You are on page 1of 16

Trabalho realizado por: Ana Rita Carina Jssica Patrcia

ESCOLA BSICA E INTEGRADA DE PONTA GARA HISTRIA

Trabalho orientado por: Maria de Deus

Trabalho realizado por: Ana Rita, 2 Carina, 4 Jssica, 12 Patrcia, 20 Turma: 9 B

ANO LECTIVO 2011/2012

NDICE

Introduo ------------------------------------------------------------------------------------------------- 4 O Imprio da Rssia nas vsperas da Revoluo----------------------------------------------------- 5 O Domingo Sangrento------------------------------------------------------------------------------------ 6 Revoluo Bolchevique---------------------------------------------------------------------------------- 8 A Revoluo de Fevereiro ou Revoluo Branca de 1917------------------------------------------ 9 Revoluo de Outubro ou Revoluo vermelha de 1917------------------------------------------ 10 As aes de Lenine-------------------------------------------------------------------------------------- 11 A Era estalinista----------------------------------------------------------------------------------------- 12 A violncia totalitria----------------------------------------------------------------------------------- 13 Concluso------------------------------------------------------------------------------------------------ 14 Anexos--------------------------------------------------------------------------------------------------- 15 Bibliografia---------------------------------------------------------------------------------------------- 16

Introduo

O presente trabalho abordar o tema da Revoluo Sovitica em 1917, ou seja, a Revoluo Russa. Este trabalho ir estudar o Imprio da Rssia nas vsperas da Revoluo, as Revolues de Fevereiro e Outubro, as aes de Lenine e a Era estalinista. A Revoluo Russa de 1917 foi um dos movimentos mais importantes do mundo contemporneo. Ela eclodiu num pas "atrasado" da Europa, graas combinao de uma srie de fatores: as derrotas da Primeira Guerra Mundial, o absolutismo do governo; a crise econmica; grande desigualdade social existente no pas; a fome que atingia grande parte da populao; pesados impostos; desorganizao administrativa; desorganizao econmico-social; derrotas sofridas em numerosas guerras; corrupo e incompetncia do governo. considerada o modelo clssico de revoluo proletria que destruiu a ordem capitalista e burguesa lanando os fundamentos do primeiro Estado socialista da histria da humanidade.

O Imprio da Rssia nas vsperas da Revoluo

Em 1917 a Rssia saiu da I Guerra Mundial devido, principalmente, ao surgir de uma Revoluo. No incio do sculo XX, a Rssia era um grande imprio territorial que se encontrava numa posio de atraso em relao s mudanas ocorridas nos pases da Europa ocidental, devido a: - uma monarquia absoluta, liderada por um imperador, o czar, que concentrava em si todos os poderes; - uma sociedade hierarquizada (uns com mais poderes do que os outros); a Igreja, a Coroa e os aristocratas (nobreza) tinham a maior das terras, trabalhadas pelos camponeses, que viviam numa situao de extrema pobreza. Os operrios (cerca de 3 milhes) levavam, tambm, uma vida de misria. A burguesia, minoritria, tinha pouco poder econmico e poltico; - uma agricultura arcaica (antiga, sem mecanizao e produz pouca produtividade), que continuava a ser a base da vida econmica do pas; - uma industrializao incipiente, iniciada apenas no final do sculo XIX e concentrada em alguns centros urbanos como Baku, Moscovo e So Petersburgo. Os principais centros de comrcio localizavam-se nestas cidades, pois no existiam boas vias de comunicao.

O Domingo Sangrento

O Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro (de acordo com o antigo calendrio, 9 de janeiro) de 1905, em So Petersburgo na Rssia, onde manifestantes pacficos marcharam para apresentar uma petio ao czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial. A marcha foi organizada pelo padre George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov da Okhrana, a polcia secreta czarista, para criar organizaes de trabalhadores.

O pas estava afundado numa enorme crise, as pessoas passavam fome, em todas as classes da sociedade havia insatisfao. Os nobres no queriam aceitar a industrializao da Rssia, por acreditar que isso os empobreceria. Os camponeses sentiam-se oprimidos e enganados: apesar da abolio do regime feudal em 1856, toda a terra continuava pertencendo exclusivamente aos nobres. E no havia perspectiva de mudana. De sua parte, os intelectuais exigiam uma participao na vida poltica. O czar Nicolau 2, absolutista, ainda podia administrar e agir no seu imenso reino como bem entendesse. s vsperas da primeira revoluo russa, o soberano ainda no tomava conhecimento dos problemas dos trabalhadores, da fome, da misria e das arbitrariedades dos proprietrios de fbricas. Numa situao to tensa, um fato insignificante transformou-se, de repente, numa catstrofe. Quatro operrios da maior fbrica de So Petersburgo foram demitidos, narra Jutta Petersdorf, historiadora do Instituto da Europa Oriental na Universidade Livre de Berlim. "Eles foram demitidos porque exigiram a punio de um feitor que era injusto e tratava mal os operrios."

Nicolau II. ltimo czar do Imprio Russo, que exerceu o poder entre 1894 e 1917

Revoluo Bolchevique

A Revoluo Russa de 1917 foi um dos acontecimentos mais importantes da histria do sculo XX. Ela foi o produto de um amplo processo histrico. A Revoluo Russa de 1905 foi a primeira grande mobilizao operria, quando nasceram os conselhos operrios, que reapareceriam em 1917. A Rssia era um pas de populao predominantemente camponesa (cerca de 70% da populao total), e que ainda mantinha relaes de produo pr-capitalistas na agricultura, ao mesmo tempo em que passava por um processo acelerado de industrializao, concentrada em alguns grandes centros urbanos.

nicio

A Rssia sofria srios problemas ainda, sob uma monarquia absolutista, com uma burguesia incipiente. A entrada do pas na guerra enfraquecera mais ainda a economia e o exrcito, j em dificuldades. A situao agravou-se com a convocao militar obrigatria, que paralisou a agricultura. Nos ltimos meses de 1916, o pas estava beira do colapso total. A crise alimentar, o rigoroso racionamento e ainda as derrotas frente aos Imprios Centrais explodiram numa onda de greves.

Tomada do palcio de Inverno

A Revoluo de Fevereiro ou Revoluo Branca de 1917

Foi chefiada por Kerenski e Lvov; foi uma revoluo feita pela ala moderada do Partido Operrio Social-Democrata da Rssia, ou seja, feita pelos mencheviques (minoria) que defendiam uma revoluo feita por etapas e apoiada pela burguesia. O czar deposto; os governos provisrios, de cariz liberal, no conseguem resolver os graves problemas da Rssia; vo-se estabelecendo, por toda a Rssia, os Sovietes - assembleias de operrios, soldados e camponeses, autnticos rgos de poder, controlados pelos bolcheviques (maioria).

Lenine discursando na reunio de um soviete

Revoluo de Fevereiro

Revoluo de Outubro ou Revoluo vermelha de 1917

Em Outubro de 1917 os bolcheviques, liderados por Lenine, derrubam o governo provisrio; assinam o tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha e a Rssia retira-se da guerra; de 1918 a 1921 houve uma guerra civil entre os sectores mais moderados e os mais radicais protagonizados pelos Brancos e os Vermelhos.

As medidas de Lenine

Em outubro de 1917, Trotsky, novo lder do soviete de Petrogrado, organizou a Guarda Vermelha. Com isso os burgueses perderam definitivamente o poder de conduzir a Repblica. Kerenski caiu, aps ter criado um governo burgussocialista: todos queriam a imediata passagem do poder aos sovietes. Lenine conseguiu a coordenao de todos os sovietes, estabeleceu as seguintes medidas: A assinatura de uma paz em separado com a Alemanha (Tratado de BrestLitovski), em maro de 1918; Criao de um decreto de autodeterminao de todos os povos que viviam na Rssia; O Partido Comunista (antigo Partido Bolchevique) como partido nico; Eleio de um governo operrio e campons, formado pelos comunistas; Organizao do Exrcito Vermelho; A reforma agrria e o fim da propriedade privada; Nacionalizao dos bancos e dos investimentos estrangeiros; Leon Trotsky Adoo do regime de autogesto (as fbricas passaram a ser administradas pelos prprios trabalhadores). Essas medidas desencadearam uma guerra civil: os contras-revolucionrios eram apoiados pela Frana, Inglaterra e Estados Unidos, que temiam que a revoluo espalhasse-se pelo mundo.

As aes de Lenine
Vladimir Ilyich (mais conhecido por Lenine) nasceu em 22 de Abril de 1870 na cidade Russa de Simbirsk e morreu em 21 de Janeiro de 1924 em Gorki. Lenine, aos 19 anos de idade, sofreu um grande trauma familiar. O seu irmo mais velho, Alexandre Ulinov, foi executado pelas foras czaristas, por ter sido acusado de participar de um golpe contra o czar Alexandre III. Com o incio do processo

revolucionrio, Lenine retornou para a Rssia para liderar a revoluo bolchevique. Em outubro de 1917, assumiu o governo da Rssia e implantou o socialismo. Uma das primeiras medidas tomadas por Lenine foi retirar a Rssia da Primeira Guerra Mundial. Lenine resistiu com fora ao movimento contrar revolucionrio (1918-21). Nacionalizou indstrias e bancos, controlou as terras agrcolas e estabeleceu um forte controle poltico e econmico.

Em 1921, implantou a NEP (Nova Poltica Econmica) na Rssia. O objetivo era dar um pouco mais de liberdade para o comrcio e agricultura para que a economia russa pudesse crescer. Em 1922, criou, em conjunto com os sovietes, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS).

Frases de Lenine
"A verdade sempre revolucionria. " "A revoluo comea em casa. " "O marxismo onipotente porque verdade. " "O imperialismo surgiu como desenvolvimento e continuao direta das propriedades fundamentais do capitalismo." "No h prtica revolucionria sem teoria revolucionria e vice-versa".

A Era Estalinista na Unio das Repblicas Soviticas Socialistas (URSS) A ascenso poltica de Estaline
Os conflitos interiores e a crise econmica ataram Lenine de continuar a colectivizao de toda a economia. Com a NEP (plano econmico), Lenine reavivou alguns sectores de economia diligncia privada, (alcanando melhorar os nveis de produtividade) e fazendo, assim, surgir uma nova burguesia, criada por proprietrios agrcolas (kulakes) e comerciantes (nepman). Lenine nunca apareceu, no entanto, assistui os da sua nova poltica economia, pois faleceu em 1924. Depois da sua morte, dois homens lutaram pelo poder: Estaline e Trotsky. Estaline, secretrio-geral do Partido Comunista desde1922 (altura em que Lenine enfermou gravemente), era protector do socialismo num s pas; estudava que o socialismo se devia construir primeiro na URSS e s depois desenvolver-se para outros pases. Por seu lado, Trotsky, coadjutor muito perto de Lenine desde a Revoluo de 1917, era partidrio da revoluo constante e universal. Depois da morte de Lenine, em 1924, Estaline agarrou o poder, procurando, progressivamente, soltar-se dos seus adversrios. Trotsky, obrigado a exilar-se no estrangeiro, acabou por ser matado em 1940, no Mxico, nico pas da Amrica Latina que tinha, nessa poca, um regime socialista. Outros principais dirigentes comunistas foram distantes e, depois, danados morte. Entretanto, em 1928, Estaline ps fim NEP, recuperando a construo do socialismo.

Estaline

Estaline, Lenine e Leon Trotsky

A violncia totalitria

A partir de 1928, Estaline, protegido por uma potente polcia poltica que guardava e corrigia, quer os outros dirigentes polticos quer os restantes cidados, acabou a vencer sem oposio o Partido comunista da Unio Sovitica (nico partido legal) e o Estado. Ate 1953, ele foi senhor perfeito da URSS, dirigido o pas com poderes praticamente ilimitados e segundo um regime de terror. Milhes de duvidosos atingiram castigados morte e outros milhes foram banidos para vrios campos de trabalhos obrigados na Sibria, a fim de se corrigirem. Os incios populares confiados na Constituio, como a liberdade de expresso, de reunio e religiosa, foram desconhecidos por Estaline, que executava o poder atravs da coaco e da represso. As pessoas foram assustadas a denunciar os seus conhecidos como falsos, quer fossem ou no culpados, revelando-se assim, leais ao regime. Tantos foram forados a afirmar os seus delitos contra o regime (mesmo que nunca os tivessem cometido) em julgamento pblico. O princpio da Ditadura do Proletariado, j defendido por Lenine, como meio que possibilitava a construo da sociedade comunista, surgiu consagrado, pela primeira vez, na constituio de 1936.

Concluso
Este trabalho foi uma forma de apronfundar o estudo da Revoluo Sovitica. A Rssia antes da Revoluo a nivel da poltica: Czar com poder autocrtico (monarca com poderes ilimitados); apoiado pela Igreja, Exrcito e polcia. A nvel econmico: agricultura atrasada e frgil industrializao; dependente de capitais e tcnicos estrangeiros; a maioria das terras pertencia ao Estado e Igreja; o operariado era uma minoria. A primeira tentativa revolucionria: Domingo Sangrento, as tropas de czar abrem fogo sobre os civis, em frente ao Palcio de Inverno em Sampetersburgo. O agravamento da situao econmica e social com a entrada na guerra: O czar d ao regime uma aparncia democrtica e cria um parlamento- a Duma. Propaganda socialista cresce; o czar leva a Rssia a entrar na 1 Guerra Mundial- aumento do descontentamento social e crise econmica. Deu-se a Revoluo de Fevereiro de 1017 e os objetivos eram : Fim da autocracia do czar e do poder da aristocracia; implantao de um regime liberal parlamentar; defesa dos direitos individuais (liberdade, propriedade) e manuteno da Rssia na Guerra e esta guerra tinha como apoio social a burguesia. E assim, deu-se o fim do czarismo. A Revoluo de Outubro de 1017 e os objetivos eram: ditadura do proletariado; atribuio do poder ao congresso dos sovietes; nacionalizao da propriedade e fim da participao da Rssia na Guerra e esta guerra tiveram como apoio social o operariado, campesinato e sectores da pequena burguesia. Foramao da URSS originou: Potncia econmica e militar; melhorias nas condies de vida e falta de democracia.

Anexos

Fim da vida de Lenine

Lenine em novo

Bibliografia

OLIVEIRA, Ana, Francisco Cantanhede, Isabel Catarino, Paula Torro, Novo Histria 9, texto editores, Lisboa, 2008. http://www.slideshare.net/patriciacosta/revoluo-sovitica-presentation http://www.tg3.com.br/russa/revolucao_russa.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Russa_de_1917 http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/9revolucaosovietica.htm http://www.google.com/search?pq=a+viol%C3%AAncia+totalit%C3%A1ria&hl=ptPT&gs_nf=1&cp=15&gs_id=34&xhr=t&q=conclus%C3%A3o+da+reciclagem&gs_upl=&bav= on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1280&bih=677&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=BLNGT-aoGZKS8gO0oKieDg#um=1&hl=ptPT&tbm=isch&sa=1&q=revolu%C3%A7%C3%A3o+sovi%C3%A9tica&pbx=1&oq=revolu%C 3%A7%C3%A3o+sovi%C3%A9tica&aq=f&aqi=g1gS3&aql=&gs_sm=3&gs_upl=940l11144l0l11324l42l29l0l9l9l6l273l3055l0.13.5l19l0&bav=on.2 ,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=7fbb4c9b6926ecfb&biw=1280&bih=677 http://exercicios-de-portugues.blogspot.com/2011/10/governo-de-leninresumo.htmlhttp://www.lescommunistes.org/lenine/images/representations/index.html

You might also like