You are on page 1of 16

Boas Prticas de Farmcia

TTULO VII

Boas Prticas de Farmcia


I. INTRODUO

(1)

Os farmacuticos tm o dever de assegurar a mxima qualidade dos servios que prestam. Este documento mostra como esse objectivo pode ser alcanado e concretizado. Ao Grupo Farmacutico da Unio Europeia (GFUE) compete prestar apoio s organizaes farmacuticas que nos diversos Estados membros devero estabelecer padres nacionais para o cumprimento das Boas Prticas de Farmcia. , para isso, fundamental que a Classe se comprometa em toda a Europa a promover a excelncia na prtica diria da farmcia, em benefcio daqueles que servimos. O pblico e outros profissionais avaliaro a Classe Farmacutica pela forma como traduzimos esse compromisso no nosso desempenho dirio. Este documento visa sensibilizar as organizaes farmacuticas nacionais para a necessidade de a aco dos farmacuticos de oficina se centrar no desenvolvimento e melhoria dos servios que prestam, de modo a responderem evoluo do sector. No seria apropriado o GFUE definir padres e determinar os requisitos mnimos que devem ser alcanados em cada Estado. Uma vez que as condies de prtica variam de pas para pas, so as organizaes farmacuticas nacionais que esto melhor colocadas para definir quer os objectivos a atingir quer o perodo de tempo necessrio para o conseguir. As organizaes farmacuticas nacionais devero tambm tomar medidas para garantir que a formao farmacutica, pr e ps-graduada, prepara efectivamente o farmacutico para o papel que ter que assumir na prtica diria. Isto significa que, no mbito da necessria base em Cincias Farmacuticas, dever ser dada ateno especial ao uso dos medicamentos e que dever haver, na licenciatura, uma introduo razovel s questes relativas aos estados patolgicos, aos elementos relevantes das cincias sociais e do comportamento e ainda ao desenvolvimento da capacidade de comunicao do farmacutico.
Aprovadas pela Ordem dos Farmacuticos e pela Associao Nacional das Farmcias. Constituem a verso portuguesa das regras orientadoras do exerccio profissional em farmcia de oficina, definidas pela Federao Internacional Farmacutica e pelo Grupo Farmacutico da Unio Europeia.
(1)

Boas Prticas de Farmcia

Este documento proporciona um conjunto de orientaes para que cada pas possa, a partir dele e de acordo com os seus condicionalismos especficos, estabelecer os seus prprios padres. 1. Filosofia subjacente A misso da prtica de farmcia a dispensa de medicamentos e outros produtos e servios de sade, bem como ajudar cada pessoa, individualmente, e a comunidade, em geral, a utiliz-los da melhor forma. O servio farmacutico implica igualmente o envolvimento em actividades de promoo da sade e preveno da doena nas populaes. Mas, quando o tratamento da doena necessrio, o farmacutico deve assegurar-se, em relao a cada utente, da qualidade do processo de uso dos medicamentos, de modo a conseguir o mximo benefcio teraputico e evitar efeitos colaterais indesejveis. Isto pressupe que, tendo em vista os resultados teraputicos, os farmacuticos aceitem partilhar responsabilidades com outros profissionais de sade e com os prprios doentes. 2. Requisitos das Boas Prticas de Farmcia 2.1. As Boas Prticas de Farmcia requerem que a primeira preocupao do farmacutico seja o bem-estar do utente e do pblico em geral. 2.2. As Boas Prticas de Farmcia requerem que a essncia da actividade farmacutica seja a dispensa de medicamentos e outros produtos de cuidados de sade, o fornecimento de informao adequada, o aconselhamento ao utente e a monitorizao do resultado da teraputica. 2.3. As Boas Prticas de Farmcia requerem a contribuio do farmacutico na promoo de uma prescrio racional e econmica e, do uso correcto dos medicamentos. 2.4. As Boas Prticas de Farmcia requerem que o objectivo de cada um dos elementos dos cuidados farmacuticos seja claramente definido, apropriado ao utente, comunicado de uma forma efectiva e aceite por todos os envolvidos. 2.5. No cumprimento destes requisitos: a relao com outros profissionais de sade, particularmente mdicos, deve ser de cooperao, envolvendo confiana mtua em todas as questes relacionadas com a farmacoterapia; a relao com outros farmacuticos deve ser de colaborao, cada um tentando melhorar a prtica farmacutica, e no de concorrncia; o farmacutico deve participar, a todos os nveis, nas decises sobre a poltica do medicamento;

Boas Prticas de Farmcia

a relao com as entidades que pagam os servios farmacuticos deve ser tambm de confiana recproca, envolvendo a devida discrio profissional do farmacutico; o farmacutico deve estar informado sobre os dados clnicos e farmacolgicos essenciais de cada pessoa a que presta servio. A obteno desta informao ser mais fcil se o utente recorrer sempre mesma farmcia; o farmacutico necessita de informao independente, objectiva e actualizada sobre os esquemas teraputicos e os medicamentos disponveis; a filosofia subjacente prtica farmacutica deve ser orientada por critrios profissionais e no comerciais; os farmacuticos devem responsabilizar-se pessoalmente pela manuteno e auto-avaliao da sua prpria competncia ao longo da sua vida profissional activa; necessrio estabelecer os padres nacionais das Boas Prticas de Farmcia, a que devero aderir todos os farmacuticos; os cursos ou programas educacionais para a entrada na profisso assim como as aces de formao contnua devero abordar a prtica actual e as mudanas previsveis a curto prazo no desempenho do servio farmacutico. 3. Exigncias da prtica farmacutica A estrutura deste documento inclui trs captulos sobre as normas gerais, aplicveis a todos os aspectos da prtica farmacutica e quatro captulos contendo normas especficas. A ordem por que os captulos so apresentados, no reflecte o seu grau de importncia na prtica farmacutica. Os principais elementos das Boas Prticas de Farmcia so os seguintes: 1. Normas gerais sobre a informao ao utente. 2. Normas gerais sobre as instalaes e equipamentos. 3. Normas gerais sobre o farmacutico e o pessoal de apoio. 4. Normas especficas sobre as actividades associadas dispensa, uso de medicamentos e artigos para a sua administrao ou de outra forma ligados ao tratamento. Estas actividades podem ser desenvolvidas na farmcia, numa instituio ou em ambulatrio. 5. Normas especficas sobre as actividades associadas promoo da prescrio e uso racional dos medicamentos. 6. Normas especficas sobre as actividades relacionadas com a automedicao, que incluem aconselhamento sobre a atitude a tomar e, se necessrio, a dispensa de medicamentos para tratar uma patologia menor que requeira apenas cuidados do prprio doente.

Boas Prticas de Farmcia

7. Normas especficas sobre as actividades associadas promoo da sade e preveno da doena, visando atingir determinados objectivos de sade. 8. Medidas para assegurar a continuidade dos cuidados, atravs de um servio de atendimento permanente na farmcia. 4. Conseguir na prtica as Boas Prticas de Farmcia As normas das Boas Prticas de Farmcia devem ser consideradas como objectivos ou melhorias a alcanar dentro de determinado prazo recomendado pelo GFUE. Este perodo varia consoante os captulos das BPF e em face dos objectivos a alcanar. Os indicadores de qualidade sero proporcionados pelo GFUE, de modo a acompanhar a implementao dos objectivos. Os objectivos profissionais so estabelecidos no interesse de todos aqueles que usufruem do servio prestado pelo farmacutico. A responsabilidade de fazer avanar o projecto recai sobre as organizaes farmacuticas nacionais. Definir padres especficos das Boas Prticas de Farmcia para cada nao no mbito destas normas pode requerer tempo e esforo considerveis. Como profissionais de sade, os farmacuticos tm o dever de iniciar o processo rapidamente.

II. NORMAS Norma 1 Normas gerais sobre a informao ao utente A informao ao utente fundamental para o uso correcto dos medicamentos. O desconhecimento da necessidade e dos cuidados especficos da teraputica contribuem para o seu fracasso e este, para o desperdcio de recursos e acrscimo dos encargos com os cuidados de sade. 1.1. Objectivos A informao ao utente deve respeitar a sua capacidade de deciso, prevenir a doena e maximizar os resultados do tratamento mdico da seguinte forma: permitindo ao utente a tomada de decises informadas sobre os tratamentos mdicos a que submetido.

Boas Prticas de Farmcia

melhorando a comunicao entre os utentes e os profissionais de sade. encorajando o uso racional dos medicamentos.

1.2. Consideraes gerais O farmacutico deve informar e aconselhar o utente sobre o uso correcto dos medicamentos, de modo a maximizar o resultado teraputico. (prazo de aplicao: 2 anos). O utente deve ter acesso a toda a informao que solicite (prazo de aplicao: 2 anos). Apesar da linguagem especfica dever ser adaptada ao nvel scio-cultural do utente, a informao deve ser prestada tanto quanto possvel de uma forma normalizada e nacional e internacionalmente aceite (prazo de aplicao: 2 anos). O contedo da informao deve ser equilibrado, referindo-se tanto aos benefcios como aos riscos dos medicamentos em causa (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve analisar e, se necessrio, comentar profis-sionalmente o material promocional dos medicamentos e de outros produtos relacionados com a sade (prazo de aplicao: 2 anos).

1.3. A prtica da informao ao utente A informao ao utente deve ser simples, clara e compreensvel, recorrendo, se necessrio, a frases orientadas para a aco (prazo de aplicao: 2 anos). A simples transmisso de informao no suficiente, j que a forma como esta recebida e assimilada fundamental. As normas de comunicao devem ser consideradas em todos os programas de informao ao utente (prazo de aplicao: 2 anos). Devem ser desenvolvidos esforos no sentido de educar o utente da importncia de ler a informao sobre o medicamento que vai tomar e solicitar todos os esclarecimentos que considerar teis (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve estar preparado para aconselhar e informar o utente sobre o modo de implementar a informao (prazo de aplicao: 2 anos). Os programas e materiais de informao devem ser revistos e actualizados regularmente, com base na avaliao dos resultados, na opinio do utente e na do profissional de sade (prazo de aplicao: 2 anos).

Boas Prticas de Farmcia

Norma 2 Normas gerais sobre as instalaes e equipamento 2.1. Instalaes As farmcias devem ter um aspecto exterior caracterstico e profissional, devendo ser facilmente visveis e identificveis (prazo de aplicao: 7 anos). O principal objectivo dever ser garantir a acessibilidade farmcia de todos os potenciais utentes, incluindo crianas, idosos e deficientes (prazo de aplicao: 12 anos). As farmcias devero ter condies de segurana que protejam quer os medicamentos quer o pessoal, especialmente durante o servio nocturno (prazo de aplicao: 2 anos). A atmosfera deve ser profissional e calma, criando um ambiente que permita uma comunicao ptima com os utentes (prazo de aplicao: 2 anos). Devero ser implementadas normas relativamente limpeza, higiene e ventilao da Farmcia (prazo de aplicao: 2 anos). Devero estar previstas reas para funes especficas dentro da farmcia e definidas normas relativas sua dimenso mnima, construo e manuteno (prazo de aplicao: 12 anos). 2.2. Instalaes para um dilogo confidencial Os utentes tm o direito de comunicar de forma confidencial com o farmacutico, pelo que as instalaes da rea de recepo da farmcia devem ter isto em conta (prazo de aplicao: 7 anos). Deve ser prevista uma rea especfica na qual possa decorrer uma conversa em privado, sem interrupes e sem a possibilidade de ser ouvida por terceiros. Se possvel, este espao deve ser separado da zona de recepo (prazo de aplicao: 12 anos). 2.3. Armazenamento As condies de iluminao, temperatura e humidade devem respeitar as exigncias especficas dos medicamentos, de outros produtos farmacuticos, qumicos, matrias-primas e materiais de embalagem (prazo de aplicao: 2 anos). Estas condies devem ser verificadas periodicamente (prazo de aplicao: 2 anos).

Boas Prticas de Farmcia

A armazenagem deve ser feita na embalagem original. Se, em casos concretos, alguns produtos tiverem de ser transferidos para novos contentores, deve ser evitada a contaminao e as novas embalagens correctamente rotuladas (prazo de aplicao: 2 anos). 2.4. Equipamento necessrio O equipamento necessrio deve estar de acordo com a gama de produtos preparados e dispensados por cada farmcia (prazo de aplicao: 2 anos). Todas as superfcies de trabalho, armrios e prateleiras devem ser lisos e lavveis. Dever haver suficiente espao de trabalho (prazo de aplicao: 2 anos). A farmcia deve estar preparada para armazenar produtos que requeiram condies especficas (prazo de aplicao: 2 anos). Balanas, material de vidro, outro equipamento de laboratrio, farmacopeias, formulrios e documentao oficial devem estar de acordo com a legislao vigente e outras normas, incluindo o cdigo de tica das associaes profissionais (prazo de aplicao: 2 anos). O equipamento deve ser alvo de manuteno e validao peridicas (prazo de aplicao: 2 anos). Norma 3 Normas gerais sobre o Farmacutico e Pessoal de Apoio 3.1. Responsabilidades Cada farmcia deve ter um farmacutico com formao especfica em Farmcia de Oficina, o qual ser o responsvel global pela sua gesto (prazo de aplicao: 2 anos). As responsabilidades do pessoal que trabalha na farmcia devem ser claramente definidas (prazo de aplicao: 2 anos). Os farmacuticos tm o dever de respeitar e aderir aos princpios enunciados no seu cdigo de tica (prazo de aplicao: 2 anos). 3.2. Competncia do farmacutico O farmacutico deve manter-se informado a nvel cientfico, tico e legal e assumir um nvel de competncia adequado prestao de uma prtica eficiente (prazo de aplicao: 2 anos). A formao contnua uma obrigao profissional (prazo de aplicao: 2 anos).

Boas Prticas de Farmcia

A formao contnua deve incluir a frequncia de cursos, simpsios, congressos, encontros profissionais e cientficos e ainda a leitura de publicaes que contribuam para a sua actualizao profissional (prazo de aplicao: 2 anos). As actividades profissionais com relevncia curricular devem ser registadas de modo a que o curriculum vitae do farmacutico esteja permanentemente actualizado (prazo de aplicao: 2 anos). 3.3. Pessoal envolvido O farmacutico deve supervisionar, verificar e avaliar as tarefas delegadas no pessoal de apoio intervindo sempre que necessrio (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve garantir tambm que o pessoal de apoio tenha formao actualizada para as tarefas que desempenha (prazo de aplicao: 7 anos). 3.4. Procedimentos para a auto-avaliao das actividades profissionais e garantia de qualidade As organizaes Profissionais devem ter a responsabilidade de definir padres de qualidade que permitam a auto-avaliao da qualidade da actividade profissional que simultaneamente possam servir de base para uma auditoria externa (prazo de aplicao: 2 anos). Os farmacuticos devem frequentar cursos de auditoria que lhes permitam aplicar os conhecimentos adquiridos na avaliao das suas prprias actividades profissionais (prazo de aplicao: 7 anos). Os farmacuticos devem assumir as auditorias como um processo da evoluo profissional (prazo de aplicao: 2 anos).

Norma 4 Normas especficas sobre dispensa e uso de medicamentos prescritos e outros produtos de cuidados de sade 4.1. Recepo da prescrio e confirmao da sua validade/autenticidade 4.1.1. Procedimentos Cada farmcia deve ter um procedimento definido para recepo das prescries. Para o cumprimento deste preceito, devem ser canalizados

Boas Prticas de Farmcia

recursos fsicos e humanos que garantam que as prescries so dispensadas segura e eficientemente, havendo lugar, sempre que necessrio, a um dilogo pessoal com o utente e sem interrupes. Devem ser tomadas as medidas apropriadas para : identificar o utente, o mdico e a entidade responsvel pelo pagamento (prazo de aplicao: 2 anos). verificar a autenticidade da prescrio (prazo de aplicao: 2 anos). ajudar o utente a resolver o problema quando a prescrio no possa ser dispensada (prazo de aplicao: 2 anos). interpretar o tipo de tratamento e as intenes do prescritor (prazo de aplicao: 2 anos). identificar o medicamento e confirmar a forma farmacutica, posologia, apresentao, mtodo de administrao e durao do tratamento (prazo de aplicao: 2 anos). 4.2. Interpretao da prescrio pelo farmacutico 4.2.1. Cada prescrio deve ser interpretada profissionalmente pelo farmacutico com base em aspectos teraputicos (farmacuticos e farmacolgicos) (prazo de aplicao: 2 anos). adequao ao indivduo (prazo de aplicao: 2 anos). contra-indicaes e interaces (prazo de aplicao: 2 anos). aspectos legais, sociais e econmicos (prazo de aplicao: 2 anos). Se necessrio, o farmacutico deve contactar com o prescritor para esclarecer eventuais problemas que tenha detectado. 4.2.2. Para esta interpretao, podem ser usadas as seguintes fontes de informao questes colocadas ao utente (prazo de aplicao: 2 anos). questes colocadas ao prescritor quando surgem dvidas ou seja necessria mais informao (prazo de aplicao: 2 anos). literatura farmacutica: farmacopeias, formulrios, livros tcnicos, meios electrnicos, jornais profissionais, compndios de legislao farmacutica e acordos de dispensa de medicamentos com os servios de sade (prazo de aplicao: 2 anos). informao exterior, nomeadamente dos centros de informao sobre medicamentos, das autoridades competentes ou da indstria farma-

Boas Prticas de Farmcia

cutica (prazo de aplicao: 2 anos). 4.2.3. Registos de medicao Devem ser desenvolvidos registos da medicao dos doentes, de preferncia recorrendo utilizao de computador (prazo de aplicao: 2 anos). Os registos devem ser elaborados com o prvio consentimento dos doentes e respeitando a sua privacidade (prazo de aplicao: 12 anos). Os registos podero ser efectuados para todos os doentes ou apenas para grupos especficos (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve assegurar-se de que o sistema garante a confidencialidade dos dados relativos aos doentes (prazo de aplicao: 7 anos). 4.3. Obteno e dispensa do produto prescrito 4.3.1. Seleco do medicamento pelo farmacutico O farmacutico possui competncia profissional para seleccionar medicamentos similares aos prescritos, isto , medicamentos com a mesma composio qualitativa e quantitativa em princpios activos, a mesma forma farmacutica, a mesma dosagem, e, quando apropriado, a mesma bioequivalncia desde que demonstrada por estudos relevantes (prazo de aplicao: 7 anos). Para isso, o farmacutico deve ter acesso a informao adequada e precisa sobre a qualidade e bioequivalncia dos medicamentos (prazo de aplicao: 7 anos). Quando houver lugar substituio o farmacutico deve informar o doente (prazo de aplicao: 7 anos). 4.3.2. Seleco de fornecedores de medicamentos e outros produtos Todos os aspectos farmacolgicos da compra de medicamentos, matrias-primas, embalagens e outros produtos farmacuticos so da responsabilidade do farmacutico (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve conhecer e escolher os fornecedores de acordo com diversos parmetros de qualidade em conformidade com os padres europeus das boas prticas de distribuio (prazo de aplicao: 2 anos). 4.3.3. Preparao e garantia de qualidade das preparaes extemporneas/manipulados todas as farmcias devem ter instalaes adequadas para a dispensa de manipulados (prazo de aplicao: 2 anos). quando, para satisfazer as necessidades do doente, so preparados

Boas Prticas de Farmcia

medicamentos na farmcia (prazo de aplicao: 2 anos). o mtodo de preparao deve ser adequadamente documentado; todos os procedimentos devem respeitar as boas prticas estabelecidas no pas em causa; deve ser elaborado um formulrio, tendo em considerao a qualidade, segurana e eficcia; deve ser definido um prazo de validade para cada medicamento. 4.3.4. Condies no acto de dispensa ao utente No acto da dispensa, o farmacutico deve assegurar-se das condies de estabilidade do medicamento e ainda verificar o estado da embalagem e o prazo de validade (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve garantir a qualidade dos medicamentos e outros produtos de sade no momento em que so dispensados ao utente (prazo de aplicao: 2 anos). 4.4. Conselhos para garantir que o utente recebe e compreende a informao oral e escrita de modo a retirar o mximo benefcio do tratamento 4.4.1. Procedimentos O farmacutico deve fornecer toda a informao necessria para um uso correcto, seguro e eficaz dos medicamentos de acordo com as necessidades individuais do utente (prazo de aplicao: 2 anos). Alm da comunicao oral, os conselhos e informao prestados pelo farmacutico devem ser reforados por escrito ou com material de apoio apropriado (prazo de aplicao: 2 anos). As contra-indicaes, interaces e possveis efeitos secundrios do medicamento devem ser explicados no momento da dispensa (prazo de aplicao: 7 anos). O farmacutico deve procurar assegurar-se de que o utente no tem dvidas sobre a aco do medicamento, a forma de o tomar (como, quando e quanto), a durao do tratamento, possveis efeitos adversos, interaces e precaues especiais (prazo de aplicao: 2 anos). 4.5. Acompanhamento do efeito dos tratamentos prescritos 4.5.1. Procedimentos a seguir na avaliao dos progressos ou resultados do tratamento em cada utente individualmente ou em grupos de utentes:

Boas Prticas de Farmcia

O farmacutico deve ser encorajado a participar na avaliao dos resultados do tratamento, o que pode ser feito numa base individual ou num grupo de utentes, de acordo com um protocolo a estabelecer (prazo de aplicao: 7 anos). Em ambos os casos, essencial que o utente adira ao mtodo de avaliao usado (prazo de aplicao: 7 anos). Em ambos os casos, tambm importante que o prescritor seja encorajado a analisar os resultados, em colaborao com o farmacutico (prazo de aplicao: 7 anos). 4.5.2. Acesso a equipamento de monitorizao Se, durante o tratamento que est a ser monitorizado, for detectada uma reaco adversa, esta dever ser registada atravs do preenchimento de um formulrio a enviar s autoridades de sade, de acordo com os procedimentos nacionais de farmacovigilncia (prazo de aplicao: 7 anos). Se o processo de monitorizao for submetido a uma avalio regular dos progressos efectuados ou dos resultados do tratamento, estes devero, sempre que possvel, ser registados informaticamente e estar disponveis quer para o farmacutico quer para o prescritor (prazo de aplicao: 7 anos). 4.5.3. Padronizao das condies de monitorizao A padronizao da linguagem e das condies de monitorizao deve ser considerada como um objectivo importante a atingir (prazo de aplicao: 12 anos). 4.6. Documentao das actividades profissionais 4.6.1. Manuteno de registos das actividades profissionais por forma a permitir o acesso informao O farmacutico deve registar todas as aces profissionais que possam requerer confirmao no futuro (prazo de aplicao: 2 anos). Devero ser mantidos registos actualizados das prescries de medicamentos que exigem controlo e de outros em que so obrigatrios registos, por lei ou por exigncia dos organismos profissionais (prazo de aplicao: 2 anos). A origem do fornecimento de um medicamento genrico farmcia deve ser rapidamente acessvel (prazo de aplicao: 2 anos).

Boas Prticas de Farmcia

Qualquer advertncia ou precauo emitidas pelos organismos profissionais ou autoridades oficiais relativamente a medicamentos ou legislao farmacutica deve ser registada e aplicada imediatamente (prazo de aplicao: 2 anos). 4.7. Reclamaes Dever haver em cada farmcia um procedimento especfico para atender as reclamaes relativas aos servios profissionais prestados (prazo de aplicao: 2 anos).

Norma 5 Normas especficas para a promoo de uma prescrio racional e do uso correcto dos medicamentos 5.1. Medidas genricas para uma prescrio racional 5.1.1. Comits teraputicos e preparao de formulrios Devero ser constitudos comits teraputicos formados por mdicos e farmacuticos, com o objectivo de avaliar e definir tratamentos apropriados (prazo de aplicao: 7 anos). Devero ser elaborados formulrios de aplicao prtica tendo em ateno a qualidade, segurana e eficcia, bem como a relao custo-eficcia dos medicamentos propostos (prazo de aplicao: 2 anos). 5.1.2. Avaliao da informao sobre o uso dos medicamentos Os farmacuticos devem ser encorajados a participar, a nvel local ou nacional, em estudos sobre o uso dos medicamentos (nomeadamente resposta ao tratamento) e estudos farmacoepidemiolgicos (prazo de aplicao: 12 anos). 5.1.3. Disseminao da informao avaliada O farmacutico deve ter acesso a fontes de informao sobre medi-camentos, quer em termos teraputicos quer de qualidade farmacolgica. A nvel local, nacional ou internacional, devero ser criadas redes de informao que permitam o acesso rpido e seguro informao necessria no desempenho das actividades profissionais (prazo de

Boas Prticas de Farmcia

aplicao: 7 anos). 5.1.4. Programas educacionais para profissionais de sade O farmacutico dever ser uma fonte de informao independente sobre a prescrio e uso racional dos medicamentos e, ao mesmo tempo, participar activamente em programas educacionais para outros profissionais de sade (prazo de aplicao: 7 anos). 5.2. Pesquisa e documentao prtica Os farmacuticos tm a responsabilidade profissional de conduzirem e participarem na pesquisa farmacoteraputica e de registarem a sua experincia prtica e actividades profissionais (prazo de aplicao: 7 anos). O farmacutico deve colaborar - ou mesmo tomar a iniciativa - na elaborao de programas de investigao sobre a prtica de farmcia, teraputica farmacolgica racional, farmacoepidemiologia, farmaco-economia e economia da sade (prazo de aplicao: 7 anos). Tais programas devero ser desenvolvidos em cooperao com outros profissionais de sade, universidades, e outras instituies privadas ou oficiais envolvidas na pesquisa e na prestao de cuidados de sade (prazo de aplicao: 7 anos). Os farmacuticos devero ser envolvidos na realizao de ensaios clnicos (prazo de aplicao: 7 anos). Norma 6 Normas especficas sobre Automedicao 6.1. Protocolos de automedicao Devero ser estabelecidos protocolos para a actuao do farmacutico relativamente a cada tipo de patologia que possa ser tratada atravs da automedicao (prazo de aplicao: 7 anos). Pessoal com formao adequada poder ser destacado para fornecer conselhos sobre automedicao desde que o protocolo defina quando se torna necessrio recorrer ao farmacutico (prazo de aplicao: 7 anos). 6.2. Como deve ser efectuada a avaliao das necessidades O farmacutico deve assegurar-se de que possui suficiente informao para avaliar correctamente o problema de sade especfi co de cada utente. Isto deve incluir informao sobre qual o

Boas Prticas de Farmcia

pro blema, quais os sintomas, h quanto tempo persistem e se j foram tomados medicamentos (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico ter de avaliar se os sintomas podem ou no ser associados a uma patologia grave; em caso afirmativo, o utente dever ser aconselhado a recorrer a uma consulta mdica (prazo de aplicao: 2 anos). No caso de patologias menores, devero ser dados conselhos adequados ao utente, s devendo ser-lhe dispensados medicamentos em caso de manifesta necessidade (prazo de aplicao: 2 anos). 6.3. Dispensa de medicamentos no sujeitos a prescrio O farmacutico deve utilizar a sua experincia para seleccionar medicamentos no sujeitos a prescrio tendo em conta a sua qualidade, eficcia e segurana, bem como as vantagens de formulaes especficas (prazo de aplicao: 2 anos). Se for dispensado um medicamento no sujeito a prescrio, o farmacutico deve assegurar-se de que o utente no tem dvidas sobre: a aco do medicamento; a forma como deve ser tomado (como, quando, quanto); a durao do tratamento; possveis efeitos secundrios, contra-indicaes e interaces (prazo de aplicao: 2 anos). 6.4. Acompanhamento O farmacutico deve avaliar a eficcia do produto em colaborao com o utente (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve aconselhar o utente a consultar um mdico se os sintomas persistirem para alm de um perodo determinado (prazo de aplicao: 2 anos). Norma 7 Normas especficas para organizar actividades de preveno da doena e contribuir para a melhoria do nvel de sade das populaes 7.1. Dilogo com o utente sobre temas de sade Dilogo que conduza o utente a tomar decises que sugiram modi-ficaes de comportamento (prazo de aplicao: 2 anos). O farmacutico deve motivar o utente para a necessidade de se informar cada vez mais e melhor sobre questes relacionadas com a sade

Boas Prticas de Farmcia

(prazo de aplicao: 2 anos). A informao deve ser personalizada de acordo com os diferentes padres culturais e comportamentais e, sempre que possvel, em conformidade com o estado fisiolgico ou patolgico de cada utente (prazo de aplicao: 7 anos). 7.2. O farmacutico deve dinamizar programas especficos segundo o processo de Promoo de Sade, isto , por forma a criar condies para que os indivduos, as famlias, os grupos e as populaes adquiram capacidades que lhes permitam controlar a sua sade e agir sobre os factores que a influenciam Os farmacuticos de oficina devem ser encorajados a promover e participar efectivamente em actividades de promoo da sade em cooperao com outros organismos ligados sade (prazo de aplicao: 2 anos). Neste contexto, ao farmacutico solicitado o apoio comunidade atravs da avaliao da informao que essa comunidade possui, forma como foi assimilada e aplicada e modo como os diferentes estilos de vida, valores e aspiraes determinam a conduta das pessoas (prazo de aplicao: 7 anos). Os farmacuticos devem participar com outros profissionais de sade em actividades de promoo da sade a nvel nacional. Estas actividades devero incluir programas para minimizar o abuso e/ou mau uso dos medicamentos, numa perspectiva de trabalho intersectorial, envolvendo todas as estruturas da comunidade, previlegiando-se o contacto com o mdico (prazo de aplicao: 7 anos). 7.3. Determinao de parmetros bioqumicos e fisiolgicos Enquanto espao de sade, a farmcia pode oferecer servios de determinao dos parmetros bioqumicos e fisiolgicos dos utentes (prazo de aplicao: 2 anos). Devero ser estabelecidos protocolos relativos ao registo de resultados dos testes e que permitam a validao da qualidade dos mtodos e instrumentos usados para o rastreio. Os testes devero ser efectuados regularmente no mbito do protocolo (prazo de aplicao: 2 anos). Deve existir um dilogo efectivo com o mdico do utente em casos que envolvam cuidados prolongados (prazo de aplicao: 2 anos). Os farmacuticos e ajudantes devero ter formao suficiente que lhes permita dar conselhos apropriados (prazo de aplicao: 2 anos).

You might also like