You are on page 1of 9

Na Trilha dos Cientistas - A Histria da Biologia Atravs da Linha do Tempo

Durante a vida escolar, os alunos devem entrar em contato com muitas ideias da cincia apresentadas no contexto histrico, am de proporcionar-lhes uma introduo histria da cincia e poder dar ao aluno a viso e compreenso de como a cincia de fato acontece. Com a insero do contexto histrico, dar ao aluno como se d o crescimento das ideias cientcas bem como o caminho que levou a compreenso de tais ideias e dos papis que desempenham os diferentes investigadores, provas e teorias ao longo do tempo. Essa abordagem histrica tem importncia no ensino de cincia, pois tem o poder de conduzir as perspectivas sociais, como a inuncia da sociedade no desenvolvimento da cincia e tecnologia na sociedade. A Linha do Tempo Biologia a cincia que estuda os seres vivos, sendo a vida estudada indo da escala atmica, molecular, escala multicelular e o estudo do indivduo (ontogenia). A Microbiologia A microbiologia o ramo da biologia que estuda os microorganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia feita com mtodos de bioqumica e gentica ( escala atmica e molecular). Os microorganismos so pequenas formas de vida que s podem ser vistos com o auxlio de microscpio. Desde tempos remotos, o homem j descrevia algumas doenas que acometiam a humanidade, como malria, gripe, varola e etc, e sobre tais doenas cava uma pergunta, at ento, sem resposta: O que causava essas doenas? E demorou muitos anos para que se conseguisse a resposta... Teoria microbiana da doena - O incio As doenas so causadas por pequenos germes, invisveis a olho nu, que podem ser transmitidos de
1

uma pessoa para outra - tal teoria foi proposta, em 1546, por GIROLAMO FRACASTORO (1478-1553), mdico italiano, entre os sculos XV e XVI, que postulou a Teoria Microbiana da Doena. At onde sabe-se, Fracastoro escreveu duas obras sobre a Slis. A primeira delas, o poema Syphilidis sive de morbo gallico libri tres (Os trs livros da Slis e o Mal francs), em tal obra h o cunho do nome da efermidade a partir da lenda de um pastor chamado Syphilus, o qual havia recebido o mal como castigo por desaar os deuses. O poema descreve as infeces e os distintos mtodos de tratamento existente na poca. A segunda obra uma prosa em tom puramente mdico, em que o autor especica as caractersticas da doena e algumas recomendaes terapeuticas." Essa teoria s foi estabelecida por Anton Von Plenciz, de Viena, 200 anos aps sua elaborao. Figura1: Girolamo
Fracastoro. Fonte: http:www.britannica.com

Naquela poca, Hooke no tinha noo de que estava observando apenas contornos de clulas vegetais mortas. Publicou as suas descries e ilustraes em uma obra denominada Micrographia, em que usa a designao "little boxes or cells" (pequenas caixas ou celas) para denominar os alvolos observados, dando origem assim ao termo clula. O termo clula acabou tornando-se denitivo e ocial, e tal fato veio a tornarse o marco da biologia celular.

Figura 2: Robert Hooke. Fonte: http:// www.merke.ch/biografien

J na antiguidade havia tentativas de reforar a viso, bem como fazer aprimoramento das observaes com o auxlio de dispositivos pticos. Com tais dispositivos seria possvel a realizao de um estudo mais detalhado de planetas, no caso de escalas macroscpicas e, para escalas microscpicas o estudo do ento chamado invisvel. A nsia pelo conhecimento e a busca de observar, o at ento nunca visto, levou o fsico ingls, em 1655, ROBERT HOOKE (1635-1703) a construir o primeiro microscpio composto, formado pela combinao de duas lentes. Robert Hooke usou um microscpio para observar uma grande variedade de pequenos objetos, alm de animais e plantas que ele mesmo representava em is ilustraes. Hooke percebeu que a casca do carvalho era formada por uma grande quantidade de alvolos vazios, semelhantes estrutura dos favos de uma colmia.

Biognese versus Abiognese


Antigamente, existiam dois tipos de cientistas: os que acreditavam na teoria da gerao espontnea (ou abiognese) e os que acreditavam na biognese. A teoria da gerao espontnea dizia que um ser vivo pode surgir a partir das matria bruta (sem vida). Por exemplo, quando se via moscas em uma lata de lixo achavam que elas tinham surgido do lixo. J a teoria da biognese dizia que os seres vivos s poderiam ser originados a partir de outro ser vivo pr-existente, ou seja, uma mosca s poderia surgir a partir do cruzamento de duas outras.

Francesco Redi (1626-1691)


O primeiro passo na refutao cientca da abiognese aristotlica foi dado pelo italiano Francesco Redi, que em 1668, provou que larvas no nasciam em carne que casse inacessvel s moscas, protegidas por telas, de forma que elas no pudessem botar l seus ovos. Redi supunha que a gerao espontnea teria ocorrido apenas durante os primrdios da Terra. Formulou a hiptese que o que aparentava ser gerao espontnea na verdade era oriundo de ovos serem depositados por moscas no material em putrefao. Admitiu a necessidade de testar essa hiptese. Formulou o experimento ento de forma a limitar as variveis de forma mais cuidadosa, deixando metade dos frascos tampados e outra metade destampada.No entanto notou que essa metodologia tambm deixava alguma margem de erro. Enquanto as tampas dos frascos impediam o acesso das moscas, impediam tambm a renovao no ar no interior dos frascos, talvez ento impedindo que o "princpio ativo" propiciasse a gerao espontnea Figura 3: Francesco Redi dos "vermes". Para dar conta dessa parte do problema, aperfeioou o experimento, tampando os frascos com gaze, que permitia a entrada de ar. O resultado foi o mesmo; embora "vermes" no tivessem surgido dentro da carne dentro de um copo de vidro, por ter sido impedido o acesso das moscas, apareceram vrios no exterior da gaze, tentando forar sua entrada, os quais foram removidos por Redi.Assim, sculo XVII em foi gradualmente sendo demonstrado que, ao menos no caso de todos os organismos facilmente visveis, a gerao espontnea no ocorria, e que cada ser vivo conhecido era proveniente de uma forma de vida pr-existente, a ideia conhecida como biognese.
2

O microscpio de Hooke, que era o microscpio construdo por Hooke, apesar de ter proporcionado grandes feitos e avanos cincia no era de grande preciso, o que levou os cientistas da poca buscar um aperfeioamento ao microscpio e, assim, a possibilidade de visualizar cada vez melhor o que, at ento, era considerado invisvel. E em 1674, um comerciante holndes, cientista e construtor de microscpios , ANTONY VAN LEEUWENHOEK(1632-1723), fez aperfeioamentos nos microscpios da poca e, assim, observando amostras de gua de riachos e lagoas visualizou pequenas criaturas vivas e as chamou de animculos, sendo tais criaturas, na verdade, microorganismos.

Figura 3: Antony Van Leeuwenhoek, o microscpio de Leeuwenhoek e o microscpio composto de Hooke, respectivamente.

Uma vez visualizados, foi possvel a realizao de avanos na observao e estudo dos microorganismos e, partir

de vrias experincias o naturalista ingls, JOHN T. NEEDHAM (1713-1781) demonstrou a veracidade da gerao espontnea dos micrbios (abiognese). As experincias de Needham consistiam de frascos de vidro contendo "caldos nutritivos" abertos e fechados com rolhas, aquecidos ou no, conseguindo proliferao de microorganismos em todos os casos, de tais resultados Needham concluiu que: os microorganismos s poderiam ter aparecido atravs da "gerao espontnea" j que os caldos foram aquecidos e as possveis formas vivas foram eliminadas, e os frascos levemente fechados impediram a entrada de formas vivas presentes no ar. Dizia que existia um tipo de "fora vital" que era responsvel pelo aparecimento dos microorganismos. At hoje Needham conhecido por ser um grande defensor da Abiognese. Com os experimentos de Needham a Teoria da Abiognese ganhou fora e foi, novamente, aceita como verdadeira e, assim, cabia aos que no acreditavam nela provar a falha e derrubar tal ideia, foi o que buscou fazer o padre italiano LAZZARO SPALLANZANI (1729-1799). Lazzaro Spallanzani foi padre, ologista e estudioso das cincias naturais, chegou a largar seus de direito na Universidade de Bolonha am de investigar a Teoria da Abiognese e derrubar as ideias propostas por Needham. Atravs de suas experincias, Spallanzani mostrou que os micrbios movem-se pelo ar e que podem ser eliminados por fervura; vedando um recipiente com caldos nutritivos de maneira mais eciente e realizando a fervura por mais tempo, a vida no surge espontaneamente. Needham retrucou as descobertas de Spallanzani e ,assim, as controvrsias entre Needham e Spallanzani foram esclarecidas mais tarde, com as descobertas de Louis Pasteur.
Figura 5: Lazzaro Spallanzani. Fonte: http:// www.merke.ch

Figura 4: John T. Needham

Figura 7: Edward Jenner. Fonte:http:// www.ourcivilisation.com

Continuando a caminhada pela biologia molecular, chegamos ao ano de 1796 em que o naturalista e mdico britnico EDWARD JENNER (1749-1823), ainda sem o conceito de imunologia formado, descobre a vacina da varola. Jenner observou que as vacas possuam, nas tetas, feridas similar s provocadas pela varola no corpo dos humanos e que as pessoas que ordenhavam as vacas no contraiam a varola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doena. De tal observao,Jenner extraiu o pus da mo de uma ordenhadora que havia contrado a varola bovina e o inoculou em um menino saudvel. O menino contraiu a doena de forma branda e logo cou curado. Jenner inoculou no mesmo menino o lquido extrado de uma pstula de varola humana e o menino no contraiu a doena, o que signicava que estava imune varola. Mesmo com a publicao de sua descoberta, em 1878, o reconhecimento pela descoberta da vacina veio mais tarde, tempos depois da criao do conceito de imunologia, em 1822, pelo bilogo, microbiologista e anatomista russo LLYA LLYICH MECHNIKOV (1845-1916). Aps espetar uma larva de estrela-do-mar com o acleo de uma roseira e vericar, 24 horas aps a injria, um acmulo de clulas cercando a ponta do acleo. Tal atividade vericada, foi considerada por Mechnikov, como fundamental na manuteno da integridade dos organismos, e a defesa aparecendo como fenmeno secundrio. Mechnikov recebeu o Nobel de Medicina de 1908 (juntamente com Paul Ehrlich), por seus trabalhos sobre imunidade. Continuando no mundo microscpico, chegamos ao ano de 1833 quando ROBERT BROWN(1773-1858), fsico e botnico escocs, descobriu o ncleo celular, sendo o primeiro a descrever a sua presena nas clulas eucariotas.

Figura8: Llya Llyich Mechnikov. Fonte:http://www.nobelprize.org

Figura 9: Robert Brown. Fonte:http:// lqes.iqm.unicamp.br/

Continuando no mundo microscpico, chegamos ao ano de 1833 quando ROBERT BROWN(1773-1858), fsico e botnico escocs, descobriu o ncleo celular, sendo o primeiro a descrever a sua presena nas clulas eucariotas. Seis anos aps a descoberta de Brown, MATHIAS-JACOB SCHLEIDEN (1804-1881) e THEODOR SCHWANN (1810-1882), dois cientistas alemes, estabeleceram a Teoria Celular(1839) a qual arma que: Todos os seres vivos so formados por clulas.

Schleiden foi botnico e dedicou-se especialmente ao estudo microscpico das estruturas vegetais, alm de ser um dos primeiros bilogos a aceitar teoria da evoluo de Charles Darwin, por sua vez, Schwann foi um siologista, com inmeros trabalhos foi ele quem descobriu e preparou a primeira enzima de um tecido animal: a pepsina. Alm disso, Schwann fez estudos sobre a fermentao do

Figura10: Mathias-Jacob Schleiden. Fonte:http://www.merke.ch/ biografien/biologen_en/schleiden.php

Figura 11: Theodor Schwann. Fonte:http:// www.merke.ch/biografien/biologen_en/ schwann.php

acar e do amido, propriedades e funcionamento dos msculos e das clulas nervosas, sendo que no estudo desta ltima levou-o descoberta das chamadas clulas de Schwann, foi tambm criador do termo metabolismo para designar os processos qumicos de um organismo biolgico. E o tempo no para... Chegamos ao ano de 1865, quando impulsionado pelos trabalhos de Spallanzani o qumico francs LOUIS PASTEUR (1822-1895), com seu famoso experimento usando o tubo de pescoo de cisne, deu fundamentos Teoria microbiana da doena , mostrando que organismos existentes em caldo nutritivo podem ser elminados atravs da fervura (Pasteurizao) rebatendo de uma vez por todas a teoria da gerao espontnea, com este esperimento Pasteur tambm enfatizou importantes prticas higinicas como: ferver ou ltrar a gua, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminao por bactrias patognicas. Pasteur lembrado por notveis descobertas das causas e prevenes de doenas, reduo da mortalidade por febre puerperal e a criao da primeira vacina contra a raiva, alm de provar, em 1856, que criaturas microscpicas eram responsveis pela fermentao. considerado um dos trs fundadores da microbiologia moderna, juntamente com Robert Koch e Ferdinand Cohn.

Figura 12: Louis Pasteur. Fonte:http:// www.merke.ch/biografien

Em balado pelas descobertas de Pasteur chegamos a FERDINAND COHN (1828-1898), botnico germnico que em 1872 publicou o primeiro tratado sobre bacteriologia. Cohn estudou a morfologia de algas, fungos e bactrias e vericou que existiam inmeros microorganismos com formas e rgos funcionais distintos, dandolhes a classicao sistemtica (1872). Juntamente com Pasteur e Cohn, chegamos a outro grande nome da microbiologia: ROBERT KOCH (1843-1910), mdico, patologista e bacteriologista alemo, que organizou quatro critrios necessrios para provar que um microorganismo especco causa uma doena em particular, sendo tais critrios conhecidos como Postulados de Koch. Postulados de Koch: 1.A presena do agente deve ser sempre comprovada em todos os indivduos que sofram da doena em questo e, a partir da, isolada
Figura 13: Ferdinand Cohn. Fonte: http:// www.britannica.com

em cultura pura. 2. O agente causador da doena em questo no pode ser encontrado em indivduos saudveis. 3. Uma vez isolado, o agente deve ser capaz de reproduzir a doena em questo, aps a sua inoculao em animais experimentais. 4. O mesmo agente deve poder ser recuperado desses animais experimentalmente infectados e de novo isolado em cultura pura.

At ento, j existia um certo conhecimento sobre as bactrias bem como doenas causadas por bactrias patgenicas, mas mesmo com tais conhecimentos no havia nada, at ento, sido descoberto em relao cura de doenas causadas por bactrias. At que no ano de 1928 o mdico britnico SIR ALEXANDER FLEMING (1881-1955) descobre a penicilina e suas propriedades antibiticas, ao observar uma cultura de bactrias do tipo estalococo e vericar que estas no cresciam ao redor do fungo penicillium notatum.

Figura 14: Robert Koch. Fonte:http:// www.merke.ch/biografien/biologen/ koch.php Figura 15: Sir Alexander Fleming. Fonte: http://www.merke.ch/biografien

Cronologia da Histria da Biologia Anterior a 1600 520 a.C. - Alcmon de Crotona faz a distino entre veias e artrias. Descoberta do nervo ptico. 500 a.C. - Xenfanes examina registros fsseis e especula sobre a evoluo da vida.350 a.C. - Aristteles tenta elaborar a primeira classicao do mundo animal,algumas de suas obras incluem Historia Animalium (sobre biologia animal), De Partibus Animalium (sobre anatomia e siologia comparada de animais) e De Generatione Animalium (sobre biologia do desenvolvimento). 320 a.C. - Teofrasto inicia um estudo sistemtico de botnica. 300 a.C. - Herlo de Alexandria faz a primeira disseco do corpo humano. 50-70 - A obra Historia Naturalis, por Plnio, o Velho, foi publicado em 37 volumes. 130-200 - Galeno escreve inmeros tratados sobre anatomia humana. 1010 - Avicena (Ibn Sina ou Abu Ali al Hussein ibn Abdallah) publica o seu Cnone da Medicina (Kitab al-Qanun al-tibb). 1316 - Mondino de Liuzzi elabora o primeiro livro, que se tem registro, sobre anatomia humana. 1543 - Andr Veslio publica o livro Sobre a Estrutura do Corpo Humano. 1600-1799 1628 - William Harvey publica An Anatomical Exercise on the Motion of the Heart and Blood in Animals. 1655 - Robert Hooke observa clulas em lminas de cortia com uso de microscpio. 1668 - Francesco Redi rebate a gerao espontnea de larvas em matria putrefata. 1676 - Anton van Leeuwenhoek observa protozorios e chama-os de animlculos. 1677 - Anton van Leeuwenhoek observa espermatozides. 1683 - Anton van Leeuwenhoek observa bactrias. 1765 - Lazzaro Spallanzani rebate muitas das teorias de gerao espontnea em vida celular. 1771 - Joseph Priestley descobre que as plantas convertem dixido de carbono em oxignio. 1800-1899 1809 - Jean-Baptiste Lamarck prope uma teoria da evoluo unilinear, onde todos os animais estariam numa mesma linha evolutiva, estando o homem no topo da evoluo. Tal teoria era alicerada na gerao espontnea, na lei do uso e desuso e na herana de caracteres adquiridos. 1817 - Pierre Joseph Pelletier e Joseph Bienaim Caventou isolam a molcula de clorola. 1828 - Karl Ernst Von Baer descobre o ovo em mamferos. 1837 - Theodor Schwann demonstra que o ar aquecido previne a causa de putrefao. 1839 - Matthias Schleiden e Theodor Schwann estabelecem a Teoria Celular. 1856 - Louis Pasteur arma que a fermentao produto da ao de microorganismos. 1858 - Charles Darwin e Alfred Russel Wallace propem, independentemente, o conceito de seleco natural. S em edies mais tardias de seus trabalhos, Darwin utiliza o termo evoluo (um princpio losco de autoria de Herbert Spencer, antes de 1852). 1858 - Rudolf Virchow prope que as clulas s podem aparecer a partir de clulas pr-existentes. 1865 - Louis Pasteur rebate a teoria da gerao espontnea. 1865 - Gregor Mendel apresenta as suas experincias de hibridizao em ervilheiras e postula a existncia de fatores recessivos e dominantes. 1869 - Friedrich Miescher descobre os cidos nuclecos no ncleo de clulas. 1871 - Primeira edio do livro A descendncia do Homem e Seleo em relao ao Sexo de Charles Darwin.
7

1876 - Oscar Hertwig e Hermann Fol demonstram que vulos fertilizados (ovos) possuem ncleos de origem masculina e feminina. 1859 - August Weismann rev a teoria darwiniana da evoluo, inaugurando o neodarwinismo, ao retirar dessa teoria, ideias lamarckistas ainda presentes como a lei do uso e desuso e a teoria da herana de caracteres adquiridos. 1898 - Martinus Beijerinck utiliza tcnicas de ltrao para demonstrar que a doena do mosaico do tabaco provocada por um elemento menor do que as bactrias, a que chamou de vrus. 1900-1949 1911 - Thomas Morgan prope que os fatores mendelianos encontram-se linearmente acondicionados nos cromossomas. 1928 - O primeiro antobitico, a penicilina, descoberto por Alexander Fleming. 1929 - Phoebus Levene descobre a desoxirribose em cidos nuclecos. 1933 - Tadeus Reichstein sintetiza articialmente a vitamina C. 1935 - Wendell Stanley cristaliza o vrus do mosaico do tabaco. 1937 - Hans Adolf Krebs descobre o ciclo do cido ctrico. 1937 - Theodosius Dobzhansky faz a ligao entre evoluo e mutao gentica na sua obra Genetics and the Origin of Species. 1942 - Max Delbruck e Salvador Luria demonstram que a resistncia bacteriana aos vrus causada por mutaes ao acaso e no por mudanas adaptativas. 1944 - Oswald Avery demonstra, em pneumococos, que o DNA comporta o cdigo gentico. 1948 - Erwin Chargaff demonstra que, no DNA, o nmero de unidades de guanina igual ao nmero de unidades de citosina e o nmero de unidade de adenina igual ao nmero de unidades de timina. 1950-1989 1952 - Alfred Hershey e Martha Chase utilizam marcadores radioativos para demonstrar que o DNA o material gentico em bacterifagos.. 1952 - Rosalind Franklin utiliza a difrao de raios X para estudar a estrutura do DNA. 1953 - James Watson e Francis Crick propem a estrutura em dupla hlice para o DNA. 1953 - Max Perutz e John Kendrew determinam a estrutura tridimensional da hemoglobina. 1955 - Severo Ochoa descobre as RNA polimerases 1955 - Arthur Kornberg descobre as DNA polimerases. 1960 - Robert Woodward sintetiza clorola. 1967 - John Gurden utiliza tcnica de transplantao nuclear para clonar um anfbio, sendo primeira clonagem de um vertebrado. 1970 - Hamilton Smith e Daniel Nathans descobrem as enzimas de restrio de DNA. 1970 - Howard Temin e David Baltimore, descobrem, independentemente, enzimas de transcrio reversa. 1972 - Robert Woodward sintetiza a vitamina B12. 1972 - S. J. Singer e G.L. Nicholson desenvolvem o modelo do mosaico uido, relativo estrutura da membrana plasmtica de todas as clulas. 1977 - John Corliss et al. descobrem comunidades animais baseadas na quimiossntese, em fontes hidrotermais. 1977 - Frederick Sanger e Alan Coulson desenvolvem uma tcnica de sequenciao gentica baseada no uso de dideoxinucleotdeos e de eletroforese em gel. 1978 - Frederick Sanger apresenta a primeira sequncia completa de um genoma (vrus PhiX174)

1990-Presente 1996 - Foi clonada a ovelha Dolly (primeiro clone de um mamfero adulto). 2001 - Publicao dos primeiros esboos do genoma humano. 2003 - Produzido o primeiro vrus completamente articial. 2006 - Descoberto fssil de um peixe com patas (Tiktaalik roseae), o elo entre vertebrados aquticos e terrestres pelos pesquisadores Edward Daeschler, Neil Shubin e Farish Jenkins Jr. Referncias http://www.dec.ufcg.edu.br/biograas/ MEIS, L. e RANGEL, D. O Mtodo Cientco, 3ed. Rio de Janeiro: ed. do autor, 2012. http://www.britannica.com/bps/biography-browse http://www.pasteur.saude.sp.gov.br http://www.nobelprize.org
http://www.ourcivilisation.com http://www.merke.ch

http://www.britannica.com http://www.unicamp.br

Autor: Douglas Godoy de Souza, em 05/09/2012 s 11:32hs.

You might also like