You are on page 1of 6

ATOS ADMINISTRATIVOS.

CONCEITO. Para a realizao de seu mister, a Administrao Pblica precisa comunicar-se com os seus administrados e essa comunicao d-se por meio dos chamados atos administrativo, pelo que se entende: Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao pblica, que, agindo nessa qualidade, tenha por fim, imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria.

REQUISITOS DO ATO ADMINISTRATIVO. So os elementos caracterizadores do ato administrativo enquanto manifestao de vontade por parte da Administrao Pblica. Cuidam-se dos elementos necessrios a formao do ato administrativo. * Competncia, a finalidade e a forma so sempre vinculados; *Motivo e objeto pem ser discricionrios.

Passa-se ao estudo dos referidos requisitos : a) COMPETNCIA: o conjunto de atribuies de pessoas jurdicas, rgos e agentes conferidas pela lei. Trata-se da primeira condio de validade do ato administrativo. O executor do ato administrativo deve ter competncia para tanto. A competncia decorre sempre da lei e por ela delimitada. Tambm intransfervel e improrrogvel, podendo ser delegada ou avocada conforme dispuser a lei. So, portanto, caractersticas da competncia : 1) decorrente de lei; 2) indelegabilidade e 3) improrrogabilidade.

Os critrios para a distribuio da competncia so em razo da matria, do territrio, do grau hierrquico, em razo do tempo e em razo do fracionamento.

b) FINALIDADE: outro requisito essencial ao ato administrativo a finalidade. O objetivo sempre ser o interesse pblico. Assim, a finalidade elemento vinculado, pois no se admite ato administrativo sem finalidade pblica. Os atos administrativos que no objetivam o interesse pblico so NULOS; c) FORMA: o revestimento exteriorizador do ato administrativo. Tratase de outro elemento vinculado, ou seja, est indicado na lei. Se os atos jurdicos entre particulares podem ser aperfeioados com liberdade de forma, isto exceo quando se trata de ato administrativo. A forma normal dos atos administrativos a escrita, embora possam ser realizados atravs de ordens verbais e at atravs de sinais convencionais. Estes ltimos s sero admitidos em caso de urgncia. Do mesmo modo que sua realizao formal, a modificao ou revogao do ato administrativo tambm o . A inobservncia da forma motivo para invalidade do ato.

d) MOTIVO: o fato que autoriza a autoridade realizao do ato administrativo. Pode ser vinculado, quando expresso em lei, ou discricionrio, quando a critrio do administrador. " O ato discricionrio, quando motivado, fica vinculado ao motivo que lhe serviu de suporte, com o que se verificado ser o mesmo falso ou inexistente, deixa de subsistir". Em regra, no precisa vir expresso no bojo do ato administrativo, contudo, uma vez feito isso, passaram a compor o ato, sendo sua inobservncia motivo de invaliadao para o mesmo, segundo a Teoria dos Motivos Determinantes. e) OBJETO: corresponde ao contedo do ato, atravs do qual a Administrao manifesta seu poder e sua vontade, ou atesta situaes preexistentes. No caso dos atos discricionrios, o objeto fica sujeito escolha do Poder Pblico-hiptese do mrito administrativo. Nos atos vinculados, dever obecer a prescrio da lei. O objeto , portanto, o contedo enunciado no ato e tem por condo criar, modificar ou comprovar situaes jurdicas.

Cumpre informar que o objeto tem que ser lcito, possvel de fato e de direito, determinado ou determinvel e deve estar em conformidade com os bons costumes, ou seja, deve certo quanto aos destinatrios, moralmente vlido.

Normalmente os cursos preparatrios utilizam a expresso COMFIFORMOB, para designar os atos administrativos que equivalem, respectivamente a: COMPETNCIA, FINALIDADE, FORMA, MOTIVO e OBJETO. Se for til memorizao, deve ser utilizado certamente.

ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO

So caractersticas prprias dos atos administrativos que os diferenciam dos demais atos jurdicos privados. A justificativa para tanto o fato de serem emanadas do Poder Pblico em seu poder de imprio.Correspondem :

a) PRESUNO DE LEGALIDADE: Compreende presuno de que o ato encontra-se em conformidade com o ordenamento jurdico vigente. Trata-se do ntido desdobramento do princpio da legalidade. Esta presuno compe o ato em vista da celeridade e segurana das atividades pblicas, que no podem sujeitar-se a impugnaes, para que sejam exercidas. So operadas imediatamente e a sua invalidade depende de argio de nulidade, ou seja, cabe prova em contrrio, vale dizer so presunes relativas (juris tantum). Registre-se tambm que podem ser confrontadas via Mandado de Segurana, Ao Popular, suspendendo-os at o pronunciamento final de invalidade ou validade. O nus da prova de ilegitimidade do ato incumbe a quem a alega.

Como conseqncia da presuno de legalidade, tem-se os seguintes efeitos: a) produziro efeitos at a sua declarao de nulidade pela prpria Administrao ou Poder Judicirio ( incidncia das Smulas 346 e 473 do STF ); b) no podero ser apreciados de ofcio pelo Poder Judicirio, dada a intangibilidade do mrito administrativo pelo referido poder. Dessa forma, somente ser declarada a invalidade do ato mediante provocao da parte interessada; A este atributo tambm chama-se de presuno de legitimidade ou presuno de veracidade. b) IMPERATIVIDADE: a imposio do ato administrativo a todos ( erga ominis) independentemente do assentimento destes. Para o seu cumprimento, o Estado utiliza-se da coero, razo pela qual desnecessria a anuncia do particular em face do ato administrativo. A imperatividade s existe nos atos que impem obrigaes. Nos casos em que o ato confere direitos solicitados pelos administrados ou quando so enunciativos, este atributo inexiste.

c) AUTO-EXECUTORIEDADE: a garantia que tem a Administrao Pblica de executar a vontade administrativa sem a necessidade de socorrer-se ao Poder Judicirio para chancelar os seu comandos.Consiste no fato do ato administrativo poder ser posto em execuo independentemente de interveno do Poder Judicirio. A auto-executoriedade em relao as medidas s medidas coercitivas que independem do Poder Judicirio para aplicao preliminar, cabendo o controle judicial posteriormente, se o administrado se sentir lesado no seu direito.

d) TIPICIDADE: O ato administrativo deve corresponder s figuras previamente definidas pela lei. Para cada finalidade da Administrao existe um ato definido em lei. Isto decorrncia do princpio da legalidade.

Representa uma garantia para o administrativo, pois a Administrao fica impedida de praticar atos sem previso legal.

EXTINO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

CONCEITO Como espcie de ato jurdico, ao ato administrativo tambm tem sua extino, que compreende a retirada do mesmo do mundo jurdico, por ter este atingido os seu efeitos ou tornarem-se inoportunos, inconvenientes ou por no guardarem correspondncia com as prescries legais.

MODALIDADES DE EXTINO.

1) EXTINO NATURAL: essa modalidade ocorre quando o ato administrativo j cumpriu o seu mister, ou seja, quando atingiu os efeitos para os quais foi editado. 2) ANULAO: ocorre quando o ato administratativo retirado do mundo jurdico por restar eivado de ilegalidade, compromento o mesmo em sua integralidade.Cuida e salvaguardar a legalidade. 3) REVOGAO: decorrente da inconvenincia e inoportunidade do ato. Cuida de salvaguardar o mrito administrativo. No que tange a essas duas modalidades de extino do ato administrativo, cumpre evidenciar o entendimento da Corte Suprema do Judicirio Ptrio, a saber : Smula 346. A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Smula 473. A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade,

respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. 4) CADUCIDADE: a caducidade origina-se de uma legislao superveniente que acarreta a perda dos efeitos jurdicos da antiga norma que respaldava a prtica daquele ato. fundamentada em nova legislao que impede a manuteno da situao anteriormente consentida. 5) CONTRAPOSIO: observada quando da expedio e ato posterior totalmente incompatvel com o ato anterior, cujos efeitos so contrapostos aos daquele. tambm conhecida por derrubada. Por serem os seus efeitos antagnicos impossvel a coexistncia pacfica de ambos no mesmo espao de tempo. 6) RENNCIA : ocorre a extino do ato pelo fato de o prprio beneficirio rejeitar o direito que desfrutava. Cuida-se de ato voluntrio.

You might also like