You are on page 1of 2

E.E.

Prof Maria Aparecida Rodrigues

DATA ____/____/2013.

Simulado/RecuperaoIndividual 2 bimestre de Qumica (Prof Marli) 1A/B/C/D/E/F/G. Nome: N

Srie

1. Considere a curva de aquecimento de uma substncia slida at seu estado gasoso, em funo do tempo, presso de 1 atmosfera.

laboratrio, ao serem realizados alguns testes, comprimidos contendo vitamina C so dissolvidos em gua suficiente para formar uma soluo homognea. Esse sistema, uma vez formado, ser separado posteriormente, atravs de a. Destilao fracionada. b. Sublimao. c. Destilao simples. d. Decantao. e. Filtrao. 4. Em nosso planeta, a maior parte da gua encontrase nos oceanos (gua salgada) e imprpria para consumo humano. Um processo para tornar a gua do mar potvel seria: Promover a ..................... por ..................... ou osmose reversa e, em seguida, retificla, ..................... sais ..................... adequadas. Assinale a alternativa que permite preencher, na sequncia, as lacunas de forma correta. a. purificao destilao removendo em propores b. dessalinizao destilao adicionando em propores c. dessalinizao destilao removendo por tcnicas d. desinfeco clorao adicionando em propores e. clarificao decantao adicionando em propores 5. A cincia, nos ltimos sculos, tem contribudo com estudos sobre os riscos dos lixes sem tratamento e depositados a cu aberto. Esses estudos tm apontado para a importncia de o tratamento do lixo partir de tcnicas que possibilitem seu reaproveitamento e reciclagem como formas de diminuir os impactos ambientais. Sobre essas tcnicas e as vantagens do tratamento do lixo, assinale a alternativa INCORRETA. a. A imantao ou separao magntica pode ser usada para separar metais que estejam misturados com os materiais slidos do lixo. b. No tratamento do lixo, uma das primeiras etapas a catao, em que os diferentes componentes so separados manualmente de acordo com seu tipo e destino final. c. As latas e os materiais plsticos possuem destinos diferentes quanto reciclagem, pois suas propriedades so distintas. d. Por meio da destilao, possvel separar os componentes do chorume mistura de lquidos imiscveis que possuem pontos de ebulio semelhantes.

De acordo com as informaes do enunciado e com o grfico acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). i. No tempo t2 coexistem slido e lquido. ii. A temperatura T2 representa o ponto de ebulio da substncia. iii. No intervalo de tempo t3 a t4, os estados lquido e vapor da substncia coexistem a uma temperatura constante. iv. A curva de aquecimento mostra que a substncia no pura, mas sim, uma mistura homognea simples. v. O tempo t1 representa o incio da vaporizao da substncia. vi. No intervalo de tempo t2 a t3, a substncia se encontra no estado lquido a uma temperatura que varia de T1 a T2. 2. Um qumico precisava de uma substncia X pura. Porm, com os poucos recursos destinados pesquisas, no pas, s foi possvel adquiri-la contaminada com Y. As propriedades fsicas de X e Y so dadas na tabela a seguir:
Substncia Ponto de Ponto de Densidade Solubilidade Fuso (C) X y 20,0 20,8 Ebulio (C) 120 121 1,1 0,6 [g.ml-1] em gua a 25C insolvel Solvel

a. Identifique o mtodo que, temperatura do laboratrio (25oC). o pesquisador deveria utilizar para obter X puro. b. Justifique sua resposta nos dados fornecidos na tabela. 3. A vitamina C importante para o nosso crebro pois tem ao antioxidante. Ela contm vrios grupos hidroxila, por isso solvel em gua. Em um

E.E. Prof Maria Aparecida Rodrigues

DATA ____/____/2013.

Simulado/RecuperaoIndividual 2 bimestre de Qumica (Prof Marli) 1A/B/C/D/E/F/G. Nome: N

Srie

Gabarito s/r 1 ano EM manh Prof. Marli - Qumica 1 bimestre/2013 1. II, III e VI. 2. a) como ambos esto em fase lquida a 25 0C, deve-se acrescentar gua, provocando a formao de uma soluo entre a gua e Y; em seguida deve-se empregar a tcnica de decantao ou separao por funil de bromo, obtendo Y e gua de um lado e X de outro. b) por apresentar pontos de fuso de 20,0 0C e 20,80C tanto X e Y vo estar na fase lquida a 250C o que permite a formao da soluo. Por outro lado, o emprego da decantao ser utilizada porque alm de estarem em fase lquida eles ainda apresentam densidades diferentes e com margens para o emprego dessa tcnica. 3. C. 4. B. 5. D.

You might also like