You are on page 1of 7

Hormnio do crescimento

Hormnio do crescimento O hormnio do crescimento (portugus brasileiro) ou hormona do crescimento (portugus europeu), abreviadamente GH ( do ingls growth hormone ), tambm chamadosomatotrofina ou somatotropina (ST), uma protena e um hormnio peptdicosintetizado e secretado pela glndula hipfise anterior. Este hormnio estimula ocrescimento e a reproduo celulares em humanos e outros animais vertebrados. Terminologia uma pequena protena, produzida e secretada pela glndula hipfise anterior. Durante a fase de crescimento, sob ao deste hormnio, quase todas as clulas aumentam em volume e em nmero, propiciando um crescimento dos tecidos, dos rgos e, consequentemente, o crescimento corporal. Alguns de seus principais e conhecidos efeitos nos tecidos so:

Aumento na sntese proteica celular - Isso ocorre porque o hormnio do crescimento aumenta o transporte de aminocidos atravs da membrana celular, aumenta a formao de RNA e aumenta os ribossomos no interior das clulas. Tudo isso proporciona, nas clulas, melhores condies para que as mesmas sintetizem mais protenas.

Menor utilizao de glicose pelas clulas para produo de energia promove, assim, um efeito poupador de glicose no organismo.

Aumento da utilizao de gordura pelas clulas para produo de energia ocorre, tambm, uma maior mobilizao de cidos graxos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas clulas. Uma consequncia disso a reduo dos depsitos de gordura nos tecidos adiposos. Devido aos efeitos acima citados, observa-se um importante aumento na quantidade de protenas em nossos tecidos. Em consequncia do aumento das

protenas e de um maior armazenamento de glicognio no interior das clulas, estas aumentam em volume e em nmero. Portanto observamos um aumento no tamanho de quase todos os tecidos e rgos do nosso corpo. Estrutura e gene da molcula de GH humano Os genes responsveis pelo cdigo do hormnio do crescimento humano esto localizados na regio q22-24 do cromossomo 17 e esto intimamente relacionados aos genes da somatomamotropina corinica humana (hCS, tambm conhecida como lactognio placentrio humano). O GH, o hCS e a prolactina (PRL) constituem um grupo de hormnios homlogos com atividade de promoo do crescimento e da lactognese. O hormnio do crescimento humano uma protena de 191 aminocidos com uma massa molecular de cerca de 22.000 daltons. Sua estrutura inclui quatro hlices, necessrias para a interao funcional com o receptor do GH. O GH homlogo estrutural e evolucionrio da prolactina e da somatomamotropina corinica. Apesar da marcante similariedade estrutural entre os hormnios do crescimento de diferentes espcies, apenas os hormnios GH humano e de primatas tm ao significante em seres humanos. Secreo do GH O GH secretado na corrente sangnea pelas clulas somatotrpicas da glndula pituitria anterior. Dentre os hormnios dessa glndula, o GH aquele produzido em maior quantidade. O fator de transcrio PIT-1 estimula tanto o desenvolvimento dessas clulas quanto sua produo de GH. A falha no desenvolvimento dessas clulas, assim como a destruio da glndula pituitria anterior, resulta na deficincia do GH. Os peptdeos liberados pelos ncleos neurossecretores do hipotlamo veia portal pituitria, que cerca a glndula, so os principais controladores da secreo do GH por parte dos somattropos. O Hormnio da Liberao do Hormnio do Crescimento (GHRH em ingls), proveniente do ncleo arqueado, e a grelina promovem a secreo de GH, enquanto que a somatostatina, que vem do ncleo periventricular, a inibe. Embora o balano destes peptdeos estimulantes e inibidores determinam a emisso do GH, este mesmo balano por outro lado afetado por muitos outros fatores. Dentre os estimulantes da liberao do GH pode-se citar o sono, o exerccio fsico, a hipoglicemia, as protenas consumidas na dieta e o estradiol. Os inibidores da liberao do GH incluem os carboidratos consumidos na dieta e osglicocorticides.

A maior parte da secreo fisiologicamente importante do GH acontece em forma de pulsos ou picos de liberao do GH vrias vezes ao dia. O nvel do GH durante tais picos pode ir de 5-30 ng/mL ou mais. Os picos geralmente duram de 10-30 min e ento retornam aos nveis basais. O maior e tambm o mais provvel desses picos de GH acontece por volta de duas hora aps deitar-se. De qualquer forma, h uma variao ampla de acordo com o dia e o indivduo. Entre picos, os nveis basais de GH so baixos, geralmente abaixo de 3 ng/mL na maior parte do dia e da noite. A quantidade e o padro de secreo do GH muda ao longo de toda a vida. Os nveis basais so mximos durante a infncia. A amplitude e a freqncia de picos so mximos durante o estiro pubertal. As crianas e os adolescentes sadios tm uma mdia de 8 picos a cada 24 horas. Os adultos, em mdia 5 picos. Os nveis basais, a freqncia e a amplitude dos picos caem ao longo da vida adulta. Existem vrias formas moleculares do GH. A maior parte do hormnio do crescimento na circulao sangnea est ligada a uma protena (GHBP em ingls, Protena Ligadora do Hormnio do Crescimento), que derivada do receptor de hormnio do crescimento. Funes do GH Os efeitos do hormnio do crescimento nos tecidos do organismo podem ser geralmente descritos como anablicos (usado em grandes quantidades , podem levar o indivduo a morte quase que instantnia). Da mesma forma que a protena de outros hormnios, o GH age por meio da interao com um receptor especfico encontrado na superfcie das clulas. O ganho de altura conseguido durante a infncia o melhor efeito conhecido da ao do GH e parece ser estimulado por no mnimo dois mecanismos: 1. O GH estimula diretamente na diviso e multiplicao dos condrcitos da cartilagem. Estas so as clulas primrias encontradas nas extremidades dos ossos longos das crianas (braos, pernas, dedos). 2. O GH tambm estimula a produo do Fator do Crescimento do Tipo Insulina 1 (IGF1 em ingls, antigamente conhecido como somatomedina C), um hormnio homlogo proinsulina. O fgado o alvo principal do GH neste processo e o principal local de produo de IGF-1. O IGF-1 estimula o crescimento em inmeros tecidos, e gerado nesses tecidos-alvo, o que faz dele tanto um hormnio endcrino quanto um hormnioautcrino/parcrino.

Embora o ganho de altura seja o melhor efeito conhecido do GH, o hormnio tambm assiste muitas outras funes metablicas. O GH aumenta a reteno de clcio e aumenta a mineralizao dos ossos; aumenta a massa muscular; induz a sntese de protenas e o crescimento de vrios rgos do corpo. O hormnio tambm estimula o sistema imunolgico e tem um papel na homeostase de energia do organismo: ele reduz o consumo de glicose por parte do fgado, que um efeito oposto ao da insulina. Tambm contribui para a manuteno e funcionamento dasilhotas pancreticas; tende a promover liplise, que resulta em alguma reduo do tecido adiposo (gordura corporal) e no aumento decidos graxos livres e glicerol na corrente sangnea. Ele tambm promove a queima de gordura ao mover gordura armazenada para a corrente sangunea para ser utilizada como energia. Por conta desse efeito mobilizador de gordura, o GH reduz a quantidade de glicose e protenas usada como combustvel. Ento, altos nveis de GH protegem a perda de massa magra e resultam em alguma reduo do tecido adiposo. A estatura final, no entanto, no regida exclusiva e simplesmente pela quantidade de GH qual submetido o indivduo. Trata-se de uma conjuno de fatores que inclui outros hormnios mas mais fundamentalmente qual a resposta que cada tecido pode dar a uma oferta maior de GH; em outras palavras, depende da programao gentica do indivduo. Se os nveis sricos de GH de um determinado indivduo ainda em fase de crescimento so normais, somente haver alterao significativa de estatura se este indivduo receber cargas consideravelmente acima de seu nvel padro (que normal, por hiptese). Entretanto, sob cargas sensivelmente acima do normal, os diversos tecidos respondem de maneiras diferentes (respostas descompassadas, desequilibradas, desproporcionais) e problemas podem surgir. Um exemplo o gigantismo quando, entre outros problemas, verifica-se um crescimento fora do comum (h casos de indivduos que passam de 2,50m), sempre acompanhado de diabetes severa, cardiomegalia e outros distrbios que invariavelmente encurtam a vida do indivduo (raramente atingem 40 anos de idade). Assim, a estatura final do indivduo depende, grosso modo falando, de sua programao gentica em geral (desde que tenha alimentao adequada e nveis normais de GH). Se a programao gentica apontar para uma estatura final de, por exemplo, 1,60m, e se hipoteticamente submetido (artificialmente ou no) a uma carga alta de GH, o indivduo poder atingir 1,70, 1,80m ou mais, mas sempre s custas de um desequilbrio orgnico perigoso e quase em

sua totalidade irreversvel (ainda que os nveis de GH regridam aps atingida a estatura desejada). Em outras palavras, se tivermos dois indivduos normais (sem falta nem excesso de GH) e um deles for, por exemplo, 20cm mais alto que o outro, essa diferena de estatura no se dever a nveis substancialmente diferentes de GH mas sim programao gentica de cada um; se o mais baixo fosse, hipoteticamente, submetido a um tratamento com altas doses de GH com vistas a uma estatura final maior, poderia atingir (e at passar) a estatura do outro indivduo, mas ao final estaria em condies de sade muito mais precrias. Veja, mais abaixo, "Riscos do tratamento". Crescimento sseo O efeito do hormnio do crescimento no crescimento sseo ocorre de uma forma indireta: O hormnio do crescimento estimula nas clulas hepticas e, em menor proporo, nos rins a produo de uma substncia denominada somatomedina. A somatomedina estimula a sntese de substncia fundamental na matriz ssea, necessria ao crescimento deste tecido. Portanto, um defict na produo de hormnio do crescimento acarreta tambm um defict no crescimento em estatura. Embora o crescimento estatural cesse aps a juventude, o hormnio do crescimento continua a ser secretado por toda a vida. Ocorre apenas uma pequena reduo em sua secreo aps a juventude. O crescimento estatural no mais ocorre, a partir desta fase, devido ao esgotamento da cartilagem de crescimento dos ossos longos, impedindo o crescimento dos mesmos em comprimento. Porm ossos mais membranosos, como os do nariz, continuaro a crescer lentamente. Controle da Secreo [ A quantidade de hormnio do crescimento secretada; a cada momento depende de diversos fatores. A regulao da secreo feita atravs do Fator de Liberao da Somatotropina (GRF), produzida no hipotlamo. Este fator atinge a adeno hipfise atravs do sistema porta hipotlamo-hipofisrio e estimula esta glndula a produzir e secretar maiores quantidades do hormnio do crescimento. Um dos mais importantes fatores que influenciam a secreo de GRF pelo hipotlamo e, como consequncia, maior secreo de GH pela hipfise, a quantidade de protenas no interior das clulas em nosso organismo. Quando as protenas esto em quantidade baixa, como ocorre na desnutrio, o GRF

secretado em maior quantidade e, consequentemente, o GH tambm o faz. Como resultado haver, nas clulas, um estmulo para que ocorra uma maior sntese de protenas. Hormnio GH como tratamento [ Em 2005, os hormnios sintticos do crescimento disponveis nos Estados Unidos (e seus fabricantes) eram o Nutropin (Genentech), o Humatrope (Eli Lilly), o Genotropin (Pfizer), o Norditropin (Novo Nordisk) e o Saizen (Serono). Os produtos so quase idnticos na composio, eficcia e custo, com variaes apenas na formulao e no modo de uso. Tambm em 2005, uma empresa israelense, a Teva, lanou o Tev-Tropin aos Estados Unidos a um preo mais acessvel. Riscos do tratamento Poucas substncias justificam to bem quanto o GH a velha mxima de que "a diferena entre remdio e veneno a dose". O GH pode ser uma substncia que s produz maravilhas mas tambm pode ser um desastre para o organismo. Isso depende da indicao e da dose. Administrar a dose correta de GH no fcil e exige constante monitoramento. Hormnio cobiado pelos fisiculturistas, devido suas propriedades anablicas e de mobilizao de gorduras, o GH vem sendo usado em doses e de formas inadequadas. Um erro frequente entre esses atletas a crena que se dissiminou de que, "quando se usa GH deve-se comer muito bem, incluindo alimentos que forneam energia, como carboidratos". Esse erro clssico e crasso e agora veremos por que. Em doses elevadas deste hormnio, a primeira manifestao que se mostra com evidncia a elevao dos nveis de glicemia. O GH diminui o poder de resposta dos tecidos ao da insulina; por isso e por outros fatores, eleva-se a glicemia no sangue (doses de baixa para mdia so o suficiente para elevarem de 20 a 50 pontos os nveis de glicemia em jejum). Desnecessrio comentarmos os perigos que a glicemia traz, fora que seus efeitos negativos so cumulatvos. Sob cargas mais elevadas de GH deve-se adotar dieta semelhante dos indivduos diabticos, at porque o organismo estar se comportando como se fosse diabtico. Se descontinuada a administrao de GH, os nveis de glicemia tendem a retornar ao normal, mas os danos causados no necessariamente retrocedero. Se os nveis de glicemia no retornarem ao nornal, sinal de que danos permanentes foram causados ao pncreas, como se ver a seguir. Quando submetido a altas doses de GH, os nveis de glicemia se elevam, como foi dito acima. Com nveis altos e constantes de glicemia, o pncreas obrigado a produzir, sem parar, insulina e mais insulina. Quem produz a

insulina so clulas chamadas de ilhotas de Langerhans. Quando muito solicitadas, as ilhotas trabalham at literalmente estourarem. Quando muitas clulas morrem, instala-se um quadro de insulino-dependncia e o indivduo passa a ser diabtico, mesmo que descontinue a administrao de GH. Muitos outros problemas alm de diabetes podem surgir: gigantismo se na fase de crescimento, acromegalia se na fase adulta; e mais: cardiomegalia, cncer (o GH no origina tumores, mas os alimenta), entre outros. Apesar de tudo, os riscos do tratamento so bastante raros quando o GH fornecido em doses de reposio a pacientes com deficincia do hormnio.

Referncias
[Esconder]
ve

Sistema endcrino: hormnios


Eixo hipotlamohipofisrio Eixo adrenal Eixo tiroide

Hipotlamo CRH Dopamina GHRH GnRH Somatostatina Neuro-hipfise Ocitocina Vasopressina Adeno-hipfise (FSH FSHB, LH, TSH, CGA) Prolactina POMC Crtex adrenal: aldosterona cortisol DHEA Medula adrenal: epinefrina norepinefrina Tiroide: T3 T4 calcitonina Paratireoide: PTH Testculo: testosterona AMH inibina

Glndulas endcrinas

Eixo gonadal

Ovrio: estradiol progesterona inibina relaxina (gravidez) Placenta: hCG HPL estrognio progesterona

Outras glndulas endcrinas

Pncreas: glucagon insulina somatostatina Glndula pineal: melatonina Timo: timosina timopoietina timulina

Aparelho digestivo - estmago: gastrina grelina duodeno: CCK GIP secretina motilina V 1, IGF-2)

Outros rgos

Tecido adiposo: leptina adiponectina resistina visfatina Ossos: osteocalcina Rim: JGA (renina) clulas peritubulares (EPO) calcitriol prostaglandina Corao: peptdeo natriurtico (ANP BNP)

You might also like