You are on page 1of 6

ISSN

1517-5278

CALAGEM E ADUBAO EM ESPCIES FLORESTAIS PLANTADAS NA PROPRIEDADE RURAL

Por que calagem e adubao de rvores?

produtor rural planta espcies florestais com o objetivo de produzir madeira para usos

mltiplos, como por exemplo: lenha, estacas, moires e outros. Normalmente, so destinados para o plantio solos que apresentam baixa fertilidade e elevada acidez. Nesses solos, geralmente com pH inferior a 5,0, o alumnio est presente em quantidades elevadas, o que pode causar toxidez s rvores e tambm interferir na absoro de nutrientes minerais essenciais ao crescimento das rvores. A elevao do pH e a neutralizao do AI podem ser obtidas com a aplicao de calcrio. O uso desse corretivo, alm de corrigir a acidez, melhora as condies fsicas do solo, estimula a sua atividade microbiana, faz com que alguns elementos minerais sejam mais disponveis s plantas e, no caso de o solo ser cultivado com rvores leguminosas, melhora a fixao simbitica do nitrognio. Alm disso, a aplicao de calcrio (principalmente o dolornticol. tem tambm como objetivo fornecer Ca e Mg para as plantas. Quanto adubao das rvores, esta torna-se necessria devido ao solo, na maioria das Colombo, PR Novembro, 2001 vezes, no fornecer as quantidades totais que as plantas necessitam para crescer. Se as rvores no obtiverem os nutrientes essenciais para seu crescimento, em quantidades adequadas, elas no conseguem ter um crescimento satisfatrio. Esses nutrientes so constitudos por uma srie de elementos qumicos. Desses, 16 so considerados essenciais para o crescimento das plantas, devido ao fato de no serem Antonio Francisco Jurado Bel/ote
Engenheiro-Agrnomo, Doutor, Pesquisador da Embrapa F/orestas bellote@cnpf.embrapa.br

Autores

substitudos p,9r outros elementos. Eles so os seguintes:

Edinelson J. M. Neves
Engenheiro Florestal, Doutor, Pesquisador da Embrapa F/orestas eneves@cnpf.embrapa.br

Escolha do local para plantio


Tradicionalmente, o produtor planta rvores em solos que normalmente no so utilizados para a agricultura. Esta prtica perfeitamente aceitvel, desde que o objetivo do plantio tenha apenas a funo ambiental. Plantios de rvores com a finalidade de produo devem ser feitos em solos que apresentem condies mnimas adequadas para que estas possam ter um desenvolvimento adequado finalidade que se destinam. Assim, o solo escolhido deve, preferencialmente, ser arejado, com pH situando-se em uma faixa adequada (> 5,0), ser permevel ao desenvolvimento radicular, e fornecer adequadamente s plantas tanto nutrientes minerais como gua durante o seu ciclo.

Cal agem

e Adubao

em

Espcies

Florestais

Plantadas

na Propriedade

Rural

Solos de baixada, mal drenados e compactados devem ser evitados. As razes, nestes solos, apresentam dificuldades para se desenvolver devido pouca circulao de gua e renovao do ar.

importante lembrar que cada gleba no deve ser superior a 10 hectares. O nmero de amostras a ser encaminhado ao laboratrio depende do nmero de glebas que forem definidas, uma vez que cada gleba ser representada por uma amostra.

Amostragem

do solo para anlise


Cada amostra ser composta por vrias sub-amostras. Assim, deve-se andar na gleba em zigue-zague, coletando ao acaso, pequenas pores de terra que vo sendo agrupadas em um recipiente limpo. Recomenda-se que sejam coletadas pores de terra de 15 a 20 pontos do terreno, a uma profundidade de coleta entre O a 20 cm.

A amostragem de solo necessria para se conhecer suas reais condies qumicas e fsicas. Neste contexto, com o resultado obtido pela anlise, pode-se avaliar se o solo frtil ou no. Nos casos em que for necessrio, devem ser feitas correes para que as plantas possam ter um desenvolvimento adequado. Os principais passos envolvidos no processo so: 1. coleta de amostras, 2. anlise qumica, 3. interpretao da anlise e determinao das necessidades de nutrientes, 4. planejamento da aplicao de corretivos e fertilizantes.

Alguns cuidados na amostragem solo

do
FIGURA 2. Para obteno de uma amostra composta, zague na rea coletando caminhar em zigue15 a 20 amostras simples, as quais devero ser

A amostragem se constitui em uma das fases mais importantes da anlise de solo para fins de recomendaes de adubao e calagem.

juntadas em um balde. A seguir, misturar bem e retirar uma amostra para encaminhar ao laboratrio.

Aps terminada a coleta deve-se misturar e homogeneizar O primeiro cuidado para a coleta das amostras consiste no reconhecimento do local. Este reconhecimento nos indica se o solo homogneo ou no, em relao topografia, textura, cor, drenagem ou outra caracterstica. Para o caso de reas onde o solo no homogneo, torna-se necessria sua diviso em glebas. Cada uma dessas glebas deve ser a mais homognea possvel. bem a terra dentro do recipiente. Aps, retira-se uma amostra de cerca de 500 gramas, a qual deve ser devidamente embalada, identificada e encaminhada para laboratrio.

FIGURA 3. Apetrechos utilizados para a coleta de amostras de solo: AI trado B) colher de jardineiro C) p de cortadeira DI balde plstico para mistura de solo.

FIGURA 1. Para a coleta de solo dividir o terreno em reas de no mximo 10 hectares. As glebas devem ser homogneas com relao ao uso do solo, declividade, tipo de solo, aspecto da vegetao. Coletar amostras simples que devem ser misturadas em um balde apropriado, retirada uma amostra, acondicionada laboratrio. Fonte: Manual de Adubao, ANDA (1983) FIGURA 4. Diferentes tipos de trado utilizados para a coleta de amostras de solo. em recipiente adequado, identificada e encaminhada ao

Calagem e Adubao

em Espcies Florestais

Plantadas na Propriedade

Rural

Tipos de corretivos e adubos usados


Calcrio
o corretivo mais usado para a correo do solo. Alm de ser o mais disponvel, o mais barato. O calcrio encontrado em trs formas: o clcico ou calctico, o dolomtico e o magnesiano, os quais diferem em sua composio pelo teor de Ca e Mg presentes. Normalmente, recomendada a aplicao de calcrio dolomtico, que contm, alm do Ca, concentrao mais elevada de Mg.

A formulao do fertilizante varia de regio para regio, e de acordo com a cultura em que ser aplicado. De maneira geral, na atividade florestal, o fsforo colocado em maior quantidade que os outros elementos, por ser normalmente aquele presente em menor concentrao no solo.

Adubo orgnico
Alm do adubo mineral convencional, o uso de resduos provenientes das cidades (lixo e lodo urbano), da atividade agrcola e de algumas atividades industriais, podem tambm ser utilizados. Os resduos normalmente usados so: cinzas, resduos da indstria de celulose, resduos orgnicos urbanos, estercos e etc. Os resduos s devem ser utilizados aps devidamente curtidos, livres de contaminantes qumicos e biolgicos e sempre com orientao tcnica. Estercos - so dejees de animais domsticos, misturados com restos vegetais, os animais. Composto - um adubo orgnico preparado a partir da que servem de cama para

Adubo mineral
Os nutrientes mais freqentemente utilizados nas adubaes de espcies florestais so o N, P, K, e com menor freqncia o B e o Zn. O Ca e Mg so aplicados atravs de calagem. Em plantaes florestais comum o uso de adubo simples, formado por apenas um composto qumico. Neste caso, normalmente so utilizados os seguintes: Sulfato de amnio e uria, como fontes de nitrognio Superfosfato simples; Superfosfato triplo e Fosfato natural, como fontes de fsforo.

compostagem da mistura de restos animais e resduos vegetais. Quando da sua preparao adiciona-se normalmente fsforo e nitrognio. O composto um adubo orgnico com baixo teor de nutrientes para as plantas e seu emprego requer a aplicao de grandes quantidades. Lixo urbano tratado - o lixo das reas urbanas pode ser convertido em adubo. A composio do lixo muito varivel, dependendo de diversos fatores. Devido s dificuldades prticas para sua utilizao, e as normas existentes, seu emprego deve ser feito sempre sob superviso tcnica. Resduo de esgoto tratado - o tratamento consiste de vrias operaes, inclusive compostagem. O material slido resultante, depois de seco e modo, apresenta teor elevado de N, bom de P e baixo de K. Os mesmos cuidados, recomendaes e restries feitas ao uso do lixo urbano aplicam-se ao resduo de esgoto tratado. Cinza - material resultante da queima da madeira para a

Cloreto de potssio e Sulfato de potssio, como fontes de potssio. Brax, como fonte de boro.

Alm dos adubos simples, existem os adubos formados a partir da mistura de dois ou mais fertilizantes, os quais, representados por formulaes, so denominados de adubos mistos. Estes adubos, devido sua praticidade, so o.s mais utilizados e comercializados. As formulaes, envolvem, na maioria das vezes, nitrognio, fsforo e significa que potssio. Assim, uma formulao 10-10-10, de P205 e 100 kg de

produo de energia. Pode ser usado sem preparo algum.

poca de aplicao
Identificada a necessidade de se fazer correes no solo, o prximo passo determinar a poca mais adequada para aplicar o calcrio e o fertilizante.

em 1 tonelada de adubo encontramos 100 kg N, 100 kg

Kp.

Calagem e Adubao em EspciesFlorestais Plantadas na PropriedadeRural

A calagem realizada durante o preparo do solo e a adubao depende da espcie florestal utilizada, do solo, da idade das plantas e da intensidade da colheita. Quando o solo muito cido (p./ex.: pH abaixo de 4,0) ou apresenta baixos teores de Ca e Mg, a aplicao de calcrio antes do plantio e durante a rotao da cultura necessria. Normalmente, para o eucalipto, a adubao realizada em duas etapas. A primeira, chamada de adubao fundamental, feita antes ou no momento do plantio, utilizando nitrognio, fsforo e potssio. A segunda, tambm chamada de adubao de manuteno, realizada quando as rvores tm entre 30 a 36 meses de idade. Nesse caso, recomendada, para solos de baixa fertilidade, a aplicao de 90 kg/ha de Cloreto de Potssio (ou aproximadamente 50 g/ planta) e cerca de 2 toneladas de calcrio por hectare. Em solos com altos teores de clcio e magnsio, a adubao de manuteno realizada apenas com o Cloreto de Potssio.

e) em cobertura: o adubo aplicado

aproximadamente 3 meses aps o plantio. Normalmente ele colocado ao lado da planta, em faixas ou em coroa. Esta forma de adubao geralmente utilizada para aplicar o N e o K. Tambm utilizada quando da adubao de manuteno.

Recomendao

de cal agem

De uma forma geral, as espcies florestais plantadas no Brasil so tolerantes acidez do solo. A calagem tem como objetivo maior elevar os teores de Ca e Mg nos solos do que a correo do pH. Normalmente, as quantidades recomendadas elevam o pH a valores prximos a 5,5. Dois mtodos so recomendados para determinar a quantidade de calcrio a ser aplicado. Um mtodo baseado nos teores de AI no solo e o outro nos teores de Ca e Mg, conforme mostrados a seguir:

Localizao

do adubo

Para a obteno dos melhores resultados na aplicao de fertilizantes contendo NPK, o adubo deve ser aplicado onde as razes das plantas possam melhor aproveit-lo. A regra colocar o adubo o mais perto possvel da muda, para garantir o aproveitamento, sem causar dano. Deve-se tomar o cuidado em misturar bem o fertilizante com a terra, para no correr o risco de danos e at morte da muda por concentrao salina, quando o fertilizante retira a gua por higroscopicidade. O ideal esperar pelo menos um dia aps a aplicao do adubo, principalmente quando a aplicao e o plantio so feitos em covas. Os adubos so geralmente aplicados da seguinte maneira: a) a lano: o fertilizante aplicado uniformemente sobre a superfcie do solo, podendo ou no ser incorporado. Pode ser feito ainda por implementos agrcolas ou manualmente. b) fundo do sulco: o adubo distribudo no fundo do sulco de plantio, aberto pelo sulcador, ou outro implemento. Na prtica, no aconselhvel aplicar doses muito c) na cova de plantio: neste caso, o adubo deve ser colocado no fundo da cova, antes do plantio, bem misturado com a terra para evitar danos raiz das mudas. d) em faixa: o adubo distribudo no sulco de plantio, ao lado ou abaixo da muda. No deve ficar em contato direto com a muda e recomenda-se uma distncia de 5 a 7 cm. elevadas de calcrio, pois, alm de se tornarem onerosas, elas podem interferir na estrutura do solo e na microfauna. Assim, o ideal aplicar no mximo 2 toneladas. Caso seja necessria uma aplicao maior, por exemplo 4 toneladas, aconselhvel dividir em 2 aplicaes. A primeira aplicao antes do plantio e a segunda quando o plantio estiver com 30 a 36 meses de idade, isto , junto adubao de manuteno.

Calagem e Adubao

em Espcies Florestais

Plantadas na Propriedade

Rural

Recomendao de adubao mineral


No existem recomendaes de adubao baseadas apenas nas anlises de solo, e especificas para as diferentes espcies florestais plantadas nos diferentes tipos de solo. De maneira geral, pode-se recomendar a seguinte adubao:

mineral. Sua aplicao deve ser realizada como complemento ao adubo qumico. Na prtica, estes resduos, alm de fornecerem nutrientes para as plantas, incorporam matria orgnica e favorecem a ao de microorganismos presentes no solo, que so importantes no processo de decomposio da serapilheira. Assim, caso exista a disponibilidade dos resduos citados anteriormente, estes devem ser utilizados, inclusive porque aumentam o efeito da adubao mineral. preciso lembrar que os resduos devem estar devidamente compostados para serem usados. Como recomendao geral, pode-se utilizar sem risco algum de 6 at 12 kg/planta de resduo compostado. Esses resduos devem ser distribudos em faixas de 2 a 3 m, ao longo da linha de plantio ou na projeo da copa das rvores. Essa operao deve ser realizada 6 meses aps o plantio, tanto para pinus como para eucaliptos. Repetir a aplicao anualmente se possvel, ou pelo menos quando as rvores estiverem com 2 anos de idade. Aps a aplicao, recomendada a incorporao superficial do resduo, para que este tenha um efeito melhor. Recomenda-se ainda a incorporao at uma profundidade mxima de 5 cm para que no seja afetado o sistema radicular das rvores.

Interpretao dos teores de P e K no solo, com base nos resultados da anlise qumica

Referncias Bibliogrficas
As quantidades de adubo sugeridas, tanto para eucalipto como para pinus, so com base em um plantio no espaamento 3 m x 2 m, o que representa uma populao de 1.666 rvores por hectare. Especificamente para o pinus, a adubao recomendada apenas em plantios realizadas em solos muito pobres em nutrientes minerais. Para os demais tipos de solo no existe garantia de respostas a aplicao de fertilizantes. A recomendao sugerida tem como objetivo suprir os nutrientes minerais que as rvores retiram do solo durante seu crescimento. MALAVOL TA, E. A prtica da calagem. Mococa: Cooperativa dos Cafeicultores, 1983. 43 p. (Cooperativa dos Cafeicultores. Boletim tcnico, 2). MALAVOL TA, E. Seminrio sobre corretivos agricolas. Piracicaba: Fundao Cargill, 1985. 357 p. ZOETTL, H. W.; TSCHINKEL, H. Nutricion y fertilizacion fores tal: una guia practica. Medelln: Centro de Publicaciones de la Universidad Nacional de Colombia, 1971.116 p. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de mtodos de anlise de solo. 2. ed. Rio de Janeiro, 1997. 212p. EMBRAPA. Servio Nacional de Levantamento e Conservao de Solos. Os fertilizantes e seu emprego: tcnicas de coleta de amostras. Rio de Janeiro, 1977. 54 p. ANDA. Manual de adubao. So Paulo, 1983. 295p.

Recomendao de adubao orgnica


A aplicao de resduos em plantios florestais muito recente. Os resduos, por possurem uma quantidade limitada de nutrientes minerais, no substituem a adubao

Calagem e Adubao

em Espcies Florestais

Plantadas na Propriedade

Rural

ESQUEMA ILUSTRATIVO DA APLICAO DOS RESDUOS

You might also like