You are on page 1of 18

ESTUDO PARA A APLICAO DO SISTEMA DE INFORMAO GEOGRFICA (SIG) NO CONTROLE E MONITORAMENTO DA DENGUE NO MUNICPIO DE CARAGUATATUBA/SP - BRASIL

Adriana Capriglione de Brito, Claudia Gonalves Ferreira, Flavia Cavalcante Patrcio, Priscila Capua e Raphaela Scandiusi Avramids Msc. Michele de Oliveira Parreira Estudante do 7 semestre de Engenharia de Produo no Centro Universitrio Mdulo Prof. Msc. Centro Universitrio Mdulo - Tecnologia da Informao

RESUMO
Com objetivo de auxiliar no trabalho dos agentes de sade que atuam no Municpio de Caraguatatuba e conscientizar a populao sobre a preveno e cuidados com os focos de larvas da Dengue, foi elaborado um estudo para implantar um sistema de monitoramento dos focos e casos registrados de dengue no municpio, utilizando o Sistema de Informaes Geogrficas (SIG), que ter informaes implantadas atravs de uma integrao com o Sistema de Processamento de Informaes Georreferenciadas (SPRING), onde sero alocados dados como: ndices pluviomtricos, sistema de rede de agua e esgoto, nmero de postos de sade e nmero de locais com alto ndice de aglomerao, sendo todos estes fornecidos pelas autoridades do Municpio.

ABSTRACT
Aiming to assist in the work of health workers who work in the city of Caraguatatuba and raise awareness about the prevention and care of foci Dengue larvae, a study was undertaken to implant a system for monitoring outbreaks and reported cases of dengue in the city, using the Geographic Information System (GIS), that will have information implanted through an integration with System Georeferenced Information Processing (SPRING), which will be allocated like the data: pluviometric indexes, network system of water and sewer number of health centers and the number of venues high index agglomeration, all being provided by the authorities of the Municipality.

PLAVRAS CHAVE - Sistemas de Informaes Geogrficas, SIG, SPRING, Dengue,


monitoramento e controle da Dengue, Caraguatatuba.
1

1. Introduo
A dengue uma doena infecciosa de curta durao, causada por um arbovrus e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A larva responsvel por infectar o mosquito vetor se prolifera com mais facilidade em regies de climas tropicais, geralmente em acmulos de gua limpa provinda das chuvas. Atualmente a dengue est entre as principais arboviroses que afetam o homem, e, com o aumento da temperatura global, tornou-se um problema de sade no mundo todo [1]. Mesmo com o advento tecnolgico na rea da sade ainda existem algumas regies com pouco ou nenhum controle sobre a endemia, aumentando ainda mais a incidncia de casos. A importncia de se prevenir e de possuir ferramentas que possibilitam um estudo refinado e crtico provm do aumento gradual de casos no Brasil, que um dos pases mais afetados da amrica [2]. A cidade de Caraguatatuba encontra-se no Litoral Norte de So Paulo, com uma rea de 484 km, como segue Figura 1.1, Figura 1.2 e Figura 1.3. A populao de Caraguatatuba de acordo com o IBGE [3], no ano de 2010 era de 100.840 (Cem mil oitocentos e quarenta) pessoas, passando para 103.900 (cento e trs mil novecentos) pessoas em 2012 de acordo com a Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados Seade [4]. Os casos de Dengue no acompanharam o crescimento da populao, tendo uma diminuio entre os anos de 2010 e 2012 e um aumento em 2013, mas nada comparado ao nmero de casos em 2010 que foram cerca de 3.600 (trs mil e seiscentas) pessoas [5], em 2011 2.158 (dois mil cento e cinquenta e oito) casos foram identificados e em 2012 foram 186 casos, 98% menor que este ano que apresentou 1.409 (mil quatrocentos e nove) [6]. As unidades de Sade do municpio de Caraguatatuba somam um total de 127, sendo 91 privadas, que inclui a Santa Casa, e 36 pblicas, contando com Unidades Bsicas de Sade [7], que fazem o controle direto da Dengue. Com isso, surge a proposta de aprimorar sistemas j existentes e criar novas alternativas para controle e monitoramento da proliferao dos focos de contaminao da doena, o que denota a importncia de um sistema integrado que facilite a ao da Zoonose para controlar a proliferao da doena. O trabalho ser realizado a partir de um Sistema de Informaes Geogrficas (SIG). A utilizao de um SIG no controle de endemias permite a integrao e o armazenamento de dados convencionais, fornecidos pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e seus rgos competentes, de maneira organizada e de fcil anlise, permitindo que o trabalho de Combate Dengue, realizado com frequncia no municpio, seja feito de
2

maneira mais eficaz. Pretende-se, tambm, facilitar a tomada de decises, apontar possveis causas de focos da larva transmissora da dengue e fornecer um guia com informaes atualizadas e mais acessveis sobre o quadro da doena nas regies analisadas, cruzando e relacionando dados e resultados obtidos. Para possibilitar o estudo realizado, foram coletados dados e informaes relevantes sobre a doena e o municpio de maneira geral, como ndices pluviomtricos, mapas atualizados e relatrios, fornecidos pela equipe de Controle de Zoonoses da cidade e pela Defesa Civil, destacando a importncia de um controle mais rgido e maior monitoramento dos casos de dengue. Figura 1.1 Localizao do Estado de So Paulo-BR

Fonte: Google.Maps. Figura 1.2 Localizao do Estado de So Paulo-BR

Fonte: Google.maps.
3

Figura 1.3 Localizao do municpio de Caraguatatuba/SP-BR

Fonte: Google.maps.

2. Sistema de Informao Geogrfica (SIG)


Os SIGs So sistemas automatizados usados para armazenar, analisar e manipular dados geogrficos, ou seja, dados que representam objetos e fenmenos e que a localizao geogrfica uma caracterstica inerente informao e indispensvel para analisa-la [8], este sistema foi criado com o objetivo de reunir e analisar diversos dados espaciais1, que auxilia no entendimento da ocupao e utilizao do meio fsico [9]. Segundo Aronoff [8]:
As definies do SIG refletem cada um sua maneira, a multiplicidade de usos e vises possveis desta tecnologia e apontam para uma perspectiva interdisciplinar de sua utilizao, possibilitando em uma s base a integrao dos dados, como informaes geogrficas provenientes de fontes diversas tais como dados cartogrficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satlite e modelos numricos de terreno. O SIG oferece mecanismo para recuperar, manipular e visualizar estes dados, atravs de algoritmos de manipulao e anlise.

O SIG tem os seguintes componentes: interface com o usurio; entrada e integrao dos dados; funes de processamento; visualizao e plotagem; e armazenagem e recuperao de dados. A figura 2.1 indica o relacionamento entre estes componentes.

Dados Espaciais: So dados que representam informaes sobre o local fsico e a forma de objetos geomtricos que so importantes para a aplicao, podendo ser objetos, locais de pontos e etc.

Figura 2.1: Arquitetura de Sistemas de Informao Geogrfica

Fonte: DPI/INPE [10]

As questes bsicas que um SIG deve responder so mostradas na tabela 1.1, que sintetiza os objetivos gerais de um Sistema de Informaes Georreferenciadas SIG.

Tabela 1.1: Tipos de perguntas que devem ser respondidas pelo SIG Anlise Condio
Localizao Tendncia Roteamento Padres Modelos

Pergunta Geral "O que est..."


"Onde est...? "O que mudou...?" "Por onde ir...?" "Qual o padro...?" "O que acontece se...?"

Exemplo "Qual a populao desta cidade?"


"Quais as reas com declividade acima de 20%?" "Esta terra era produtiva h 5 anos atrs?" "Qual o melhor caminho para o metr?" "Qual a distribuio da dengue em Fortaleza?" "Qual o impacto no clima se desmatarmos a Amaznia?"

Fonte: DPI/INPE [10]

Para utilizao e manipulao do SIG o meio digital indispensvel, devendo haver um banco de dados que sejam georreferenciados e com controle de erro.
5

3. A Aplicao do SIG no controle da Dengue


Ser utilizado um programa de Geoprocessamento para implementao dos dados no SIG, que ser o SPRING2, para tal sero espacializadas informaes lanadas num banco de dados especfico do caso, como: Dados populacionais; Nmero de casos registrados; Bairros; Logradouros; Foto Area e Imagem de Satlite; Malha de Quadras; (quadras e identificao das quadras); Drenagem; Altimetria; Limite de Municpio; reas Protegidas; Carta Digital de Zoneamento; Uso de Solo; Risco de Escorregamentos e Inundaes; reas Protegidas; Setores; (Diviso Municipal); Diviso Censitria do IBGE; (caso seja necessrio);

A partir destas informaes o SIG ir gerar um relatrio com os dados integrados por tabela e/ou grficos que indicam os casos de dengue na regio desejada, podendo ser gerados a partir de diversos ndices e perodos conforme desejado pelo usurio, como por exemplo: tabelas ou uma determinada listagem com objetos e atributos necessrios [11]. O formato digital do arquivo pretende discriminar as reas mais afetas atravs de um mapa temtico3, destacando os locais que esto em estados de alerta, e merecem receber mais ateno da vigilncia epidemiolgica e da populao, seguindo as legendas:

SPRING: o mdulo principal de entrada, manipulao e transformao de dados geogrficos, executando as funes relacionadas criao, manipulao de consulta ao banco de dados, funes de entrada de dados, processamento digital de imagens, modelagem numrica de terreno e anlise geogrfica de dados. 3 Mapa Temtico: Contm regies geogrficas definidas por um ou mais polgonos, como mapas de uso do solo e a aptido agrcola de uma regio

Verde: Sem foco e sem casos detectados da doena; Azul: Pouco foco e/ou com at 10% de casos registrados no municpio; Amarelo: Com foco e com casos registrados em crescimento, de 10,1% 30% de casos registrados; Laranja: Com um elevados nmero de focos e elevado nmero registrado de casos, sendo de 30,1% 60%. Vermelho: Em estado de alerta com casos de 60,1% 100% registrados.

Ainda no arquivo digital, sero exibidas informaes especficas da regio desejada, e devidamente atualizadas por agentes de sades autorizados, responsveis pelo sistema, e todos aqueles que tratam diretamente com a sade e controle da Dengue. A populao poder ter acesso s informaes do banco de dados do SIG partir do site da prefeitura, com um cadastro realizado no mesmo, podendo atravs do seu acesso restrito realizar denncias de focos, ter conhecimento do estado que esto os bairros e acesso aos relatrios.

4. Dados Coletados
Preliminarmente fora decidido que o trabalho trataria dos bairros Olaria e Casa Branca, onde no dia 19 de Abril de 2013, foi dado entrada em processo atravs de protocolo na prefeitura de Caraguatatuba, solicitando informaes referentes ao estado epidemiolgico da Dengue nesta rea, conforme tabela 4.1. Tabela 4.1 Dados solicitados Prefeitura: Departamento Secretaria da Sade Informaes Solicitadas Nmero de unidades, rea de abrangncia das unidades, nmero de casos da doena, Ficha de atendimento SINAN, Controle de atendimento: (Nome do paciente, Endereo, Bairro, Data da consulta, Tipo de diagnstico) Secretaria de Educao Localizao das escolas, rea de

abrangncia das escolas, Total de alunos e funcionrios por escola.

Setor de cadastro Tcnico

Cadastro dos imveis, A espacializao desses imveis, onde possa indicar a testada e a identificao imobiliria (cadastral).

Centro de Controle de Zoonoses

Informaes dos registros da Dengue (Planilha SINAN e das informaes da Zoonoses), Mapeamento ou Pontos de registros da Dengue no Municpio,

Autorizao para utilizar informaes do Projeto de Controle da Dengue realizado pelo Ricardo Fernandes e Mrcia que utilizado hoje pelo CCZ Centro de Controle de Zoonoses; Defesa Civil Registros de alagamento nos Bairros, Mapeamento das reas alagadas; Tabela Elaborada pelos autores

Aps diversas reunies entre o grupo foi decidido tratarmos do estado da doena em todo o municpio, pois o SIG seria para uso de todas as reas ligadas diretamente este assunto, onde obtivemos as informaes que seguem abaixo, juntamente com dados pluviomtricos entre meses de Janeiro e Abril de 2013, e mapas com pontos indicando casos positivos, negativos e aguardando resultados, onde foi elaborado grficos de acordo com o ndice da doena nos bairros. Tabela 4.2 Dados fornecidos pela Prefeitura: Departamento Educao Informaes Fornecidas 50 escolas municipais, 14 estaduais e 13 particulares (Dados de 2005). Sades 91 Unidades de sade privados, que inclui a Santa Casa, e 36 pblicas, contando com Unidades Bsicas de Sade

Cadastro Tcnico

Informaes do cadastro dos imveis e espacializao dos imveis (Bairros Casa Branca e Olaria).

Centro de Controle de Zoonoses

Planilha com informaes de casos registrados, sendo positivos, negativos e aguardando resultados, com perodo entre Janeiro e Abril de 2013, e disponibilizao dos sistema de controle pelo Google Earth.

Defesa Civil

Plantas setoriais, com reas propcias a alagamento.

Comit de Bacias LN - Coordenador da Cmara Tcnica de Saneamento - Paulo Andr Ribeiro

Plantas com Sistema de distribuio de gua de Caraguatatuba e Planta com sistema de esgotos sanitrios.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba Tabela Elaborada pelos autores

Grfico 4.1 - ndice pluviomtrico do ms de Janeiro.

Fonte: Prof. MSc Nelson Soares Wisnik - Faculdades Integradas do Tapajs

Grfico 4.2 - ndice pluviomtrico do ms de Fevereiro.

Fonte: Prof. Msc Nelson Soares Wisnik - Faculdades Integradas do Tapajs

Grfico 4.3 - ndice pluviomtrico do ms de Maro.

Fonte: Prof. Msc Nelson Soares Wisnik - Faculdades Integradas do Tapajs


10

Grfico 4.4 - ndice pluviomtrico do ms de Abril.

Fonte: Prof. Msc Nelson Soares Wisnik - Faculdades Integradas do Tapajs

Imagem 4.1- Com locais de casos negativos, positivos e aguardando resultado do ms de Janeiro de 2013:

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, controle da Dengue


11

Imagem 4.2 - Com locais de casos negativos, positivos e aguardando resultado do ms de Fevereiro de 2013:

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, controle da Dengue

Imagem 4.3 - Com locais de casos negativos, positivos e aguardando resultado do ms de Maro de 2013:

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, controle da Dengue


12

Imagem 4.4 - Com locais de casos negativos, positivos e aguardando resultado do ms de Abril de 2013:

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, controle da Dengue

Imagem 4.5: Imveis determinados como ponto estratgico por se tratar de locais com alto ndice de aglomerao:

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, controle da Dengue


13

Imagem 4.6: Localizao das escolas municipais determinados como Imveis especiais por se tratar de locais com alto ndice de aglomerao:

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, controle da Dengue

Grfico 4.5. ndice de casos da Dengue por Bairro no ms de Janeiro

Fonte: Dados fornecidos pelo Centro de controle de Zoonoses Grfico elaborado pelos autores.

14

Grfico 4.6. ndice de casos da Dengue por Bairro no ms de Fevereiro

Fonte: Dados fornecidos pelo Centro de controle de Zoonoses Grfico elaborado pelos autores.

Grfico 4.7. ndice de casos da Dengue por Bairro no ms de Maro

Fonte: Dados fornecidos pelo Centro de controle de Zoonoses Grfico elaborado pelos autores.

15

Grfico 4.8. ndice de casos da Dengue por Bairro no ms de Abril

Fonte: Dados fornecidos pelo Centro de controle de Zoonoses Grfico elaborado pelos autores. Grfico 4.8. ndice de casos da Dengue de Janeiro at Abril em Caraguatatuba-2013

Fonte: Dados fornecidos pelo Centro de controle de Zoonoses Grfico elaborado pelos autores.

5. Concluso
Atravs deste estudo foi possvel a construo de um modelo de SIG para controle da dengue no Municpio de Caraguatatuba.Com as informaes obtidas foi possvel observar mais
16

detalhadamente os locais com maior manifestao da endemia e as causas do crescente nmero de casos registrados. Durante o estudo, observou-se alguns pontos problemticos que influenciam no aumento de casos na regio, tais como: pontos propcios a alagamento, locais aglomerados, sistema de rede de agua e esgoto e precariedade na sade pblica. Encontramos tambm problemas tcnicos para a realizao do projeto, como falta de informaes solicitadas e a demora no fornecimento das mesmas. Os resultados esperados auxiliaram o Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), afim de diminuir a incidncias de casos no municpio atravs de um monitoramento implantando pelo SIG. A automao das etapas das diversas fases que esto sendo realizadas manualmente neste projeto, tambm contribuiria para a melhor eficincia do trabalho.

6. Referncias
[1] OLIVEIRA, E. et al. DENGUE. 10 Fev. 2010. Disponvel http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101. Acesso em 15 Abr. 2013. em:

[2]

G1. Cincia e Sade - Globo.com 30 Abr. 2013. Disponvel em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/incidencia-de-dengue-no-mundopode-ser-o-triplo-do-estimado-diz-estudo.html. Acesso em 21 Mai. 2013. IBGE. Censo Demogrfico 2010 Cidades CARAGUATATUBA/SP. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?codmun=351050. Acesso em 2 Mai. 2013. SEADE. Perfil Municipal: Caraguatatuba Populao. Disponvel em: <http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php>. Acesso em 20 Mai. 2013. F. LUCHETE, Litoral norte de So Paulo Teme Surto de Dengue no Vero. 23 Dez. 2010. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/849999-litoral-norte-desao-paulo-teme-surto-de-dengue-no-verao.shtml. Acesso em 20 Mai. 2013. G1. Caraguatatuba Dispensa Exame Para Atestar Dengue Em Pacientes. 01 Abr. 2013. Disponvel em: http:// http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraibaregiao/noticia/2013/04/caraguatatuba-dispensa-exame-para-atestar-dengue-empacientes.html. Acesso em 20 Mai. 2013. CNES. Estabelecimento de Sade do Municpio: CARAGUATATUBA. Disponvel em:<http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp?VEstado=35&VCodMunicipio= 351050&NomeEstado=>. Acesso em 20 Mai. 2013.

[3]

[4]

[5]

[6]

[7]

17

[8]

S. ARONOFF. Geografic Information Systems. Apud Anatomia de Sistemas de Informao Geogrfica, Campinas, So Paulo: Editora da UNICAMP, 1996. SILVA, A. B. Sistemas de Informaes Geo-referenciadas. Campinas - So Paulo: Editora da Unicamp, 1999.

[9]

[10] INPE. Manuais Tutorial de Geoprocessamento. Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/introducao_geo.html. Acesso em 25 Mai. 2013. [11] KORTH, H. F. e SILBERSCHATZ, A. Sistema de Banco de Dados. 2 Ed. ed. So Paulo, So Paulo: MAKRON Books do Brasil, 1995. [12] CPTEC/INPE. Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos. Disponvel em: <http://www.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 29 de Mar. 2013.

18

You might also like