You are on page 1of 5

Resenha Crtica Literatura e Estudos Culturais

Com a chegada dos estudos culturais aplicados s humanidades, no final do sculo XX, novas questes foram levantadas, novos horizontes, explorados, e novas polmicas criadas a respeito da teoria literria. Relacionados aos estudos literrios, viriam esses estudos culturais destruir, de certa forma, a literatura? A respeito dos estudos culturais, so propostas duas concepes principais. Enquanto Roland Barthes, em sua obra Mitologias (1957), afirma que a formao da cultura no natural, mas est baseada em construes histricas que determinam implicaes sociais, Raymond Williams e Richard Hoggart defendem que existem duas concepes de cultura, abrindo, inclusive, uma discusso quanto teoria marxista europeia: A cultura popular aquela que representa a expresso do povo, aquela que precisa ser recuperada, por haver sido perdida de vista, coberta por uma cultura de massas, a qual , na verdade, uma imposio de um sistema dominante, uma formao ideolgica opressora. A cultura de massas , realmente, institucionalizada na sociedade de modo bastante sutil. O que determinaria as escolhas de um indivduo, por exemplo? Seria apenas a formao interna do s ideais do seu eu, no inconsciente, ou estaria ele sendo influenciado por todo e qualquer texto visual, sonoro, perceptivo, sua volta? A mdia utiliza de todos os recursos possveis para dominar a sociedade, guia-la segundo o curso de sua vontade. O homem e suas decises, ento, seriam tanto resultado de toda uma histria e de alguma particularidade do indivduo, quanto fruto da implantao de ideias externas por meio de recursos miditicos cada vez mais presentes no cotidiano do ser humano. A cultura de massa seria usada pela cultura popular pa ra a criao de ideais particulares.

Mas em base em que seriam feitos esses estudos culturais? Considerase que os estudos literrios tradicionais existem como base opositiva para os estudos culturais. A prpria literatura e seus estudos, entretanto, no esto ameaados com o advento dos estudos culturais, mas servem apenas como objeto de estudo na aplicao dos estudos culturais. Forma-se a quase uma relao de simbiose, exceto pelo fato de ela no se dar entre dois seres vivos, mas entre estudos literrios e culturais: Os estudos culturais necessitam dos estudos literrios para aplicar seus estudos, ao passo que estes so beneficiados quando desenvolvidos e estendidos teoricamente, considerados como prtica cultural especfica, por aqueles. Os estudos culturais, assim, intensificam os estudos literrios, tornando-os cada vez mais um fenmeno intertextual. Estendendo a anlise das relaes entre estudos culturais e estudos literrios, pode-se abrir duas discusses amplas; uma delas sobre o Cnone Literrio, outra sobre os mtodos de anlise nos estudos literrios e culturais. Equiparando-se as vantagens e desvantagens que podem ter sido levantadas a respeito da introduo dos estudos culturais na teoria da literatura, levando em conta o cnone literrio e seu tradicionalismo, possvel que haja mais vantagens. Apesar de que muitas obras cannicas menores seriam negligenciadas, a introduo dos estudos culturais no cnone serviu como forma de incentivo para seu estudo, pois o revigorou, e trouxe-lhe novas formas de leitura, anlise e interpretao, sobretudo para as grandes obras, como as de William Shakespeare. Por outro lado, abre-se um questionamento a respeito das escolhas dos cnones, segundo a tradio ou a cultura. Seria uma obra escolhida como a melhor para objeto de estudo pelo seu padro literrio tradicional ou pela sua representatividade cultural, pelo politicamente correto? A excelncia literria no poderia ser, sozinha, o que determinaria os objetos de estudo. Sempre h uma influncia histrica ou, no mnimo, pessoal de cada autor, para que seja feita a escolha de uma obra para estudos. Portanto cultura e literatura estaro, a tambm, intrinsecamente relacionadas,

pois as escolhas de boas obras devem possuir tanto um conjunto de representaes literrias quanto culturais para tornar-se um bom objeto de estudo. Quanto aos modos de anlise nos estudos literrios e culturais, pode-se afirmar que, com o nascimento dos estudos culturais, mudaram. Na anlise de um texto, passou-se de uma leitura cerrada, ou seja, objetiva, direta, sem aprofundar ideias ou ler nas entrelinhas para uma lei tura mais disposta a trabalhar com diversos sentidos e concepes de um mesmo objeto, uma leitura que permitisse o uso da imaginao e da interpretao pessoal. Assim, mais uma vez os estudos literrios podem aproveitar-se de benefcios recebidos dos estudos culturais: passaram de uma objetividade cega para um estudo rico em novas ideias nos novos horizontes possveis. Como h ainda muitas contradies ou discursos antitticos dentro da prpria teoria literria, existem, tambm, muito mais objetos a serem discutidos na anlise conjunta dos estudos literrios e culturais. Ainda que se questione, sem, porm, haver resposta certa, se as novelas seriam objetos de estudo altura de uma obra de Shakespeare, ou se uma anlise de texto deve ser mais objetiva ou subjetiva, h uma afirmao de que no se possvel desvencilhar: Estudos literrios sempre estaro relacionados aos estudos culturais, e viceversa, enquanto um ou outro existirem nas prticas do ser humano terico, pesquisador, ou simplesmente curioso leitor.

Universidade Federal da Bahia


Disciplina: Estudos de Teorias e Representaes da Literatura e da Cultura LETA16 Aluna: Nathlia Matos Limoeiro

RESENHA CRTICA
Literatura e Estudos Culturais

19/01/2013 Salvador - BA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Literatura e Estudos Culturais CULLER, Jonathan. Teoria Literria: uma introduo. So Paulo: Beca, 1999.

You might also like