You are on page 1of 3

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS TRANSPORTE DE MATRIAS PRIMAS

PAG:

ITABIRA AGRO INDUSTRIAL S.A.


ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS
Itabira Agro Industrial S.A. Tipo de servio a ser executado: CIVIL ELTRICA Data de incio: INSTRUMENTAO Data de trmino:

Data: 01/01/2007

Pg.: 01/03

REV 00 MECNICA REA / CLULA:

Companhia Brasileira de Equipamento - CBE CONTRATADA:

OPERAO

OUTROS: ______________

DESCRIO DA ATIVIDADE: TRANSPORTE DE MATRIAS PRIMAS DA JAZIDA AO BRITADOR DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE Realizao de transporte de matrias primas. Equipamento utilizado: Caminho Mercedes Benz 2635 ou Scania 113.

01/01/2007
RISCOS AVALIADOS

31/12/2007

MINRIOS / MINERAO
MEDIDAS DE CONTROLE Reunir pessoal participante da tarefa, realizar a leitura desta analise preliminar de riscos e recolher assinaturas dos participantes. Orientar os envolvidos quanto postura correta durante a realizao da atividade; Participar ativamente do Programa de Ginstica Laboral. Manter o local de trabalho - via de acesso limpa, organizado e desimpedido; Utilizar o cinto de segurana. Realizar inspeo de pr-uso no veculo, solicitando eliminao de vazamentos que possam contribuir para a propagao de incndio; Realizar inspeo no equipamento de combate a incndio; Participar de treinamento quanto conservao e uso dos equipamentos de combate a incndio; Utilizar extintor conforme classe de incndio adequado para os materiais existentes (AP e/ou PQS e/ou CO2); No fumar prximo aos inflamveis e manter a sinalizao de orientao prxima ao local. Subir e descer da cabina do veculo utilizando-se dos estribos que devero estar em boas condies de conservao e limpeza; No correr ao subir ou descer os estribos; No pular ao descer os estribos; No transitar com o veculo prximo as cristas das bancadas; Utilizar protetor auricular durante a conduo do veculo e prximo mquinas e equipamentos. Utilizar protetor respiratrio durante o trnsito pelos acessos; As vias devero ter umectao constante atravs do carro pipa. No permanecer sob cargas suspensas; Utilizar o capacete quando estiver fora da cabina do veculo; Fazer inspeo visual do acondicionamento do material na caamba do veculo, certificando-se que no h risco de queda do material pelo trajeto. Realizar inspeo prvia da rea a ser realizada a atividade, certificando-se que no h risco de queda de taludes; No abrir a tampa do radiador quando em alta temperatura. Realizar inspeo de pr-uso nas ferramentas utilizadas; Usar somente ferramenta adequada para realizao da atividade.

Desconhecimento por parte do executante da tarefa a ser realizada Postura Incorreta Batida Por/Contra

Incndio

Queda De Pessoas

Rudo Poeiras Queda De Materiais

Queimadura Acidentes Com Ferramentas Manuais

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS TRANSPORTE DE MATRIAS PRIMAS

Defeitos Mecnicos

Danos Ao Meio Ambiente

Atropelamento

Coliso De Veculos

PAG: 2 Realizar inspeo no veculos, antes do incio da atividade; Comunicar imediatamente ao coordenador de turma qualquer irregularidade verificada no veculo, dirigindo-se a oficina automotiva para que sejam tomadas s providncias cabveis; Evitar e ou controlar a emisso fumaa preta e gases e poeiras atravs da umectao constante das vias; Evitar e ou controlar a emisso de rudo no ambiente; Evitar o lanamento de qualquer tipo de substncia poluidora, slida ou lquida, em cursos dgua; Nenhuma atividade desenvolvida poder poluir, de forma intencional ou no, as guas subterrneas; Evitar o lanamento ou derrames de substncias txicas, inflamveis, explosivas, no solo; Racionalizar o consumo de gua, energia eltrica, materiais e combustveis. Evite desperdcios; Realizar suas atividades sem comprometer a capacidade das geraes futuras de atender suas necessidades em relao aos recursos naturais - desenvolvimento sustentvel; proibido jogar no lixo: pilhas, baterias, pneus, resduos ambulatoriais, leos lubrificantes, lmpadas fluorescentes, de vapor de mercrio, de vapor de sdio, luz mista e embalagens txicas; Colaborar com a coleta seletiva. Descartar os resduos conforme a sinalizao do local. Utilizar sinalizao Geral, Viria, Noturna, de Orientao e/ou Advertncia quando necessrio; Ter cuidado nos locais de travessia de pedestres, olhar para os dois lados; Comunicar a SEPAT (Segurana Patrimonial), a presena de animais nos acessos; Todos os veculos e mquinas automotores devem ser providos de alarme sonoro para o deslocamento em marcha-r; No permanecer no raio de giro de mquinas e locais de trnsito de veculos e mquinas; No permanecer atrs de mquinas e caminhes; Trafegar durante todo o perodo de trabalho com os faris acesos; No exceder os limites de velocidade estabelecidos para o trajeto, conforme placas de Regulamentao fixadas no trajeto; Manter distncia segura entre os veculos em trnsito (aproximadamente 03 Metros); No realizar manobras prximo a equipamentos em movimento; O veculo dever portar alarme sonoro para o deslocamento em marcha-r; Manter a ateno a todo instante voltada pista de rolamento; terminantemente proibido efetuar ultrapassagens; No utilizar aparelhos sonoros MP3, celulares e semelhantes durante a operao do veculo.

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS TRANSPORTE DE MATRIAS PRIMAS

Tombamento

PAG: 3 Transitar com o veculo e efetuar o descarregamento somente nas reas pr-estabelecidas pela chefia imediata; No exceder o limite de carga estabelecido pelo fabricante do veculo; Inspecionar as condies do pneus antes do incio da atividade e nas paradas estabelecidas para verificao conforme placas de Regulamentao fixadas no trajeto; No transitar com o veculo prximo as cristas das bancadas; Efetuar inspeo prvia da estabilidade do terreno antes de iniciar a atividade de descarregamento; As laterais das bancadas devero ser providas de leiras com altura mnima correspondente metade do dimetro do maior pneu do veculo/mquina que por elas trafegue; Certificar-se que o freio de estacionamento, encontra-se acionado antes de ausentar-se da cabina do veculo; No transitar com o veculo apresentando molas quebras;

OBSERVAES COMPLEMENTARES: - obrigatria a utilizao dos seguintes EPIs: Capacete de Proteo, Botina de Segurana com Biqueira de Ao, culos de Segurana, Protetor Auricular, Protetor Respiratrio contra Poeira, Luvas de Raspa,
Capa para chuva. - necessrio realizar ativamente o Dialogo Dirio de Segurana DDS, antes de iniciar os trabalhos. - Cada recomendao deve corresponder a um risco especfico. - A descrio dos Riscos aqui apresentados, no exime a responsabilidade do(s) executante(s) em avaliar antes do incio da atividade, possveis outras situaes de riscos aqui no contempladas. - Declaro para os devidos fins que estou assinando esta A.P.R., aps ter planejado a execuo da atividade, estando ciente dos riscos e das medidas de controle que deverei promover a fim de garantir a minha segurana e dos demais membros da equipe. -Todos os envolvidos na atividade s podero iniciar o servio aps o conhecimento dos riscos de acidentes e suas medidas de controle contidas nesta A.P.R. com assinatura nas mesmas e liberao pelo setor de segurana. REUNIO ESPECFICA PARA INCIO DO SERVIO 1) A equipe tem pleno conhecimento dos riscos contidos neste documento? 3) Comentrios sobre acidente j ocorrido na execuo deste servio? 5) Foram observadas as condies ambientais no local de trabalho? SIM ( ) SIM ( ) SIM ( ) NO ( ) NO ( ) NO ( ) 2) Foram verificadas condies fsicas e estado de esprito dos membros da equipe? 4) Verificou-se o porte e as condies dos EPI por parte dos membros da equipe ? 6) Foram realizadas Inspees de pr-uso nas ferramentas / equipamentos ? SIM ( ) SIM ( ) SIM ( ) NO ( ) NO ( ) NO ( )

Data da reunio: MATRCULA ASSINATURA

Matrcula / Nome do Encarregado / Supervisor: Joo Carlos Patrcio MATRCULA COMPONENTES DA EQUIPE ASSINATURA MATRCULA

Assinatura: ASSINATURA MATRCULA ASSINATURA

DE ACORDO: (Matrcula e Assinatura dos participantes da elaborao da APR)

SESMT

Gennaro Mazzocco Encarregado geral de Minerao Executante do Servio


AMBULATRIO: 2352

Cleidson Roberto Mendes M. Santos Eng da rea Solicitante do Servio


SEG. PATRIMONIAL / PORTARIA: 2345

OBSERVAO: Cada recomendao deve corresponder a um risco especfico e o risco dever corresponder a um passo especifico do servio .
RAMAIS TEIS: SESMT: 2351

You might also like