You are on page 1of 7

Com uma linguagem simples e clara Michele Perrot nos convida um passeio pela Frana do sculo XIX em seu

u ensaio As trs eras da disciplina industrial no sculo XIX e nos remete a uma reflexo quanto a histria das mentalidades A nova ordem industrial estabelecida pela sociedade capitalista implica uma nova racionalidade, uma nova forma de conceber o trabalhador e de como este se insere nessa nova ordem das foras produtivas. Michelle Perrot descreve que, para inserir o trabalhador nessa nova ordem, a sociedade industrial precisa reinventar o sujeito, ou seja, transformar camponeses, artesos ou andarilhos em operrios, bem como fazer com que estes trabalhadores abram mo de seu tempo livre e se mantenham de forma regular nas linhas de produo. dentro desse processo que a indstria moderna obtm sua mo-de-obra. Para tanto, Perrot aponta alguns aspectos que constituem esse processo, mas quero aqui destacar apenas dois que considero terem sido fundamentais para a constituio dessa nova mentalidade na indstria moderna, a era do olhar e o papel disciplinar da famlia. A era do olhar constitui a fbrica como um espao onde, segundo modelo arquitetnico de Jeremy Bentham, os operrios estejam sob a vista do patro e que tenham a conscincia de que esto sempre sob o olhar vigilante do dono da fbrica. dentro desse princpio que se estabelece uma intensa diviso do trabalho que estrutura a organizao em oficinas diversas fornecendo o ordenamento do espao. O papel disciplinar da famlia na indstria proporciona ao fabricante a garantia do recrutamento e fidelidade da mo-de-obra, ou seja ela responsvel pelo trabalho e pela subordinao dos seus filhos e ao mesmo tempo prolongam essa vigilncia atravs da carteira que confiada aos pais, pelo patro, que assim controlam a assiduidade da sua prole. Outro fator importante do papel disciplinar da famlia na indstria o da administrao paternalista onde as relaes sociais do trabalho so concebidas conforme o modelo familiar, cujo patro o pai, e os operrios os filhos. Esse modelo foi muito frequente no sculo XIX e, sem dvida, mesmo em nossos dias, pode ser visto em muitas empresas. Esse modelo nos permite compreender, de certa forma, a falta de combatividade dos trabalhadores, mesmo nas instituies privadas de hoje. Esses aspectos dentre outros descritos pela Michelle Perrot em seu ensaio nos permite compreender um verdadeiro arcabouo de transformaes que constituiu na reinveno do sujeito transformando trabalhadores em operrios e o inserindo numa nova ordem industrial.

Cap. 11: A Revoluo Francesa de 1848. (P.179). Dois fatores fizeram com que as multides da revoluo francesa no fossem idnticas s da de 1789. Um deles foi o incio da industria moderna; o outro, a difuso das idias socialistas, entre a populao industrial e trabalhadora. (...)

Fora dessas industrias, a revoluo tinha feito pouco progresso sociais. A populao de Paris passara a pouco mais de 1 milho de habitantes, mas ainda era uma cidade de manufaturas, industriais domsticas e de pequenos artesanatos. (P.181). Havia apenas 5 trabalhadores para cada patro, e os principais centros da populao trabalhadora eram ainda os velhos bairros e mercados de 1789. Eram o banqueiro, o comerciante manufatureiro, o especulador e o dono de terras, e no o industrial, que davam as cartas e formavam a espinha dorsal do que Marx chamou de a sociedade annima para a explorao da riqueza nacional da Frana. Embora a transformao social e industrial fosse lenta, as novas idias nasciam depressa; e a dcada de 1830 viu um notvel desenvolvimento da educao poltica industrial francesa. O que havia de novo na dcada de 1830, depois da experincia de julho, era o fato de os trabalhadores estarem comeando a se associar em grupos organizados a fim de participar das questes polticas. E tinham objetivos sociais muito mais profundos do que um simples aumento de salrios e a existncia de empregos, 1830 considerado como o nascimento do moderno movimento trabalhador. Ocorreu numa poca em que a habitao era miservel, os salrios eram baixos, e a depresso predominava, e foi seguido, em Paris, por uma srie de motins e insurreies armadas que visavam principalmente o prprio governo. (P.182). Pela primeira vez, encontramos os mesmos trabalhadores empenhados em sucessivas manifestaes polticas. Isto no era visto em revolues anteriores e constitui um marco na histria da ao e das idias da classe trabalhadora. Logo depois do segundo levante de Lyon, em abril de 1834, essa fase de motins polticos terminou, mas a fermentao das idias polticas continuou. No mesmo ano a palavra socialista foi usada pela primeira vez por Pierre Leroux, e as idias de Bebeuf, Blanqui, Barbs, Blanc, Cabet, Proudhon e dos SaintSimonianos comearam a circular entre os trabalhadores. Seus remdios iam de medidas reformistas at a guerra de classe e insurreio armada: Eles ressaltavam a necessidade de igualdade de distribuio da propriedade publica e da riqueza nacional. Todos eles se dirigiam aos trabalhadores o que era algo novo. Surgiram assim sociedade secretas e clubes, onde Alexis de Tocqueville discursou em janeiro de 1848, ele advertiu que as classes trabalhadoras

...esto formando gradualmente opinies e idias destinadas no s a modificar esta ou aquela lei, ministrio, e at mesmo forma de governo, como a prpria sociedade. (P.183). A revoluo eclodiu em Paris, 4 semanas depois. O movimento comeou com uma campanha, apoiada pela oposio liberal, de organizar banquetes em favor do sufrgio. Quando Guizot proibiu o banquete, os lideres da oposio de afastaram e os jornalistas radicais republicanos de Le National e La Rforme assumiram o movimento e organizando grandes manifestaes populares de apoio. A essa altura a Guarda Nacional Burguesa, em vez de dispersas a multido ficou com os reformadores. O rei demitiu Guizot. Mas as manifestao cresceram em fora e tiveram apoio nos bairros populares. No Boulevard des Capucines, vrios manifestantes foram mortos e feridos num sangrento choque com os soldados. Isso deu um novo objetivo e direo aos motins: lojas de armas foram saqueadas e, na manh de 24 de fevereiro, Paris estava em franca revolta. O rei abdicou e fugiu para a Inglaterra. As multides invadiram a Cmara dos Deputados e depuseram os antigos fazedores de constituio, receberam e aclamaram um novo governo provisrio escolhido das listas de nomes apresentados pelos jornalistas liberais e radicais. As multides, lembrando-se da traio de 1830, estavam decididas a colher sua parte da vitria, assim, o governo tinha mais dois nomes: O do lder socialista Louis Blanc e do metalrgico Albert. Nos dias seguintes, manifestaes de massa apoiadas pelos socialistas e pelos clubes arrancaram do Governo Provisrio vrias concesses: a promessa do direito do trabalhador, oficinas nacionais para aos desempregados; 10 horas de trabalho por dia, a abolio da priso por dvidas, o sufrgio masculino adulto e a proclamao imediata da Repblica. (P.184). Assim, os assalariados no s tinham, como em 1789 e 1830, ajudado a fazer a revoluo mas tambm, uma vez obtida a vitria inicial, continuaram a deixar sua marca sobre ela. Em revolues anteriores, tinham seguido as idias e lemas de burguesia, mesmo quando ocasionalmente os adaptavam para seu prprio uso. Desta vez, estavam organizados em seus clubes polticos e associaes profissionais prprios, marchavam sob bandeiras e lideres prprios e estavam profundamente imbudos das novas idias do socialismo. Mas se em Paris, os assalariados tinham sido capazes de dar nova forma e contedo a uma revoluo popular, nas provncias, predominavam as velhas formas. (P.185). A viso dos trabalhadores no Palcio de Luxemburgo, onde Louis Blanc tinha estalado seu parlamento dos trabalhadores, comeava a alarmar muitos, que embora revolucionrios em fevereiro, (agora em junho) partilhavam da preocupao de Tocqueville, de que a propriedade poderia ser ameaada.

Um ms depois, os clubes e a Comisso do Luxemburgo, de Blanc, combinaram uma grande manifestao dos trabalhadores, com o objetivo de adiar as eleies para a nova Assembleia, e pressionar o governo a criar uma Repblica democrtica baseada na abolio da explorao do homem pelo homem e na organizao do trabalho pela associao. Os membros no socialistas do governo atemorizaram-se e convocaram a Guarda Nacional para uma contramanifestao. No Hotel de Ville, os delegados da Guarda Nacional que foram recebidos com honras; a representao dos trabalhadores foi menosprezada e recebida aos gritos de abaixo os comunistas!. O rompimento entre o governo e os socialistas era agora completo. (P.187). As eleies nacionais realizaram-se uma quinzena depois e foram um trunfo para os republicanos moderados que conquistaram mais de 500 lugares, enquanto os socialistas ficaram com menos de 100 membros. Numa tentativa de restabelecer o equilbrio, os lderes dos clubes resolveram promover outra insurreio. Em 15 de maio, seus seguidores desarmados, apoiados por 14.000 trabalhadores desempregados das oficinas nacionais invadiram a Assembleia para apresentar uma petio em favor da guerra contra a Rssia a em defesa da Polnia. Na confuso que se seguiu, alguns de seus porta-vozes declararam dissolvida a assembleia e leram uma lista de novos membros para o governo provisrio, que continha socialistas e lderes dos clubes. Mas logo a Guarda Nacional chegou, foram facilmente dispersados. A Assembleia e o Conselho Executivo, trataram o incidente como uma tentativa de golpe de Estado. Blanqui, Raspail, Barbs e Albert, e cerca de mais 400 foram presos. A comisso do Luxemburgo, de Blanc, foi fechada. E as oficinas nacionais com seus 115.000 internos, foram dissolvidas. (P.188). Os mais vigorosos lderes trabalhadores estavam presos, graas a essa falta de liderana poltica, surgiu um estranho mstico de nome Louis Pujol, auto intitulado o profeta da desgraa que se tornou porta voz dos trabalhadores. Em 22 de junho, cerca de 1.500 trabalhadores, mandaram uma delegao de 56 delegados para parlamentar com o governo no palcio de Luxemburgo. Marie recebeu Pujol e 5 outros, tratou-os com pouca cortesia respondendo as ameaas de Pujol com outras ameaas. Naquela mesma noite realizou-se na Bastilha um comcio, onde falou Pujol. Enquanto os manifestantes voltavam pelas avenidas, surgiu um grito s armas!, e a primeira barricada, feita de nibus derrubados, colches e pedras de pavimentao, foi levantada perto da Ponte St. Denis. A insurreio durou 3 dias e estendeu-se muito alm das fileiras dos trabalhadores de oficinas. Os revoltosos no tiveram muita dificuldade para encontrar armas: muitos eram antigos soldados, outros eram Guardas Nacionais. O nmero de armas podem ter chegado a 100.000.

A exigncia imediata era dupla: Restabelecer as oficinas nacionais e dissolver a Assembleia que as tinha fechado. Quando outros trabalhadores se juntaram aos insurgentes, novos objetivos foram acrescentados. (P.189). Para enfrentar os rebeldes, o governo podia usar 30.000 soldados regulares, 16.000 gardes mbiles, 2.000 Guardas Republicanos e, teoricamente a Guarda Nacional. Mas s os dos distritos do oeste eram confiveis. Com o desenrolar das lutas as ferrovias trouxeram vigoroso apoio, na forma de voluntrios de todas as partes do pas. Entre eles (escreveu Tocqueville), camponeses, pequenos lojistas, donos de terras e nobres, todos misturados nas mesmas fileiras...Era evidente, partir daquele momento, que terminaramos vencendo, pois os insurgentes no recebiam reforos, ao pao que ns tnhamos toda a Frana como reserva. Muitos socialistas se recusaram a participar, outros s o fizeram depois de iniciada a luta armada. Acima de tudo, na que se relaciona com o resto da Frana, os trabalhadores parisienses estavam numa posio perigosa e isolada. No dia 24, as foras da ordem conseguiram varrer os ltimos centros de resistncia no norte e no sul da cidade, e os rebeldes provocaram indignao ao balearem o general Bra e o arcebispo de Paris, que tinham ido oferecer mediao. (P.190). Na manh do dia 26, uma comisso oferecia a deposio de armas em troca de anistia, Cavaignac, porm, insistiu na rendio incondicional e, pouco depois de reiniciada a batalha, conseguiu imp-la. A insurreio estava terminada. A contagem de 2.000 mortos e feridos, feita pela polcia, provavelmente uma subestimativa. 15.000 pessoas foram presas, 6.374foram libertadas aps interrogatrio. Mais de 4.000 foram condenados priso em fortalezas ou em degredo para a Arglia. S os assassinos do general Bra foram guilhotinados. Os clubes e jornais revolucionrios foram fechados. Livres dos socialistas e do medo de novas aes operrias, a Assembleia pode desmantelar o que restava da Repblica social e levantar outra que correspondia melhor aos interesses dos vencedores. Marx e Tocqueville, embora divergindo quanto aos detalhes, concordavam que se tratava de uma luta de classe contra classe, que marcou um ponto culminante na histria da Frana. Segundo Tocqueville, o que a distinguiu dos acontecimentos dos 60 anos anteriores, foi o fato de no visar uma modificao na forma de governo, e sim alterao da ordem da sociedade. Para Marx, foi, precisamente uma luta do Proletariado e da burguesia, onde a revoluo significava a derrubada da sociedade burguesa, ao passo que, antes de fevereiro, significava a derrubada da forma do Estado. Para os contemporneos que no conheciam expresses como guerra de classes, a revolta de junho foi um protesto armado dos trabalhadores de Paris, se no contra os capitalistas, pelo menos contra os donos de propriedades, ou os ricos.

(P.191). Ser esta interpretao aceitvel ou precisa ser revista? O conflito no foi, certamente, entre trabalhadores de fbricas e seus empregados. at mesmo provvel que, entre os presos, os pequenos mestres, os donos de lojas e os artesos independentes fossem mais numerosos do que os assalariados. Remi Gossez acrescenta que no havia distines de classe ntidas entre as duas foras em oposio. Por isso, ele conclui que, embora o conflito social fosse bastante autntico, colocou lado a lado pequenos produtores, inquilinos e sublocatrios (e no apenas assalariados) contra lojistas e comerciantes, e contra donos de terras e principalmente locatrios e no contra donos de fbricas, mestres e empregados industriais. (P.192). Por mais notveis que sejam certas semelhanas entre as multides de 1789 e de junho de 1848, as diferenas so igualmente grandes. Em primeiro lugar, na revoluo mais antiga, a iniciativa foi tomada, geralmente pelos mestres das oficinas, mais alfabetizados e de melhor formao poltica. No segundo movimento, o mpeto inicial veio dos trabalhadores das oficinas nacionais. Em junho foi apenas uma minoria dos trabalhadores em oficinas que participou: fato devido deciso do governo de continuar a pagar salrios, mesmo depois de iniciada a luta. A espinha dorsal da insurreio vinha de outros grupos. Assim, os trabalhadores de construo representam a maior categoria de presos, e j se notou que cada um dos principais centros de resistncia era sustentado por sua associao profissional caracterstica. (P.193). Marx pode ter olhado demasiado frente ao escrever como se o proletariado parisiense j estivesse totalmente formado. Mas tinha razo ao ressaltar as novas relaes que se desenvolviam entre as classes e seu significado para toda a Europa. Bibliografia: RUD, George: A MULTIDO NA HISTRIA.Estudo dos movimentos populares na Frana e na Inglaterra 1730-1848. ed Campus. Pg 179-194.

Pegando como referncia o texto de George Rud, A Revoluo Francesa de 1848, nota-se que o autor trabalha com uma viso especfica sobre o tema, focando o processo revolucionrio na Frana. Aponta no texto dois fatores de diferena quanto a Revoluo de 1789. O primeiro diz respeito a ao incio da indstria moderna e o segundo quanto a difuso de ideias socialistas. Ressalta que a era do grande empregador industrial ainda estava para chegar na Frana neste perodo, pois ainda na dcada de 1830, os trabalhadores estavam comeando a se associar em grupos organizados a fim de participar de questes polticas. Esses grupos tinham objetivos sociais muito mais profundos do que um simples aumento de salrios e a existncia de empregos, pois

ocorreu numa poca em que a habitao era miservel e a depresso predominava. Pois segundo o autor, pela primeira vez na histria da Frana, encontra-se os mesmos trabalhadores empenhados em sucessivas manifestaes polticas. Rud afirma que em 1789 e 1830, os assalariados no s tinham ajudado a fazer uma revoluo como tambm tinham obtido uma vitria inicial. Estavam organizados em clubes polticos e associaes profissionais prprios, marchando sob lderes e bandeiras prprias, totalmente imbudas de novas ideias do socialismo. Portanto em 1848, apesar de suas inovaes importantes, marca apenas uma etapa intermediria entre o tipo mais antigo e o mais novo de movimentos e distrbios populares. O autor contempla que o rompimento entre o governo e os socialistas agora era completo. Apanhando Marx e Tocqueville como referncia, Rud esclarece embora os pensadores pertenam a campos opostos, ambos concordam que se tratava de uma luta de classe contra classe, que marcou um ponto culminante na histria da Frana. Tocqueville afirma que o fato de no visar a uma modificao na forma de governo, e sim alterao da ordem da sociedade e j para Marx foi a uma luta de proletariado e da burguesia, pois para ele significava a derrubada da sociedade burguesa e antes a revoluo significava a derrubada da forma de Estado. Ento admite-se que a revolta 1848 foi, segundo o autor, um protesto armado dos trabalhadores de Paris, contra os donos de propriedades, no sendo um conflito de trabalhadores de fbricas, pois isso seria impossvel nas circunstancias da poca. Portanto Rud assegura que o conflito de junho de 1848 volta-se para as formas mais antigas de protesto social pelos pequenos consumidores e produtores. Esse conflito teve origem na minoria dos trabalhadores das oficinas, principalmente motivados pelo fato de o governo continuar a pagar salrios, a espinha dorsal da revoluo vinha de outros grupos.

You might also like