You are on page 1of 5

1 INTRODUO:

O Autismo um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta, geralmente, antes dos trs anos de idade comprometendo todo o desenvolvimento psiconeurolgico, afetando a comunicao, interao social e comportamento da criana. A maioria dessas crianas nasce, aparentemente sem nenhuma disfuno , algumas se comportam e chora na maternidade como todos os bebs, mas j nos primeiros meses devida, as vezes at os cinco anos , comeam a surgir os sintomas configurando uma situao dolorosa para os pais: So estranhos comportamentos de criana que no falam, so incapazes de olhar as pessoas e isolam-se cada vez mais em um mundo misterioso e impenetrvel.

2 DESENVOLVIMENTO: DESCRIO DA PATOLOGIA

O autismo uma desordem na qual uma criana jovem no pode desenvolver relaes sociais normais , se comporta de modo compulsivo e restrita, e geralmente no desenvolve inteligncia normal. caracterizado por extrema dificuldade de relacionamento interpessoal e social, problemas de comunicao verbal e no verbal, atraes por movimentos e atividades repetitivas, e extrema dificuldade de aceitao nas mudanas de rotinas. . FISIOPATOLOGIA

H muito se avalia que os genes desempenham um papel central na fisiopatologia do autismo e de suas condies relacionados. As pesquisas mais recentes sugerem que a etiologia do autismo seja multifatorial. Evidncias acumuladas tem sugerido desequilbrio em vrios sistemas neuroqumicos , primeiramente o dopraminrgico e o sorotonrgico, como sendo relevante para a fisiopatologia do autismo. Estudos neurobiolgicos clnicos e de tratamento apontam para um papel importante da neurotransmissora dopamina no desenvolvimento do autismo.

SINAIS E SINTOMAS

A criana autista prefere o isolamento.

HISTRICO E EXAME FSICO

Gabriel Yamanti Gomes, 9 anos e 8 meses, nascido em Caraguatatuba em 24 /10/2001, residente na rua Pedro Lippi, n 397, Estrela Dalva, Caraguatatuba, a me faleceu trs meses com diagnstico de depresso e obesidade mrbida, a criana mora com a av Sr Nilza. Participante das atividades da APAE, a um ano, como por exemplo : integrao sensorial, educao fsica, rotina alimentar, comunicao alternativa, entre outras atividades. Ao exame fsico: Couro cabeludo ntegro, sem presena de sujidade, abertura ocular espontnea, conjutiva corada, esclertica de cor branca, pupilas isolricas e fotoreagenres, nariz com discreta secreo de cor clara, cavidade oral sem anormalidades, pavilho auditivo ntegro sem sujidade, pescoo simtrico sem presena de linfonodos palpveis, trax assimtrico com boa expansibilidade, ausculta cardaca normofontica em 2T, em focos artico, pulmonar e tricspide e hipofontico em foco mitral. Ausculta pulmonar com murmrios vesiculares sem presena de rudos adventcos, abdmen plano e flcido, com rudos hidroarios presentes, genitlia sem presena de pelos pubianos, pele integra sem anormalidades e membros inferiores e superiores sem edema e leses. PA 100X60mmhg, P- 36,2 C, R 22 mrpm. SAE - DIAGNSTICO, PLANO DE CUIDADOS, PRESCRIO E EVOLUO DE ENFERMAGEM

Diagnstico: Comunicao verbal prejudicada: Caracterizada pela dificuldade de expressar verbalmente seus pensamentos. Exemplo: afasia, relacionada a alterao do sistema nervoso central. Plano de cuidados: O indivduo dever demonstrar evoluo na capacidade de expresso. Prescrio de enfermagem: Identificar um mtodo por meio do qual a pessoa possa comunicar as necessidades bsicas;
2

Proporcionar mtodos alternativos de comunicao; Estimular a pessoa a apontar, usar gestos;

Automutilao: Caracterizado por morde-se, relacionada pelo autismo

Plano de cuidados : O indivduo ir diminuir atitudes lesivas.

Prescrio de enfermagem: Retirar objetos pontiagudos ou cortantes da casa, para no se machucar. Risco de violncia direcionada a outros: Relacionada a danos cognitivos. Plano de cuidados: O indivduo no dever cometer agresses as outras pessoas. Prescrio de enfermagem: No provocar estresse, como por exemplo: ambiente agitado, barulhento, muito colorido, optar por cores neutras, claras, mantendo um ambiente tranqilo e calmo. Perambulao: Caracterizado pela hiperatividade, relacionado ao prejuzo cognitivo. Plano de cuidados: O indivduo dever demonstrar interesse em participar de atividades ldicas.. Prescrio de enfermagem: Chamar a ateno com jogos e brincadeiras, estimulando sempre a participar.

Evoluo de enfermagem Criana hiperativa, corada, hidratada, com perodos de agitao, com discreta participao das atividades sugeridas. importante estabelecer um plano teraputico individual, onde definida uma programao diria. O aprendizado parte de objetivos concretos e passa gradativamente para modelos representativos e simblicos.

2.3.4 ESTUDO DOS EXAMES

Exames laboratoriais TAP (tempo de protrombina 11.60 seg.), TTPA ( tempo de protrombina parcia ativado 34 seg.), ECG sem alterao severas. Tomografia rea hipoatenuante tmporo-parietal direita, que abrange o oprculo temporal e os giros perirolndicos, presumidamente isquemia recente , as demais sem alteraes.

2.3.5 TERAPUTICA MENDICAMENTOSA Diltiazem 60 mg. 1 vez ao dia; Prpranolol 40 mg 2 vezes ao dia; Losec 20 mg cedo; AAS 200 mg 1 vez ao dia; Nimodipina 30 mg 4 vezes ao dia; Sinvastatina 20 mg noite; Clexane 60 mg S C 2 vezes ao dia; Captopril ( 25 mg SL ) ( SN ).

2.3.6- IMPRESSES DO PROFISSIONAL QUANTO A EVOLUO DO INDIVDUO

A evoluo do cliente boa, com prognstico satisfatrio , pois apesar do AIT ( acidente isqumico transitrio ) , o cliente j apresentava melhora considervel com estabilizao da P.A e diminuio do dficit motor E.

3 CONSIDERAES FINAIS
4

fundamental para todos ns que tenhamos hbitos saudveis, para que possamos viver com qualidade de vida, pois hipertenso uma doena grave, apesar de muitas vezes ser assintomtica, pois se no tem cuide para evitar,agora se j tem cuide para controlar.

4 REFERNCIAS Manual de Enfermagem Mdico Cirrgica Editora Vergara Brasil LTDA Tratado de Enfermagem Mdico Cirrgica Brunner & Suddarth Suzzanec . Smeltezer & Brenda G. Bare / 9 Edio Vol. 3 Nanda International Diagnstico de Enfermagem de Nanda Definies e Classificaes 2003 2004 ABPDA / ARTMED Traduo : Cristina Correa

You might also like