You are on page 1of 2

DIREITO DE FAMLIA 1.

Estrutura jurdica do Direito de Famlia O Direito de Famlia o conjunto de regras aplicveis s relaes entre pessoas ligadas pelo casamento, pelo parentesco, pela afinidade e pela adoo. Tal disciplina tratada pelo Cdigo Civil, que examina sucessivamente o casamento, como base de famlia, as relaes pessoais e patrimoniais entre cnjuges, as relaes entre pais e filhos, definindo as diversas espcies de filiao e o conceito de ptrio poder, bem como a tutela e a curatela.

2. Evoluo histrica da famlia 2.1 A famlia no Direito Romano Em Roma, a famlia era definida como "o conjunto de pessoas que estavam sob a patria potestas do ascendente comum vivo mais velho". Assim, independia dos laos de consanginidade. Existiam duas espcies de parentesco: a agnao que vinculava as pessoas que estavam sujeitas ao mesmo pater , inclusive quando no fossem consangneos; e a cognao que era o parentesco pelo sangue.Ao lado da famlia, existia a gens , considerada por alguns como subdiviso da cria e por outros como um agregado das famlias oriundas de um tronco comum. A gens criava entre os seus membros direitos sucessrios e exercia importante funo poltica, tendo territrio prprio e um chefe que era denominado de pater gentis .

2.2 A famlia no Direito Cannico A famlia no Direito Cannico tida como base de religiosidade, sendo o matrimnio no apenas um acordo de vontades mas tambm um sacramento. Em virtude disso os canonistas opuseram-se ao divrcio, considerando-o um instituto contrrio prpria ndole da famlia e aos interesses dos filhos de cuja formao prejudicada.

2.3 O Direito de Famlia anterior ao Cdigo Civil Brasileiro Em Portugal, o Alvar de 1564 publicou e mandou observar as disposies do Sagrado Conclio Tridentino em todos os domnios da Monarquia Portuguesa. Manteve-se indissolubilidade do vnculo conjugal e o regime de bens estabelecido no silncio das partes era o da carta a metade , ou seja, o da comunho universal de bens, sendo que o patrimnio do casal se constituia de uma massa nica qual se incorporam todos os bens de ambos os cnjuges. Estabeleceuse a necessidade da outorga uxria (consentimento da mulher) para a venda de imveis, qualquer que fosse o regime de bens do casal, sob pena de nulidade.

2.4 A famlia a partir do Cdigo Civil Brasileiro (1917) O Cdigo Civil brasileiro concordou com o direito cannico no que se refere ao processo preliminar de habilitao para o casamento, aos impedimentos dirimentes e impedientes, s nulidades e anulabilidades e considerou indissolvel o vnculo matrimonial. A partir de 1930, numerosas leis asseguraram a proteo da famlia, com destaque para uma lei que tida como a mais importante no campo do Direito de Famlia nos ltimos tempos, a Lei 6.515/77, que regula os casos de dissoluo da sociedade conjugal e do casamento, seus efeitos e respectivo processo e tambm dando outras providncias.

2.5 A famlia inserida na Constituio de 1988 A Constituio Federal de 1988 cuida, em captulo destacado (Captulo VII), da famlia, da criana, do adolescente e do idoso. A nova Carta Magna inovou em diversos aspectos do Direito de Famlia, como por exemplo no reconhecimento da unio estvel entre o homem e a mulher como sendo uma entidade familiar, o estabelecimento da igualdade do homem e da mulher no exerccio dos direitos e deveres referentes sociedade conjugal, etc.

3. As divises do Direito de Famlia Pode-se dividir o direito de famlia em trs partes, quais sejam: Direito matrimonial: que abrange normas referentes validade do casamento, as relaes pessoais entre os cnjuges, com a imposio de direitos e deveres recprocos, bem como as suas relaes econmicas e e dissoluo da sociedade conjugal e do vnculo matrimonial. Direito de parentesco: que contm normas sobre filiao, adoo, ptrio poder e alimentos. Regendo, portanto, as relaes pessoais entre parentes e relaes econmicas, como o dever de sustento dos pais, ptrio poder quanto aos bens dos filhos e obrigao de prestar alimentos. Direito assistencial: que disciplina os institutos de direito protetivo, abrangendo as relaes que substituem s familiares, ou seja, a guarda, a tutela, a curatela e a ausncia, bem como as normas alusivas s medidas especficas de proteo ao menor 4. Concluso A famlia, em si, figura-se como a clula me da sociedade, onde o indivduo aprende e perpetua os mais diversos princpios e valores de carter moral, tico, religioso, e, por que no dizer, cvico e patritico. Uma vez estruturado para viver no convvio da sociedade, o indivduo, agora cidado, necessita de regras que orientem seus passos nos diversos seguimentos da sua vida. Tais regras estaro disponveis no Direito de Famlia, ramo do Direito Civil que cuida das relaes entre pessoas unidas pelo matrimnio ou pelo parentesco e tambm os institutos complementares de direito protetivo ou assistencial.

You might also like