You are on page 1of 12

MINISTRIO PBLICO FEDERAL Procuradoria Regional da Repblica da 1 Regio

1 PROCESSO SELETIVO PBLICO DE 2013 PARA FORMAO DO QUADRO RESERVA DE ESTAGIRIOS DE NVEL SUPERIOR DA PROCURADORIA REGIONAL DA REPBLICA DA 1 REGIO.

Caderno de Provas
Nome do Candidato Assinatura do Candidato Nmero de Inscrio INSTRUES.

(Tipo 2)

Data 11/05/2013

1. O tempo de realizao das provas ser de 4h00 (quatro horas), includo o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Respostas e da Folha de Texto Definitivo. 2. Este caderno contm: 40 (quarenta) questes objetivas; 1 (uma) questo discursiva; 1 (uma) folha pautada em 35 (trinta e cinco) linhas para rascunho; 1 (uma) Folha de Respostas para as provas objetivas; 1 (uma) Folha de Texto Definitivo, pautada em 35 (trinta e cinco) linhas, para transcrio do texto definitivo da prova discursiva. 3. Confira o caderno de provas assim que lhe for autorizado. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite imediatamente ao fiscal de sala mais prximo que tome as providncias cabveis, pois no sero aceitas reclamaes posteriores nesse sentido. 4. proibida a consulta a qualquer tipo de material, bem como o uso de aparelhos celulares e de outros aparelhos eletrnicos. O descumprimento desta determinao implicar a eliminao do candidato. 5. Durante a realizao das provas, no se comunique com outros candidatos nem se levante sem autorizao do fiscal de sala. 6. Em nenhuma hiptese haver substituio da Folha de Respostas ou da Folha de Texto Definitivo por erro do candidato. 7. S sero consideradas as respostas transcritas na Folha de Respostas ou na Folha de Texto Definitivo. 8. Na Folha de Texto Definitivo identifique-se apenas pelo nmero de inscrio. Essa Folha de Texto Definitivo no poder ser assinada ou rubricada nem conter, em outro local que no o apropriado, qualquer palavra ou marca que as identifique, sob pena de eliminao do candidato. 9. O candidato somente poder retirar-se do local de realizao das provas levando o caderno de provas, que de preenchimento facultativo, no decurso dos ltimos 90 (noventa) minutos anteriores ao horrio determinado para o trmino das provas.

2 / 12

Direito Constitucional
1) Sobre a classificao das normas jurdicas, assinale a alternativa correta: a) normas constitucionais de eficcia plena so aquelas que exigem uma plena legislao infraconstitucional, para que possam ser aplicadas. b) norma de eficcia contida aquela que no pode ser aplicada enquanto no editada lei que especifique o direito garantido nesse tipo de norma. c) as normas de eficcia limitada, que dependem de posterior intermediao estatal para regular o direito nelas previsto, no tm eficcia jurdica enquanto no cumprido esse requisito. d) toda norma jurdica constitucional tem aplicabilidade.

3) Acerca dos direitos fundamentais, assinale a opo correta: a) o cidado pode invocar crena religiosa para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei. b) o agente policial Caio entrou s 23 horas na casa de Tibrio, sem o consentimento desse, para reunir informaes sobre a prtica de um triplo homicdio. Como o agente estava autorizado por ordem judicial, no h nulidade nesse ato. c) a liberdade de exerccio profissional assegurada na Constituio no est sujeita a condicionamentos infralegais. d) somente por sentena transitada em julgado pode ser determinada a dissoluo de associao civil fundada para fomentar atividades criminosas.

4) Analise os itens abaixo e marque o item correto: 2) Sobre os remdios constitucionais, assinale o incorreto: a) Tcio impetrou habeas corpus diante de ameaa de priso ilegal. Nesse caso, a ordem deve ser denegada, porque a priso ainda no havia se concretizado. b) o habeas data pode ser usado para assegurar o conhecimento de informaes relativas ao impetrante em bancos de dados de carter pblico. a) a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio dos Estados e esses so integrados pelos municpios. b) O direito de propriedade no absoluto e deve atender sua funo social. c) a manifestao do pensamento livre e ampla e no est sujeita a qualquer condicionante. d) no mbito municipal, so poderes independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

c) pode-se impetrar mandado de segurana para combater ato de agente de pessoa jurdica, desde que essa esteja no exerccio de 5) Assinale a opo correta: atribuies do Poder Pblico. a) a federao brasileira d) o mandado de segurana coletivo pode ser agregao. impetrado por entidade de classe, em defesa dos interesses associados. de seus membros ou

formou-se

por

b) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podem negar f a documento pblico. c) o Distrito Federal a Capital Federal. d) as competncias da Unio na federao so aquelas no atribudas expressamente aos estados.

3 / 12

6) Marque a alternativa incorreta: a) o Poder Legislativo exercido pela Cmara dos Deputados, por meio de seus deputados. b) a eleio dos deputados federais adota o sistema proporcional. c) os deputados e senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. d) a Constituio poder ser emendada mediante proposta de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal.

9) Indique a opo correta: a) os Ministros do Supremo Tribunal Federal sero nomeados pelo Presidente da Repblica, dentre os nomes indicados em lista trplice pelo Congresso Nacional. b) segundo a Constituio Federal, o Advogado Geral da Unio, quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, defender o ato impugnado. c) a declarao de inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional resultar na obrigao de adotar medidas necessrias para sanar o defeito em trinta dias, quando se tratar de rgo administrativo. d) compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia.

7) Assinale o item correto: a) o candidato a Presidente da Repblica que obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos, ser considerado eleito. b) o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

c) em situao em que ocorrer impedimento simultneo do Presidente e do Vice-Presidente 10) Sobre o Ministrio Pblico, incorreto afirmar: sero sucessivamente chamados ao exerccio a) o Procurador-Geral da Repblica dever ser da Presidncia o Presidente do Supremo previamente ouvido nas aes de Tribunal Federal, o da Cmara dos Deputados inconstitucionalidade e em todos os e o do Senado Federal. processos de competncia do Supremo d) o Presidente da Repblica somente pode vetar Tribunal Federal. projetos de lei em sua totalidade. b) so princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. 8) Sobre o Poder Judicirio assinale o item incorreto: c) a destituio do Procurador-Geral da a) o candidato ao cargo de juiz substituto dever Repblica, por iniciativa do Presidente da comprovar, no mnimo, trs anos de atividade Repblica, independe de autorizao da jurdica. maioria absoluta do Senado Federal. b) todos os julgamentos dos rgos do Poder d) garantia do membro do Ministrio Pblico a Judicirio sero pblicos, e fundamentadas vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no todas as decises, sob pena de nulidade. podendo perder o cargo seno por sentena c) a vitaliciedade do juiz de primeiro grau e nos tribunais ser adquirida aps dois anos de exerccio. d) ao juiz proibido dedicar-se atividade poltico-partidria. judicial transitada em julgado.

4 / 12

Teoria Geral do Processo


11) Assinale a opo que corresponde a um instrumento de pacificao social eminentemente estatal: a) Autotutela. b) Autocomposio. c) Arbitragem. d) Jurisdio.

15) Quanto classificao das aes, assinale a opo correta: a) As aes declaratrias tm carter dplice. b) A ao de conhecimento busca a satisfao do direito da parte que a prope. c) A demanda de natureza cautelar visa ao acertamento do direito do autor. d) As aes cognitivas subdividem-se declaratrias, constitutivas e executrias. em

16) Acerca dos sujeitos processuais, assinale a opo incorreta: 12) Acerca da jurisdio, assinale a opo que no lhe caracterstica: a) Investidura. b) Unicidade. c) Delegabilidade. d) Substitutividade. a) So formas de interveno de terceiros a assistncia, a oposio, a nomeao autoria a denunciao da lide, o chamamento ao processo e os embargos de terceiros. b) A capacidade processual compreende a capacidade de ser parte e a capacidade de estar em juzo. c) O Ministrio Pblico intervm como fiscal da lei, sob pena de nulidade, em todo processo que veicule interesse de incapaz. 13) Sobre jurisdio e competncia assinale a opo incorreta: a) O Estado brasileiro tem jurisdio internacional, que pode ser exclusiva ou concorrente. b) Os critrios funcional e em razo da matria esto associados competncia absoluta. c) Diz conexas as causas com identidade de partes e causa de pedir, mas com objetos distintos. d) A competncia territorial , em regra, relativa. d) Nos processos em que atuar como parte, o Ministrio Pblico tem prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer.

17) Acerca dos atos processuais civis em geral, assinale a alternativa incorreta: a) O ato processual pode ser definido como a manifestao de vontade humana que tem por fim criar, modificar, conservar ou extinguir a relao jurdica processual. b) O princpio da instrumentalidade das formas, segundo o qual no h nulidade se atendida a finalidade essencial do ato processual, tem guarida no Direito Processual Civil brasileiro. c) De acordo com a nova sistemtica do Processo Civil brasileiro, a sentena o ato do juiz que, necessariamente, pe termo ao processo. d) Os atos do juiz dividem-se em sentena, deciso interlocutria e despachos.

14) Acerca de elementos e condies da ao, assinale a alternativa incorreta: a) De acordo com a teoria civilista ou imanentista, o direito de ao no autnomo. b) As condies da ao esto associadas teoria abstrata da ao. c) Segundo a teoria abstrata, o direito de ao autnomo e abstrato. d) Segundo a doutrina dominante, o Cdigo de Processo Civil brasileiro adotou como condies da ao a legitimidade, o interesse de agir e a possibilidade jurdica do pedido.

5 / 12

18) Sobre os prazos no Processo Civil, assinale a opo incorreta: a) Caso a lei no estabelea, cabe ao juiz determinar o prazo para a prtica de um determinado ato; no sendo fixado pelo juiz, considera-se o prazo de 5 (cinco) dias. b) Computar-se- em dobro o prazo para contestar e em qudruplo para recorrer ou apresentar contrarrazes, quando a parte for a Fazenda Pblica. c) Diz-se prprio o prazo que deve ser cumprido sob pena de precluso, ou seja, perda do direito de pratic-lo. d) A precluso lgica consiste na impossibilidade de se praticar ato j anteriormente realizado.

20) Sobre processo e procedimento, assinale a opo incorreta: a) O procedimento sumrio rege-se pelos

princpios da oralidade, da celeridade e da concentrao. b) O procedimento sumrio no permite a ao declaratria incidental, nem a interveno de terceiro, salvo assistncia e interveno fundada em contrato de seguro. c) O procedimento comum divide-se em ordinrio, sumrio e sumarssimo, aplicando-se a todas as causas o procedimento sumarssimo, salvo disposio legal em contrrio.

19) Acerca das nulidades no processo civil, assinale a alternativa incorreta: a) A jurisdio, a petio inicial e a citao so pressupostos processual. b) Alm dos vcios de inexistncia ou invalidade, os atos processuais podem apresentar vcios menos prejuzo graves s que, da por no seria acarretarem em mera o exemplo partes, consistem de existncia da relao

d) No procedimento ordinrio no se admite pedido contraposto.

irregularidade,

qual

emprego do Latim nas peas processuais. c) O princpio da instrumentalidade das formas determina que o processo no um fim em si mesmo. d) De acordo com o princpio da causalidade o ato nulo contamina todos os atos processuais posteriores e no apenas aqueles dependentes do ato viciado.

6 / 12

Direito Penal
21) Qual dos conceitos abaixo no se coaduna com a definio de direito penal? a) DIREITO PENAL o segmento do ordenamento jurdico que detm a funo de selecionar comportamentos humanos mais graves e perniciosos coletividade, capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivncia social, descrev-los como infraes penais, cominando-lhes as respectivas sanes e as regras necessrias correta aplicao. Fernando Capez. b) DIREITO PENAL o conjunto de normas e princpios que disciplinam a composio das lides penais, por meio da aplicao do direito penal positivo. Paulo Eduardo Sbio.

23) Marque a opo incorreta: a) Princpio da interveno mnima segundo este princpio, ao Direito Penal compete atuar no meio social apenas em ltima instncia. b) Princpio da proteo do bem jurdico como instrumento da proteo social, o Direito Penal deve apresentar seu amparo aos bens e interesses sociais que, segundo sua importncia no meio coletivo, merecem proteo. c) Principio da Fragmentariedade claro que o Direito Penal pode e deve tutelar todos os bens jurdicos existentes no mundo d) Principio da humanidade o direito penal moderno pauta-se pelo deslocamento do caracterstica puramente repressiva, voltandose a um campo humanitrio, sem perder seu carcter sancionador.

c) DIREITO PENAL o conjunto de normas jurdicas que define as infraes penais, mediante as quais o Estado probe determinadas aes ou omisses, cominando sanes ( penais e medidas de segurana) aos infratores. Carla Rahal Benedetti. 24) Marque a nica alternativa correta: d) DIREITO PENAL o conjunto de preceitos estatais onde so definidas as infraes e as sanes ou medidas consequentes. lcio Arruda. 22) A CF afirma ser a Republica Federativa do Brasil um Estado Democrtico de Direito. Entendendo no apenas pela proclamao formal da igualdade entre todos os homens, mas uma imposio de metas e deveres quanto construo de uma sociedade livre, justa e solidria. Podemos concluir que, quanto sociedade e ao legislador: a) A CF, pela sua superioridade hierrquica, no ordenamento jurdico nacional, impe no apenas a submisso de todos ao imprio da lei, mas tambm que a lei delimite somente os fatos que coloquem em perigo ou causem danos a bens jurdicos fundamentais para a sociedade, ao descrever infraes penais. b)

a) No que diz respeito a lei penal no tempo e no espao, correto afirmar que a vigncia de norma penal posterior atender ao principio da imediatidade, no incidindo sobre fatos praticados na forma da lei penal anterior. b) De acordo com a lei brasileira, o territrio nacional se estende a aeronaves e embarcaes brasileiras, mercante ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem. c) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais e civis da sentena condenatria. d) Com relao ao tempo em que o crime considerado praticado, a lei penal brasileira adotou expressamente a teoria da atividade.

A CF, pela sua superioridade hierrquica no ordenamento jurdico nacional, impe apenas 25) Marque a opo incorreta: a submisso de todos ao imprio da lei, a) Analogia, forma de integrao nas lacunas do porm quando a lei ao descrever as infraes direito penal, e interpretao analgica so penais deve delimitar os fatos que coloquem admitidas na aplicao do direito penal em perigo bens jurdicos fundamentais para a brasileiro para apenar. Estado. b) Segundo a fonte de procedncia, a c) A CF, pela sua superioridade hierrquica no interpretao pode ser autntica ou ordenamento jurdico nacional, impe apenas legislativa, jurisprudencial ou doutrinaria. a submisso de todos ao imprio da lei, porem quando a lei ao descrever as infraes penais deve delimitar os fatos que coloquem em perigo bens jurdicos do Estado. d) A CF no impe qualquer todos ao imprio da lei. submisso de c) Quanto aos resultados, a interpretao pode ser declarativa, restritiva, extensiva e analgica. d) Quanto ao meio utilizado, a interpretao pode ser gramatical, logica ou teleolgica ou sistemtica.

7 / 12

26) Marque a opo incorreta: a) Ocorrera o conflito aparente de normas quando duas ou mais normas disciplinarem aparentemente o mesmo fato. b) No existe conflito aparente de normas no direito penal. c) Para solucionar o conflito aparente de normas, a doutrina majoritria aponta quatro princpios. So eles: princpios da Especialidade, da Subsidiariedade, da Consuno ou da Absoro e da Alternatividade. d) De acordo com o principio da especialidade, a norma de carter especial tem primazia sobre a de carter geral.

29) Marque a opo incorreta: a) So causas de excluso da imputabilidade: coao fsica absoluta e aplicao do princpio da insignificncia. b) So quatro as excludentes legais de ilicitude, tambm chamadas de descriminantes, justificantes da antijuridicidade (ilicitude): estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento de dever legal e exerccio regular de direito. c) So as seguintes as causas excludentes da culpabilidade: erro de proibio (21, caput), coao moral irresistvel (22, 1 parte), obedincia hierrquica (22, 2 parte), inimputabilidade por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado (26, caput), inimputabilidade por menoridade penal (27) e inimputabilidade por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou fora maior. d) Quando o Cdigo Penal trata de causa excludente da antijuricidade, emprega expresso como no h crime ou no constitui crime; quando cuida de causa excludente de culpabilidade emprega expresses diferentes: isento de pena, no punvel o autor do fato; as primeiras referem-se ao fato; as outras ao autor. 30) O artigo 29 do Cdigo Penal no traz claramente uma definio de concurso de pessoas, diz que: "quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade". No entanto, possvel concluir que so elementos bsicos do conceito de concurso de pessoas: a) i) pluralidade de pessoas e pluralidade de condutas; ii) relevncia causal de cada conduta; iii) liame subjetivo ou normativo entre as pessoas. b) inexiste qualquer desses requisitos acima para se falar em concurso de pessoas. c) i) pluralidade de pessoas e pluralidade de condutas; ii) relevncia causal de cada conduta; iii) liame subjetivo ou normativo entre as pessoas; iv) identidade de infrao penal. d) i) pluralidade de pessoas e pluralidade de condutas; ii) relevncia causal de cada conduta; iii) identidade de infrao penal.

27) Marque a opo incorreta: a) Fato tpico o fato material no qual se identifica a efetivao de uma conduta prevista no tipo penal incriminador, e ainda, que afeta ou ameaa de forma relevante bens penalmente tutelados. b) No conceito material, crime uma ao ou omisso que se probe e se procura evitar, ameaando-a com pena, porque constitui ofensa (dano ou perigo) a um bem jurdico individual ou coletivo. c) Como conceito analtico, o crime pode ser dividido em duas vertentes: a clssica e a finalstica. Na clssica, o Crime fato tpico, antijurdico e culpvel. Para a teoria finalstica, a culpabilidade no faz parte do conceito de crime pois esta apenas pressuposto para a aplicao da pena. d) O crime doloso aquele em que o agente mesmo no prevendo o resultado lesivo de sua conduta, leva-a adiante, produzindo o resultado. 28) O minimalismo penal prega que: a) o sistema de represso do Estado deve atuar o mnimo possvel. b) a pena restritiva de liberdade deveria apenas ser aplicada em ltimo caso, devendo buscar outras formas para se cumprir a pena, tais como trabalho voluntrio no remunerado. c) o Ministrio Publico deve atuar o mnimo possvel. d) A investigao criminal deve ser conduzida apenas pela polcia.

8 / 12

Lngua Portuguesa
31) O uso ou a ausncia do sinal indicativo de crase est incorreto em: a) O secretrio informou tudo responsveis pelo processo. s divises

35) Quanto sentena:

flexo

verbal,

est

incorreta

a) Faz cinco anos que aguarda uma deciso do recurso interposto. b) Tratam-se de aes penais que vieram para parecer. c) Permitem-se muitos recursos nos processos judiciais. d) Haveria muitos processos anlise no Tribunal. pendentes de

b) O processo est disposio de todos. c) As leis as quais nos submetemos so justas. d) O juiz fez referncia quela prova. 32) H erro quanto sublinhados em: regncia dos verbos

36) A alternativa que completa corretamente as a) A aprovao do projeto bsico sentenas abaixo : implica abertura de procedimento licitatrio. 1) _________ voc no entregou o relatrio? b) A veracidade dos fatos consta dos autos. 2) No sei __________ ela no entregou o relatrio. c) O relator procedeu o exame do recurso. 3) No entregou o relatrio ___________ no teve d) O Desembargador conheceu do recurso. tempo.

4) No ficou claro o ______________ ela no entregou 33) Est correta, quanto ao uso do termo em o relatrio. destaque, a sentena: a) O crime, cujo autoria ainda desconhecida, chocou o pas. b) O local aonde ocorreu o crime longe do centro da cidade. c) O processo o qual preciso est no Tribunal. d) A tese a cujo autor fiz referncia essa. 37) Est em desacordo com a norma padro da lngua a frase: a) proibido entrada de veculos. b) proibida a entrada de veculos. c) necessrio a ateno com a segurana institucional. d) n.d.a. a) porque; por que; porque; por qu; b) por que; por que; porque; porqu; c) por que; porque; por que; porqu; d) n.d.a.

34) Completa corretamente a sentena abaixo a alternativa: Durante a ________ de julgamento, o juiz da 4 _________ judiciria de Minas Gerais, afirmou que a _________ daqueles bens da Unio era irregular. a) sesso; seo; cesso; b) seo; sesso; cesso; c) cesso; seo; sesso; d) n.d.a.

9 / 12

38) Completa corretamente as frases abaixo a 40) Assinale a alternativa que completa, de forma alternativa: semanticamente coerente, os perodos abaixo: 1) O juiz __________ no conflito entre as partes. (pretrito perfeito) 2 A legislao atual suficiente, _______ no aplicada. 2) O rbitro __________ a relao entre as partes. (presente do indicativo) 3 __________ no tenha apresentado o recurso correto, foi atendido. 3) Neste caso, todos __________ razo. (presente do indicativo) a) porm; mas; visto que. a) interviu; intermedeia; tem. b) interveio; intermedia; tm. c) interveio; intermedeia; tm. d) n.d.a. b) por isso; porm; ainda que. c) assim; por isso; embora. d) n.d.a. 1 No h provas suficientes para a condenao do ru, ______ deve ser absolvido.

39) H erro de pontuao em: a) Ministrio Pblico Federal conseguiu, junto ao Tribunal Regional Federal da 1 Regio (TRF1), a imediata suspenso do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidreltrica (UHE) So Luiz do Tapajs, no Par, por ausncia de consulta prvia aos ndios. b) A deciso, que acatou o recurso do Ministrio Pblico, tambm probe, a realizao de qualquer ato que vise ao andamento das obras at o julgamento do mrito da ao civil pblica, sob pena de multa diria de R$ 100 mil em caso de descumprimento. c) Foi negado nesta segunda-feira, 15, recurso movido pela empresa Formex (Fornecedora de Materiais Exportao, Importao, Comrcio e Representaes Ltda) contra sentena que determinou a suspenso de atividades de explorao mineral em rea destinada ao projeto de assentamento So Joo do Rosrio, no Maranho. d) O Tribunal Regional Federal da Primeira Regio (TRF-1), em julgamento na ltima quarta-feira, 17, acatou parecer do Ministrio Pblico Federal ao decidir que nome do senador Jos Sarney (PMDB-AP) no pode ocupar a fachada do edifcio sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranho (TRT-16).

10 / 12

Prova Discursiva
1. A prova discursiva consiste na proposio de 3 (trs) temas baseados no contedo programtico. 2. O candidato deve escolher um e somente um dos temas propostos e elaborar um texto discursivo/argumentativo com extenso mnima de 25 (vinte e cinco) linhas e extenso mxima de 35 (trinta e cinco linhas). 3. A prova discursiva deve ser manuscrita em letra legvel, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, indelvel, vedado o uso de lquido corretor, caneta hidrogrfica fluorescente ou similares. 4. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Tambm ser desconsiderado o texto que no for escrito na correspondente Folha de Texto Definitivo. 5. A Folha de Texto Definitivo ser o nico documento vlido para avaliao das provas discursivas. A folha de rascunho constante deste caderno de provas de preenchimento facultativo e no valer para tal finalidade. 6. Na Folha de Texto Definitivo ser atribuda nota 0 (zero) ao texto que contenha qualquer assinatura ou marca identificadora. 7. O candidato no deve amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a Folha de Texto Definitivo, sob a pena de arcar com o s prejuzos advindos da impossibilidade de correo. No haver substituio da Folha de Texto Definitivo nem de parte dela por erro do candidato.

Temas da Prova Discursiva


O candidato deve escolher um e somente um dos temas abaixo e elaborar um texto discursivo/argumentativo com extenso mnima de 25 (vinte e cinco) linhas e extenso mxima de 35 (trinta e cinco linhas). Tema 1: O mandado de segurana. Tema 2: Disserte sobre a prescrio e a decadncia no direito penal brasileiro. Tema 3: Atos processuais. Disserte a respeito, buscando especialmente o conceito e suas caractersticas, tratando em seguida da classificao dos atos das partes e da classificao dos atos dos rgos jurisdicionais. 11 /12

Rascunho Prova Discursiva


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27.

28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35.

12 / 12

You might also like