You are on page 1of 11

A escola um espao privilegiado para a apropriao e construo de conhecimento.

. O seu papel fundamental instrumentalizar os seus estudantes e professores para pensar de forma criativa em solues tanto para os antigos como para os novos desafios emergentes desta sociedade em constante renovao.O uso das T.I.C. podem contribuir para ajudar e viabilizar o ensino, criando novas possibilidades a toda a comunidade educativa. A escolaridade de massas, que, a partir dos anos 60, atravessou as preocupaes do tecido social portugus, s ganhou plena expresso no perodo posterior Revoluo de Abril que, realizando a substncia dos objectivos que a Reforma Veiga Simo (Lei n5/73) traou ao sistema educativo, massificou o ensino, sem conseguir superar a dicotomia entre a escola bsica para quase todos e a velha escola para alguns (Lima, 1987). A persistncia de mentalidades, atitudes e formas organizacionais ancilosadas impediu a administrao escolar de encontrar respostas flexveis que permitissem dar satisfao s necessidades adaptativas que o dever social lhe impunha. Conferindo escola o papel de mera executora das determinaes emanadas da cpula do sistema, condicionou-a a reproduzir os mecanismos selectivos da escola bsica de elites na escola bsica de massas.

[indice]

"Por estar ainda organizada para o insucesso, a velha escola bsica, se a designao legtima, gerou o paradoxo de condenar ao fracasso escolar aqueles que obrigava a frequent-la, quando, alm de garantir igualdade de acesso, deveria assegurar tambm o sucesso escolar aos que a frequentavam", (Pires,1989). Aps a II Grande Guerra, o desenvolvimento econmico portugus, apesar de incipiente e hesitante, traduziu-se na transformao da sociedade portuguesa de rural e agrria em urbana e industrial, que foi acompanhada da criao de novas necessidades sociais, da alterao da dominncia dos grupos sociais e da importncia dos sectores produtivos. Ao impor mulher a entrada no mercado de trabalho, acabou por, como Salazar receava, diluir a funo socializadora da famlia e criar novas formas ocupacionais s geraes mais jovens.

[indice]

A progressiva acelerao dos avanos cientficos obrigou, ao longo do tempo, os responsveis pela administrao do sistema de ensino a fazerem adaptaes e enxertias curriculares que, contemplando novos campos do saber, fizeram aumentar o tempo dedicado pela escola sua funo instrutiva. A mecanizao do processo produtivo resultante da evoluo tecnolgica fez diminuir a oferta de emprego, passando a exigir novos requisitos mo-de-obra. Sectores econmicos que tradicionalmente empregavam uma mo-de-obra indiferenciada, cujo nvel de formao era rudimentar e possvel de ser feita no prprio processo produtivo, tornaram-se pela complexidade deste, mais exigentes e selectivos. Obrigando a um nvel de formao da fora de trabalho mais elevado, esta, para responder necessidade de uma mo-de-obra mais especializada e escolarizada, teria de realizar aquisies prvias que a escola lhe poderia facultar. Este conjunto de fenmenos concorreu para prolongar o adiamento da entrada no mercado de trabalho s novas geraes, fazendo simultaneamente, aumentar a procura educativa e alterar e diversificar a funo e as finalidades sociais da escola bsica. Assistiu-se assim ao aumento do tempo da permanncia na escola e da influncia dos media que comearam a disputar e a ameaar o monoplio do papel tradicionalmente confiado escola.

[indice]

Se o aumento do tempo de permanncia do aluno na escola obrigou esta a substituir, em parte, o papel da famlia, a concorrncia dos media, que o regime soube dosear, obrigou-a por sua vez, a integrar as virtualidades ocupacionais e educativas destas novas aquisies sociais. Tentando responder a estes fenmenos, deu-se o aumento do nmero de anos da escolaridade bsica, indcio revelador de que o conceito duplamente dinmico j que tem vindo "alargando no contedo curricular e alargando no tempo.", (Pires, 1989).

Neste contexto de transformaes sociais, econmicas, polticas e culturais operadas na sociedade portuguesa, a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n 46/86 de 14 de Outubro e a Lei n 115/97 de 19 de Setembro, que procedeu a alteraes L.B.S.E.) encarregou a escola bsica, agora de nove anos, de ultrapassar a unidimensionalidade da sua funo instrutiva, que privilegiava, dar ateno pluralidade de dimenses e plasticidade da natureza humana desempenhando, tambm, as funes personalizadora, socializadora e de tutela, passam ento a constituir as finalidades de uma escola de nove anos. Distinguindo a escolaridade bsica de massas da escolaridade bsica de elites, Pires

(1989) considera que a escolaridade bsica portuguesa, apesar de, desde o sculo passado, se pretender universal, obrigatria e gratuita, no afastou a selectividade nem o principio de sequencialidade regressiva que caracterizam a escolaridade bsica de elites.

[indice]

O paradigma da Escola ao servio da preparao de elites est a ser substitudo pelo da Escola universal e "para todos" mas, no podemos esquecer uma realidade com que a escola de hoje se v confrontada, que o da abertura das suas "portas" aos "excludos", que num passado recente no a frequentavam por serem "deficientes", assim surge hoje o paradigma da pessoa deficiente por pessoa com necessidades educativas especiais, isto , as que se encontram no perodo da sua educao bsica e que, sem um ensino individualizado, no conseguem aprender ou integrar-se na escola tal como ela existe actualmente.

[indice]

Tantas alteraes conduziram, conduzem e conduziro a mudanas radicais no funcionamento da Escola Bsica que se quer universal. O direito igualdade de oportunidades e participao social de todas as pessoas que estavam de fora "no tempo em que toda gente era normal" tem de introduzir profundas modificaes na escola tornando-se uma preocupao generalizada, de toda a comunidade educativa, assegurar o direito cidadania das pessoas com necessidades educativas especiais.Quando nos referimos a pessoas com necessidades educativas especiais estamos a falar de largos estratos da populao que, por variadas razes, tais como, carncias scio-econmica, a excluso social ou a ocorrncia de uma deficincia, se encontram privadas do usufruto dos benefcios e da qualidade de vida inerente ao seu grupo social, econmico e cultural. As necessidades destas pessoas se no forem respondidas de uma forma adequada podero dar origem excluso e ao insucesso.

[indice]

A utilizao das Tecnologias da Informao e Comunicao na educao podem ser uma das respostas mais inovadoras como recurso educativo para contribuirem para a integrao plena de todos os alunos sejam ou no considerados com necessidades educativas especiais. neste contexto que a utilizao das T.I.C., tanto em escolas de ensino especial, que presentemente vo a pouco e pouco sendo integradas na escolaridade formal, como em escolas regulares, podem e devem contribuir para que a escolaridade bsica seja desenvolvida numa Escola Inclusiva e "para todos". Por outras palavras, podemos dizer que as T.I.C. podem ser uma ferramenta que pode contribuir para dar pessoa com necessidades educativas especiais o usufruto de instrumentos que ela no tem e de que necessita, para a sua integrao escolar e social, contribuindo para no tornar mais bvio o que elas no tm.As tecnologias de informao e comunicao oferecem potencialidades imprescindveis educao e formao, indo de encontro aos objectivos supra referidos, permitindo um enriquecimento contnuo dos saberes, o que leva a que o sistema educativo e a formao ao longo da vida sejam reequacionados luz do desenvolvimento destas tecnologias.

[indice]

O sucesso do processo educativo depende, em larga medida, do valor que a comunidade local lhe atribui. Quando a Educao devidamente apreciada e activamente procurada, a misso e os objectivos da escola so partilhados e apoiados pela comunidade envolvente. por isso que se deve dar um papel cada vez mais importante s comunidades de base. preciso tambm que a comunidade olhe para a

Educao como algo pertinente em relao s situaes da vida real e correspondendo s suas necessidades e aspiraes. H que ter em conta as necessrias adaptaes do sistema de ensino comunidade, no que se refere a programas, contedos, formao de professores e recursos. Devem ser encorajadas as iniciativas locais, num processo de descentralizao, no sentido de se aperfeioarem competncias de gesto e conhecimentos tcnicos. necessrio encontrar formas de parceria entre agentes da comunidade e agentes educativos.Nesta aquisio de conhecimento, os alunos e professores podem complementar os seus conhecimentos, tornando-os cada vez mais actuais e ainda confrontar as suas ideias em discusses directas com os autores da informao disponibilizada, se acharem necessrio.O acesso s informaes realizado no-linearmente graas ao hipermdia, como j foi referido anteriormente mas, deixando assim cada pessoa livre para ter acesso ao que quiser, tornando a aprendizagem individualizada.

[indice]

Naturalmente que todas as possibilidades oferecidas pela Internet tambm tm os seus lados negativos ou perigosos. evidente que um recurso deste nvel desperta igualmente a ateno do mundo do crime, dos bares da droga, bem como das seitas religiosas e outros perigos, fontes de manipulao mental para as quais se deve estar permanentemente alerta. Uma estrutura deste tipo gera tambm grandes volumes de informao e de servios perfeitamente suprfluos, como aqueles que oferecem a possibilidade das pessoas se confessarem por computador, ou missas privadas atravs do computador. Percebe-se assim que as escolas devem saber empregar adequadamente a Internet, ou melhor, empreg-la como apoio pedaggico para que no se torne apenas mais um recurso sem valor. Esta tecnologia ir mudar o enfoque do processo educativo para o qual os utilizadores tero um crescimento intelectual e profissional de acordo com os seus objectivos. O processo ensino-aprendizagem ter um novo enfoque, como demonstrado no quadro abaixo:

(BRANSON, Robert "Issues in the Design of Schooling: Changing the paradigm")

[indice]

De acordo com o novo perfil que, se exige escola bsica, o professor tem de aceitar refazer o seu estatuto de detentor do poder, de depositrio do saber e ncleo do acto educativo e de converter-se em facilitador, orientador, coordenador, promotor e animador de actividades de ensino-aprendizagem diversificadas. Concomitantemente, tem de ultrapassar concepes unidimensionais do sucesso escolar "fundadas sobre aprendizagens unicamente verbo-conceptuais e sobre o armazenamento enciclopdico de informaes", (Azevedo, 1990).A dinmica da mudana social obriga o indivduo a estar apto a acompanh-la, o que inconcilivel com a postura e o academicismo tradicionais. As novas aquisies do saber obrigam-no a questionar o conhecimento de que detentor e a tornar-se capaz de integrar um saber num saber fazer.

[indice]

Transformando as suas prticas, as relaes entre os seus membros e as atitudes por eles adoptadas e tornando-se uma escola de formao de atitudes e de valores, a nova escola, tem de contribuir para o enriquecimento cultural, cvico e artstico bem como para a sua realizao pessoal e a formao integral dos seus alunos.A importncia do papel do professor enquanto agente de mudana, favorecendo a compreenso mtua e a tolerncia, nunca foi to patente como hoje em dia. Os professores tm um papel determinante na formao de atitudes, positivas e negativas, face ao processo de ensinoaprendizagem. Devem despertar a curiosidade, desenvolver a autonomia, estimular o rigor intelectual e criar as condies necessrias para o sucesso da educao formal e da educao permanente.Com o desenvolvimento de novos meios de difuso, a informao deixou de ser predominantemente veiculada pelo professor na escola. Mas informao no conhecimento e o aluno continua a necessitar da orientao de algum que j trabalhou ou tem condies para trabalhar essa informao.

[indice]

Nada pode substituir a riqueza do dilogo pedaggico. As tecnologias de informao e comunicao multiplicaram enormemente as possibilidades de pesquisa de informao e os equipamentos interactivos e multimdia colocam disposio dos alunos um manancial inesgotvel de informaes. Munidos destes novos instrumentos os alunos podem tornar-se "exploradores" activos do mundo que os envolve. Os professores devem ensinar os alunos a avaliar e gerir na prtica a informao que lhes chega. Este processo revela-se muito mais prximo da vida real do que os mtodos tradicionais de transmisso do saber. Comeam a surgir na sala de aula novos tipos de relacionamento. O desenvolvimento das novas tecnologias no diminui em nada o papel dos professores antes o modifica profundamente, constituindo uma oportunidade que deve ser plenamente aproveitada. Certamente que o professor j no pode, numa sociedade de informao, limitar-se a difusor de saber. Torna-se, de algum modo, parceiro de um saber colectivo que lhe compete organizar.

[indice]

Para habilitar o professor a assumir este novo papel, indispensvel que a formao inicial e a formao contnua lhes confira um verdadeiro domnio destes novos instrumentos pedaggicos. A experincia tem demonstrado que a tecnologia mais avanada no tem qualquer utilidade para o meio educativo se o ensino no estiver adaptado sua utilizao. H pois que elaborar contedos programticos que faam com que estas tecnologias se tornem verdadeiros instrumentos de ensino, o que pressupe, da parte dos professores, vontade de questionar as suas prticas pedaggicas. Alm disso devem ser sensveis tambm s modificaes profundas que estas novas tecnologias provocam nos processos cognitivos. J no basta que os professores se limitem a transmitir conhecimentos aos alunos, tm tambm de os ensinar a pesquisar e a relacionar entre si diversas informaes, revelando esprito crtico.Tendo em conta a quantidade enorme de informaes que circulam actualmente nas redes digitais, ser capaz de nelas se orientar tornou-se um pr-requisito do prprio saber, a necessitar daquilo que alguns j chamam "nova alfabetizao". Esta info-alfabetizao cada vez mais necessria para se chegar a uma verdadeira compreenso do real. Ela constitui, assim, uma via privilegiada de acesso autonomia levando cada um a comportar-se em sociedade como um indivduo livre e esclarecido.

[indice]

O conceito de educao hoje deve, por isso, evoluir ultrapassando as fronteiras do espao e do tempo ao longo do qual o aluno faz o seu percurso de escolarizao, passando pelos diferentes nveis de ensino do sistema educativo, para dar lugar a um processo de aprendizagem durante toda a vida, isto , facultando a cada indivduo a capacidade de saber conduzir o seu destino, num mundo onde a rapidez das mudanas se conjuga com o fenmeno da globalizao.A formao ao longo da vida sustenta-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que se interligam e que constituem para cada indivduo, os pilares do conhecimento:

- aprender a conhecer, isto , adquirir os instrumentos da compreenso, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno nmero de matrias, o que tambm significa, aprender a aprender, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educao ao longo da vida; - aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, a fim de adquirir no somente uma qualificao profissional mas tambm competncias que tornem a pessoa apta a enfrentar as mais diversas situaes e a trabalhar em equipa; - aprender a viver em comum, a fim de participar e cooperar com os outros, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreenso mtua e da paz; e finalmente, - aprender a ser, via essencial que integra as trs precedentes e que permite a cada um desenvolver melhor a sua personalidade, ganhar capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade.

[indice]

A educao articula-se com a sociedade de informao, uma vez que se baseia na aquisio, actualizao e utilizao dos conhecimentos. Nesta sociedade emergente multiplicam-se as possibilidades de acesso a dados e a factos. Assim, a educao deve facultar a todos a possibilidade de terem ao seu dispor, recolherem, seleccionarem, ordenarem, gerirem e utilizarem essa mesma informao.A escola pode contribuir de um modo fundamental para a garantia do princpio de democraticidade no acesso s novas tecnologias de informao e comunicao e pode tirar partido da revoluo profunda no mundo da comunicao operada pela digitalizao da informao, pelo aparecimento do multimdia e pela difuso das redes telemticas. Cabe ao sistema educativo fornecer, a todos, meios para dominar a proliferao de informaes, de as seleccionar e hierarquizar, com esprito crtico, preparando-os para lidarem com uma quantidade enorme de informao que poder ser efmera e instantnea.O potencial das tecnologias de informao susceptvel de servir os objectivos do sistema de ensino e formao deve ser explorado, pelo contributo que pode fornecer para melhorar a qualidade do ensino e ainda na preparao para a vida activa. Uma das prioridades a assumir consiste, por isso, na generalizao da utilizao dos computadores e no acesso s redes electrnicas de informao pelos alunos e professores.

[indice]

Outra das potencialidades das T.I.C., que se prev que seja uma realidade dentro de muito pouco tempo, ser na sua utilizao para a educao distncia que dever ser baseada em tecnologias interactivas, com acesso sem ter necessidade de sair de casa, cidade ou pas, mas promover a troca do conhecimento pelo mundo atravs da Internet. Desta maneira o aluno descodifica, compreende e armazena o conhecimento de acordo com a sua condio e intelecto, contribuindo assim para o seu prprio desenvolvimento de acordo com as suas expectativas. Deste modo, a utilizao de recursos como a educao distncia pela Internet no devem passar pela tendncia da criao de modelos pr-definidos e sem funo, mas ser capazes de resolver a complexidade decorrente dos processos de aprendizagem. Estes recursos no iro responder s diversidades contidas numa realidade social ou econmica nem to pouco apresentar-se como algo pronto e acabado, obediente a um padro linear, mas sim como fruto de uma constante construo. Podem-se assim obter muitas vantagens do Ensino Distncia via Internet: - conhecimento amplo; - reduo dos custos (na Internet no h custos de impresso e transporte); - as actualizaes so bem mais simples, alm de imediatas; - disponibilizao da Internet a todos os utilizadores; - possibilidade de diversas tcnicas de ensino tais como textos, imagens e voz; - produo intelectual colaborativa; - o aluno tem um melhor retorno, melhor resposta aco "ensino" (feedback), ou seja, existe um elo mais eficaz no processo ensino-aprendizagem, sendo este mais imune a rudos, a interferncias externas nocivas. Para que acontea o processo de ensino-aprendizagem atravs do ensino distncia na Internet, o professor e o aluno devem ter em mente o que querem atingir, deixando os passos do processo sempre esclarecidos para que a aprendizagem atravs da investigao ocorra com facilidade. Dever existir portanto um grande interesse de ambas as partes, no qual o aluno possa sempre aprimorar-se e o professor, fazendo com que o seu material seja estimulante, desperte o interesse do aluno. Logo no se trata de um planeamento central para realizar um atendimento de massas, mas sim de uma utilizao dos recursos tecnolgicos para enriquecer os ambientes de aprendizagem nos

quais cada estudante um sujeito activo, em interaco com outrm, sejam estudantes, professores, pesquisadores ou pessoas da comunidade. [indice]

You might also like