You are on page 1of 2

IMPORTNCIA DA AULA TERICA SOBRE CICLO ESTRAL DE SUNOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MONITOR DE GINECOLOGIA VETERINRIA

Alexandre Tadeu Mota Macedo1, Dinamrico de Alencar Santos Junior2, Inalda Anglica de Souza Ramos2, Camila Marinho de Miranda Oliveira, Michelly Bruna da Silva Barros, Elayne Gonalves da Silva , Maria Dolores Sampaio Morais Campos , Brunna Cavalcante Freitas, Mayara Brando Silva, e Paulo Fernandes de Lima

Introduo
O ensino um processo bilateral onde h uma atuao conjunta entre professor e aluno para que haja o aprendizado [1]. A aula o local onde ocorre a interao entre os presentes visando a troca de influncias [2]. O monitor uma figura que pode estreitar o vnculo na relao professor-aluno, sendo um elemento real e j tendo vivido aquela experincia ( por ser interpretado como algum de uma turma mais avanada ) capaz de absorver mais precisamente as dificuldades que os alunos manifestam [3]. A medicina veterinria atua em diversas reas cujas aes e procedimentos eficazes tem possibilitado sua expanso e desenvolvimento em diversas reas, abrindo cada vez mais espaos e trazendo novos benefcios para a sociedade, tanto em termo de qualidade quanto de produtividade [4]. A disciplina de ginecologia veterinria aborda assuntos referentes ao trato reprodutor das fmeas dos animais domsticos [5]. Conhecer o ciclo estral de sunos de extrema importncia no s do ponto de vista da reproduo, mas tambm da produo animal. Para falarmos do ciclo estral inicialmente devemos falar sobre a puberdade, que corresponde ao incio da vida reprodutiva do animal, tanto de machos, quanto de fmeas. Nas fmeas, a poca do primeiro cio ovulatrio, ou seja, quando ocorre a liberao de ocitos capazes de serem fecundados pelos espermatozides. As fmeas sunas alcanam a puberdade em torno de 25 semanas de idade. Porm a idade em que a marr deve entrar na puberdade pode ser influenciada pelo nvel de nutrio, ambiente social, peso corporal, estao do ano, raa, doena ou infeco parasitria e prticas de manejo [6]. O ciclo estral de sunos de aproximadamente 21 dias, podendo variar de 19 a 23 dias, sendo dividido em trs fases: pr-estro, estro e diestro. A ovulao ocorre entre 38 e 42 horas aps o incio do cio [6]. A aula ministrada teve como objetivo difundir o ensino do ciclo estral de sunos para os alunos do 7 perodo na disciplina de Ginecologia Veterinria do

curso de Medicina Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Material e mtodos
As aulas foram realizadas de forma expositiva, com a utilizao de recursos audiovisuais e a disponibilizao de material escrito. Foi utilizado o data-show para a apresentao em power point e trs vdeos: um de coleta de smen atravs de manequim e vagina artificial, um de inseminao artificial e um de parto, alm da disponibilizao de um resumo geral do assunto ministrado em sala de aula. As aulas foram ministradas pelo monitor da disciplina de Ginecologia Veterinria, Alexandre Tadeu Mota Macedo, para os alunos do stimo perodo do curso de graduao de medicina veterinria.

Resultados e Discusso
As aulas ministradas pelos monitores da disciplina de ginecologia veterinria para os alunos 7 perodo do curso de graduao de medicina veterinria so de extrema importncia uma vez que faz parte do programa de monitoria dos cursos de graduao da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, alm de estimular os monitores da disciplina a desenvolverem a prtica da vivncia acadmica, contribuindo tambm para o conhecimento dos alunos. A aula terica de ciclo estral de sunos possui uma relevante importncia para os alunos do stimo perodo, uma vez que, transmite informaes sobre os aspectos da fisiologia reprodutiva dessa espcie possibilitando a aplicao de biotecnologias da reproduo, como por exemplo, a inseminao artificial.

Agradecimentos
Agradeo a primeiramente a Deus por todas as minhas realizaes durante a graduao, a minha famlia, ao Professor Dr. Paulo Fernandes de Lima pelas oportunidades que me foram concedidas, aos meus colegas de monitoria Inalda Anglica de Souza Ramos e Dinamrico de Alencar Santos Jnior, aos tcnicos da rea de reproduo do Departamento de Medicina Veterinria

___________________________________________________________________________________________________________ 1. Primeiro Autor Discente do Curso de Medicina Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmos, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail:alexandretmota@hotmail.com. 2. Segundo Autor Discente do Curso de Medicina Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmos, Recife, PE, CEP 52171-900. 3.Terceiro Autor Professor Doutor do Departamento de Medicina Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Email:paulolima4045@hotmail.com.

DMV da UFRPE Alcir Loureiro de Carvalho e Joana D`arc da Rocha Alves e aos alunos do 7 perodo do curso de medicina veterinria.

Referncias
[1] LIBNEO, J. C. Didtica. S Paulo. 1994, p. 216. [2] LOPES, A. O. Repensando a Didtica. 19 ed. So Paulo 2002, 158p. [3] ABREU, M. C.; MASSETO, M. T. Professor Universitrio em Sala de Aula: Prtica e Princpios Tericos. 8 ed. So Paulo. 1990, 130p. [4] RODRIGUES, K. 2006 [Online]. A Importnvia da Medcina Veterinria para a Sociedade. Homepage: http://www.noticis.ucdb.br/idex.php?menu=noticiacod_not=24424. [5] STAINKI, D. R. ; GHELLER, V. A. Lacerao Perineal e fstula vestibular na gua: uma reviso. Rev. Fac. Zootec. Vet. Agro. Uruguaiana, v.7/8, n.1, 2000/01, pg. 85-92. [6] HAFEZ, B.; HAFEZ, E. S. E.; Reproduo Animal. 7 ed. So Paulo; Manole, 2004. p. 186-187.

You might also like