You are on page 1of 3

CENTRO UNIVERSITRIO UNINOVAFAPI CURSO: ODONTOLOGIA PROF: LUCIANA REINALDO DISCIPLINA: ENDODONTIA

PULPOTOMIA EM DENTES PERMANENTES JOVENS

WANNESCLA ZINGLAYARA AMORIM SILVA

TERESINA-2013

PULPOTOMIA EM DENTES PERMANENTES JOVENS

A pulpotomia uma soluo conservador para a inflamao pulpar indicado na tentativa de recuperao de dentes comprometidos. Em dentes jovens, observa-se que o processo de formao da raiz (rizognese) est em andamento, dificultando a realizao do tratamento endodntico devido anatomia dental nesta condio incompleta. H inmeras caractersticas que qualificam o tecido pulpar de um dente jovem. O canal radicular principal geralmente amplo, podendo conter as paredes paralelas ou ligeiramente convergentes para apical, acompanhando a sada do canal da raiz. O pice radicular encontra-se incompletamente formado em conformao cilndrica e ampla ou cnica e mais convergente, ou ainda caracteriza-se pela presena de paredes radiculares divergentes e alargadas no sentido vestbulolingual, apresentando o pice forma de funil, sendo tipicamente mais amplo do que a poro mais coronal do canal. Observa-se o forame apical com dimetro pronunciado e, alm disso, o pice radicular no apresenta a dentina apical revestida por cemento. Devido s condies acima citadas, h limitaes no tratamento qumico mecnico, quanto reduo da capacidade de limpeza, ineficincia no controle da infeco endodntica, impossibilidade de se realizar a escultura do canal radicular prvia obturao e finalmente, incapacidade de se estabelecer o batente apical. Com a orientao fornecida previamente pela avaliao clnica, testes de vitalidade pulpar, e exames radiogrficos, valendo-se da comparao do peripice do dente traumatizado com o do dente contralateral, escolhe-se o melhor mtodo para a manuteno da polpa, quando vital, o que permitir a continuao do processo fisiolgico de fechamento normal do pice radicular, atravs do desenvolvimento da dentina radicular, e a formao do canal cementrio. Assim, o canal alcanar a forma e comprimento normais. A tcnica utilizada (Pulpotomia) poder ser imediata, que seria em uma sesso, ou, mediata, que ocorreria em das sesses. Na pulpotomia imediata, primeiramente, fazse a radiografia de diagnstico orienta- se o paciente a fazer o bochecho pr operatrio com 10 mililitros de soluo de gluconato de clorexidina a 0,12% pelo perodo de 1 minuto. Realiza-se a anestesia local e a anestesia intrapulpar, se necessrio, devendo ser aplicada na poro coronria, sem presso excessiva e com anestsico sem

vasoconstrictor; Isola-se o campo operatrio seguido de anti-sepsia do campo operatrio com digluconato de clorexidina a 2,0%. Remove-se o tecido cariado com curetas e brocas esfricas laminadas de grande dimetro em baixa rotao esterilizadas. Remove o teto da cmara pulpar com pontas diamantadas em alta rotao esterilizadas. Removese o tecido pulpar coronrio com cureta (colher de dentina) de grande porte, afiada e estril por meio de movimentos firmes associada utilizao de soluo irrigante biocompatvel. Realiza-se a hemostasia com abundante irrigao com soluo biocompatvel, aspira-se cuidadosamente, sendo que a cnula no deve tocar o tecido pulpar. Removem-se as raspas de dentina que podem conduzir para um prognstico desfavorvel. Seca-se com mechas de papel absorvente esterilizado. No caso do isolamento relativo utiliza-se a soluo irrigante hipoclorito de sdio a 0,5% neutralizada com cido brico (Lquido de Dakin).

Na pulpotomia Mediata, coloca-se mecha de algodo estril embebido em Otosporin (Glaxo-Wellcome) pelo perodo de 24 a 48 horas. Realiza-se o selamento coronrio provisrio com cimento de xido de zinco e eugenol reforado (na relao p / lquido) ou convencional (ponto de rolete) ou cimento de ionmero de vidro, todos criteriosamente espatulados. Na segunda sesso, aps Pulpotomia Mediata ou na sequncia da Pulpotomia Imediata coloca-se mecha de algodo estril embebido em Otosporin (Glaxo-Wellcome) pelo perodo de 05 a 10 minutos. Recobre-se o remanescente pulpar com hidrxido de clcio - pasta de hidrxido de clcio PA veiculada em gua destilada, soro fisiolgico ou propileno glicol 400 ou, ainda, a prpria pasta Calen sem PMCC espessada com hidrxido de clcio PA ou com o p de xido de zinco do cimento de xido de zinco e eugenol convencional, faz-se uma camada de um 1 milmetro de espessura. Recobre-se da camada de hidrxido de clcio PA com cimento base de hidrxido de clcio, recobre-se a camada de cimento base de hidrxido de clcio com base de cimento de ionmero de vidro, e finalmente faz-se a restaurao coronria que de escolha a definitiva (amlgama ou resina composta). Ressalta-se que a falha (deslocamento ou fratura) do material selador provisrio que expe o remanescente pulpar aos fluidos bucais contraindica a continuidade do tratamento conservador e determina a realizao do tratamento endodntico radical.

You might also like