You are on page 1of 24

SEQNCIA PARA ESTUDO VOCAL

importante alertar que todo estudo vocal deve ser acompanhado de um orientador: o professor de tcnica vocal. Principalmente no incio, pois difcil num instrumento to peculiar e interno, distinguirmos o certo do errado.

Quando se trata de voz, todo cuidado pouco. muito fcil adquirirmos maus hbitos vocais e para "consert-los" muitas vezes se "paga" muito caro. O abuso vocal constante, seja pelo excesso ou mal uso pode acarretar em problemas como: rouquido, edema, ndulo, ou at mesmo calo nas cordas vocais. Portanto, todo cuidado pouco!

Como seqncia para um estudo dirio a sugesto que se faa na seguinte ordem:

1) Relaxamento e Postura 2) Respirao 3) Vocalizes ( exerccios vocais) 4) Repertrio

Preparar o corpo para o canto muito importante. Seja para o estudo vocal, ou antes, de uma apresentao. preciso observar e diferenciar o aquecimento vocal do estudo dirio. No aquecimento vocal, que se faz, por exemplo, nos corais antes de uma apresentao, a preocupao maior de preparar o aparelho, aquecendo sua musculatura para realizao do trabalho vocal. J o estudo de canto uma pesquisa. Um aprendizado que se faz atravs do conhecimento do funcionamento correto de seu aparelho fonador, aliado a uma tcnica vocal. Portanto deve ser feito com conscincia, muito critrio e cuidado.

O tempo de estudo no deve se exceder ao cansao. muito mais produtivo, principalmente no incio, fazermos poucos minutos de exerccios, algumas vezes por dia, ao invs de estudarmos horas seguidas. A resistncia da musculatura vocal vem com o tempo e medida que exercitarmos corretamente nosso aparelho vocal. Alguns cantores tm a tendncia a forar a voz, por exemplo, em exerccios no agudo, para "acostumar" seu aparelho a emitir esses sons. Isso muitas vezes feito pela fora, causando danos graves futuros. No canto nada deve ser feito atravs da fora e se isso acontece porque estamos fazendo algo errado, por falta de uma respirao correta, etc.

A tcnica exatamente para no forarmos nossa voz.

Os exerccios de respirao devem ser feitos todos os dias. Assim como um atleta treina seus msculos, o cantor precisa faz-lo de forma a manter sua musculatura abdominal e intercostal sempre preparada para o apoio vocal, deixando assim de sobrecarregar os msculos da laringe. S ento deve partir para os exerccios vocais propriamente ditos. Os chamados vocalizes. Se voc fizer uma boa base de relaxamento e respirao antes de cantar, vai perceber o quanto isso j um grande auxiliar na boa emisso da voz.

APARELHO FONADOR

O ser humano no possui nenhum aparelho destinado exclusivamente produo do som. Segundo PEREL(1975), a laringe aparece na escala animal quando necessrio proteger o aparelho respiratrio contra a entrada de slidos ou lquidos que pudessem causar asfixia.

A produo do som envolve vrios rgos que conjuntamente fazem como resultado, soar nossa voz. So eles: aparelho respiratrio, a laringe, as cavidades de ressonncia e os articuladores.

Produo do Som:

O ar inspirado passa pelas cordas vocais em posio aberta, enchendo os pulmes. Na expirao que ocorre a fonao. O ar aspirado pelos pulmes passa pelas cordas vocais em posio fechada.

As cavidades de ressonncia tm um papel fundamental na produo do som, pois nelas que ocorrem as modificaes do som fundamental produzido na laringe. Comparando a um instrumento, poderamos dizer que as cavidades de ressonncia da voz funcionam como a caixa de um violo. Nada adiantaria

vibrarmos as cordas de um instrumento isoladamente, pois produziria um som "pobre".

OBS: O nome correto para "cordas vocais" "pregas vocais", pois no se tratam de cordas, mas sim de pregas musculares. Veja:

Referncias Bibliogrficas:

KAHLE, Charlotte. Manual prtico de tcnica vocal. Porto Alegre: Livraria Sulina Editor,1966.

QUINTEIRO, Eudsia Acua. Esttica da voz: uma voz para o ator. So Paulo: Summus Editorial,1989.

PINHO, Silvia M. Rebelo. Fundamentos em fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

COSTA, Henrique Olival; SILVA, Marta Assumpo de Andrada e. Voz cantada: evoluo, avaliao e terapia fonoaudiolgica. So Paulo: Louvise, 1998.

SADE E HIGIENE VOCAL

Desde o incio do sculo j existia uma preocupao com a Sade e Higiene da Voz. O primeiro livro onde encontramos ouvir falar deste assunto no Brasil foi "Higiene na Arte, Estudo da Voz no Canto e na Oratria", escrito pelo mdico, Francisco Eiras, datado de 1901.

O Que Higiene Vocal?

Mara Behlau, em seu livro Higiene Vocal define o termo como sendo "algumas normas bsicas que auxiliam a preservar a sade vocal e a prevenir o aparecimento de alteraes e doenas".

A Quem Dirigido este Assunto?

Mara Behlau alerta em seu livro que "as normas de Higiene Vocal devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendncia a alteraes vocais". Esses so chamados os profissionais da voz. Silvia Rebelo Pinho em seu livro "Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz" explica que os "professores, atores, cantores, locutores, advogados, telefonistas, entre outros, so considerados profissionais da voz. Entretanto, muitas das atividades verbais utilizadas por eles so incompatveis com a Sade Vocal, podendo danificar os delicados tecidos da laringe e produzir um distrbio vocal decorrente do abuso ou mal uso da voz." alarmante o fato de quase no haver, nas universidades, uma preocupao em preparar estes profissionais para lidar com a voz no seu dia dia, j que ela parte fundamental como instrumento de trabalho.

Quais as Consequncias dos Abusos Vocais?

"Dentre as alteraes orgnicas mais freqentemente observadas nestes profissionais, encontramos os ndulos vocais ( nodulaes semelhantes a calos) e edemas ( inchao das pregas vocais)" ( Silvia Rebelo Pinho, " Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz")

Quem Pode Tratar dos Problemas da Voz?

O mdico otorrinolaringologista quem pode diagnosticar possveis problemas no aparelho fonador. A partir de seu diagnstico se necessrio, o

fonoaudilogo, que trabalha juntamente com o otorrinolaringologista, far a correo de possveis problemas atravs de exerccios.

Algumas Formas de Abuso Vocal:

(Este texto foi tirado do livro "Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz" Silvia Rebelo Pinho. Editora PR- FONO, 1997)

Gritar sem suporte respiratrio; Falar com golpes de glote; Tossir ou pigarrear excessivamente; Falar em ambientes ruidosos ou abertos; Utilizar tom grave ou agudo demais; Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alrgicas; Praticar exerccios fsicos falando; Fumar ou falar muito em ambientes de fumantes; Utilizar lcool em excesso; Falar abusivamente em perodo pr-menstrual; Falar demasiadamente; Rir alto; Falar muito aps ingerir grandes quantidades de aspirinas, calmantes ou diurticos; Discutir com freqncia; Cantar inadequada ou abusivamente ou, ainda, participar de corais e cantar em vrios estilos musicais; Presena de refluxo gastroesofgico, altamente irritante s pregas vocais (o refluxo gastroesofgico decorrente de disfunes estomacais, responsveis pela liberao de cido pptico, que em algumas situaes pode banhar as pregas vocais, agredindo-as).

Isso Para Todos?

"A voz deve ser sempre pensada em relao sade geral do paciente, em relao ao seu corpo todo, ao seu estado de sade geral. Segundo Sataloff (1991), todo o sistema corporal afeta a voz; Souza Mello (1988) afirma que todo o corpo colabora na produo da voz; Bloch (1979) refere que as condies ideais para uma boa produo vocal adequada correspondem a um estado de sade geral dentro das melhores condies possveis. Portanto, deve-se pensar no apenas nos aspectos que prejudicam as pregas vocais, mas sim no trato vocal integrado na sade geral de cada paciente. Desta forma, podemos pensar que, apesar de as orientaes serem gerais, as necessidades, assimilaes e repercusses so absolutamente singulares. Por exemplo: o gelado, geralmente, prejudica a voz, mas a quantidade e a forma deste prejuzo se manifestam diferentemente em cada pessoa, dependendo do momento e da maneira em que este abuso foi cometido. As reaes do corpo humano so nicas e dependem de cada indivduo em cada momento." (Extrado do artigo "Sade Vocal" de Marta Assumpo de Andrada e Silva do livro Fundamentos em Fonoaudiologia - Tratando os Distrbios da Voz. Slvia M. Rebelo Pinho. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1998).

Veja tambm fita de vdeo sobre o assunto: SADE VOCAL - Lslie Piccolotto Ferreira e Prof. Marta Assumpo de Andrade e Silva . Com um roteiro dinmico, este trabalho alerta as pessoas, principalmente os profissionais da voz, sobre os cuidados que devem ter com relao sua prpria voz. Apresenta os principais aspectos relativos sade vocal, comentados por importantes profissionais da rea. Durao da fita: 33 minutos PR- FONO

Referncias Bibliogrficas:

Higiene Vocal Para o Canto Coral . Mara Behlau & Ins Rehder. Editora REVINTER , Rio de Janeiro, 1997.

Higiene Vocal - Informaes Bsicas. Mara Behlau e Paulo Pontes. Editora LOUVISE LTDA, So Paulo, 1993.

Manual de Higiene Vocal para Profissionais da VOZ . Slvia M. Rebelo Pinho.Editora PR- FONO , Carapicuiba, 1997.

Um Sculo de Cuidados com a Voz: A Contribuio da Fonoaudiologia. ( dissertao de mestrado) Thelma Mello Thom de Souza. PUC, So Paulo, 1998 Fundamentos em Fonoaudiologia-Tratando os Distrbios da Voz . Slvia M. Rebelo Pinho. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1998

Postura:

Uma boa postura fundamental para uma boa produo vocal. O que consiste ter boa postura? Bem, cuidar da postura fazer com que a sustentao e o equilbrio do nosso corpo esteja de acordo com as leis da gravidade.

importante observarmos que os desequilbrios posturais variam de pessoa para pessoa. Algumas possuem um exagero postural, mantendo-se com os ombros extremamente abertos, o peito empinado para frente e a cabea muito erguida, tencionando o pescoo. Se olharmos essas pessoas de lado possuem uma lordose nas costas como se fossem envergar para trs.

Essas pessoas tendem a respirar mais na parte alta do pulmo. J outras pessoas possuem desequilbrio inverso. Ombros muito cados, peito fechado, como se fossem envergar para frente.

Ambas as posturas so incorretas. Devemos procurar manter um equilbrio de forma a sentir "o peso do nosso corpo entre os dois ps, observando em seguida um encaixe perfeito da cintura plvica (quadril), em equilbrio com a cintura escapular (ombro) e mantendo um ngulo de 90% para o queixo, podemos aproximar-nos de uma figura em equilbrio." (Esttica da Voz - Uma voz para o Ator. Eudsia Acua Quinteiro. Summus Editorial, So Paulo, 1989).

Segundo PERELL, "os ombros devem estar relaxados, a cabea reta, a fisionomia natural sem rigidez nem contrao, a boca moderadamente aberta, os lbios apoiados diante dos dentes. A mandbula no deve estra rgida. Todo o instrumento vocal deve dar a sensao de flexibilidade muscular. No deve haver nenhuma contrao dos msculos vocais no trax, colo, laringe, garganta e boca. A ressonncia correta e plena da voz se produzir com a diminuio e equilbrio dos esforos musculares. O corpo deve estar ereto, mas sem rigidez, com a sensao de calma. Deve-se evitar o movimento do corpo, buscando apoio em ambas as pernas alternadamente. Evitar o movimento nervoso das mos e dos dedos, assim como os gestos exagerados ou muito forados.

A atitude normal do rosto deve ser sorridente. O sorriso, por um efeito reflexo, permite uma ampliao das cavidades de ressonncia. Para isso pode ser til fazer os vocalizes diante de um espelho para observar e controlar as tenses desnecessrias."

Atitude bsica para o equilbrio do corpo:

(tirado do livro: Expresso Vocal e Expresso Corporal. Glorinha Beuttenmller e Nelly Laport. Editora ENELIVROS, Rio Janeiro,1992.

A atitude bsica para o equilbrio do corpo e, consequentemente, para a emisso da voz, a seguinte:

Ps: Confortavelmente. O peso do corpo dever estar igualmente distribudo pela borda externa dos ps pelo metatarso. Msculos: Relaxados. Cintura plvica: Suspensa sobre o diafragma para manter a energia do som. Cabea: Ereta. Bem equilibrada na cintura escapular. Cintura escapular: Deve permanecer descontrada. Linha da cabea: A cabea deve manter uma linha de como se estivesse suspensa por um "fio de cabelo" na parte do redemoinho, isto , no centro, como se fosse a continuao das vrtebras cervicais.

Segundo esta autora, aps a adoo dessa atitude bsica, quando sentir que est equilibrado, experimente mudar o alinhamento para fazer com que o corpo mude a linha de gravidade, para frente, para trs, para o lado e circularmente.

Referncias Bibliogrficas:

Esttica da Voz - Uma voz para o Ator . Eudsia Acua Quinteiro. Summus Editorial, So Paulo, 1989.

Expresso Vocal e Expresso Corporal. Glorinha Beuttenmller e Nelly Laport. Editora ENELIVROS, Rio Janeiro,1992.

Canto Diccion - Jorge Perell, Monserrat Cabale , Enrique Guitart. Editora Cientfico- Mdica, Barcelona

As Regras de Ouro da Boa Voz de Um Cantor

Este texto uma cpia integral das pginas 33 e 34 do livro: "Higiene Vocal Para o Canto Coral" Das autoras: Mara Behlau & Ins Rehder. Editora REVINTER,1997. 1 - Nunca cante quando no estiver em boas condies de sade; cantar um ato de esforo e de enorme gasto energtico. Manter a sade auxilia a produo da voz, quer seja cantada ou falada. So raros os indivduos doentes que mantm boa emisso vocal. 2 - Use roupas confortveis, no apertadas, principalmente na garganta, no peito, na cintura ou no abdmen. 3 - Mantenha-se sempre hidratado, bebendo, pelo menos, dois litros de gua por dia; suas pregas vocais estaro em tima condio de vibrao quando sua urina estiver transparente. 4 - Aquea e desaquea a voz antes e depois da apresentao, respectivamente. Aquea a voz atravs de exerccios de flexibilidade muscular, antes de us-la para o canto; vocalize com variao de tons, comeando pelos mdios e depois indo em direo aos extremos da

tessitura vocal. Aps o trmino das apresentaes ou ensaio, desaquea a voz atravs de exerccios para retornar sua voz falada natural; use bocejos, falar mais grave e mais baixo, para no ficar usando o esquema vocal cantado alm do tempo do canto. Um cantor que fala do mesmo jeito que canta submete seu aparelho vocal a um desgaste muito maior. 5 - Ensaie o suficiente para ficar seguro quanto ao texto, melodia e controle de voz; assim fazendo, voc vai reduzir a interferncia de aspectos emocionais negativos, como o medo e ansiedade ante o pblico. No ensaie por mais de uma hora sem descanso. 6 - Monitore sua voz durante os ensaios e apresentaes: aprenda a ouvir sua qualidade vocal e a reconhecer suas sensaes de esforo vocal e tenses desnecessrias, a fim de evit-las. 7 - Lembre-se de que um certo nervosismo mobiliza positivamente a energia para uma apresentao mais rica e envolvente; a adrenalina positiva e confere emoo ao canto. Alm disso, o pblico espera o sucesso do cantor, confie nesta qumica! 8 - Evite as festas ruidosas, lugares enfumaados e barulhento, tanto antes como depois das apresentaes. Antes das apresentaes, os abusos em questo podem limitar seu resultado vocal; aps as apresentaes seu aparelho fonador foi intensivamente solicitado e est mais sensvel para responder a tais agresses. 9 - Mantenha uma dieta balanceada, pois o canto uma funo especial e requer grande porte energtico. Evite o excesso de gordura e alimentos condimentados, o que lentifica o processo digestivo, limita a excurso respiratria e reduz a energia disponvel para o canto. Alm disso, se voltar muito tarde para casa e ainda no tiver se alimentado, ingira apenas alimentos leves e de fcil digesto, para evitar o refluxo gastroesofgico. 10 - Nunca se automedique; no tome remdios sugeridos por leigos, nem chs e infuses de efeito desconhecido (geralmente irritantes, ressecantes e estimulantes de refluxo gastroesofgico). Tambm no repita receitas mdicas utilizadas numa certa ocasio, mesmo que tenham dado resultado positivo. Procure ajuda especializada quando necessrio.

Respirao:

Para uma boa realizao no canto e na fala preciso ter controle da respirao. A respirao e a postura esto intimamente interligados. Para realizar uma respirao correta preciso estar numa postura adequada. A respirao uma funo vital que, no canto, aprendemos a control-la.

A grande maioria das pessoas atualmente respira mal:

"Hoje, principalmente nas grandes cidades, somos obrigados, j na idade de seis anos, a ficar horas sentados no colgio, freqentemente em salas super-ocupadas e abafadas. Mais tarde, continuando os estudos, exercendo uma profisso, a nossa vida no muda muito. Desta maneira, no tendo uma compensao, os nossos pulmes vo deixando de inspirar profundamente, e o movimento diafragmtico quase nulo, assim que usamos mais a respirao torcica e clavicular." ( Manual Prtico de Tcnica Vocal. Charlotte KAHLE. Porto Alegre, Livraria Sulina Editora.1966)

O principal msculo da respirao o diagrama, situado na base do pulmo: quando inspiramos o diafragma estendido e quando expiramos ele sobe. A respirao, sempre que possvel de v ser nasal, pois assim o ar filtrado e aquecido pelas narinas.

A respirao usada para o canto recebe s vezes nomes diferentes, dependendo do autor. Alguns a chamam costo-diafragmtica, outros abdominal-intercostal. O fato que devemos encher desde a base do pulmo, suas laterais at as costas, sem levantar os ombros. "Quando se pede aos alunos, no incio das aulas de fala ou de canto, para inspirarem profundamente, 80% inspiram com uma elevao forada das costelas e das clavculas, mantendo os msculos abdominais contrados, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoo... Esta respirao forada tem conseqncias desastrosas, em primeiro lugar para a voz. A laringe fica sob alta presso, e pior ainda se a pessoa no articula bem, trancando os maxilares. Assim, a presso dupla e as nossas cordas vocais no podem vibrar livremente." (Manual Prtico de Tcnica Vocal. Charlotte KAHLE. Porto Alegre, Livraria Sulina Editora.1966) No se pode ser um bom cantor sem possuir um perfeito controle de sua respirao. A boa respirao um dos grandes "segredos" da arte do canto.

Na inspirao, que dever ser sempre nasal, se procura dilatar em todas as direes as costelas inferiores. Ao mesmo tempo, as paredes do abdmen se enchem de ar. Pode se controlar o movimento colocando uma mo no abdmen e outra nas costelas. importante que a clavcula e os ombros no se movam. Utilizar o espelho til para vigiar e impedir movimentos desnecessrios de tenso. Deve-se exercitar a inspirao nasal ainda que seja de boca aberta. Deve-se tambm praticar a inspirao rpida, quer dizer, inspirar a maior quantidade de ar em menor tempo possvel, aps ter dominado esses movimentos corretamente.

Apoio Vocal:

Paro o cantor necessrio saber administrar a entrada e a sada do ar que respira. A esse controle d-se o nome de apoio. "Apoio, portanto, o controle elstico e consciente da fora retrtil passiva e espontnea do movimento de elevao do diafragma ao promover a expirao, e conseguido pelo domnio de seus antagnicos- os msculos abdominais e intercostais - com a finalidade de manter o equilbrio da coluna de ar e aplic-la fonao."( Tcnica Vocal para Coros. Helena Whl COELHO. Editora Sinodal, So Leopoldo, 1994).

Para mais informaes leia o texto do livro: Esttica da Voz - Uma voz para o Ator. Eudsia Acua Quinteiro.

Exerccios Respirao:

Exerccio para Percepo da Inspirao Involuntria:

Muitas pessoas fazer muito barulho ou foram a inspirao numa tentativa de encher mais o pulmo de ar. Muitas vezes a musculatura est muito tensa e impede uma livre circulao de ar. Solte todo o ar murchando a barriga. Fique alguns instantes sem ar. Relaxe a musculatura deixando ento o ar entrar, mas sem forar sua entrada. Faa isso algumas vezes e voc vai perceber que no h necessidade de fazer esforo para que o ar entre. Ele entrar sozinho, pois a entrada do ar algo que acontece naturalmente quando sentimos necessidade de inspirar. Esse exerccio serve tambm para exercitarmos a elasticidade da musculatura abdominal para dentro e para fora.

Exerccio para a Ativao e Expanso da Musculatura Diafragmtica e Intercostal:

Inspirar enchendo primeiramente a regio abdominal e depois as costelas, lateralmente. Expirar primeiramente o ar do abdmen e depois na parte lateral das costelas. Fazer isso num movimento contnuo: Inspirao: parte baixa depois lateral; expirao: parte baixa e lateral.

Exerccio para Treinar a Sada do Ar com Controle (apoio):

Precisamos, no canto, dominar o tempo da entrada e da sada do ar. Precisamos dosar a sada do ar conforme o tamanho de uma frase musical e a inspirao tambm deve estar de acordo com o tempo hbil para faz-lo entre uma frase e outra.

Inspirar abrindo as costelas e na expirao soltar o ar firmando o abdmen tentando no fechar as costelas. medida que o ar vai acabando, aumentar a presso da musculatura abdominal. (esse exerccio pode ser feito contando o tempo da sada do ar para ir aos poucos dominando maior tempo na sada. Ex: soltar o ar em dez tempos depois em quinze, vinte, etc). Podemos tambm acrescentar a este exerccio o controle do tempo da entrada do ar, que muitas vezes deve ser rpida, dependendo da frase musical. Ento, alm de contar a entrada do ar, fazemos uma contagem para a inspirao e vamos a cada vez diminuindo o tempo para a inspirao.

Exerccio para Treinar a Presso da Sada do Ar:

Quando temos uma nota mais aguda de repente, ou precisamos fazer um som com uma intensidade mais forte, precisamos utilizar mais o apoio respiratrio para no sobrecarregar as cordas vocais. Tomando como base o exerccio anterior, vamos, na sada do ar, fazendo movimentos abdominais com presso alternada. Na sada do ar com um "sssss" prolongado, vamos fazer ora uma presso no abdmen e ora diminuindo essa presso. Isso num mesmo sopro, sem interrupo. Voc vai observar que quando aumenta a presso do abdmen aumenta a presso do ar. No esquea de manter as costelas abertas.

Exerccio para Treinar a Abertura das Costelas:

Uma das formas para sentir a abertura lateral das costelas no canto da seguinte maneira: V inspirando lentamente e ao mesmo tempo levantando os braos na lateral at que ele chegue altura dos ombros. Mantenha alguns segundos a inspirao e observe que suas costelas estaro mais abertas na lateral. Solte o ar e tente manter as costelas abertas. Faa uma vez a expirao com os braos ainda na lateral e depois tente faz-la soltando os braos, mas mantendo as costelas abertas.

OBS: Cuidado para no tencionar os ombros enquanto faz o exerccio e tambm cuidado para no direcionar o ar para a parte alta do pulmo.

Outros exerccios para sentir a abertura das costelas, mas na sua regio costal faa o seguinte: sente na ponta de uma cadeira, deixe seu corpo cair todo para frente, inclusive sua cabea. Inspire nesta posio e vai perceber que o ar se direciona para a lateral e para as costas.

Exerccio para Treinar a Respirao na Parte Baixa do Abdmen:

Muitas pessoas quando tentam fazer a respirao intercostal a fazem de forma muito "alta", ou seja, utilizando pouco os msculos abdominais. Existem diversas tcnicas de respirao. Acredito que se deve inspirar desde a base do abdmen abrindo em seguida as costelas. Em alguns momentos ou para algumas pessoas torna-se difcil fazer a respirao mais baixa, principalmente para indivduos com tendncia a ansiedade e vida muito agitada. Aprendi atravs da yoga e outras tcnicas corporais, que quando a respirao "no desce" e mantem muito no trax, a melhor maneira de faz-la "abaixar" atravs da contrao e relaxamento dos msculos glteos. Experimente expirar o ar lentamente e, ao mesmo tempo, fazer uma contrao anal. Quando se encontrar sem ar relaxe o abdmen e vai perceber como a respirao se torna plena. Repita o exerccio algumas vezes.

Questionrio para identificao de possveis problemas de voz

Este texto uma cpia integral das pginas 35 e 36 do livro: "Higiene Vocal Para o Canto Coral" Das autoras: Mara Behlau & Ins Rehder. Editora REVINTER 1997.

Voc acha que sua voz rouca? Algum j comentou que sua voz rouca? Voc fica rouco por mais de dois dias? Sua voz fica rouca aps os ensaios? Voc tem ou j teve algum problema de voz? Sua voz piorou depois que voc entrou no coral? Ultimamente voc tem demorado mais tempo para aquecer sua voz? No dia seguinte a um ensaio ou a uma apresentao voc fica sem voz ou com a voz rouca? Durante o canto sua voz quebra ou some? Voc desafina ou perde o controle da emisso? Voc sente dificuldade no pianssimo?

Voc sente dificuldade no fortssimo? Voc sente que sua voz fraca demais para o coral? Voc sente que sua voz forte para o coral? Voc tem dificuldade para atingir as notas agudas? Voc tem dificuldade para cantar as notas graves? Quando voc canta sai "ar" na voz? Voc tem algum desses sintomas na laringe: coceira, ardor, dor, sensao de garganta seca, sensao de queimao, sensao de aperto ou bola na garganta? Falta ar para voc terminar as frases musicais? Ao final do dia sua voz est mais fraca? Voc canta em diversos naipes? Voc mudou de naipe recentemente? Voc procura cantar mais forte que os demais componentes do coral? Voc simplesmente articula, sem voz, certos trechos da msica que no consegue cantar? Quando voc canta suas veias ou msculos do pescoo saltam? Voc sente dores na regio do pescoo saltam? Voc sente dores de cabea aps o canto? Voc consegue controlar sua emisso cantada no coral, ou no se ouve e segue a voz do grupo? Seu coral costuma interpretar diversos estilos musicais? Alm do coral, voc canta em outras situaes? Voc canta durante muita horas seguidas? Voc pigarreia constantemente? Voc tem alergia das vias respiratrias? Voc tem resfriados freqentes ? Voc tem amigdalites, laringites ou faringites freqentes? Voc tem dificuldades digestivas, azia ou refluxo gastro- esofgico? Voc fuma? Voc se automedica quando tem problemas de voz?

Alm da atividade do coral, voc usa a voz de modo intensivo em outras situaes?

Observao:

Se voc marcou mais do que 4 itens, fique atento(o) e veja o que pode ser feito para modificar esses aspectos e se tais modificaes surtem efeito positivo. Se voc assinalou acima de 6 itens, procure um especialista, sua sade vocal pode estar correndo um srio risco. Relaxamento:

"Na luta que travamos no dia-a-dia para sobreviver numa cidade, desenvolvemos tenses musculares as mais variadas e em regies muito especficas, fortalecidas pela constante repetio de uso. Essas tenses em muito podem afetar o desempenho vocal." ... " Um indivduo tenso est muito prximo dos problemas da voz e da fala. As tenses musculares so responsveis por dificuldades respiratrias, articulatrias e demais envolvimentos da produo da voz e da fala"..."A energia psquica flui melhor por um corpo relaxado. As tenses funcionam como impedimento da passagem energtica.." Esttica da Voz - Uma voz para o Ator . Eudsia Acua Quinteiro. Summus Editorial, So Paulo, 1989.

Respirao, postura e relaxamento esto interligados. Uma pessoa com uma m postura, provavelmente ter dificuldade para respirar corretamente e bem provvel que possua tenses em algumas reas do corpo. Ou seja, qualquer um desses aspectos pode afetar o outro direta ou indiretamente.

O instrumento do cantor, seu aparelho fonador, no age isoladamente de outras partes de seu corpo. Muitas vezes, quando temos dificuldade em emitir algum som, pensamos somente na regio da garganta como responsvel. Mas o certo que o funcionamento de todo nosso corpo interfere na produo vocal e consequentemente em nossa sade vocal.

Cada um de ns tem a tendncia a desenvolver tenses em reas diferentes. Isso vai depender de como aprendemos a lidar com nosso corpo durante a

vida. O importante eliminar atravs do autoconhecimento de nosso corpo, todo e qualquer esforo desnecessrio produo vocal. Desenvolver um trabalho corporal regularmente pode ser muito benfico.

Existem muitas tcnicas corporais que beneficiam ao canto. Entre elas: Yoga, bioenergtica, massagem, RPG (Reeducao Postural Global), Tcnica de Alexander, entre outras. Ou at mesmo qualquer atividade fsica que proporcione um bem estar, aliviando as tenses dirias pode ser benfico.

As reas de tenso mais importantes a serem observadas no cantor so: os ombros, a nuca, o pescoo e o maxilar. Para um trabalho dirio de relaxamento, antes de comear os estudos vocais (vocalizes), ou antes, de uma apresentao, seria interessante criar uma seqncia, conforme as necessidades (com o tempo voc vai perceber aonde se localiza sua maior rea de tenso).

Alguns Exerccios:

1) Relaxamento dos ombros: sentado ou em p (observar a postura correta), inspirar levantando os ombros para cima o mais que puder. Soltar o ar deixando os ombros carem. Fazer isso como num suspiro de alvio, deixando toda tenso sair quando soltar o ar. Pode-se soltar o ar com um "AAAHHH!!!" bem sonoro. Repetir o exerccio algumas vezes.

2) Relaxamento dos ombros: girar os ombros lentamente para frente numa rotao completa, como se estivesse desenhando um crculo. Fazer o mesmo para trs. No se esquea de manter a respirao, pois h uma tendncia de prendermos a respirao quando sentimos alguma tenso ou dor. Faa o contrrio. Respire bastante pois isso vai ajudar a "deixar a tenso sair".

3) Relaxamento do pescoo: - Movimentar a cabea em todas as direes. Primeiro para frente depois para trs. - Movimentar a cabea para um lado e depois para o outro. - Por fim, fazer uma rotao completa com a cabea, deixando-a bem relaxada como se fosse uma "bola solta", girando-a para um lado e para o outro. Observe seu maxilar se est relaxado. O ideal manter a mandbula entreaberta e a lngua encostada nos dentes inferiores.

OBS: Crie sua sequncia de relaxamento, mas importante manter por um tempo a mesma seqncia para que se possa comparar seu estado de progresso. O cantor precisa "saber" como est seu corpo na hora em que for cantar e a eliminar tenses desnecessrias. Isso se consegue medida em que aprendemos a lidar com nosso corpo, adquirido maior conscincia corporal.

Alguns Livros que Contm Exerccios de Relaxamento para Cantor:

Tcnica Vocal para Coros. Helena Whl COELHO. Editora Sinodal, So Leopoldo, 1994 (onde encontrar: Casa Manon. Veja endereos abaixo).

Tcnica Vocal. Exerccios fsicos e vocalizes especiais para corais de vozes mistas. Joo Wilson Faustini. So Paulo. Fone: (011) 829-4413

Tcnica Vocal. Exerccios fsicos e vocalizes especiais para corais de vozes mistas. Joo Wilson Faustini. So Paulo. Fone: (011) 829-4413

You might also like