You are on page 1of 19

APRENDIZAGEM

Opes para maior produtividade de aprendizagem


Incorpore novas opes e melhore seu rendimento Em outra matria, sugerimos opes para enriquecer o aprendizado, aes colaterais ao processo. Nesta, as sugestes so para melhorar o processo em si e seus resultados.

1) Estruture
O conhecimento muitas vezes apresentado em formato discursivo ou prosa. Embora apropriado sob alguns aspectos, esse formato no o ideal para se aprender, principalmente porque seqencial, enquanto que as idias nele representadas podem ter e quase sempre tm outra estrutura, como por exemplo em rvore. Alm disso, textos discursivos contm muitas palavras com funo apenas sinttica e isentas de significado, como artigos e preposies. A alternativa estruturar a representao do conhecimento, elaborando esquemas, tabelas e diagramas do contedo, usando palavras-chave e possivelmente ilustraes. Ao estruturar conhecimento, voc o transforma em blocos ou segmentos, o que lhe permite estruturar tambm seu planejamento de estudo, uma aplicao do princpio dividir-para-conquistar: "Aquela parte eu j sei, agora vou estudar agora aquela outra". Certamente voc j assistiu a aulas com apresentaes em Power Point. E certamente j viu slides de dois tipos: um cheio de texto, com muitas frases por vezes longas, e outro estruturado em tpicos representados com palavras-chave. As diferenas na facilidade de acompanhar o que o apresentador fala e para compreender e reter o contedo derivam diretamente do grau de estruturao desse contedo. Como uma outra referncia de comparao entre contedo discursivo e estruturado, experimente descrever uma planilha, mesmo uma pequena. Uma opo de ferramenta de estruturao de boa aplicabilidade so os mapas mentais, diagramas hierrquicos, sintetizados e possivelmente ilustrados de um tema. Elabor-los uma tima estratgia de estudo e revises feitas com mapas mentais sero muito geis. Veja Recurso de inteligncia: Mapas Mentais. O MS-Office tem uma ferramenta de elaborao de diagramas que tambm pode ser interessante. Veja tambm o artigo sobre idias organizadoras em www.mapasmentais.com.br/mapeadores/ideias_organizadoras.asp.

2) Gere perguntas
Qual o seu nome? Quantos anos voc tem? O que comeu no caf da manh? Qual foi uma de suas experincias mais prazerosas? Perguntas tem um poder provocador muito forte, elas induzem o ouvinte ou leitor busca por uma resposta, muitas vezes automaticamente: o perguntado no tem opes, tipo "Eu sei a resposta mas no vou busc-la agora". Uma boa opo portanto gerar perguntas abrangentes do contedo. Conceber as perguntas estudar, respond-las estudar, e as perguntas podem ser usadas depois para verificao de aprendizagem. Se em grupo, um contedo pode ser dividido entre os componentes e uns estudam usando as perguntas dos outros.

Sobre perguntas, veja Objetivos e Deciso: Direcionando-se com perguntas.

3) Estude iterativamente
Iterar passar vrias vezes pelos mesmos pontos ou etapas, sucessivamente melhorando e evoluindo. Isso significa, para estudo, repassar, ter contato com o mesmo contedo vrias vezes. Cada passagem vai fixar um pouco mais seu aprendizado, alm de novas possibilidades de compreenso poderem surgir, ou seja, aprofundamento. Maior aprofundamento, maior estabilidade do aprendizado. Uma outra vantagem de iterar que voc no tem a expectativa de aprender tudo em uma mesma sesso, o que atenua ou elimina eventuais ansiedades, o que por sua vez lhe permite ficar mais tranquilo e presente, o que tambm contribui para melhor rendimeno.. Cada iterao pode ter um objetivo. Por exemplo, a primeira superficial, s para ver o que h por l. A segunda pode ser para buscar a estrutura do contedo. A terceira pode ser para gerar perguntas fundamentais, a prxima para perguntas sobre detalhes. Voc pode incluir tambm iteraes apenas para reviso. Se tiver os conhecimentos estruturados, como sugerido acima, a produtividade de reviso ser bastante alta.

4) Fale sobre
Falar sobre algo, na superfcie, parece uma coisa simples, mas no o absolutamente. Para dizer coisas sobre um assunto, voc precisa primeiro recuperar suas lembranas e conhecimentos relacionados. Depois precisa filtrar o que sabe e selecionar sobre o que vai falar especificamente, usando critrios de importncia. No caso de conhecimentos que no estejam em um formato lingustico, voc precisa ainda gerar descries sobre o que selecionou. Conforme as pessoas ou pblico a quem se dirige, ainda precisa adaptar sua linguagem, usando termos que eles conheam. Voc tambm tem que estruturar o que vai dizer, normalmente a comunicao tem introduo, desenvolvimento e concluso. Sua fala poder ter ainda outras restries, como um limite de tempo. Assim, falar sobre algo requer vrios tipos de habilidades cognitivas e motoras, o que torna a ao de explicar ou falar sobre algo uma poderosa opo . Quem no tem pelo menos uma experincia de explicar algo e, sem que a outra pessoa responda, ter a sensao de que estava entendendo melhor o tema? E j que o interlocutor nem precisa falar nada, embora possa contribuir, ele pode ser voc mesmo, um espelho ou... seu bicho de estimao. A idia para esta matria veio nesse contexto; o autor estudando uma disciplina chamada Ciberntica, olhou para o cachorro e comeou a ensinar Ciberntica para ele. Bem, isso pode ser tambm divertido... Uma variante poderosa discutir o contedo. Vi uma pesquisa uma vez sobre um curso on-line; os alunos foram perguntados sobre qual recurso tinha proporcionado maior aprendizado. Os dois recursos mais votados foram exatamente o bate-papo e o frum. Discutir tambm pode contribuir para enriquecer, aprofundar e corrigir seus conhecimentos.

5) Use o contedo sem consulta


Uma caracterstica do aprendizado que tendemos a fazer algo da forma como o aprendemos. Se voc aprende a tocar um instrumento como o violo olhando para o brao dele, no s tender a olhar novamente ao tocar uma msica como talvez at precise disso. Se tiver a oportunidade de assistir algum cantando com um aparelho de videok, veja como muitas continuam olhando para a letra de msica mesmo quando j a conhecem de trs para a frente.

Assim, se voc responder a exerccios e resolver problemas olhando para uma fonte de conhecimento, vai se acostumar e fazer isso, s que tipicamente no ter a fonte ao fazer uma prova. Faa uma distino bem clara: agora estou estudando, agora vou aplicar o que estudei em algo. E ao aplicar um contedo, jamais o faa olhando para textos ou figuras. Se o fizer, a ao de olhar o texto estar se incorporando s suas habilidades cognitivas. Olhe quantas vezes for preciso para relembrar, mas no olhe ao USAR a informao. Com a prtica isso vai ficando gradativamente mais fcil e sua memria vai inclusive melhorar.

6) Teste
Quantas cozinheiras voc conhece que servem um prato de fogo sem prov-lo antes? E quantos erros voc j viu em livros, propagandas e e-mails porque algum no deu um ltimo olhar? Na verdade, as pessoas e empresas que fazem bons produtos no o fazem porque so perfeitos, mas sim porque tem etapas de reviso, de controle de qualidade. Isso vale para o aprendizado: a segurana de que voc aprendeu um determinado contedo vir do fato de esse contedo ter passado por algum tipo de teste, avaliao ou verificao. Note a diferena: no voc se sentir seguro, mas sim voc se sentir seguro com relao a um contedo. Sentir algum grau de insegurana relativa a um contedo tambm pode ser til: a insegurana significa e indica que ou o contedo no foi testado ou voc precisa se dedicar mais. Sobre isto, veja o modelo 3 em Inteligncia Emocional: Modelos de interveno emocional Se elaborar perguntas, pode us-las para testes. Usar o contedo para alguma finalidade ou falar sobre ele, como sugerido acima, tambm so formas de teste.

7) Capacite-se
De vez em quando, procure opes para sua capacitao para aprendizagem, e inclua em seu repertrio algo novo. Por exemplo, voc tem vrias opes nesta matria; pode incorporar uma por ms, digamos; e em seis ou sete meses ter multiplicado seu potencial de aprendizagem. Bem, se voc est convicto de que est pronto, perfeito ou sabe tudo sobre aprender a aprender, o que voc tem mesmo um bloqueio para sua prpria evoluo!

8) Estabelea mltiplas linhas de ao


Para sermos realistas, h um certo grau de incerteza, mesmo que pequeno, quando a alcanar qualquer objetivo. O fato de haver incerteza determina que h uma probabilidade maior ou menor de atingir o objetivo. Em outras palavras, existe o risco de no atingi-lo por alguma razo, nem sempre sob controle. Aceitar e considerar isso um importante fator de maturidade pessoal e de qualidade de decises. Isso se aplica aprendizagem e ao objetivo ou aos objetivos que a aprendizagem pretende atingir. Uma forma de lidar com esse risco estabelecer mltiplas linhas de ao, cada um levando ao objetivo: ler, gerar perguntas, fazer exerccios, resumir, revisar, estruturar, verificar, aplicar, discutir, incubar, descansar. A combinao de linhas de ao formando uma estratgia - aumenta a probabilidade de que um contedo esteja estvel e acessvel quando voc precisar. E, convenhamos: 90% de acessibilidade em termos de conhecimentos considerado excelente em praticamente qualquer situao, exceto se voc exigir de si um impraticvel perfeccionismo absoluto. Virglio Vasconcelos Vilela

Estratgias para enriquecer o aprendizado


Aes complementares para antes, durante e depois de uma sesso de dedicao Voc certamente faz algumas coisas quando est se dedicando a aprender algo. Se material de leitura, l, rel, repete, faz perguntas, resume, desenha diagramas, memoriza. Se envolve alguma habilidade, pratica seguindo um roteiro ou imitando algum, como na dana, ou visualiza. O aprendizado pode tambm envolver um processo de tentativa-e-feedback, isto , tentar fazer, observar o resultado e ajustar at sair como voc quer ou como acha que deve ser. Ou seja, voc aplica alguma estratgia que visa diretamente o aprender. Combinar estratgias com a principal pode facilitar a obteno e multiplicar o rendimento e a qualidade dos resultados, tanto que j fazemos isso em alguma medida. H pessoas que estudam ouvindo msica. Uma meditao pode incluir uma msica suave, silncio, meia-luz e incenso. At a postura, como voc bem deve saber, pode influenciar nos resultados. Vamos descrever aqui estratgias variadas que apoiam o processo de aprendizado, no sentido de facilitar, acelerar, suavizar e tornar mais eficiente, eficaz ou agradvel. Voc pode incorporar todas ou nenhuma, aplicar uma em um dia e outra noutro dia. Pode ser at que j aplique alguma, conscientemente ou no; mais importante voc test-las e ver o que faz diferena para voc. Antes 1) Prepare o seu ambiente - Quando decidir que hora, antecipe o que vai precisar e deixe tudo mo: livros, anotaes, dicionrio. Se usa computador, abra os arquivos que julga que sero necessrios ou teis. Se quiser, pegue tambm copo d'gua ou de suco e batata frita. Outras opes so avisar todo mundo do que vai fazer e tirar o telefone do gancho. O objetivo aqui montar um ambiente que permita o mximo possvel de foco e concentrao. 2) Ative sua motivao - Diga para si para que serve o que vai fazer em seguida. Ative a lembrana dos motivos que o levaram a assumir o compromisso do qual decorre a atividade a seguir. O que voc vai obter ao final? E o que isso lhe trar? Imagine por um momento que j est obtendo benefcios de sua dedicao. 3) Ative seus conhecimentos - Faa perguntas a si mesmo sobre o assunto. O que j aprendi sobre isto? Que experincias e prticas j tive? Em que j usei este material ou parte dele? O quanto j progredi? O quanto sabia antes, e quanto sei agora? No preciso esforo, as perguntas j induzem a resposta, voc apenas fica esperando o efeito. Voc pode repassar o material, apenas olhando um ou outro tpico, assim com quem no quer nada. Pode tambm fazer coisas simples para "aquecer", como operaes matemticas com nmeros de 5 dgitos, por exemplo, para temas que envolvem raciocnio. Se o tema for canto, voc pode fazer um brainstorm de sons, isto , emitir sons aleatoriamente por algum tempo. Se for dana, o aquecimento pode ser repassar os passos bsicos. 4) Ative suas atitudes - De que maneira quer se dedicar? Expresse as atitudes que gostaria de manter durante a sesso. Sugestes: "estar concentrado", "focar o melhor possvel no objetivo", "desligar-me de tudo que no estiver relacionado", "com amor", "ligado", "com a maior objetividade". Neste ponto voc pode se programar tambm sobre como vai lidar com interrupes, como telefone, irmos ou o que for. Com pacincia? Com tolerncia? No se preocupe se vai ou no agir conforme determinou; a sua declarao de inteno a mobilizadora de recursos. Apenas expresse e v para o prximo passo.

Durante 5) Defina sua inteno imediata - Declare verbal ou mentalmente o que pretende para o prximo segmento de estudo. Nem sempre possvel ser muito especfico, faa o melhor possvel. Voc vai estudar um captulo? Praticar uma seqncia? Decida quanto tempo ir dedicar minimamente (depois voc pode tomar outra deciso). Para esta etapa, voc pode consultar os seus PPPs (prximos pequenos passos) definidos na sesso prvia (veja abaixo a seo Depois). Ajuste-os se for o caso, para incorporar novas e melhores idias. 6) Solte-se - De vez em quando, relaxe na postura, isto , solte seu corpo ou partes dele o quanto for possvel. Como est sua testa agora? E seus ombros? 7) Faa pausas - Aps algum segmento de dedicao, faa uma pausa com a inteno de permitir ao seu sistema a absoro e a incorporao do novo material. Enquanto isso, voc descansa, em carter remediativo ou preventivo. Uma pesquisa mostrou que o aprendizado maior no incio e no final de um perodo delimitado de dedicao (D. Gordon e J. Vos, em Revolucionando o Aprendizado, Makron). 8) Interrupes - Por mais que no queiramos, podem ocorrer interrupes. Se isso ocorrer, aps decidir verificar e antes de desviar-se, registre o ponto de retorno, o que far quando voltar. Pode ser um captulo, um exerccio, um movimento. O registro pode ser to simples quanto um lpis na pgina correta, uma anotao ou uma imagem mental. Depois 9) Verifique o progresso - Avalie o rendimento da sesso. Se usou alguma das estratgias sugeridas, veja se d para saber se foi til ou no, se vai praticar uma outra vez para avaliar melhor. Se concluir que no progrediu muito, um momento de reavaliar as estratgias de aprendizado, e talvez decidir fazer mudanas, talvez pesquisar um pouco sobre o que existe que voc talvez no conhea. 10) PPPs - defina e registre os Prximos Pequenos Passos a serem dados no assunto. Estes tm uma importncia especial: definir PPPs garantir que voc pode se desligar do assunto tranquilamente; se esquecer, j tem as ligaes para retomar do ponto onde parou. Se voc j ficou pensando em algo por medo de esquecer, sabe avaliar a utilidade desta alternativa. 11) Reconhea - Separe um minuto para fazer o auto-reconhecimento: procure algo de bom no que fez, como ter-se dedicado, ter aprendido um pouco mais, estar mais prximo do objetivo, ter tido disciplina, o que quer que voc encontre de bom e positivo. Para cada um, procure o prazer e a satisfao que lhe proporciona. Usufrua, isto , dedique-se a ficar sentindo cada prazer ou emoo prazerosa por alguns segundos. 12) Guarde as coisas - No final, retorne o ambiente ao seu estado normal, guardando materiais, fechando programas e limpando eventuais resduos da atividade. O objetivo aqui mais do que organizao: voc est enviando uma mensagem ao seu crebro de que a sesso est encerrada, voc vai fazer outra coisa e quer se concentrar devidamente nessa outra coisa, seja o que for. 13) Faa uma transio adequada - Quando nos dedicamos com intensidade a algo, h a possibilidade de que representaes mentais e at emoes fiquem ativas, independentemente da nossa vontade, mesmo quando no estamos nos dedicando e queremos fazer outra coisa. Assim, antes de fazer essa outra coisa, e se julgar necessrio, execute algumas aes para "quebrar o estado". Em geral so coisas prazerosas: tomar um banho, lanchar, at beber algo gostoso pode funcionar. Tambm pode ser uma atividade fsica, como exerccios, alongamentos e caminhadas, ou deitar-se por alguns minutos e simplesmente relaxar, como j fiz e j vi outras pessoas fazerem. Outra possibilidade acessar algum site interessante, como de humor, por exemplo. O importante voc achar algo que funcione para mudar o estado em no mximo alguns minutos. Um comentrio final

As estratgias sugeridas podem ser teis em uma outra dimenso. Pense, por exemplo, que ativar seus conhecimentos antes de uma sesso de estudo j se tornou um hbito. O que vai acontecer aps alguma prtica que, simplesmente ao decidir que vai se dedicar, sua mente j naturalmente vai ativar seus conhecimentos prvios, sem que voc precise conscientemente estimular. quando tudo se torna rpido, mais espontneo e mais fcil. E voc vai colher frutos pelo resto da vida. Virglio Vasconcelos Vilela Faa o download do mapa mental desta matria (pdf/zip, 24 KB) Editor deste site

Acessando um estado adequado para aprender


Aplique uma estratgia de um minuto e aprenda melhor Depoimentos "Dei incio ao exerccio proposto na matria 'Acessando um estado adequado para aprender'. Est sendo muito til no momento em que estou vivendo, que estudar para prestar provas para um concurso pblico, a ser realizado em breve. Muito obrigada pelo seu trabalho, que ajuda e continuar ajudando outras pessoas." Cynthia ("April") Estar no estado apropriado para a atividade que se vai executar pode ser til para um maior rendimento. Para dormir melhor estar com sono; para trabalhar pode ser melhor se sentir disposto; para amar... Para uma atividade de aprendizagem, voc deve concordar que quanto mais relaxada, concentrada e receptiva a pessoa estiver, mais vai assimilar. Para acessar esse estado, voc pode usar um procedimento rpido, descrito por James Braid no livro Neurypnology: 1 - Coloque os olhos para cima e centrados, como que olhando para o espao entre as sobrancelhas. Talvez um ponto no teto ajude. Voc perceber que existem sinais de relaxamento na respirao, tenso muscular nos msculos da face, tamanho das pupilas,etc.. importante que fazer isso por no mximo 1 a 1 minuto; caso contrrio os olhos podero ficar cansados. 2 - Permanecendo relaxado, com a mente relaxada, mova os olhos para baixo e depois olhe para o instrutor. Segundo Braid, h evidncias de que ajuda o sincronismo dos lados esquerdo e direito do crebro. Em particular, apliquei-a (tambm) em um momento desinteressante de um workshop, e efetivamente consegui ficar mais concentrado no palestrante. Virglio Vasconcelos Vilela (a partir de texto enviado por Edina Vieira - Mesquita/RJ)

Induo do apoio aprendizagem


Suavemente perceba como h apoios Depoimentos "Dei uma lida no artigo de induo de apoio e deu um click na minha cabea. Tipo alguma coisa que estava desencaixada e se encaixou! Muito poderosa essa tcnica! Gostei muito, pretendo utiliz-la em algumas questes." Rodrigo Caetano Canad Normalmente dependemos de vrios apoios externos para executarmos a contento alguma atividade, e nem sempre nos lembramos de us-los. Esta induo visa estabelecer um reconhecimento melhor dos vrios apoios de que dispomos para aprender. "Para que seu corpo fique estvel, como est agora, ele precisa de apoios. Verifique os pontos de contato que o seu corpo tem agora... com a cadeira... com o cho... Preste ateno nos pontos em que seus ps se apiam... nas sensaes de contato... na firmeza... Conscientize-se das sensaes de apoio dos seus braos... e mos...e costas... Perceba todos os pontos de apoio que esto sustentando seu corpo... e soltese neles... permitindo-se, por alguns momentos, descansar... e relaxar... Agora, coloque sua ateno nos apoios disponveis para o seu aprendizado. Uma sala... equipamentos... livros... materiais... perceba como uma simples caneta pode lhe apoiar... Note o apoio que um professor pode representar para o seu aprendizado... e mais ainda quando voc solicitar... Note tambm como dvidas e perguntas so como lacunas... e cada lacuna uma ponte para um maior aprendizado... Perceba como todos os apoios, juntos... se reforam uns aos outros... para lhe conduzir aos seus objetivos. Houve um tempo em que voc no sabia andar... e agora sabe... Houve um tempo em que voc no sabia falar... e agora sabe... Essas e outras capacidades lhe deram frutos... e lhe apoiaram no aprendizado de novas capacidades...e estas em outras mais... assim como os aprendizados de agora vo lhe dar seus frutos... e apoiar novos aprendizados...e novas capacidades... E no futuro prximo... voc pode agora se perceber... usando os apoios que tem... uma caneta... uma mesa... livros... professores... colegas... perguntas... suas capacidades... todos os recursos disponveis... e outros que voc possa descobrir... combinados, por voc, em uma s direo... lhe apoiar nos objetivos que escolheu... Em um futuro um pouco mais distante... j colhendo os frutos que semeou... na carreira que construiu... e continua construindo... e com vrios dos sonhos atuais j realizados... por alguns momentos, vai poder olhar o passado... e reconhecer tudo que o apoiou... e que o tornou o que ... os professores... os colegas... livros... materiais... as perguntas que fez... os limites que superou... os obstculos que venceu... e os apoios que voc mesmo representou para outras pessoas... E pode agora se sentir agradecido... e satisfeito consigo mesmo... enquanto planta novas sementes...e se permite sonhar outros sonhos...belos... teis... para voc... e outras pessoas... Suavemente voltando... ao momento presente... volte a ateno para o seu corpo... aos seus apoios de agora... Descanse em todos esses apoios... e relaxe... enquanto percebe como flui, em todo o seu corpo... em todo o seu ser... o seu maior apoio... a maravilhosa energia da vida! Virglio Vasconcelos Vilela

Aprender tambm o contrrio???


Paradoxal mas prtico Certa vez, um grande mestre afirmou: "Se voc quiser ser mais organizado, voc tambm deve praticar a desorganizao; se quiser mais vitalidade, deve tambm praticar mais descanso; se quiser mais concentrao, deve praticar a desconcentrao (ou descontrao); se quiser mais controle, deve praticar o descontrole"! Essas palavras operaram em minha mente como um vrus em um computador, "rasgando" a estrutura de meus pensamentos. Eu j reconhecia a sua maestria e aprendera muitas coisas valiosas com esse professor. Meu corao disparou e lembrei-me de uma experincia que vivera e que, de alguma forma, sustentava a possvel realidade daquelas palavras. Na prtica do Tai Chi Chuan, existe um estgio no qual, dependendo do estilo praticado, para adquirirmos mais velocidade, rapidez e eficcia nos gestos marciais, devemos praticar cada vez mais lentamente (sem perder a fluidez). Ao constatar a veracidade dessa percepo, comecei a praticar os gestos do Tnis de uma forma mais consciente e lenta e pude observar, experimentalmente tambm, um incremento na velocidade e no ritmo do meu jogo! Restava ento comprovar, na prtica, se as afirmaes daquele mestre poderiam ser reais ainda em outros ambientes. Invariavelmente precisas! Essa, comprovei, realmente uma das dimenses de nossa existncia: a contradio, ou paradoxo. Walther Hermann Em Aprendizagem Acelerada - Os Novos Caminhos do Conhecimento (Madras) Nota do Editor: "Minha experincia corrobora a do Professor Hermann no que se refere velocidade. Possvel explicao: em geral temos habilidades motoras muito bem treinadas, que executamos rapidamente, "sem pensar" - estejam otimizadas ou no. Quando as executamos lentamente, nossa percepo pode agir e notar possveis oportunidades de melhoria. Verifique isso fazendo um movimento de ginstica, arte marcial ou at um movimento cotidiano, como beber um lquido, muito lentamente, enquanto observa sua postura, pontos tensos e relaxados e apoios do corpo. Alm disso, esse um timo exerccio de auto-percepo corporal."

Aprendizagem, por Peter Senge


Nosso caminho, destino e prazer "(...) No fundo, somos todos aprendizes. No preciso ensinar uma criana a aprender. Elas so intrinsecamente curiosas, excelentes aprendizes, que aprendem a andar, falar e viver por conta prpria. (...) Aprender no s faz parte da natureza humana (...) - ns adoramos aprender. (..) A verdadeira aprendizagem chega ao corao do que significa ser humano. Atravs da aprendizagem, nos recriamos. Atravs da aprendizagem tornamo-nos capazes de fazer algo que nunca fomos capazes de fazer. Atravs da aprendizagem percebemos novamente o mundo e nossa relao com ele. Atravs da aprendizagem ampliamos nossa capacidade de criar, de fazer parte do processo gerativo da vida. Existe dentro de ns uma intensa sede para este tipo de aprendizagem. , nas palavras de Bill O'Brien, da Hanover Insurance, 'to fundamental para o ser humano quanto o desejo sexual'." Peter Senge
em A Quinta Disciplina (Best Seller, 10a. edio, pgs. 38 e 47)

Incrvel capacidade, a sua


De aprender Sempre escuto dizer que deixamos de aprender aos cinco anos de idade, mas no tenho provas de que isto seja verdade. Pare e reflita sobre isto. Desde os seus cinco anos de idade at agora, quantas coisas fteis voc aprendeu, sem falar nas teis? Os seres humanos tm uma incrvel capacidade de aprender. Estou convencido, e vou convenc-lo de uma maneira ou de outra de que voc ainda uma mquina de aprender novas coisas. O lado positivo desta histria que voc capaz de aprender de maneira incrvel e rpida. O lado negativo que voc pode aprender tanto coisas teis quanto inteis. Qual dos presentes atormentado por seus prprios pensamentos? Voc diz a si mesmo: 'Gostaria de tirar tal coisa da minha cabea'. Mas o mais incrvel que, para comeo de conversa, voc tenha colocado tal coisa em sua cabea! O crebro humano realmente fantstico. O que ele leva a pessoa a fazer absolutamente incrvel. O problema no que o crebro no consiga aprender, como nos tem sido dito com freqncia. O grande problema que ele aprende rpido e bem demais. Pense no caso da fobia, por exemplo. impressionante que as pessoas consigam lembrar-se de ficarem aterrorizadas cada vez que vem uma aranha. Nunca encontramos uma pessoa fbica que olha para uma aranha e diz: 'Droga, esqueci de ter medo'. Existe alguma coisa que voc deseje aprender de uma maneira to profunda? Quando se olha por este prisma, uma fobia um tremendo sucesso em termos de aprendizagem. E, ao analisarmos o histrico da pessoa fbica, veremos que se trata de aprendizado instantneo: foi necessrio apenas uma nica experincia para que ela aprendesse algo de que vai lembrar-se pelo resto da vida. (...) Voc capaz de aprender mais rpido do que um computador. O que precisamos saber mais a respeito da experincia subjetiva do processo de aprendizagem, para que possamos administrar o que aprendemos, e ter maior controle sobre a nossa experincia e sobre o que aprendemos. Richard Bandler Em Usando sua Mente (Summus)

Amor estilo girafa


Rude, mas eficaz O parto da girafa feito com ela em p, de modo que a primeira coisa que acontece com o recmnascido uma queda de aproximadamente dois metros. Ainda tonto, o animal tenta firmar-se nas quatro patas, mas a me tem um compromisso estranho; ela d um leve chute, e a girafinha cai de novo ao solo. Tenta levantar-se, e de novo derrubada. O processo se repete vrias vezes, at que o recm-nascido, exausto, j no consegue mais ficar de p. Neste momento, a me novamente o instiga com a pata a levantar-se. E j no o derruba mais. A explicao simples: para sobreviver aos animais, levantar-se rpido. A aparente crueldade da me encontra total apoio em um provrbio rabe: s vezes, para ensinar algo bom, preciso ser um pouco rude. Enviada por Edina Vieira Mesquita/RJ

O esprito dos campees


A atitude do melhor Em agosto de 1994, mais de mil malabaristas de todo o mundo participaram da conferncia da Associao Internacional de Malabaristas, em Burlington, Vermont. O destaque das festividades da semana era o Campeonato Mundial de Malabaristas, acontecendo no histrico Teatro Flynn. Os competidores surpreenderam a audincia de mais de duas mil pessoas executando variaes inimaginveis com at sete bolas. Todos os competidores deixaram cair bolas durante suas apresentaes, mas todos se recuperaram rapidamente e continuaram sem perder o passo. Por que todos os melhores malabaristas do mundo cometeram erros? Porque cada um estava tentando alcanar os limites do impossvel. O vencedor no final foi Tony Duncan, um malabarista do Brooklyn, Nova Iorque. Tony eletrizou a multido com uma performance original e estonteante. No dia seguinte, Tony Buzan e eu estvamos autografando cpias do nosso ento recm-lanado livro, Lies da Arte do Malabarismo. Quem era o o primeiro na fila para comprar uma cpia? Isso mesmo, era Tony Duncan, o campeo mundial. Ele disse, "Espero que eu possa aprender algo com isto que possa me ajudar a ficar um pouquinho melhor". Michael J. Gelb Traduzido de Lessons from the Art of Juggling por Virglio Vasconcelos Vilela

Um minuto entre o conflito perceptivo e o sucesso


Veja como sair da confuso de cores em um minuto e ainda aprenda como aprender. Voc talvez j tenha cado na pegadinha abaixo, cujo argumento de que provoca um "conflito no crebro". Vamos mostrar aqui que a distncia entre o conflito e o sucesso pode ser apenas um minuto para elaborar e aprender uma estratgia mais apropriada para o resultado desejado. Faa o seguinte: 1) Olhe para o primeiro nome de cor. Pelo hbito, a leitura deve ocorrer automaticamente; espere isso acontecer. 2) Continue olhando para o nome e repare na cor. Diga o nome da cor. 3) Repita os passos 1 e 2 para outros nomes, to lentamente quanto necessrio para dizer corretamente a cor. 4) medida em que for se sentindo mais confiante, v aumentando a velocidade, at que esteja satisfeito. 5) Teste: faa alguma outra coisa e depois volte novamente ao exerccio para ver como ficou. Essa estratgia ilustra alguns princpios importantes para um maior rendimento da aprendizagem de habilidades: estratgia apropriada aos resultados desejados, repetio, velocidade de execuo adequada ao seu tempo de resposta e evoluo gradual, o que acaba resultando em maior objetividade, com mais facilidade. Virglio Vasconcelos Vilela

SUAS CAPACIDADES

Sentidos mentais
Portais para o seu subconsciente Feche os olhos por um momento e escute uma voz dizendo dentro da sua mente: Seus olhos so muito bonitos! (ou alguma outra frase legal que lhe venha). De onde veio o som da voz? Para que voc oua algo externo, deve haver vibraes no ar, que entram pelo ouvido at chegar ao seu crebro. Assim, se no foi pelo ouvido, como voc ouviu a voz? Agora, pense um pouco no que gostaria de fazer no fim de semana: um cinema? Namorar? Ih, tem que trabalhar ou estudar? Voc certamente viu cenas, imagens de voc fazendo alguma coisa, mesmo que no tenha nada ainda definido. De onde vieram as imagens? Para que voc veja algo externo, seus olhos devem receber luz, que seguem um complexo caminho at o crtex visual. Assim, se no foi pelos olhos, como voc viu as imagens? H atualmente uma discusso cientfica sobre outros sentidos que teramos; enquanto eles resolvem, vamos fazer algo prtico e de aplicao imediata, mostrando que voc tem pelo menos mais dois sentidos. Nossa demonstrao experiencial: acreditamos que, se podemos comprovar algo pela experincia e, principalmente, perceber de forma sustentada a utilidade desse algo, podemos dispensar aparelhos e medies. Os sentidos a que nos referimos, e que conduzimos voc a usar no incio, so a viso mental e a audio mental, que voc usa todo o tempo. Quando voc tem saudade de algum, enxerga mentalmente imagens da pessoa; se tem medo de algo que no est prximo, o algo deve estar em uma imagem ou cenrio; quando planeja um passeio ou imagem, sua motivao comea em saber para onde vai. J aquela msica chata que voc ouviu boa parte do dia no tocou l fora, e as falas consigo mesmo j tm at nome: dilogo interno. Se voc achar muito bvio o que for dito, melhor para voc, que j ter conscincia do assunto; h muitas pessoas que no a tem, o que pode constituir-se em origem de vrios inconvenientes. Nomes aos bois interessante ter nomes distintos para coisas distintas, para facilitar e tornar mais precisa a comunicao e a compreenso, alm de que nomes tambm ajudam a estabilizar um aprendizado. No caso das imagens, usamos ver para o sentido fsico da viso, e enxergar para a viso mental. Assim, voc v um carro passando l fora, mas enxerga o que vai fazer no fim de semana. "Lembrar" enxergar algo do passado. Voc pode notar que a expresso usada acima, enxergar mentalmente, portanto redundante. Para sons usamos ouvir para sons fsicos e escutar para sons mentais. Voc pode ouvir algum sua frente lhe dizendo Parabns!, mas se esse algum no est prximo, voc pode escut-lo dizendo a mesma coisa. Quem no escuta vozes crticas de vez em quando? E quem no se enxerga no futuro realizando algum desejo ou sonho? Se voc ouvir um conselho e, no momento oportuno, escut-lo, tem como segui-lo. Diante de um problema, voc enxerga opes para lidar com ele - ou no. Uma outra palavra que complementa as outras duas visuais olhar: entendemos olhar como direcionar o sistema perceptivo, isto , apontar a ateno para uma direo. Quem olha ainda no viu nem enxergou. Note que no estamos criando, aqui; estamos apenas formalizando nomes para algo que da experincia cotidiana de todas as pessoas. Ou ser que existe algum que nunca escutou uma vozinha interior (interior redundante, se escutou porque interior) ou no enxergou um objetivo? Usos

Vamos mostrar agora um uso bem interessante de enxergar. Suponha que voc vai viajar para um local distante. Essencialmente, uma viagem normal consiste de ida, estada e volta. O diagrama abaixo esquematiza essas etapas em uma linha que representa o fluxo de tempo.

Viajar requer uma srie de providncias e preparaes, sendo uma delas arrumar as malas. Imagine que voc est fazendo as malas: que referncias precisa para saber o que levar? Se voc for para uma praia, leva algumas coisas, se for a servio, leva outras. Um evento como um casamento implica em levar pelo menos uma roupa social. Se o destino for uma fazenda, outras coisas devem ser levadas. O fato que, para preparar a bagagem, voc precisa olhar para o destino da sua viagem e enxergar as coisas de que vai precisar l (figura).

Confronte essas situaes com outra em que voc no sabe para onde vai nem o que vai fazer l: o que levar? H muitas outras situaes em que voc precisa enxergar a si mesmo no destino. Se vai a uma festa, enxergar a festa lhe permite escolher a roupa. Se vai ao cinema, a roupa pode ser quase qualquer, mas se o cinema em questo costuma ficar frio pelo ar condicionado, voc pode resolver levar um palet. Ao escolher o que vai comer em um restaurante, voc pega um prato, se enxerga comendo e pelo sabor que supe que o prato ter decide pegar ou no o prato. Se estiver namorando, ter vontade de aprofundar ou no o relacionamento em funo do futuro que enxerga com a pessoa. Se voc quer fazer uma boquinha e enxerga o que h na geladeira, pode escolher sem precisar ir l e ver o que tem. E voc consegue caminhar em um ambiente escuro se conseguir enxerg-lo, ou seja, se tiver imagens fiis e estveis do que est sua volta. Em outro contexto, um engenheiro olha para um trecho de rio e enxerga uma represa;de fato, enquanto ele no conseguir enxerg-la, no vai conseguir fazer o projeto. Um designer de sites ou capas deve enxergar um visual antes que possa trabalhar. Por vezes ocorre de no enxergarmos um resultado desejado. Podemos ento fazer um esboo em papel ou programa e us-lo como apoio e insumo para a prxima passagem de concepo do resultado. Neste caso o conceito de enxergar ajuda a vencer a paralisia criativa: voc sabe que o que precisa acontecer voc enxergar o resultado ou destino, e fica mais fcil descobrir caminhos para chegar l. Enriquecimento A palavra viso, alm de ser usada para a viso fsica, costuma tambm ser usada para representar um sonho ou projeto. Nesta acepo, vises tipicamente so enxergadas. Quando vrias pessoas trabalham colaborativamente, extremamente importante que tenham a mesma viso, isto , enxerguem o mesmo resultado. Por vezes ocorre que os envolvidos tm vises diferentes imagine operrios de uma mesma obra

enxergando casas diferentes e as conseqncias podem ser desastrosas. Assim, quando em colaborao, importante que se garanta uma mesma viso, o que normalmente ou deveria ser feito pelo lder. Interpretar a linguagem envolve enxergar. Por exemplo, quando algum lhe conta o que fez nas frias, voc vai criando imagens mentais que representam a sua interpretao do que o outro est falando: Estive em uma praia de areias muito brancas, guas verdssimas e um pr-do-sol de cair o queixo... A inversa verdadeira: voc tambm tem o poder de fazer outras pessoas enxergarem coisas. Quando fala de um filme que viu, est influenciando o que a outra pessoa enxerga do filme. Tambm quando diz a algum que acha que ela tem um futuro brilhante, est induzindo-a a enxergar esse futuro brilhante, talvez uma imagem vazia mas luminosa, j que voc no foi especfico. Um aspecto da ateno parece ser que s podemos processar um sentido de cada vez. Ou seja, se estamos ouvindo, no podemos escutar, e se estamos vendo no enxergamos e vice-versa. Em outras palavras, se algum est com a ateno no espao fsico, no poder captar informao do espao mental. Isso explicaria, por exemplo, porque algum no nos escuta em certos momentos: estava virado para dentro, escutando ou enxergando. Dito de outra forma, o outro no estava "ali", sua ateno no estava usando sentidos fsicos. Explicao possvel Temos viso fsica porque temos olhos, temos audio fsica porque temos ouvidos. E o que possibilita a viso e a audio mentais? Bem, a resposta franca : no sei, mas posso supor; formular e testar hipteses um dos mtodos preferidos dos cientistas. Vou propor aqui um ponto de partida que, se no estiver totalmente correto, pelo menos serve como base para evoluo. Considere que somos de fato seres estruturados, isto , temos corpo e mente. Dizer que temos j elimina a possibilidade de sermos. Sendo algo diferente de corpo e mente, a percepo estar em ns, e no no corpo ou na mente. Tambm fazemos uma distino importante: assim como temos o espao fsico, temos o espao mental. O espao fsico onde nosso corpo est. O espao mental onde percebemos imagens e sons mentais e tambm est nossa volta, s que em outra dimenso de percepo, provavelmente virtual como as imagens em um computador (comprovao: feche os olhos e pense em algo que est sua frente; voc enxergou parte desse espao). E, assim como temos um corpo fsico, podemos ter um corpo mental, que nos capacita a interagir com o espao mental. Assim, uma possvel explicao para os sentidos mentais que temos a capacidade de perceber atravs do corpo fsico ou atravs do corpo mental. Se direcionarmos nossa percepo para o espao fsico usando os sentidos fsicos, vemos; se olharmos para o espao mental usando os sentidos mentais, enxergamos. O mesmo vale para outros sentidos. Note que essa explicao no necessria para usarmos os processos em questo, mas talvez possam inspirar novas possibilidades. Concluso Palavras em geral fazem mais do que suportar a comunicao: elas induzem pensamentos e conduzem a percepo. Dispor de conceitos como enxergar e escutar lhe abre caminhos e facilita algo extremamente til: a conscientizao dos processos de pensamento. Conscientizar-se do que se passa no seu espao mental muitas vezes o bastante para resolver inmeros problemas (veja por exemplo Inteligncia Emocional: O futuro se abriu em possibilidades), e outras vezes permite obter as informaes necessrias para resolv-los. Mas isso j um outro captulo.

Projeo de futuro
Essencial para sobreviver, mas se no for bem usada... Eu tive que fazer um exame de sangue. No momento em que decidi ir para o laboratrio, percebi uma sensao em meu brao, na parte interna do cotovelo. Ento notei que estava imaginando como seria, algum enfiando uma agulha de injeo no local, e eu estava sentindo alguma dor! E isto aconteceu todas as vezes que eu me lembrei de que iria ter o sangue coletado. O que torna isto possvel? porque ns temos a capacidade de projetar o futuro, e tomar decises baseadas no que imaginamos e como reagimos ao que imaginamos. Quando vamos a um restaurante self-service, temos tambm de pensar dessa forma. Comer aquele prato vai ser bom ou saudvel? Provavelmente voc se imagina comendo e avalia pelo que imagina. A capacidade de projetar o futuro essencial para nossa sobrevivncia. uma forma de avaliar as conseqncias de nossas possveis aes. Pense, por exemplo, quando voc est bravo e tem vontade de bater em algum. Talvez voc no faa isto porque projeta mentalmente que vai se machucar. Ou que a outra pessoa sair machucada, e pode no querer mais ser seu amigo ou cnjuge. Ou se for seu chefe, voc vai perder seu emprego (e a menos que queira perder o emprego, vai se conter!). Meu cachorro (o mesmo cachorro que mudou o mundo) tem essa capacidade em algum grau. Se ele ouvir a palavra mgica "passear", ele dispara a pular de um lado para o outro na maior ansiedade. E mais: ao brincar com ele com uma das mos, percebi outro aspecto dessa capacidade. Eu rodava o brao e ele tambm rodava tentando morder a mo. A certa altura, ele no acompanhou a mo, e sim se dirigiu para o ponto onde a mo iria estar pouco depois (como fazemos ao pegar uma bola em movimento). Assim, projetar o futuro uma capacidade muito til, tanto que a usamos todo o tempo. Mas como todo processo interno, o modo como usado pode no ser to til. Por exemplo, voc convidado para jantar e, quando v a comida, nota que o prato principal um que voc no gosta. Voc se imagina comendo a comida, verifica que voc no gosta dele e educadamente se recusa a comer. Mas o que voc no sabe que o prato uma nova receita da dona da casa, cujo sabor diferente de tudo que voc j comeu. O padro que voc identificou em sua experincia no se aplica neste caso. Desta vez, voc perde algum prazer (ou deixa de ganhar, j que no pode perder algo que nunca teve). A projeo de futuro um dos processos mentais que podem participar da ansiedade. Como algum consegue ficar ansioso enquanto tudo ao seu redor est bem? Ele pode estar reagindo a alguma projeo que est fazendo do cenrio atual. Por exemplo, uma turma de uma escola faz uma abaixo-assinado para tirar um professor, e este fica ansioso. No com o abaixo-assinado, j que nada aconteceu ainda, mas com a possibilidade futura de que ele seja demitido por causa disto. Uma pessoa que est com medo de altura pode estar fazendo repetidamente uma projeo inconsciente de que est caindo, e est reagindo a isto como se fosse iminente. Tem um caso de Richard Bandler, um dos criadores da Programao Neurolingstica (PNL), sobre uma moa que fazia exatamente isto. Ele curou-a fazendo com que ela se aproximasse da janela alta entoando mentalmente o Hino Nacional, mudando sua estratgia interna. Neste caso talvez fosse mais apropriado chamar o processo de "projeo de presente", j que a pessoa imagina e reage como se estivesse acontecendo. E quando voc imagina o futuro, que aspecto est enfocando? Se for convidado para uma posio de liderana, talvez voc enfoque s a parte (que julga) ruim. Se tiver uma oportunidade para trabalhar como um professor e voc enfoca o preenchimento de pautas, voc dir no. Mas se voc pensar sobre o que pode fazer pelos estudantes, e projetar o futuro deles com ou sem voc, poderia ficar muito motivado, se acredita no prprio trabalho. Ser ainda melhor se voc projetar tudo o que vai fazer, dar e receber, e fazer uma avaliao geral de custo-benefcio, de forma integrada com seus demais objetivos.

O estado da arte de projetar o futuro talvez seja quando voc projeta, avalia e, se no gostar, procura por alternativas para fazer mudanas que o levem aonde quer. Voc j faz isto quando dirige. Se vir um pedestre, faz uma projeo do que ele ou ela far. Se concluir que seu veculo e o pedestre vo colidir, voc vai frear, desviar ou talvez at acelerar para passar antes do pedestre (se, claro, sua inteno qualquer outra coisa que no acert-lo!). Note sua capacidade: como motorista, projeta o que pode acontecer com os pedestres, os outros carros e o que estiver se movendo no seu caminho. J como pedestre, tem que projetar o seu movimento e o dos carros para decidir se pode atravessar ou no. Se na sua imaginao h possibilidade de coliso, voc espera. J se gosta de viver perigosamente... Note tambm como o objetivo afeta a deciso: se algum quer se jogar na frente de um carro, seus critrios sero diferentes. Mas onde esto esses filmes que nem sempre vemos? De fato, h um outro elemento dessa capacidade de projeo. Voc est to treinado e faz to rpido que nem presta ateno, tornando o processo inconsciente. E nem precisa conhecer os detalhes internos do processo; esta uma caracterstica das coisas que fazemos bem, como andar ou falar. Voc competente inconsciente nisto. E tem mais. Uma situao j avaliada pode mudar, o que exige atualizar a projeo com as novas informaes. E, como no exemplo do trnsito, voc pode fazer isto na velocidade do pensamento, talvez vrias vezes por segundo! Como esse conhecimento pode ser til? Primeiro, sempre poderemos questionar Ser isto mesmo? e buscar o feedback da experincia. Por exemplo, ser que comer brcolis to ruim? Quem sabe misturado com arroz ou com maionese. Ser que perdoar to humilhante, ou pode ser algo bom? Algumas coisas sero ruins mesmo, mas outras no. Quando eu fui para o laboratrio, eu estava com medo. Mas resolvi olhar e sentir o que estava acontecendo bem no momento da coleta, isto , queria algum feedback. Verifiquei ento que havia dor, mas no tanta, e eu podia olhar para o sangue sem problemas, enquanto conversava com a enfermeira. Agora, quando eu penso em ir para o laboratrio, no me incomoda tanto. Hoje como brcolis e outras verduras porque um dia desafiei minhas projees. Segundo, por mais que gostemos de ter certeza do futuro, devemos admitir que no podemos prever tudo, e o inesperado pode ser s vezes bem agradvel! Terceiro, seja para aquelas projees que fazemos bem ou para aquelas que nos fazem perder oportunidades, e j que o futuro apenas probabilidade, a qualquer momento podemos imaginar outras possibilidades e conseqncias, enriquecendo nossas decises. E quando a projeo no nos agradar, sempre poderemos intervir no fluxo da vida, atravs da nossa inteligncia e nossa ao, para conduzir as coisas para algo mais prximo do que queremos. Virglio Vasconcelos Vilela

Objetivos e estratgias
A base de tudo Experimente pensar sobre uma pessoa que no tem nenhum objetivo, propsito, projeto, desejo, sonho, nada. O que ela far? Ela far nada ou assistir televiso. Quando ns temos objetivos, ento ns estamos agindo para alcan-los: um curso ou treinamento, um novo carro ou casa, um companheiro, beber gua, relaxar, adquirir algum conhecimento ou desenvolver alguma habilidade. Para alcanar nossos objetivos, ns usamos seqncias de aes chamadas estratgias: estudar desta ou daquela maneira, praticar algum tempo, ir aqui e ali, pesquisar na internet, existem virtualmente infinitas opes e combinaes. Outra alternativa combinar uma estratgia principal com algumas de apoio, que no so essenciais mas nos fazem ir mais rpido ou de maneira mais prazerosa. Assim, a essncia da inteligncia imaginar que a situao presente pode ser diferente, isto , os objetivos ou resultados desejados, e, usando conhecimentos e habilidades, escolher aes combinadas que materializaro o que foi imaginado, que faro a transformao da situao atual na desejada. As outras definies de inteligncia esto contidas nesta: o QI, por exemplo, se refere a estratgias de raciocnio lgico-dedutivo; a inteligncia emocional se refere ao gerenciamento de emoes para... atingir objetivos. Inteligncias lingstica, interpessoal, intrapessoal e outras como definidas por Gardner tambm tm implicto o uso das capacidades humanas para atingir resultados. O mais importante a notar aqui que temos essa capacidade de definir objetivos e as estratgias para atingilos. No fundo, o fato de termos objetivos indica que queremos que algo seja diferente no mundo ou em ns mesmos e estamos agindo para que essa diferena se concretize. Mas algumas vezes a estratgia que adotamos no apropriada para o objetivo ou no compatvel com nossas capacidades do momento. Ou talvez ns no saibamos que estratgia usar. Pode ser simplesmente que algo possa ser feito mas no sabemos isto. Pode acontecer tambm que ns j conseguimos e no notamos. Todas essas possibilidades so oportunidades de melhoria, oportunidades de expandir a inteligncia: descobrir uma nova estratgia, adaptar uma existente, parar de tentar uma e tentar outra, usar uma estratgia diferente. Mas que tal as estratgias que usamos para pensar? Ser que temos escolhas nesta rea? Antes de voc ser um homem ou mulher, um pai ou uma me ou qualquer outra coisa, voc um pensador. Existem muitas alternativas aqui, tambm. Mude o qu, quando e como voc pensa e estar mudando sua experincia, seu comportamento e como voc se sente sobre tudo isso. Neste site voc vai encontrar muitas alternativas de como pensar para obter resultados especficos. Alguns deles foram inspirados por pessoas que sabiam pensar bem sobre algo e foram modeladas por outros (usando PNL). E eu espero que suas estratgias de pensamento e deciso atuais lhe dem a opo de considerar as novas! Neste site voc encontrar muitas possibilidades de estratgias para definir e alcanar objetivos, aprender e memorizar, criar, estratgias para sua percepo e muitas mais. Mais e melhores estratgias podem lhe proporcionar mais liberdade e efetividade de pensar, de decidir e de agir, o que resulta em maior paz, competncia, harmonia e melhor qualidade de vida em geral. Essencialmente isto tudo que ns precisamos: objetivos atraentes e estratgias efetivas para chegar l. Como expresso no livro Neurolinguistic Programming (Dilts e outros): "A mgica do sucesso questo de empregar as estratgias mais efetivas. A maioria das estratgias podem ser facilmente aprendidas ou modificadas para alcanar os objetivos que voc escolher". Virglio Vasconcelos Vilela

Ancoragem: vinculando tudo a qualquer coisa


Voc pode estar sendo controlado externamente devido a esta capacidade Voc talvez j tenha ouvido uma msica e sentido alguma emoo especialmente agradvel. Ou tenha escutado algum timbre de voz que o incomodou. Pode ser que se emocione com uma certa palavra, ouvida ou pensada, ou se irrite s vezes ao ver alguma coisa aparentemente insignificante. O que voc, eu e todos temos uma capacidade de criar associaes entre estmulos e processos internos, sejam emocionais ou mentais, e depois reproduzi-los quando na presena dos mesmos estmulos. Este o mesmo mecanismo do aprendizado de palavras e da linguagem em geral. Se eu disser "barata", voc provavelmente ver internamente a imagem de uma. Se voc j teve alguma experincia desagradvel com baratas, pode ser que a palavra lhe provoque sensaes relacionadas. J se eu lhe disser uma palavra desconhecida, como "agorizar" (se voc no leu o respectivo artigo), nenhuma representao interna ativada: voc no "entendeu". Quando h uma ligao estabelecida, dizemos que o estmulo funciona como uma ncora. Nossa capacidade de ancorar fenomenal, tanto com relao ao estmulo quanto resposta. Os estmulos podem ser os mais variados: imagens, sons, sensaes, palavras, diferenas. J vi pessoas que ancoraram sensao de frio a diferenas de temperatura. Elas sentem frio no s pela baixa temperatura, mas tambm pela sua queda. O estmulo pode ser tambm o rosto de uma pessoa, um piscar de olhos e at um levantar de sobrancelha, pra no falar de objetos, figuras, latidos, cores e qualquer coisa que possamos distinguir. Tambm pode ser uma frase, como por exemplo " possvel! Sou capaz! eu mereo!". J a resposta ao estmulo pode ser um pensamento, uma emoo ou uma mudana completa de estado, afetando processos fsicos, mentais e emocionais. Uma ncora pode ser estabelecida de vrias maneiras; a repetio uma delas. Experimente repetir algumas vezes a seqncia: por o dedo na ponta do nariz/lembrar do rosto sorridente de uma pessoa de que goste. Fez? Agora ponha o dedo na ponta do nariz, o que vem em seguida? (aguarde um pouco e repita o estmulo, para um melhor teste). As emoes podem provocar a instalao de ncoras bem rapidamente. Voc j levou um susto com algum atrs da porta, e quando passou de novo pela porta lembrou do que houve? Suponha que voc viveu um inesquecvel caso de amor beira da praia, ao rumor das ondas. Da prxima vez em que vir ou ouvir ondas, vai se lembrar do que viveu e possivelmente sentir tudo de novo. E pode ser tambm que s de imaginar cenas de praia isto j acontea! (experimente imaginar-se pondo o dedo na ponta do nariz...) ncoras no precisam ser necessariamente "lgicas". Anthony Robbins, no livro Poder sem Limites, conta que vivenciou uma experincia desagradvel no saguo de um hotel por conta de algumas malas. Ao subir para o quarto, notou que estava irritado com a esposa, aparentemente sem motivo. Mas logo descobriu que o motivo era ela estar presente no contexto onde sentiu as emoes! Voc ja pensou se algum se irrita com o barulho dos filhos e cria uma ncora de irritao com toda a categoria "crianas"? A ancoragem no um mecanismo de causa e efeito ou ao e reao puro. Se eu lhe disser "bacia", que uma palavra-ncora com vrios significados, voc ter vrias escolhas disposio. Se algum lhe d um belisco pode ser que voc tenha as escolhas de revidar ou deixar pra l. Eventualmente a pessoa pode no ter escolhas: tem gente que se for chamado de "moleque" com um certo tom de voz sempre ter uma reao agressiva. Nesse caso pode-se at dizer que causa e efeito. Mas o normal a ncora agir induzindo o efeito, isto , h uma probabilidade de acontecer o efeito mas no h certeza total. Alm disto, ncoras no duram para sempre. A tendncia , se no foram ativadas, irem diminuindo sua intensidade e at desaparecer. Aplicaes

A aplicao imediata do conhecimento do processo de ancoragem reconhecer as ncoras, em especial quando devido a elas ficamos em estados que no queremos. Uma pessoa que reage a uma barata s de vla, se souber que h uma ncora em ao (algo do passado), pode perceber que aquela barata do presente est longe e no h perigo. Perceber que estamos reagindo negativamente ao tom de voz de uma pessoa certamente melhor do que achar que estamos reagindo pessoa inteira. Podemos usar as ncoras s quais as pessoas esto habituadas. mais provvel acalmar algum falando em um tom de voz calmo do que gritando. Se uma pessoa ancorou tenso ao verbo relaxar, no ir adiantar pedir a ela para fazer isto, pode ser melhor mostrar-lhe uma imagem bonita de um por-do-sol ou massagearlhe as costas. Talvez voc mesmo j tenha visto pessoas que ao ouvir um pedido em um certo tom de voz, simplesmente no conseguem dizer no! J vi mes que quando os filhos brigam, colocam-nos abraados durante algum tempo; pense no potencial de criao de ncoras dessa situao. J Virgnia Satir, uma psiclogia famosa pelos resultados que conseguia com seus pacientes, ao tratar casais primeiro fazia com que eles se lembrassem de bons momentos que viveram juntos e de bons sentimentos, para ento fazer com que olhassem um para o outro, ancorando aquele estado ao rosto de cada um. Outra aplicao o uso ou criao deliberada de ncoras para alguma finalidade. Por exemplo, quando estiver bem animado, posso ouvir a msica We are the champions. Um dia em que acordar meio sonolento, posso ouvir a msica para me animar. Uma vez fiz um treinamento em que foram despertadas muitas boas emoes; enquanto estava no estado, molhei o rosto com gua (o que naturalmente j me d muito prazer) para poder ativar aquele estado depois. Voc pode tambm experimentar entrar em relaxamento e pronunciar palavras como "paz" e "alegria", ativando em si essas experincias. possvel tambm criar ncoras deliberadamente usando a imaginao e o corpo; veja uma estratgia de ancoragem na seo Inteligncia Emocional. E quando voc sentir gua na boca ao ver uma propaganda de refrigerante ou creme dental, lembre-se de que muitos publicitrios tambm conhecem essa sua capacidade! Virglio Vasconcelos Vilela Visualizao

Usando sua imaginao para o bem


Visualizar usar a imaginao com o propsito de efetuar mudanas, construir novas possibilidades de comportamentos e mudar o curso de pensamentos e emoes. Todos ns j fazemos isto em graus variados e para diferentes propsitos. Por exemplo, quando voc planeja uma viagem de frias, visualiza-se no futuro, fazendo algumas coisas bem legais! Talvez voc j tenha ouvido outros nomes para esta capacidade: mentalizao, fantasia, ensaio mental, projeo de futuro. Visualizar um recurso to poderoso que voc pode at reagir fisicamente ao que est visualizando. Para comprovar isto, feche os olhos e imagine-se comendo um de seus pratos preferidos. Pense como se estivesse acontecendo agora, voc trazendo boca uma garfada e lentamente mastigando enquanto sente todo o prazer das sensaes em sua lngua. Deu gua na boca? J vi pessoas dizerem que no conseguem visualizar, mas o que ocorre que, como no precisamos ter conscincia da visualizao para faz-la, elas simplesmente no pararam para prestar ateno. Por exemplo, soletre "Possvel", prestando ateno ao que faz internamente. A estratgia usual gerar uma imagem interna da palavra e ler cada letra. Mas fazemos isto to bem que nem precisamos saber como fazemos. Isto inclusive uma evidncia de competncia na estratgia: os passos intermedirios so executados muito rapidamente e no d tempo de prestar ateno.

O poder de visualizar ainda maior quando usado dentro de estratgias estruturadas para um propsito bem definido, possivelmente combinando-se estas com outras estratgias de apoio. Virglio Vasconcelos Vilela

Como superar limites presumidos


Use sua imaginao para conseguir mais Uma estratgia sugerida por Anthony Robbins muito til para irmos alm de limites que acreditamos (apenas) que temos, alm de ser muito fcil de se fazer: 1) Providencie giz ou algo que sirva para marcao no cho (at uma linha divisria no piso pode ajudar). 2) Em p, de ps juntos e alinhados, gire um dos ps sobre o calcanhar at seu limite. Marque o ngulo atingido e realinhe os ps. 3) Feche os olhos e mentalize o mesmo movimento, girando alm do que fora (s na imaginao, no mova o p desta vez). 4) Repita o passo 2 e novamente marque at onde foi o p. 5) Compare os ngulos formados pelos ps, antes e depois. Usei vrias vezes esta tcnica de ampliao mental de limites em demonstraes em sala de aula, e apenas um ou dois em cada 40 no atingiam um ngulo maior. Nunca ningum atingiu na segunda vez um ngulo menor. Ela foi muito til tambm em exerccios de RPG, inclusive para proporcionar maior concentrao: ao invs de prestar mais ateno na dor dos alongamentos, concentrava-me em fazer melhor os exerccios! Voc pode aplicar esta estratgia em qualquer situao na qual encontre um limite e possa visualizar-se internamente fazendo. De fato, nossos limites, embora no estejam na zona de conforto, constituem as fronteiras de melhoria. Virglio Vasconcelos Vilela Baseado em Poder sem Limites, de Anthony Robbins (Ed. Best Seller

You might also like