You are on page 1of 8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009

Normas de apresentao e de harmonizao grfica para dissertao ou trabalho de projecto de mestrado e tese de doutoramento1
1. Entrega
(i) Os exemplares a entregar da dissertao ou do trabalho de projecto dos mestrados, em nmero conforme as normas orientadoras do 2 Ciclo, ou da tese de doutoramento, em nmero conforme normas orientadoras do 3 ciclo, em papel e em CD com ficheiro em formato pdf.
[Outros requisitos para depsito no repositrio institucional (https://repositorio.iscte.pt/): o CD identificado pelo nome e ttulo da dissertao ou do trabalho de projecto escritos a tinta indelvel; inserido numa bolsa autocolante no interior da contracapa; os resumos nas duas lnguas em ficheiro MS Word].

(ii) (iii)

Declarao do orientador dando conta que a dissertao ou trabalho de projecto ou tese se encontra concluda e em condies de ser apresentada em provas pblicas. Requerimento do prprio, dirigido ao Presidente do ISCTE-IUL, solicitando a apresentao da dissertao ou trabalho de projecto ou tese. A dissertao ou trabalho de projecto ou tese pode ser redigida em lngua inglesa.
[Departamento de Sociologia: 1- A dissertao ou trabalho de projecto ou tese podem ser escritas e defendidas publicamente em portugus, ingls, francs espanhol ou italiano. 2- A escrita e defesa de dissertaes ou trabalho de projecto ou tese noutras lnguas que no as referidas no nmero anterior carece de aprovao, caso a caso, pela comisso cientfica de sociologia.]

[Escola de Gesto e Departamento de Economia: mantm-se a entrega de CV em separado]

Cada exemplar contm no final um CV em tabela.

(iv)

Para os candidatos inscritos em doutoramento antes da publicao do DL n 74/ 2006 (http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/03/06100/17641767.PDF): requerimento a solicitar dispensa de provas complementares por ter concludo o mestrado, ou ter obtido classificao de licenciatura igual ou superior a 16 valores ou ter frequentado o programa doutoral.

2. Formato
A dissertao ou trabalho de projecto ou tese dever ter a seguinte sequncia de apresentao: (i) Capa, subcapa e lombada. (ii) Na verso final da tese de doutoramento incluir uma segunda pgina com indicao da composio do jri.
1

, aprovadas pelo Conselho Cientfico do ISCTE-IUL em 06 de Fevereiro de 2007, em vigor a partir de 01 de Setembro de 2007

1/8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009

(iii)

2 resumos, sendo um em portugus e outro em ingls, com um mximo de 250 palavras cada, acompanhado de pelo menos 4 palavras-chave e da classificao adoptada na unidade orgnica.
[Escola de Gesto e Departamento de Economia: 2 classificaes pelo JEL Classification System, Departamento de Psicologia Social e das Organizaes: 2 classificaes pela American Psychological Association (PsycINFO Classification Categories and Codes)] [Escola de Gesto: elaborao de um resumo alargado (at 500 palavras) para divulgao]. [Departamento de Economia: a dissertao ou trabalho de projecto ou tese redigidas em ingls devero conter um resumo alargado em portugus, at 20 pginas].

(iv) (v)

(vi)

ndice. Pode incluir ndice de quadros e de figuras, assim como lista de abreviaturas. Agradecimentos, dedicatria e referncias a financiamentos figuram em pgina prpria, antecedendo os ndices. Dimenso mxima recomendada do texto no superior a 50 pginas nos trabalhos projecto de mestrado, a 80 pginas nas dissertaes de mestrado e a 300 no doutoramento. Os trabalhos tm obrigatoriamente uma introduo e uma concluso, bem como a bibliografia e so divididos em captulos. Anexos. Numerados por ordem alfabtica A, B, C; no caso de ser necessrio incluir folhas de dimenso superior a A4, devero ser apresentadas dobradas no formato A4.
[Escola de Gesto: As dissertaes de mestrado por artigos devem ser redigidas em ingls com a seguinte sequncia de apresentao: Capa, subcapa e lombada. 2 resumos, em portugus e ingls, com um mximo de 250 palavras cada acompanhado de 4 palavras-chaves e 2 classificaes do JEL Classification System (http://www.aeaweb.org/journal/jel_class_system.html). Um sumrio executivo em portugus com um mximo de 500 palavras para divulgao da tese nos media, entregue em CD. ndice. Pode incluir ndice de quadros e figuras e lista de abreviaes / glossrio. Agradecimentos, dedicatria e referncias a financiamentos figuram em pgina prpria, antecedendo os ndices. Texto principal que, salvo casos excepcionais e justificados, no dever ultrapassar 100 pginas e composto pelos seguintes captulos: a) Introduo. b) Mnimo de 1 artigo publicado ou aceite para publicao em revistas internacionais; no caso de mais de 1 artigo, cada um constituir um captulo. c) Concluso. Bibliografia. Anexos. A tese de doutoramento por artigos deve ser redigidas em ingls com a seguinte sequncia de apresentao: Capa, subcapa e lombada. A verso final inclui uma segunda pgina com indicao da composio do jri.

2/8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009 2 resumos, em portugus e ingls, com um mximo de 250 palavras cada acompanhado de 4 palavras-chaves e 2 classificaes do JEL Classification System. (http://www.aeaweb.org/journal/jel_class_system.html). Um sumrio executivo em portugus com um mximo de 500 palavras para divulgao da tese nos media, entregue em CD. ndice. Pode incluir ndice de quadros e figuras e lista de abreviaes / glossrio. Agradecimentos, dedicatria e referncias a financiamentos figuram em pgina prpria, antecedendo os ndices. Texto principal que, salvo casos excepcionais e justificados, no dever ultrapassar 300 pginas e dever ser composto pelos seguintes captulos: a) Introduo. b) Mnimo de 3 artigos publicados ou aceites para publicao em revistas internacionais, cada um constituindo um captulo. c) Concluso. Bibliografia. Anexos.

[Departamento de Histria: recomendam-se 70 a 100 pginas nos mestrados ou trabalhos de projecto e 250 a 350 pginas nos doutoramentos, excluindo bibliografia e anexos] [Departamento de Sociologia: A dimenso mxima da dissertao de mestrado ou trabalho de projecto no pode exceder as 40 pginas na generalidade dos mestrados com excepo do mestrado em Administrao Pblica, do mestrado em Comunicao, Cultura e Tecnologias de Informao, do mestrado em Polticas Sociais e do mestrado em Servio Social com um limite de 80 pginas no corpo da dissertao incluindo bibliografia e um limite de 10 pginas para os anexos. Para a edio do mestrado em Administrao Pblica, edio internacional (Brasil) o limite ser de 140 pginas.] [Escola de Gesto: recomendam-se um mximo de 100 pginas nas dissertaes de mestrados excluindo bibliografia e anexos] [Departamento de Arquitectura ir apresentar normas especificas dada a natureza do curso que mais tarde sero aqui incorporadas]

A impresso da dissertao ou do trabalho de projecto de mestrado ou tese de doutoramento deve obedecer s seguintes regras gerais: a) Papel A4 branco com 80 gramas, ou reciclado equivalente. b) Capa de cartolina branca com impresso a preto e encadernao a cola. c) Pginas de texto com impresso a preto, espaamento de 1,5 e dividido em captulos/ seces com numerao rabe, recomendando-se impresso em frente e verso. d) Tipo e tamanho de letra: Times New Roman 12 points; ou Arial 10 points. e) Notas de p-de-pgina com espaamento de 1 linha. Usar moderadamente, com letra de10 points. f) Margens: mnimo de 2.5 centmetros nos quatro lados. g) Numerao de pgina dos ndices at Introduo exclusive: em algarismos romanos em baixo exterior. h) Cabealho: recomenda-se a insero do ttulo (abreviado) da tese. i) Rodap: numerao das pginas em algarismos rabes, exterior. A numerao de pginas nos anexos continua a do corpo da tese. 3/8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009

2.1 Capa, subcapa e lombada


Adopo em todos os Departamentos/Escolas do ISCTE de um modelo nico de capa e lombada, com insero de logtipo do ISCTE-IUL e/ou da escola com indicao do Departamento/ Escola. Ver anexo com exemplo.

Quando redigida em ingls: ISCTE-Lisbon University Institute Department of [Title] A Dissertation presented in partial fulfillment of the Requirements for the Degree of Master (),.] Ou A Thesis presented in partial fulfillment of the Requirements for the Degree of Doctor (),.] By [Name] Supervisor:

[Degree], [Name], [Position], [Affiliation], [Month, Year]

2.2 Equaes
As equaes devem ser destacadas e numeradas entre parntesis utilizando numerao rabe, exemplo:

a = b2 + c2

(1)

2.3 Referncias e Bibliografia


As referncias bibliogrficas devem ser colocadas segundo a norma ISO 690 e ISO 690-2 ), ou outra que seja definida pelo Departamento ou Escola. A bibliografia deve ser apresentada em pargrafos pendentes com espaamento de 1 linha, em Times New Roman 12 ou Arial 10.

2.4 Tabelas e Grficos


As tabelas e grficos devem ser ter numerao rabe e legenda com ttulo e descrio do seu contedo. A legenda deve ser auto-explicativa. As tabelas, grficos e figuras devem preferencialmente aparecer junto do texto principal a que dizem respeito, podendo ser impressas a cores.

2.5 Citao e transcrio de fontes


De uma maneira geral as regras de citao e de referncias so as indicadas pelo Departamento/Escola na base dos critrios normativos ou referenciais decididos [Departamento de Histria: A referncia a fontes documentais utilizadas deve ser feita em nota de rodap, fim de captulo ou fim de texto; A transcrio pode ou no ser feita como se apresenta no documento. A opo dever ser explicitada na parte introdutria da tese]

4/8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009

Departamento de

A Anlise do Efeito Da Emisso de Ttulos no Valor da Empresa

Nome do candidato

Dissertao submetida como requisito parcial para obteno do grau de

Mestre em

Orientador(a): [grau] [nome], [categoria], [instituio] Co-orientador(a): [grau] [nome], [categoria], [instituio]

[Ms, Ano]

5/8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009

Departamento de

A Psicologia Infantil no Contexto da Adolescncia

Nome do candidato

Trabalho de projecto submetido como requisito parcial para obteno do grau de

Mestre em

Orientador(a): [grau] [nome], [categoria], [instituio] Co-orientador(a): [grau] [nome], [categoria], [instituio]

[Ms, Ano]

6/8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009

Departamento de

A Antropologia da cozinha

Nome do candidato

Tese submetida como requisito parcial para obteno do grau de

Doutor em

Orientador(a): [grau] [nome], [categoria], [instituio] Co-orientador(a): [grau] [nome], [categoria], [instituio]

[Ms, Ano]

7/8

Verso actualizada aprovada em 15 de Dezembro de 2009

Modelo da lombada (mestrado/trabalho de projecto e tese de doutoramento)(: caso a lombada seja muito estreita o logo do ISCTE-IUL pode ficar ao alto)

A Anlise do Efeito Da Emisso de Ttulos no Valor da Empresa Annimo da Silva

Ttulo, Nome do Candidato Ms, Ano

Ms Ano

8/8

You might also like