You are on page 1of 4

Alana e as algas Misteriosas

Explorao da capa: abcdefTtulo; Editora; Autor(a); Ilustrador(a); Tipo de histria que imagina encontrar; Em que as informaes da capa influenciaram na escolha;

Funes da capa: A de proteger o miolo do livro A capa de uma obra como a embalagem de um produto: meio caminho andado para vender

Depois de contar a histria e antes do reconto individual

1 O que fazia a Alana em cima da cascata? 2 O que fez a ninfa com a folha da rvore? 3 O que disse a rainha das ninfas quando Alana saltou? 4 Em quem que Alana ia acertando quando caiu na gua? 5 o que fez Alana com os peixes voadores? 6 Porque que a r chamou a Alana? 7 Quando comeou a chover o que fizeram os animais e as ninfas? 8 Quando parou de chover o que fez Alana? 9 Como reagiu o peixe rezingo? E os peixes voadores, o que disseram? 10 O que que a Alana viu de estranho? 11 Como era a alga que a Alana tentou colher? Ela queria a alga para qu? 12 O que aconteceu Alana quando tentava colher as algas? 13 Quem veio em auxlio da Alana? 14 Quando a rainha das ninfas cheirou a alga, o que descobriu? 15 o que fizeram as ninfas para combater as algas? 16 De quem a culpa de tanta quantidade de algas txicas? 17 Quando o perigo passou como ficou a Alana?

Fertilizantes

Os fertilizantes so substncias qumicas que o homem utiliza para aumentar o crescimento das culturas agrcolas. Inicialmente, utilizavam-se fertilizantes naturais, estrume e guano, que ajudavam a melhorar o solo. Mas a crescente procura deste tipo de produtos levou produo de fertilizantes qumicos compostos por azoto, fsforo ou potssio, que se acumulam no solo e que podem contaminar as guas subterrneas por infiltrao associada escorreria de gua da chuva. Na utilizao de fertilizantes deve ter-se em conta que nem sempre uma maior quantidade leva obteno de solos mais produtivos, pois a partir de uma determinada concentrao, no se obtm quaisquer efeitos. Um excesso de nutrientes podem at tornar-se prejudicial para a produo agrcola.

Exemplos de Poluio do Solo Com Fertilizantes

Os adubos industriais substituram os adubos tradicionais, como o estrume, devido ao seu elevado rendimento, embora sejam muito mais poluentes. As substncias qumicas adicionadas aos solos agrcolas poluem os rios ao serem arrastados pela gua da chuva.

As algas so organismos que produzem oxignio durante o perodo em que recebem luz e consomem oxignio em menor escala, mas fazem-no no perodo noturno, na ausncia de luz. Se no perodo noturno um corpo d'gua chega a ficar totalmente coberta por camadas com centmetros de espessura que impedem o contato da gua com o ar retirando ainda oxignio atravs de seu metabolismo, a quantidade deste gs dissolvido na gua reduz-se drasticamente podendo acarretar a mortandade de peixes e de outros organismos. Estes problemas so ainda agravados em dias muito quentes, no vero, quando a temperatura da gua se encontra mais elevada e age como catalisador para a perda de oxignio dissolvido na coluna dgua. O auge da mortandade de peixes ocorre dias aps o crescimento algal, quando esses organismos possivelmente se encontram mais debilitados, como se estivessem estafados pelo esforo de tentar abocanhar a superfcie da gua procura de oxignio. A morte dos animais pode ocorrer, portanto, pela ao direta das toxinas ou por outras conseqncias da florao, como depleo de oxignio, aumento da DBO, crescimento bacteriano, etc.

As algas so, em geral, grandes aliadas do ambiente. Produzem oxignio, absorvem dixido de carbono (CO 2) o principal gs do efeito estufa e formam a base da cadeia alimentar marinha. Algumas espcies de alga so naturalmente txicas, mas, em condies normais, no chegam a afetar o ambiente em que vivem. Quando as guas em que repousam so envenenadas por dejetos industriais lanados por fbricas e fertilizantes qumicos usados em plantaes, porm, elas absorvem essas substncias, podem se multiplicar muito rapidamente e se transformar numa ameaa. o que acontece hoje na China e em muitos outros pases e regies do planeta, com a ocupao humana cada vez mais intensa dos litorais e de reas prximas ao leito dos rios. Nos seres humanos, o contato com as algas txicas pode causar enjo, intoxicao e rachaduras na pele. Nos animais, provoca doenas e pode levar morte.

You might also like