You are on page 1of 20

INSERO PRODUTIVA E SOCIAL DE FAMLIAS CARENTES ATENDIDAS PELO CRAS NO MUNICPIO DE ITAPORANGA-PB

Iskara Rosandra Lopes de Almeida Ps-graduando lato sensu em Gesto Pblica Municipal - UFPB Rejane Gomes Carvalho Professora do Departamento de Economia - UFPB

RESUMO Este trabalho tem por finalidade avaliar a importncia dos cursos de incluso produtiva oferecidos s famlias usurias do Centro de Referncia da Assistncia Social (CRAS) do municpio de Itaporanga-PB, com o intuito de melhorar as condies de vida dessa parcela da populao. Os cursos de incluso produtiva representam um dos servios scio-assistenciais oferecidos no CRAS que tem como objetivo a insero social dos seus usurios no mercado de trabalho e na sociedade, bem como no resgate de sua autoestima e dignidade. O CRAS uma unidade fsica localizada em bairros onde h maior concentrao de famlias necessitadas. Nesse centro realizado o Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia (PAIF), visando atender as famlias na sua integralidade e contribuir para sua insero social, bem como para reduzir as desigualdades sociais. Neste trabalho foi realizada uma reviso bibliogrfica e uma pesquisa documental, que proporcionou aprofundamento e ampliao dos conhecimentos acerca do tema estudado. Tambm se realizou pesquisa de campo, em que foi aplicado um questionrio com questes objetivas direcionadas ao pblico alvo do programa. Percebeu-se que alguns dos usurios do CRAS no conhecem ou mesmo nunca utilizaram os servios scioassistenciais oferecidos pelo programa e os que utilizaram alguns desses servios esto diretamente ligados aos cursos de incluso produtiva. necessrio tambm destacar as dificuldades e desafios no programa para desenvolver com eficcia os cursos de incluso produtiva. Palavras-chave: 1. CRAS 2. Assistncia 3. Incluso Produtiva.

1. INTRODUO O presente trabalho apresenta um estudo sobre o Centro de Referncia da Assistncia Social (CRAS) do municpio de Itaporanga-PB, bem como sobre os servios scio-assistenciais oferecidos pelo programa, dando nfase a implantao de cursos que visam a incluso produtiva, considerado um mecanismo de enfrentamento da pobreza e possibilitando oferecer melhores condies de vida aos usurios do programa atravs da capacitao tcnica. Tendo os cursos de incluso produtiva como ferramenta necessria para a insero social e produtiva dos usurios do CRAS, podemos questionar se o CRAS tem funcionado de maneira eficiente como mecanismo de incluso social e produtiva das famlias carentes no municpio, bem como se os cursos oferecidos pelo programa so de qualidade e se seus monitores so capacitados. Busca-se, ainda, observar se os recursos destinados para a realizao dos cursos so suficientes para que os mesmos sejam eficazes e realmente possam inserir os usurios do programa no mercado de trabalho ou mesmo oferecer a eles uma oportunidade digna de aumentar sua renda. Dessa maneira o objetivo do artigo avaliar a importncia dos cursos de incluso produtiva oferecidos s famlias usurias do CRAS do municpio de Itaporanga-PB, com o intuito de melhorar as condies de vida dessa parcela da populao. Visa-se, tambm, identificar os cursos que podem proporcionar insero no mercado de trabalho, verificar possveis falhas nos cursos oferecidos para a qualificao dos usurios do CRAS, averiguar a contrapartida de recursos para financiamento dos cursos por parte da prefeitura municipal e confirmar se o CRAS pode ser considerado um instrumento no enfrentamento da excluso social. O CRAS um programa do Governo Federal em parceria com os municpios, que tem por finalidade garantir a ateno integral s famlias em determinado territrio, atravs da execuo de servios de proteo social bsica desenvolvidos pelo Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia (PAIF). Esse servio atende as famlias em situao de vulnerabilidade social, levando em considerao algumas informaes como: dados pessoais, trabalho, renda, acesso a benefcios (Programa Bolsa-Famlia, Benefcio de Prestao Continuada - BPC, Programa de Erradicao do Trabalho Infantil - PETI, entre outros), educao, habitao, sade e relao familiar.

O CRAS tem a finalidade de minimizar as mazelas sociais e propiciar condies de vida digna aos seus usurios, atravs de aes e servios scio-assistenciais. Contudo para que se tenha um melhor desempenho nos servios e aes ofertados, necessrio que haja melhorias na capacidade estrutural e material do programa, objetivando desenvolver com eficincia os projetos de capacitao profissional das famlias. Atualmente, a equipe de tcnicos do CRAS no municpio de Itaporanga PB tem se deparado com grandes desafios e dificuldades que vem impondo limites e barreiras para o desempenho profissional. Podemos ressaltar a inadequao da aplicabilidade dos recursos para o andamento das aes do programa como um dos graves problemas, tendo em vista que a contratao de recursos humanos (monitores, educadores sociais) ainda apresenta sinais de clientelismo poltico, o que provoca a desestruturao do programa, uma vez que se contrata pessoas despreparadas e sem habilidades para desenvolverem tais funes, principalmente quando falamos em cursos de incluso produtiva. A incluso produtiva, tambm denominada de gerao de trabalho e renda, executada no CRAS atravs do Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia (PAIF), que tem suas aes voltadas para criar alternativas para o atendimento das necessidades e ampliao das potencialidades das famlias pobres e em situao de vulnerabilidade social. Vale ressaltar que, com a incluso produtiva, as pessoas se sentem profissionais e descobrem que podem fazer, produzir e comercializar. Vrias so as aes que podem ser desenvolvidas nesse processo de incluso produtiva, mas o CRAS de Itaporanga-PB tem como um dos focos a realizao de cursos que possam viabilizar a insero social do usurio, tanto no mercado de trabalho como na sociedade, buscando sempre resgatar sua auto-estima e dignidade. Mas, o que muito se tem questionado a qualidade desses cursos oferecidos, pois o CRAS do municpio no tem uma estrutura fsica adequada, os recursos muitas vezes so insuficientes e os monitores em sua maioria no so qualificados, ou seja, o programa se depara com muitos entraves para desenvolver com eficincia seus servios.

2. FUNDAMENTAO TERICA 2.1 CONSIDERAES SOBRE A ASSISTNCIA SOCIAL NO BRASIL No contexto atual da sociedade brasileira, conceituar o termo famlia bem complexo, tendo em vista que hoje temos vrios modelos, desde as famlias mais tradicionais, como as nucleares, bem como as monoparentais, matrifocal, etc. De acordo com Mioto (1997, p. 115) a famlia como um ncleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante certo tempo e que se acham unidas (ou no) por laos consanguneos. Ele tem como tarefa primordial o cuidado e a proteo de seus membros e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual est inserida. Como sabemos as famlias desempenham um papel central na vida de qualquer pessoa. Dessa maneira, a famlia considerada eixo prioritrio da proteo do Estado, ou seja, elas so as motivadoras dos projetos sociais desenvolvidos no pas. A implantao de programas complementares procura criar alternativas para o atendimento das necessidades e ampliao das potencialidades das famlias pobres e em situao de vulnerabilidade social. Diante deste contexto, se viu a necessidade de estudar a poltica de assistncia social, que tem como objetivo promover uma parcela da sociedade que vive em situao de vulnerabilidade social ou mesmo de extrema pobreza. Sabemos que a Constituio Federal de 1988, tambm conhecida como Constituio Cidad, colocou a assistncia social ao lado da sade e da previdncia social, como poltica integrante do sistema brasileiro de seguridade social, tendo em vista a desigualdade social presente no Brasil, com o objetivo maior de ratificar os direitos sociais previstos no Artigo 6 da CF/88. De acordo com a Constituio Federal, este artigo estabelece que: So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e a infncia, a assistncia aos desamparados (MEDAUAR, 2006, p. 29). A Assistncia Social vem passando por profundas transformaes no decorrer do tempo, dentre elas podemos destacar a promulgao da Lei Orgnica da Assistncia Social n 8.742 LOAS, em 1993, que surgiu para regulamentar o que j estava escrito na CF/88 nos seus Artigos 203 e 204. A LOAS estabelece, em seu Art. 1:
A Assistncia Social como direito do cidado e dever do Estado. Poltica de Seguridade Social no contributiva, que prov os mnimos sociais, realizada atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, para garantir o atendimento s necessidades bsicas (BRASIL, 1993, p. 01).

Foi a LOAS que instituiu benefcios, servios, programas e projetos destinados ao enfrentamento da excluso dos segmentos mais vulnerabilizados da sociedade. A LOAS preza pela distribuio de renda, pela oportunidade de trabalho, pelo salrio digno e pelo respeito criao de novos valores para os cidados. De acordo com Abreu:
Poltica Nacional de Assistncia Social um documento normatizador das aes de assistncia social concebidas na LOAS. A Poltica, ao definir diretrizes, princpios, estratgias e formas de gesto da assistncia social, constitui um instrumento de gesto que transforma em aes diretas os pressupostos legais, estabelece as competncias e os fluxos entre as trs esferas de governo (ABREU, 2008, p. 35).

Elaborada em parceria com organizaes governamentais e no-governamentais, e proposta pelo gestor federal, a Poltica Nacional de Assistncia Social foi aprovada, em dezembro de 1998, pelo Conselho Nacional de Assistncia Social, que formado por igual nmero de representantes da sociedade civil e das esferas governamentais (BONI, 2008, p. 390). De acordo com a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), os seus objetivos, ou seja, aquilo que se quer atingir com as aes e servios de assistncia social, so os seguintes: Prover servios, programas, projetos e benefcios de proteo social bsica e, ou especial para famlias, indivduos e grupos que deles necessitarem. Contribuir com a incluso e a equidade dos usurios e grupos especficos, ampliando o acesso aos bens e servios scio-assistenciais bsicos e especiais, em reas urbana e rural. Assegurar que as aes no mbito da assistncia social tenham centralidade na famlia, e que garantam a convivncia familiar e comunitria (BRASIL, 2004, p. 33). O Sistema nico da Assistncia Social o SUAS foi implantado a partir de 2005 em todo territrio nacional, atuando na prtica efetiva a assistncia social como poltica pblica de Estado, fazendo a necessria ruptura com o clientelismo e as polticas de favor e ocasio. O SUAS prope-se alterar radicalmente o modelo de gesto e a forma de financiamento da assistncia social, estabelecendo um pacto federativo

entre Unio, Estados e Municpios, levando a todo o territrio nacional, numa s linguagem, a nova poltica de assistncia social (BONI, 2008, p. 400). Compreendemos que a misso do SUAS materializar os direitos assegurados pela LOAS, com vistas a garantia da cidadania e de incluso social dos usurios da Assistncia Social. De acordo com Boni, o SUAS estabelece dois nveis de proteo social: bsica, de carter preventivo; e, especial, quando ocorre violao de direitos (BONI, 2008, p. 404). A proteo social bsica atende preferivelmente a populao que se encontra em vulnerabilidade social, especificamente nos casos de ausncia de renda. Neste trabalho ser exposto um conjunto de informaes que visam esclarecer a poltica de proteo social bsica, que tem no CRAS, um programa do Governo Federal em parceria com os municpios, que se torna equipamento social pblico, capaz de garantir a ateno integral s famlias em determinado territrio. conhecido assim, pois desenvolve o PAIF, que visa atender as famlias, garantindo seus direitos bsicos. De acordo com o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, o CRAS uma unidade pblica da poltica de assistncia social, de base municipal, integrante do SUAS, localizada em reas com maiores ndices de vulnerabilidade e risco social, destinada a prestao de servios e programas scio-assistenciais de proteo social bsica s famlias e indivduos. Alm disso, visa a articulao desses servios no seu territrio de abrangncia e uma atuao intersetorial, com a perspectiva de potencializar a proteo social. Algumas aes da proteo social bsica devem ser desenvolvidas necessariamente no CRAS, como o PAIF (BRASIL, 2009, p. 09). O PAIF expressa um conjunto de aes relativas acolhida, informao e orientao, insero em servios da assistncia social, tais como atividades scioeducativas e de convivncia, encaminhamentos a outras polticas, promoo de acesso renda e, especialmente, acompanhamento scio-familiar (BRASIL, 2009). O pblico do PAIF/CRAS composto basicamente pela populao em situao de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privao ou ausncia de renda, acesso precrio ou nulo aos servios pblicos, com vnculos familiares, comunitrios e de pertencimento fragilizados. O CRAS constitudo por uma equipe de tcnicos formados por assistentes sociais, psiclogos e pedagogos, responsveis pelo bom funcionamento dos servios e projetos de proteo social bsica, oferecidos nesses equipamentos atravs do PAIF (BONI, 2008, p. 415).

A partir da Constituio Federal de 1988, regulamentada pela Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS), novos conceitos e novos modelos de assistncia social passaram a vigorar no Brasil, sendo colocada como direito de cidadania, com vistas a garantir o atendimento s necessidades bsicas dos segmentos populacionais vulnerabilizados pela pobreza e pela excluso social (ABREU, 2007, p. 65). De acordo com Arajo:
Hoje, assistncia social dever do Estado e direito do cidado. poltica pblica e, como tal, faz parte da Seguridade Social. Esta compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos da populao relativos sade, previdncia e assistncia social. A assistncia social parte integrante das aes que visam garantir direito de cidadania e igualdade de condies de vida a todos os brasileiros (ARAJO, 2008, p. 56).

Tratar a assistncia social como poltica pblica e como direito, constitui um novo paradigma que veio nortear o modelo da assistncia social no Brasil, onde se busca distanciamento das prticas tradicionais de troca de favores ou de atuao paternalista, que historicamente caracterizaram as aes assistenciais no pas. Nesse contexto de poltica pblica como direito, o poder pblico, seja ele federal, estadual ou municipal, se apresenta com o dever de formular polticas e realizar aes e atividades que protejam e promovam aquela parcela da populao que se encontra em situao de vulnerabilidade, criando meios para que este segmento vulnervel possa alcanar uma situao de cidadania mais ativa. Basicamente, uma poltica de assistncia social representa uma poltica de promoo do ser humano mais fragilizado, mais despossudo, mais vulnerabilizado no seu processo de desenvolvimento humano e social. Segundo Boni (2008), a Assistncia Social constituise uma forma de enfrentamento e alterao das desigualdades sociais, a partir do carter redistributivo que pode assumir. Conforme estabelecido na Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS (BRASIL, 1993), o ncleo principal dos servios assistenciais constitudo pelas famlias vulnerabilizadas pela pobreza e excluso social. Focaliza-se o grupo familiar e a comunidade por serem espaos sociais naturais de proteo e incluso social. Como princpio normativo, valoriza-se a implementao de aes e servios intersetoriais, ou seja, entre setores como sade, educao, trabalho etc, voltados para o atendimento famlia. Estas aes e servios intersetoriais devem objetivar e desenvolver processos

mais ambiciosos de proteo e alterao da qualidade de vida do grupo familiar e no apenas de um ou outro de seus membros (ABREU, 2007, p. 66). A LOAS significou uma evoluo para o campo assistencial, com a diviso de responsabilidade entre as trs esferas federativas, com a definio de programas, projetos e servios que tem a proposta de romper com aes pulverizadas e fragmentadas. Esses avanos tiveram continuidade com a Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS/2004, aprovada na IV Conferncia Nacional de Assistncia Social, realizada em dezembro de 2003, em Braslia, que teve como deliberao a construo e implementao do Sistema nico de Assistncia Social SUAS (BONI, 2008). De acordo com Boni (2008, p. 371), a Assistncia Social de responsabilidade do Estado, que deve financiar, planejar e executar, alm de prever e prover recursos para sua efetivao no oramento dos gastos pblicos. O cidado, por sua vez, pode reivindicar seu direito assistncia social quando dela necessitar. O SUAS consiste na organizao, em todo territrio nacional, das aes scioassistenciais. Os servios esto hierarquizados por nveis de complexidade e porte dos municpios. De acordo com Abreu (2007, p. 70), este programa tem como eixos estruturantes: matricialidade scio-familiar; descentralizao poltico-administrativa e territorializao. O SUAS ainda prev a organizao da assistncia em dois nveis de proteo, divididos em proteo social bsica e proteo social especial de mdia e alta complexidade. A proteo social bsica intenciona prevenir a violao dos direitos, enquanto que a proteo especial atua quando os direitos j foram violados. Ambos os nveis de proteo tem, nas suas aes, centralidade na famlia. O nosso objeto de estudo, o Centro de Referncia de Assistncia Social CRAS, considerando, em especial, as aes realizadas no municpio de Itaporanga-PB, est inserido na proteo social bsica, sendo considerado a porta de entrada para o SUAS.

2.2. CENTRO DE REFERNCIA DA ASSISTNCIA SOCIAL - CRAS Os CRAS foram implantados a partir do ano de 2003, atravs do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome para ateno integral pela assistncia social

h milhes de famlias em todo o pas. Constitui uma nova estrutura dentro da gesto da poltica de Assistncia Social e, tambm, um recente espao de interveno do assistente social. O CRAS um rgo pblico estatal, considerado o principal instrumento da proteo social bsica. Neste espao so oferecidos servios, programas, projetos e benefcios relativos segurana de rendimento ou autonomia; acolhida; convvio ou vivncia familiar e comunitria. A nfase desses servios o atendimento famlia. Mesmo que esses programas e benefcios scio-assistenciais no sejam prestados diretamente no CRAS, este mantm a referncia para os devidos encaminhamentos. Sendo assim, a implantao do CRAS significa um avano para a poltica de Assistncia Social (BRASIL, 2004, p. 6). O CRAS uma unidade pblica estatal localizada em reas com maiores ndices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento scio-assistencial de famlias. o principal equipamento de desenvolvimento dos servios scio-assistenciais da proteo social Bsica. O CRAS o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famlias aos direitos scio-assistenciais e, portanto, proteo social. importante ressaltar que a existncia do CRAS est estritamente vinculada implementao e ao funcionamento do Programa de Ateno Integral Famlia PAIF, co-financiado ou no pelo Governo Federal. Assim, o PAIF constitui condio essencial e indispensvel para a atuao do CRAS (BRASIL, 2004). 2.3. O PROGRAMA DE ATENO INTEGRAL FAMLIA PAIF O PAIF uma atribuio exclusiva do poder pblico e desenvolvido necessariamente no CRAS. O PAIF teve como antecedentes o Programa Ncleo de Apoio Famlia (NAF 2001) e o Plano Nacional de Atendimento Integrado Famlia (PNAIF - 2003). Em 2004, o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), aprimorou essa proposta com a criao do PAIF. Em 2009, com a aprovao da Tipificao Nacional dos Servios Scio-assistenciais, o Programa de Ateno Integral Famlia passou a ser denominado Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia, mas preservou a sigla PAIF (BONI, 2008, p. 414). O PAIF oferta aes e servios scioassistenciais de prestao continuada, por meio do trabalho social com famlias em situao de vulnerabilidade social, tais como:

Recepo s famlias, seus membros e indivduos em situao de vulnerabilidade social; Oferta de procedimentos profissionais; Vigilncia social; Acompanhamento familiar; Encaminhamentos; Produo e divulgao de informaes de modo a oferecer referenciais para as famlias e indivduos sobre os projetos, programas e servios scio-assistenciais do SUAS (BRASIL, 2005, p. 15). 3. O CENTRO DE REFERNCIA DA ASSISTNCIA SOCIAL (CRAS) NO MUNICPIO DE ITAPORANGA-PB Situada na mesorregio do serto paraibano, mais precisamente na micro regio denominada de Vale do Pianc, est encravada a cidade de Itaporanga, com uma populao de 23.192 habitantes (IBGE, 2010), dos quais mais de 16.000 residem na cidade. O municpio de Itaporanga faz parte de um quadro de estatsticas que o insere dentro dos critrios estabelecidos pelo governo federal, que possibilita sua devida insero ao programa CRAS/PAIF, com o intuito de atender vrias famlias que se encontram em situao de vulnerabilidade social. O programa CRAS/PAIF foi implantado no municpio de Itaporanga no ms de setembro de 2005 (BRASIL, 2006, p. 322). Inicialmente, ele foi implantando no bairro Conjunto Chagas Soares, onde atendia, em mdia, a 100 famlias que viviam em situao de pobreza e necessitavam de orientao. Aps uma avaliao realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado da Paraba, verificou-se que o CRAS no estava bem localizado, no conseguindo atingir a meta necessria no atendimento s famlias que se apresentavam num estgio de vulnerabilidade social no municpio. Sendo assim, em 16 de agosto de 2010, o Centro de Referencia da Assistncia Social passou a funcionar em um novo endereo, mais precisamente no bairro Alto do Madeiro, de maneira estrategicamente definida pela equipe de tcnicos que fazem o CRAS. Este programa responsvel pela oferta de servios continuados de proteo social bsica de assistncia social. Atualmente est atendendo 537 famlias regularmente cadastradas no programa, ou seja, aquelas que se encontram em situao

de vulnerabilidade social e esto inseridas no Programa Bolsa Famlia (PBF) e no Benefcio de Prestao Continuada (BPC) do municpio de Itaporanga-PB. De acordo com documentos do CRAS local, o governo federal repassa mensalmente ao programa recursos no valor de R$ 6.500,00, que devem ser utilizados para desenvolver os servios scio-assistenciais, como os cursos de capacitao, pagamento de monitores, compra de materiais necessrios para os cursos, etc. A Prefeitura Municipal de Itaporanga participa do programa atravs de uma contrapartida no valor de R$ 1.000,00, que serve como aluguel do prdio onde funciona o programa, bem como a locao de veculos para que os tcnicos realizem suas atividades quando necessrio. Considerando a clara situao de vulnerabilidade social em que vrias famlias itaporanguenses se encontravam e, ponderando que a nova poltica governamental tem construdo aes de enfrentamento da vulnerabilidade social a nvel nacional, tornou-se pertinente investigar a atuao do CRAS/PAIF naquele municpio. A poltica social vem preparando uma base para que os recursos - que no so poucos - aplicados na assistncia social no Brasil h vrias dcadas, no escoem pelo ralo da ineficincia, adotando, assim, uma linha de ao baseada em dois pilares: a democratizao do acesso aos programas e o foco na estrutura familiar, onde os dois pilares juntam-se no PAIF e no SUAS. Acreditamos que o PAIF, ao tornar a famlia como ncleo de ao, vai garantir, na localidade mencionada, que os esforos dos anos de investimentos em crianas, adolescentes e outros necessitados, no sejam perdidos por falta de estrutura familiar, uma vez que se entende que a famlia a base sobre a qual se deve trabalhar para que o investimento em assistncia no fique comprometido. Como a estratgia do PAIF ajudar a famlia a identificar e combater seus problemas com mais eficincia, considerase essencialmente necessrio a aplicao e o desenvolvimento desta poltica social no referido municpio. O programa CRAS/PAIF funciona como referncia para a estruturao ou potencializao da rede local de servios que, integrando projetos, servios, benefcios e equipamentos - inclusive de outras polticas pblicas poder oferecer um atendimento especializado, podendo proporcionar um espao de crescimento e desenvolvimento social.

3.2. CURSOS PROFISSIONALIZANTES E DE INCLUSO No cenrio atual do pas, torna-se visvel que cada vez mais famlias brasileiras que vivem em situao de pobreza, necessitam de condies e meios que possibilitem manter suas necessidades bsicas. Dessa maneira, torna-se relevante perceber como os projetos de incluso produtiva esto sendo colocados para a superao das vulnerabilidades sociais, bem como na insero de indivduos no mercado de trabalho. Os projetos de incluso viabilizam oportunidades de gerao de trabalho e renda para queles que se encontram excludos socialmente e dos processos produtivos, com a finalidade de oferecer possibilidades de emancipao s famlias beneficirias dos programas sociais do governo federal, tais como o Programa Bolsa Famlia (PBF) e o Benefcio de Prestao Continuada (BPC). Podemos indicar como um dos projetos de incluso produtiva que tem destaque nacional, os cursos profissionalizantes oferecidos pelo CRAS aos seus usurios. Os cursos de incluso produtiva exercem uma funo social muito importante, tendo em vista que eles podem propiciar a gerao de renda e at mesmo insero no mercado de trabalho de uma parcela da sociedade que se encontra margem, ou seja, excluda socialmente pelo estado de vulnerabilidade social. O CRAS uma ferramenta indispensvel para o desenvolvimento desses cursos, pois este programa social desenvolve em suas unidades uma diversidade de cursos profissionalizantes para a populao de baixa renda, objetivando sempre resgatar a cidadania e insero social dos mesmos. No municpio de Itaporanga-PB, o CRAS oferece vrias modalidades desses cursos, a maioria com recursos do prprio CRAS e outros poucos em parceria com ONGs e outros rgos dos governos federal ou estadual. Podemos destacar os cursos de corte e costura, manicure, croch, artesanato em biscuit, pintura em tecido, dentre outros. Cursos como mecnica em automveis e motocicletas, eletricista, manuteno em refrigerao, so oferecidos pelo SENAI, em parceria com a prefeitura local, ou seja, o governo municipal contrata o curso junto instituio prestadora do servio. A prefeitura oferece toda a estrutura e o pagamento feito com recursos da Secretaria da Assistncia Social ou do CRAS. Neste caso particular, uma estrutura montada na unidade do CRAS pelo SENAI para o desenvolvimento das aulas tericas e prticas, que so aplicadas por profissionais do prprio SENAI aos usurios.

Anualmente

CRAS

de

Itaporanga

oferece

em

mdia

10

cursos

profissionalizantes aos seus usurios. Cada curso disponibiliza 40 vagas, distribudas em duas turmas de 20 alunos nos dois turnos (manh e tarde). Os tcnicos do CRAS que conhecem a realidade das famlias no participam da escolha dos cursos que devero ser desenvolvidos. A seleo dos cursos feita pela Secretaria da Assistncia Social ou mesmo pelo Prefeito municipal. Alm disso, a maioria dos monitores no so escolhidos por sua capacidade profissional, mas sim pelo grau de aproximao que tem com o gestor ou mesmo pelo que tem a oferecer ao mesmo, ficando bem evidente que esta indicao est pautada em relaes clientelistas. 4. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Baseado no tema escolhido para desenvolver o trabalho foi necessrio, primeiramente, realizar uma reviso bibliogrfica, que proporcionou aprofundamento e ampliao dos conhecimentos acerca do tema estudado. Tambm foi realizada uma pesquisa documental a fim de perceber como se apresenta o CRAS dentro da poltica da assistncia social nacional e no mbito local. O recurso da observao foi uma das ferramentas utilizadas no processo de coleta das informaes. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionrio com questes objetivas ao pblico alvo do programa, que so as famlias beneficirias dos programas de transferncia de renda, como o Programa Bolsa Famlia (PBF), e de benefcios assistenciais, como os do Beneficio de Prestao Continuada (BPC). A pesquisa foi realizada com uma amostra de 30 usurios escolhidos aleatoriamente, dentre o conjunto de 537 indivduos cadastrados na rea de abrangncia de atendimento do programa. Os questionrios foram aplicados no perodo de 20/01/2012 30/01/2012. O objetivo da pesquisa de campo foi investigar a importncia dos servios scio-assistenciais oferecidos pelo CRAS, dando nfase aos cursos de incluso produtiva.

5. ANLISE DOS RESULTADOS De acordo com os dados do quadro 1, percebeu-se que a maioria dos usurios so do sexo feminino e tem idade predominante de 30 anos. Quadro 1 Quanto ao sexo MASCULINO 25 FEMININO 05

Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

No tocante a idade, os usurios entrevistados esto na faixa etria de 20 a 35 anos, sendo que a idade mais frequente foi a de 30 anos. A maioria dos usurios do CRAS, em torno de 67%, no conhecia ou mesmo nunca utilizou os servios scio-assistencias oferecidos pelo programa, conforme o quadro 2. Para os que utilizaram algum servio, estes esto diretamente ligados aos cursos de incluso social produtiva, mais conhecidos como cursos profissionalizantes. O curso de Corte e Costura foi o mais procurado pelos usurios tendo em vista que, em Itaporanga-PB, existe um nmero de tecelagens que necessitam dessa mo-de-obra. O segundo curso mais procurado foi o de corte e escova, objetivando a formao para cabeleireiros. Quadro 2 - Voc conhece os servios scio-assistenciais oferecidos pelo CRAS SIM 10
Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

NO 20

Com relao ao quadro 3, pudemos concluir que o servio scio-assistencial mais utilizado pelos usurios do programa foram aqueles diretamente ligados a insero social no trabalho, ou seja, 86% das pessoas que procuraram o CRAS j se beneficiou com esse servio, pois consideram o mesmo como instrumento de resgate a cidadania e insero no mercado de trabalho.

Quadro 3 - Como usurio do CRAS, quais servios j utilizou? Convivncia e fortalecimento de vnculos familiares Servio social no domiclio para pessoas com deficincia e idosas Assistncia social crianas e adolescentes Insero social no trabalho Outros
Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

10% 20% 60% 86% 15%

Quadro 4 - Sabia que o CRAS oferece cursos de incluso produtiva aos seus usurios SIM 20
Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

NO 10

Alguns usurios que realizaram cursos como Corte e Costura, Corte e Escova, entre outros, conseguiram trabalhar no ramo, ou seja, em parceria com as tecelagens ou na atividade de fundo de quintal. Alguns usurios receberam uma mquina de costura em consignao e hoje costuram panos de pratos por produo, em suas prprias residncias. Outros, compraram um secador e uma prancha e deram incio aos servios de cabeleireiros apreendidos no curso. Contudo, dos 30 entrevistados, 18 responderam que o curso profissionalizante no foi suficiente para melhorar a sua condio de vida. De acordo com as informaes presentes no quadro 5, verificou-se que 60% dos usurios do CRAS confirmaram que a realizao de cursos oferecidos pelo programa no influenciou em nenhum aspecto sua vida, ou seja, eles no conseguiram insero no mercado de trabalho nem formal nem informal e, principalmente, no resgataram sua dignidade e autoestima perdida pela situao de extrema pobreza em que vivem. Quadro 5 A realizao desse curso melhorou sua vida? SIM 12
Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

NO 18

Com relao aos dados do quadro 6, observamos que os cursos atendem as necessidades dos usurios, mas no de forma satisfatria, ou seja, eles oferecem o curso de acordo com a exigncia do mercado de trabalho local, mas os mesmos no so to eficientes como deveriam. Quadro 6 - Os cursos atendem adequadamente as necessidades dos usurios? SIM 12 NO 10
Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

INDIFERENTE 08

A maioria dos usurios destacaram que os cursos no tm muita qualidade (quadro 7), pois os recursos materiais no so suficientes e os monitores, em sua maioria desqualificados. Dessa maneira, sua insero no mercado de trabalho fica mais difcil, pois os empresrios querem indivduos realmente qualificados. Quadro 7 - Os cursos oferecidos so de qualidade? SIM 10
Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

NO 20

Alguns usurios destacaram que tem muito interesse em realizar outros cursos, principalmente o de pintura em tecidos, pois as tecelagens tambm necessitam desse tipo de mo de obra (quadro 8). Quadro 8 - Voc tem interesse em realizar algum outro curso oferecido pelo CRAS? SIM 25 NO 05

Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

A maioria dos usurios gostaria de participar do processo de escolha dos cursos, conforme manifestado pelos dados do quadro 9, que deveriam ser oferecidos pelo CRAS, levando sempre em considerao os aspectos locais do mercado de trabalho.

Quadro 9 - Voc acha que o usurio deveria participar da escolha dos cursos a serem ministrados? SIM 26
Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo. 2012.

NO 04

A partir dos dados obtidos com a pesquisa de campo, foram poucas as famlias que conseguiram se inserir no mercado de trabalho aps realizarem algum curso no CRAS. A qualidade e eficcia dos cursos deixam muito a desejar, pois o espao fsico do CRAS no adequado e os materiais para o desenvolvimento dos cursos no so suficientes.

6. CONSIDERAES FINAIS No Centro de Referncia da Assistncia Social (CRAS), por meio do Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia (PAIF), muitas famlias deveriam ter a oportunidade de mudar a sua realidade atravs dos cursos de incluso produtiva oferecidos pelo equipamento, mas o que se verificou aps a realizao da pesquisa foi que a maioria no consegue sequer resgatar sua auto-estima e dignidade. mnima a parcela de usurios que passam a se sentir profissionais e descobrem que podem fazer, produzir e comercializar com o intuito de mudarem de vida e sentirem-se includos socialmente. Seria necessrio melhorar a capacidade estrutural e material do programa para melhor atender os usurios, ou seja, a Prefeitura Municipal deveria repassar recursos (contrapartida) para que os servios fossem mais eficientes; e mesmo fazer uma avaliao preliminar antes de escolher o curso que ser oferecido. O CRAS realmente um valioso instrumento no combate a excluso social, mas infelizmente os seus tcnicos no conseguem desenvolver seus projetos com eficincia por dificuldades dos recursos financeiros do programa. Alm disso, ainda nos deparamos com gestores municipais que no conseguiram romper definitivamente com o paradigma do assistencialismo (caridade) e da poltica de favor, para minimizar as mazelas sociais e propiciar condies de cidadania aos seus usurios.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABREU, Jonas Modesto de. Fundao Universidade do Tocantins (UNITINS). Caderno de Contedo e Atividades 5 perodo de Servio Social. Palmas: Editora Educon. 2008. Apostila. ACOSTA, Ana Rojas, VITALE, Maria Amalia Faller. Famlia: Redes, Laos e Polticas Pblicas. 5 Ed. So Paulo: Cortez Editora, 2010. ARAUJO, Roseana Maria Alencar de. Fundao Universidade do Tocantins (UNITINS). Caderno de Contedo e Atividades 3 perodo de Servio Social. Palmas: Editora Educon. 2008. Apostila. BONI, Valdete. Fundao Universidade do Tocantins (UNITINS). Caderno de Contedo e Atividades 4 perodo de Servio Social. Palmas: Editora Educon. 7. Apostila, 2008. BRASIL. Poltica Nacional de Assistncia Social. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/Secretaria Nacional de assistncia social. Braslia, 2004. BRASIL. Lei Orgnica da Assistncia Social. Braslia: Senado Federal, 1993. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Orientaes para o acompanhamento das famlias beneficirias do programa bolsa famlia no mbito do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS). Verso preliminar. Braslia 2006. BRASIL. Orientaes Tcnicas: Centro de Referencia da Assistncia Social CRAS. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. 1 ed. Braslia: Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, 2009. BRASIL. Guia de Orientao Tcnica do SUAS n 01 Proteo Social Bsica de Assistncia Social. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. 1 ed. Brasilia: Secretaria Nacional de Assistncia Social, 2005. BRASIL. MDS. CRAS, um lugar de (re)fazer histrias. Ano 1, n. 1, 2007. Braslia: MDS, 2007. BRASIL. MDS. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Pobreza. Assistncia Social. Disponvel em: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial /protecaobasica. Acesso em 20 de agosto de 2010. MEDAUAR, Odete. Coletnea de Legislao Administrativa: Constituio Federal. 6 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. MIOTO. R. C. T. Famlia brasileira: a base de tudo. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2005. SOARES, Ana. Mais Estrutura e Melhor Atendimento. Jornal MDS. Braslia, junho de 2010. Caderno 25, p. 4 e 14.

7. APNDICE A QUESTIONRIO 1. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 2. Idade: _________________________ 3. Voc conhece os servios scio-assistenciais oferecidos pelo CRAS? ( ) sim ( ) no 4. Como usurio do CRAS, quais servios j utilizou? ( ) Convivncia e fortalecimento de vnculos familiares ( ) Servio social no domiclio para pessoas com deficincia e idosas ( ) Assistncia social crianas e adolescentes ( ) Insero social no trabalho ( ) Outros 5. Sabia que o CRAS oferece cursos de incluso produtiva aos seus usurios? ( ) sim ( ) no 6. Se sim, qual curso j realizou? _______________________ 7. A realizao desse curso melhorou a sua vida? ( ) sim ( ) no ( ) indiferente

8. Se sim, como? _________________________ 9. Os cursos atendem adequadamente as necessidades dos usurios? ( ) sim ( ) no ( ) indiferente

10. Os cursos oferecidos so de qualidade? ( ) sim ( ) no 11. Voc tem interesse em realizar algum outro curso oferecido pelo CRAS? ( ) sim ( ) no 12. Se sim, qual? __________________________ 13. Voc acha que o usurio deveria participar da escolha dos cursos a serem ministrados? ( ) sim ( ) no

You might also like