You are on page 1of 5

Ficha sobre o Sistema Circulatrio

Antes de responderes tem em ateno o seguinte: L toda a ficha com muita ateno; Tem por perto todos os apontamentos que achares necessrios; Comea a responder quando te sentires preparado(a); Tem em ateno ao perodo de disponibilizao da ficha (1 semana) Question 1
Pontuaes: 4

A tenso arterial... a. ou hipertenso, muito grave uma vez que aumenta o risco das doenas cardiovasculares. b. deve avaliar-se depois de se realizar um exerccio fsico intenso. c. pode ser avaliada, recorrendo a procedimentos cirrgicos. d. a mesma de indivduo para indivduo, desde que sejam da mesma idade. e. a presso que o sangue exerce sobre as paredes das artrias, sua passagem.
Pontuaes: 5

Question 2

A grande circulao inicia-se... a. na aurcula esquerda com sangue arterial. b. na aurcula direita com sangue arterial. c. no ventrculo esquerdo com sangue venoso. d. no ventrculo direito com sangue venoso. e. no ventrculo esquerdo com sangue arterial.
Pontuaes: 5

Question 3

A presso sangunea determinada: a. pela presso exercida pelos ventrculos em distole. b. pela presso exercida pelas aurculas em distole. c. pela presso exercida pelos ventrculos em sstole. d. pelas trocas gasosas ao nvel dos capilares. e. pela presso exercida pelas aurculas em sstole.
Pontuaes: 5

Question 4

A circulao pulmonar importante, porque... a. permite a passagem do sangue venoso a sangue arterial. b. leva a que o sangue fique mais pobre em oxignio. c. permite que o sangue fique mais rico em dixido de carbono. d. permite a desoxigenao do sangue. e. permite a passagem de sangue arterial a sangue venoso.
Pontuaes: 5

Question 5

Num ciclo cardaco... a. a distole geral sucede a sstole auricular. b. a sstole auricular antecede a sstole ventricular.

c. a sstole ventricular antecede a sstole auricular. d. ocorrem sequencialmente: sstole auricular, distole geral e sstole ventricular. e. a distole geral antecede a sstole ventricular.
Pontuaes: 5

Question 6

Os movimentos rtmicos de contrao e relaxamento do corao so denominados, respetivamente, por... a. circulao sistmica e circulao pulmonar. b. pequena circulao e grande circulao. c. batimentos. d. distole e sstole. e. sstole e distole.
Pontuaes: 5

Question 7

Observa a figura que representa a circulao sangunea. As estruturas assinaladas por I e II impedem o refluxo de sangue, respetivamente...

a. da aurcula esquerda para o ventrculo esquerdo e do ventrculo esquerdo para a artria aorta. b. da artria aorta para a aurcula esquerda e da aurcula esquerda para o ventrculo esquerdo. c. do ventrculo esquerdo para a aurcula esquerda e da artria aorta para o ventrculo esquerdo. d. do ventrculo esquerdo para a artria aorta e da aurcula esquerda para o ventrculo esquerdo. e. da artria aorta para o ventrculo esquerdo e do ventrculo esquerdo para a aurcula esquerda.
Pontuaes: 4

Question 8

A pequena circulao inicia-se... a. no ventrculo direito com sangue venoso. b. na aurcula esquerda com sangue arterial. c. na aurcula esquerda com sangue venoso. d. no ventrculo esquerdo com sangue arterial. e. na aurcula direita com sangue arterial.
Pontuaes: 4

Question 9

Uma sstole ... a. a contrao do msculo cardaco. b. a oxigenao do sangue. c. o bloqueio das vlvulas auriculoventriculares.

d. o relaxamento do msculo cardaco. e. um enfarte do miocrdio. Question 10


Pontuaes: 4

No corao, o sangue arterial circula... a. na aurcula direita e no ventrculo direito. b. na aurcula esquerda e na aurcula direita. c. no ventrculo direito e no ventrculo esquerdo. d. na aurcula direita e no ventrculo esquerdo. e. na aurcula esquerda e no ventrculo esquerdo.
Pontuaes: 5

Question 11

Quando o corao bate, ouve-se um som caracterstico que, por auscultao, permite perceber as fases do ciclo cardaco. Sstole ventricular: 1. rudo cardaco: Sstole aurcular: Distole geral: 2. rudo cardaco:
os ventrculos contraem-se, aumenta a presso e o sangue empurrado para as artrias.

corresponde ao incio da sstole ventricular e resulta do fecho das vlvulas bicspide e tricspide.

as aurculas contraem-se e o sangue empurrado para os ventrculos.

o miocrdio relaxa e o corao enche-se de sangue.

corresponde ao incio da distole geral e resulta do fecho das vlvulas semilunares.

Question 12
Pontuaes: 4

No grfico est representada a variao da presso do sangue na grande circulao. A cada uma das letras associa o vaso que lhe corresponde.

D A C B

Vnulas Aorta Capilares Arterolas

Question 13 Pontuaes: 5 A circulao dupla, em que no h mistura de sangue venoso e de sangue arterial, assegura um fluxo vigoroso deste fluido para os rgos do corpo humano. Miocrdio: Artria aorta: Circulao pulmonar: Artria pulmonar: Circulao sistmica:
msculo responsvel pelos movimentos cardacos. vaso de grande calibre que recebe sangue do ventrculo esquerdo. o sangue sai do ventrculo e vai aos pulmes onde oxigenado. vaso de grande calibre que recebe sangue do ventrculo direito. o sangue sai do ventrculo e dirige-se para todos os rgos.

Pontuaes: 7

Question 14

Observa a figura e legenda os seguintes algarismos:

5 9 4 1 8 2 3

Capilar linftico. Linfa circulante. Clulas. Linfa intersticial. Leuccitos. Capilar sanguneo. Hemcias.

Pontuaes: 3

Question 15

Na figura esto representadas, esquematicamente, as fases do ciclo cardaco. Identifica a fase representada por:

C B A

Sstole ventricular. Sstole auricular. Distole geral.

Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Na figura est representado em esquema o aspeto global da circulao do sangue e da linfa. possvel afirmar que:

Pontuaes: 3

Question 16

o trajeto descrito pelo sangue, com cor azul na figura, representa a circulao pulmonar.

Verdadeiro

Falso
Pontuaes: 3

Question 17

a linfa percorre um sistema de vasos linfticos e, posteriormente, junta-se ao sangue. Verdadeiro Falso
Pontuaes: 3

Question 18

o trajeto descrito pelo sangue, com cor vermelha na figura, representa a circulao sistmica. Verdadeiro Falso
Pontuaes: 3

Question 19

as veias transportam sangue venoso, rico em dixido de carbono e com baixa presso e, as artrias transportam sangue arterial, rico em oxignio e com elevada presso. Verdadeiro Falso
Pontuaes: 3

Question 20

ao nvel das redes de capilares representadas ocorre a hematose celular. Verdadeiro Falso

Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Na circulao pulmonar ou pequena circulao:
Pontuaes: 3

Question 21

o sangue, transportado pela artria pulmonar, vai percorrer uma srie de arterolas. Verdadeiro Falso
Pontuaes: 3

Question 22

o sangue arterial drenado para o ventrculo direito. Verdadeiro Falso


Pontuaes: 3

Question 23

o sangue venoso recebe oxignio, ao nvel dos capilares. Verdadeiro Falso


Pontuaes: 3

Question 24

o sangue percorre uma srie de vnulas que se renem em quatro artrias pulmonares. Verdadeiro Falso
Pontuaes: 3

Question 25

o sangue venoso sai da aurcula direita. Verdadeiro Falso

You might also like