You are on page 1of 14

Apostila de Polias e correias -AP01

Disciplina: Mecnica Aplicada Prof.: Romualdo F. de Sousa Curso: Automao Industrial

Apostila de polias e correias s vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com solues imediatas, principalmente quando os recursos esto prximos de ns, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma mquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmisso, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia. Esses componentes - as polias e as correias. Polias Polias so elementos mecnicos circulares, com ou sem canais perifricos, acoplados a eixos motores e movidos por mquinas e equipamentos. As polias, para funcionar, necessitam da presena de vnculos chamados correias. Quando em funcionamento, as polias e correias podem transferir e/ou transformar movimentos de um ponto para outro da mquina. Sempre haver transferncia de fora. Alm disso, so peas cilndricas, movimentadas pela rotao do eixo do motor e pelas correias..

Uma polia constituda de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face ligada a um cubo de roda mediante disco ou braos.

Tipos de polias Os tipos de polia so determinados pela forma da superfcie na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfcie de contato. Essa superfcie pode ser plana ou abaulada.

A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfcie abaulada.guia melhor as correias. As polias apresentam braos a partir de 200 mm de dimetro. Abaixo desse valor, a coroa ligada ao cubo por meio de discos.

A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfcie na qual a correias e assenta apresenta a forma de trapzio. As polias trapezoidais devem ser providas de canaletes (ou canais) e so dimensionadas de acordo com o perfil padro da correia a ser utilizada.

Essas dimenses so obtidas a partir de consultas em tabelas. Vamos ver um exemplo que pode explicar como consultar tabela.

Imaginemos que se vai executar um projeto de fabricao de polia, cujo dimetro de 250 mm, perfil padro da correia C e ngulo do canal de 36. Como determinar as demais dimenses da polia?

Com os dados conhecidos, consultamos a tabela e vamos encontrar essas dimenses:. Perfil padro da correia: C. Dimetro externo da polia: 250 mm, ngulo do canal: 36. T: 15,25 mm. S: 25,5 mm.W: 22,5 mm. Y: 4 mm.Z: 3 mm. H: 22 mm.K: 9,5 mm. U = R: 1,5 mm.X: 8,25 mm. Alm das polias para correias planas e trapezoidais, existem as polias para cabos de ao, para correntes, polias (ou rodas) de atrito, polias para correias redondas e para correias dentadas. Esta ltima utilizada, para casos em que no se pode ter nenhum deslizamento, como no comando de vlvulas do automvel.

No quadro a seguir, observe, com ateno, alguns exemplos de polias e, ao lado, a forma como so representadas em desenho tcnico..

Material das polias Os materiais que se empregam para a construo das polias so ferro fundido (o mais utilizado), aos, ligas leves e materiais sintticos. A superfcie.da polia no deve apresentar porosidade, pois, do contrrio, a correia ir se desgastar rapidamente. Cuidados exigidos com polias em .V As polias, para funcionarem adequadamente, exigem os seguintes cuidados: No apresentar desgastes nos canais; No apresentar as bordas trincadas, amassadas, oxidadas ou com porosidade; Apresentar os canais livres de graxa, leo ou tinta e corretamente dimensionados para receber as correias. Observe as ilustraes seguintes. esquerda, temos uma correia corretamente assentada no canal da polia. Note que a correia no ultrapassa a linha do dimetro externo da polia nem toca no fundo do canal. direita, por causa do desgaste sofrido pelo canal, a correia assenta-se no fundo. Nesse ltimo caso, a polia dever ser substituda para que a correia no venha a sofrer desgastes prematuros.

A verificao do dimensionamento dos canais das polias deve ser feita com o auxlio de um gabarito contendo o ngulo dos canais.

Alinhamento de polias Alm dos cuidados citados anteriormente, as polias em V exigem alinhamento. Polias desalinhadas danificam rapidamente as correias e foram os eixos aumentando o desgaste dos mancais e os prprios eixos.

recomendvel, para fazer um bom alinhamento, usar uma rgua paralela fazendo-a tocar toda a superfcie lateral das polias, conforme mostra a figura acima. Correias As correias so elementos de mquinas cuja funo manter o vnculo entre duas polias e transmitir fora. As mais utilizadas so as planas e as trapezoidais. As correias trapezoidais tambm so conhecidas pelo nome de correias em V, inteiria, fabricada com seo transversal em forma de trapzio. feita de borracha revestida de lona e formada no seu interior por cordonis. vulcanizados para suportar as foras de trao. O emprego da correia trapezoidal ou em .V. prefervel ao da correia plana porque:..praticamente no apresenta deslizamento;..permite o uso de polias bem prximas;. elimina os rudos e os choques, tpicos das correias emendadas (planas). Os materiais empregados na fabricao de correias so os seguintes: borracha; couro; materiais fibrosos e sintticos base de algodo, viscose, perlon, nilon e materiais combinados base de couro e sintticos. A grande maioria das correias utilizadas em mquinas industriais so aquelas constitudas de borracha revestida de lona. Essas correias apresentam cordonis vulcanizados em seu interior para suportarem as foras de trao, como mostrado na figura abaixo.

Existem cinco perfis principais padronizados de correias em V para mquinas industriais e trs perfis, chamados fracionrios, usados em eletrodomsticos. Cada um deles tem seus detalhes, que podem ser vistos nos catlogos dos fabricantes.

No caso das correias em V, para mquinas industriais, seus perfis, com as suas respectivas dimenses, encontram-se ilustrados a seguir.

As correias em V com perfis maiores so utilizadas para as transmisses pesadas, e as com perfis menores para as transmisses leves. O uso de correias com perfis menores, em transmisses pesadas, contra producente, pois exige a presena de muitas correias para que a capacidade de transmisso exigida seja alcanada. Colocao de correias Para colocar uma correia vinculando uma polia fixa a uma mvel, deve-se recuar a polia mvel aproximando-a da fixa. Esse procedimento facilitar a colocao da correia sem perigos de danific-la. No se recomenda colocar correias forando-as contra a lateral da polia ou usar qualquer tipo de ferramenta para for-la a entrar nos canais da polia. Esses procedimentos podem causar o rompimento das lonas e cordonis das correias. Aps montar as correias nos respectivos canais das polias e, antes de tencion-las, deve-se gir-las manualmente para que seus lados frouxos fiquem sempre para cima ou para baixo, pois se estiverem em lados opostos, o tensionamento posterior no ser uniforme. Tensionamento de correiar

Tensionamento de correias O tensionamento de correias exige a verificao dos seguintes parmetros: Tenso ideal: deve ser a mais baixa possvel, sem que ocorra deslizamento, mesmo com picos de carga; . Tenso baixa: provoca deslizamento e, conseqentemente, produo de calor excessivo nas correias, ocasionando danos prematuros; . Tenso alta: reduz a vida til das correias e dos rolamentos dos eixos das polias. Na prtica, para verificar se uma correia est corretamente tensionada,

bastar empurr-la com o polegar, de modo tal que ela se flexione aproximadamente entre 10 mm e 20 mm conforme ilustrado a seguir.

Proteo de sistemas Todo sistema que trabalha com transmisso de correias deve ser devidamente protegido para evitar acidentes. Os tipos de proteo mais adequados so aqueles que permitem a passagem do ar para uma boa ventilao e dissipao do calor. Aconselha-se a colocao de telas ou grades de ao para essas protees.

Deve-se verificar periodicamente se as malhas das telas esto limpas e se as telas no esto em contato direto com o sistema .

Adio de carga Um sistema de transmisso por correias deve ser calculado adequadamente. Quando se adiciona carga ao sistema j existente, encurta-se a vida til das correias, conforme comentrios mostrados na ilustrao.

Manuteno das correias em .V A primeira recomendao para a manuteno das correias e m V mant-las sempre limpas. Alm disso, devem ser observados os seguintes requisitos: Nas primeiras 50 horas de servio, verificar constantemente a tenso e ajust-la, se necessrio, pois nesse perodo as correias sofrem maiores esticamentos. . Nas revises de 100 horas, verificar a tenso, o desgaste que elas sofreram e o desgaste das polias. . Se uma correia do jogo romper, prefervel trabalhar com uma correia a menos do que troc-la por outra, at que se possa trocar todo o jogo. No aconselhvel usar correias novas junto s velhas. As velhas, por estarem lasseadas, sobrecarregam as novas. . Jogos de correias devero ser montados com correias de uma mesma marca. Esse cuidado necessrio porque correias de marcas diferentes apresentam desempenhos diferentes, variando de fabricante para fabricante. . Tomar cuidado para que o protetor das correias nunca seja removido enquanto a mquina estiver em operao. . Nunca tentar remendar uma correia em V estragada. Complete as lacunas das frases. Transmisso Na transmisso por polias e correias, a polia que transmite movimento e fora chamada polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e fora a polia movida ou conduzida. A maneira como a correia colocada determina o sentido de rotao das polias. Assim, temos: sentido direto de rotao - a correia fica reta e as polias tm o mesmo sentido de rotao; sentido de rotao inverso - a correia fica cruzada e o sentido de rotao das polias inverte-se;

Transmisso de rotao entre eixos no paralelos7

Para ajustar as correias nas polias, mantendo tenso correta, utiliza-se esticador de correia.

J vimos que a forma da polia varia em funo do tipo de correia..

Relao de transmisso:

Na transmisso por polias e correias, para que o funcionamento seja perfeito,. necessrio obedecer alguns limites em relao ao dimetro das polias e o nmero de voltas pela unidade de tempo. Para estabelecer esses limites precisamos estudar as relaes de transmisso. Costumamos usar a letra i para representar a relao de transmisso. Ela a relao entre o nmero de voltas das polias (n) numa unidade de tempo e os seus dimetros.

A velocidade tangencial (V) a mesma para as duas polias, e calculada pela frmula:. V = p . D . n. Como as duas velocidades so iguais, temos:. V1 = V2 . . D1 . n1 = . D2 . n2 . D1 . n1 = D2 . n2 ou . n1/n2 = D2/D1=i Portanto i.= n1/n2 = D2/D1 Onde: D1 = dimetro da polia menor D2 = dimetro da polia maior. n1 = nmero de rotaes por minuto (rpm) da polia menor n2 = nmero de rotaes por minuto (rpm) da polia maior. Na transmisso por correia plana, a relao de transmisso (i) no deve ser maior do que 6 (seis), e na transmisso por correia trapezoidal esse valor no deve ser maior do que 10 (dez)..

Exerccio de fixao 1) Polias so elementos mecnicos............................., com ou sem ......................... perifricos, acoplados a eixos motores e movidos de mquinas e equipamentos. 2) As polias classificam-se em ............................... e ...................................... 3) As polias trapezoidais tambm so conhecidas pelo nome de polias em ...................... 4)As polias no devem apresentar desgastes nos canais e nem estarem com as ......................amassadas, ................................ ou com porosidade. 5) Polias desalinhadas danificam rapidamente as........................ e foram os eixos, aumentando o desgaste deles. 6)Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. a)( ) A funo das correias manter o vnculo entre polias e transmitir fora. b)( ) As correias podem ser fabricadas com plstico rgido do tipo PVC. c)( ) As correias industriais, normalmente, so feitas de borracha revestidade lona. d)( ) Correias em V, com perfis maiores, so excelentes para transmisses leves. e)( ) O deslizamento de uma correia em V, dentro de um canal, causado por um baixo tensionamento da prpria correia. 7)As polias e correias transmitem: a)(.).impulso e fora b)(.).calor e vibrao c)(.).fora e atrito d)(.).fora e rotao 8)A transmisso por correias exige: a)(.).fora de trao b)(.).fora de atrito c)(.).velocidade tangencial d)(.).velocidade 9)As correias mais comuns so a)p(.).planas e trapezoidais b)p(.).planas e paralelas c)p(.).trapezoidais e paralelas d)(.).paralelas e prismticas 10) As correias podem ser feitas de:. a)(.).metal, couro, cermica;. b)(.).couro, borracha, madeira;. c)(.).borracha, couro, tecido;. d)(.).metal, couro, plstico.. 11)A correia em .V. ou trapezoidal inteiria fabricada na forma de:. a)p(.).quadrado;. b)(.).trapzio;.

c)p(.).losango;. d)(.).prisma.. 12)Analise o desenho e assinale com um X o perfil de correia adequado polia. representada..

13)Analise as representaes de polias. A seguir, escreva nos ( ) a letra que identifica corretamente cada uma..

a)polia com guia;. b)polia de ao abaulado;. c)polia em .V. mltipla;. d)polia escalonada de ao plano;. e)polia para correia redonda..

Referncias bibliogrficas: Bibliografia Bsica Melconian, Sarkis, 1949 Elementos de Mquinas/ Sarkis Melconian. Edio revisada, atualizada e ampliada. So Paulo: rica, 2000. Bibliografia complementar: Beer, Ferdinand; Mecnica vetorial para engenheiros Esttica; McGrawn-Hill. Niemann; Elementos de Mquinas, Editora Edgard Blucher; 2002 Fiesp; Telecurso 2000 - Elementos de Mquinas; Editora Posigraf

You might also like