You are on page 1of 12

A CENTRALIDADE DA FAMLIA NAS POLTICAS SOCIAIS DA ASSITNCIA SOCIAL E SADE: A RELEVNCIA DO DEBATE PARA O SERVIO SOCIAL Michelly Laurita

Wiese: Assistente Social. Mestre em Servio Social pela


Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e doutoranda do Programa de Ps Graduao em Servio Social da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUCSP, sob orientao da Profa. Dra.Maria Carmelita Yasbek.

Rosemeire dos Santos: Assistente Social. Mestranda do Programa de Ps Graduao


em Servio Social da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUCSP, sob orientao da Profa. Dra.Maria Carmelita Yasbek.

Resumo: O presente artigo tem por objetivo destacar a relevncia da categoria famlia na discusso das polticas pblicas no contexto das mudanas ocorridas no plano scioeconmico-cultural da sociedade capitalista. Entender a famlia como um processo social em construo e mudana, destacando os novos arranjos e composies familiares desmistificando os conceitos e pr-conceitos estabelecidos ao longo da histria. No mbito das polticas pblicas evidenciar a centralidade da famlia nas polticas de Assistncia Social e Sade. Palavras chave: Famlia, Sociedade, Poltica Pblica.

Absctrat: The present article has since objective detaches the relevance of the category family in the discussion of the public politics in the context of the changes occurred in the scioeconmico-cultural plan of the capitalist society. To understand the family like a social process in construction and change, detaching the new "arrangements" and familiar "compositions" demystifying the concepts and daily pay-concept established along the history. In the context of the public politics to show the centralidade of the family up in the politics of Social work and Health. Key-words: Family, Society, Public Policy.

Nos ltimos vinte e cinco anos, vrias mudanas ocorridas no plano socioeconmico-culturais, pautadas no processo de globalizao da economia capitalista, vm interferindo na dinmica e estrutura familiar, trazendo alteraes em seu padro tradicional de organizao. Assim, no se pode falar de famlia, mas de famlias, para que se possa tentar contemplar a diversidade de relaes que convivem na sociedade. Consequentemente o trabalho com famlias tem se constitudo numa fonte de preocupao para os profissionais que trabalham na rea, tanto pela atualidade do tema como pela sua complexidade. Segundo Mioto (2004) a sua discusso envolve inmeros aspectos como as diferentes configuraes familiares, as relaes que a famlia vem estabelecendo com outras esferas da sociedade, tais como Estado, Sociedade Civil e Mercado, bem como os processos familiares. Alm destes, esto envolvidos os aspectos inerentes prpria histria e desenvolvimento das profisses que atendem a esse campo. Retornando a histria identificamos que a Revoluo Industrial1, foi um evento de grande importncia, pois, foi a partir deste marco histrico que as transformaes se tornaram mais evidentes no que se refere ao conceito de famlia. Antes da inveno das mquinas as economias eram artesanais e agrcolas, e os papis familiares eram divididos e subdivididos de tal maneira que, o homem, pai de famlia, era responsvel pelo sustento da sua esposa e de seus filhos. A mulher por sua vez, era criada para cuidar da casa e de seus filhos, ser bondosa e obediente ao seu esposo. Os filhos do sexo masculino eram vistos dentro da economia agrcola como soma ao trabalho na lavoura, um nmero a mais nas plantaes agrcolas. As filhas eram criadas desde sua infncia a cuidar da casa e dos irmos mais novos para assim serem futuras boas esposas e mes. A famlia possua uma composio que configurou um padro de Famlia Nuclear Burguesa, em que toda e qualquer famlia, considerada normal deveria te r um homem e uma mulher e filhos, com os papis definidos2. No imaginrio social, a

Revoluo Industrial com incio na Inglaterra compreendido nos sculos XVII e XIX. No Brasil processos semelhantes tambm ocorrem desde a poca colonial em que a famlia era formada pelo pai, me e pelos filhos consangneos, frutos do casamento do casal, denominaes essas baseadas nos primrdios bblicos, morais e religiosos instalados na sociedade, inseridos com o trabalho dos jesutas no Brasil, que chegaram com o propsito de evangelizar os ndios. Se as famlias no estivessem dentro desse modelo eram tidas como
2

famlia seria um grupo de indivduos ligados por laos de sangue e que habitam a mesma casa. Aps a Revoluo Industrial essa viso foi se modificando, a agricultura no era mais o ponto fundamental da economia, muitas famlias deixaram os campos agrcolas para viverem nos centros urbanos industriais. O salrio oferecido pelas indstrias j no era mais o suficiente para o sustento da famlia, as mulheres tambm vo trabalhar, at mesmos as crianas, iniciando assim, a explorao da mo-de-obra de mulheres e crianas. Essas so as transformaes que configuram a emergncia da sociedade urbana industrial. Este contexto favorece a mudana no papel da mulher na sociedade, deixando de ser apenas a pessoa responsabilizada a ficar dentro de casa, para cuidar dos afazeres domsticos e dos filhos. Esse quadro torna-se mais evidente na dcada de 1960; com o movimento feminista, a mulher inicia a sua emancipao social e sexual, pois nesse mesmo perodo ocorre a possibilidade de escolha da mulher a maternidade, pois se difunde os anticoncepcionais com conseqncias afirmadas por SARTI:
A partir da dcada de 1960, () em escala mundial, difundiu-se a plula anticoncepcional, que separou a sexualidade da reproduo e interferiu decisivamente na sexualidade feminina. Esse fato criou as condies materiais para que a mulher deixasse de ter sua vida e sua sexualidade atadas maternidade como um destino, recriou o mundo subjetivo feminino e, aliado expanso do feminismo, ampliou as possibilidades de atuao da mulher no mundo social. A plula, associada a outro fenmeno social, a saber, o trabalho remunerado da mulher, abalou os alicerces familiares, e ambos inauguraram um processo de mudanas substantivas na famlia...(SARTI, 2005,p. 21).

Nesse breve contexto podemos comear a compreender as transformaes sociais e familiares que se expressam nos dias atuais. As mudanas ocorreram de forma gradativa. ainda significativo o nmero de famlias monoparentais, termo utilizado para denominar como responsveis, o pai e ou a me. Esta constituio de famlia pode ser denominada de recompostas a partir do momento em que o responsvel pela famlia venha a se casar ou viver um concubinato (art. 1727- Cdigo Civil Brasileiro).
desajustadas, irregulares. As mulheres que fugissem desse padro eram, vistas com grande preconceito na sociedade e os filhos por sua vez, como coitadinhos, aquele que no tivesse uma boa estrutura familiar teria problemas futuros, com problemas emocionais, sociais e educacionais devido ao processo de separao dos pais.

Outra mudana importante que favorece as segundas unies a situao de viuvez quando decidem ter uma nova relao conjugal, seja para ser correspondido afetivamente ou para ter o apoio do outro na manuteno do lar. Fato esse que h alguns anos atrs no acontecia principalmente entre as mulheres, que aps se tornarem vivas guardavam o chamado luto permanente e que, a prpria sociedade logo as identificavam pelas vestimentas e trajes escuros. As rupturas e a finalizao de casamentos ou unies estveis, tambm so resultantes da situao econmica da famlia. O homem era considerado como o mantenedor e provedor de sua famlia, mas com as alteraes no mundo do trabalho, com o nmero desempregos, a falta de emprego, a mulher acaba assumindo a responsabilidade financeira da famlia quando est inserida no mundo do trabalho, com isso o homem perde seu papel como o chefe de famlia. Sendo assim a autoridade masculina fica abalada, pois o homem no aceita a mulher como provedora dessa famlia. Para Campos e Mioto (2003) desde a instituio da Lei dos Pobres, havia a preocupao de se tratar a famlia como a unidade, quando se trata de agir em relao misria. Com o Estado de Bem-Estar Social a famlia se torna alvo na atuao no conjunto das aes do Estado, identificando na famlia a importncia no processo de reproduo social. Mesmo com aes mais ampliadas do Estado de Bem-Estar-Social com as famlias, as mesmas eram vistas como famlia de trabalhadores. Os filhos e as esposas dos trabalhadores eram atendidos enquanto dependentes do trabalhador, e no apenas por serem cidados de direitos e necessitados de atendimento, pois o vnculo de atendimento e de direito garantido era ser trabalhador. Foi um perodo em que se visualizava o pleno emprego, que com as transformaes societrias e econmicas essa viso de polticas de atendimentos apenas voltada ao trabalhador cai em contradio e inicia toda uma nova forma de pensar a poltica pblica, principalmente a Poltica de Proteo Social. Por isso concordamos com Amaral (2001) que afirma que a famlia , uma construo social que varia segundo as pocas, permanecendo, no entanto, aquilo que se chama de sentimento de famlia, que se forma a partir de um emaranhado de emoes e aes pessoais, familiares e culturais, compondo o universo do mundo familiar.

Entretanto, h dificuldade de se definir famlia, cujo aspecto vai depender do contexto sociocultural em que a mesma est inserida. Para se trabalhar a famlia nas polticas sociais tem que ter ainda em mente como afirma Sarti:

A famlia para os pobres, associa-se aqueles em quem se pode confiar.(...) Como no h status ou poder a ser transmitido, o que define a extenso da famlia entre os pobres a rede de obrigaes que se estabelece: so da famlia aqueles com quem se pode contar, isto quer dizer, aqueles que retribuem ao que se d, aqueles, portanto, para com quem se tem obrigaes. So essas redes de obrigaes que delimitam os vnculos, fazendo com que as relaes de afeto se desenvolvam dentro da dinmica das relaes descritas neste captulo. (SARTI, 1996 p. 63)

Para Kaloustian & Ferrari (1994), a famlia o espao indispensvel para a garantia da sobrevivncia e da proteo integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vm se estruturando. a famlia que propicia os aportes afetivos e, sobretudo, materiais necessrios ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educao formal e informal; em seu espao que so absorvidos os valores ticos e morais, e onde se aprofundam os laos de solidariedade. Vem crescendo internacionalmente a viso de que as unidades de atuao famlia e comunidade so pontos importantes da estratgia de integrao das diversas polticas sociais. A escolha do ano de 1994, como Ano Internacional da Famlia pela ONU reflete este movimento de priorizao poltica da famlia (Carvalho, 1994:34). Segundo Vasconcelos (1999) em muitos municpios brasileiros, servios locais de sade, escolas e rgos de assistncia social ligados a igrejas, entidades filantrpicas e organizaes no governamentais j vm desenvolvendo programas de

acompanhamento e apoio a famlias em situao especial de dificuldade. Em geral, so iniciativas isoladas e descontnuas de grupos de profissionais mais comprometidos das instituies pblicas ou atividades de entidades no governamentais voltadas para pblicos restritos. A famlia, por outro lado, tem sido cada vez mais requisitada pelo Estado a assumir responsabilidades na gesto de determinados segmentos como criana e adolescente, idosos, portadores de necessidades especiais, conforme estabelece nos

estatutos de todos os segmentos existentes, que dever da famlia, da comunidade, da sociedade civil e do Estado, assegurar atendimento e a garantia de direitos dos mesmos. Segundo Gomes e Pereira (2005) de fato, na sociedade brasileira, a crise do Estado resultante da dificuldade do Pas de acompanhar o desenvolvimento do novo cenrio econmico internacional, tornando-se incapaz de garantir o crescimento econmico e solucionar questes sociais. Diante da ausncia de polticas de proteo social populao pauperizada, em conseqncia do retraimento do Estado, a famlia chamada a responder por esta deficincia sem receber condies para tanto. O Estado reduz suas intervenes na rea social e deposita na famlia uma sobrecarrega que ela no consegue suportar tendo em vista sua situao de vulnerabilidade socioeconmica (GOMES E PEREIRA, 2006, p: 361). Ainda segundo as autoras acima citadas, percebemos que a questo fundamental a necessidade de promoo e apoio s famlias vulnerveis atravs de polticas sociais bem articuladas e focalizadas. O reconhecimento das mesmas, como objeto de polticas pblicas, constitui fator decisivo para atingir objetivos prioritrios do desenvolvimento humano, tais como a minimizao da pobreza, o acesso educao, sade, alimentao, moradia e proteo integral s suas crianas e adolescentes. Para Vasconcelos (1999) se a progressiva valorizao da famlia na agenda das polticas sociais brasileiras nos anos 1990 vem sendo uma conquista que tem resultado em aperfeioamentos, importante ter clareza de que, para muitos problemas, a famlia no a instncia de atuao mais propcia. A partir do processo de intensificao do individualismo trazido pela modernidade, cada vez mais o cidado prefere resolver seus problemas de forma independente do seu grupo familiar. As diferenas prprias de cada membro de uma famlia fazem com que eles tenham distintas preferncias em relao forma de encaminhar seus problemas pessoais a ponto de escolherem diferentes profissionais ou servios. Os conflitos, existentes principalmente para os membros vivendo situaes de subalternidade na famlia, tornam constrangedora a abordagem conjunta de alguns problemas. Neste sentido:
A famlia apenas uma das instncias de resoluo dos problemas individuais e sociais. Os servios pblicos devem ser flexveis para

responder de forma diferenciada s diversas formas de apresentao dos problemas locais. Apenas aqueles a quem interessa esconder os conflitos de classe social, de raa e sexo, negar a relao fundamental dos problemas pessoais com a forma de organizao do Estado e da economia, bem como diminuir a importncia das lutas dos movimentos sociais e dos partidos polticos, que busca colocar a famlia como centro absoluto da abordagem dos problemas sociais. (VASCONCELOS, 1999, pg. 13).

O desafio encontrar formas de abordagem dos problemas familiares integradas em outras dimenses da luta poltica dos diversos movimentos sociais. Mioto (2004), avalia que a conscincia das transformaes ocorridas na famlia tem se manifestado no cotidiano dos servios. A exemplo de assistentes sociais, observa a existncia de um consenso sobre a diversidade de arranjos familiares, sobre o carter temporrio dos vnculos conjugais e sobre questes ligadas reproduo humana e liberalizao dos costumes. Todavia, apesar das mudanas na estrutura da famlia, a expectativa relacionada s suas tarefas e obrigaes continua preservada. Espera-se um mesmo padro de funcionalidade, independente do lugar em que esto localizadas na estratificao social, calcada em postulaes culturais tradicionais referentes aos papis paterno e, principalmente, materno (pg 53). No Brasil a Proteo Social tem maior enfase e garantia com a aprovao da Constituio de 1988, que vai constituir legalmente como funo do Estado prover a Proteo Social, que inicia com a consolidao e aprovao em 1993 da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS). A Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS), vem estabelece que a assistncia social, direito do cidado e dever do Estado, Poltica de Seguridade Social no contributiva, que prov os mnimos sociais, realizada atravs de um conjunto integrado de iniciativa pblica e da sociedade, para garantir o atendimento s necessidade bsicas. A Assistncia Social, a partir da LOAS em sua constituio, inserida no processo de Estado de Bem-Estar-Social remete-nos a um trip de Proteo Social, juntamente com a Sade e a Previdncia Social. Conforme a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), proteo social deve garantir as seguintes seguranas: segurana de sobrevivncia (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convvio ou vivncia familiar. A compreenso da PNAS

que a responsabilidade maior da Assistncia Social a proteo social da acolhida, de convvio ou vivencia familiar. Com isso identificamos que h uma priorizao da responsabilidade famlia, pois conforme defendido no mbito da Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), (...) independente dos formatos ou modelos que assume, mediadora das relaes entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o pblico e o privado, bem como geradora de modalidades comunitrias de vida. O Estado passa por um processo de desresponsabilizao das aes diretas junto aos usurios diretos da assistncia social e responsabilizando a famlia. Cabendo ao Estado trabalhar e subsidiar essas famlias em sua maior parte vulnerveis e despreparadas a assumir a responsabilidade. De modo que seu trabalho componha de medidas scio-educativas e quando necessrio de repasse financeiro. Cumprindo assim o papel do Estado de proteo social. Diante dos fatos e das situaes acima citadas a Poltica Nacional de Assistncia Social, traz a proposta de trabalho enfatizando o trabalho scio-educativo centralizando a famlia em suas mltiplas configuraes e organizaes, focalizando suas particularidades e singularidades nas diferentes situaes que so apresentadas e nos diferentes nveis sociais. Sendo assim Gueiros (2002) afirma que:

Conhecer a famlia da qual se fala e para a qual muitas vezes dirigimos nossa prtica profissional muito importante; tambm imprescindvel compreender sua insero social e o papel que a ela est sendo atualmente destinado; e, da mesma forma, necessria a mobilizao de recursos da esfera pblica, visando implementao de polticas pblicas de carter universalista que assegurem proteo social; entretanto, o mais fundamental que o indivduo e sua famlia tenham efetivas condies para prover sua autonomia, sejam respeitados em seus direitos civis e sociais (acesso educao, sade, justia e ao trabalho) e contem com a possibilidade de elevao do nvel de qualidade de vida, aspectos estes inerentes construo da cidadania. (GUEIROS, 2002, p. 119-120)

No cabe determinar uma metodologia de trabalho com famlias a ser seguida, ou determinada, e sim trazer a discusso e fazer pensar os profissionais que trabalham na implantao e execuo da proposta pela Poltica Nacional de Assistncia Social. Por isso, o Estado deve pensar em polticas pblicas de carter universalistas, que assegurem proteo social e que reconhea a famlia como sujeito de direitos, capaz

de potencializar as aes propostas. As polticas sociais muito pouco tm contribudo para amenizar as condies de vulnerabilidade da famlia pobre. Porm ao analizarmos a poltica de sade brasileira em especial ao Programa Sade da Famlia PSF, do Ministrio da Sade (Brasil, 2002) como estratgia em termos de poltica pblica, centrou seu foco na famlia. O PSF tem como unidade de atendimento a famlia em seu habitat e prev aes que levem em conta a possibilidade de detectar no domiclio as necessidades de suporte e incrementar estratgias comunitrias, no sentido de ampliar redes de apoio social. Com ateno contnua e ativa, desenvolve aes de promoo, proteo e recuperao da sade dos indivduos e da famlia de forma integral e contnua, objetivando com isso melhorar a qualidade de vida dos indivduos. Segundo Vasconcelos (1999) um significado positivo do Programa Sade da Famlia foi tornar central no setor sade a discusso do modelo de atuao local, superando parcialmente a preocupao quase absoluta com os aspectos do planejamento e administrao do sistema. Em alguns municpios, o Programa significou mais uma modificao institucional (nova diviso de trabalho entre os profissionais, deslocamento do local de atuao, acrscimo na remunerao da equipe etc.) do que uma maior aproximao com o cotidiano das famlias. Por isso:

Passa a se denominar de sade da famlia prticas tradicionais de abordagem individual ou de relao com os grupos comunitrios. Qualquer tipo de interveno da equipe considerado como familiar. Ao no ter clara a distino entre o que deve ser abordado no nvel do indivduo, da famlia ou dos diferentes grupos comunitrios, o termo famlia perde sua especificidade. (VASCONCELOS, 1999, pg: 17).

No se tem mostrado clara a diferenciao entre as vrias situaes de risco vivenciadas pelas famlias ou entre os diversos contextos familiares em que se situam os problemas de sade para, assim, distinguir as diferentes metodologias de abordagem necessrias. Isto ocorre porque o eixo que orienta a interveno familiar so os programas de sade pblica definidos e padronizados nas instncias hierarquicamente superiores da burocracia do setor sade.

Para finalizar esta breve discusso e contextualizao da famlia no mbito das polticas pblicas, concordamos com Gomes e Pereira (2005) que pontuam alguns princpios que precisam ser considerados ao se propor polticas de atendimento famlia, tais como:

1) Romper com a idia de famlia sonhada e ter a famlia real como alvo. A famlia pode ser fonte de afeto e tambm de conflito, o que significa consider-la um sistema aberto, vivo, em constante transformao. 2) Olhar a famlia no seu movimento, sua vulnerabilidade e sua fragilidade, ampliando o foco sobre a mesma. 3) Trabalhar com a escuta da famlia, reconhecendo sua heterogeneidade. 4) No olhar a famlia de forma fragmentada, mas trabalhar com o conjunto de seus membros; se um membro est precisando de assistncia, sua famlia estar tambm. 5) Centrar as polticas pblicas na famlia, reconhecendo-a como potencializadora dessas aes e como sujeito capaz de maximizar recursos. 6) O Estado no pode substituir a famlia; portanto a famlia tem de ser ajudada. 7) No d para falar de polticas pblicas sem falar em parceria com a famlia (p. 362-363).

Portanto, na situao contempornea no se pode definir um modelo de famlia a ser seguida e uma nica forma de trabalho com as mesmas, pois a famlia possui suas particularidades. Possuindo diferentes formas de enfrentamento das conseqncias do processo de produo capitalista e das transformaes na sociedade consumista. Determinadas pelo prprio sistema de produo que repercuti no consumo, na dinmica social, comunitria e familiar, na vida e na classe social, que a famlia est inserida. O desafio das polticas pblica que visam a proteo social pensar e repensar a famlia buscando superar velhas aes e concepes centradas na focalizao e estratificao da proteo social a partir das famlias.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amlia Faller. Famlia Redes, Laos e Polticas Pblicas. 3. ed. So Paulo: Cotrez, 2007. AMARAL, CCG. Famlia s Avessas: gnero nas relaes familiares de adolescentes. Ed. UFC, Fortaleza. 2001.

BRASIL. Programa Sade da Famlia. Revista Brasileira de Sade da Famlia. Ano II. Braslia, 2002. BRASIL. MINISTRIO DO DESENVOLVIMETO SOCIAL E COMBATE FOME. Poltica Nacional de Assistncia Social. Braslia, 2004. BRASIL. MINISTRIO DO DESENVOLVIMETO SOCIAL E COMBATE FOME. Norma Operacional Bsica do SUAS NOB/SUAS. Braslia, 2005. CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. O lugar da famlia na poltica social. In: ____________. A famlia contempornea em debate. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2002. ____________. A priorizao da famlia na agenda da poltica social. In:

CAMPOS, Marta Silva e MIOTO, Regina Clia T. Poltica de Assitncia Social e a posio da famlia na poltica social brasileira. In: Revista Ser Social. Vol 01, num 01, 1. Semestre, Braslia: UNB, 2003.

KALOUSTIAN, S. M. (Org.) Famlia Brasileira: a base de tudo. So Paulo: Cortez, 1994. GOMES, Jerusa Vieira. Famlia: cotidiano e luta pela sobrevivncia. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant de (org.). A famlia contempornea em debate. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2002. p. 61-72.

GOMES, Mnica Arajo e PEREIRA, Maria Lcia Duarte. Famlia em situao de vulnerabilidade social: uma questo de polticas pblicas. In: Revista Cincia e Sade Coletiva. No. 10. Vol 2, 2005. p 357-363.
GUEIROS, Dalva Azevedo. Famlia e proteo social: questes atuais e limites da solidariedade familiar. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, ano 21, n. 71, p. 103-121, set. 2002. HINTZ, Helena Centeno. Novos tempos, novas famlias? Da modernidade a psmodernidade. Revista Pensando Famlias, Porto Alegre, ano 2001, n 3, p. 8-19. KALOUSTIAN, SM e FERRARI M. Introduo. In: SM Kaloustian (org.). Famlia Brasileira: a base de tudo. Ed. Cortez-Unicef, So Paulo-Braslia, 1994. LOPES, Jos Rogrio. Das famlias desestruturadas as famlias recompostas: transio, intimidade e feminilidade. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, ano 15, n. 46, p. 5-20, dez. 1994.

MIOTO, Regina Clia Tamaso. Trabalho com famlias: um desafio para os Assistentes Sociais. In: Revista Textos & Contextos. Vol. 3, No 1, 2004. SANTOS, Rosemeire. A comunicao na famlia Recomposta. Taubat: UNITAU, 2005. SARTI, Cyntia A. A famlia como espelho um estudo sobre a moral dos pobres. Campinas, Autores Associados, 1996. SOUZA, Anna Maria Nunes. Famlia e seu Espao. Rio de Janeiro: Agir, 1985.

SOUZA, Ivone M. C. Coelho de. Mudanas nos papis femininos, novas famlias uma ligao previsvel. Revista Pensando Famlias, Porto Alegre, ano 2001, n. 3, p. 21-29. SZYMANSKI, Heloisa. Viver em famlia como experincia de cuidado mtuo: desafios de um mundo em mudana. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, ano 21, n. 71, p. 9-25, set.2002. VASCONCELOS, Eymard M. A Priorizao da Famlia na Poltica de Sade. Revista Sade em Debate. Rio de Janeiro, v. 23, n. 53, p. 6-19, set./dez. 1999.

VITALE, Maria Amlia Faller. Socializao e famlia: uma anlise intergeracional. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant de (org.). A famlia contempornea em debate. 4 ed. So Paulo: Cortez, 2002. p. 89-96. YAZBEK, Maria Carmelita. Pobreza e excluso Social: Expresses da Questo Social no Brasil. In: Temporalis Revista da Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS), ano II, n 3, jan. a jun. de 2001. Braslia, ABEPSS e GRAFLINE.

You might also like