You are on page 1of 6

Direito Aplicado Informtica

Aula 03

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 03: Sistema de formao e organizao jurdica

Objetivo: Esclarecer a diviso organizacional em nosso ordenamento jurdico, distribuindo e determinando a atribuio de cada um dos ramos; disciplinando as competncias de cada um dos rgos.

Ramos do Direito

Temos em nosso ordenamento jurdico a seguinte diviso para os ramos do Direito, trata-se da diviso em Direito Pblico e Direito Privado.

Direito Pblico: regula as normas de competncia do Estado e do Poder Pblico em relao ao particular. Exemplos: criao de normas penais, impostos, taxas e contribuies para melhorias, dentre outros exemplos.

Direito Privado: so normas regulamentadas entre os prprios particulares. Exemplos: contrato de compra e venda, doaes, dentre outros exemplos.

Significa que posso dispor dos meus bens particulares, vend-los pelo preo que quiser, no existe a interveno do Estado. Mas, naquele contrato ou quando da lavratura da escritura, existe tributao a pagar, chamado de imposto entre vivos, e ser calculo o imposto pelo preo de mercado ou no valor de referncia consignado anualmente no imposto predial e territorial urbano IPTU; e no no valor que procedi a venda abaixo do preo de mercado. Logo, neste particular, atribuio e competncia pblica, o Estado intervm. Cabe esclarecer que a grande maioria de empresas virtuais, por falta de regulamentao mais especfica no tocante a comercializao de bens e servios, ainda no so tributadas, permitindo que estas empresas pratiquem um preo mais competitivo quando comparado a realizao de uma compra em

uma loja formal (presencial). Portanto, inexistindo normas regulamentadoras, o Estado no pode exigir a sua cobrana.

Organizao Jurdica

Em nossa organizao jurdica temos a norma constitucional, lei maior de um Pas, trata-se de um cdigo poltico e social que traz os princpios e as normas que definem e organiza os poderes do Estado/Nao, a firmeza da sua soberania; a proteo dos direitos civis, polticos, financeiros de todos seus integrantes. As demais leis existentes so normas infraconstitucionais e devem obedincia s determinaes contidas na Constituio, chamadas de leis infraconstitucionais. Exemplos: Cdigo Civil, Cdigo Penal, Cdigo Tributrio1, Leis Ordinrias2, dente outros. Nenhuma delas dever afrontar os princpios e os preceitos determinados na Constituio Federal. As leis so geradas de acordo com a evoluo comportamental e cultural, criadas com objetivo de disciplinar e normatizar uma situao social futura, tornando, portanto, obrigatria a todos. Mas, poder ocorrer um ato, lcito ou ilcito, no previsvel pelo legislador, denominado lacunas da lei (brechas na lei). Em nosso ordenamento jurdico, permite-se ao aplicador da lei utilizar as fontes gerais do Direito para corrigir essa imperfeio da Lei.

Fonte do Direito

O Direito, tanto para sua aplicao, quanto para a sua elaborao necessita de suas fontes3.

Glossrio: Cdigo tributrio - conjunto metdico e sistemtico de disposies legais relativas a um assunto ou a um ramo do direito. 2 Glossrio: Leis ordinrias - so normas especiais e especificas daquele assunto jurdico, por exemplo: locao de Imveis. Poder tambm, novas leis criando novas normas regulamentando regras de comportamento, s vezes, atualizando as regras j existentes, no acompanhamento da evoluo social. Exemplo: Lei Programa de Computador n 9609 de 1998. 3 Glossrio: Fonte do direito - empregado metaforicamente, pois em sentido prprio fonte a nascente de onde brota uma corrente de gua.

Atual: uma fonte secundria do Direito; o modo pelo quais os tribunais, interpretam e aplicam as leis, caso a caso, repetindo-se os casos idnticos e naturais que as sentenas e acrdos consolidem uma orientao (direo) uniforme. Toda deciso judicial (despachos ou sentenas) so de

livre

convencimento do julgador; as orientaes jurisprudenciais servem para alicerar os seus conhecimentos jurdicos com base na doutrina e na jurisprudncia para fundamentar o seu julgamento. Se a deciso no est em conformidade com as decises dos Tribunais, advm a discrdia que objetiva os recursos judiciais contra aquela deciso. Vale lembrar que todas essas regras gerais do Direito tm que estar em consonncia com o texto constitucional e as normas infraconstitucionais. E mais, inexistindo regras normatizadas para o ambiente virtual, essas fontes so aplicadas, conforme preceitua o artigo 126 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, onde autoriza tecnicamente a sua aplicao, seno vejamos:

O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais, no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais do direito.

Cumpre destacar que todo ramo do Direito ostenta as suas fontes, que so aplicadas de uma matria para outra, o que se denomina aplicao analgica, ou seja: Do Direito Civil para o Direito Tributrio, das normas trabalhistas para o Direito Civil.

REFERNCIAS

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 2011. GUIMARES, Deocleciano Torrieri. Dicionrio Tcnico Jurdico. So Paulo: Rideel, 1995. (pg. 207 e 382) PINHEIRO, Patrcia Peck. Direito Digital. So Paulo: Saraiva, 2008. (pg. 28)

You might also like