You are on page 1of 4

A tinta vermelha: discurso de Slavoj iek aos manifestantes do movimento Occupy Wall Street

Slavoj iek visitou a Liberty Plaza, em Nova Iorque, para falar ao acampamento de manifestantes do movimento Occupy Wall Street (Ocupe Wall Street), que vem protestando contra a crise financeira e o poder econmico norte-americano desde o incio de setembro deste pano. O filsofo nos enviou a ntegra de seu discurso para publicarmos em nosso Blog, que segue abaixo em traduo de Rogrio Bettoni.

*** No se apaixonem por si mesmos, nem pelo momento agradvel que estamos tendo aqui. Carnavais custam muito pouco o verdadeiro teste de seu valor o que permanece no dia seguinte, ou a maneira como nossa vida normal e cotidiana ser modificada. Apaixone-se pelo trabalho duro e paciente somos o incio, no o fim. Nossa mensagem bsica : o tabu j foi rompido, no vivemos no melhor mundo possvel, temos a permisso e a obrigao de pensar em alternativas. H um longo caminho pela frente, e em pouco tempo teremos de enfrentar questes realmente difceis questes no sobre aquilo que no queremos, mas sobre aquilo que QUEREMOS. Qual organizao social pode substituir o capitalismo vigente? De quais tipos de lderes ns precisamos? As alternativas do sculo XX obviamente no servem.

Ento no culpe o povo e suas atitudes: o problema no a corrupo ou a ganncia, mas o sistema que nos incita a sermos corruptos. A soluo no o lema Main Street, not Wall Street, mas sim mudar o sistema em que a Main Street no funciona sem o Wall Street. Tenham cuidado no s com os inimigos, mas tambm com falsos amigos que fingem nos apoiar e j fazem de tudo para diluir nosso protesto. Da mesma maneira que compramos caf sem cafena, cerveja sem lcool e sorvete sem gordura, eles tentaro transformar isto aqui em um protesto moral inofensivo. Mas a razo de estarmos reunidos o fato de j termos tido o bastante de um mundo onde reciclar latas de Coca-Cola, dar alguns dlares para a caridade ou comprar um cappuccino da Starbucks que tem 1% da renda revertida para problemas do Terceiro Mundo o suficiente para nos fazer sentir bem. Depois de terceirizar o trabalho, depois de terceirizar a tortura, depois que as agncias matrimoniais comearam a terceirizar at nossos encontros, que percebemos que, h muito tempo, tambm permitimos que nossos engajamentos polticos sejam terceirizados mas agora ns os queremos de volta.

Diro que somos no americanos. Mas quando fundamentalistas conservadores nos disserem que os Estados Unidos so uma nao crist, lembrem-se do que o Cristianismo: o Esprito Santo, a comunidade livre e igualitria de fiis unidos pelo

amor. Ns, aqui, somos o Esprito Santo, enquanto em Wall Street eles so pagos que adoram falsos dolos.

Diro que somos violentos, que nossa linguagem violenta, referindo-se ocupao e assim por diante. Sim, somos violentos, mas somente no mesmo sentido em que Mahatma Gandhi foi violento. Somos violentos porque queremos dar um basta no modo como as coisas andam mas o que significa essa violncia puramente simblica quando comparada violncia necessria para sustentar o funcionamento constante do sistema capitalista global?

Seremos chamados de perdedores mas os verdadeiros perdedores no estariam l em Wall Street, os que se safaram com a ajuda de centenas de bilhes do nosso dinheiro? Vocs so chamados de socialistas, mas nos Estados Unidos j existe o socialismo para os ricos. Eles diro que vocs no respeitam a propriedade privada, mas as especulaes de Wall Street que levaram queda de 2008 foram mais responsveis pela extino de propriedades privadas obtidas a duras penas do que se estivssemos destruindo-as agora, dia e noite pense nas centenas de casas hipotecadas

Ns no somos comunistas, se o comunismo significa o sistema que merecidamente entrou em colapso em 1990 e lembrem-se de que os comunistas que ainda detm o poder atualmente governam o mais implacvel dos capitalismos (na China). O sucesso do capitalismo chins liderado pelo comunismo um sinal abominvel de que o casamento entre o capitalismo e a democracia est prximo do divrcio. Ns somos comunistas em um sentido apenas: ns nos importamos com os bens comuns os da natureza, do conhecimento que esto ameaados pelo sistema.

Eles diro que vocs esto sonhando, mas os verdadeiros sonhadores so os que pensam que as coisas podem continuar sendo o que so por um tempo indefinido, assim como ocorre com as mudanas cosmticas. Ns no estamos sonhando; ns acordamos de um sonho que est se transformando em pesadelo. No estamos destruindo nada; somos apenas testemunhas de como o sistema est gradualmente destruindo a si prprio. Todos ns conhecemos a cena clssica dos desenhos animados: o gato chega beira do precipcio e continua caminhando, ignorando o fato de que no h cho sob suas patas; ele s comea a cair quando olha para baixo e v o abismo. O que estamos fazendo simplesmente levar os que esto no poder a olhar para baixo

Ento, a mudana realmente possvel? Hoje, o possvel e o impossvel so dispostos de maneira estranha. Nos domnios da liberdade pessoal e da tecnologia cientfica, o impossvel est se tornando cada vez mais possvel (ou pelo menos o que nos dizem): nada impossvel, podemos ter sexo em suas mais perversas variaes; arquivos

inteiros de msicas, filmes e seriados de TV esto disponveis para download; a viagem espacial est venda para quem tiver dinheiro; podemos melhorar nossas habilidades fsicas e psquicas por meio de intervenes no genoma, e at mesmo realizar o sonho tecnognstico de atingir a imortalidade transformando nossa identidade em um programa de computador. Por outro lado, no domnio das relaes econmicas e sociais, somos bombardeados o tempo todo por um discurso do voc no pode se envolver em atos polticos coletivos (que necessariamente terminam no terror totalitrio), ou aderir ao antigo Estado de bem-estar social (ele nos transforma em no competitivos e leva crise econmica), ou se isolar do mercado global etc. Quando medidas de austeridade so impostas, dizem-nos repetidas vezes que se trata apenas do que tem de ser feito. Quem sabe no chegou a hora de inverter as coordenadas do que possvel e impossvel? Quem sabe no podemos ter mais solidariedade e assistncia mdica, j que no somos imortais?

Em meados de abril de 2011, a mdia revelou que o governo chins havia proibido a exibio, em cinemas e na TV, de filmes que falassem de viagens no tempo e histrias paralelas, argumentando que elas trazem frivolidade para questes histricas srias at mesmo a fuga fictcia para uma realidade alternativa considerada perigosa demais. Ns, do mundo Ocidental liberal, no precisamos de uma proibio to explcita: a ideologia exerce poder material suficiente para evitar que narrativas histricas alternativas sejam interpretadas com o mnimo de seriedade. Para ns fcil imaginar o fim do mundo vide os inmeros filmes apocalpticos , mas no o fim do capitalismo.

Em uma velha piada da antiga Repblica Democrtica Alem, um trabalhador alemo consegue um emprego na Sibria; sabendo que todas as suas correspondncias sero lidas pelos censores, ele diz para os amigos: Vamos combinar um cdigo: se vocs receberem uma carta minha escrita com tinta azul, ela verdadeira; se a tinta for vermelha, falsa. Depois de um ms, os amigos receberam a primeira carta, escrita em azul: Tudo uma maravilha por aqui: os estoques esto cheios, a comida abundante, os apartamentos so amplos e aquecidos, os cinemas exibem filmes ocidentais, h mulheres lindas prontas para um romance a nica coisa que no temos tinta vermelha. E essa situao, no a mesma que vivemos at hoje? Temos toda a liberdade que desejamos a nica coisa que falta a tinta vermelha: ns nos sentimos livres porque somos desprovidos da linguagem para articular nossa falta de liberdade. O que a falta de tinta vermelha significa que, hoje, todos os principais termos que usamos para designar o conflito atual guerra ao terror, democracia e liberdade, direitos humanos etc. etc. so termos FALSOS que mistificam nossa percepo da situao em vez de permitir que pensemos nela. Voc, que est aqui presente, est dando a todos ns tinta vermelha.

http://www.youtube.com/watch?v=eu9BWlcRwPQ&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=7UpmUly9It4&feature=player_embedded

You might also like