You are on page 1of 2

DESPACHOS ADUANEIROS E REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS

Local de realizao
FUNCEX Fundao Centro de Estudos do Comrcio Exterior Av. Rio Branco, n 120, Grupo 707, Centro, RJ

Objetivo
Capacitar o aluno para compreender os principais aspectos do despacho aduaneiro de importao e exportao, transmitindo experincia e prticas na atuao sobre o funcionamento e controle governamental. Analisar, com aplicao de exerccios prticos, todos os procedimentos relacionados ao principal incentivo s exportaes de produtos nacionais. Aborda tambm os aspectos operacionais prticos do regime de drawback, em suas diversas modalidades e opes (solicitao, execuo, comprovao e baixa definitiva do ato concessrio junto s autoridades).

Programa
1. Conceitos introdutrio 1.1 Territrio aduaneiro 1.2 Recintos alfandegados 1.3 Portos secos Despacho aduaneiro 1.4 Base legal 1.5 Conceito 1.6 Habilitao 1.7 Modalidade 1.8 Prazo Procedimentos de importao e exportao: documentos e etapas Regimes aduaneiros especiais 5.1. Geral ou comum 5.2. Especial, econmico ou suspensivo

2.

3. 4.

Instrutor Naila Freire especialista em Didtica do Ensino Superior pela UNESA e em Comrcio Exterior ECEX
pela UFRJ. instrutora do Grupo Aduaneira. professora do Curso MBA em Comrcio Exterior e Negcios Internacionais da Fundao Getlio Vargas FGV. Professora convidada da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ no curso de ps-graduao Latus Sensu em comrcio exterior. Professora da Universidade Estcio de S UNESA. Diretora da empresa Macrolink International que exerce atividades nos ramos de despacho aduaneiro, treinamento em comrcio exterior e assessoria em Comrcio Exterior.

Investimento
Associados ao CIRJ e ao Movimento Sindical Firjan, empresas mantenedoras da FUNCEX e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN*: R$ 200,00 (por mdulo). Demais participantes: R$ 250,00 (por mdulo).
* Conselho Consultivo do CIN: Universidade Cndido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, Universidade Estcio de S, Fundao Getlio Vargas, Instituto Metodista Bennett.

Reservas e inscries FUNCEX: (21) 2509-7000 e E-mail: cursosfuncex@funcex.org.br. CIN: (21) 2563-4600 e E-mail: cursos.cin@firjan.org.br. Didtica
Os participantes recebero material didtico sob a forma de apostilas para o acompanhamento da aula expositiva, que proferida com auxlio de recursos visuais como slides e/ou vdeos.

O curso contempla
Material didtico, coffee-break e certificado de concluso.

Observaes Ao efetuar a inscrio em uma determinada programao, o aluno motiva alguns custos, tais como aquisio de recursos didticos e contratao de docentes. Desta forma, informamos que: a) Para cancelamentos de inscrio realizados at 48 horas antes do incio da programao (atravs de envio de e-mail para cursosfuncex@funcex.org.br), ser restitudo o valor total pago, atravs de depsito bancrio, em at 48 horas aps o recebimento do e-mail de cancelamento; b) Para cancelamentos de inscrio realizados em perodo inferior a 48 horas de antecedncia ao incio da programao, o valor pago no ser devolvido, estabelecendo-se que o mesmo somente poder ser utilizado em um novo treinamento, em um perodo mximo de 60 dias aps a data do pagamento.

You might also like