You are on page 1of 16

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E.

Coli
Lorena Brandhuber de Moura
alorenabrandhuber_87@hotmail.com.br Docente do Curso Tcnico de Anlises Clnicas do Colgio FAAr

maira_g@hotmail.com.br Docente do Curso Tcnico de Anlises Clnicas do Colgio FAAr

Maira Gomes Fernandes

Resumo
O objetivo deste trabalho fazer um estudo sobre a grande incidncia de Escherichia coli nas infeces urinrias. Mtodos: o estudo realizado consta de um levantamento bibliogrfico das literaturas cientficas j publicadas como artigos e livros. Resultados: as ITUs so causadas por Enterobactrias, sendo a mais comum a E.coli de 85% a 90%. Acometendo principalmente mulheres, pacientes em tratamento ambulatorial e em mais da metade dos pacientes internados. Os sintomas vo desde uma simples uretrite a uma pielonefrite, esta quando no tratada pode levar ao choque sptico e at mesmo a morte. Concluses: o artigo demonstra a incidncia da Escherichia coli (UPEC) como o agente etiolgico responsvel pelas ITUs, devido a suas prprias caractersticas, alcanam a uretra, provenientes da flora intestinal , atravs de um dos seus principais fatores de virulncia a adesina. Palavras-chave: ITU. Infeco urinria. Escherichia coli. Incidncia. Enterobactrias.

Introduo

A infeco do trato urinrio (ITU) causada por vrias bactrias sendo as mais comuns as Enterobactericiae. So bacilos gram negativos, provenientes da flora intestinal, dentre esta famlia a espcie mais comum, na maioria dos casos a Escherichia coli sendo responsvel desde quadros clnicos no complicados at aos mais complicados como uma pielonefrite crnica. Estima- se que Escherichia coli - extra-intestinal (UPEC) responsvel por 85% a 90% dos casos de ITU, os quais so mais freqentes em mulheres devido posio anatmica. As UPEC apresentam fatores de virulncia especficos capazes de aderir a clulas uretrais e podem alcanar os rins. Sero descritos ainda neste artigo sua patogenicidade, resposta imunolgica, quadro clnico, tratamento e preveno.

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

411

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E.Coli.

O sistema urinrio normalmente contm poucos micrbios, mas est sujeito a infeces oportunistas, que podem ser bastante problemticas. Tortora, Funke e Case (2009) caracterizam infeco do trato urinrio como sendo uma invaso e multiplicao de bactrias provenientes do clon humano e de animais. A colonizao do trato urinrio ocorre devido ascenso de bactrias intestinais ao nus at o orifcio urinrio, causando invaso da uretra, bexiga e ureteres e at mesmo comprometendo os rins. Os autores trazem ainda que estas infeces so caracterizadas em diferentes fases, desde uma uretrite a uma pielonefrite. A princpio tm-se uma inflamao da uretra (uretrite), e quando no tratada, inicialmente, essa inflamao atinge a bexiga (cistite) e at mesmo os ureteres (uretrite). O perigo mais significativo deste tipo de infeco que os microorganismos podem subir pelos ureteres e acometerem os rins (pielonefrite). Nos casos de graves complicaes pode-se evoluir a uma septcemia e at mesmo morte. As mulheres so mais vulnerveis a este tipo de infeco, devido sua posio anatmica, por ser a uretra mais curta, tm-se ento maior proximidade com o nus e em consequncia disto h uma grande colonizao da vagina pelo microbiota intestinal. Acrescentemse, ainda, alguns fatores que podem contribuir para esse alto ndice de infeces urinrias como: mulheres jovens com vida sexualmente ativa principalmente em adolescentes, m higienizao, gravidez, imunocomprometidos, diabetes, fatores genticos predisponentes, entre outros. Tortora, Funke e Case (2009) afirmam que a ITU est dentro das infeces bacterianas mais freqentes, estima - se que existam 150 milhes de casos anuais em todo o mundo. A maioria, em mulheres, e estes no resultam em seqelas duradouras ou danos renais, mas responsvel por uma alta morbidade, ou seja, ndice de doena em uma regio (GUIMARES, 2002). Entre as ITUs mais graves esto aquelas associadas com cateteres urinrios, as quais representam cerca de 40% de todas as infeces adquiridas nos hospitais. Cruz e Romo [S.d] dizem que:
Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

412

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

Cerca de 90% dos casos de ITU so causados por Enterobacterias, sendo que 85 a 90% dessas infeces o agente mais freqentes a Escherichia coli uropatognica (UPEC). Acometem principalmente pacientes em tratamento ambulatorial e em mais da metade dos pacientes internados.

Por ser a E.coli o maior agente causador das infeces do trato urinrio, torna-se necessrio um estudo mais aprofundado sobre esta bactria. Germano e Germano (2003) afirmam que esta bactria

foi descrita pela primeira vez, no final do sculo XIX, como Bacterium coli devido ao fato de ser um microrganismo encontrado no clon, extremamente comum nos animais e homem. Durante a maior parte do sculo XX, ela foi relacionada com a prtica insatisfatria de higiene - contaminao de origem fecal. Todavia, nas ltimas dcadas comprovou-se que eram altamente patognicas para o homem e podiam provocar infeces graves, levando os pacientes ao bito. Isto ocorreu devido ao aprofundamento dos estudos e identificao de diferentes cepas de E.coli associadas a quadros clnicos de colite hemorrgica, disenteria, cistite, nefrite, infeco diferida cirrgicas, septicemia e especialmente da sndrome uremia hemoltica. (GERMANO, Pedro; GERMANO, Maria, 2003)

E ainda, os autores trazem as caractersticas da E.coli como sendo membro da famlia Enterobacteriaceae,

So bacilos gram negativos, catalase-positivo e oxidase-negativa, no esporognica, anaerbios facultativos, fermentadores de glicose, no possuem a enzima citocromo-oxidase, reduzem nitrato a nitrito como produo de energia. um mesfilo tpico capaz de se desenvolver entre 7 C e 46 C, sendo 37 C a temperatura tima, embora existam cepas que possam se multiplicar a 4 C. No apresentam termorresitncia, sendo destruda a 60C, em poucos segundos. O pH, prximo do neutro, propicia condies timas para o desenvolvimento da E.coli a multiplicao pode ocorrer abaixo dos 4,4. (GERMANO, Pedro; GERMANO, Maria, 2003)

A ttulo de exemplo, alm da E.coli existem outras espcies de bactrias pertencentes famlia Enterobacteriaceae, conforme o quadro abaixo:

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

413

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

Patgenos Escherichia Shigella Klebsiella Enterobacter e Serratia Proteus Yersinia Salmonella

Doenas representativas Infeces do trato urinrio, diarria do viajante, meningite neonatal. Desinteria. Pneumonia, ITU. Pneumonia, ITU. ITU. Peste, enterocolite, adenite mesentrica. Febre tifide, enterocolite.

QUADRO 1: Bactrias pertencentes famlia Enterobacteriaceae. Patgenos Doenas representativas Fonte: Trabulsi e Alterthum (2009)

Trabulsi e Alterthun (2009) afirmam que a E.coli extra-intestinal denominada UPEC possui adesinas que permitem a adeso e invaso bacteriana nas clulas do trato urinrio e com isso elas se tornam os principais fatores de virulncia. Alm disso, elas ativam as vias de sinalizao nas clulas bacterianas e no hospedeiro, facilitam a liberao de protenas nos tecidos e por fim, promovem a invaso do microrganismo. Estas cepas uropticas caracterizam-se pela presena de pili com protenas adesinas que se ligam a receptores especficos do epitlio do trato urinrio. O stio de ligao desses receptores consiste em dmeros de galactose (dmero Gal-Gal) (TRABULSI; ALTERTHUN, 2009, p. 311) As adesinas mais importantes so a fimbria tipo 1 e a fmbria P. As adesinas que prevalecem entre as amostras de UPEC so as fmbrias tipo 1. Sabe-se que vrios membros da famlia Enterobacteriaceae possuem esta fmbria a qual est presente em mais de 90% das amostras de E.coli. Segundo os autores o gene fim l codifica a fmbria do tipo 1 e este caracteriza-se como o principal fator de virulncia. . A manose uma subunidade da fmbria tipo 1 chamada Fimh, possui caractersticas heterogneas, possui diferentes isoformas, ligam-se

seletivamente a resduos de manomanose ou trimanoses (clulas do hospedeiro: muco e superfcies abiticas), ela alm disso, o componente responsvel pela ligao da bactria a uma variedade de receptores formados por glicoprotenas.

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

414

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

J as fmbrias P so codificadas pelo gene pap, reconhecem seletivamente e se ligam a receptores especficos chamado de glicolipdeo globotriasilceramdeo (Bbo3) tecido do epitlio renal.

Patognese

Trabulsi e Alterthum (2009) dizem que as UPECs so de origens intestinais, migram e colonizam as regies periuretrais, entram na uretra, sobem para a bexiga e se aderem ao epitlio uretral atravs das fmbrias tipo 1 e P que reconhecem seu respectivos receptores. Alguns mecanismos ocorrem depois da aderncia epitelial, invaso, multiplicao intracelular, apoptose e esfoliao das clulas infectadas. Depois de colonizarem a bexiga podem alcanar os ureteres e chegarem aos rins, aderindo se ao epitlio renal, atravs das fmbrias P. Logo aps a adeso, h produo de toxinas lesionando os glomrulos. Em algumas situaes, as UPEC podem atravessar o epitlio e cair na corrente sangunea. Trabulsi e Alterthun (2008) citam que a reao inflamatria

freqentemente intensa mediada por citocinas, cuja produo induzida pelo antgeno O hemolisina e provavelmente por outros fatores de virulncia.

Quadro Clnico

A ITU pode ser totalmente assintomtica ou cursar com um quadro clnico de cistite, uretrite e at mesmo pielonefrite. A cistite uma infeco da bexiga urinria, freqentes nas mulheres, particularmente durante o perodo frtil. Algumas desenvolvem infeces repetidas da bexiga urinria. As bactrias da vagina podem se deslocar para a uretra e para o interior da bexiga. As mulheres contraem com freqncia este tipo de infeco, depois de uma relao sexual, provavelmente porque a uretra sofreu contuses durante a mesma. Em casos muito particulares, as infeces repetidas da bexiga nas mulheres so originadas por uma conexo anmala entre esta e a vagina (fstula vesicovaginal), sem que exista qualquer outra sintoma.
Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

415

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

Nos homens, essas infeces so menos freqentes nos homens e iniciam geralmente, com uma infeco na uretra que se estende prstata e posteriormente bexiga. Por outro lado, uma infeco da bexiga pode ser provocada por um cateter ou por um instrumento utilizado durante um ato cirrgico. A causa mais freqente de infeces de repetio nos homens bacteriana, persistente na prstata. Embora os antibiticos eliminem

rapidamente as bactrias da urina na bexiga, a maioria destes medicamentos no pode penetrar suficientemente bem dentro da prstata para curar uma infeco na mesma. Por conseguinte, quando se interrompe a terapia com medicamentos, as bactrias que ficaram na prstata voltam a infectar a bexiga. As infeces da bexiga normalmente produzem uma freqente e urgente necessidade de urinar e uma sensao de ardor ou dor durante a mico. Em geral, a dor sente-se por cima do pbis e, muitas vezes, na parte inferior das costas. Outro sintoma a mico freqente durante a noite, alm disso, a urina turva e, em aproximadamente 30% dos casos contm sangue visvel. Os sintomas podem desaparecer sem necessidade de aplicar qualquer tratamento. Por vezes, este tipo de infeco no causa sintomas e descoberta quando se efetua uma anlise de urina por outros motivos. J as assintomticas da bexiga so especialmente freqentes nas pessoas de idade avanada, podendo desenvolver como resultado uma incontinncia urinria. Uma pessoa com um mau funcionamento dos nervos da bexiga (bexiga neurognica) ou que teve de forma ininterrupta, uma sonda dentro da mesma, pode ter uma infeco da bexiga que no produza sintomas at que se desenvolva uma infeco da bexiga que no produza sintomas at que se desenvolva uma infeco renal ou aparea uma febre inexplicvel. J a uretrite uma inflamao da uretra e possui as causas mais variadas, alm disso, est entre as mais freqentes das infeces. As uretrites mais comuns so as infecciosas sexualmente transmissveis. Nos homens, a uretrite comea com uma secreo purulenta da uretra, quando a causa o microorganismo gonococo, ou com um exsudato mucoso, quando se trata de outros microorganismos. Outros sintomas de uretrite so dor durante a mico e freqente e urgente necessidade de urinar. J nas

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

416

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

mulheres, a infeco da vagina pode provocar dor durante a mico medida que a urina, que cida, passa por cima dos lbios inflamados. E por fim, a pielonefrite que definida por um transtorno renal que afeta os tbulos, interstcio e pelve renal. As pielonefrites so complicaes decorrentes das infeces da uretra, bexiga e/ou ureteres denominadas infeco ascendente. Normalmente os ureteres no recebem urina de volta da bexiga, devido a mecanismos anti-refluxo. Contudo se estes mecanismos devido a anomalias congnitas ou a inflamao no forem eficazes, o refluxo de urina pode transportar bactrias que infectem a bexiga ou a uretra para o rim. Outro fator a considerar quanto pielonefrite a obstruo do ureter, a qual pode ser devida a litase renal e a hiperplasia benigna da prstata Nessa situao, a estase da urina acima da obstruo permite o crescimento bacteriano, que normalmente seria impedido pelo fluxo constante. A cateterizao de doentes acamados ou com outros problemas das vias urinrias tambm um fator de risco. uma das doenas mais comuns do rim, ocorre de duas maneiras: a pielonefrite aguda e a pielonefrite crnica. A pielonefrite aguda causada por infeco bacteriana e a leso renal associada infeco do sistema urinrio, j a pielonefrite crnica um transtorno mais complexo: a infeco bacteriana tem uma participao importante, mas outros fatores (refluxo vesicouretral, obstruo) esto envolvidos em sua patognese. uma infeco supurativa (com produo de pus) e quase sempre causada por bactrias, raramente, por vrus (tipo Polioma) ou fungos como Candida albicans. Afeta principalmente trs populaes: bebs com menos de um ano com anomalias congnitas do sistema urinrio; mulheres de meia idade e homens idosos com hiperplasia de prstata. O incio abrupto, com dor na mico (disria), maior freqncia e urgncia em urinar durante a noite (nictria). Como em qualquer infeco, h febre, suores, mal-estar. So detectveis leuccitos em massas cilndricas na urina (piria), por terem sido arrastados dos tbulos cilndricos pela urina. Microscopicamente, observa-se a inflamao supurativa, com infiltrao, a

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

417

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

princpio de neutrfilos, por conseguinte macrfagos e linfcitos. H necrose das clulas dos tbulos renais. Quanto pielonefrite crnica, esta derivada de mltiplos ataques de pielonefrite aguda, que podem ser mais ou menos graves, e que ocorrem freqentemente durante um perodo extenso. Segundo Robbins e Cotran (2005, p. 1045), a pielonefrite crnica dividese em duas formas: nefropatia de refluxo e obstrutiva crnica. A nefropatia de refluxo:
Esta , de longe, a forma mais comum de cicatrizao por pielonefrite crnica. O envolvimento renal na nefropatia de refluxo ocorre precocemente na infncia como resultado da sobreposio de infeco urinria ao refluxo vesicouretral congnito e refluxo intrarenal, esta condicionado pelo nmero de papilas potencialmente suscetveis ao refluxo. O refluxo pode ser uni ou bilateral; portanto, o dano renal resultante pode causar cicatrizao e atrofia de um rim ou pode envolver ambos e levar insuficincia renal crnica. O refluxo vesicouretral ocasionalmente causa dano renal na ausncia de infeco (refluxo estril), mas somente na presena de obstruo severa. (ROBBINS; COTRAN, 2005, p. 1045)

J a obstrutiva crnica:
A obstruo predispe o rim infeco. Infeces recorrentes sobrepostas a leses obstrutivas difusas ou localizadas levam a episdios recorrentes de inflamao e cicatrizao renal, resultando em um quadro de pielonefrite crnica. Nesta condio, os efeitos da obstruo contribuem para a atrofia parenquimatosa; de fato, s vezes difcil diferenciar os efeitos da infeco bacteriana daqueles da obstruo isolada. A doena pode ser bilateral, como ocorre nas anomalias do sistema imunitrio (p. ex., valvas uretrais posteriores), resultando em insuficincia renal a menos que a anomalia seja corrigida, ou unilateral, como ocorre nos clculos e anomalias obstrutivas unilaterais do ureter. (ROBBINS; COTRAN, 2005)

O incio da pielonefrite crnica pode ser gradual ou por ataque de pielonefrite aguda. Os sintomas so semelhantes a esta ltima, mas tendem a ser mais suaves por um longo perodo. Pode complicar com surgimento de hipertenso arterial de causa renal, sndrome nefrtica e insuficincia renal. Macroscopicamente h atrofia do rim afetado. A pelve e os clices ficam danificados e por vezes obstruem a passagem da urina. Com o microscpio, v-se extensa fibrosao do rim, uma resposta provocada pelo sistema imunitrio infeco constante. H atrofia de alguns tbulos, dilatao de outros, com contedo hialino devido protena retida.
Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

418

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

Resposta Imunolgica

Trabulsi e Alterthum (2008) afirmam que a produo de citocinas e o influxo de neutrfilos ocorrem pela presena da UPEC ou de produtos bacterianos dentro do trato urinrio. As interaes entre as adesinas das UPEC, as clulas epiteliais e as clulas imunes do hospedeiro estimulam a expresso de vrias molculas pr inflamatrias, interleucinas 6 (IL-6) IL-8 e seu receptor, TNF- alfa e a enzima xido ntrico sintase. A IL 8 e o seu receptor so importantes na induo da migrao transepitelial de neutrfilos durante as ITUs. As molculas de reconhecimento padro (receptores talllike),cita-se como exemplo a TLR-4, tambm permitem que as clulas epiteliais do trato urinrio detectem e combatam os constituintes bacterianos, como LPS e lipoprotenas, levando a sinalizao transmembrana e alterao celular.

Tratamento

Trabulsi

Alterthum

(2008)

recomendam

uso

de

Trimetropensulfametazol (TMP-SMX), aprofloxacina ou afloxacina durante 3 dias consecutivos em casos de cistite . A fluoroquilona oral, durante sete dias podendo ser usada em pacientes com pielonefrites agudas, sem nuseas, vmitos e nenhum sinal de hipotenso ou sepse. J os pacientes graves requerem hospitalizao, com um tratamento parenteral durante trs dias, alm de uma terapia complementar via oral.

Preveno

Atualmente no existe nenhuma preveno do tipo imunizao ativa ou passiva para as infeces provocadas por E.coli. Entretanto, existem vrias formas de precaues que podem ser tomadas para prevenir determinadas infeces causadas por E.coli e entre outros. A incidncia de ITU(s) pode ser reduzida pela retirada imediata de

cateteres. J nas infeces recorrentes pode ser prevenidas por uma profilaxia

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

419

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

prolongada com drogas anti- spticas das vias urinrias. (nitrofurantona / sulfatoxazo- trimetonina) Nos caso de sepse pode ser prevenidos pela imediata remoo ou pela alterao do laudo das infeces intravenosas.

Diagnstico O diagnstico das ITU geralmente baseado em sintomas como mico dolorosa ou sensao de que a bexiga no se esvazia, mesmo aps a infeco. A urina pode estar turva ou ter uma leve colorao sanguinolenta. (TORTORA; FUNKE; CASE, 2005) Trabulsi e Altherthum (2008) orientam que o exame microscpico da urina o primeiro passo no diagnostico laboratorial das ITUs. O espcime clnico centrifugado a 2.000 rpm/ 5 minutos e o sedimento examinado sob microscopia, aps ou no a colorao de gram ou com azul de metileno. Em geral, a presena de 10 a 50 clulas brancas / mm3 considerado o limite mximo normal. O diagnstico das infeces por UPEC baseado na cultura da urina, seguida do isolamento e identificao bioqumica da bactria. A urina na bexiga normalmente estril, mas a contaminao geralmente freqente, mesmo quando a coleta realizada cuidadosamente, ou quando obtida, por exemplo, por cateterizao. Antes da coleta e particularmente em mulheres, deve se fazer assepsia da genitlia com sabonete e gua, descartando se o primeiro jato e coletando se o segundo. Alm disso, a urina deve ser processada imediatamente ou cultivada dentro de oito horas se for mantida sob refrigerao a 4C. A quantificao do nmero de bactrias presentes na urina uma maneira de separar a contaminao de uma infeco do trato urinrio. Os pacientes com infeco apresentam geralmente cerca de 10 bactrias/ml. Alquotas do material tambm so plaqueadas em meios slidos para o isolamento e identificao das amostras. As UPEC crescem rapidamente em meios comumente usados no laboratrio de microbiologia clinica, tais como gar cistina lactose deficiente em eletrlitos (CLED), gar Mac Conkey e gar
Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

420

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

eosina- azul de metileno (BEM). Aps identificao bioqumica realizado ento o antibiograma. Os sintomas das ITUs baseia se em mico dolorosa ou sensao de que a bexiga no se esvazia. A urina pode estar com aparncia turva ou ter uma leve colorao sanguinolenta. Quando se tem suspeita de ITU, o primeiro diagnstico laboratorial a ser realizado o microscpio da urina. A amostra centrifugada a 2.000 rpm/5 minutos e o sedimento examinado por um microscopista, aps ou no a colorao de gram ou azul de metileno. Geralmente, a presena de 10 a 50 clulas brancas mm3 considerada o limite Maximo normal. Para que possa basear a identificao bacteriana causada da ITU necessria a realizao da cultura de urina, isolamento e identificao bioqumica da bactria. Sabe-se que a urina na bexiga estril, mas a contaminao freqente, mesmo quando a coleta realizada conforme orientao dada ao paciente, ou por contaminao por cateterizao. A coleta principalmente em mulheres essencialmente importante devese realizar a assepsia da genitlia com sabonete e gua, descartando o primeiro jato, sendo de interesse o jato mdio. muito importante no se esquecer de informar ao paciente que aps a coleta, o material dever ser encaminhado ao laboratrio o mais rpido possvel e ser mantido sob uma refrigerao de 4C. Para Trabulsi e Altherthum (2008)
A quantificao do nmero de bactrias presentes na urina uma maneira de separar a contaminao de uma infeco do trato urinrio. Os pacientes com infeco apresentam geralmente cerca de 10 bactrias/ml. Alquotas do material tambm so plaqueadas em meios slidos para o isolamento e identificao das amostras. As UPEC crescem rapidamente em meios comumente usados no laboratrio de microbiologia clinica, tais como gar cistina lactose deficiente em eletrlitos (CLED), gar Mac Conkey e gar eosinaazul de metileno (BEM). Aps identificao bioqumica realizado ento o antibiograma.

Discusso

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

421

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

A infeco urinria descrita como maior agente etiolgico das ITUs diagnosticada. A freqncia observada foi semelhante aos dados da literatura. Robbins e Cotran (2005) afirmam que as mulheres so mais vulnerveis as ITUs, sendo at 10 vezes maior a chance do que os homens, pois a distncia entre a bexiga urinria e a pele de 5 cm, ao contrario do homem que de 20 cm. Um dos mecanismos mais conhecidos da UPEC a variao de fase que faculta a UPEC a expressar ou no a fimbria tipo 1 e provavelmente a fmbria P. A expresso da fmbria tipo 1 ocorre quando a UPEC est localizada na bexiga e esta perde a fmbria, quando se dirige aos rins. Segundo Robbins e Cotran (2005), da puberdade at a menopausa, a vagina protegida de patgenos por um pH baixo resultante do catabolismo do glicognio no epitlio normal pelos lactobacillus. Os antibiticos podem destruir os lactobacillus, tornam a vagina suscetvel infeco, porm os patgenos desenvolvem mecanismos especficos de ligao mucosa vaginal ou cervical, ou via rompimentos locais na mucosa durante o sexo (verrugas genitais, sfilis). Em particular, a resistncia a associao TMP-SMX e as

fluoroquinolonas tem se tornado um problema nas UTIs graves naquelas associadas com cateteres urinrios. A profilaxia antimicrobiana pode ser til, embora o crescimento da resistncia antimicrobiana possa limitar sua eficcia. Outras medidas incluem aplicao tpica de estrognio (em mulheres na ps-menopausa) o qual mostra eficcia na reduo das infeces recorrentes, ou aplicao vaginal/ oral de lactobacillus, probitica, com o objetivo de restaurar a microbiota normal e impedir a colonizao pela E.coli. Existem vacinas sendo desenvolvidas contra as diferentes adesinas, como, por exemplo, para a fimbria tipo 1, que apresenta pouca variabilidade entre as amostras de E.coli. ( TRABULSI; ALTHERTHUM, 2009, p. 316). Tortora, Funke e Case (2009) alegam que:
O diagnstico sempre realizado com a orientao tradicional de que a urina contendo mais de 100 mil bactrias por mililitro uma indicao de infeco urinria, sendo aquela modificada, contagens to baixas quanto 1000/ml de qualquer tipo bacteriano nico, ou de Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

422

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

at 100/ ml de coliformes (bactrias intestinais como E.coli), so agora consideradas uma indicao de infeco significativa,

especialmente se houver leuccitos na urina (piria). Antes da terapia ser iniciada a cultura das bactrias da urina feita para determinar a sensibilidade ao antibitico.

Concluso Aps estudo realizado pode se constatar que a Escherichia coli (UPEC) possui fatores de virulncia como as fmbrias do tipo 1 e as fmbrias do tipo P, responsveis pela aderncia nas clulas uretrais, capazes de iniciar uma infeco do trato urinrio, que podem progredir quando no tratadas. Entretanto, a bactria presente na microbiota intestinal coloniza o canal uretral, principalmente nas mulheres devido a sua posio anatmica. O hospedeiro apresenta predisposies necessrias para que os patgenos possam obter aproveitamento e se desenvolverem com as facilidades que o corpo proporciona como a temperatura de 37C e o pH de 4,4. Se os Patgenos colonizam a regio e as clulas de defesa no forem eficazes em suas aes de fagocitose por motivos de baixa imunidade, podem ocorrer o

desenvolvimento das ITUs. A sintomatologia provocada depende muito do desenvolvimento da doena, o tratamento difere-se de acordo com sua gravidade. Existem alguns estudos de imunizao ativa contra a adesina, (fmbrias do tipo 1), justamente pela elevada morbidade, mas ainda no obtiveram resultados fidedignos. No existem nenhuma preveno especfica para as ITUs, contudo podem ser tomadas algumas precaues mediantes algumas situaes como: pacientes ambulatoriais que fazem o uso de cateteres e em pacientes com infeces recorrentes que fazem profilaxia prolongada com antibiticos especficos. Com relao s mulheres, alguns cuidados so sugeridos para evitar uma futura infeco ou at mesmo uma infeco reincidente: beber bastante gua, urinar sempre que sentir necessidade, fazer higienizao da genitlia de frente para traz, evitando contaminao fecal, limpar a rea antes da relao sexual, entre outros. importante evidenciar que as infeces do trato urinrio no so doenas irrelevantes e que apresentam significado clnico importante. Muitas vezes a
Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

423

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

teraputica iniciada interrompida, agravando ainda mais o quadro clnico, pode ocorrer disseminao da Escherichia coli para a corrente sangunea provocando choque sptico e at mesmo ao bito.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao.. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

CARVALHO, Eliana Pinheiro de. Microbiologia de alimentos. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001.

CRUZ, Jenner; ROMO, Joo E.Jnior. Infeces do Trato Urinrio. Disponvel em < http:/ www.scielo.com.br > acesso em Mar. 2009.

FACULDADES SO LUCAS. Saber Cientfico. Porto Velho, 2009. Disponvel em < http:/ www.saolucas.edu.br > acesso em Fev. 2009.

FURAST, Pedro A. Normas Tcnicas para o trabalho Cientfico: Elaborao e Formatao. 14. ed. Porto Alegre: s.n., 2008.

GERMANO, Pedro. GERMANO; Maria I. S. Higiene e Vigilncia Sanitria de Alimentos. So Paulo: Varela, 2001.

GUIDONI, Eliane B. M; TOPOROVSKI, Jlio. Infeco urinria na adolescncia. So Paulo: 2001. Volume 77. Disponvel em < http:/ www.portalbiologia.com.br > acesso em: Mar.2009.

GUIMARES, Deocleciano T.(org.). Dicionrio de Termos Mdicos e de Enfermagem. 1. ed. So Paulo: Rideel, 2002.

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

424

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

HEILBERG, Ita P. SHOR, Nestor. Abordagem diagnstica e teraputica na infeco do trato urinrio ITU. UFSP: So Paulo, 2009. Disponvel em < http:/ www.scielo.com.br > acesso em Mar. 2009.

JAWETZ, Ernest. Microbiologia Mdica: um livro mdico. Traduo de Patricia Lydie Voeux. 22. Ed. Rio de janeiro: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda.2005.

KOCH, Vera H; ZUCCOLOTTO Sandra M. C. Infeco do Trato Urinrio em Busca das Evidncias. Sociedade Brasileira de Pediatria: SP, 2009. Disponvel em < http:/ www.scielo.com.br > acesso em Mar. 2009.

LEITE, Mrio Csar P. Pielonefrite. Disponvel em < http:/ www.policlin.com.br > acesso em Jun. 2009.

LEVINSON, Warren; JAWETZ, Ernest. Microbiologia Mdica e Imunologia. Traduzido por Jos Procpio M. Senna. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LIMA,

Cludio

L.M;

ALVES,

Protssio

M.C.

ITU.

Disponvel

em

<

http:/

www.abcdasaude/artigo.com.br > acesso em Jun. 2009.

RIYUZO, Mrcia C.; MACEDO, Clia S; BASTOS Herculano D. Fatores associados recorrncia da infeco do trato urinrio em crianas. UESP: So Paulo, [S.d.]. Disponvel em < http:/ www.scielo.com.br > acesso em Abr. 2009.

ROBBINS l. Stanley; COTRAN Ramzi S. Patologia: Bases Tecnolgicas das Doenas. Traduzido por Maria da Conceio Zacharias.7.ed. Rio de Janeiro:Elsevier, 2005.

SILVRIO, Wanderley Dias. et al. Caractersticas Biolgicas e Estrutura Clonal em amostras uropatognicas de Escherichia coli. Instituto de Medicina Tropical de So Paulo: So Paulo, 2009. Disponvel em < http:/ www.scielo.com.br > acesso em Maio. 2009.

TORTORA, Gerard J; Berdell R. FUNKE; Christine L.CASE. Microbiologia. Traduzido por Roberto Marchiori Martins. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

425

A Incidncia de Infeces Urinrias Causadas por E. Coli Lorena Brandhuber de Moura - Maira Gomes Fernandes

TRABULSI, Luiz R; ALTERTHUN, Flvio. Microbiologia. 4. ed. e 5. ed. So Paulo: Atheneu, 2008.

Title The Incidence of Urinary Tract Infections Caused by E. Coli.

Abstract The objective of this work is to study the high incidence of Escherichia coli in urinary infections. Methods: The study consists of a bibliography of scientific literature already published as articles and books. Results: The ITUs are caused by Enterobacteria, the most common to E. coli from 85% to 90%. Affects mainly women, patients in outpatient treatment and more than half of hospitalized patients. Symptoms range from a simple urethritis pyelonephritis, that when untreated can lead to septic shock and even death. Conclusions: The article demonstrates the incidence of E. coli (UPEC) as the etiologic agent responsible for ITUs due to its characteristics, reach the urethra, from the gut, through one of its major virulence factors of the adhesin.

Keywords
UTI. Urinary tract infection, E. Coli. Impact, Enterobacter.

http://www.faar.edu.br/revista Recebido em: 23/11/2010 Aceito em : 30/11/2010

Revista Olhar Cientfico Faculdades Associadas de Ariquemes V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010

426

You might also like