You are on page 1of 6

JLIA OHLWEILER ESTGIO II TURMA 53 02/05/2013

COMARCA DE PORTO ALEGRE 7 VARA CRIMINAL

N de ordem: Processo n: 00101327238 Inqurito policial: 319399 Natureza: TXICOS LEI 6368/76 Autor: Justia Pblica Ru: GEVERSON EDUARDO GONALVES SILVINO Juiz Prolator: JLIA OHLWEILER Data: xx/xx/xxxx

Vistos estes autos.

O MINISTRIO PBLICO, com base no Inqurito Policial n 319399, da Primeira Delegacia Distrital de Porto Alegre, ofereceu denncia contra GEVERSON EDUARDO GONALVES SILVINO, brasileiro, nascido em 09/08/1975, natural de Porto Alegre - RS, filho de Gensio Silvino e Mara Regina Machado Gonalves, residente na Rua B, n 228, Chcara dos Bombeiros, em Porto Alegre- RS, por infrao ao artigo 12 da Lei 6368/76, tendo em vista o seguinte fato:
No dia 27 de abril de 1999, por volta das 22h50min, na rua Jose do Patrocnio, nesta capital, o denunciado, sem autorizao e em desacordo com a lei e regulamento, trazia consigo, para venda, 18,5g de uma erva castanha esverdeada, identificada como canabis sativa, vulgo maconha, geradora de dependnc ia psquica, conforme auto de apreenso e laudo de constatao. Por ocasio do fato, o denunciado estava vendendo a referida droga para duas pessoas ainda no identificadas.

Pleiteou que o denunciado fosse condenado s sanes do art. 12 da Lei 6368/76. O acusado foi preso em flagrante (fl.09) e o auto foi homologado (fl.38).

JLIA OHLWEILER ESTGIO II TURMA 53 02/05/2013

Foi decretada a priso preventiva do acusado (fl.38). Certificaram-se os antecedentes criminais junto a Comarca de Porto Alegre. A denncia foi recebida em 30/04/1999. O ru foi citado, compareceu em interrogatrio e negou a prtica do delito, alegando ser usurio. Na ocasio, foi nomeado Defensor Pblico para patrocinar a defesa do ru (fl.). Outrossim, foi determinada a realizao de exame de dependncia. Em audincia a defesa requereu a liberdade provisria do ru, e concordando o Ministrio Pblico, foi determinada pelo Juiz. O ru apresentou alegaes preliminares, sem rol de testemunhas (fl.). No houve a localizao do ru para o exame de dependncia toxicolgica e, tendo em vista estar em local incerto e no sabido, foi decretada sua revelia (fls.). Sobreveio laudo toxicolgico do IGP. Foi designada audincia para instruo e debates, momento em que foram ouvidas duas testemunhas da acusao (fls.94). A instruo foi encerrada. Em alegaes finais, pela acusao, foi requerida a desclassificao do fato narrado na exordial para condenar Geverson como incurso nas sanes do artigo 16 da Lei 6368/76. Por sua vez, a defesa nada ops quanto desclassificao do fato postulada pelo Ministrio Pblico.

Vieram os autos conclusos. o relatrio. Passo a decidir.

JLIA OHLWEILER ESTGIO II TURMA 53 02/05/2013

Trata-se de ao penal, na qual o ru foi denunciado como incurso nas sanes do artigo 12, da Lei 6368/76. Ausentes questes processuais e eventuais nulidades, passo, de imediato, ao exame do mrito. A materialidade restou comprovada diante do auto de fl.18, no qual consta a apreenso de 18,5 gramas de maconha, conforme laudo de constatao da natureza da substncia de fl. e pelo exame de pesquisa de entorpecentes realizado pelo IGP, a fls.. No tocante a autoria, destaco haver indcios suficientes, ainda que o ru tenha afirmado estar com a substncia para uso e no para a venda (fl.53), o mesmo admitiu que se encontrava no local, que, conforme apurado do depoimento das testemunhas, conhecido pelo trfico. Alis, trazia consigo a droga e em atitude suspeita, pretendo vender para outros indivduos (fl.93 e 94). O ru Geverson Eduardo Gonalves Silvino referiu que no dia do fato estava no local fumando maconha e ao visualizar a aproximao dos policias jogou a droga no cho. Mencionou que no se recorda a quantidade da substncia, pois iria utilizar para uso prprio. Ainda, referiu que comprou a substncia de um indivduo por R$ 10,00 (dez reais). A alegao que o ru estava com a droga para uso no foi confirmada pelas testemunhas, pelo contrrio, suas verses corroboram a descrio dos fatos por ocasio da denncia. O policial Jorge Ritter afirmou que no local em que o ru se encontrava comum o movimento de drogas, tendo em vista ter sempre algum vendendo. Enfocou ainda que ao retornar a quadra o ru estava tentando vender o entorpecente. Ao parar a viatura, a testemunha foi at o local onde estava o ru, momento em que o mesmo largou o pacote nos ps e tentou chutar para baixo de um veculo (fl.93). O tambm policial Adilson Silva Patrocnio frisou que o ru estava parado na esquina da danceteria com um pacote, sendo que no momento da abordagem a droga estava prxima ao ru. (fl.94).

JLIA OHLWEILER ESTGIO II TURMA 53 02/05/2013

No resta dvida acerca do delito, tendo em vista que, apesar da negativa do ru, alegando que apenas usurio, os depoimentos das testemunhas so harmnicos e corroboram o fato de tratar-se de venda de droga. No tocante ao pedido de desclassificao requerido pelo Ministrio Pblico, no merece guarida, pois no restou demonstrado que o ru seria usurio de drogas, bem como o mesmo se encontrava em local conhecido pelo trfico, com grande movimento de populares e com a substncia entorpecente, de forma que favorecia a venda. Assim, indubitvel que o ru trazia consigo 18,5g de canabis sativa para vender. Dessa forma, inexistindo causas que excluam a tipicidade, a ilicitude e isente o ru da pena, ante o contexto probatrio, inevitvel a condenao. Ainda, restou comprovada a reincidncia da parte r em decorrncia da prtica de novo delito aps condenao com trnsito em julgado, no decorrido o tempo previsto no artigo 64 do Cdigo Penal, sendo o caso de agravar a pena a ser fixada. Passo a dosar-lhe a pena, atenta ao disposto no art. 68, caput, do Cdigo Penal. Pena-base: A culpabilidade merece censura normal espcie, tendo em vista a natureza do delito. Em relao aos antecedentes, considerando que as condenaes com trnsito em julgado do ru ensejam a reincidncia, entendo que no poder ser valorado um mesmo fato, a um s tempo como circunstncia judicial e circunstncia legal, evitando, assim, o bis in idem. Ento, no h o que ser valorado como maus antecedentes, sendo analisado na segunda fase de aplicao da pena. Quanto conduta social, verifico que o ru no est empregado, e assumiu ter vcios (fls. 53), o que deve pesar negativamente nesta fase de aplicao da pena.

JLIA OHLWEILER ESTGIO II TURMA 53 02/05/2013

Outrossim,

analisando

vida

pregressa

do

indiciado

seu

comportamento, resta evidente nos autos que o ru tem a personalidade voltada para prtica delitiva. As circunstncias so as mesmas da configurao do delito, no excedendo a mdia da atuao criminal. Os motivos do crime so os mesmos da natureza do fato, ou seja, so os mesmos inerentes espcie. As conseqncias restaram reduzidas, tendo em vista a apreenso da droga a ser vendida (fl.18). O comportamento da vtima no influenciou na prtica do delito. Assim, atenta ao disposto no art. 59 do Cdigo Penal, considerando estar presente trs circunstncias judiciais desfavorveis, fixo a pena-base em 5 (cinco) anos e 3 (trs) meses de recluso e a pena de multa em 125 dias multa, na razo de 1/30 do salrio mnimo vigente a poca do fato, cada dia multa, em ateno s condies econmicas do ru, a ser corrigida por ocasio do pagamento. Pena Provisria: Na segunda fase da dosimetria, sobre a pena-base fao incidir a agravante da reincidncia constante no Art. 61, I do Cdigo Penal, tendo em vista o ru ter condenao transitada em julgado em 27/02/1996 e ter cometido novo fato em 27/04/99, conforme folha de antecedentes (fl.40). Dessa forma, acreso a pena privativa de liberdade de , fixando a pena provisria em 6 anos, 6 meses e 22 dias de recluso. Pena definitiva: No h que se falar em causas de aumento ou diminuio de pena, devendo a pena de 6 anos, 6 meses e 22 dias de recluso tornar-se definitiva. Substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direito: Ausentes os requisitos para substituio da pena e, considerando que o ru reincidente pela prtica do mesmo crime, deixo de aplicar a substituio da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos.

JLIA OHLWEILER ESTGIO II TURMA 53 02/05/2013

Suspenso condicional da pena : No mesmo sentido, deixo de aplicar a suspenso condicional da pena pela ausncia dos requisitos do artigo 77 do Cdigo Penal. ISSO POSTO, acolho a denncia para CONDENAR o ru

GEVERSON EDUARDO GONALVES SILVINO, pela prtica do crime previsto no artigo 12 da Lei 6368/76, a cumprir pena de 6 anos, 6 meses e 22 dias de recluso em regime inicial fechado, colimado no art. 33 do Cdigo Penal, e a pena de 125 dias multa, na razo de 1/30 do salrio mnimo vigente a poca do fato, cada dia multa, a ser corrigida por ocasio do pagamento. Concedo ao ru o direito de aguardar o trnsito em julgado da sentena condenatria em liberdade. Condeno o ru ao pagamento das custas processuais, contudo, suspendo a exigibilidade em razo da Lei 1.060/50. Aps o trnsito em julgado: a) lance-se o nome do ru no rol dos culpados; b) preencha-se e remeta-se o BIE ao DINP; c) oficie-se autoridade policial para que tome as providncias para a destruio da droga apreendida; d) comunique-se ao Egrgio Tribunal Eleitoral; e) forme-se o PEC e remeta-se Vara de Execues Criminais.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Cidade, dia, ms de 201X.

JLIA OHLWEILER Juza de direito

You might also like