You are on page 1of 24

PAIVA, V.L.M.O. E-mail: um novo gnero textual. In: MARCUSCHI, L.A. & XAVIER, A.C. (Orgs.

) Hipertextos e gneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.p.68-90

E-MAIL: UM NOVO GNERO TEXTUAL


Vera Lcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG)

Histrico: a transmisso das mensagens

Um novo gnero textual sempre nos fora a pensar nos outros gneros que o antecederam. Assim, antes de rever a histria do surgimento do e-mail, gostaria de traar uma breve histria da transmisso de mensagens. Podemos encontrar na homepage do correio belga[1] a histria do correio postal e a primeira meno transmisso de mensagem. Segundo o site, o incio do correio tem origem na Grcia quando, em 190 A.C., um general Ateniense, aps vencer o exrcito do rei da Prsia, enviou um mensageiro para comunicar a Vitria aos Atenienses. O mensageiro correu aproximadamente 24 milhas at Atenas, mas segundo a histria, morreu de exausto e apenas balbuciou vitria!, antes de cair morto. Nesse episdio, temos o primeiro mrtir do correio postal e a total falta de mediao de tecnologia. A mensagem enviada por outrem mediada por um homem que fica responsvel pela reproduo e transmisso do texto. Esta forma de transmisso requer um mensageiro que pode transmitir a mensagem para uma ou para muitas pessoas, mas sempre reunidas no mesmo local. A transmisso de mensagens foi tambm mediada por aves. sabido que muitos povos trocavam mensagens utilizando pombos-correios, grous e andorinhas, soltando os pssaros depois de pint-los com cores de determinado significado, de acordo com um cdigo estabelecido. Com o advento da escrita, marcante a interferncia da nova tecnologia na transmisso de mensagens e o desenvolvimento do gnero epistolar, representando um gigantesco avano no sistema de comunicaes. Uma prova incontestvel do valor das redes postais so tbuas de argila encontradas em 1886 em Tel El Amarna, que testemunham a correspondncia entre os soberanos Amenfis II e III do Egito com os babilnicos no sculo XV a.C., conforme documenta a Histria dos Correios no site Mundo da Filatelia[2] Segundo o mesmo texto, pequenas tbuas de cera e, depois, os papiros eram trocados continuamente entre Roma, seus exrcitos e os funcionrios espalhados nos vastos territrios conquistados. tambm na histria grega, segundo relato encontrado no mesmo site, que encontramos registro do primeiro sistema de correio.

No Anabase (relato da retirada de 10 mil mercenrios gregos durante a expedio do persa Ciro, o Jovem, contra seu irmo, Artaxerxes II, em cerca de 400 a.C.), o historiador Xenofonte escreveu: "Considerando o trajeto que um cavalo pode normalmente percorrer em 24 horas, mandou construir ao longo das estradas vrios postos a igual distncia um do outro, colocando

neles homens e cavalos. Em cada posto havia uma pessoa de confiana que recebia a carta trazida pelo correio, cuidava dos cavalos e dava assistncia aos mensageiros cansados ou doentes.

Mas os correios passaram a adquirir outra dimenso, deixando de ser um servio exclusivo dos reis ao sofrer uma certa "privatizao", no sentido de que os altos funcionrios, aristocratas e comerciantes que serviam o imprio tambm usavam o cursus publicus para a sua correspondncia particular de negcios, conforme relatam Shanaham e Shanaham[3]. Os mesmos autores descrevem a origem do sistema de correio ingls da seguinte forma:

Durante o reinado da Rainha Elizabeth Primeira (1558-1603) havia um sistema de estradas postais. Os mensageiros, ou carteiros, andavam ou p ou a cavalo. A operao envolvia um grande nmero de cavalos, pois cada estgio era de apenas 10 milhas. Depois desse percurso um cavalo descansado era usado. Na maioria dos casos os cavalos eram mantidos em estalagens ou albergues. Originalmente a maioria da correspondncia era enviada pelo governo freqentemente questes militares. Havia menos correspondncia privada, pois as pessoas comuns eram pouco letradas, e a nobreza usava seus prprios empregados para entregar a correspondncia.[4]

O correio era um sistema elitista[5]. Comeou servindo ao governo, aos comerciantes, intelectuais, universidades e ordens religiosas.[6] Cada mensageiro tinha seu status: o corredor levava mensagens menos importantes e o cavaleiro era um tipo de embaixador. No correio postal, vrias pessoas intermediam o processo de entrega ao receptor. Desvios de cartas e documentos podem acontecer, mas no h interferncia na produo do texto. O sistema de comunicao , prioritariamente, de um indivduo para outro indivduo, apesar de cartas e documentos poderem ser textos colaborativos, escritos a vrias mos, e de poderem, ainda, ser lidos em voz alta para vrias pessoas. Para que uma mesma carta seja enviada a muitos leitores preciso que vrias cpias sejam feitas, envelopadas e endereadas a cada pessoa individualmente. Outros artefatos culturais surgiram para mediar a transmisso de mensagens. Samuel Morse criou o telgrafo e, segundo seu site histrico[7], em texto de Mabee (s.d.), a primeira mensagem oficial, escrita em cdigo Morse, foi enviada do prdio do Capitlio, em Washington, para a cidade de Baltimore, em 1844, com a seguinte citao bblica What has God wrought?*8+ Segundo o site, ao usar essa citao, Morse manifestava seu espanto por ter sido escolhido por Deus para revelar a eletricidade ao mundo. Acontecia, ento, a primeira interveno da eletricidade na mediao da comunicao entre os homens. No uso do telgrafo, um mensageiro responsvel pela codificao quando da transmisso do texto e outro pela recepo e decodificao. A comunicao de um para um, mas o texto corre risco de sofrer alteraes aps a mediao de duas ou mais pessoas diferentes e s pode ser decodificado por aqueles que conhecem o cdigo morse. Aps a transmisso por eletricidade de textos escritos, comearam as pesquisas para a transmisso de voz[9].

Anotao de Alexander Graham Bell, datada de 10 de Maro de 1876, descreve a primeira experincia bem sucedida com o telefone, quando ele falou com seu assistente, Thomas A. Watson,que estava no cmodo ao lado, atravs do aparelho. Diz a anotao: Ento eu gritei no bocal a seguinte frase 'Sr. Watsonvenha aquiquero te ver.' Para meu jbilo, ele veio e declarou que havia ouvido e entendido o que eu dissera."[10]

O telefone agrega, transmisso de mensagens, a possibilidade de transmissor e receptor se comunicarem sem intermediao aparente de outras pessoas. Digo aparente porque, para que uma ligao telefnica acontea, existe uma central telefnica com vrias pessoas trabalhando para manter o sistema funcionando. Na comunicao telefnica, a interao , basicamente, de um para um. Avanos na tecnologia permitiram a interao entre grupos de pessoas em lugares diferentes, mas, acredito que esse tipo de interao no foi popularizado devido aos custos e dificuldade de gerenciamento de uma interao sincrnica sem as devidas pistas de contextualizao: movimento corporal, expresso facial e olhar. A fico, sempre se antecipando cincia, previa o avano da tecnologia de telefonia com a transmisso tambm da imagem do interlocutor. Experincias de utilizao simultnea de vdeo e voz em conversas telefnicas foram bem sucedidas, mas essa tecnologia nunca se popularizou. Outra forma de transmisso de mensagem bastante usada, principalmente, para fins comerciais, o fax. Apesar de sua inveno ser anterior a do telefone, essa tecnologia s foi popularizada a partir de 1966, quando a Xerox lanou o aparelho de fax a ser operado em linha telefnica (Saunders, 2001). A partir do fax, o homem pode enviar fotos e grficos, no ficando mais limitado por um cdigo rgido. O texto pode ou no ser transmitido por seu produtor e dificilmente corre risco de sofrer alteraes. No entanto pode haver falhas na transmisso, deixando o texto incompleto ou ilegvel. Quem produz o texto tambm pode ser responsvel pela transmisso e a entrega feita sem a intermediao visvel de outras pessoas. Sintetizando, a transmisso de mensagens iniciou-se de forma oral, com mediao humana, depois vieram os textos escritos (tijolos de argila, tbuas de cera, papiros, e documentos em papel cartas, bilhetes, memorandos, ofcios, requerimentos). Uma revoluo na transmisso de mensagens acontece com o advento do computador e a criao do correio eletrnico.

O e-mail ou mensagem eletrnica

O termo e-mail (electronic mail) utilizado, em ingls, para o sistema de transmisso e, por metonmia, para o texto produzido para esse fim. O mesmo termo ainda utilizado para o endereo eletrnico de cada usurio. Em portugus nos referimos ao canal como Correio eletrnico e ao texto como mensagem eletrnica, mas o termo e-mail[11] j est to enraizado em nossa cultura, que optei por mant-lo.

O e-mail ou mensagem eletrnica , geralmente, produzido pela mesma pessoa que a transmite e o receptor , quase sempre, o destinatrio da mensagem. O envio e a entrega de mensagens mediada por um ou mais provedores de Internet e seu trfego determinado pela rede mundial de computadores, mas qualquer que seja a rota seguida, a entrega , geralmente, feita em segundos. Caso haja incompatibilidades entre os softwares utilizados pelo produtor e receptor, problemas na legibilidade podem acontecer. As mensagens podem chegar em branco ou cheia de sinais no decodificveis.

Histrico: o e-mail

O e-mail, ou mensagem eletrnica, surgiu em 1971, quando Ray Tomlinson enviou a primeira mensagem de um computador para outro, utilizando o programa SNDMSG que ele acabara de desenvolver. De fato, ele enviou varias mensagens testes. Segundo ele As mensagens testes foram totalmente esquecidas. ... Muito provavelmente, a primeira mensagem foi QWERTYIOP ou algo semelhante. (In Campbel, 1998) Foi tambm Tomlinson quem escolheu o smbolo @ para sinalizar a localizao do endereo de cada usurio. Ele trabalhava, e ainda trabalha, para Bolt Beranek and Newman (BBN), uma companhia que fora contratada, em 1968, pelo Departamento de Defesa Americana para desenvolver o ARPANET[12]. Segundo Campbel (1998), aps certificar-se que seu programa funcionava, Tomlinson enviou uma mensagem aos colegas do projeto, narrando o feito e instruindo-os a colocar a arroba entre o login do usurio e o nome do computador provedor. O primeiro uso do correio em rede, diz Tomlinson, anunciou sua prpria existncia. Alm do SNDMSG, programa para enviar e-mails, Tomlinson tambm desenvolveu o READMAIL para sua leitura[13]. A rede se expandiu e, segundo informaes do site da RNP[14], a Internet chegou ao Brasil em 1988, fruto de ao conjunta do Ministrio da Cincia e Tecnologia, CNPq, da FINEP Financiadora de Estudos e Projetos, da FAPESP Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo, da FAPERJ Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e da FAPERGS Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, raro o estudante de uma instituio de ensino superior que no tenha seu endereo eletrnico e iniciativas governamentais esto, aos poucos, fazendo com que a Internet, e a conseqente interao por e-mail, esteja ao alcance de todos os jovens em idade escolar. As mensagens eletrnicas so hoje, possivelmente, o tipo de texto mais produzido nas sociedades letradas. oportuno, portanto, refletir sobre a vantagens e desvantagens desse novo artefato cultural para a transmisso de mensagens:

VANTAGENS DESVANTAGENS

Velocidade na transmisso.

Assincronia.

Baixo custo.

Uma mesma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro.

A mensagem pode ser arquivada, impressa, re-encaminhada, copiada, re-usada.

As mensagens podem circular livremente.

As mensagens podem, geralmente, ser lidas na web, ou baixadas atravs de um software.

Arquivos em formatos diversos podem ser anexados.

Facilita a colaborao, discusso, e a criao de comunidades discursivas.

O usurio facilmente contatado. Dependncia de provedoras de acesso.

Expectativa de feedback imediato.

Acesso discado ainda muito caro.

O e-mail pode ir para o endereo errado, ser copiada, alterada.

H excesso de mensagens irrelevantes.

Mensagens indesejadas circulam livremente.

Problemas de incompatibilidade de software pode dificultar ou impedir a leitura.

Arquivos anexados podem bloquear a transmisso de outras mensagens ou, ainda conter vrus.Arquivamento ocupa espao em disco, gerando lentido da mquina.

O receptor pode ser involuntariamente includo em fruns e malas diretas.

H uma certa invaso de privacidade.

Como vimos no quadro acima, o correio eletrnico possui vrias caractersticas positivas, mas h contrapartidas negativas. Se uma marca do novo meio a velocidade na transmisso, essa por sua vez pode ser prejudicada por problemas nas provedoras, como caixas postais sem espao, ou mesmo congestionamento no fluxo de mensagens. Veja exemplo abaixo de mensagem recusada devido a caixa postal cheia:

----- The following addresses had permanent fatal errors ----<xxxxxxx@zipmail.com.br> (reason: 552 RCPT TO:<xxxxxxx@zipmail.com.br> Mailbox disk quota exceeded)

De um modo geral, o custo baixo se comparado a outras formas de transmisso como o telefone ou o correio convencional, principalmente, se se leva em conta a quantidade e diversidade de dados (texto, imagem e som) que podem ser transmitidos em segundos. No entanto, muitas pessoas dependem de acesso discado que ainda muito caro no Brasil. Alm disso, preciso pagar uma provedora e os acessos gratuitos, segundo a imprensa, esto com os dias contados.[15] A assincronia associada velocidade de transmisso possibilita unir os membros de uma comunidade discursiva dentro do espao de interao virtual onde cada um l e produz mensagens na hora que lhe convm. Porm, estudos indicam que o novo gnero cria nos seus usurios uma ansiedade por feedback rpido (Paiva, 2003), gerando uma grande presso no leitor. H ainda mecanismos nos softwares de edio e processamento de e-mails que permitem ao autor solicitar ao seu leitor que confirme automaticamente, com um simples clique, o recebimento da mensagem. Ao aceitar a presso, o leitor, de uma certa forma, se

sente na obrigao de responder rapidamente, caso contrrio, seu interlocutor saber que sua mensagem foi lida, mas que a resposta foi protelada. Uma outra caracterstica relevante do e-mail a possibilidade de se enviar, ou re-enviar, um mesmo texto para pessoas no mundo inteiro ao mesmo tempo. O envio para vrios endereos pode colocar os destinatrios vulnerveis, principalmente quando seus endereos no so protegidos por cpia oculta. A velocidade com que as aes so executadas pode, ainda, fazer com que endereos errados sejam escolhidos. Qual de ns nunca recebeu uma mensagem por engano[16]. Alm do engano na escolha do endereo, a velocidade e a falta de experincia com o meio faz com que os usurios enviem mensagens repetidas, ou em branco, e se esqueam de anexar os arquivos que pensam estar encaminhando. O humor, sempre atento, faz circular na Internet uma piada que registra os principais enganos na utilizao do correio eletrnico: Parece que existe um virus chamado Virus Senil que no pode ser contido mesmo por programas avanados como o Norton. Assim tome cuidade, pois ele parece afetar aqueles que nasceram antes de 1965!

O Virus Senil faz com que voc

1. envie o mesmo e-mail duas vezes. 2. envie e-mail em branco. 3. envie para a pessoa errada. 4. envie de volta para a mesma pessoa que o enviou a voc. 5. esquea de atachar os textos. 6. aperte o "ENVIAR" antes de terminar a mensagem.

Sua mensagem pode ainda ser copiada, alterada, circular livremente e seu nome utilizado sem que voc saiba. Se a circulao livre dribla a censura e faz com que protestos e denncias importantes circulem pelo mundo, ela tambm contribui para a circulao sem limites de mensagens no solicitadas (spams) e informaes falsas (hoaxes). A velocidade e a possibilidade de leitura on-line (webmail) das mensagens facilita o contato com usurios que, mesmo estando do outro lado do continente, podem continuar em contato com seus interlocutores de forma assncrona. No caso de longas distncias e diferenas de fuso horrio, por exemplo, o e-mail contorna problemas como o de ter que acordar muito cedo ou deitar mais tarde para poder falar ao telefone com algum em um horrio confortvel para o interlocutor. Algumas incompatibilidades de software podem dificultar a interao entre os usurios, mas este no um problema muito recorrente. Hoje a maioria dos softwares j aceita acentuao, mas ainda podem ocorrer pequenas incompatibilidades e, algumas vezes, recebemos textos incompreensveis, em branco, cheios de caracteres estranhos, ou com apenas um sinal como o seguinte: .

A grande inovao do correio eletrnico a possibilidade de transmisso de vrios tipos de dados: textos diversos (formato texto, power point, tabelas, grficos) imagem (desenhos, fotos), som (fala e msica), e vdeo. Arquivos anexados, no entanto, podem conter vrus, gastar muito tempo para serem descarregados ou, quando muito grandes bloquear a transmisso. O Acmulo de informaes arquivadas pode ocupar muito espao em disco e gerar lentido na mquina. O aconselhvel seria o arquivamento em CDs. O correio eletrnico uma ferramenta que facilita a colaborao, discusso de tpicos de trabalho e aprendizagem em grupos grandes, viabilizando a criao de comunidades discursivas, superando limitaes de tempo e de espao. O problema que, s vezes, voc includo, involuntariamente, em fruns e malas diretas e, nem sempre, conseguir se safar dessas redes com facilidade. Apesar de todas essas vantagens, h uma verdadeira invaso de privacidade e a demanda em cima do usurio cresce a cada momento. No caso dos professores, a cada turma que se forma, comum que pelo menos um ou dois alunos permaneam em contato constante e o excesso de mensagens e a falta de tempo para gerenciar a caixa postal tm gerado queixas freqente por parte de muitos usurios. Bem antes da popularizao do e-mail, McLuhan (1972), na dcada de 60, cunhara o termo aldeia global em decorrncia das transformaes geradas pela mdia eletrnica e a conseqente recriao do mundo. Agora transformado em uma aldeia em funo da velocidade e da simultaneidade, o mundo se conecta de forma multimdia e multisensorial e as distncias entre os homens vo se reduzindo. Sua afirmao de que o meio a mensagem nunca foi to verdadeira. De fato, no caso do correio eletrnico, no a mensagem que transforma o homem, mas o meio. O surgimento do correio eletrnico dividiu a sociedade entre os com internet e os sem internet e o endereo eletrnico passou a fazer parte dos dados pessoais de qualquer cidado com maior insero social. Seu uso mudou os hbitos interacionais, ampliou o acesso rpido a conhecidos e desconhecidos, diminuiu o uso do correio tradicional e aumentou a invaso de privacidade, tal o volume de correspondncias indesejadas, na maioria das vezes, de gosto duvidoso.

E-mail: um novo gnero textual

A partir de minhas leituras de Bakhtin (1992), Bhatia (1994), Swales (1990), Bronckart (1999), e Marcuschi (2002), defino gneros textuais como sistemas discursivos complexos, socialmente construdos pela linguagem, com padres de organizao facilmente identificveis, dentro de um continuum de oralidade e escrita, e configurados pelo contexto scio-histrico que engendra as atividades comunicativas. O e-mail gnero ou canal? Pelo correio eletrnico circulam vrios gneros (ofcio, abaixoassinado, receitas culinrias, propaganda), mas defendo que existe um gnero especfico associado a esse novo artefato.

McLuhan j dizia que o meio a mensagem, uma forma de chamar a ateno para o fato de que o canal no um mero veculo de transmisso, mas exerce forte influncia no gnero que veicula. No caso do e-mail, a velocidade na composio e na transmisso do texto um fator determinante na caracterizao do gnero. Indcios importantes para o novo gnero so citados por Campbel (1998) Em trabalho publicado em 1978 pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers, duas figuras importantes na criao da ARPANET, J. C. R. Licklider e Albert Vezza, explicaram a popularidade do e-mail. "Uma das vantagens do sistema de mensagens em relao carta que, em uma mensagem ARPANET, voc poderia escrever concisamente e digitar com imperfeies, mesmo se dirigindo a algum mais velho ou em posio superior, e, at mesmo, para uma pessoa que voc no conhece, e o destinatrio no vai se sentir ofendido....Entre as vantagens do sistema de mensagem em rede sobre o telefone poder ir direto no assunto sem uma conversa preliminar, o fato de poder armazenar os textos, e de o emissor e receptor no terem que estar disponveis no mesmo momento.

A informalidade, a inobservncia de algumas regras ortogrficas, a objetividade, e a ausncia de pr-seqncias so algumas caractersticas do gnero percebidas pelos cientistas citados acima. O e-mail, ou mensagem eletrnica, segundo Gannon-Leary (1989:2),

um meio de comunicao cada vez mais poderoso e eficiente com o potencial de tornar-se um dos principais meios de comunicao para a maioria das pessoas. pessoal e informal e tem o poder de transformar algum de receptor passivo em um participante ativo de discusses on-line.

Bronckart (1999:73) afirma que qualquer espcie de texto pode atualmente ser designada em termos de gnero e que, portanto, todo exemplar de texto observvel pode ser considerado como pertencente a um determinado gnero. Para ele, todo texto se organiza dentro de um determinado gnero. Entendo que o meio de transmisso de mensagens eletrnicas e-mail gerou um novo gnero textual, tambm denominado e-mail que gera textos diversos que se distinguem dos demais textos (anncios, cartas, etc) tambm transmitidos eletronicamente. Crystal (2002) refere-se ao e-mail como troca conversacional (conversational exchange) breve e rpida (p. 109) e ressalta que a velocidade e espontaneidade de seu processo de produo, provavelmente difere da reflexo que permeia a produo escrita (p.111). O mesmo autor afirma que esse tipo de texto eletrnico tem um carter dialgico, facilitado pelo software quando a opo responder acionada (p.115). Vejo o e-mail como um gnero eletrnico escrito, com caractersticas tpicas de memorando, bilhete, carta, conversa face a face e telefnica, cuja representao adquire ora a forma de monlogo ora de dilogo e que se distingue de outros tipos de mensagens devido a caractersticas bastante peculiares de seu meio de transmisso, em especial a velocidade e a assincronia na comunicao entre usurios de computadores. Os seguintes aspectos autor,

leitor, comunidade discursiva, tecnologia, contexto, texto, organizao retrica, lxico, sinais no verbais (emoticons[17] ou smileys), e normas de interao ganham caractersticas especiais quando se trata desse gnero. O autor, ou produtor do e-mail, uma persona de curto prazo (orientador, cliente, amigo, coordenador, colega, subordinado, etc) que interage com outros usurios, tambm personas de curto prazo (orientando, profissional, subordinado, colega, chefe, etc) com objetivos semelhantes, atravs da mediao de um artefato cultural eletrnico. Os desempenhos dos interactantes, ou usurios, esto condicionados, entre outros fatores, ao seu letramento eletrnico, idade, cultura, classe social, status, e gnero (masculino/feminino). Os usurios formam uma comunidade discursiva que pressupe uma competncia comunicativa compartilhada, objetivos comuns (passar tempo, aprendizagem, etc), obedincia a netiquetas e a orientao de moderadores, no caso de listas de discusso ou frum. A competncia comunicativa implica as competncias pragmtica, tecnolgica e intercultural. Tomando como base a definio de pragmtica de Crystal[18] (1985:240), entendo a competncia pragmtica como a habilidade para fazer escolhas adequadas e observar restries na interao social de forma a se comunicar de forma efetiva e bem sucedida. O usurio com competncia pragmtica, alm de usar a lngua de forma adequada ao contexto (competncia sociolingstica), seleciona e utiliza seus atos de fala, silncios e emoticons de forma a produzir sentido e estimular a interao (competncia ilocucional). A competncia pragmtica, em sntese, significa saber interagir, conviver. A competncia tecnolgica o saber fazer, saber manipular os softwares de produo e gerenciamento de e-mail, tirando o melhor proveito possvel de todas as ferramentas disponveis: mecanismos de edio (copiar, colar, deletar informaes irrelevantes de mensagem anterior, usar o corretor ortogrfico), customizao (opo de formulrios e planos de fundo, tamanhos e tipos de fontes, assinatura automtica, seleo de idioma), gerenciamento (organizao de arquivos de endereos e de mensagens, utilizao de sinalizaes de acompanhamento, excluso automtica de mensagens indesejadas), e configuraes de teclado. Quanto competncia intercultural, a partir da definio[19] de Byram (1997), citada por Tolbert (2003), entendo a competncia intercultural como a capacidade de interagir com pessoas de outra cultura em lngua estrangeira procurando formas de interao que no gerem constrangimentos e nem agridam ao interlocutor e que, ao mesmo tempo no representem danos a identidade do enunciador. A competncia intercultural especialmente relevante nas interaes por e-mail em listas de discusso onde participam pessoas de vrias nacionalidades. Um exemplo que pode ilustrar essa questo diz respeito aos fechamentos. Enquanto em portugus, o fechamento abrao pode ser usado at entre interlocutores com pouca familiaridade, em ingls a palavra hugs soaria bastante ntima e invasiva.

E-mail e contexto

Noblia (1998) ressata que

Como a comunicao mediada por computador uma comunicao baseada em textos, ao contrrio da comunicao face a face, sofre a ausncia de indicadores no-verbais (gestos, expresses, olhares, entonao, acento, etc.) que normalmente ocorrem quando todos os participantes esto presentes no mesmo ambiente fsico. Um paliativo para essa ausncia a paralinguagem eletrnica que oferece aos interlocutores os chamados emoticons (que tentam reproduzir sentimentos, emoes, risos, etc. atravs uma combinao de smbolos). Mas, na verdade, apenas um paliativo e, a comunicao, especialmente se for sincrnica (on line), tem a vantagem se ser interativa enquanto a ausncia de ambiente fsico e a impossibilidade de acontecer face-a-face constituem suas desvantagens.

Nas disciplinas que ministro utilizando a interao por e-mail, no so raros os depoimentos de alunos que, espontaneamente, refletem sobre a interao online. Alguns se ressentem da ausncia da interao face a face ou da ausncia de contexto. Vejam alguns depoimentos

(1) O fato de no conhecer ningum, alm de no estar presente, vendo as pessoas, trocando idias pessoalmente, me deixou sem referencial.

(2) Its very interesting because I read several e-mails, learn with them, find out about new adress and day after day meet more people... I would like to know my colleagues. Is This possible?

(4).... Estou achando muito interessante este curso online...... interessante e diferente... Diferente porque durante todos estes anos como aluno, o contato que temos em sala de aula e de corpo a corpo, face a face , nos faz usufruir de outros recursos de comunicao que no acontecem neste universo on-line. Contudo, o meu proveito aqui no se resume somente aos comentrios e os textos lidos, mas tambm no comportamento de todos ns, participantes virtuais deste grupo de estudo.

(5) e observo, entre outras, uma diferena na discusso on-line que estou sentindo na pele: a interao face a face tem um carter mais intimista, e por ser assim torna-se mais fcil por ter respostas imediatas, etc, etc.. Por outro lado, a interao on-line tambm tem uma srie de vantagens: pensamos mais, reformulamos questes, etc.

A falta de contexto (a ausncia fsica do interlocutor balanando a cabea, acompanhando o olhar ou ouvindo pistas de retorno de canal ou backchannels) gera um certo desconforto em alguns usurios e a velocidade na transmisso do e-mail parece ser o motor do sentimento de urgncia gerado pelo novo gnero. H, geralmente, uma forte ansiedade por feedback o que representa uma presso no usurio para agir rpido e responder s mensagens, pois o silncio nesse contexto um poderoso feedback negativo que pode desestimular a interao e causar o abandono de fruns de discusso ou, mesmo, cursos a distncia.

Netiquetas

Para que a interao por e-mail seja bem sucedida, necessrio que o usurio da rede obedea a algumas normas de interao. A bolsista de iniciao cientfica Rafaela Gonzaga de Oliveira comparou as normas apresentadas em 10 sites (vide endereos em apndice) sobre netiquetas para e-mails e listas de discusso. Aps comparar as listas, a bolsista montou uma nova lista incluindo as regras mais recorrentes e, portanto, consideradas mais importantes para um bom comportamento interacional no convvio virtual na Internet. So elas:

1. Evitar escrever a mensagem inteira em caixa alta. Letras maisculas indicam que se est gritando, ou enfatizando algum termo ou expresso. 2. Sempre especificar o assunto da mensagem no assunto/subject. Ajuda o destinatrio a selecionar criteriosamente as mensagens a serem lidas. 3. Seja claro, breve e objetivo. Evite erros gramaticais, e evite mandar mensagens muito grandes. 4. Diversos programas de e-mails no so compatveis com os caracteres acentuados da lngua portuguesa, muitas vezes sendo impossvel de se ler a mensagem enviada, portanto evitar acentuao. 5. No mandar e-mails no solicitados: correntes, avisos de vrus, propagandas, etc, pois elas geram trafego intil na rede. 6. Assinaturas em e-mails so interessantes, desde que no sejam muito longas. Aconselhase no adicionar telefones pessoais, nem endereos. 7. Usar os smileys (cones que denotam emoes) como tentativa de demonstrar mais claramente o tom de sua mensagem, na internet no se interpretado como se o fosse frente a frente conversando com algum. 8. Evitar flames (brigas), nem enviar ou responder a material provocativo. Nunca ofender, xingar ou gritar com algum, ser conservador com o que escreve e liberal com o que recebe. 9. Ao responder a um e-mail, apagar as linhas da mensagem recebida, deixando somente as partes essenciais da mensagem referenciada. 10. Antes de fazer alguma pergunta ou enviar alguma mensagem para a lista, observar a discusso. No enviar mensagens que nada acrescentam ao tema da lista. 11. Evitar mandar mensagens fora do tpico da lista. Algo mandado que no tenha a ver com o tema escrever no subject: OT (off topic). 12. No mandar arquivos anexados para uma lista de discusso, ou quando o destinatrio no o solicitou.

13. Evitar cross-posting, mensagens enviadas para diversas listas. A maioria delas no aceita esse tipo de atitude. 14. Procurar ler sempre os FAQs, respostas s suas perguntas podem estar respondidas. Leia o FAQ para saber o que se pode ser discutido, e quais so os tipos de mensagens indesejveis. 15. Respostas individuais devem ser mandadas diretamente para o destinatrio e no para a lista inteira.

Utilizando as mximas de Grice (1972) modo, qualidade, quantidade e relevncia e de Robin Lakoff (1973) polidez que prescrevem como deve ser o comportamento do falante cooperativo, analiso da seguinte forma as instrues mais recorrentes em textos de netiqueta.

Mxima do Modo: identifique-se; no use caixa alta; especifique o assunto; seja claro, objetivo; use os emoticons para minimizar a ausncia do contexto. Mxima da Qualidade: No envie hoaxes (mensagens mentirosas) e scams (contos do vigrio; fraudes ). Mxima da Relevncia: especifique o assunto; evite mensagens fora do tpico da lista; no envie spam (mensagens indesejadas). Mxima da Quantidade: apague as linhas das mensagens recebidas, deixando s as partes essenciais; mensagens individuais no devem ser mandadas para a lista; evite cross-posting (envio da mesma mensagem para vrias linhas); evite arquivos atachados. Mxima da Polidez: evite flames (mensagens agressivas); respeite a privacidade (no torne pblica sua correspondncia particular); Say hi and bye (use aberturas e fechamentos)

Flames, spams, scams e hoaxes

As mximas mais desobedecidas so a da polidez e da qualidade. Os usurios da Internet sofrem, diariamente, desrespeito sua privacidade e tm suas caixas postais invadidas por spams, scams, e hoaxes. freqente tambm, principalmente em listas de discusso, as mensagens agressivas (flames). Essas mensagens so mais comuns em listas de discusso e, geralmente, condenam um comportamento ou discordam de forma irada de outros membros do grupo. Segundo Belk[20], os estudos demonstram que as pessoas tendem a ser mais agressivas no e-mail do que em outras formas de comunicao De fato, comum a troca de insultos e agresses em listas de discusso no-moderadas, o que, mais uma vez, refora a afirmao de que a mensagem o meio. Segundo McLuham (1972: 63)

a ecologia cultural tem bases razoavelmente estveis no sensrio humano e qualquer extenso do sensrio pelos prolongamentos tecnolgicos tem influncia aprecivel no estabelecimento de novos sistemas de relaes entre os sentidos. Como as lnguas so tecnologias, no sentido de constiturem prolongamento ou expresso (exteriorizao) de todos os sentidos ao mesmo

tempo, ficam elas mesmas imediatamente sujeitas ao impacto ou intruso de qualquer expanso mecnica de algum sentido. Isto , a escrita afeta diretamente a palavra no s em suas inflexes e sintaxe, como tambm em sua enunciao e usos sociais.

Eu acrescentaria que, na interao por e-mail, os agressores tm a face menos exposta devido distncia entre os interlocutores e rapidez com que as mensagens so, geralmente, produzidas, o que implica menos reflexo e monitoramento no processo da escrita. Exemplos freqentes podem ser encontrados na CVL[21] (comunidade virtual da linguagem). Enunciados agressivos (ex. Idiota completo que , esse senhor...; no estou obrigada, por nenhum tipo de compromisso, a nenhuma "cordialidade acadmica fin-de-sicle") foram veiculados em discusses recentes naquela lista e causaram muita indignao. A reincidncia dos flames levou a Eudora[22] a desenvolver um programa que, detecta palavras chaves para analisar o grau de agresso do texto quando o usurio recebe um e-mail ou quando clica para enviar uma mensagem. O grau de agressividade classificado atravs de cones de pimentas. Uma pimenta significa melhor que voc conhea a pessoa; duas pimentas indicam que voc deve ter cuidado, pois est lidando com fogo, e trs pimentas aconselha o usurio a lavar seu teclado com sabo As mensagens no solicitadas, ou spams, inundam nossas caixas postais. So propagandas das mais diversas e a maioria delas nos oferece remdios para emagrecer, para melhorar a performance sexual, convite a visitar sites pornogrficos, dinheiro fcil, frias imperdveis, mensagens polticas ou religiosas, dentre muitos outros. Como adverte Chapman, os spams no custam praticamente nada para quem os envia, pois a maior parte de seu custo pago por quem recebe que paga pela conexo e gasta seu tempo tentando se livrar de tanto lixo. Em funo do baixo custo, o emissor envia sua mensagem para qualquer endereo que consiga garimpar em listas de discusso e sites diversos e, com freqncia, altera seu login diariamente de forma a burlar os filtros para mensagens no desejadas disposio do usurio em seu gerenciador de e-mails. Os scams so mensagens que podemos classificar como conto do vigrio, pois tentam induzir o leitor a um prejuzo financeiro, propondo ganho fcil de dinheiro, uma oportunidade imperdvel, que na realidade um logro. Alm das correntes da sorte e produtos de qualidade duvidosa, um dos scams mais famosos est associado uma suposta fortuna de um nigeriano[23], bloqueada em um banco no exterior. As mensagens so geralmente longas e sempre em ingls. Reproduzo abaixo apenas trecho de uma dessas mensagens

We would need you as a Foreigner acting as the next of kin and sole benefactor to the inheritance of Mrs. Ann Barbara Myers to travel and claim this money in a SECURITY COMPANY based in Europe which is used by my bank as an offshore payment center to the bank. The money will be paid to you for us to share in the ratio of 60% for me and 40% for you. There is no risk at all as all the paperwork for this transaction will be done by the Attorney and my position as the head of the accounts/operations dept guarantees the successful execution of this transaction.

Se o leitor aceita a proposta de mediar a retirada do dinheiro de um banco no exterior, ele vai ter que adiantar algum dinheiro para as taxas e, na tentativa de ficar rico de forma fcil, acabar perdendo um bom dinheiro. Uma lista dos scams mais comuns, com descries detalhadas, pode ser vista no site Top Tem Dot Com[24]. Os hoaxes so mensagens que tm por objetivo enganar ou ludibriar o leitor e se assemelham aos trotes e mitos urbanos. O exemplo mais comum o falso alerta contra vrus de computador. Segundo o site Stiller Research[25], uma mensagem hoax inicia-se com palavras em letras maisculas no ttulo e te avisa sobre o perigo de se abrirem e-mails com determinados ttulos. Veja exemplo:

VIRUS WARNING !!!!!! If you receive an email titled "WIN A HOLIDAY" DO NOT open it.

Outros exemplos so: falsa morte de celebridades e pedidos de ajuda. Gabriel Garcia Marques j teve sua pretensa morte anunciada na lista de notcias de Mark Warschauer[26](que se desculpou em seguida ao descobrir que fora enganado) e circula na Internet um poema/carta despedida do escritor, que, realmente, sofre de cncer, mas no produziu tal texto. Outro hoax famoso a corrente sobre uma criana que sofre de cncer. O autor pede que repassemos a mensagem para a Sociedade Americana do Cncer e que, supostamente, receberia 3 centavos a cada mensagem recebida. Vrias verses desse texto circulam pela Internet. Spams, scams e hoaxes so variaes de gneros que j circulavam antes da existncia da Internet. As propagandas por malas diretas sempre encheram nossas caixas de correio; incautos sempre caram no discurso persuasivo do conto do vigrio e acreditaram em trotes e mitos urbanos se encarregando de repassar as narrativas para frente. Com as novas tecnologias, esses tipos de texto ganharam maior circulao e efeito perlocucionrio mais poderoso. Quando recebemos uma mensagem pedindo ajuda ou alertando contra algum perigo, nossa solidariedade acionada, e, em conseqncia, repassamos o texto para todos os amigos, contribuindo para o excesso de mensagens e todas as suas conseqncias negativas.

O e-mail: caractersticas do gnero

O correio eletrnico um novo canal de mediao de gneros j conhecidos e deu origem a um novo gnero que agrega caractersticas do memorando, do bilhete, da carta, da conversa face a face e da interao telefnica. Dos textos escritos herda a assincronia. Do memorando toma de emprstimo semelhanas de forma que automaticamente gerada pelo software; do bilhete a informalidade e a predominncia de um ou poucos tpicos; da carta as frmulas de aberturas e fechamentos. Dos gneros orais herda a rapidez, a objetividade e a possibilidade de se estabelecer um dilogo. Da conversa face a face, temos um formato que guarda alguma semelhana com a tomada de turno e a interao telefnica, alm de limitaes

contextuais tambm semelhantes, mas com a possibilidade de colocar em contato pessoas que se encontram geograficamente distantes. Os usurios tm a intuio de que esto utilizando um novo gnero que difere dos mencionados acima, mas que ao mesmo tempo guarda uma certa semelhana. Para comprovar essa afirmao lustro com um exemplo de meu corpus onde o autor termina seu texto dizendo Desculpe pelo tamanho do email ( parece mais uma carta), mas o assunto merece. Na figura abaixo, reproduzo uma tela semelhante ao memorando, gerada pelo Microsoft Outlook.

Na primeira linha, obrigatrio o preenchimento do campo com o endereo digital de um ou mais destinatrios; na segunda linha, o usurio pode inserir endereos para onde sero enviadas cpias da mesma mensagem. Outro campo embutido na segunda linha um espao para cpias ocultas, ou seja, voc pode enviar cpias para outras pessoas sem que o destinatrio saiba. Na terceira linha temos o assunto, que segundo Crystal (2001:97) um elemento crtico na tomada de deciso sobre prioridade de leitura ou at de descarte do texto. Atravs dos assuntos, podem ser filtradas mensagens indesejadas, utilizando-se ferramentas do prprio gerenciador de e-mails ou de outro programa. Um outra opo a assinatura do usurio que pode ser inserida automaticamente assim que o autor inicia uma nova mensagem. Na ilustrao acima usei apenas meu nome e o endereo de minha homepage, mas outras informaes podem ser acopladas. A data gerada automaticamente pelo software.

Aberturas e fechamentos

Apesar das netiquetas indicarem ser de bom tom inserir cumprimentos e despedidas nos emails, dados coletados pela bolsista de Iniciao Cientfica, Rafaela Gonzaga de Oliveira revelam que, em uma seqncia de 1008 mensagens eletrnicas da lista de discusso, TESLL[27], utilizando a lngua inglesa, predominam as mensagens sem aberturas e/ou fechamentos. Foram encontrados apenas 158 e-mails com aberturas e fechamentos; 47 s com abertura, e 214 s com fechamentos, totalizando 205 aberturas e 372 fechamentos. So 58% de e-mails sem abertura ou fechamento, 16% com aberturas e fechamentos, 21% com fechamentos e apenas 5% com aberturas. Quanto s aberturas, foram catalogados 60 Hi e suas variaes (Hi all / Hi colleagues); 35 Hello e suas variaes (12 Hello; 9 Hello all; e variaes: Hello everyone/Hello X); 88 Dear X e suas variaes (20 Dear colleagues/18 Dear all, etc.); 27 Dear TESLers e suas variaes (TESLers/ TESL-ers/TESL-Lers/TESL); 6 nomes prprios (um precedido de Absolutely); 2 Tesl-ers; 5 Greetings, e uma ocorrncia de cada uma das seguintes expresses: Tesl-ers;Hey everyone; Esteemed Ladies and Gentlemen;G'day all; Good Day; Good Morning; Good morning colleagues; Greetings all; Greetings fellow listers; Shalom!! As aberturas ora dirigem-se a todos (ex. Dear all), ora selecionam o participante apenas (ex.Dear Laura), ora selecionam um participante e dirigem-se tambm a todos (Dear Irma Cook and other members of the list) e ora apenas cumprimentam (ex. Good Morning).

Os 372 fechamentos incluram 108 agradecimentos ( 34 Thanks; 18 thank you; 8 Thanks in advance; 6 Thanks for your help; 5 Thanks for letting me share); 23 Cheers; 20 Good luck; 15 Hope this helps; 12 Best wishes; 11 Regards. Os demais incluram pedidos explcitos de feedback (ex. Any comment will be highly appreciated) ou na forma de pergunta (So what do you think?); pedidos de ajuda (ex. Any useful tips, please?); sinalizao de que a inteno foi a de cooperar (ex. Hope this helps); perguntas entregando o turno (ex. What online resources might you suggest?). Trs desses e-mails sinalizaram continuidade (TO BE CONTINUED!), provavelmente devido poltica da lista de no permitir mensagens muito longas.

A interao

A interao em listas de discusso uma atividade de linguagem que se constri localmente e que exige bastante colaborao e cooperao devido ausncia de elementos tpicos do contexto face a face (ex. mecanismos de seleo do falante). Os mecanismos de edio das mensagens contribuem para a produo de textos coerentes e de fcil processamento. Veja a diferena entre os e-mails abaixo.

E-mail (1)

From: "Vera Menezes" <vlmop@uai.com.br> Date: Wed Feb 12, 2003 9:37 am Subject: feedback

Iris,

>Well, first of all, I visited www.stuff.co.nz and they said that >they are looking to the international community to act. They are >working hard to avoid United Nations Iraq has agreed it >unconditionally to overflights by U-2 surveillance planes, a key >demand of Un weapons inspectors, Baghdads UN ambassador says.

Which country is this?

I am glad you liked the fables and also because of your achievements.

Peace,

Vera

E-mail (2)

From: "xxxxxxx" <xxxxxxx@terra.com.br> Date: Thu Feb 13, 2003 8:32 am Subject: Re:[rwufmg] Digest Number 91

Hi Vera, the country is New Zealand, I am sorry. Iris

No primeiro e-mail, a carinha indica que sou a moderadora da lista de discusso o que me confere, naquela comunidade discursiva, alguns direitos, tais como os de selecionar falantes e propor tpicos. A mensagem em pauta pede esclarecimento sobre trecho de mensagem anterior enviada por ris (nome fictcio). O sinal > sinaliza os enunciados reproduzidos do e-mail anterior, enviado por ris, e d feedback sobre o aproveitamento da aluna ao realizar exerccios on-line sobre leitura de fbulas. So poucos enunciados e parte da coerncia construda pela repetio de enunciados do interlocutor e parte pelo contexto, j que ris havia aludido, na mensagem que provoca a resposta (feedback), que gostara das fbulas e que havia acertado 90% das questes de um tipo de exerccio e 100% de outro. Apesar de meu cuidado em no deletar parte do texto essencial para o contexto, no segundo tpico no h nenhum ndice que auxilie o leitor a recuperar texto anterior. O mesmo acontece com o e-mail (2) em que Iris fornece a informao, mas a pergunta que motivou a resposta no fornecida. So esses traos do email que considero muito semelhantes interao conversacional. Ao manter o texto anterior, apagar partes e selecionar o local adequado para inserir comentrios e perguntas o enunciador escolhe o local de transio relevante, e assume seu turno. Falas do primeiro enunciador podem ser entremeadas com o do segundo, gerando um texto muito semelhante ao dilogo oral. Vale ressaltar que o processo de leitura das mensagens no obrigatoriamente linear, pois o leitor pode l-las por hierarquia cronolgica (comeando da mais antiga ou da mais nova), por ordem alfabtica (comeando do A ou do Z) ou por assuntos, tambm ordenados alfabeticamente.

Concluso

O gnero um sistema discursivo complexo e, tomando como referncia Swales (1991), podemos dizer que o correio eletrnico e a lngua inglesa tm contribudo para a formao de inmeras comunidades discursivas multiculturais. Essas comunidades, compostas de usurios muito proficientes ou pouco familiarizados com o novo gnero, tm objetivos pblicos comuns ao utilizarem os mecanismos de intercomunicao como as listas de discusso, fornecendo informao e feedback atravs dos e-mails, e gerando lxico especfico. Alguns exemplos do lxico especfico gerado a partir do novo gnero so: blind copy, smileys, emoticon, attachment (atachado), IMHO (in my humble opinion) e muitos outros acrnimos que foram gerados pela necessidade de agilidade nesse tipo de produo textual O ingls tem sido adotado como a lngua franca da Internet e, segundo Nobia (1998:4), esta expanso da lngua inglesa atravs da Internet tambm significa a expanso e a imposio, at certo ponto de forma inconsciente, dos valores de uma cultura. O surgimento de novos gneros afeta outros sistemas complexos, especialmente as relaes humanas. A Internet e os gneros dela decorrentes tm exercido forte influncia nas relaes humanas: no exerccio da cidadania, na vida cotidiana, e na educao. O humor registra todas essas transformaes. Randy Glasbergen (1999) captou o quanto a Internet afeta as relaes humanas na charge onde o adolescente isolado em seu quarto comunica aos pais que descer para visit-las se algum dia seu disco rgido estragar e sinaliza para a imprevisibilidade da nova tecnologia quando, na mesma charge, o adolescente solicita ao final que os pais mandem comida por e-mail.(If my hard drive ever crashes, I will come downstairs to visit you sometime. P.S: Please E-Mail me some food) . Em outra charge (Glasbergen, 1996), uma viva conversa com o marido morto, cujo endereo WalterZ@Heaven.com ("My husband passed away eight months ago, but we still keep in touch. His e-mail address is WalterZ@heaven.com"). Ter acesso ao correio eletrnico hoje uma questo de incluso social. O e-mail gerou uma revoluo nas relaes humanas, especialmente na rea educacional, e merece ser mais estudado.Como todo sistema complexo, o gnero um sistema aberto e novas possibilidades de gerenciamento e de produo de texto podem surgir. Conseqentemente, novas mudanas no comportamento discursivo podero acontecer, cabendo a ns, os cientistas da linguagem, estarmos atentos a esse novo gnero.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BATHIA, V.K. Analysing genre. London & New York: Longman, 1994.

CRYSTAL, D. Language and the Internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

CRYSTAL, D. (1985). A dictionary of linguistics and phonetics. 2nd. edition. Oxford: Blackwell.

CAMPELL, T. The first email message. PreText Magazine. 1998. http://www.pretext.com/mar98/features/story2.htm Acesso em 10 de agosto de 2002.

CHAPMAN, J. Spams and scams. http://www.familychronicle.com/spamscam.htm Acesso em 21 de maio de 2003.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. In: Applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, v.2, n.18, p.141-165, 1997.

GANNON-LEARY, Pat. The ethics of electronic mail. IRISS98 Conference: 25-27 March 1998, Bristol, UK. [http://www.sosig.ac.uk/iriss/papers11.htm] acesso em 27/03/2002

GLASBERGEN, R., In: Randy Glasbergen's funny pictures. http://membres.lycos.fr/TheWalrus/comp1.gif (acesso em 12/08/2003)

GRICE, H. P. Lgica e conversao. In: Fundamentos Metodolgicos da Lingstica. Marcelo DASCAL (Org.) Vol. IV. Campinas, 1982.

Histria dos correios [http://www.geocities.com/mundodafilatelia/Histcorr/corranti/ corranti. Htm] acessado em 21/08/2002.

LAKOFF, R. The logic of politeness: minding your ps and qs. Papers form the 9th Regional Meeting, Chicago Linguistics Society, 1973. p. 29-305. MABEE, C. Biography of Samuel F. B. Morse, adaptado de seu livro The American Leonardo, a Life of Samuel F. B. Morse [http://www.morsehistoricsite.org/morse/ morse.html]

MAcLUHAN, M & FIORE, Q. The medium is the message. New York: Bantam Books, 1967.

MAcLUHAN, M & FIORE. Guerra e paz na aldeia global. Trad. Ivo Pedro de Martins. Rio de Janeiro, Record, 1971.

MARCUSCHI, L.A. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: Dionsio, A. P. et al. Gneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

NOBLIA, M. V. The computer-mediated communication, a new way of understanding the language. IRISS98 Conference: 25-27 March 1998, Bristol, UK. [http://www.sosig.ac.uk/iriss/papers/paper22.htm] acesso em 27/03/2002

PAIVA, V.L.M.O. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA, Vilson J. [Org.]. A interao na aprendizagem das lnguas.Pelotas:Educat, 2003. p.219-254

SAUNDERS, F. They Invented it When?The Fax Machine. Discover.vol. 22, n.5. May 2001. (http://www.discover.com/may_01/breakinvented.html)

SHANAHAM, R. and SHANAHAM, E. Before the Penny Black http://homepages.ihug.co.nz/~awoodley/Letter.html (acessado em 19/08/2002)

SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

TOLBERT, S. Intercultural Competence. http://www.discover.tased.edu.au/lote/global/IntCompetence/intcomp.htm. Acesso em 08 de Janeiro de 2003.

APNDICE

01 - Netiqueta (http://www.netvale.com.br/NetVale/faq/netiqueta.html) 02 - DICAS DE INTERNET (http://www.zapnet.com.br/zapnet/netiqueta.html) 03 - Embratel - Saber mais sobre Internet via Embratel (http://www.embratel.com.br/internet/tecnologia/aplicacoes/navegacao_netiqueta.html)

04 - MAGNET (http://www.magnet.com.br/magnet/sputnik/netiqueta1.html) 05 - Rede SACI - Netiqueta regras de etiqueta para a Internet (http://www.saci.org.br/usuarios/netiqueta.html) 06 - Netiqueta (http://thecore.com.br/macan/curso/netiqueta.html) 07 - Netiqueta (http://www.mulhernatural.com.br/netiqueta.htm) 08 - Zapnet - Suporte -- Servios (http://www.zapnet.com.br/zapnet/netiqueta.html) 09 - Netiqueta, regras de boa convivncia na Internet (http://www.infodicas.net/artigo_003.htm) 10- Mensagem aos assinantes da Linux-br(http://linux-br.conectiva.com.br/regras.php3)

[1] [http://pv.en.bpg.post.be/EN/private/%5C/our_company/wereld_post/history/default. asp] acesso em 10 de agosto de 2002. [2] [http://www.geocities.com/mundodafilatelia/Histcorr/corranti/ corranti.htm] acesso em 10 de agosto de 2002.

[3] [http://homepages.ihug.co.nz/~awoodley/Letter.html] acesso em 10 de agosto de 2002. [4]Essa e todas as outras tradues so de minha responsabilidade. [5] Curiosamente, o correio eletrnico tem trajetria semelhante. Criado para assuntos militares para defesa do estado, teve seu acesso democratizado e popularizado semelhana do correio postal. H tambm uma relao na estrutura de transmisso, pois o correio eletrnico tambm depende de pontos de transmisso os POPs (Post Office Protocol), ou servidores de e-mail, que recebem e retransmitem as mensagens atravs de redes (backbones) interconectadas que compem a infovia mundial. [6] O correio eletrnico tem trajetria semelhante, comeou no governo, se estendeu s universidades, s pessoas de bom poder aquisitivo e encontra-se, no momento em fase de democratizao com vrias iniciativas de tornar o acesso pblico possvel s camadas de baixa renda. [7] [http://www.morsehistoricsite.org] acesso em 10 de agosto de 2002.

[8] O que Deus aprontou? (traduo de Carlos Alberto Gohn). [9] A mesma ordem sofreu o correio eletrnico, primeiro por texto e, agora, j disponvel em voz. [10] [http://www.loc.gov/exhibits/treasures/trr002.html] acesso em 10 de agosto de 2002.

[11] Utilizarei e-mail para a mensagem e Correio Eletrnico para o meio. [12] ARPANET = Advanced Research Projects Agency Network . [13] Mais informaes podem ser obtidas em [http://livinginternet.com/?e/ei.htm] acesso em 10 de agosto de 2002. [14] [http://www.rnp.br/rnp/rnp-historico.html] acesso em 10 de agosto de 2002.

[15] Dez dos 11 provedores de acesso gratuito surgidos entre o final de 1999 e o incio de 2000 fecharam as portas, com pesados prejuzos. O prprio iG, segundo a Abranet, teria apresentado prejuzo de US$ 70 milhes em 2000. http://noticias.uol.com.br/mundodigital/ultimas/ult1345u5.jhtm, acesso em 26/12/2002. [16] So freqentes, tambm. Os enganos nas ligaes telefnicas. A diferena que, quando se comete um engano na utilizao do e-mail, o texto repassado integralmente para o receptor errado. Enganos semelhantes acontecem com o fax, mas a freqncia bem menor. [17] Emoticons ou smileys so carinhas produzidas a partir de caracteres (ex. :) ou J ) e utilizadas para expressar emoes. *18+ O estudo da lingua do ponto de vista dos usurios, em especial as escolhas feitas, as restries encontradas ao usar a lngua em interao social e o efeito de seu uso sobre outros participantes em um ato de comunicao (Crystal 1985, p. 240). [19] Intercultural Competence is being able to interact with people from another country and culture in a foreign language - being able to negotiate a mode of communication and interaction which is satisfactory to oneself and the other interlocutors. Knowledge of the other culture is linked to language competence through the ability to use language appropriately and having an awareness of the specific meanings, values and connotations of language. In: Byram, M.Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. Multilingual Matters, Sydney. 1997 [20] Jeffrey K. Belk vice-presidente da Qualcom Eudora que desenvolveu um software para monitorar os flames. [http://www.wired.com/news/technology/0,1282,38723,00. html]. [21] [http://groups.yahoo.com/group/CVL/] [22] [http://www.howstuffworks.com/news-item229.htm]. [23] Vrias verses podem ser encontradas no endereo [http://www.truthorfiction.com/rumors/ nigeriascams.htm] [24] http://www.ftc.gov/bcp/conline/edcams/dotcon/?NetServe

[25] http://www.stiller.com/holiday.htm [26] Mark Warschauer um dos nomes mais famosos na rea de aprendizagem de lnguas mediada por computador. [27] A TESL-L , fundada e coordenada por Anthea Tillyer (CUNY), em 1991, a maior e mais antiga lista de discusso da Internet. Segundo dados da prpria lista, em outubro de 2000, eram 27.749 membros em 159 pases com uma mdia de 10 mensagens por dia, com variaes em determinados perodos. VOLTAR

You might also like