You are on page 1of 9

Nome do medicamento

Grupo Farmacolgico

Indicaes e Ao

Contra indicaes e precaues

Reaes adversas

Cuidados Especiais

Interaes: 4. Sangue/4.1 Antianmicos/4.1. 2. Medicamentos para tratamento das anemias megaloblsticas1 Preveno e tratamento de anemias megaloblsticas e macrolticas Restabelece e realiza a manuteno da hematopoiese normal
Pode aumentar o metabolismo da fenitona com reduo das concentraes sricas do antiepiltico e possvel aumento da frequncia de convulses. Os antipilticos diminuem a absoro de cido flico. O cloranfenicol em uso concorrente pode antagonizar a resposta hematopoitica.

cido Flico

Anemia perniciosa no corrigida, especial precauo em anemias "no diagnosticadas"

Erupes cutneas, anorexia, nuseas, distenso abdominal, flatulncia, febre

O cido flico pode tornar a urinas mais amarela.

Esomeprazol

6. Aparelho digestivo/ 6.2. Anticidos e antiulcerosos/ 6.2.2. Modificadores da secreo gstrica/ 6.2.2.3. Inibidores da bomba de protes

lcera pptica, esofagite de refluxo, sndrome de ZollingerEllison Inibe a secreo cida por inibir a ATPase de H+ e K+ das clulas parietais do estmago.

A diminuio da acidez gstrica favorece a colonizao bacteriana aumentando o risco de inflamao gastrointestinal.

Interaes: Diarreia, obstipao, flatulncia, elevao de enzimas hepticas, perturbaes do sono, mialgias, artralgias, citopenia.
Teraputica de combinao co, claritromicina no deve ser prescrita em doentes com insuficincia heptica. Pode acelerar a metabolizao de contracetivos orais.

Interaes:
Pode aumentar a absoro e o metabolismo dos anticoagulantes. Aumenta o metabolismo dos corticosterides, dos contraceptivos orais e da nisoldipina. Os outros anticonvulsivantes podem aumentar ou diminuir os seus nveis. A amiodarona, o cloranfenicol, o omeprazol e a ticlopidina aumentam os nveis de fenitona. Os tuberculostticos reduzem os seus nveis. A fenitoina pode diminuir a absoro de cido flico. O lcool diminui os efeitos da fenitona. A administrao em simultneo com alimentao entrica pode diminuir a absoro de fenitoina.

Fenitoina Sdica

2. Sistema Nervoso Central/ 2.6 Antiepilpticos e anticonvulsivantes

Na epilepsia: tratamento e preveno das crises parciais complexas e das crises tnico-clnicas. Nevralgia do trigmeo. Inibe a propagao da convulso alterando o transporte inico

Disfuno heptica (reduo da posologia), porfiria, intolerncia ao lcool, bradicardia sinusal, bloqueio sinoauricular, bloqueio cardaco do 2 e 3 grau ou sndroma de StokesAdams.

Ataxia, diplopia, nistagmo, hipotenso, hiperplasia gengival, nuseas, hipertricose/ hirsutismo, erupes cutneas, anemia aplsica, agranulocitose, disfuno heptica.

Avaliar a higiene oral para controlar a hiperplasia gengival; Doentes obesos devem ter uma dose inicial = peso corporal ideal + 1,33 x peso em excesso Monitorizar hemograma, calcemia, albumina, sedimento urinrio, testes s funes hepticas e da tiride, concentraes de folato srico. Administrar s refeies ou

imediatamente depois para minimizar irritao gstrica. No caso de alimentao entrica deve aguardar-se 2h antes de administrar a fenitona. Interaes:
O fluconazol potencia o efeito anticoagulante da varfarina e de outros cumarnicos bem como os efeitos da fenitona. O fluconazol aumenta significativamente as concentraes plasmticas da terfenadina e do astemizol, com risco de prolongar o intervalo QT e de causar arritmias graves. Aumenta os niveis sanguineos e risco de reaes cardacas adversas potencialmente graves com o cisapride ou a pimozida.

Fluconazol

1. Medicamentos anti-infeciosos/ 1.2. Antifngicos

Candidases vaginais agudas ou recorrentes. Candidases mucocutneas resistentes. Candidases sistmicas. Infees criptoccicas, incluindo a meningite. Profilaxia e tratamento das infees fngicas nos doentes imunodeprimidos. Inibe a sntese de esteroides fngicos.

Hipersensibilidade, uso simultneo com cisapride ou pimozida, insuficincia renal (reduzir posologia), doena heptica subjacente.

Nuseas, vmitos, epigastralgias, flatulncia, diarreia, cefaleias, hepatotoxicidade.

Furosemida

3. Aparelho cardiovascular/ 3.4. Antihipertensores/ 3.4.1. Diurticos/

Remoo de edema causado por insuficincia cardaca (nomeadamente o edema pulmonar) e por

Hipersensibilidade, anria, desequilbrio eletroltico persistente, doena heptica grave

Tonturas, cefaleias, encefalopatia, perda de acuidade auditiva, zumbidos, hipotenso, nuseas,

Interaes:
Podem ocorrer interaces entre a furosemida e cefalosporinas (aumento da nefrotoxicidade), aminoglicosdeos e outros frmacos ototxicos (aumento da

3.4.1.2. Diurticos de ansa

doenas hepticas ou acompanhada de vmitos, diarreia, renais. Est tambm cirrose ou ascite, obstipao, secura da indicada em outros intolerncia ao boca, dispepsia, tipos de edema mais lcool, falncia renal poliria, erupes ligeiros e refractrios causada por cutneas, ao tratamento com frmacos fotosensibilidade, tiazidas. usado em nefrotxicos ou hiperglicmia, situaes de oligria hepatotmicos e em alcalose metablica, (em caso de casos de hipovolemia, insuficiencia renal insuficincia renal desidratao, aguda ou crnica), no associada a coma hiponatremia, tratamento urgente de heptico. Requer hipocalimia, hipercalcemia (uma vez ateno especial em hipocloremia, que promove excreo doentes geritricos hipomagnesemia, urinria de clcio) e na ou com diabetes discrasias Hipertenso arterial. mellitus. sanguineas, cimbras. Inibe a reabsoro de sdio e de cloro atravs da ansa de Henle e dos tubulos renais distais; aumenta a excreo renal de gua, sdio, cloro, magnsio, hidrognio e clcio; pode ter efeitos vasodilatadores renais e perifricos.

ototoxicidade), antiepilpticos (reduo de efeito antiepilptico) e anti-inflamatrios no esterides (diminuio do efeito diurtico). Pode aumentar a eficcia da varfarina, trombolticos e anticoagulantes. Hipotenso aditiva com antihipertensores ou nitratos. Hipocalemia aditiva com outros diurticos, mzlocilina, piperacilina, anfotericina B e glicocorticides.

A sua eficcia mantm-se na insuficincia renal Avaliar frequentemente estado de hidratao Monitorizar presso arterial e pulso antes e durante o tempo de administrao Administrar pela manh para prevenir interrupo do ciclo de sono Administrar juntamente com alimentos para minimizar irritao gstrica. realizar alteraes de posio lentas para evitar hipotenso ortosttica.

Diabetes mellitus; cetoacidose diabtica. 8. Hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenas endcrinas / 8.4. Insulinas, antidiabticos orais e glucagom / 8.4.1. Insulinas / 8.4.1.1. De ao curta Diminuio do nivel da glicmia no sangue atravs do aumento do tranporte da glicose para as clulas e da promoo da converso da glicose em glicognio; provoca a converso dos aminociods dos musculos em proteinas e estimula a produo de triglicerideos; inibe a libertao de cidos gordos livres Hipotiroidismo

Interaes:
Com os IECAs, bloqueadores adrenrgicos beta, lcool, IMAO, testosterona, esterides anabolizantes e salicilatos observase potenciao dos efeitos hipoglicemiantes.

Insulina Humana Actrapid

Hipersensibilidade, hipoglicemia, precauo especial em situaes de stress e infeo que conduzem ao aumento da necessidade de insulina, reduzir a dose em caso de insuficincia renal.

Urticria, hipoglicmia, hiperglicemia reativa, lipodistrofia, lipohipertrofia, prurido, edemas, ruborizao, reaes anafilticas.

Avaliar valores da glicmia capilar antes e aps a administrao; O local de administrao deve ser diversificado (braos. abdmen, coxas e ndegas), devendo estabelecerse rotao entre os locais; essencial cumprir com rigor a dose prescrita

Levotiroxina Sdica

8. Hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenas endcrinas/ 8.3 Hormonas da tiroide e antitiroideus

Teraputica de reposio ou substituio na funo da tiride quando esta est diminuda ou ausente por causas vrias

Hipersensibilidade, enfarte agudo do miocrdio recente, tireotoxicose

A sobredosagem pode provocar, arritmias, palpitaes, taquicardia, angina do peito, cibras musculares, diarreia, vmitos, excitabilidade, irritabilidade,

Interaes:
Potencia o efeito dos anticoagulantes, pelo que no incio do tratamento a dose destes frmacos deve ser reduzida de um tero a metade. Pode aumentar a eficcia da varfarina. A administrao simultnea de fenitona potencia o efeito das hormonas da tiride. Em doentes diabticos pode modificar o equilbrio glicmico e ser

ansiedade, insnia, cefaleias, perda de peso e fraqueza muscular, aumento da sudorese, intolerncia ao calor.

necessrio o aumento do hipoglicemiante ou insulina.

Avaliar pulso apical e a presso arterial antes e periodicamente durante a teraputica, Monitorizar taquiarritmias e dores torcicas Monitorizar glicmia em doentes diabticos Administrar de preferncia antes do pequeno almoo para preveno de insnias Administrar todos os dias mesma hora A dose deve ser suspensa se o pulso for superior a 100 bpm.

Risperidona

2. Sistema Nervoso Central/ 2.9. Psicofrmacos / 2.9.2. Antipsicticos

Tratamento de sintomas de psicoses Antagonista da dopamina e da serotonina, no sistema nervoso central

Hipersensibilidade, doentes com insuficincia renal e/ou heptica, doenas cardiovasculares, histria de convulses

Sedao, reaes extrapiramidais, temperatura deficiente, fadiga, atividade de sonhos aumentada, aumento da durao do sono, ansiedade, faringite, rinite, perturbaes visuais, tosse,

Interaes:
A carbamazepina pode reduzir os nveis de risperidona e a clozapina pode aument-los. Diminuio dos efeitos antiparkinsnicos da levodopa e outros agonistas da dopamina.

Avaliar pulso e presso arterial antes e durante a teraputica

dispneia, arritmias, taquicardia, hipotenso, obstipao, anorexia, boca seca, nuseas, dores abdominais, dispepsia, aumento da salivao, vmitos, disuria, poliria, erupes cutneas, prurido, fotosensibilidade, sudao, pele seca, artralgia, polidipsia, aumento do peso ou perda de peso. Nuseas, vmitos, dispepsia, alteraes do trnsito intestinal, anorexia e perda de peso, xerostomia, ansiedade e irritabilidade, disfuno sexual, convulses, doenas do movimento e sndrome maligno dos neurolpticos. Interaes:
O efeito dos anticoagulantes potenciado. Antagonismo do efeito dos antiepilpticos. Aumento das concentraes plasmticas de clozapina e sertindol. Risco de toxicidade dos agonistas 5-HT1, aumento da toxicidade do ltio. Com tramadol h aumento do risco de convulses.

Sertralina

2. Sistema Nervoso Central/ 2.9. Psicofrmacos/ 2.9.3. Antidepressores/ Inibidores seletivos da recaptao da seretonina

Depresso, crises de pnico, perturbaes obsessivo compulsivas e stress ps-traumtico Inibe a recaptao de seretonina

Hipersensibilidade, teraputica simultnea com IMAO's, insuficincia renal e/ ou heptica graves, histria manaca e risco de suicdio.

Avaliar o apetite Minimizar secura da boca

Interaes:
Abciximab, andrognios, cefamandol, cefoperazona, cefotetano, hidrato de cloral, cloranfenicol, dissulfiram, fluconazol, fluroquinolonas, metronidazol, plicaminica, tromboliticos, eptifibatide, tirofiban, tclopidina, sulfonamidas, quinidina, quinino, AINE's, valproatos e aspirina podem aumentar a resposta e o risco de hemorragia. Uso crnico de paracetamol pode aumentar o risco de hemorragia. lcool, barbituricos e contracetivos orais com estrognios podem diminuir a resposta

Varfarina

4. Sangue/ 4.3. Anticoagulantes e antitrombticos/ 4.3.1. Anticoagulantes/ 4.3.1.2. Anticoagulantes orais

Profilaxia e tratamento da trombose venosa, embolismo pulmonar, fibrilhao auricular com embolia, enfarte agudo do miocrdio, diminuio do risco de recidiva de enfarte agudo do miocrdio, diminuio do risco de futuros acidentes tromboemblicos, preveno de formao de trombos e de embolia aps implante de prteses valvulares. Interfere com a sntese heptica dos fatores de coagulao dependentes da vitamina K (II, VII, IX e X)

lcera pptica, alteraes cerebrovasculares, endocardite bacteriana, insuficincia renal e/ ou heptica, hipertenso grave, consumo de lcool, hemorragia no controlada, leses expostas, cirurgia ou leso cerebral, oftalmolgica ou da coluna vertebral recente.

Nuseas, clicas, necrose dermatolgica, hemorragia. febre, alopcia, ictercia, insuficincia heptica

As alteraes da dosagem devem ser acompanhadas de um controlo regular da coagulao (TP ou INR) e do estado clnico. O aparecimento de hemorragias impe a suspenso da varfarina durante 1 ou 2 dias e a administrao de 5 mg de vitamina K1 IV lenta ou 0,5 a 2 mg por via oral se a hemorragia for ligeira. Administrar todos os dias mesma hora Restringir alimentos com

elevado teor de vitamina K (vegetais de folhas verdes, ovos, lacticnios, figado,) Evitar injees IM e atividades que possam causar leses Cuidados a escovar os dentes Deve ter-se especial ateno a aplicar presso posterior a punes.
1) Por carncia de vitaminas do complexo B, responsveis por ajudar na produo e manuteno de clulas novas e na sntese do DNA.

You might also like