You are on page 1of 23

RESPOSTA DEFINITIVA S TESES CONTRRIAS REENCARNAO DO SITE CATLICO MONTFORT:

Tenho observado em alguns Sites religiosos, frequentes agresses a certas doutrinas, e de modo especial, Doutrina Esprita e seu princpo bsico : a Reencarnao. Mas por que haveria tantos ataques ? Que tanto medo e inquietao os princpios espritas provocam na religio catlica e suas vertentes ? Seria o temor de verem sua hegemonia e dogmas ultrapassados ruindo diante da lgica e do equilbrio da Doutrina de Kardec ? Bem, o nmero crescente de catlicos praticantes que aceitam a Reencarnao, j responderia a estas dvidas. Observei tambm no Site : www.montfort.org.br, uma defesa do acmulo de ouro, luxo e suntuosidade do Vaticano, o qual "deveria" ser um modelo de exemplo da humildade e simplicidade de Cristo, j que a Igreja Catlica diz ser a verdadeira representante de Jesus, seno vejamos : ABRE ASPAS : Pergunta de um Leitor : Por que tanto luxo e ostentao em Roma, no Vaticano ? Resposta do Sr. Orlando Fedeli : Para Deus deve-se dar o que temos de melhor. Na Sagrada Escritura se l que Deus ordenou que o sangue dos carneiros, bois e bodes sacrificados no Templo devia ser recolhido em vasos de ouro, como sinal de respeito a Deus. Se o sangue dos animais devia ser recebido em vasos de ouro, como devemos receber o sangue de Cristo, ofertado a Deus no Santo Sacrifcio da Missa ? Os reis magos levaram a Cristo incenso, mirra e OURO tambm. Portanto, devemos dar a Cristo Deus e Homem, no s nossa adorao (simbolizada pelo incenso), no s a mirra (smbolo de nossa penitncia), mas tambm nossos bens materiais, simbolizados pelo OURO. Cristo era pobre, mas sua tnica era to rica e inconstil (sem costura) que, por ser preciosa e bem feita, os seus algozes a disputaram aos dados, e no a retalharam. Esta rica tnica usada por Nosso Senhor demonstra que Ele quer que, na Igreja, haja riquezas. ( destaque nosso ). Orlando Fedeli Associao Cultural Montfort - So Paulo, Brasil FECHA ASPAS. Como resposta tamanha demonstrao de orgulho, vaidade e apego aos bens terrenos, poderia dizer a respeito das crianas que morrem de fome nas vielas, becos e favelas das cidades do mundo, e que poderiam, ao menos em parte, terem suas necessidades satisfeitas, se o Vaticano abrisse mo de suas riquezas. verdade que existem algumas doaes pelo mundo, praticadas pela Cria Romana, mas so nfimas diante dos bens possudos pelo Palcio Papal.

No por acaso que a Igreja Catlica um dos maiores proprietrios de terras e imveis em todo o mundo. Os banqueiros melhor informados calculam as riquezas do Vaticano entre DEZ A QUINZE BILHES ( Eu disse BILHES ) DE DLARES. Ele ( Vaticano ) possui grandes investimentos em bancos, seguros, produtos qumicos, ao, construes, imveis etc. SOMENTE OS DIVIDENDOS servem para manter de p toda a organizao, INCLUDAS AS OBRAS DE BENEFICINCIA. Tal fortuna vem sendo ACUMULADA em funo das reaplicaes no mercado. Nos ptios do Vaticano, encontram-se todos os smbolos de uma multinacional : Estacionamento repleto de Mercedes ltimo tipo pretas, com motorista. A Cria Romana possui hoje, um patrimnio que talvez seja o mais valioso do mundo pertencente a uma Instituio. Ser que Bancos Comerciais, Seguradoras, Produtos Qumicos, Industria do Ao, Construes, Imveis ( so centenas espalhados pela Itlia ), automveis Mercedes, tambm fazem parte do "Patrimnio Mundial da Humanidade" ? Ou pertencem ao "Patrimnio Particular do Vaticano" ? Por que, ao invs de reaplicar o dinheiro, o Vaticano no o redistribui para os mais carentes ? Ser que mesmo necessrio ACUMULAR CERCA DE 15 BILHES DE DLARES para manter a Igreja Romana ? E os pobres que continuem sofrendo neste mundo e que paguem no purgatrio por sculos sem fim, o castigo dos seus pecados, porque no tm dinheiro para missas e indulgncias, muito embora Jesus houvesse dito: ... aos pobres anunciado o Evangelho ( Mt 11.5 ). Porm o Papa Leo X ensinava que uma pessoa rica poderia doar terras e bens materiais Igreja e assim comprar um lote de terreno no paraso. ( pasmem ! ! ! ) Todos ns, e at mesmo os Catlicos, no podemos acreditar que Deus prefira manter ouro e luxo nas suas Igrejas ao mesmo tempo que muitos de seus filhos morrem de fome pelo mundo. Se um representante do Vaticano, hipoteticamente, perguntasse a Cristo: " Que devo fazer para obter a vida eterna ? " Certamente que Cristo no poderia responder de um modo diferente deste : " Se quiseres ser perfeito, vai, vende o que tens (....) ". E a Igreja lhe deveria objetar : " Se queres que eu cumpra a tua ordem de representar-Te na Terra, devo possuir os meios do mundo ". O problema saber se isto, que uma necessidade imposta pela realidade da vida, traio de princpios, prostituio do ideal. lcito arrogar-se posio de representantes de Cristo sem seguir os seus ditames ? Isto significa que o Cristianismo atual no feito s por Cristo, mas um seu produto, depois manipulado e adaptado pelos homens para seu uso. Resultou disso uma Igreja que uma mistura de humano e de divino, nasceu um produto que parece hbrido, e que por querer ser as duas coisas no exclusivamente nem uma nem outra. Conta-se que Toms de Aquino, o "doutor anglico" da Igreja Romana (1330 d.C.), ao visitar o Papa Inocncio IV, este, depois de lhe haver mostrado toda a fabulosa riqueza do Vaticano, disse, fazendo aluso s palavras de Pedro ao coxo da porta Formosa :

- Vs, Toms? A Igreja no pode mais dizer como nos primeiros dias: " No tenho prata nem ouro..." - verdade - confirmou Toms - Mas tambm no pode mais dizer ao coxo : " Levanta-te e anda ". Estamos orando para que a Igreja possa dizer sempre com f e convico : " No possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou : Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda ! " (Atos 3.6).( 11). Contudo, reportemo-nos s mensagens do novo Testamento, as quais respondem melhor questo, de forma inequvoca e clara, registradas abaixo : Os tesouros no Cu : S. Mateus Cap. 6 : v.19 - "No acumuleis para vs outros tesouros sobre a terra, onde a traa e a ferrugem correm e onde ladres escavam e roubam" ; v.20 - "Mas ajuntais para vs outros tesouros no cu, onde traa nem ferrugem corroem, e onde ladres no escavam nem roubam" ; Pilatos interroga Jesus : S. Joo Cap.18 : v.36 - ... respondeu Jesus : "O meu reino no desse mundo..." O perigo das riquezas : S. Mateus Cap.19 : v.23 - Ento disse Jesus aos seus Dicpulos : "Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrar no reino dos Cus". v.24 "E ainda vos digo que mais fcil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus". O Jovem Rico : S. Mateus. Cap.19 : v.16 - E eis que algum aproximando-se lhe perguntou : Mestre, que farei eu de bom para alcanar a vida eterna ? v.21 - ... Disse-lhe Jesus : "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, d aos pobres, e ters um tesouro nos cus, depois vem e segue-me". v.22 Tendo porm, o jovem ouvido essas palavras retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.

Instrues para os doze : S. Mateus. Cap. 9 : v.10 - " ...No vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, nos vossos cintos ..." Discurso de Paulo em Atenas : Atos dos Apstolos Cap.17 : v.24 "Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele o Senhor do Cu e da terra, no habita em santurios feitos por mos humanas". Os falsos mestres e o perigo das riquezas : 1 Carta a Timteo Cap. 6 : v.10 - "Porque o amor ao dinheiro a raiz de todos os males e alguns nessa cobia se desviaram da f e assim mesmo se atormentaram com muitas dores". A Santidade na Vida : 1 Epstola de Pedro Cap.1 : v.18 : "sabendo que no foi mediante coisas corruptveis como prata ou ouro que fostes resgatados do vosso ftil procedimento em que vossos pais vos legaram". Alm de tudo o que foi acima exposto, se Deus gostasse de Ouro e Luxo, JESUS TERIA NASCIDO EM UM BERO DE OURO, CERCADO DE TODO O CONFORTO, ou seja, JESUS NO TERIA NASCIDO EM UMA MANJEDOURA, JUNTO A ANIMAIS CRIADOS EM ESTREBARIA ! ! ! Pergunto : Preciso dizer mais ? Por outro lado, um fato me chamou a ateno : h no Site : www.montfort.org.br/cadernos/reencarnao.html, vinte teses contrrias reencarnao. Resolvi ento, enumer-las abaixo e rebat-las uma a uma, para que as pessoas de um modo geral, possam ter a oportunidade de uma anlise mais equilibrada. As 20 Teses : 1) Se a alma humana se reencarna para pagar os pecados cometidos numa vida anterior, deve-se considerar a vida como uma punio, e no um bem em si. Ora, se a vida fosse um castigo, ansiaramos por deix-la, visto que todo homem quer que seu castigo acabe logo. Ningum quer ficar em castigo longamente. Entretanto,

ningum deseja, em s conscincia, deixar de viver. Logo, a vida no um castigo. Pelo contrrio, a vida humana o maior bem natural que possumos. REFUTAO : Ora, no nascemos (ou renascemos) exclusivamente para pagar pecados. Pelo contrrio, estamos aqui, acima de tudo, para aprender. A vida uma escola, no uma priso. Os sofrimentos que nela experimentamos so conseqncia de decises mal tomadas e tem por objetivo nos mostrar que h algo errado e que precisamos corrigir isso. A dor no tem finalidade punitiva mas sim ilustrativa, de ensino. Obviamente ningum quer sofrer e da a eficcia da dor em nos impulsionar para o progresso. Suportar sim, mas no nos acomodarmos. Uma nova vida significa uma nova oportunidade concedida queles que falharam no seu processo evolutivo, em uma vida anterior. Em algumas passagens do Livro dos Espritos, observamos o termo castigo, porm o sentido da palavra exprime o reconhecimento do erro e aprimoramento do carter. O renascimento fsico significa, acima de tudo, a expresso da bondade de Deus que nos propicia uma nova oportunidade de regenerao e no exclusivamente um castigo ou punio, como querem entender certos Catlicos. Muitas vezes, o ser humano se depara com situaes difceis, como cegueira, mutilaes, debilidades mentais e outros males que limitam de maneira penosa o seu dia-a-dia. Porm tais situaes no se caracterizam unicamente como punio, e sim como forma de aperfeioamento moral e espiritual daquele que sofre tais provaes. Por exemplo, uma pessoa que fez mau uso da viso, apegando-se a prazeres materiais e luxrias, poder, para se libertar desse vcio, voltar em outra vida sem a faculdade de ver, o que o livrar, com muito sacrifcio, verdade, desse desregramento habitual, depurando seu esprito dessa inclinao que o impedia de progredir moralmente. Sem um aprofundamento maior da questo, no podemos chamar isso puramente de castigo. Na realidade, tal fato consubstancia-se em um caminho para o aperfeioamento humano. 2) Se a alma se reencarna para pagar os pecados de uma vida anterior, dever-se-ia perguntar quando se iniciou esta srie de reencarnaes. Onde estava o homem quando pecou pela primeira vez ? Tinha ele ento corpo ? Ou era puro esprito ? Se tinha corpo, ento j estava sendo castigado. Onde pecara antes ? S poderia ter pecado quando ainda era puro esprito. Como foi esse pecado? Era ento o homem parte da divindade? Como poderia ter havido pecado em Deus? Se no era parte da divindade, o que era ento o homem antes de ter corpo ? Era anjo ? Mas o anjo no uma alma humana sem corpo. O anjo um ser de natureza diversa da humana. Que era o esprito humano quando teria pecado essa primeira vez ? REFUTAO : Para iniciar, a alma NO reencarna visando exclusivamente pagar os pecados de uma vida anterior, como insistem, repito, certos Catlicos. E isso j seria o bastante para responder a essa questo. Mas, para no restar dvidas, podemos dizer que o esprito criado puro por Deus, e colocado no mundo material para viver em comunidade e assim aprender a prtica do bem comum e da solidariedade. A medida que a alma se eleva, vai acumulando saber e virtude. A rapidez com que vamos adquirindo tal evoluo, contudo, varia de esprito para esprito, desde que cada um utilize o seu livre-arbtrio para traar o seu prprio caminho. Ocorre que,

por vezes, o ser humano disvirtua-se do caminho do bem e assim necessitar de voltar em outra vida nas condies propcias ao aprimoramento moral de seu esprito. Antes do corpo, havia apenas a centelha divina. Somente aps sua primeira experincia como encarnado, o esprito inicia seu caminho em direo ao aperfeioamento. A carne uma escola onde interagimos com outros seres humanos e com todo o ambiente que nos fora a trabalhar em prol de nosso prprio sustento e, conforme evolumos, aprendemos que mais fcil sobreviver em conjunto e finalmente percebemos que nos ajudando uns aos outros fica tudo ainda mais fcil. Assim, do interesse, surge a fraternidade e a caridade que, exercitadas vida aps vida, tornam-se hbitos e o que antes fazamos por necessidade, acaba tornando-se um prazer. Fazer o bem pelo bem em si. No incio ramos simples e ignorantes, sem nossa plena capacidade de raciocnio e nem mesmo capacidade sentimental. Ora no h sentido em se "punir" algo ou algum que no tem a mnima noo sobre o que faz ou mesmo quem . Reencarnao aprendizado, no punio. Anjos, na concepo da Igreja, foram criaes das interpretaes literais e "convenientes" dos evangelhos. Anjos so, na realidade, Espritos de Escol, que adquiriram, atravs de sucessivas vidas evolutivas, posio elevada na escala dos eleitos de Cristo. O ser humano uma crio de Deus que lhe outorga o raciocnio e o livre-arbtrio. Caber ao homem, ento, decidir entre a prtica do bem ou do mal. 3) Se a reencarnao fosse verdadeira, com o passar dos sculos haveria necessariamente uma diminuio dos seres humanos, pois que, medida que se aperfeioassem, deixariam de se reencarnar. No limite, a humanidade estaria caminhando para a extino. Ora, tal no acontece. Pelo contrrio, a humanidade est crescendo em nmero. Logo, no existe a reencarnao. REFUTAO : De to ingnua, essa questo nem deveria ser respondida. Talvez, sua formulao seja devida a uma viso estreita e materialista do mundo, o que surpreendente, visto que foi originada de um segmento catlico-romano. provvel que tal questo tenha sido baseada somente numa expectativa material, esquecendo-se de que o nmero de espritos que esperam oportunidades de reencarnar inmeras vezes maior do que os j encarnados. O perodo que um esprito precisa para evoluir a ponto de no mais precisar reencarnar varia de indivduo para indivduo, mas em geral, muito superior ao prprio perodo que o planeta pode suportar a vida fsica. Alm do mais, de se perceber que temos nesse mesmo planeta seres imensamente diferentes tanto no aspecto intelectual quanto no moral. Isso nos mostra que esse globo palco de evoluo de seres nos mais diversos nveis de progresso. Com isso, h um fluxo de espritos entre planetas que garante a manuteno da espcie humana local (processo semelhante ao que ocorreu na nossa prpria histria, quando degredados europeus eram enviados para colonizar as terras do novo mundo). 4) Respondem os espritas que Deus estaria criando continuamente novos espritos. Mas ento, esse Deus criaria sempre novos espritos em pecado, que precisariam sempre se reencarnar. Jamais cria ele espritos perfeitos ?

REFUTAO : Essa questo j foi respondida anteriormente, seno vejamos : ..antes do corpo, havia apenas a centelha divina. Somente aps sua primeira experincia como encarnado, o esprito inicia seu caminho em direo ao aperfeioamento. ...podemos dizer que o esprito criado puro por Deus, e colocado no mundo material para viver em comunidade e assim aprender a prtica do bem comum e da solidariedade . A medida que a alma se eleva, vai acumulando saber e virtude. A rapidez com que vamos adquirindo tal evoluo, contudo, varia de esprito para esprito, desde que cada um utilize o seu livre-arbtrio para traar o seu prprio caminho. Ocorre que, por vezes, o ser humano disvirtua-se do caminho do bem e assim necessitar de voltar em outra vida nas condies propcias ao aprimoramento moral de seu esprito... Enfim, Deus no cria espritos perfeitos, apenas simples e ignorantes (no em pecado) e da a necessidade de reencarnao . Criar algum perfeito enquanto cria outros imperfeitos seria uma injustia por parte dAquele que O infinitamente justo. 5) Se a reencarnao dos espritos um castigo para eles, o ter corpo seria um mal para o esprito humano. Ora, ter corpo necessrio para o homem, cuja alma s pode conhecer atravs do uso dos sentidos. Haveria ento uma contradio na natureza humana, o que um absurdo, porque Deus tudo fez com bondade e ordem. REFUTAO : A questo inicia-se com um erro flagrante : ...Se a reencarnao um castigo... J foi dito reiteradas vezes : a Reencarnao NO exclusivamente castigo. Pelo contrrio : , antes de tudo, uma nova oportunidade de reabilitao perante Deus e os homens. claro que o corpo uma ddiva divina e sem ele no teramos a oportunidade de evoluirmos. 6) Se a reencarnao fosse verdadeira, o nascer seria um mal, pois significaria cair num estado de punio, e todo nascimento deveria causar-nos tristeza. Morrer, pelo contrrio, significaria uma libertao, e deveria causar-nos alegria. Ora, todo nascimento de uma criana causa de alegria, enquanto a morte causa-nos tristeza. Logo, a reencarnao no verdadeira. REFUTAO : Tal questo prima pela falta de viso e do conhecimento dos princpios Espritas. A insistncia em relacionar castigo com vida parece uma obsesso. Tal insistncia vem deteriorando o teor de todas as argumentaes anteriores. E o que pior : a concluso : ...logo, a reencarnao no verdadeira resultado desse sofisma ardilosamente utilizado, o qual tenta levar a uma concluso divorciada da verdade. J dissemos : A Vida , principalmente, um dom de Deus e uma oportunidade de regenerao.

7) Vimos que se a reencarnao fosse verdadeira, todo nascimento seria causa de tristeza. Mas, se tal fosse certo, o casamento - causador de novos nascimentos e reencarnaes seria mau. Ora, isto um absurdo. Logo, a reencarnao falsa. REFUTAO : Parece que os sofismas so parte integrante dos argumentos dessa vertente catlico-romana. Partem de uma premissa errada, ou seja : ... se a reencarnao fosse verdadeira, todo nascimento seria causa de tristeza... . Isso j foi exaustivamente explicado nas respostas anteriores ! O casamento, motivador de novas existncias plenamente amparado pela Doutrina Esprita. E a concluso acima descrita : ... logo, a reencarnao falsa... totalmente desprovida de base. 8) Caso a reencarnao fosse uma realidade, as pessoas nasceriam de determinado casal somente em funo de seus pecados em vida anterior. Tivessem sido outros os seus pecados, outros teriam sido seus pais. Portanto, a relao de um filho com seus pais seria apenas uma casualidade, e no teria importncia maior. No fundo, os filhos nada teria a ver com seus pais, o que um absurdo. REFUTAO : Falta ao formulador dessa questo um pouco da Leitura do Livro dos Espritos, que a base da Doutrina Esprita, pois tudo indica que ele conhece tanto de Espiritismo quanto um recm-nascido conhece das teorias de Einstein. Via de regra, Espritos afins reencarnam em grupos afins, no necessariamente pertencentes mesma famlia consangnea. Mas, pelos exemplos que temos de discrdia e brigas no lar, vemos que o sangue no fala mais alto do que a afinidade espiritual que pode se manifestar mesmo afrontando enormes barreiras como classe social, dinheiro, etc. Por outro lado, um esprito nasce em determinado meio em funo de vrios motivos e no necessariamente dos dbitos que tenha contrado anteriormente. Em muitos casos, o esprito nasce em uma famlia totalmente diferente, a qual possui um nvel moral mais adiantado, justamente para promover o aperfeioamento do carter e da conduta moral do indivduo. No Livro dos Espritos, temos a explicao clara para essa questo. (Cap. IV 18) : ABRE ASPAS : A reencarnao fortalece os laos de famlia, ao passo que a unicidade da existncia os rompe. 18. Os laos de famlia no sofrem destruio alguma com a reencarnao, como o pensam certas pessoas. Ao contrrio, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princpio oposto, sim, os destri. No espao, os Espritos formam grupos ou famlias entrelaados pela afeio, pela simpatia e pela semelhana das inclinaes. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espritos se buscam uns aos outros. A encarnao apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem erraticidade, novamente

se renem como amigos que voltam de uma viagem. Muitas vezes, at, uns seguem a outros na encarnao, vindo aqui reunir-se numa mesma famlia, ou num mesmo crculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mtuo adiantamento. Se uns encarnam e outros no, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que se conservam livres velam pelos que se acham em cativeiro. Os mais adiantados se esforam por fazer que os retardatrios progridam. Aps cada existncia, todos tm avanado um passo na senda do aperfeioamento. FECHA ASPAS. 9) A reencarnao causa uma destruio da caridade. Se uma pessoa nasce em certa situao de necessidade, doente, ou em situao social inferior ou nociva -como escrava, por exemplo, ou pria nada se deveria fazer para ajud-la, porque propiciar-lhe qualquer auxlio seria, de fato, burlar a justia divina que determinou que ela nascesse em tal situao como justo castigo de seus pecados numa vida anterior. por isso que na ndia, pas em que se cr normalmente na reencarnao, praticamente ningum se preocupa em auxiliar os infelizes prias. A reencarnao destri a caridade. Portanto, falsa. REFUTAO : Como j vimos, o formulador das questes um leigo absoluto em termos de Espiritismo. No deveria, portanto, tratar de um assunto do qual ele no tem a mnima noo. Se tivesse lido, ao menos em parte, o Evangelho segundo o Espiritismo, no teria proferido tal barbaridade. No Cap V 27, encontramos uma resposta definitiva e que no deixa dvidas a esse respeito, seno vejamos : ABRE ASPAS : Cap V - Dever-se- pr termo s provas do prximo ? 27. Deve algum por termo s provas do seu prximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desgnios de Deus, deixar que sigam seu curso ? J vos temos dito e repetido muitssimas vezes que estais nessa Terra de expiao para concluirdes as vossas provas e que tudo que vos sucede conseqncia das vossas existncias anteriores, so os juros da dvida que tendes de pagar. Esse pensamento, porm, provoca em certas pessoas reflexes que devem ser combatidas, devido aos funestos efeitos que poderiam determinar. Pensam alguns que, estando-se na Terra para expiar, cumpre que as provas sigam seu curso. Outros h, mesmo, que vo at ao ponto de julgar que, no s nada devem fazer para as atenuar, mas que, ao contrrio, devem contribuir para que elas sejam mais proveitosas, tornando-as mais vivas. Grande erro. certo que as vossas provas tm de seguir o curso que lhes traou Deus; dar-se-, porm, conheais esse curso? Sabeis at onde tm elas de ir e se o vosso Pai misericordioso no ter dito ao sofrimento de tal ou tal dos vossos irmos: "No irs mais longe?" Sabeis se a Providncia no vos escolheu, no como instrumento de suplcio para agravar os sofrimentos do culpado, mas como o blsamo da consolao para fazer cicatrizar as

chagas que a sua justia abrira? No digais, pois, quando virdes atingido um dos vossos irmos: " a justia de Deus, importa que siga o seu curso ". Dizei antes : "Vejamos que meios o Pai misericordioso me ps ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmo. Vejamos se as minhas consolaes morais, o meu amparo material ou meus conselhos podero ajud-lo a vencer essa prova com mais energia, pacincia e resignao. Vejamos mesmo se Deus no me ps nas mos os meios de fazer que cesse esse sofrimento ; se no me deu a mim, tambm como prova, como expiao talvez, deter o mal e substitu-lo pela paz." Ajudai-vos, pois, sempre, mutuamente, nas vossas respectivas provaes e nunca vos considereis instrumentos de tortura. Contra essa idia deve revoltar-se todo homem de corao, principalmente todo esprita, porquanto este, melhor do que qualquer outro, deve compreender a extenso infinita da bondade de Deus. Deve o esprita estar compenetrado de que a sua vida toda tem de ser um ato de amor e de devotamento; que, faa ele o que fizer para se opor s decises do Senhor, estas se cumpriro. Pode, portanto, sem receio, empregar todos os esforos por atenuar o amargor da expiao, certo, porm, de que s a Deus cabe det-la ou prolong-la, conforme julgar conveniente. No haveria imenso orgulho, da parte do homem, em se considerar no direito de, por assim dizer, revirar a arma dentro da ferida? De aumentar a dose do veneno nas vsceras daquele que est sofrendo, sob o pretexto de que tal a sua expiao? Oh! considerai-vos sempre como instrumento para faz-la cessar. Resumindo: todos estais na Terra para expiar; mas, todos, sem exceo, deveis esforar-vos por abrandar a expiao dos vossos semelhantes, de acordo com a lei de amor e caridade. - Bernardino, Esprito protetor. FECHA ASPAS. Concluindo, diramos que as pessoas podem se ver compelidas, por fora de seus prprios atos, a situaes infelizes, mas no sejamos ns a conden-las e tornar as suas vidas ainda piores. Pelo contrrio, devemos atuar no sentido de auxiliar e orientar para que enxerguem seus erros, sem com isso termos que acus-las ou julg-las.

10) A reencarnao causaria uma tendncia imoralidade e no um incentivo virtude. Com efeito, se sabemos que temos s uma vida e que, ao fim dela, seremos julgados por Deus, procuramos converter-nos antes da morte. Pelo contrrio, se imaginamos que teremos milhares de vidas e reencarnaes, ento no nos veramos impelidos converso imediata. Como um aluno que tivesse a possibilidade de fazer milhares de provas de recuperao, para ser promovido, pouco se importaria em perder uma prova - pois poderia facilmente recuperar essa perda em provas futuras - assim tambm, havendo milhares de reencarnaes, o homem seria levado a desleixar seu aprimoramento moral, porque confiaria em recuperar-se no futuro. Diria algum: "Esta vida atual, desta vez, quero aproveit-la gozando vontade. Em outra encarnao, recuperar-me-ei" . Portanto, a reencarnao impele mais imoralidade do que virtude.

REFUTAO : Existiria real mrito em algum que se "converte" unicamente por medo de um castigo, sem a dedicao a uma causa ou o amor a uma ideologia ? No mais meritrio aquele que, tendo progredido ao longo de inmeras vidas, decide abraar, por sua prpria vontade, a causa do bem e no s aceit-la mas efetivamente lutar por ela ? A idia de que teremos um julgamento definitivo, aps uma s vida, leva-nos a crer em um Deus perverso e maligno, sdico e vingativo, e que se apraz em dar vida a criaturas que sero um dia lanadas no inferno, sofrendo para sempre ( "per omnia saecula saeculorum" ), embora Ele j soubesse disso com antecedncia ( pois omnisciente ), quando as criou. Quem, em s conscincia, sente-se confortvel ao ver-se atrasado perante os seus semelhantes ? Qual aluno que gosta de repetir as matrias que j cursou ? Que esprito dir que no se importa com a prxima encarnao, sabendo que ter provas durssimas no futuro, caso no se regenere na vida presente ? Aquele que deliberadamente adia suas provas, ter que cumpri-las amanh, em condies mais rigorosas. Aquele que no cultiva o seu prprio campo, o v cobrir-se de ervas parasitas, as quais ter que, futuramente, retir-las com muito mais esforo. Pergunto : Algum se habilita ? Reportemo-nos ao Cap. III 5 e Cap. XVIII 10, do Livro dos Espritos : ABRE ASPAS : 5. Os Espritos que encarnam em um mundo no se acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingir a perfeio. Quando, em um mundo, eles alcanam o grau de adiantamento que esse mundo comporta, passam para outro mais adiantado, e assim por diante, at que cheguem ao estado de puros Espritos. So outras tantas estaes, em cada uma das quais se lhes deparam elementos de progresso apropriados ao adiantamento que j conquistaram. -lhes uma recompensa ascenderem a um mundo de ordem mais elevada, como um castigo ( entenda-se castigo no como repreenso, mas como meio de aperfeioamento ) o prolongarem a sua permanncia em um mundo desgraado, ou serem relegados para outro ainda mais infeliz do que aquele a que se vem impedidos de voltar quando se obstinaram no mal. 10. Muito se pedir quele que muito recebeu O servo que souber da vontade do seu amo e que, entretanto, no estiver pronto e no fizer o que dele queira o amo, ser rudemente castigado. - Mas, aquele que no tenha sabido da sua vontade e fizer coisas dignas de castigo menos punido ser. Muito se pedir quele a quem muito se houver dado e maiores contas sero tomadas quele a quem mais coisas se haja confiado. (S. LUCAS, cap. XII, vv. 47 e 48.)

FECHA ASPAS. Por esta sentena : "Se fsseis cegos, no tereis pecado", quis Jesus significar que a culpabilidade est na razo das luzes que a criatura possua. Portanto, uma criatura que, deliberadamente se recuse a cumprir sua misso, preferindo adi-la para a prxima vida, estar adquirindo um penoso caminho a ser trilhado, em busca do objetivo que deixou de alcanar, quando teve a chance no momento oportuno. 11) Ademais, por que esforar-se, combatendo vcios e defeitos, se a recuperao praticamente fatal, ao final de um processo de reencarnaes infindas ? REFUTAO : Certamente que a recuperao inevitvel pois assim Deus nos fez sem desejar perder uma s de suas ovelhas. Mas o quanto demandaremos em sofrimentos e em tempo perdido at chegarmos l ? Quantos amigos e entes queridos no veremos nos deixar para trs porque insistimos em perder tempo ? Esto a os motivos de nos esforamos em progredir antes nesta vida do que na prxima. Quanto mais se atrasar, maiores sero as dificuldades a sobrepor no futuro. Se posso cumprir uma misso hoje com relativa facilidade, por que deixarei para amanh, a funo de concretiz-la, se sei que as condies sero mais rduas e penosas ? Pergunto mais uma vez : Algum se habilita ? 12) Se assim fosse, ento ningum seria condenado a um inferno eterno, porque todos se salvariam ao cabo de um nmero infindvel de reencarnaes. No haveria inferno. Se isso fosse assim, como se explicaria que Cristo Nosso Senhor afirmou que, no juzo final, Ele dir aos maus: "Ide malditos para o fogo eterno"? (Mt. ) REFUTAO : Certamente que Deus no deseja perder nenhum de ns, logo seremos sim, todos salvos. Por que Deus, O infinitamente bom, justo e misericordioso faria alguns Espritos para serem perdidos, lanados ao fogo eterno e outros para passarem eternidade e contemplar o sofrimento daqueles que poderiam mesmo ser conhecidos e parentes ? Se soubssemos que um pai ou irmo fosse lanado ao fogo do inferno eternamente, ns teramos paz ? mesmo vivendo num paraso ? O inferno cristo tomou formas com base no inferno pago. E este, descrito e dramatizado pelos poetas, foi o modelo mais grandioso do gnero, e perpetuou-se no seio dos cristos. Ambos tm o fogo material por base de tormentos, como smbolo dos sofrimentos mais atrozes. Mas, coisa singular ! Os cristos exageraram em muitos pontos o inferno dos pagos. Se estes tinham o tonel das Danaides, a roda de xion, o rochedo de Ssifo, eram estes suplcios individuais ; os cristos, ao contrrio, tm para todos, sem distino, as caldeiras ferventes cujos tampos os anjos levantam para ver as contores dos supliciados, e Deus, sem piedade, ouvelhes os gemidos por toda a eternidade... ( pasmem ! ! ! ).

Esta mistura de idias crists e pags nada tem de surpreendente. Jesus no podia de um s golpe destruir crenas to fantasiosas. Ele encontrava-se, pois, na impossibilidade de os iniciar no verdadeiro estado das coisas; mas no querendo, por outro lado, com sua autoridade, confirmar essas idias, absteve-se de os corrigir, deixando essa misso para o tempo. Ele limitou-se a falar vagamente da vida bem-aventurada, dos castigos reservados aos culpados, sem referir-se jamais nos seus ensinos a castigos e suplcios corporais, que constituram para os cristos um artigo de f. Eis a como as idias do inferno pago se perpetuaram at aos nossos dias. Inferno, na sua concepo literal, com a idia de martrio sem fim provocado pela tortura do fogo eterno s existe nas mentes limitadas pelo autoritarismo do sacerdcio romano e suas vertentes. Alas, a idia de penas, punio e castigo coaduna bem com os mtodos totalitrios impostos pela Igreja durante sculos. E ainda hoje querem impor tal absurdo, o qual s prospera quando encontra pessoas ingnuas dispostas a aceit-lo. Todos temos conscincia das formas e alegorias que Jesus se utilizava para advertir s pessoas que O cercavam. : Em S. Mateus, Cap. XXV, vv. 31 a 46, a expresso : Afastai-vos de mim, malditos e ide para o fogo eterno ... merece uma reflexo compatvel com o mpeto das Suas advertncias. Neste quadro que Jesus traou do juzo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que apenas figura ou alegoria. Os homens como quem Jesus falava, ainda eram incapazes de compreender as questes puramente espirituais. Cristo tinha, ento, de apresentar imagens materiais chocantes e prprias a impressionar. Para melhor apreenderem o que dizia, Jesus no se afastava muito das idias correntes da poca, quanto forma das expresses literais e de impacto, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretao de suas palavras e dos pontos sobre os quais no podia explicar-se claramente naqueles tempos. Inferno, na realidade, condiz com uma condio interior do Esprito. uma expresso simblica de reprovao, arrependimento, sentimento de culpa e conscincia do mal cometido, o que o leva a um sofrimento que comparamos figurativamente ao suplcio do inferno. Inferno, ento, um estado mental de angstia, aflio e amargura que tem a durao proporcional gravidade dos atos praticados pela m conduta do Esprito. 13) Se a reencarnao fosse verdadeira, o homem seria salvador de si mesmo, porque ele mesmo pagaria suficientemente suas faltas por meio de reencarnaes sucessivas. Se fosse assim, Cristo no seria o Redentor do homem. O sacrifcio do Calvrio seria nulo e sem sentido. Cada um salvar-se-ia por si mesmo. O homem seria o redentor de si mesmo. Essa uma tese fundamental da Gnose. REFUTAO : evidente que o Cristo de Deus o Salvador da Humanidade, oferecendo sua Mensagem de vida eterna como roteiro, como o caminho e a verdade que Ele mesmo se proclamou. Ele exemplificao e modelo, mas compete a cada criatura seguir o caminho indicado, com esforo, com amor, com dedicao e no ficar de braos cruzados, uma vez que j estaria salvo pelo sacrifcio de Jesus no Calvrio. Pregar que a redeno da criatura se faz simplesmente pela cruz e no pelo esforo de cada um, incentivar a indiferena

pela vida, igualando bons e maus. , igualmente, desprezar a Justia Divina, na sua funo de dar a cada um segundo suas obras, como ensinou o Cristo. A misso maior de Jesus, foi antes de tudo, mostrar o caminho da salvao e no nos dar a perfeio sem que nada tivssemos feito por merec-la. No parece meio estranho sermos salvos porque algumas pessoas usaram de violncia e mataram um inocente ? Foi esse o prmio que Jesus nos deu por O termos matado ? Prefiro crer que serei salvo porque Jesus viveu e no porque O matamos. 14) Em conseqncia, a Missa e todos os Sacramentos no teriam valor nenhum e seriam inteis ou dispensveis. O que outro absurdo hertico. REFUTAO : Advogamos que so dispensveis quaisquer rituais e intermedirios entre ns e Deus. Baseamos nosso comportamento na retido de carter, no fazer o bem pelo bem, e na caridade. Nosso nico mandamento o "amai-vos e instruvos". E atravs disso, ou seja, do conhecimento e do amor incondicional, que esperamos alcanar degraus mais altos na evoluo. Os rituais catlicos, possuem por base os antigos costumes judicos, os quais haviam desprezado os verdadeiros mandamentos de Deus para se aferrarem prtica dos regulamentos que os homens tinham estatudo e da rgida observncia desses regulamentos. A substncia, muito simples, acabara por desaparecer debaixo da complicao da forma. Como era muito mais fcil praticar atos exteriores, do que se reformar moralmente, lavar as mos do que expurgar o corao, iludiram-se a si prprios os homens, achando-se quites para com Deus, por se adaptarem com aquelas prticas, conservando-se tais quais eram, visto que lhes ensinaram que Deus no exigia mais do que isso. Disso resulta os dizeres do profeta : " em vo que este povo me honra de lbios, ensinando mximas e ordenaes humanas". Verificou-se o mesmo com a doutrina moral do Cristo, que acabou por ser atirada para segundo plano, donde resulta que muitos cristos, a exemplo dos antigos judeus, consideram mais garantida a salvao por meio das prticas exteriores, do que pelas da moral. E a essas adies, feitas pelos homens lei de Deus, que Jesus alude, quando diz : Arrancada ser toda planta que meu Pai celestial no plantou. (S. Mateus Cap. XV, v. de 1 a 20) Nula a crena na eficcia dos sinais exteriores. No basta que tenham as aparncias da pureza ; acima de tudo, preciso demonstrar a sinceridade do corao. O termo : hertico, relacionado heresia, mencionado na questo 14, tudo aquilo que fere o orgulho do sacerdcio romano ou contraria seus interesses. Temos bem a prova disso, durante a Santa Inquisio ( que de Santa no tinha nada ), a qual mandava executar, no suplcio da fogueira, todos os que no concordavam com os desmandos da Igreja Medieval, que os declarava "hereges". Muitas vezes, essa prtica era executada com requintes de crueldade pelas chamas da intolerncia Catlica e Protestante, como foi o caso de Miguel Servet, natural de Villanueva de Aragn, Espanha, assassinado em 27 de outubro de 1553 em Champel, perto de Genebra, onde a lenha mida fez com que seu suplcio durasse cerca de duas

horas. Conta-se que algumas pessoas, por piedade, colocaram lenha seca para abreviar seu martrio. 15) A doutrina da reencarnao conduz necessariamente idia gnstica de que o homem o redentor de si mesmo. Mas, se assim fosse, cairamos num dilema : a. Ou as ofensas feitas a Deus pelo homem no teriam gravidade infinita; b. Ou o mrito do homem seria de si, infinito. Que a ofensa do homem a Deus tenha gravidade infinita decorre da prpria infinitude de Deus. Logo, dever-se-ia concluir que, se homem redentor de si mesmo, pagando com seus prprios mritos as ofensas feitas por ele a Deus infinito, porque seus mritos pessoais so infinitos. Ora, s Deus pode ter mritos infinitos. Logo, o homem seria divino. O que uma concluso gnstica ou pantesta. De qualquer modo, absurda. Logo, a reencarnao uma falsidade. REFUTAO : Se partirmos do princpio de que Deus justo e que a Sua bondade infinita, e isso nem mesmo o sacerdcio romano discute, no teremos dificuldade de entendermos que Ele est sempre disposto a nos perdoar, desde que haja arrependimento sincero e disposio para o ajuste. H uma clara distoro das palavras mrito infinito, mesmo porque nenhum Esprito conserva-se indefinidamente na prtica do mal, julgando-se, dessa forma, com mritos infinitos, e com a chance tambm infinita de recuperar-se, posto que a permanncia no mal ser sempre temporria, pois chegar a hora em que o Esprito, cansado e desgastado pelos males que praticou, voltar-se- para o arrependimento e o caminho regenerador, mesmo que leve sculos. No fim, o bem, invariavelmente, prevalecer. H ainda, na formulao da questo 15, alguns equvocos de lgica. A prpria infinitude de Deus garante que nossas ofensas a Ele so ridculas e desprezveis pois infinita a sua capacidade de perdoar. Isso levado ao limite nos garante que Deus sequer se ofende perante nossos atos ingnuos e ignorantes, pois Deus nos ama, igualmente, em grau infinito. Por oportuno, lembremo-nos do que diz o Livro dos Espritos, Cap.I 14 e 15 : ABRE ASPAS : 14. Deus um ser distinto, ou ser, como opinam alguns, a resultante de todas as foras e de todas as inteligncias do Universo reunidas ? Se fosse assim, Deus no existiria, porquanto seria efeito e no causa. Ele no pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa. Deus existe; disso no podeis duvidar e o essencial. Crede-me, no vades alm. No vos percais num labirinto donde no lograreis sair. Isso no vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditareis saber, quando na realidade nada sabereis. Deixai, consequentemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastantes coisas que vos tocam mais de perto, a comear por vs mesmos.

Estudai as vossas prprias imperfeies, a fim de vos libertardes delas, o que ser mais til do que pretenderdes penetrar no que impenetrvel. 15. Que se deve pensar da opinio segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a prpria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina pantesta ? No podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus. FECHA ASPAS. 16) Se o homem fosse divino por sua natureza, como se explicaria ser ele capaz de pecado? A doutrina da reencarnao leva, ento, concluso de que o mal moral provm da prpria natureza divina. O que significa a aceitao do dualismo maniqueu e gnstico. A reencarnao leva necessariamente aceitao do dualismo metafsico, que tese gnstica que repugna razo e contra a F. REFUTAO : Se o Homem uma criao da Divindade, no significa que seja perfeito. Alis, o ser humano est longe disto. A sua decadncia moral provm do mau uso do livre-arbtrio que lhe foi outorgado. Somos livres para escolher o certo ou o errado. Alm disso, no dado ao homem a compreenso da Divindade, pois falta-lhe para isso o sentido. A Doutrina Maniquesta, do persa Mani ou Manes (sc. III), sobre a qual se criou uma seita religiosa que teve adeptos na ndia, China, frica, Itlia e S. da Espanha, e segundo a qual o Universo foi criado e dominado por dois princpios antagnicos e irredutveis: Deus ou o bem absoluto, e o mal absoluto ou o Diabo, no se aplica aos princpios de Kardec, face ausncia absoluta de perfeio da natureza humana e tambm em funo de que ningum eternamente mau. A Doutrina Gnstica, surgida nos primeiros sculos da nossa era e diversificada em numerosas seitas, visava a conciliar todas as religies e a explicar-lhes o sentido mais profundo por meio da gnose, ou conhecimento perfeito da divindade. A Gnosis chamada "Doutrina da Sntese", um conhecimento atemporal e perene. Os princpios Espiritas so independentes dos conceitos gnsticos e maniquestas, portanto no h dualismo, uma vez que as doutrinas so distintas. Se em poucos casos, existem semelhanas de alguns princpios com o Kardecismo, isso no significa identidade absoluta da base filosfica. Assim tambm, como existem semelhanas de princpios entre os Catlicos e os Protestantes, no se pode concluir pela identidade completa dessas duas religies. A primeira (maniquesta) s se aplica a princpios extremistas, radicais, retrgrados e reacionrios ( como o caso da Igreja Romana ). Tambm no caso dos principios Gnsticos, em nenhum momento, o livro dos Espritos, que a base do aprendizado de Kardec, menciona que Deus e a criatura so a mesma coisa. Pelo contrrio, o Homem a criao de Deus, e so portanto, de naturezas diversas. Para concluir essa parte, lembremo-nos do Cap.I 77 Livro dos Espritos :

ABRE ASPAS : 77. Os Espritos so seres distintos da Divindade, ou sero simples emanaes ou pores desta e, por isto, denominados filhos de Deus ? Meu Deus ! So obra de Deus, exatamente qual a mquina o do homem que a fabrica. A mquina obra do homem, no o prprio homem. Sabes que, quando faz alguma coisa bela, til, o homem lhe chama sua filha, criao sua. Pois bem ! O mesmo se d com relao a Deus : somos Seus filhos, pois que somos obra Sua. FECHA ASPAS. 17) essa tendncia dualista e gnstica que leva os espritas, defensores da reencarnao, a considerarem que o mal algo substancial e metafsico, e no apenas moral. O que, de novo, tese da Gnose. REFUTAO : O mal para ns seria a ausncia do bem da mesma forma que a sombra a ausncia da luz. Como somos criados simples e ignorantes, natural que, no incio, no haja o bem em sua plenitude, que adquirido conforme vamos evoluindo. At l o mal existir em nosso meio, mas tender a desaparecer e ser cada vez mais fraco conforme os homens se fortalecem no bem. O mal tem origem nos baixos sentimentos humanos, como o egosmo, o orgulho, vaidade, dio, vingana, etc. Tais sentimentos so impregnados ao perisprito de quem os pratica. Sendo assim, necessrio se faz a depurao dessas mazelas atravs das vicissitudes da existncia corporal. Se existe tnue relao com a Gnose ( como existem algumas semelhanas de crenas entre Catlicos e Protestantes, como foi dito anteriormente ) isso no nos incomoda ou pouco nos importa. 18) Se, reencarnando-se infinitamente, o homem tende perfeio, no se compreende como, ao final desse processo, ele no se torne perfeito de modo absoluto, isto , ele se torne Deus, j que ele tem em sua prpria natureza essa capacidade de aperfeioamento infindo. REFUTAO : Ora, se o aperfeioamento infinito, como poder um dia terminar ? por isso que nunca poderemos nos igualar a Deus. Ele j perfeito, ns somos apenas perfectveis. Podemos ser melhores hoje do que fomos ontem e melhores amanh do que o somos hoje, mas o processo contnuo, sem fim. A perfeio uma estrada, no um destino. Mais uma vez cabe aqui o Cap 15, do Livro dos Espritos : ABRE ASPAS :

15. Que se deve pensar da opinio segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a prpria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina pantesta ? No podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus. ( destaque nosso ). FECHA ASPAS. 19) A doutrina da reencarnao, admitindo vrias mortes sucessivas para o homem, contraria diretamente o que Deus ensinou na Sagrada Escritura. a) Por exemplo, So Paulo escreveu : "O homem s morre uma vez" ( Heb. IX, 27). REFUTAO : A interpretao da Bblia pelos homens possui carter subjetivo. Alis, as DIFERENTES interpretaes so em nmero to grande que resultaram nesse tambm imenso nmero de Religies que hoje existem. At mesmo os Evanglicos no interpretam a Bblia da mesma forma que os Catlicos. Neste caso, basta apenas citar o exemplo das palavras de Jesus quando disse a Pedro : " E eu te digo: Tu s pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos cus; e tudo o que ligares sobre a terra, ser ligado tambm nos cus" (Mt. 16: 18-19). Por esse motivo, para os Catlicos, Pedro seria o primeiro Papa da Igreja. Porm, para os Evanglicos, a pedra a que se referiu Jesus no era Pedro, pois Jesus disse : "... e sobre ESTA Pedra edificarei ..." . E isso apenas para citar UM exemplo. Ningum hoje, pode dizer que detm o MONOPLIO das interpretaes dos Textos Evanglicos. Isso seria uma pretenso descabida e ningem pode se julgar o Senhor absoluto da verdade. Afinal, QUANDO foi que os apstolos e mrtires e todos aqueles que vivenciaram de perto a passagem de Cristo sobre a Terra, recomendaram s futuras geraes QUAIS AQUELAS que teriam o direito de INTERPRETAR seus legados que hoje esto reunidos sob a forma de Bblia ? A passagem de Hebreus 9, 27 citada inmeras vezes, como argumento contra a Reencarnao. Se Paulo estivesse querendo dizer que temos uma s vida aqui na Terra, por que ele ento, no disse assim : Ao homem est determinado VIVER uma s vez ? No Novo Testamento narrada a ressurreio da filha de Jairo, do filho da viva de Naim e de Lzaro. Se de fato houve essas ressurreies, vale dizer que Eles morreram duas vezes !!! E a, como ficamos diante da afirmativa citada ??? Ademais, Paulo, no estava de forma alguma combatendo a Reencarnao, pois no o contexto dessa narrativa. Mas, por outro lado, no deixa de ser uma verdade, j que o corpo que possumos em cada Reencarnao, realmente morre somente uma vez. Alm disso, esse versculo ( "O homem s morre uma vez" - Heb. IX, 27) tem sido uma pedra de tropeo para todos os que desconhecem o que realmente a

reencarnao, limitando-se a ler a letra que mata e no percebendo o esprito que vivifica. No h contradio nenhuma entre o que diz Paulo nesse versculo e a teoria da reencarnao. Mas vamos por partes : * Inicialmente, ningum precisa acreditar na reencarnao como dogma, pois que ela existe, creiam os homens nela ou no. Da mesma maneira, no pelo fato de alguns homens no crerem em DEUS que Ele deixar de existir. * Um Esprito necessita conhecer e praticar o Bem, progredir, evoluir e subir tanto, tanto, que chegue, como diz Paulo na Epstola aos Efsios, a ser igual a JESUS. Eis suas palavras: "At que todos cheguem unidade da F, ao pleno conhecimento do FILHO DE DEUS, ao estado de homem feito medida da estatura da plenitude do CRISTO' (Efsios, 4: 13). * Ora, haver homem sobre a face da Terra que tenha a pretenso de poder chegar at essa altitude numa s vida humana ? Percorrendo a histria da Humanidade, APONTEM-NOS QUEM J CHEGOU L, EXCETO O PRPRIO JESUS ? No entanto Paulo diz: "...at que TODOS cheguemos..." TODOS ... * Ento se o Esprito necessita evoluir at esse ponto, evidentemente o far por intermdio de muitas vidas no corpo, neste tabernculo no qual habitamos temporariamente, no dizer de So Pedro (II Pedro, 1: 13 e 14). * Ora, fora de qualquer dvida que cada homem s pode morrer uma vez...e depois disso vem o juzo que determinar para onde ir o Esprito : para as zonas de luz ou para as zonas de trevas. S morreram "duas vezes", segundo a interpretao comum, aqueles que foram ressuscitados, como Lzaro... ningum mais. Cada homem (conjunto de Esprito e corpo) s pode morrer uma vez. Porque, separado que esteja do corpo, no mais se poder a ele se unir, a no ser por outro nascimento. * Ento qual a dificuldade de compreender-se, dentro da teoria da reencarnao, a frase de Paulo ? Nenhuma. Est certssima : " ordenado aos homens que morram uma s vez, e depois disso vem o juzo". * Entretanto inegvel que o homem morre, ou seja, que a personalidade deixa de existir, naquela sua unio terrena. E isso logicamente s pode OCORRER UMA VEZ em cada personalidade, em cada homem." * Desaparece, ento, a personalidade daquela vida terrena. Mas prossegue, em forma ainda invisvel aos sentidos da maioria dos seres humanos, a parte eterna de todos ns: o Esprito imortal, a Individualidade. Diz o CRISTO que o Esprito sopra onde quer, isto , manifesta-se onde for necessrio sua evoluo, at integrar-se no Amor Universal, em DEUS. E isto, na Terra, se d por meio das reencarnaes. b) Tambm no Livro de J est escrito : "Assim o homem, quando dormir, no ressuscitar, at que o cu seja consumido, no despertar, nem se levantar de seu sono" (J, XIV,12). REFUTAO : H que se levar em conta a linguagem figurada apresentada em muitas passagens da Bblia, o que inviabiliza toda e qualquer interpretao literal. O

que a palavra "morte" queria dizer, nesse contexto, na cabea de um judeu h 2000 anos ? Teria o mesmo significado para um brasileiro, esprita, ou mesmo um catlico dos tempos atuais ? Ser que "morte" no era um termo tambm associado ao pecado, de forma que se dissermos que algum est em pecado como se ele estivesse a caminho da morte ? Na Bblia, podemos encontrar interpretaes que agradem a gregos e troianos. Consideramos mais produtvel utilizarmos a f raciocinada e continuar no terreno das argumentaes lgicas que podem ser discutidas sem o fator emocional, subjetivo por natureza. Ao contrrio, a F cega, a que renega o equilbrio e o livre-arbtrio, limita-se a ler a letra que mata e no percebendo o esprito que vivifica, como j foi dito anteriormente. Contudo, passemos anlise : Ser sempre necessrio muitos e muitos anos para aqueles que almejam cumprir sua misso na Terra, submetendo-se assim aos desgnios estabelecidos por Deus, o que consubstanciado metaforicamente na consumio dos cus. Durante o perodo em que estiverem exercendo aquilo que lhes compete, no despertaro e nem se levantaro de seu sono, ou seja, no lhes ser outorgado o conhecimento de seu pretrito. Somente, ento, aps tornarem efetivo aquilo quer lhes foi prescrito, podero ressurgir em uma nova vida, depreendido do termo ressurreio, o qual era amplamente usado naquela poca. 20-A : Finalmente, a doutrina da reencarnao vai frontalmente contra o ensinamento de Cristo no Evangelho. Com efeito, ao ensinar a parbola do rico e do pobre Lzaro, Cristo Nosso Senhor disse que, quando ambos morreram, foram imediatamente julgados por Deus, sendo o mau rico mandado para o castigo eterno, e Lzaro mandado para o seio de Abrao, isto , para o cu. ( Cfr. Lucas XVI, 1931). E, nessa mesma parbola Cristo nega que possa alguma alma voltar para ensinar algo aos vivos. REFUTAO : - No versculo 25 temos : "...Mas Abrao lhe respondeu : Meu filho, lembra-te de que recebeste bens em tua vida e de que Lzaro s teve males ; por isso ele agora consolado e tu s atormentado ". A essa passagem entendemos que o rico, egosta e endurecido, encontra, ao mergulhar no sepulcro, o seu inferno, ou seja, o sentimento de culpa e arrependimento que o faz ter a conscincia do mal cometido, levando-o a um sofrimento que comparamos figurativamente ao suplcio do inferno. Inferno, ento, um estado mental de angstia, aflio e amargura que tem a durao proporcional gravidade dos atos praticados. Quanto a Lzaro, pobre, submisso e resignado, sofre todas as suas duras provas e ascende, pela morte do corpo, ao cu, ou seja, paz da conscincia, paz espiritual. - No versculo 26, temos : ...Demais, grande abismo existe entre ns e vs, de modo que os que querem passar daqui para l no o podem, como tambm no se pode passar de l para c.

Tal abismo deve ser entendido como exprimindo a impossibilidade em que se encontram os Espritos superiores de se porem em contato direto com os Espritos inferiores, em funo da diversidade das vibraes que se repelem mutuamente. Porm, no se deve concluir que h impossibilidade de se ajudar queles que sofrem. Isso feito por intermdio de outros Espritos que, menos graduados, podem se aproximar dos que se encontram numa situao de angstia e cerc-los dos cuidados de que necessitem. Pela mesma razo, os espritos inferiores no podem elevar-se aos planos onde pairam os bons espritos, sem que antes se processe a depurao dos males que praticaram, atravs do arrependimento e sincera disposio para o bem. - No versculo 27 temos : ...Disse o rico : ...Eu ento te suplico, pai Abrao, que o mandes casa de meu pai... para lhes dar testemunho destas coisas ... A hiptese desse pedido, formulada na parbola, mostra ser real a crena na comunicabilidade dos mortos ( o rico ) com os vivos ( os parentes do rico ), crena que de fato, era corrente entre os judeus. A tal pedido, porm, responde Abrao, mostrando ser absolutamente intil, como ainda hoje se comprova tambm intil toda e qualquer comunicao dos espritos com os sistematicamente incrdulos. Realmente, de que serviria aos irmos do rico, os quais tambm eram dominados pelo egosmo, ouvirem advertncias do esprito de lzaro ou de qualquer outro desencarnado ? Responderiam com um encolher de ombros, considerando alucinao ou sonho a apario que pudessem ver. 20-B : Em adendo a tudo isto, embora sem que seja argumento contrrio reencarnao, convm recordar que na, Sagrada Escritura, Deus probe que se invoquem as almas dos mortos. No Deuteronmio se l: "No se ache entre vs quem purifique seu filho ou sua filha, fazendo-os passar pelo fogo, nem quem consulte os advinhos ou observe sonhos ou agouros, nem quem use malefcios, nem quem seja encantador, nem quem consulte os pites [os mdiuns] ou advinhos, ou indague dos mortos a verdade. Porque o Senhor abomina todas estas coisas e por tais maldades exterminar estes povos tua entrada" (Deut. XVIII-10-12). REFUTAO : Em primeiro lugar, o Kardecismo no aconselha a ningum a procurar o conhecimento do futuro, de antemo, pois temos uma misso a cumprir ( no confundir com destino ) e no devemos usar de subterfgios para nos desvenciliarmos de nossas tarefas. Essa passagem da Bblia nada tem a ver com o Espiritismo de Kardec. Se o formulador da questo tivesse, ao menos, noes rudimentares dos princpios Espritas, no os confundiria com as seitas afro e embusteiros que existem de toda sorte, como adivinhos, encantadores, pessoas que indagam aos mortos sobre o futuro, etc, os quais se utilizam de prticas pseudo-espirituais para iludir os incautos em sua boa-f. Pites referem-se ao adjetivo pitnico ( do Grego pythoniks ), o qual relaciona-se com os termos nigromntico e mgico. Nigromancia ou Necromancia, significam adivinhao pela invocao dos espritos ou magia negra. Isto nada tem a ver com os ensinamentos preceituados pela decodificao realizada por Kardec em

seu primeiro livro. Pites no so mdiuns kardecistas. Tal afirmao no mnimo leviana e sem fundamento. Embusteiros existem em qualquer meio, como tambm existem aqueles que se valem de uma batina para transparecer seriedade e respeito, mas quando se julgam protegidos pelas paredes de um mosteiro/convento, praticam as mais repugnantes barbries, como foi o caso, reconhecido pelo prprio Vaticano, na pessoa do porta-voz da Santa S, Joaqun Navarro Valls, o qual confirmou, em 20.03.2001, as denncias de que sacerdotes cometeram violncias sexuais contra religiosas de vrios pases. O caso veio tona h seis anos e voltou a ser citado pelo Jornal americano National Catholic Reporter, que publicou trechos do relatrio enviado em 1995 ao Vaticano pela religiosa americana Mary O'Donohue. Segundo a citada freira, casos de assdio e violncias sexuais foram registrados em 23 pases do mundo, entre eles Brasil e Colmbia na Amrica Latina, alm da frica, sia, Europa e Estados Unidos. A religiosa citou inclusive o caso de um sacerdote que celebrou, pessoalmente, os funerais de uma freira morta aps fazer um aborto a seu pedido. Outro caso citado foi o de um grupo de vinte religiosas que ficaram grvidas ao mesmo tempo. A irm explica que as religiosas so escolhidas com freqncia como parceiras "seguras" por sacerdotes que temem contrair Aids mantendo relaes com prostitutas. ( pasmem ! ! ! ) ********** Penso ser justo e correto uma pessoa construir um Site para divulgar sua religio, idias e princpios. Mas na medida que essa mesma pessoa utiliza-se desses meios para denegrir irresponsavelmente outras Doutrinas, surgir, ento, o direito de resposta, no mesmo tom. Em todas as reas da vida, deparamo-nos com bons e maus profissionais. Existem bons e maus mdicos, bons e maus advogados, bons e maus administradores, bons e maus polticos, e na religio no seria diferente : existem bons e maus pastores, bons e maus espritas, bons e maus padres. Mas com tudo isso, no podemos tomar por base os maus de cada rea, para desacreditar tal profisso ou religio. Se querem falar do Espiritismo, falem de Chico Xavier, que poderia ter uma vida de opulncias, com uma conta bancria de mais de 20 milhes de dlares, obtidos pela venda de seus livros, os quais foram traduzidos para diversos pases, e no entanto, Chico Xavier vive de forma simples e humilde. Chico Xavier no apegado a OURO e LUXO, como o Vaticano e suas Igrejas ... Mas dele poucos catlicos falam. Pois se quiserem falar, tero que reconhecer o seu alto grau de evoluo Espiritual, sua ilibada conduta moral e seus exemplos de solidariedade e prticas da verdadeira caridade moral e material. Sigamos, pois, os caminhos traados por esse eminente Esprita. E se algum quiser falar de Espiritismo, que no fale baseado em achismos, que NO cometa distores dos ensinamentos de Kardec, com base em suas prprias

opinies arraigadas em preconceitos, que primeiro estude criteriosamente esta Doutrina, que leia o Livro dos Espritos ( Base inicial para o conhecimento do Espiritismo ), que leia o Evangelho segundo o Espiritismo, e finalmente, que pronuncie respeitosamente seu nome e declare primeiro os ensinamentos de amor e caridade recomendados por essa Doutrina, base maior para aqueles que pretendem praticar seus princpios.

Jefferson S. B. e Hugo Puertas de Arajo

You might also like