mitchell. Por causa do cartesianismo, ele afirma, o progresso espiritual do ocidente sempre foi muito lento. "Mas isso mudou nos ltimos anos. Agora, estamos finalmente entendendo como a mente e a conscincia esto conectadas com o Universo". Segundo ele, a experincia esotrica - isto , a experincia interna de unidade com o cosmos - est ao alcance de qualquer um. Em entrevista coletiva, Mitchel esclareceu alguns dos seus pontos de vista: Pergunta - Fala-se muito que a fsica quntica explica a espiritualidade. Como assim? Edgar Mitchell - De acordo com a teoria quntica, existe o no-lugar. Este nolugar no se baseia somente em partculas, mas numa onipresena. O no-lugar est em toda a parte. Os estudos do holograma quntico esto levando a cincia a afirmar basicamente isso. A manifestao que no local, do aqui e agora, um no-lugar, est em toda a parte. Os msticos j vinham dizendo isso h muito tempo, e a cincia s agora est chegando a essa concluso. Pergunta - O que voc acha das teorias que dizem que a conscincia cria a realidade? Mitchell - Existem duas escolas filosficas. Uma que afirma que a matria a realidade absoluta e a outra que diz que a conscincia a realidade absoluta. O que nos parece agora que nenhuma das duas est inteiramente correta. As duas coisas evoluem ao mesmo tempo, simultaneamente. E antes da matria e da conscincia o que existe o que se chama de campo de quantum zero, que poderia ser chamado de Deus. Ou seja, o que no criado. A partir disso surgem as duas realidades simultneas, a matria e a conscincia. E evoluem juntas, interagindo. Sabemos agora que o universo vazio no est vazio. Existem flutuaes qunticas em toda a parte, e em cada pequena partcula quntica existe energia suficiente para a criao de todo o universo. Pergunta - Para que a sociedade mude, preciso que os governantes comecem essa mudana? Mitchell - O sistema poltico tem que seguir as mudanas. preciso haver uma perspectiva espiritual primeiro. Uma mudana interna e individual precisa acontecer para depois haver uma mudana poltica. No estou falando de levar teologia poltica, estou falando de levar uma viso espiritual que vai causar impacto na forma pela qual a poltica pensa. Pergunta - Alguns cientistas afirmam que a sada para a humanidade colonizar outros planetas. O que o senhor acha disso?

Mitchell - Acho que precisamos aprender a viver melhor aqui na Terra. A taxa de crescimento da populao e a forma pela qual estamos nos comportando no adequada para a preservao do planeta. Se continuarmos assim realmente iremos destruir a Terra. Mas o correto no escapar para outros lugares, e sim saber viver bem aqui. Ao mesmo tempo, o nosso destino a explorao, ns inevitavelmente vamos explorar outros espaos. Inclusive porque o nosso sistema solar tem um tempo limitado, mais ou menos cinco bilhes de anos, para existir. Depois ele vai se desfazer, parte da evoluo cosmolgica. Pergunta - O senhor acha que religies so fundamentais na busca espiritual? Mitchell - Talvez os lderes religiosos no gostem muito dessa afirmao, mas so eles que muitas vezes seguram, pelo poder, a informao espiritual que tem de ser disseminada: a de que ns podemos falar com Deus diretamente, que ns no precisamos de nenhum intermedirio atrapalhando essa comunicao. Pergunta - Porqu a cincia est tentando entender a espiritualidade? Mitchell - A verdadeira procura entender a realidade, da qual a espiritualidade parte. Durante 400 anos acreditamos que eram coisas separadas, mas agora nossa cincia est mostrando que isso no verdadeiro. Estamos trazendo de volta o que tnhamos erradamente pensado que era separado. Tentar entender a natureza da realidade uma antiga busca da humanidade. Se voc um artista, deve conhecer o material que usa para pintar, e tambm tem que criar algo a partir disso. Se voc apenas observa a arte, voc no tem que entender nada sobre a tinta ou a tela. O que isto est nos dizendo, por mostrar que corpo, mente e esprito esto juntos, que no somos apenas observadores da arte, ns somos os artistas. Ento, precisamos entender tudo.

O xam urbano
O francs Patrick Drouot velho conhecido dos brasileiros. Em 1999 esteve no Pas pela stima vez, para lanar o livro O fsico, o xam e o Juan Esteves mstico (Editora Nova Era). Com 20 anos de experincias com expanso da conscincia e contatos com culturas antigas, o fsico Drouot conviveu com tribos indgenas e aborgenes na Amrica do Norte e na Oceania, onde estudou o trabalho dos xams, lderes espirituais conectados com a natureza. Essa busca comeou depois que ele se ps-graduou em Fsica e comeou a ter contato com o fenmeno da expanso da conscincia. Especializou-se em Terapia de Vidas Passadas (TVP), que pesquisa e pratica no Instituto de Pesquisas Fsicas e da Conscincia, em Paris. Em sua oitava visita ao Brasil, para o Frum Cincia e Esprito, Drouot fez questo de afirmar sua crena na cincia: "Se voc quer conhecer cientificamente a realidade do Universo, estude fsica quntica". Esta, no entanto, no uma crena cega. Ele faz questo de Drouot: somos todos um acrescentar, rapidamente, que cincia sem conscincia a "runa da alma". por isso que Drouot conhecido como um novo tipo de xam: um xam urbano, com os dois ps firmemente cravados na cincia, mas ao mesmo tempo profundamente conectado com o Universo. "Do tomo s estrelas, somos todos um: parte da mesma tribo, do mesmo cl. Somos todos conectados", lembrou ele. A platia adorou.

Entrevista com o Cientista Wladimir Guglinski


Jos Guilherme Said P.Carneiro

Para a humanidade, o sculo XX caracterizou-se, dentre outras coisas, pelo


grande avano da cincia e da tecnologia. A chamada Fsica Moderna nasce junto com o sculo, prometendo desvendar todos os segredos da natureza e levar o Homem a galgar mais um "grande passo" em sua evoluo. Para muitos pesquisadores e estudiosos, no entanto, aconteceu justamente o contrrio. Ou seja, apesar de termos presenciado um grande desenvolvimento da tecnologia, a cincia moderna estabeleceu teorias incompreensveis e paradoxais, no oferecendo respostas aos principais problemas e questionamentos da nossa humanidade. Wladimir Guglinski um desses pesquisadores. Ele, juntamente com outros cientistas de vrias partes do mundo, vm realizando experincias que provam que grande parte dos conceitos e modelos estabelecidos pela Fsica Moderna esto errados. H vrios anos o cientista vem se dedicando ao desenvolvimento de uma Nova Teoria no campo da Fsica Terica, que segundo ele, poder ser a base de uma nova cincia que realmente ir explicar as leis da Natureza em toda a sua lgica perfeita. Para Guglinski, a cincia dos ltimos sculos se desenvolveu erradamente pois considerou s aquilo que pode ser visto e provado por meios materiais. O saber dos povos antigos foi deixado de lado e o Universo passou a ser entendido como se fosse formado apenas de matria, "o que levou a Fsica aos erros e paradoxos existentes", diz o cientista. Em nossa entrevista, alm de explicar o que vem acontecendo com a cincia nos ltimos sculos, Guglinski aborda as questes que atualmente esto mexendo com a cabea das pessoas, como a clonagem, o atual nvel de violncia, a relatividade do tempo dentre outros assuntos. Tudo em linguagem bastante simples. SCultura - A cincia dos ltimos sculos caracterizou-se por um forte materialismo tendo tambm em suas pesquisas desprezado a realidade nomaterial presente no Saber dos povos antigos. Existem perspectivas de mudanas nisso, com os novos modelos e paradigmas que esto sendo propostos?

Guglinski - Hoje ns somos herdeiros de um legado trgico que nos foi deixado por Galileu, depois que ele deslocou a Terra do centro do Universo, e nos deserdou de nossa pretensa filiao direta de Deus. Ficamos rfos e solitrios no Universo. Em seguida veio Darwin e desferiu outro golpe mortal em nossa descendncia divina. No bastando, a tese darwiana de sobrevivncia do mais apto e do mais forte estremeceu nossa confiana em um Deus paternal que semeia a vida como uma ddiva divina. Deus passou a ser visto por muitos como um carniceiro sem respeito vida, e outros preferiram crer que a Natureza sobrevive sem a necessidade de um Deus. Os avanos da Biologia completaram o quadro, j que esta cincia foi (para se manter fiel ao mtodo cientfico empirista) desenvolvida sobre conceitos puramente materialistas. Como conseqncia, o homem no perdeu apenas sua essncia divina, ele tambm ficou desprovido do senso moral, de tico, e de perspectiva (a vida perdeu o sentido). Ficamos deriva, sem destino, em um barco que fica eterna e inutilmente girando volta de um Sol que um dia h de se apagar. Tornamo-nos essencialmente materialistas e imediatistas. Para o homem moderno no h recompensa no futuro (alm da vida), e portanto h que se extrair o mximo do presente, sem remorsos, pois se no h recompensa, tambm no h castigo. Foi essa herana que nos tem conduzido ao que vivemos hoje, e a violncia evolui como na teoria de Darwin. Nos damos conta disso ao ver filmes como "Sexta-Feira 13". Antigamente nos filmes de terror no havia tanta violncia gratuita. Mesmos os viles tinham o seu padro tico, ou moral. Drcula no matava por prazer, mas por sobrevivncia, e ainda tinha um objetivo, o de disseminar o vampirismo. Drcula se apaixonava, e portanto era vulnervel, romntico. J o vilo Jason incorpora um exterminador sem qualquer predicado. Nem prazer ele tem em matar. Nem sabe por que mata. Mata por matar, como o moto-boy da vida real. Com respeito ao amanh, os avanos da Biologia podem nos livrar da maldio de Galileu e de Darwin. No estamos to sozinhos quanto imaginvamos. As novas descobertas desta cincia sugerem que o espao (ter) esteja preenchido por uma energia inteligente que impregna a matria com uma fora vital. Esta energia inteligente teria sido responsvel pela evoluo da vida, pois clculos de probabilidade demonstram que impossvel que o DNA tenha evoludo pelo acaso em conseqncia da seleo natural. E se essa energia foi quem planejou a evoluo das espcies, ela pode tambm intervir de alguma forma na continuidade da evoluo. A Medicina hoje j reconhece o poder da orao. Qual a origem de tal poder? Os materialistas tentam sustentar seu ponto de vista, alegando que o poder da orao provm da mente da pessoa

que reza, e que portanto trata-se de um poder de auto-sugesto do crebro. H dois anos atrs um cientista at alegou que tinha descoberto a regio do crebro responsvel pelo poder da f. Entretanto h casos em que mes rezam por filhos doentes de poucos meses, que no sabem sequer falar, e que, desenganados pelos mdicos, so currados pelo poder da reza. Ora, nesse caso o poder da f no est no crebro, porque a criana no rezou, e nem sequer sabe o que uma reza. Atualmente uma batalha se trava entre materialistas e espiritualistas. Os primeiros defendem que s existe matria, e que esta que comanda o esprito. O segundo acredita que o esprito que impregna a matria de vida. Experincias em universidades de todo o mundo esto pondo prova os dois pontos de vista. As descobertas mais recentes nos motivam a apostar na vitria do espiritualista. Se dentro dos prximos anos, com o aumento das provas cientficas, os materialistas forem finalmente derrotados (e reconhecerem que foram derrotados), isso pode promover um grande salto na evoluo da Humanidade. SCultura - Por exemplo, os estudos do chamado Biocampo, na Biologia, estariam levando os cientistas e estudiosos a concluso de que existe uma outra matria alm daquela que podemos perceber com os nossos olhos? Guglinski - verdade. O biocampo uma assero da existncia de um campo fsico separado, operando em organismos fsicos, e carregando informaes biolgicas. um novo paradigma da biologia, cujo nmero de seguidores cresce a cada dia, em funo do crescimento do acmulo de evidncias obtidas atravs de milhares de experincias cientficas realizadas em universidades de todo o mundo. Cito aqui Savely Avva, um dos grandes estudiosos do assunto, que nos diz : "No havendo definio para idias tais como esprito ou corpo mental etrico, sugerido que o biocampo um dos campos fsicos que podem ser estudados atravs da observao cientfica e generalizao. Primeiramente, o biocampo como carregador do sistema geral de controle (o coordenador das funes do organismo), deve ser capaz de comunicar com todos subsistemas de controle do organismo incluindo a mente e memria, nervos, humor, e subsistemas de controle eletromagntico com seus diferentes transportadores de informao (eltrica, qumica, e eletromagntica), assim como o que a tradio chinesa chama de Qi - usualmente traduzida por energia vital -

circulando atravs de meridianos de acupuntura e chakras. Em segundo, este biocampo deve ser responsvel por todos fenmenos paranormais tais como informaes anmalas de transferncia (clarividncia, premonio, etc.), psicocinese (interao com outros campos de aparelhos homem-mquina), e cura psquica (normalizao dos processos fisiolgicos atravs da comunicao organismo-paraorganismo como uma inteno)". SCultura - Muitas pessoas esto convencidas de que a cincia capaz de fornecer respostas aos grandes questionamentos humanos. De acordo com um grande nmero de seres humanos "o que no pode ser comprovado cientificamente no deve ser levado a srio", e dessa maneira, as coisas relacionadas com a espiritualidade "devem ser descartadas". Como o senhor analisa essa questo? Guglinski - Essas pessoas que esto convencidas de que a cincia pode fornecer todas as respostas so as que no conhecem em profundidade o que a cincia. A comunidade cientfica se esmera em enaltecer o mtodo cientfico (mostrando-o aos leigos como se se tratasse de uma ferramenta infalvel de investigao). Entretanto essa propaganda que os acadmicos fazem feita com o intuito de reforar a credibilidade de que ele prprio (o cientista) desfruta na sociedade.

Existem tambm cientistas que no compartilham dessa opinio da maioria. Entretanto suas vozes s chegam a um nmero reduzido de pessoas, porque quem detm o poder de divulgao aquela tal maioria que
no leva o assunto a srio. Uma das concluses a que cientistas honestos esto chegando ultimamente quanto ao fato de que o mtodo cientfico no eficaz para a descoberta da realidade do mundo em que vivemos. A cincia nos d uma viso parcial. Claro que a maioria a que voc se referiu no reconhece essa insuficincia do mtodo cientifico. Um dos pressupostos do mtodo cientifico que toda experincia possa ser repetida, e os resultados verificados. Recorrendo a esse pressuposto, os detratores dos fenmenos paranormais afirmam que eles no existem, porque no podem ser repetidos por experincias. Entretanto nem tudo pode ser repetido por uma experincia. Suponha que um astrnomo observou a exploso de uma estrela, mas no conseguiu registrar o fenmeno. Ora, ele no pode convidar outros cientistas para comprovarem a sua

observao, porque a estrela no vai explodir novamente. Mas outras pessoas podem comprovar a observao do astrnomo, caso tambm tenham visto a exploso. Nesse caso os cticos aceitam o testemunho de outras pessoas. Mas em se tratando de fenmenos paranormais o testemunho no aceito. No estranho? Outra coisa: No creio que os cticos aceitam s aquilo que provado. um engano. Tive, certa ocasio, uma discusso, pela Internet, com um grupo de estudiosos. Esses cticos s aceitam provas quando elas confirmam o ponto de vista que eles defendem. Se voc apresentar uma prova incontestvel que demonstre que o ponto de vista deles est errado, eles do uma maneira de deturpar os fatos, para continuarem afirmando que esto certos, e para que possam ficar insistindo em que no existe prova em contrrio. A mente humana muito complexa, e pessoas que se dizem racionais agem irracionalmente quando suas crenas so abaladas por fatos. Essas pessoas simplesmente negam os fatos. Isso acontece at com os cientistas. Sempre que novas experincias vm

a abalar as teorias vigentes, os velhos cientistas morrem negando tais novas experincias. Por isso que Planck, que props o quantum de
energia, (conceito do qual se originou a Fsica Quntica) disse que a cincia avana sobre os cadveres da velha gerao, pois uma nova teoria revolucionria aceita no porque convence os opositores, mas porque estes vo morrendo e novos cientistas vo nascendo em familiaridade com a nova teoria. Planck disse isso porque o conceito de quantum que ele props no foi aceito pela comunidade cientfica naquela poca. SCultura - Outra questo interessante diz respeito ao tempo e seu significado. Muitos fsicos, principalmente depois da teoria da Relatividade de Einstein, chegaram at mesmo a criar teorias mostrando que seria possvel viajar no tempo. Que anlise o senhor faz dessas teorias e qual o foi o papel de Einstein na interpretao do tempo? Guglinski - Einstein criou a maior confuso entre os cientistas, pois da maneira como ele interpretou o significado do conceito espao-tempo ele induziu os fsicos a pensarem que o tempo tenha uma existncia fsica real. Vamos a seguir entender este ponto de vista einsteiniano. Em recente livro lanado no final de 2001, o cientista Dr. Stephen Hawking aborda a questo da viagem no tempo, atravs da abertura de buracos de

minhoca no espao-tempo, conceito segundo o qual possvel viajar no tempo. Essa nova teoria de viajem no tempo decorre da convico que os fsicos einsteinianos, como Hawking, tm de que o tempo possui existncia real. Para entender do que se trata, vejamos de onde provm essa convico. A noo de tempo do fsico einsteiniano est conectada velocidade da luz. Como se sabe, a velocidade da luz no pode ser ultrapassada, segundo os relativistas, porque um postulado da relatividade. Ento consideremos um acontecimento que esteja ocorrendo nesse exato momento, s 20:30 horas do dia 12 de fevereiro de 2002. Enquanto estou escrevendo estas linhas, alguns folies esto pulando carnaval na Praa do Moinho, da praia do Per em Cabo Frio. A imagem desses folies viaja pelo espao, com a velocidade da luz. Como nenhuma nave em que possamos viajar pode superar a velocidade da luz, a imagem desses folies do carnaval de 2002 nunca mais poder ser vista por um terrqueo, pois nenhuma nave espacial pode alcanar a velocidade da luz. A idia de Hawking baseia-se na possibilidade, segundo ele, de se abrir um buraco no espao-tempo, com uma mquina, e o viajante dentro dela transportado instantaneamente para uma regio do espao onde a luz vai demorar anos para chegar. Hawking chama essa viajem de passagem por um buraco-de-minhoca. Basicamente, a idia da Hawking a seguinte. Imagine que a imagem dos folies do carnaval de 2002 demore 10 anos para chegar a um distante planeta X de outro sistema solar. E imagine que voc, adentre a mquina de Hawking no ano de 2012, e que ela o transporte instantaneamente, atravs de um buraco-de-minhoca, para o tal planeta X. Ora, ento voc vai chegar ao planeta X no ano 2012, no mesmo instante em que chegar l a imagem dos folies do carnaval de 2002. Segundo a Teoria da Relatividade isso uma viagem ao passado, pois voc estar no ano 2012 ao partir do nosso planeta Terra, mas voltar ao ano 2002 do planeta Terra quando chegar ao planeta X, pois ao chegar l voc estar ocupando uma regio do espaotempo que corresponde ao ano 2002 da Terra. Essa interpretao dos fsicos einsteinianos apenas um mal-entendido sobre a essncia do tempo. O tempo na verdade no existe, ele no tem

existncia real. O conceito de tempo foi criado pelos cientistas apenas como um instrumento atravs do qual se medem as transformaes

da matria. O conceito de tempo da relatividade, por estar em dependncia


da velocidade da luz (como conseqncia da experincia de Michelson-Morley) deu origem aos mais absurdos paradoxos, e os relativistas, como Hawking, admitem que eles so insolveis, como o prprio Einstein admitia. O mximo que Hawking pode fazer com sua mquina-buraco-de-minhoca conseguir a imagem de um passado que aconteceu. No nosso exemplo do carnaval de 2002, voc, tendo partido da Terra em 2012 e chegado ao planeta X instantaneamente, teria que construir um potentssimo telescpio l naquele planeta, e dessa forma poderia observar a imagem dos folies de 2002 chegando ao planeta X. Da mesma forma, sua mquina-buraco-de-minhoca poderia transport-lo para um planeta Y onde a luz demore milhes de anos para chegar. Voc poderia observar cenas cotidianas de dinossauros e homens pr-histricos que habitaram a Terra h milhes de anos. Naturalmente, quanto mais distante fosse o planeta a que voc chegasse, mais potente teria que ser seu telescpio. Mas em momento nenhum voc estaria viajando no tempo. Voc estaria apenas se deslocando mais rpido, pelo espao, do que as imagens que a luz transporta pelo espao. Espero que estes exemplos tenham propiciado uma compreenso razovel do que o conceito espao-tempo de Einstein. Trata-se de um bom conceito para a conduo de experincias de laboratrio, mas nunca dar suporte para viagens pelo tempo. Essa confuso que Einstein introduziu na Fsica com respeito ao conceito de tempo teve origem numa exigncia do mtodo cientfico: em uma experincia cientfica os resultados precisam ser medidos. Com efeito, a maneira pela qual um cientista pode verificar um resultado experimental medindo-o. Mas a luz est presente em todo processo de medio (da maneira como Einstein interpretou). Ento, para evitar que dois observadores em laboratrios (referenciais) distintos possam obter duas medidas diferentes de um mesmo fenmeno, Einstein acorrentou a passagem do tempo propagao da luz, e desse aprisionamento do tempo nasceu o conceito espao-tempo.
A primeira verso deste texto foi escrita no perodo de carnaval do ano de 2002.

Entrevista com o Cientista Wladimir Guglinski


Continuao da Entrevista

SCultura - O que a maioria das pessoas tambm no sabe que houve uma diviso da comunidade cientfica no sculo 20. O que realmente aconteceu? Guglinski - A diviso da comunidade cientfica aconteceu por decorrncia do fato de que o mtodo cientfico ineficiente para a descoberta da verdadeira realidade pela qual os fenmenos fsicos se manifestam. Em meu livro eu mostro que na verdade a lgica do mtodo cientfico est errada, apesar de que este erro de lgica tenha sido necessrio para proporcionar o desenvolvimento tecnolgico atingido no Sculo 20. Tal desenvolvimento tecnolgico que nos tem fornecido dados que sero indispensveis para que, no Sculo 21, se corrija o erro de lgica do mtodo cientfico vigente. Vejamos como aconteceu a ruptura na comunidade cientfica. H duas rupturas a se considerar: na Biologia e na Fsica 1) Na Biologia Os bilogos se dividem atualmente pela sua abordagem dos problemas: A) pela abordagem reducionista B) pela abordagem holstica. Nas universidades, os bilogos conservam a abordagem reducionista por dois motivos: a) Ela foi muito eficiente no desenvolvimento da Biologia ao longo d Sculo 20. b) Esta abordagem materialista que est em perfeita sintonia com o mtodo cientfico Quem quiser adquirir um conhecimento mais detalhado dessa ruptura pode obt-lo lendo o livro "O Ponto de Mutao", de Fritjof Capra, onde ele diz na pgina 96: "No fcil determinar as limitaes precisas da abordagem cartesiana no estudo de organismos vivos. A maioria dos bilogos, sendo fervorosos reducionistas, no est sequer interessada em discutir essa

questo. S depois de muito tempo e de considervel esforo descobri onde que o modelo cartesiano falha. Os problemas que os bilogos no podem resolver hoje, ao que parece em virtude de uma abordagem estreita e fragmentada, esto todos relacionados com a funo dos sistemas vivos como totalidade e com suas interaes com o seu ambiente. Por exemplo, a ao integrativa do sistema nervoso continua sendo um mistrio". 2) Na Fsica Os problemas na Fsica comearam h muito tempo, quando Newton props sua teoria. Mas foi no final do Sculo 19 que a situao se agravou. Vejamos o que tem acontecido. Os fsicos do Sculo 19 defendiam a teoria da existncia de um ter que preenche o espao. Um engenheiro chamado Michelson fez uma experincia para detectar o ter, e foi um fracasso. Para manter uma fidelidade incondicional ao mtodo cientfico, segundo o qual qualquer teoria precisa de confirmao experimental, Einstein props a Teoria da Relatividade Restrita, de acordo com a qual o ter no existe, e que o espao vazio, j que a experincia de Michelson no conseguiu detectar a existncia do ter. Mas suponha-se que o ter exista, apesar de que a experincia no foi capaz de detect-lo. Nesse caso o ter deve ter influncia nos processos pelos quais os fenmenos ocorrem. Portanto claro que a teoria de Einstein no poderia estar correta, pois ele deixou de considerar em sua teoria uma sustncia (ter) que participa dos mecanismos doa fenmenos. E certamente no futuro a deficincia da Teoria de Relatividade haveria de ser detectada por novas experincias. Tais experincias do "futuro" comearam a aparecer no final do Sculo 20, no incio da dcada de 90. Assim, no campo da Fsica, a primeira ruptura na comunidade cientfica se deu dentro do prprio mbito acadmico das universidades, porque os fsicos qunticos trabalham com teorias que consideram o espao preenchido por um ter, enquanto que os fsicos relativistas trabalham com a teoria einsteiniana

que exige que o ter no exista. Para disfarar a ruptura, os fsicos qunticos evitam de confessar que as teorias com que trabalham considere a existncia do ter, e por isso do outro nome ao ter, chamando-no de "vcuo quntico". Como a palavra "vcuo" sugere algo vazio, dessa forma que os fsicos resolvem o problema, chamando o ter de "vcuo quntico", para evitar um atrito com os relativistas que asseveram que o espao seja vazio. Trata-se apenas de uma maneira hipcrita de disfarar a ruptura. A segunda ruptura se deu fora das universidades, porque o mtodo cientfico no Sculo 20 sofreu uma degenerao. Isto aconteceu porque Werner Heisenberg, um dos criadores da Fsica Quntica, convenceu a comunidade acadmica de que certas experincias tinham que ser rejeitadas, pois os resultados de tais experincias contrariam os princpios sob os quais a Fsica Quntica foi desenvolvida. Das experincias que foram rejeitadas, algumas eram com respeito ao nutron. O decaimento dos ncleos radioativos mostrava que o eltron existe dentro de tais ncleos, pois quando o ncleo decai o eltron sai de l de dentro. A comunidade acadmica apoiou a proposta de Heinsenberg de REJEITAR essa evidncia experimental (negaram-se a consider-lo como prova de que o nutron possa ser constitudo por um prton e um eltron, porque vrias propriedades do nutron eram incompatveis com um modelo de nutron formado por um prton e um eltron). Por isso o fsico japons Yukawa props em 1945 um modelo de nutron formado por um prton e um meson. Este modelo de nutron foi considerado confirmado em 1949 (experincias feitas por Czar Lates confirmaram que realmente existe o meson previsto na teoria de Yukawa). Mas uma pequena parte da comunidade cientfica no aceitou a proposta de Heisenberg de rejeitar os resultados de certas experincias, em particular as experincias que sugeriam que o nutron seja composto de um prton e um eltron. Por esse motivo alguns fsicos comearam a realizar outras experincias, com o objetivo de obter mais provas de que o nutron seja realmente composto de um prton e um eltron. Entre 1970 e 1980 o fsico italiano Don Borghi realizou em Recife (Brasil) uma experincia que demonstra definitivamente que a estrutura do nutron realmente formada por um prton e um eltron.

Em 1989 os fsicos americanos Pons e Fleishmann descobriram a fuso fria. Por se tratar de um fenmeno que contraria os princpios da Fsica Quntica, os fsicos acadmicos no aceitaram os resultados experimentais. Em seguida, tais fsicos deflagraram uma cruzada contra a fuso fria, realizando experincias nas quais os resultados eram adulterados, com o objetivo de desacreditar a fuso fria (da mesma forma que alguns materialistas realizam experincias fraudulentas no campo da paranormalidade, com o objetivo de desacreditar as experincias paranormais). Em 1999 o fsico italiano Elio Conte fez na Itlia outra experincia diferente daquela realizada por Don Borghi no Brasil, e mais uma vez confirmou que a estrutura do nutron composta de um prton e um eltron. Atualmente as experincias com fuso fria esto sendo repetidas com xito em vrias partes do mundo. Mas a comunidade cientfica acadmica continua rejeitando as experincias. Outro campo de pesquisa (que as universidades se recusam a financiar) o chamado New Energy (Nova Energia). So pesquisas que tentam explorar comercialmente a energia obtida por processos que, segundo a Fsica Quntica, no podem ser obtidos. Mas muitos resultados positivos j tem sido obtidos. A grande esperana dos fsicos acadmicos que o modelo vigente de nutron, proposto por Yukawa, seja confirmado por uma experincia que dever detectar o boson de Higgs, a ser feita em um acelerador de partculas que ficar pronto em 2005. Se a experincia for um fracasso e o boson de Higgs no for detectado, os fsicos tericos ficaro desacreditados, j que verbas descomunais esto sendo gastas nesse acelerador. Por outro lado, de se esperar que estejamos na eminncia de ver um resultado prtico da fuso fria. Isto , que algum grupo j comece a construir algum reator de fuso fria em escala comercial, para vender a energia que se produz atravs do processo, e que ser uma energia cerca de 3 vezes mais barata que a energia eltrica. Se a energia da fuso fria comear a ser comercializada, os fsicos acadmicos no podero mais negar que a fuso fria existe. Esta a situao atual, e desfechos dramticos (para os acadmicos) devero ocorrer dentro dos prximos anos.

SCultura - Muitos povos antigos desenvolveram um grande Saber em relao as Leis da Natureza e ao Universo, sem a utilizao de qualquer tecnologia material. Parte desse conhecimento de outrora foi confirmado a duras penas pela cincia moderna desenvolvida nos ltimos sculos. Na sua opinio, o que os povos antigos tinham que a humanidade atual no tem? Alguma coisa teria sido perdida, o que nos tornou mais broncos em relao aos nossos antepassados? Guglinski - O conhecimento "oficial" da cultura ocidental moderna foi obtido atravs do mtodo cientfico. Como j expliquei antes, a comunidade cientfica atualmente est dividida. A comunidade acadmica defende o ponto de vista de que no Universo s exista matria. Pesquisar cientificamente a matria de certa forma cmodo, porque podemos submeter a matria a todo tipo de experincias, com o objetivo de descobrirmos as suas propriedades e as leis a que ela se submete.

Admitir que haja alguma outra manifestao alm da matria desconfortvel porque os cientistas no sabem como teriam que lidar com tal tipo de manifestao atravs do mtodo cientfico. Como fazer
experincias com algo que no podemos manipular como manipulamos a matria? Mas se h algo alm da matria, como as ltimas investigaes feitas (pela comunidade cientfica dissidente) esto indicando, ento claro que o conhecimento que a comunidade materialista obteve apenas parcial, e o mtodo cientfico atual deficiente. As culturas antigas no estavam atreladas ao mtodo cientfico, e por isso chegaram a concluses por uma via diferente. Mas qualquer conhecimento de uma cultura antiga s reconhecido atualmente quando tal conhecimento confirmado pelo mtodo cientfico. Ou seja, o conhecimento adquirido por tais culturas antigas no aceito, a no ser que ele venha a ser confirmado pela pesquisa cientfica.

E o interessante que observei que os esotricos, que defendem o conhecimento das culturas antigas, fazem grande alarde quando tal conhecimento confirmado pela cincia. Pois os esotricos podem, assim, ostentar que tal conhecimento esotrico teve confirmao cientfica. Depois que eu cheguei concluso de que a Teoria Quntica est errada, eu tentei obter a ateno de cientistas que defendem o ponto de vista esotrico, para lhes chamar a ateno para tal fato. Do ponto de vista holstico, o fato da Fsica Quntica estar errada muito vantajoso para os espiritualistas. Isso porque o que a Fsica Quntica fornece aos espiritualistas uma viso materialista, j que ela uma teoria da matria. O ponto de vista defendido pelos espiritualistas que usam a

Fsica Quntica o de que o esprito seja um produto da matria, e esse um ponto de vista materialista. O que eles defendem portanto um pseudo-espiritualismo materialista.
Por outro lado, se a Fsica Quntica estiver errada, teremos que adotar o ponto de vista de que a matria no nica no Universo, e esta o verdadeiro ponto de vista espiritualista, pois dessa forma a matria passa a ser uma simples forma manipulada pelo esprito. O materialista acha o contrrio, que o esprito uma manifestao da matria. Infelizmente no consegui a simpatia dos esotricos que defendem a Fsica Quntica, e vou explicar por qu. Primeiro porque eles usam a Fsica Quntica como base de sustentao dos argumentos esotricos, pois afirmam que a Teoria Quntica confirma os conceitos esotricos. Ou seja, tendo o apoio da Fsica Quntica, eles esto com o apoio da cincia para defenderem o conhecimento esotrico. Portanto o que os esotricos menos querem que a Fsica Quntica fique sob suspeita, porque dessa forma perderiam o respaldo cientfico para as teses esotricas que defendem. Por outro lado, os cientistas que exploram seus conhecimentos de Fsica Quntica (para estabelecerem paralelos entre a cincia e o esoterismo) tem um retorno financeiro substancial, pois publicam livros, promovem palestras, e gozam de grande prestgio. Ento natural que tais cientistas no acolham com simpatia a possibilidade de que a Fsica Quntica possa estar errada, pois o fracasso da Fsica Quntica implicaria em prejuzo para o bolso de tais

cientistas. Por isso que Fritjof Capra nunca aborda a questo da fuso fria, apesar de que inmeras experincias j tenham confirmado a realidade da fuso fria. Como a fuso fria implica no colapso da Fsica Quntica, claro que esse novo campo da cincia uma pedra no sapato de Fritjof Capra. SCultura - E como est se comportando a Mdia com esses paralelos que so feitos entre a Fsica e o esoterismo? Guglinski - A mdia tambm lucra com esse paralelo que se estabeleceu entre a Fsica Quntica e a cultura esotrica. Por exemplo, a revista Planeta publica freqentemente entrevistas com tais cientistas, e publica tambm diversos artigos para esclarecer o leitor sobre a ponte que se estabeleceu entre a cincia e o esoterismo via Fsica Quntica. Portanto a tais revistas tambm tampouco interessa o colapso da Fsica Quntica. A revista cientfica Frontier Perspectives, da universidade de Temple, e o Journal of Scientific Exploration, tambm exploram a Fsica Quntica, pois os artigos que ali so publicados usam os conceitos da Teoria Quntica para explicar as novas descobertas na fronteira da cincia. Por esse motivo ambas revistas se recusaram a publicar meus artigos, pois a queda da Fsica Quntica tampouco interessa aos cientistas que integram o corpo das duas revistas, j que eles precisam da Teoria Quntica para explicar fenmenos de paranormalidade, poder da mente, etc. H dois anos atrs eu informei revista Planeta que a experincia de Conte e a de Borghi desfecham um golpe mortal sobre os conceitos da Fsica Quntica. Eu esperava que a revista informasse os seus leitores sobre a existncia dessas duas experincias que derrubam a Fsica Quntica, pois ingenuamente eu acreditava que a revista tivesse o compromisso de informar a verdade aos leitores. Mas a revista simplesmente ignorou minha informao, e no deu ao leitor o direito de saber o que estava a acontecer no campo da cincia. Cheguei a entrar com uma interpelao judicial contra a revista, mas que deu em nada. Escrevi tambm para Fritjof Capra, solicitando-lhe sua opinio sobre o resultado das duas experincias. Ele nunca respondeu. Escrevi-lhe ameaando process-lo, por estar ele escondendo a verdade dos leitores que lem seus livros, pois se duas experincias derrubam a ponte que ele estabeleceu entre a Fsica Quntica e o esoterismo, cabe a ele informar ao leitor de que a ponte est caindo. Mas claro que era muita ingenuidade de minha parte esperar que Fritjof Capra matasse a galinha dos ovos de ouro.

Acredito tambm que a cincia ir comprovar muito do conhecimento antigo, mas no da forma como se acredita que isso tenha acontecido pela via da Fsica Quntica. Ser de uma forma muito mais profunda. A Fsica Quntica

uma teoria da matria. Estabelecer vnculos entre a Teoria Quntica e o espiritualismo desvirtuar esse ltimo, rebaixando-o ao nvel de um
pseudo-espiritualismo que em essncia materialista.

Continuao da Entrevista - 3 Parte


SCultura - Um assunto que se destaca no mundo hoje a Clonagem. Muitos cientistas especulam sobre como seria o clone de grandes homens como Gandhi, Jesus ou Einstein. Qual a sua opinio sobre esse tema? Guglinski - Na minha opinio h muito equivoco nesta questo dos clones, porque atualmente o clone abordado pela comunidade cientifica do ponto de vista materialista. Se, por exemplo, Einstein nascesse no Sculo 21, poderia tornar-se um simples cientista medocre. O que despertou a chama criadora de Einstein no incio do Sculo 20 foi o ambiente de perplexidade que ele viveu naquele tempo. A inteligncia precisa de motivao para se desenvolver. A inteligncia emocional. Se Einstein no tivesse tido a motivao, ele poderia ter sido um cientista sem qualquer talento especial. Veja as motivaes que ele teve. Ele era judeu. No bastasse isso, na infncia ele era rejeitado, e tornou-se introvertido. Sua frase "busquei nas estrelas o que no encontrei entre os homens" revela que sua inteligncia superior foi despertada por uma nsia de cunho emocional. Se fizssemos um clone de Einstein hoje, e esperssemos um clone genial com inteligncia excepcional, deparar-nos-amos com duas dificuldades: 1) Primeiro que a inteligncia no atributo do crebro. O esprito de

Einstein no iria encarnar no seu clone. Nesse caso esse clone no teria a
inteligncia que o esprito de Einstein adquiriu ao longo de diversas encarnaes. Alis, as experincias com clonagem vo mostrar isso para a comunidade cientfica, pois no futuro os clones humanos iro demonstrar que a

inteligncia no atributo do crebro. Os cientistas vo descobrir que o clone de uma pessoa inteligente poder ter inteligncia medocre. 2) Segundo que o ambiente em que o clone de Einstein se desenvolveria hoje seria diferente daquele em que Einstein viveu. O fator inteligncia emocional, que aguou a inteligncia de Einstein, estaria ausente no desenvolvimento do clone. Este seria apenas uma cpia de inteligncia vulgar. SCultura - Como o senhor enxerga o futuro de nossa humanidade, considerando o atual estado de calamidades, problemas e crises pelas quais passa o nosso planeta? Guglinski - Para fazermos uma previso sobre o futuro da evoluo da Humanidade, teramos que faze-lo com base em consideraes racionais. Mas o homem tem um comportamento irracional. Ento como poderamos prever racionalmente a evoluo, se o comportamento humano, do qual depende a evoluo, irracional? No final do Sculo 19 a Humanidade estava esperanosa. A tecnologia tinha alcanado um nvel que prometia proporcionar uma vida confortvel para todos. Acreditava-se que nunca mais haveria guerras.

O comeo do Sculo 20 demonstrou o quanto estavam errados os idealistas do sculo anterior. Logo no comeo do novo sculo, estourou a
Primeira Grande Guerra. Depois de 20 anos sobreveio a segunda, a mais terrvel que a Humanidade jamais vira. A tecnologia, que os idealistas imaginavam que seria empregada para promover o bem-estar, passou a atender aos fins militares. Assim que Santos Dumont alou vo, o primeiro pensamento dos militares foi o de transformar a inveno em arma de guerra. A cincia estava a servio da destruio. A energia nuclear foi desenvolvida para arrasar duas cidades japonesas. Por proezas tais como a da bomba atmica e do extermnio em campos de concentrao, e se a Humanidade sobreviver, no futuro o Sculo 20 ser lembrado como o mais sombrio da Histria. Depois da Segunda Grande Guerra, no houve trgua: as guerras continuavam sobre a superfcie de todo o planeta. No h como fazer qualquer previso. Existe tambm a questo econmica. Veja, os povos lutam porque tm fome. Como tm fome, precisam de terra. Quem no tem terra, vai luta. Sempre foi assim, desde a pr-histria.

Alguns lutam depois que, saciada a fome, dirigentes megalomanacos querem exacerbar seu ego, a pretexto de disseminar a cultura de seu povo sobre o globo, como Alexandre, Csar, Napoleo e etc. Paranicos como Hitler ascendem ao poder, e homens como Bush so eleitos pelo povo da nao mais poderosa do planeta. O pacto de Kyoto injusto, porque tenta salvar o planeta custa de ameaar o "american way of life". Quando Napoleo encomendou um retrato a um pintor, o artista retratou-o jogando bilboqu, sendo que a esfera era o globo terrestre. Napoleo no percebeu a ironia, e ficou lisonjeado, pensando que o pintor quisera retratar o poder que Napoleo tinha nas mos (de decidir o destino do mundo), porque no entendeu que o artista na verdade quis mostrar que o planeta era um simples brinquedo nas mos de um luntico irresponsvel. Se Bush encomendar um retrato, o artista vai ter que pint-lo jogando nosso planeta em uma lata de lixo. Como podemos prever o que nos reserva o futuro? Qual a populao mundial atualmente? J nem sei, era de 6 bilhes h alguns anos atrs. Mas se todos os pases do mundo tivessem o padro de

vida americano, o planeta hoje seria um grande depsito de lixo, e nem haveria mais sinal da camada de oznio. No entanto, cada pas
subdesenvolvido do terceiro mundo sonha em atingir o padro consumista dos EUA, pois considera-se que seja a soluo para se erradicar a pobreza. Mas fatalmente, no ritmo em que estamos, isso vai custar a vida do planeta. SCultura - Vamos falar do seu livro. Foi escrito apenas para os cientistas? Qual a importncia dele para as pessoas que no tm conhecimento profundo da cincia moderna? Guglinski - O livro no apenas para estudiosos e cientistas. No preciso um conhecimento profundo de cincia. Mas bom que a pessoa j conhea os princpios gerais da Fsica Moderna. Por exemplo, bom que a pessoa saiba o que a Mecnica Clssica de Newton, o que a Relatividade, o que a Fsica Quntica. No livro eu fao um ligeiro esclarecimento desses assuntos para o leigo, mas bom que ele j os conhea, pois o objetivo do livro no explicar a Relatividade e as teorias da Fsica Moderna, j que existem diversos livros disponveis nas livrarias, que do uma boa idia das teorias modernas.

No meu livro esto expostas demonstraes que provam que possvel encontrar lgica nas solues da Natureza. O leitor vai seguindo, passo a passo, as demonstraes que so exibidas. No livro mostram-se as falhas das teorias vigentes, e mostra-se por que a lgica das teorias modernas est errada. Mostram-se tambm as solues que devem ser adotadas. E passo a passo o leitor vai comprovando a veracidade do que est exposto no livro. H diversas figuras no livro, atravs das quais o leitor vai compreendendo o seu contedo. Quanto importncia que o livro possa ter para as pessoas, acho que cada um deve avaliar isso por si prprio. Pois faamos a pergunta de outra forma: " Qual a importncia da Teoria da Relatividade para o leitor leigo "? Ora, certamente aqueles que se interessam em saber das novidades descobertas na Fsica tem esse interesse despertado pela curiosidade de saber como a Natureza produz os fenmenos. Ser detentor de tal conhecimento de suma importncia, pois atravs de tal conhecimento que dominamos a Natureza, e a colocamos ao nosso dispor, atravs do desenvolvimento da tecnologia (que se desenvolve graas ao conhecimento adquirido pelo desenvolvimento das teorias). Qual a importncia de conhecer o mecanismo do funcionamento de um motor a gasolina? Para aquele que nunca vai abrir e consertar um motor, do ponto de vista prtico no tem qualquer importncia saber como o motor funciona. Mas quem curioso certamente quer saber como funciona um motor por dentro.

Mensagem Final - Conhecimento e Intuio


O trabalho que desenvolvi foi certamente motivado por necessidade de uma reflexo sobre a viso de vida que eu tinha (que herdei do conhecimento cientfico que estava a meu dispor).

a insatisfao que nos move.


Mas ningum fica insatisfeito se no tiver conhecimento do que existente at o momento. A insatisfao s aparece no momento em que se verifica que o conhecimento disponvel no reflete a realidade.

O conhecimento s podemos adquirir atravs da leitura.

O senso de realidade, que iremos confrontar com o conhecimento adquirido da leitura, ns s podemos extrai-lo de nosso interior. S conhecimento no basta. Einstein dizia que a intuio mais poderosa que conhecimento. Mas a intuio precisa ser adubada pelo conhecimento. O cuidado que se deve tomar de no deixar que o conhecimento sepulte a intuio. A descoberta e o conhecimento dos "detalhes" de como Deus realizou sua Criao proporcionam ao cientista um xtase que pode ser comparado ao xtase do crente diante de uma experincia mstica. Wladimir Guglinski "O que faz com que a cincia, to ciosa de resultados palpveis e mensurveis, no possa chegar por si mesma concluso bvia, de uma obviedade infantil, de que somente uma Vontade superior poderia ter inserido no Universo leis assim to perfeitas e abrangentes? Que estranha e poderosa fora essa, que cerra os lbios dos discpulos da cincia e os impede de balbuciar para si mesmos a palavra "Deus"? Orgulho intelectual? Presuno de saber? Medo? Vergonha?" Roberto C.P. Jnior

"De que serve uma teoria se no comprovvel?"

Groansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Tudo relativo na fsica quntica. Estamos precisando de uma nova concepo do mundo? O fsico Gert-Ludwig Ingold explica por que, na busca de "frmulas do mundo", nada substitui o observar, medir e descrever. DW-WORLD: O mundo no-observado tem caractersticas? Ou ele s as adquire quando o descrevemos? Ser que o ser humano a "medida de todas as coisas"? Gert-Ludwig Ingold: No, no creio que o ser humano seja a medida de todas as coisas. A natureza existe sem ns, e os processos naturais continuam ocorrendo, mesmo sem os vermos. O mundo tem uma certa dinmica, influenciada por todos os processos que nele ocorrem.

Na fsica clssica, posso olhar pela janela e descrever um fenmeno que se desenrola do lado de fora, sem que nada se altere nele. Na mecnica quntica, possvel que com minha medio eu esteja influenciando o sistema. O desenrolar de nosso mundo fundamentado numa postura de expectativa, ou s existe caos e mais nenhuma necessidade, na era da mecnica quntica? Sim, no mundo clssico h uma presena bem macia de processos e sistemas deterministas, portanto previsveis ao longo de um certo lapso de tempo. Seno, no conseguiramos mais viver razoavelmente neste mundo. O movimento dos planetas pertence, por exemplo, aos fenmenos que se pode prever com bastante preciso. Paralelamente, h outros sistemas como os processos econmicos ou a bolsa de valores que so relativamente difceis de prever. Mas, mesmo com a mecnica quntica, nem tudo se dissolve em incerteza. Tambm aqui podemos fazer afirmaes probabilsticas. Se este no fosse o caso, ficaria totalmente impossvel verificar teorias fsicas ou fazer predies sobre o resultado de uma experincia. Essas predies so possveis porque refletimos sobre o que acontecer, ou por existirem mecanismos que sempre ocorrem da mesma forma, como uma lei natural? Primeiro ficamos conhecendo as leis naturais como fatos da experincia, os quais descrevemos com o auxlio seja de conceitos do dia-a-dia, seja da matemtica. To logo tenhamos encontrado uma descrio terica adequada, podemos fazer predies baseadas nela. Mas, mesmo quando observamos elementos caticos no mundo, ele ainda no se esfacela para os fsicos. A questo agora encontrar o maior nmero possvel de afirmaes vlidas para descrever esse sistema catico. O mesmo se aplica mecnica quntica, onde no h como prever exatamente o resultado de um experimento, mas se pode trabalhar com uma certa expectativa de probabilidade. Isso basta para fazer afirmaes vlidas? H 400 anos tambm praticamos a fsica em nvel matemtico. Os progressos alcanados desde Galileu Galilei demonstram que se pode entender a natureza e fazer afirmaes vlidas. A mecnica quntica em nada altera este fato. Realmente espantoso que isso tambm vale para o campo microscpico. J surpreendente continuarmos compreendendo a natureza, mesmo passando do mundo clssico para o quanto-mecnico. Isso mostra que tambm esses mundos so confiveis, e que existe algo "por trs". A fsica quntica influi em nossa compreenso do passado, presente e futuro? O futuro um caso especial. Hoje em dia no dispomos mais do determinismo em que ainda acreditvamos no sculo 18. Na poca se pensava que, conhecendo nos mnimos detalhes o atual estado do universo, seria possvel predeterminar o desenvolvimento futuro do mundo. Dois argumentos desmentem essa teoria. Um deles o indeterminismo introduzido pela mecnica quntica. O outro o fato de sistemas caticos s serem previsveis por um espao de tempo muito limitado, como vivenciamos na meteorologia. Ento, quais so as mais importantes conquistas da mecnica quntica para as questes filosficas da compreenso do mundo?

Uma das conseqncias filosficas da mecnica quntica que o resultado de um experimento no precisa ser completamente determinado. No pelo fato de ainda no havermos descrito inteiramente a natureza, mas sim porque essa indeterminao existe efetivamente. Fizeram-se tentativas de aperfeioar a mecnica quntica, provendo-lhe um grau maior de predeterminao. Partia-se do princpio de que, em algum lugar, algum (pode cham-lo de "Deus", embora no seja necessrio) de algum modo teria o controle sobre ns, sem que por nossa vez tivssemos qualquer influncia sobre ele. Da surgiram as "teorias com variveis ocultas" isto , grandezas s quais no temos qualquer acesso direto. Agora, no entanto, j se consegue provar experimentalmente a existncia das variveis. Ainda no dispomos da prova ltima, porm quase ningum mais duvida que as tais variveis ocultas no existem. Quer dizer, real a indeterminao prpria da mecnica quntica, observada em experimentos. E as variveis ocultas se referem, por exemplo, aos acasos que levaram ao surgimento de nosso universo? Se houve ou no um motivo para o big bang, isso no momento mera especulao. Pois a verificao por observao ainda no passa de um desejo. Aqui lidamos com processos que, alm de passados, foram nicos. O big bang no reprodutvel, enquanto a cincia exige que seus experimentos sejam repetveis. A radiao csmica de fundo tampouco nos permite voltar imediatamente o olhar no tempo, at o momento do big bang. No entanto h suposies de que seja possvel saber mais sobre o tempo antes do big bang, observando as assim chamadas "ondas gravitacionais". Mas ainda no existem experimentos a respeito. Tampouco estamos ainda aptos a examinar as numerosas dimenses, supostamente "enroladas" nas menores escalas de comprimento. Mas preciso no perder a esperana: talvez algum dia algum encontre uma possibilidade de observao indireta? Matematicamente isso vivel nada mais fcil do que realizar clculos no espao quadridimensional. E, caso no funcione, os matemticos simplesmente criam um novo modelo... A grande questo se esses modelos possuem relevncia fsica h debates acalorados a respeito. Teremos algum dia a oportunidade de comprovar experimentalmente esses modelos? Se no for o caso, eles so e permanecero matemtica, porm irrelevantes do ponto de vista fsico, por nada ter a ver com descrio da natureza. Mas talvez algum dia cheguemos a um terreno que embora absolutamente inacessvel por meios experimentais foi configurado pela natureza de forma que s haja uma teoria vlida. No momento no h qualquer indcio disso, mas no se pode estar certo. Se existisse essa nica contruo matemtica e ela funcionasse sem dificuldades, poderamos dizer: encontramos uma descrio com validade geral. ... e portanto a "frmula do mundo". Esta seria a esperana. Mas que devemos encarar com esprito crtico. Observao e predio so essenciais fsica. De que nos serviria uma teoria que, mesmo afirmando ser a nica possvel, no fosse comprovvel?!

Bildunterschrift: Groansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Gert-Ludwig IngoldGert-Ludwig Ingold professor de Fsica Terica na Universidade de Augsburg e autor do livro Quantentheorie: Grundlagen der modernen Physik. Neste, ele explica as teorias mais importantes da fsica quntica e suas conseqncias para nossa compreenso da natureza.

You might also like