You are on page 1of 63

QUEM TEM MEDO DOS ESPRITOS

Richard Simonetti Os Espritos revestidos dos seus corpos materiais constituem a Humanidade ou mundo corporal visvel; despojados desses corpos, formam o mundo espiritual ou invisvel,que enche o espao e no meio do qual vivemos sem disso desconfiarmos,como vivemos no mundo dos infinitamente pequenos, do qual no suspeitvamos antes da inveno do microscpio. Os Espritos no so, pois, entes abstratos, vagos e indefinidos, mas seres concretos e circunscritos, aos quais s falta a faculdade de serem vistos, para que se assemelham aos homens; donde se segue que se, num dado momento, pudesse ser levantado o vu que n-los esconde, eles formariam uma populao ao nosso derredor. Allan Kardec, em O Principiante Esprita MEDO DA PRPRIA ESPCIE Durante anos vimos comentando O Livro dos Espritos nas reunies pblicas do Centro Esprita Amor e Caridade,em Bauru. Procuramos, at mesmo em face de nossas limitaes para vos mais altos, enfatizar os temas que dizem respeito ao cotidiano, lembrando episdios pitorescos e experincias edificantes que enriqueam a narrativa. Dessa incurso pela obra maior da Doutrina Esprita vieram a lume dois livros: A Constituio Divina, que aborda as Leis Morais, na terceira parte. Um Jeito de Ser Feliz, relativo s Esperanas e Consolaes, na quarta parte. Submetemos agora sua apreciao, amigo leitor, comentrios em torno da segunda parte, enfocando Do Mundo Esprita e dos Espritos. Freqentemente nosso prezado companheiro Sebastio Carlos Gomes de Barras, que preside aquelas reunies, anuncia o estudo explicando que O Livro dos Espritos o nosso livro. Essa observao pertinente, porquanto muita gente tem medo de tudo o que diz respeito aos Espritos, sem compreender que todos o somos, com a diferena de que estamos usando um escafandro - o corpo fsico -pra transitar pela matria densa.
1

Ao tratar da origem e natureza dos Espritos e do Mundo Espiritual, Allan Kardec formulou perguntas aos mentores que o assistiam, cujas respostas sintetizam tratados sobre o assunto. Ali temos raciocnios claros e objetivos que nos permitem superar esse medo irracional de seres de nossa prpria espcie, apenas porque no esto revestidos de carne. Detivemo-nos em torno dos seis primeiros captulos da segunda parte, aproveitando as questes que nos pareceram mais representativas, com modestos subsdios para apreciao atual desse insupervel compndio de sabedoria que a O Livro dos Espritos. POPULAO UNIVERSAL Que definio se pode dar dos Espritos? Pode dizer-se que os Espritos so os seres inteligentes da- criao. Povoam o Universo, fora do mundo material. Segundo concepes teolgicas inspiradas em textos bblicos, Deus criou o Homem e o colocou no mundo para reinar sobre todos os seres vivos. Ao final da existncia fsica o Esprito, componente imortal da personalidade humana, dorme at remoto juzo final. Ento ocorrer espantoso milagre. O corpo reviver, mesmo que no lhe reste um osso sequer, ou uma simples clula, tomos dispersos que, por sua vez, entraram na composio de incontveis organismos vivos. Teremos uma bomba atmica demogrfica que mesmo Maltus, em seus pesadelos mais ttricos sobre a expanso populacional, jamais poderia sonhar. Simplesmente no haver espao para tanta gente. A situao ser contornada aps o julgamento. Os bons aqui permanecero, em beatitude eterna, transformada a Terra em paraso. Os maus sero confinados no inferno, alhures, em tormentos infindveis, num atestado de incompetncia divina - um Deus que no conseguiu salvar seus filhos porquanto, presumivelmente, o Eterno no pretendia que nenhum deles se perdesse. O tempo envelheceu essas teorias. Rechaam-nas, invariavelmente, aqueles que adquiriram o salutar hbito de question-las. *** A partir do sculo XVIII, quando a Humanidade readquiriu a vocao de pensar, aps a escurido medieval imposta por lideranas religiosas que

defendiam a ferro e fogo suas posies escatolgicas, a Cincia iniciou o desmonte desse legado de fantasias. Seria rematada ingenuidade, por exemplo, conceber hoje que a Terra o centro do Universo e o Homem, o rei da criao, como se impunha outrora. Est demonstrado que nosso mundo uma poeira csmica que gravita em torno de um carvo incandescente - o sol, humilde estrela de quinta grandeza. Nosso sistema movimenta-se quase annimo na Via Lctea, um aglomerado de cerca de cem bilhes de estrelas, algumas to grandes que, se colocadas no lugar do sol, engoliriam at mesmo Pluto, o planeta mais distante de nosso outrora astro-rei. E h bilhes de galxias no Universo. Por outro lado, sabe-se que uma estrela me, com seus filhos, os planetas, no um acontecimento isolado. Concebem os astrnomos que somente na Via Lctea h pelo menos cem milhes de planetas; no mnimo cem mil com vida inteligente e mil com civilizaes mais evoludas que a nossa. Isso tudo inspira indagaes perturbadoras. Em outros planetas habitados tambm ocorreu o pecado original dos textos bblicos? Se a resposta negativa, desfrutam seus habitantes da imortalidade fsica, j que aqui experimentamos a morte em decorrncia dele? Qual o critrio adotado por Deus para distribuir a populao universal? Uns em mundos ditosos, que desconhecem o sofrimento e a morte, isentos de tentaes e quedas, parasos no maculados pelo pecado original; outros, em mundos de misrias como a Terra, usando corpos frgeis e perecveis, sob o assdio implacvel de poderes infernais que os induzem perdio... Tudo isso porque um suposto casal original cometeu o original pecado de buscar o conhecimento? Mais cedo ou mais tarde ruiro as barreiras dogmticas que impedem o exerccio da razo, como ruiu o muro de Berlim que inibia o exerccio da liberdade. Concepes teolgicas medievais devero ser repensadas, assimilando os progressos da Cincia, ou fatalmente as religies que as sustentam desaparecero por anacrnicas, incompatibilizadas com a lgica e o bom senso. Algo tem sido feito nesse sentido.Telogos progressistas defendem a idia de que o dogma religioso no imutvel. Isto significa que os textos religiosos no so a palavra de Deus, mas a palavra do Homem a respeito da divindade. So passveis, portanto, de evoluo, acompanhando o aprimoramento da inteligncia humana.
3

O padre francs Teilhard de Chardin, cuja obra bastante divulgada na atualidade, props uma idia avanadssima - a evoluo do Esprito. Temos aqui uma revoluo teolgica. Se o Esprito perfectvel, isto , passvel de aprimoramento, as faltas que cometa so mera decorrncia de sua imperfeio, razo pela qual deve ser educado, jamais confinado em abismos infernais sem remio. O prprio inferno existiria no como um local onde o faltoso deva permanecer todo o tempo, mas como um estado de conscincia infeliz, que compe seu tempo de redeno. O desdobramento dessas idias fatalmente desembocar no Espiritismo, completando-se esse arcabouo evolucionista com o conhecimento da Reencarnao e da Lei de Causa e Efeito. *** Ordenando nossos raciocnios para a abordagem dos enigmas do Universo, a Doutrina Esprita define os Espritos como os seres inteligentes da Criao. O complemento fora do mundo material de fundamental importncia para compreendermos que as incontveis galxias, com seus sistemas solares e desconhecidos planetas que pululam no infinito, no representam mero exerccio de diletantismo do Criador, nem foram feitos para deleite de nossos olhos ou para dar servio aos astrnomos. So todos eles moradas de Espritos em variados ( estgios de evoluo, atendendo a experincias especficas, relacionadas com suas necessidades evolutivas. Essa populao universal espraia-se pelo cosmos, mergulhando na matria, em escafandros semelhante ao corpo fsico que usamos ou compondo comunidades espirituais, onde no haja essa possibilidade ou necessidade dela. Assim, Espritos que somos, os seres pensantes da Criao, fazemos nosso trnsito evolutivo, no desdobramento de gloriosas experincias rumo angelitude. Nos caminhos iniciais, como aqueles em que nos encontramos, sempre haver vacilaes e quedas, desvios e comprometimentos com o erro, fruto de nossa imaturidade .Mas, inexoravelmente, tangidos pela dor a resposta da Vida aos nossos enganos - e amadurecidos pela experincia, caminhamos para a perfeio.

Advertindo no pretender definies absolutas, Kardec aborda essa ascese em O Livro dos Espritos, estabelecendo uma escala com trs ordens, em dez categorias evolutivas. Considerando que essa classificao vale tambm para as criaturas humanas, Espritos encarnados temos ali um roteiro de avaliao para nossa prpria condio, permitindo-nos constatar em que categoria nos situamos. J na introduo da Terceira Ordem, a mais elementar, podemos perceber porque a terra considerada um planeta de expiao e provas, que ocupa humilde posio na sociedade dos mundos, porquanto raros no se enquadram nela, o que podemos constatar pinando algumas de suas caractersticas: Predominncia da matria sobre o Esprito. Propenso para o mal. Ignorncia, orgulho, egosmo e todas as paixes que lhes so conseqentes. Tm intuio de Deus mas no o compreendem. Uns no fazem o bem nem o mal; mas, pelo simples fato de no fazerem o bem, j denotam a sua inferioridade. Outros, ao contrrio, se comprazem no mal e rejubilam quando uma ocasio se lhes depara de pratic-lo. A inteligncia pode achar-se neles aliada maldade ou malcia; seja, porm, qual for o grau que tenham alcanado de desenvolvimento intelectual, suas idias so pouco elevadas e mais ou menos abjetos seus sentimentos. Mas podemos queimar etapas, em nossa jornada evolutiva, imitando os exemplos dos Espritos puros, que atingiram culminncias. Diz Kardec a respeito deles: Gozam de inaltervel felicidade, porque no se acham submetidos s necessidades, nem s vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porm, no a da ociosidade montona, a transcorrer em perptua contemplao. Eles so os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manuteno da harmonia universal. (....)Assistir os homens nas suas aflies, concit-los ao bem ou a expiao das faltas que os conservam distanciados da suprema felicidade, constitui para eles ocupao gratissima. Do que sabem e do que podem Espritos dessa estirpe temos um exemplo marcante em Jesus, que sintetizou em breves ensinamentos as leis morais que regem nossa evoluo, vivenciando-as em plenitude, da manjedoura cruz. OS SEGREDOS DE DEUS 1 Os Espritos se formam espontaneamente, ou procedem uns dos outros?

Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles mistrio. Questo n 81 Em face de dvidas sobre suas proposies, a teologia dogmtica descarta qualquer questionamento irrecorrvel afirmao: mistrio - um segredo de Deus - desvendvel apenas quando o Criador dispe-se a obsequiar o Homem com uma revelao. E nem sempre isso resolve o problema. O Dogma da Santssima Trindade, por exemplo - uma revelao a justificar porque Jesus, sendo Deus, como se pretende, referia-se a si mesmo como simples servo e mensageiro do Eterno uma soluo to misteriosa quanto o enigma que pretende desvendar. Baluarte inexpugnvel do dogma, o mistrio reina, soberano, frente de delirantes fantasias teolgicas que subestimam a razo. Se contestamos a ressurreio de Jesus, considerando a irreversvel desagregao celular imposta pela morte, informa-se: mistrio. Se confrontamos a equidade divina com a diversidade das situaes humanas, onde h ricos e pobres, santos e facnoras, bons e maus, sos e doentes, gnios e idiotas, atletas e tetraplgicos - desde o bero - proclama-se: mistrio. Se estranhamos a doutrina das graas, segundo a qual Deus teria escolhidos para a salvao, contrariando o mais elementar princpio de justia, vem a mesma cantilena: mistrio. Assim como os dogmas, os mistrios geram descrena na medida em que, desenvolvendo sua inteligncia, o Homem recusa-se a conviver com a fantasia. Para a Doutrina Esprita o mistrio no fruto proibido no jardim das cogitaes humanas. Apenas est verde e poder perfeitamente ser digerido na medida em que amadureamos nossas faculdades intelectivas. A criana de trs anos no est proibida de resolver os mistrios da lgebra. O que a impede a ausncia de acuidade mental para isso. Assim como ela o far tambm o Homem decifrar os enigmas do Universo, na medida em que desenvolver suas potencialidades como filho de Deus. Era um mistrio a razo pela qual os corpos slidos despencam no espao, sempre que perdem a sustentao, at que Newton formulou a Lei da Gravitao Universal: A matria atrai a matria na razo direta de sua massa e inversa do quadrado de suas distncias. Por isso os astronautas flutuam quando afastados da fora gravitacional terrestre. Insondvel mistrio, suposto castigo divino, eram determinados males da antigidade, que se espalhavam com a rapidez do raio, dizimando populaes

imensas, at a inveno do microscpio, que permitiu devassar o universo dos microorganismos, disseminadores de epidemias onde h ausncia de higiene, assepsia e profilaxia. Assustadores mistrios eram as casas mal-assombradas, onde se ouviam barulhos inexplicveis, mveis se movimentavam, chuvas de pedras precipitavam-se sobre o telhado, objetos entravam em combusto, at que o Espiritismo demonstrou a existncia de Espritos que provocam esses fenmenos, a partir da presena, nesses locais, de indivduos portadores de uma sensibilidade especial, a mediunidade de efeitos fsicos, a fornecerem, inconscientemente, os recursos fludicos necessrios. Na antigidade havia o mistrio da gerao espontnea, que dava cobertura fantasia criacionista da Bblia. Concebia-se at uma experincia comprobatria: deixava-se ao ar livre um pedao de carne e, em pouco tempo, ali surgiam vermes em grande quantidade. O engano/foi desfeito quando os observadores constataram que o fenmeno somente ocorria com a presena de moscas, que pousavam nos tecidos em decomposio. Os vermes eram larvas do inseto, que tinham na carne putrefata o seu viveiro. Sabemos hoje que os seres vivos invariavelmente procedem de outros seres vivos, reproduzindo-se a partir de rgos adequados e que a multiplicidade das espcies vivas, na Terra, fruto de um processo evolutivo que se iniciou h milhes de anos, com organismos unicelulares, atingindo seu pice na espcie humana. Quanto aos Espritos, por sua natureza, no podem proceder uns dos outros, como os homens. A razo nos diz que no foram criados instantaneamente. Se a vestimenta carnal, o corpo que usamos na Terra, demandou, como a Cincia demonstra, milhes de anos de aperfeioamento, at atingir a complexidade necessria para a manifestao da inteligncia na Terra, seria inconcebvel que o Esprito, infinitamente mais complexo, fosse criado num estalar de dedos por Deus. A origem dos Espritos um mistrio, no no sentido teolgico - assunto proibido, que no devemos questionar. Apenas assunto indevassvel em nosso atual estgio evolutivo.
***

Certa feita distraa-me com palavras cruzadas. O nvel era muito elevado, com conceitos absolutamente indefinveis para mim. No entanto, quando li escrita

dos Espritos sem que intervenha a mo do mdium, no tive dvida. Isso eu conhecia. A palavra era pneumatografia. Um outro conceito - escrita em alto-relevo para cegos - foi facilmente definido por um amigo especialista em Braille: anagliptografia. Assim ocorre com o quebra-cabeas que o Universo. Na medida em que se alargam os horizontes de nosso conhecimento, com a maturidade intelectual e espiritual, definimos suas leis, compreendemos seu funcionamento, deciframos seus mistrios. O cruzadista tem em seu auxlio o dicionrio. A Doutrina Esprita o dicionrio sublime que nos ajuda a decifrar a charada de nossa existncia: de onde viemos, o que fazemos na Terra, para onde vamos. Avanando nesse conhecimento, explica-nos que onde h vida existe um princpio espiritual que a sustenta. Ele se desenvolve nos milnios sem conta, at atingir a complexidade necessria para o aparecimento do Esprito, o ser pensante da Criao. No sabemos quanto tempo demanda essa metamorfose, quando, como e onde ocorre, mas chegaremos l, quando completarmos a transio em que nos encontramos - da inferioridade perfeio, da humanidade angelitude, quando no mais haver mistrios para ns. VESTIDOS DE LUZ Os Espritos tm forma determinada, limitada e constante? Para vs, no; para ns, sim. O Esprito , se quiserdes, uma chama, um claro, ou uma- centelha etrea. Essa chama ou centelha tem cor? Tem uma colorao que, para vs, vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Esprito mais ou menos puro. Questes 88 e 88-a Num desses momentos fulgurantes da Filosofia, em que se harmonizam a conceituao profunda e a simplicidade conceituai, Descartes proclamou: Penso, logo existo. Enunciava o bvio at ento no cogitado: ~Q fato de podermos exercitar os miolos, concebaldo a prpria existncia, evidencia que existimos. Poderia o sbio francs acrescentar: ...e existindo, ocupo espao. Sim, porque impossvel existir sem marcar presena em algum lugar.

Na mesma linha de raciocnio, foroso admitir que o Esprito tem forma, j que no se trata de simples abstrao teolgica. E uma individualidade, o ser pensante que, embora invisvel ao olhar humano, habitante de outra dimenso, ocupa o espao em que se situa. A morfologia e a fisiologia do Esprito, sua forma e organizao, parecem-nos to distantes do entendimento humano, no atual estgio evolutivo, quanto a natureza de Deus. Tudo o que podemos saber que o Esprito, em essncia, sem o revestimento perispiritual, pode ser, precariamente, comparado a uma chama. O homem tem um conhecimento intuitivo das realidades universais, embora nem sempre consiga defini-las com objetividade, enredando-se em mitos e crendices. Na Antigidade imaginava-se que as estrelas cadentes, meteoros que se incandescem ao atritar com a atmosfera terrestre, fossem aparies de Espritos nas alturas. A famosa estrela de Belm, que guiou os reis magos at Jesus, confundida com a luminosidade de Esprito tutelar. Outra verdade pressentida diz respeito cor e intensidade luminosa dos seres espirituais. Se anglicos, so mostrados em gravuras com halo resplandescente. Entidades demonacas aparecem nimbadas de sombras. Videntes de acentuada sensibilidade confirmam: Espritos evoludos vestem-se de luz, como se exteriorizassem a prpria virtude em vibraes resplandescentes; Espritos comprometidos com o vcio e o crime apresentam-se escuros, luz eclipsada por seus pensamentos desajustados. Em face de nossas imperfeies temos maior facilidade para contatar esses deselegantes moradores do alm, com seus uniformes de sombras, a exercerem perturbadora influncia sobre ns. Da muita gente temer vises do mundo espiritual. Espritos que somos, envergando transitoriamente um traje de carne, tambm podemos ser avaliados pela natureza de nossa aura. Por isso os benfeitores desencarnados nos conhecem to bem. Ainda que simulemos virtudes que no possumos ou exercitemos verborrgica integridade, jamais os iludiremos, porquanto eles vem como somos realmente, pela natureza de nossas vibraes. Futuramente teremos instrumental tico com suficiente sensibilidade para detectar, pela luminosidade, o que vai no corao humano. Ento haver substanciais transformaes no relacionamento social, com a erradicao da mentira, da hipocrisia, da falsidade... Imaginemos uma cmara de televiso com esse aperfeioamento...
9

Seria o fim dos profissionais da poltica, dos pregadores farisaicos, dos comunicadores a servio da conturbao e da desordem... No lar, um aparelho desses inviabilizaria o adultrio. Nos negcios, imperaria a honestidade. Na vida social, a lisura, a sinceridade. ?* Uma revoluo! 5 *** A depurao de nosso padro vibratrio, a formao de uma aura luminosa, subordina-se ao nosso empenho no Bem, a eletricidade divina que ilumina nosso corao, revestindo-nos de luz. A esse propsito lembramos a alegoria notvel de Frank Capra, famoso cineasta americano, no filme A Felicidade No Se Compra. a histria de um Esprito desencarnado, candidato a anjo que, para ganhar suas asas - iluminar-se -,recebeu a misso de ajudar um valoroso empresrio que, em virtude de grave problema financeiro, provocado por desonesto banqueiro, asilara no crebro a perturbadora idia do suicdio. O vestibilando da angelitude foi encontr-lo na vspera do Natal, prestes a saltar de uma ponte nas guas geladas que corriam embaixo. Fazendo-se visvel e se identificando, falou-lhe de sua misso e, sem nenhuma pretenso de demov-lo pintando as negras conseqncias do suicdio, comentou que seria um desperdcio, porquanto ele vinha sendo importante para muita gente. Ante o ceticismo de seu protegido, que se sentia um fracassado, o amigo espiritual mostrou-lhe vrias situaes: Num cemitrio, a sepultura de um irmo, em data recuada. - Mas ele no morreu. Est bem vivo! reclamou o empresrio. - Teria morrido se voc no o salvasse de afogamento, na adolescncia. Lembra-se? Mostrou-lhe uma solteirona tristonha e introvertida. - Minha esposa! Est muito diferente. Ela no assim... - Seria se voc no estivesse em sua vida, oferecendo-lhe a gratificante experincia de uma famlia numerosa e bem formada. Aps sucessivas evocaes de um passado infeliz, no fora a felicidade de sua presena, foi-lhe mostrado o quadro mais dramtico, quando, percorrendo a cidade, o empresrio espantou-se por v-la transformada em antro de perdio, invadida por casas de jogo e de prostituio.
10

- Essa no minha cidade! - exclamou, aturdido. - Tem razo. Sua cidade diferente. Voc fez a diferena, com seu idealismo, com seus empreendimentos imobilirios, favorecendo a edificao de bairros com casas populares, afastando especuladores e agentes do vcio... Compreendeu, ento, o homem que desistira de viver, que sua vida tinha um significado. Era preciso enfrentar a adversidade para continuar ajudando as pessoas como fizera sempre. E desistiu de morrer... Persistia o problema financeiro, mas mudara sua maneira de apreci-lo. Ainda que viesse a falncia de seus empreendimentos, no se permitiria falir como ser humano, disposto a enfrentar a adversidade. Regressou em estado de graa ao lar, repetindo, eufrico, s pessoas que encontrava: - Feliz Natal! Feliz Natal! Em casa uma surpresa: Os amigos, muitos amigos, uma multido, cotizados, conseguiram o dinheiro suficiente para que a falncia fosse evitada. Enquanto festejavam, o empresrio, ouvindo um sino na sala, comentou com a esposa: - Dizem que sinos repicando anunciam anjos que ganharam asas. E sorriu, feliz, considerando que seu protetor conquistara o desejado prmio, salvando-o. *** O encantador filme de Frank Capra demonstra que sempre poderemos ser importantes para algum, por mais humilde seja nossa posio. Vale a pena viver por isso. E tanto mais valer quanto maior o nosso empenho no Bem, que nos habilitar a ajudar crescente quantidade de pessoas, com o que iluminaremos nossos caminhos, vestindo-nos de luz. INVOLUO OU REVELAO? Podem os Espritos degenerar? No: medida que avanam, compreendem o que os distanciava da perfeio. Concluindo uma prova, o Espirito fica com a cincia que da lhe veio e no a esquece. Pode permanecer estacionria, mas no retrograda. Questo ns 118

11

Estamos integrados num continuum evolutivo. Sempre para frente, ainda que a passos lentos, como uma tartaruga. Jamais com alternativas de retrocesso, como um caranguejo. Nossas conquistas intelectivas e morais so inalienveis. O indivduo que edifica o bem ser sempre bom, da mesma forma que o sbio no perder a viso de realidade que exprime sua sabedoria. A velhice parece desmentir essas afirmativas, reduzindo em certos indivduos a capacidade intelectual. Uma involuo? Nada disso. Simplesmente o Esprito, em tal situao, no pode manifestar seus potenciais de conhecimento e inteligncia, em virtude da degenerescncia das clulas cerebrais, pelo envelhecimento. Um exmio pianista no poder mostrar sua arte num piano desafinado. *** H pessoas sociveis que inopinadamente comprometem-se em atitudes infelizes e surpreendentes: Um homem pacfico discute com o vizinho por causa do som de seu televisor, que est a incomod-lo. Irritado, fora de si, toma de um revlver e lhe d vrios tiros, matando-o. Dedicado chefe de famlia, pai de trs filhos, marido carinhoso, vida conjugal tranqila, envolve-se com volvel jovem e abandona o lar. Adolescente disciplinada e obediente passa por lamentvel metamorfose ao entrar para a Faculdade. Envolvendo-se com ms companhias, torna a convivncia domstica um inferno. Desrespeita os pais, agride os irmos, no aceita qualquer orientao, comprometendo-se em perniciosos desregramentos. Quem convive com pessoas assim,fica perplexo. Parece que desaprenderam, caminharam para trs, involuiram. Nada disso. Houve apenas uma revelao. Fcil conservar a calma, a serenidade, o equilbrio, quando tudo corre bem, dentro da rotina, sem que enfrentemos desafios ou contestaes. E em circunstncias especiais, de tenso e grande emoo, em crises existenciais, que nos desnudamos, mostrando quem somos, qual o nosso estgio evolutivo. No relacionamento dirio h o verniz social, um conjunto de normas de civilidade que regem nossas relaes. Mas uma camada muito fina, que se rompe facilmente. O homem que atira num desafeto; aquele que parte do lar para o embalo de uma aventura amorosa; a jovem em conflito com a famlia e todos aqueles que
12

saem dos trilhos esto apenas revelando fragilidades incrustadas em sua personalidade. Isso ocorre tambm no plano coletivo. Envolvidos por impulsos instintivos da multido, que em determinadas circunstncias age irracionalmente, como num estouro de boiada, h indivduos que se tornam capazes de cometer atrocidades.. Difcil encontrar algo mais selvagem do que um linchamento. A turba desvairada massacra algum que despertou sua ira. No raro, vemos ali cidados pacatos que, aparentemente, jamais se prestariam a semelhante iniciativa. Terroristas, envolvidos na guerrilha urbana, no vacilam em explodir bombas em logradouros pblicos, matando inocentes, com o propsito de desestabilizar a sociedade para tomar o poder. No possuem nenhum respeito pela vida humana. No entanto, fora das atividades que lhes revelam a ndole, so pessoas pacatas que chegam a dedicar carinho aos familiares e companheiros. Na guerra h indivduos que se transformam em feras, dominados por destruidores impulsos que pareciam inexistir neles. H alguns anos foi preso no Brasil o alemo Gustav Franz Wagner, apelidado besta humana, em face das atrocidades que cometeu contra os judeus, na condio de carrasco nazista. Vizinhos que conviveram com ele tiveram dificuldade de aceitar sua verdadeira identidade, porquanto tratava-se de um homem afvel, simples, que as crianas chamavam vov. Aqueles que se engajam num linchamento, numa ideologia anarquista, nos horrores de uma guerra, involuem? No. Apenas se desvelam. O grande problema, no contexto humano, a tendncia ao estacionamento. Multides transitam pela Terra inteiramente distradas das finalidades da existncia, marcando passo nos caminhos evolutivos. Muitos exercitam inteligncia atilada, iniciativa, domnio das situaes, mas parecem ter perdido inteiramente o senso comum, a capacidade de apreciar em perspectiva os horizontes existenciais, buscando definir de onde vieram e para onde vo. Lembro a histria de um homem que viajava em seu automvel quando a direo comeou a vibrar. Parou. Aps exame, constatou que, por terem sido mal apertadas, as porcas que prendiam uma das rodas haviam se perdido. -E agora? - perguntava-se. -Como fixar a roda?

13

Ao lado da rodovia erguia-se um manicmio. Um doente, que observava por uma abertura gradeada no muro alto, sugeriu: -Tire uma porca de cada uma das outras rodas. Assim fixar a que est solta e poder chegar oficina. O motorista, encantado com aquela soluo prtica que jamais lhe ocorreria, fitou, perplexo, o doente. Este comentou: -Certamente est imaginando como pode um louco ter idia to inteligente. simples: sou louco mas no sou burro. Assim ocorre com muitos indivduos. No so burros, mas, alienados dos valores espirituais, marcam passo na jornada evolutiva, envolvendo-se em comportamento contraditrio e comprometedor. Ns, espritas, costumamos debitar nossas derrapagens presso das sombras. Dir-se-ia que h um componente espiritual nos desvarios humanos. Imperioso, entretanto, reconhecer que no essa influncia que nos faz perder o domnio de ns mesmos. por perdermos o domnio de ns mesmos que nos submetemos a ela. Quando o esprita envolve-se num bate-boca, descendo agressividade, costuma-se dizer que est dando comunicao, mdium de entidades menos felizes. possvel. No se trata, porm, de simples ocorrncia medinica. muito mais uma manifestao anmica, isto , um destempero de seu deseducado esprito. *** Como superar a alienao? Como conquistar a posse de ns mesmos? H muitos caminhos, envolvendo recursos filosficos, psicanalticos, psicolgicos, religiosos... Seria ocioso divagar a respeito, porque mais importante do que o caminho o caminhar. Aquele que est tentando, acabar por encontrar rumo certo, enquanto permanecem em seus descaminhos os indiferentes e acomodados. Para quem se dispe a andar, a sugesto de um amigo espiritual: Diariamente, em horrio que julgar oportuno, leia um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em seguida, durante quinze minutos, entregue-se meditao, procurando estabelecer comparao entre o que leu e o que faz, com o propsito de renovao. Quanto maior nosso empenho por estabelecer proximidade entre o que fazemos e o que o Cristo espera de ns, mais perto estaremos de atingir as
14

metas de perfeio que nos compete atingir, realizando-nos como filhos de Deus. O PORQUE DA RENOVAO Tm necessidade de encarnao os Espritos que, desde o princpio, seguiram o caminho do bem ? Todos so criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tributaes da vida corporal. Deus, que justo, no podia fazer felizes a uns, sem fadigas e trabalhos, consequentemente sem mrito. Questo n 133 O velho ditado, misturar alhos com bugalhos, ocorre-nos em relao s palavras motivo e objetivo. H quem as confunda. No entanto, so palavras de significados bem distintos. Objetivo a meta que se pretende atingir. Motivo a causa determinante de uma iniciativa. Um homem internado no hospital. Motivo: lcera gstrica perfurada. Objetivo: operao de emergncia para estancar a hemorragia. Outro confinado na penitenciria. Motivo: matou algum.

15

Objetivo: resgate de seu dbito com a sociedade. *** Qual o objetivo da reencarnao? Ponto pacfico entre os adeptos desse princpio: Evoluo. Revestimo-nos do pesado manto de carne com a finalidade especfica de evoluir. Divergncias surgem quando se cogita do motivo. Por que entramos no crculo das vidas sucessivas? H quem defenda que a existncia em mundos de matria densa como a Terra seria um castigo, uma conseqncia de desastradas experincias na espiritualidade. Segundo essa linha de raciocnio, poderamos evoluir nos planos etreos, sem as complicaes da existncia carnal. que em determinado momento deixamos que se desenvolvesse em ns um monoidesmo egocntrico, uma personalidade essencialmente egostica, a gerar um impasse evolutivo, situando-nos em indesejvel desvio. A seqncia de encarnaes em mundos como a Terra funcionaria como caminho purificador, livrando-nos do egosmo e dos sentimentos que lhe so conseqentes. Temos a uma variante para a alegoria do paraso perdido. Perdemos a situao de bem-aventurana no alm, confinados no purgatrio terrestre.Alunos rebeldes de escola risonha transferidos para o reformatrio. Segundo a Doutrina Esprita no bem assim. No estamos aqui em virtude de estrepolias cometidas na Espiritualidade, mesmo porque no viveremos l em definitivo enquanto no atingirmos um estgio compatvel de pureza e perfeio. O egosmo, esta vocao de pensarmos muito em ns mesmos, no fruto da rebeldia. Exprime apenas uma condio evolutiva, prpria do estgio em que nos encontramos. A semente exaure o solo, extraindo-lhe os elementos nutritivos para garantir a prpria sobrevivncia. voraz neste particular. Mais tarde, rvore feita, habilitar-se- a produzir frutos. O mesmo ocorre com o Esprito. Nos primrdios da conscincia, ignorante das leis divinas, o egosmo lhe instintivo. Por algum tempo ser seu estmulo, sua iniciativa, sua defesa, sua maneira de ser.

16

O Esprito Humano est atingindo o limiar da transformao fundamental - de receptor para doador. J no somos primitivos, orientados pelo instinto, como a semente que suga o solo ou o animal que mata uma presa. Suficientemente desenvolvidos mentalmente, com noes do Bem e do Mal, imperioso se faz que superemos o egosmo, habilitando-nos a produzir frutos em favor da harmonia universal. Estmulo e apoio no pretrito, hoje ele retarda nossa jornada, como um barco que nos sustenta enquanto atravessamos o rio, mas s nos atrasar se pretendermos arrast-lo na plancie. Assim, o grande desafio a que somos convocados, no atual estgio evolutivo, passar do egosmo ao altrusmo, da vocao de pensarmos muito em ns mesmos para o ideal de algo fazermos em favor do semelhante. . Nos caminhos evolutivos obviamente cometemos enganos. Imaturos, comportamo-nos como a criana que inicia os primeiros passos. Cai freqentemente, at que adquira estabilidade nas pernas e coordenao motora. Ento, o erro faz parte de nosso aprendizado, at que custa dos tombos, tanto mais dolorosos quanto maior o nosso peso evolutivo, a exprimir estados mais avanados de conscincia, habilitemo-nos a caminhar com segurana. H quem defenda a existncia de Espritos que evoluem em linha reta, sem jamais se comprometerem com o egosmo e, portanto, livres da encarnao. Jesus seria o prottipo. No obstante o respeito que votamos ao mestre nazareno, a mais alta expresso da Humanidade, situado pela Doutrina Esprita como o ser mais evoludo que por aqui transitou, seria absurdo que Deus o criasse diferente, com algo que falta s demais criaturas, isentando-o do egocentrismo que marca as inteligncias embrionrias. Mais longe, neste particular, foram os telogos que viram nele a prpria encarnao de Deus. Para o Espiritismo Jesus nosso irmo. Distingue-se pelo fato de ter atingido um patamar evolutivo que o habilita condio de preposto de Deus, responsvel pelos Espritos que evoluem na Terra, como revela Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, psicografia de Francisco Cndido Xavier. Somos o que Jesus foi. Seremos o que Jesus .

17

Oportuno enfatizar que podemos acelerar nossa evoluo, superar mais rapidamente as limitaes humanas, livrarmo-nos da morte, representada pelo imperativo da reencarnao, desde que haja um empenho neste particular. Isso tudo, notoriamente, est subordinado maturidade. Quanto mais experiente e vivido, mais consciente estar o Esprito quanto necessidade de caminhar. Foroso reconhecer, porm, que no somos simples frutos, que caem de maduros. Dotados de racionalidade e livre-arbtrio, a capacidade de pensar e escolher, podemos estacionar ou nos transviar. Depende de ns. Conheo mdicos competentes que sabem, saciedade, dos problemas circulatrios e pulmonares gerados pelo fumo. No obstante, fumam. Pessoas cultas e sensveis, dotadas de inteligncia privilegiada, obtm sucesso em qualquer iniciativa. Entretanto, surpreendentemente, alheiam-se aos valores espirituais, prendendo-se ao imediatismo terrestre. A vida costuma detonar exploses que atuam como demolidores da inconsequncia, despertando o indivduo para as graves questes existenciais, relacionadas com o destino humano - a morte de um familiar a desiluso amorosa, a doena grave, o conflito familiar, o problema financeiro. O Espiritismo desperta-nos mais brandamente, a partir de uma ampla viso das realidades alm-tmulo, conscientizando-nos de tal forma quanto s finalidades da existncia que dificilmente nos abeberamos de seus princpios sem experimentar incontido desejo de acertar o passo nas estradas da renovao e do auto-aprimoramento, como algum que, transitando por inspito deserto, em noite escura, contemplasse ao longe as luzes de osis promissor. SOBRETUDO CONSOLADOR O Esprito se encontra imediatamente com os que conheceu na Terra e que morreram antes dele? Sim, conforme a afeio que lhes votava e a que eles lhe consagravam. Muitas vezes aqueles seus conhecidos o vm receber entrada do mundo dos Espritos e o ajudam a desligar-se das faixas da matria. Questo n 160 Segundo o captulo XIV do Evangelho de Joo, Jesus esteve reunido com os discpulos, na chamada ltima ceia, s vsperas do drama do calvrio. Dentre os assuntos abordados pelo Mestre, nesse

18

derradeiro contato com os discpulos, estava a revelao de que mais tarde enviaria um Consolador, um Esprito de Verdade que, segundo o texto, ensinaria todas as coisas e faria os homens recordarem suas lies. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, captulo VI, Allan Kardec referese a essa passagem evanglica para situar o Espiritismo como o Consolador, cumprindo duas previses de Jesus: Primeira: Restaura a pureza primitiva dos ensinamentos cristos, que foram negligenciados e deturpados na sua essncia, na medida em que o movimento se institucionalizou, gerando o profissionalismo religioso e adotando prticas ritualsticas retiradas do paganismo com o propsito de atrair a multido. Sem exterioridades e sem oficiantes o Espiritismo revive a mstica do amai-vos uns aos outros, reinstituindo o culto fraternidade como o melhor recurso para nos ligarmos a Deus. Segunda: Desenvolve novos conhecimentos que valorizam a moral evanglica, confirmando-lhe a essncia, enfeixados em trs ngulos que se completam: Cincia, Filosofia e Religio. com essa trade perfeita deciframos os enigmas do sofrimento humano, suas razes e finalidades; vemos desdobrarem-se maravilhosas vises do Plano Espiritual, da continuidade da existncia; conscientizamo-nos de nossas responsabilidades ante o conhecimento de leis imutveis que regem nossa evoluo: Causa e Efeito, Reencarnao, Mediunidade... Mas onde a Doutrina Esprita mais consoladora est na demonstrao inequvoca de que as ligaes afetivas no se interrompem com a morte, nem esto nossos amados separados por barreiras intransponveis. Eles nos vem, nos acompanham, nos ajudam. Torcem por ns, sofrem conosco, esperam por ns e, finalmente, nos amparam quando soa nossa hora.Francisco Cndido Xavier personifica em seu trabalho sublime o trplice aspecto da Doutrina Esprita. E Cincia em livros como o monumental Parnaso de Alm Tmulo, onde dezenas de poetas desencarnados identificam-se em versos onde ressumbra seu estilo marcante e inconfundvel. E cantam as glrias da vida, alm das fronteiras da morte, confirmando a existncia de uma ponte medinica entre o plano fsico e o espiritual. Filosofia, em livros como a srie Nosso Lar, onde o Esprito Andr Luiz, pseudnimo de famoso mdico brasileiro, faz minucioso relato do continente Extra-fsico, com a objetividade de quem conta o que viu, pondo abaixo o precrio edifcio de milenrias especulaes. Religio, em livros como Fonte Viva, Po Nosso, Caminho, Verdade e Vida, Vinha de Luz, onde o Esprito Emmanuel, qual se usasse poderoso

19

microscpio literrio, examina a intimidade dos versculos evanglicos, ressaltando recnditas belezas. Mas, assim como ocorre com a prpria Doutrina Esprita, Chico mais Chico na consolao. So milhares de Espritos que se manifestam pela sua psicografia, dirigindo-se a aflitos familiares, oferecendo-lhes conforto e coragem para enfrentarem as dores da separao. Lutando contra suas imperfeies, empenhado em identificar-se aos postulados cristos, o apstolo Paulo proclamava, conforme est na Epstola aos Gaiatas: J no sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim. Era como se Jesus estivesse vivendo a sua vida, com isso Paulo situava-se como a prpria personificao do Cristianismo. Da mesma forma diramos que Chico Xavier personifica a consolao prometida pelo Cristo, a realizar-se na Doutrina Esprita. O trabalho do mdium como arauto do Espiritismo, no desdobramento de novos conhecimentos relacionados com a vida espiritual, provavelmente encerrou-se quando ele deixou a cidade mineira de Pedro Leopoldo. Mas o Consolador, presente em todos os livros que psicografou, nas milhares de mensagens que recebeu e receber, far-se- presente enquanto lhe restar alento, enquanto seus dedos puderem segurar um lpis, preciosos terminais de inigualvel editor de textos que jorram do infinito. . Aps o casamento a inexperiente dona-de-casa ter em sua mezinha uma carinhosa instrutora, orientando-a na organizao do lar, nos cuidados da casa... Quando vier o primeiro filho ela ser presena benfazeja, socorrendo-a em sua insegurana diante do pequenino indefeso, num estgio de total dependncia. - Ah! Se no fosse a mame! - suspira - eu estaria perdida! Assim ser sempre. Aquele anjo tutelar achar tempo e disposio para estar a seu lado nos momentos difceis, nos problemas do dia-a-dia... Chegar o tempo amargo em que, pela ordem natural, a genitora partir para a Espiritualidade. Mas ficar o vnculo indelvel. A filha valorizar, mais do que nunca, aquela presena amiga, aquela dedicao extremada, de que nem sempre se dera conta. E quando soar a sua hora, quem gostaria de ver? Com quem gostaria de contar? Que presena lhe infundiria maior segurana? A mezinha, sem dvida. Esta a realidade consoladora desvelada pela Doutrina Esprita e demonstrada na psicografia de Chico Xavier: mes que recebem seus filhos. Se no estas, por motivos alheios sua vontade, viro os pais, os avs, os tios, os

20

amigos...Haver sempre algum ligado afetivamente ao desencarnante para ampar-lo na grande transio. pelo mesmo Chico que o Esprito Carlos Dias Fernandes nos fala dessa consoladora presena, em Ternura Maternal, poesia contida no livroAntologia dos Imortais, da Federao Esprita Brasileira: As paredes da casa em vo procuro, quero dizer adeus e no consigo... Vejo apenas o vulto amargo e amigo da morte que me estende o manto escuro. Choro a estirar-me, trmulo e inseguro, o leito ensaia a pedra do jazigo... Padeo, clamo e indago a ss comigo, qual pssaro que tomba contra um muro. A nvoa espessa enreda o corpo langue, o terrvel crepsculo de sangue Que me tinge de sombra os olhos baos: Mas surge algum, no caos que me entontece, minha me, que alonga as mos em prece, doce estrela brilhando nos meus braos!... Ave que torna, em chajja, ao brando ninho, ouo divina msica na sala. a sua voz celeste que me embala, motes do lar que tornam de mansinho. Ergo-me agora... O corpo o pelourinho de que me desvencilho por beij-la... Me! Minha Me!... - suspiro, erguendo a fala, a soluar de jbilo e carinho. -Dorme, filho querido! Dorme e sonha!.. Nossa velha cano terna e risonha regressa com beleza indefinida... Tomo-lhe os braos em que me acrisolo e durmo novamente no seu colo para acordar no bero de outra vida. SILOGISMOS Qual o fim objetivado com a reencarnao? Expiao, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde est justia? Questo 167 Silogismo uma interessante forma de raciocnio. Divide-se em trs partes que se completam: Premissa maior, premissa menor e concluso. Exemplo: A morte o fim de todos os homens - premissa maior. s homem - premissa menor.Vais morrer um dia - concluso. * Da conjuno de duas idias que se harmonizam, O conceito concludente. Outro exemplo: Todas as mulheres so vaidosas - premissa maior. Es mulher - premissa menor.
21

Es vaidosa - concluso. Aqui o resultado no aceitvel. Mulher no sinnimo de vaidade. O erro est na premissa maior, que encerra uma afirmativa gratuita. Afinal, nem todas as mulheres so vaidosas. Algumas no so... Para que a concluso exprima uma verdade, esta deve marcar presena tambm nas premissas. Um silogismo teolgico: A justia de Deus nunca falta, na Terra - premissa maior.Vivemos na Terra - premissa menor. No h injustia em nenhuma situao humana concluso. Resultado duvidoso para muita gente. Como considerar justo um planeta onde convivem o gnio e o idiota, o atleta e o paraltico, o sbio e o obtuso, o milionrio e o miservel, o santo e o facnora? Bem, se a concluso no aceitvel, reexamina-se as premissas. A primeira, envolvendo a existncia de Deus e sua justia, incontestvel. Para provar que Deus no existe temos pela frente uma misso impossvel: justificar a existncia do Universo sem Ele, algo como pretender que h efeito sem causa. Duvidar de Sua justia seria negar Sua perfeio, rebaixando-o passionalidade antropomrfica de um Jeov, o instvel deus do Velho Testamento. Quanto premissa menor, no h o que questionar,a no ser por lunticos... A dvida a respeito desse silogismo envolve um equvoco na apreciao das conjunturas humanas. Lembra a histria daquele pregador protestante que foi advertido por seus superiores, porquanto algum o acusara de bater em sua esposa, algo inconcebvel num religioso. O pastor surpreendeu-se. Ponderado e pacfico, jamais erguera um dedo contra algum, muito menos sua mulher, por quem nutria especial carinho. - Quem me denunciou? - Um vizinho. - Disse como foi? - Ouviu sua esposa gritar, desesperada. Olhou por cima do muro e viu voc correndo atrs dela, a bater-lhe. Meu Deus! - pensou o pastor - Como pode esse homem reportar-se a algo que no aconteceu? Est mentindo ou se enganou.

22

No havia justificativa para a primeira hiptese. O vizinho no era m pessoa; no havia inimizade entre eles. Por que haveria de querer prejudic-lo? Certamente houvera um engano. ; , , - Quando aconteceu? - H uma semana. O pastor sorriu. Lembrara-se. ,> Naquele dia estivera com a esposa no amplo jardim, nos fundos da casa. Ela cuidava das flores quando foi atacada por furiosas abelhas. Aterrorizada, correu, gritando de dor. Ele prontamente foi ao seu encalo, a brandir sobre ela um saco de estopa, com o propsito de afugentar os insetos. O vizinho viu de longe e confundiu um ato de socorro com agresso. o que acontece com aqueles que apreciam a existncia humana distncia das realidades espirituais, viso comprometida por brumas de ignorncia. Sem noo dos porqus, situam-se perplexos, supondo que Deus esteja a aoitar seus filhos, quando apenas os ajuda a eliminar ameaadores ferres gerados no viveiro de suas inferioridades. Qual infalvel instrumento tico para a apreciao dos horizontes existenciais, a doutrina das vidas sucessivas evidencia que as situaes presentes guardam relao com o que fizemos ou deixamos de fazer no pretrito, impondo-se como preciosos instrumentos de regenerao. Ainda que no tenhamos lembrana das causas passadas, geradoras dos males presentes, estes imprimem, na intimidade de nossa conscincia, registros que funcionam como vacinas contra reincidncias. Um maneta no sabe que as atitudes violentas no pretrito roubaram-lhe a mo que lhe falta hoje, mas a experincia o ajudar a conter a prpria agressividade. Intuitivamente, perceber que ela lhe faz mal. Para uma apreciao racional da idia reencarnacionista indispensvel superar o conceito esttico que a define como mero recurso expiatrio - o carma da filosofia hindu. Isto pode gerar indesejvel apatia. - E o meu carma - diz o indivduo que vive de esmolas, acostumando-se indigncia; ou o doente que se situa em existncia vegetativa, acomodando-se imobilidade. Temos aqui a paralisia da vontade, alimentada por indbita convico de que tem que ser assim. Reencarnao no sinnimo de expiao, e ainda que dotada de um componente expiatrio, tem por objetivo fundamental o melhoramento progressivo da Humanidade, o que sugere uma atitude dinmica,

23

uma ao consciente em favor do desenvolvimento de nossas potencialidades criadoras, edificando o bem onde estivermos.Em qualquer situao, por mais castradora se nos afigure, sempre h o que fazer para um futuro melhor. Nesse propsito, se cultivarmos um pouquinho de amor, pondo nossa alma nas iniciativas mais nobres, realizaremos prodgios. Mos e ps pregados na cruz, aparentemente no havia nada mais que Jesus pudesse fazer... Ainda assim, confortou um condenado, providenciou amparo para sua me e intercedeu em benefcio da multido desvairada, pedindo a Deus perdoasse a todos, porquanto no sabiam o que estavam fazendo. O mestre destacava uma vez mais, mesmo em circunstncias to adversas, o silogismo que lhe marcou o apostolado: Premissa maior: Deus Amor. Premissa menor: Fomos criados imagem e semelhana, de Deus. Concluso: Somente o amor nos realiza como Seus filhos. SOLUO SIMPLISTA Em que se funda o dogma da reencarnao? Na justia de Deus e na revelao, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento... Questo 171 A escalada da violncia no Brasil revive a idia de introduzir a pena de morte em nossa legislao. Sobrepondo-se ao debate em torno do assunto, grupos de extermnio, margem da legalidade, executam indiscriminadamente supostos marginais que caem em suas mos, autodenominando-se justiceiros. Essa expresso soa como macabra ironia, j que o mais elementar princpio de justia impe que qualquer penalidade seja precedida de julgamento, com apurao de responsabilidade e direito de defesa. Sem esse cuidado transformaremos nossas cidades em arremedos dos filmes de far-west. Ali a balana da justia era substituda pelo arbtrio dos pistoleiros. Tradicionalmente a populao brasileira est ligada a movimentos religiosos inspirados no Cristianismo, que condena a violncia. Para Jesus o delinqente um doente moral. Precisa de tratamento. Entretanto, generaliza-se em nosso pas a crena de que o ideal exterminar esses monstros. Ante as crescentes tenses geradas pela violncia urbana, multides desvairadas promovem sumrios linchamentos, com requintes de crueldade. Nivelam-se em selvageria criminosos e pretensos defensores da ordem
24

e da justia. Concebe-se que executar criminosos, em cumprimento da lei ou margem dela, inibe a criminalidade. Estamos diante de um argumento simplista, que no leva em considerao o fato de que nenhum delinqente cogita da possibilidade de ser punido. Se o fizesse, jamais se envolveria com a delinqncia. Por isso no lhe pesa nada saber que suas iniciativas possam resultar na priso por alguns anos ou na prpria morte. Isso explica porque no houve reduo de criminalidade em pases onde foi instituda a pena de morte, esta aberrao jurdica, que contraria um direito fundamental da criatura humana, presente na Constituio de qualquer pas civilizado: o direito vida. Imperioso reconhecer que sua adoo um atestado de incompetncia da sociedade, que pretende eliminar um de seus membros que se marginalizou por culpa dela prpria, por no prepar-lo conveniente mente para a convivncia social, nem ajud-lo cm suas limitaes ou atend-lo em suas necessidades. Nas questes 760 a 765, de O Livro dos Espritos, h um posicionamento contrrio pena de morte, o que significa que ningum pode dizer-se esprita manifestando-se favorvel a ela, da mesma forma que o catlico no pode negar a eucaristia ou o protestante contestar a Bblia. No obstante o carter dinmico e progressista da Doutrina Esprita e a liberdade de conscincia que nos faculta, h princpios bsicos como a Mediunidade, a Reencarnao, a Lei de Causa e Efeito, a existncia de Deus, que se situam inamovveis. So dogmas espritas, no no sentido religioso princpio indiscutvel, mas no sentido filosfico algo que se pode afirmar verdadeiro com apoio da lgica; ou cientfico - que se comprova pela experimentao. O dogma da existncia de Deus, por exemplo, facilmente comprovado pelo axioma no h efeito sem causa. Se o Universo um efeito inteligente, forosamente tem uma causa inteligente, um Criador, que transcende as acanhadas possibilidades humanas. Da mesma forma podemos dogmatizar contrariamente pena de morte, a partir da concepo reencarnacionista como um processo educativo em favor da evoluo do Esprito. Em face de sua imaturidade ou por rebeldia ele pode refugar as lies da existncia humana e at mesmo comprometer-se no crime. A condenao morte, em tal circunstncia, equivale expulso da escola, decretada por outros alunos, que no detm a sabedoria e a competncia da

25

direo da escola, formada por mentores espirituais que orientam o planeta.Mas, teria ocorrido realmente essa eliminao? Sabemos que no. A execuo do criminoso nada mais faz seno torn-lo invisvel. Catapultado para o Plano Espiritual, a partir de uma cadeira eltrica, de uma cmara de gs, de peloto de fuzilamento, ou de sumrio linchamento, ele se situa, alm-tmulo, na condio traumtica de um acidentado. Sua readaptao ser demorada, difcil, marcada por um perodo de inconscincia e um despertar tormentoso. Ressentido contra a sociedade que lhe roubou o corpo, poder, no raro, intentar o revide contra seus condenadores, amparados pela legalidade - os juizes - ou ocultos na ilegalidade - os linchadores e justiceiros. Estes ltimos, por se sobreporem Lei e pela truculncia de suas iniciativas, situam-se no mesmo nvel vibratrio e dificilmente permanecero inclumes, ante sua presso desajustante. Alm disso, obedecendo a iniciativas prprias ou inspirao de gnios das sombras, ele gravitar em torno de pessoas que guardam as mesmas tendncias, justificando comentrios assim: -No sei o que aconteceu comigo. Senti um impulso irresistvel de agir daquela forma e acabei cometendo desatinos. Embora no possamos debitar s influncias espirituais a agressividade humana, ela perigosamente fermentada, cresce muito em face desse envolvimento. Melhor, portanto, lidar com o criminoso vivo, visvel, vulnervel, segregado em instituies de reeducao, do que enfrent-lo morto, invisvel, inatingvel no dio e no rancor, a fomentar a desordem., O assunto pede reflexes mais profundas: Ningum ignora que a criminalidade est diretamente relacionada com as condies de vida de uma sociedade. Quanto mais elevado o nvel de desemprego e de pessoas sem condies mnimas de subsistncia, maior a sua incidncia. Quando o estmago grita, o instinto de conservao fala mais alto, sobrepondo-se a disciplinas morais, salvo em Espritos amadurecidos e conscientes, uma minoria em nosso planeta. Intil, portanto, cogitar de leis mais severas, de prises mais amplas, de efetivos policiais mais numerosos, paliativos que apenas minimizam efeitos. Imperioso que nos mobilizemos, socorrendo a populao carente, sem esperar por iniciativas governamentais. Enquanto no chegam os bombeiros, urge evitar que o incndio se alastre.

26

Em nosso prprio benefcio, preciso demonstrar a esses irmos em humanidade que sua tragdia existencial no est sendo negligenciada; que h pessoas empenhadas em ajud-los, em atend-los em suas necessidades prementes... Uma casa de sopa num bairro humilde, com singelas aulas de moral crist, faz muito mais em favor da paz social do que a ao ostensiva de viaturas policiais. Estas apenas cobem a violncia; aquela evita que ela se instale na infncia carente, que ali conhece os valores da fraternidade, recebendo um pouco de calor humano, de amor... Uma criana que aprende a importncia de fazer ao semelhante o bem que desejaria receber - a frmula ideal de amar, na sbia orientao de Jesus dificilmente se envolver com o crime na soluo de seus problemas. Mas s h uma forma de ensinar esse amor: amando! CONTATOS IMEDIATOS Os seres que habitam os diferentes mundos tm corpos semelhantes aos nossos? fora de dvida que tm corpos, porque o Esprito precisa estar revestido de matria para atuar sobre a matria. Esse envoltrio, porm, mais ou menos material, conforme o grau de pureza a que chegaram os Espritos. E isso o que assinala a diferenaentre os mundos que temos de percorrer, porquanto muitas moradas h na casa de nosso Pai, sendo, conseguintemente, de muitos graus essas moradas(....) Questo n 181 Em minhas fantasias de adolescente sempre alimentei o desejo de um contato imediato de terceiro grau, o encontro entre homens da Terra e seres de outros mundos. Influenciado por tendncias da fico cientfica, imaginava-os monstruosos e mal intencionados.Com o tempo aprendi que, embora de morfologia diferente, compatvel com o meio em que vivem, os aliengenas no seriam necessariamente assustadores. Como o demonstra a prpria espcie humana, a evoluo anmica implica num aprimoramento da estrutura fsica, observados padres de proporcionalidade, esttica e funcionalidade, que so universais. Quanto s suas intenes, nunca seriam belicosas. Se suficientemente inteligentes para desenvolver requintes de tecnologia que os habilitem a excursionar pelo cosmos, impossvel no terem definido e assimilado plenamente as leis divinas que regem a evoluo moral dos
27

filhos de Deus. Dispondo-se a cumpri-las, por mero exerccio de bom senso que caracteriza as inteligncias amadurecidas, jamais agiriam com agressividade. Raciocino em torno de conjecturas, porquanto, embora possvel improvvel a presena de aliengenas pilotando naves espaciais, como os decantados discos voadores. Considere-se, em princpio, que est sobejamente demonstrada a impossibilidade de vida material em nosso sistema solar. Os planetas Vnus e Mercrio so muito quentes; os demais, muito frios. Marte, que seria uma exceo, foi exaustivamente pesquisado pelas sondas espaciais norte-americanas, da srie Mariner, constatando-se sua esterilidade. Ressalte-se que esse planeta, como os demais de nosso sistema e os incontveis mundos que pululam no Universo, so habitados por comunidades espirituais, atendendo a imperativos evolutivos. Onde haja possibilidade e necessidade, semelhana da Terra, funciona a reencarnao, ensejando experincias em corpos de matria densa. Bem, se reais, no viriam os discos voadores de outros sistemas planetrios? Aqui, entre incontveis dificuldades, uma crucial: a distncia. A estrela que se situa mais perto da Terra Prxima Centauro. Est a 41 trilhes de quilmetros. A nave espacial Apoio, que levou os primeiros astronautas Lua, viajando velocidade de 40 mil quilmetros horrios, levaria perto de cento e vinte mil anos para percorrer essa distncia. Suponhamos que habitantes de imaginrio planeta, na rbita daquela estrela, construssem engenhos capazes de desenvolver a rapidez vertiginosa da luz, que a velocidade limite do Universo, segundo Einstein (300 mil quilmetros por segundo). Ainda assim demandariam 4,3 anos para chegar Terra. Um estgio aqui, mais o tempo de retorno, totalizaria aproximadamente 10 anos. Mesmo que fossem superados os problemas decorrentes de to longa permanncia na nave, ainda h a perturbadora questo do tempo. E que, segundo o mesmo Einstein, ele fluir mais lentamente na nave espacial. como se os viajantes entrassem numa prodigiosa mquina, capaz de projetlos num futuro remoto.Fcil perceber os transtornos que isso ocasionaria, principalmente em relao a familiares e amigos. No filme O Planeta dos Macacos, baseado em romance de Pierre Boule, enfoca-se essa contingncia. Uma nave espacial norte-americana atinge a velocidade da luz. Um acidente a projeta num planeta desconhecido. O astronauta, vivido por Charlton Heston, v-se s voltas com grotescos macacos inteligentes. Ao final descobre, estarrecido, que simplesmente voltara Terra, centenas de anos adiante de seu tempo. Nesse nterim, aps
28

devastadora guerra atmica, uma mutao genrica, provocada por elementos radioativos, dera origem aos estranhos sucessores da raa humana. No obstante a Cincia situar como remotssimas as possibilidades de um contato imediato de terceiro grau, muita gente reporta-se a encontros dessa natureza. O problema que essas experincias so sempre nebulosas e ocultas. No h nada de palpvel, de objetivo, de real, como um aparelho acidentado, uma foto de curta distncia, um objeto de uso pessoal do ET. Esses encontros lembram o que aconteceu comigo h perto de 15 anos, em Bauru, quando esteve na livraria esprita um argentino, procurando por dirigentes da Unio Municipal Esprita. Informou que era relaes pblicas de seres extraterrestres, tripulantes de um disco voador, que desejavam conversar com os espritas.Pronto! Deixaram aberta a porta do hospcio! foi meu primeiro pensamento.Mas o visitante no tinha aspecto de dbil mental. Bem vestido e falante, exprimia-se em tradicional portunhol, uma mistura de portugus com espanhol, explicando que o interesse dos ET era decorrente da afinidade de seus princpios com a Doutrina Esprita. Fazia sentido. Se o Espiritismo enuncia leis divinas, de carter universal, como Reencarnao, Mediunidade, Causa e Efeito, fatalmente coletividades mais evoludas teriam pleno conhecimento delas. Animei-me. Perguntei quando e onde seria o encontro. Informou que seria naquela noite, por volta de uma da madrugada, em local distante da cidade. Assustei-me. E se fosse armadilha de assaltante? A curiosidade falou mais alto. Aceitei. No obstante, adiantei que levaria alguns companheiros. Sentia-me mais seguro assim. com sua aquiescncia foram engajados colegas do Banco do Brasil, todos espritas. Nenhum deles, entretanto, levava jeito para guarda-costas. O Sidney, franzino; o Nelson, to magro que seu apelido era bacalhau; o Fabinho justificava em rima o diminutivo: era baixinho. A soluo foi convocar o Lucas, outro colega, simpatizante do Espiritismo. Alto e forte, estava mais para Rambo do que funcionrio de banco. Impunha respeito. Por volta de meia-noite pegamos o argentino no hotel e, em dois automveis, deixamos a cidade. Ms de agosto, noite muito fria. Eu, gripado, tossia insistentemente. Mas, tudo bem - valia o sacrifcio por ensejo do inusitado encontro. Fomos em direo a cidade vizinha, Santa Cruz do Rio Pardo. Alguns quilmetros adiante, entramos por uma estrada de terra. Percorremos perto de
29

300 metros. O argentino mandou parar. Deixamos os automveis e nos embrenhamos no mato. Nosso guia informou que j estava em contato mental com a nave. Apontou sinais luminosos no cu. No vi nada. Companheiros apontavam: -Ali, ali...! Eu, nada. O porta-voz dos ET comunicou alterao nos planos. No havia condies para a descida da nave ali. Era preciso continuar a caminhada. Percorremos mais algumas centenas de metros, entrando num cafezal... Fiquei preocupado. Estvamos em propriedade alheia. Poderiam nos confundir com malfeitores. Seria difcil explicar a finalidade de nossa presena. O argentino parou novamente. O encontro seria naquele local. Repetiu-se a cena anterior. No vi nada. Companheiros viram. O disco no desceu. Voltamos a caminhar. Tudo igual. O homem no desistia. Nem ns. Estvamos todos excitados, em ansiosa expectativa. Assim passaram-se duas horas, de idas e vindas, caadores de luzes tremeluzentes no cu. At que, batendo os queixos de frio, segurei o Fabinho, enquanto os outros se afastavam e segredei-lhe: - Somos um bando de patetas seguindo um alucinado. Vamos voltar! Ele concordou prontamente. Alcanamos o grupo. Informamos nossa deciso. O pessoal resolveu ficar. Voltamos os dois. No dia seguinte soube que os intrpidos companheiros passaram a noite em andanas, at o raiar do sol, sem consumar o encontro. Mas o argentino queria tentar novamente, afirmando que naquela noite no haveria problema. Por uma dessas idiossincrasias do comportamento humano, mais misteriosas que os prprios discos voadores, repetiram a experincia. E foi mais uma noite de andanas, at perceberem que o homem era doido mesmo. Desde ento, quando ouo falar em contatos imediatos de terceiro grau, pergunto-me se no seriam meras alucinaes visuais e auditivas. Ressalte-se que h possibilidade de manifestaes medinicas envolvendo Espritos desencarnados, habitantes de outros planetas. Em estgios avanados de evoluo no h para eles barreiras relacionadas com espao e tempo. Locomovem-se com a velocidade do pensamento. O prprio Kardec relata contatos medinicos dessa natureza.

30

Mesmo assim preciso cuidado na apreciao dessas experincias, principalmente quando relatadas por curiosos que se propem a evocar extraterrestres em locais ermos, sem nenhum conhecimento a respeito do intercmbio com o alm, sem compreender que h mistificadores desencarnados dispostos a alimentar nossas fantasias. ESPIRITEIROS A possibilidade de se melhorarem noutra existncia no ser de molde afazer que certas pessoas perseverem no mau caminho, dominadas pela idia de que podero corrigir-se mais tarde? Aquele que assim pensa em nada cr e a idia de um castigo eterno no o refrearia mais do que qualquer outra, porque sua razo a repele, e semelhante idia induz incredulidade a respeito de tudo. Se unicamente meios racionais se tivessem empregado para guiar os homens, no haveria tantos cpticos. De fato, um Esprito imperfeito poder, durante a vida corporal, pensar como dizes; mas, liberto que se veja da matria, pensar de outro modo, pois logo verificar que fez clculo errado e, ento, sentimento oposto a esse trar ele para sua nova existncia. assim que se efetua o progresso e essa a razo porque, na Terra, os homens so desigualmente adiantados (....) Questo 195 No encontraremos no dicionrio a expresso espiriteiro. Podemos situ-la como um neologismo (palavra nova) para definir pessoas que se ligam ao Centro Esprita desligadas das finalidades do Espiritismo. Espiriteiro o papa-passes, que comparece s reunies apenas para receber sua hstia depuradora, representada pela transfuso magntica. Freqentador assduo de consultrios do Alm, grupos medinicos que se formam apenas para receber favores espirituais, no consegue compreender que o Espiritismo no mero salva-vidas para acidentes existenciais nascidos de sua prpria invigilncia. Refratrio a qualquer compromisso que imponha disciplinas de horrio e assiduidade, alega absoluta falta de tempo, sem atentar a um princpio elementar: tempo uma questo de preferncia. Kardec fala dos espiriteiros, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no captulo XVII: Nalguns, ainda muito tenazes so os laos da matria para permitirem que o Esprito se desprenda das coisas da Terra; a nvoa que os envolve tira-lhes a viso do infinito, donde resulta no romperem facilmente com os seus pendores, nem com seus hbitos, no percebendo haja qualquer coisa melhor do que aquilo de que so dotados.

31

Tm a crena nos Espritos como um simples fato, mas que nada ou bem pouco lhes modifica as tendncias instintivas. Numa palavra: no divisam mais do que um raio de luz, insuficiente- para gui-los e a lhes facultar uma vigorosa aspirao, capaz de lhes sobrepujar as inclinaes. Atm-se mais aos fenmenos do que moral, que se lhes afigura cedia e montona. Pedem aos Espritos que incessantemente os iniciem em novos mistrios, sem procurar saber se j se tornaram dignos de penetrar os arcanos do Criador. Esses so os espritas imperfeitos, alguns dos quais ficam a meio caminho ou se afastam de seus irmos em crena, porque recuam ante a obrigao de se reformarem, ou ento guardam as suas simpatias para os que lhes compartilham das fraquezas e das prevenes. Tive um amigo espiriteiro, um bon vivant, dado a aventuras extraconjugais e viciaes. Embalado pelo comodismo, surdo e cego aos princpios espritas que dizia esposar, justificava sua posio: - Temos milnios pela frente, nos domnios da eternidade. Retornaremos incontveis vezes ao educandrio terrestre. Por isso no h pressa. O que no fizer hoje, fao amanh. Alm do mais, ningum de ferro. Disciplina demais tirania do crebro sobre o corao. Como ensinava Jesus, o Esprito forte, mas a carne fraca. Homem que sou, no posso furtar-me s contingncias do mundo. Incrvel! Uma observao to sria de Jesus, em circunstncia dramtica, vulgarizada, com inverso de seu significado para justificar os desatinos de um espiriteiro! Textualmente, segundo Marcos (14:38), diz Jesus: Vigiai e orai para que no entreis em tentao. O Esprito, na verdade., est pronto, mas a carne fraca. O Mestre fez esta advertncia no Horto, antes de ser entregue por Judas aos soldados romanos. Em plena madrugada recomendava aos discpulos que o ajudassem na viglia, buscando, em orao, a proteo divina para os testemunhos que viriam. Embora a fraqueza da carne representasse naquele momento o sono que insistia em apossar-se dos discpulos, ficou o simbolismo vigoroso quanto necessidade de vigiarmos nossos pensamentos, a fim de no nos deixarmos dominar por impulsos incompatveis com os princpios religiosos que esposamos. O grande recurso, nesse propsito, a orao, evocando as foras do Cu, no empenho por mantermos nossa integridade moral.

32

O reconhecimento, pois, de que a carne fraca, deve ser, luz dos ensinamentos evanglicos, uma advertncia; jamais uma justificativa para deslizes de comportamento. A inteno de transferir para um futuro remoto nossas realizaes espirituais, como pretendia nosso amigo espiriteiro, algo um tanto irracional, porquanto o contato com a verdade implica em compromisso com ela. at compreensvel que algum se recuse a levar a srio a idia de que h penas e castigos eternos para os que no se ajustam a determinados princpios religiosos. Quando aprendemos a raciocinar escasseia espao em nosso crebro para a fantasia. O mesmo no ocorre com a idia da reencarnao, que se exprime na lgica, dando-nos conhecimento dos porqus da existncia humana, onde somos convocados ao desenvolvimento de nossas potencialidades criadoras, superando mazelas e imperfeies. Sobretudo, ficamos sabendo que a Dor, a grande mestra, tende a acentuar sua energia na proporo em que, tomando conhecimento do que nos compete, deixamos de faz-lo. *** Abeberando-nos do conhecimento esprita, no haver justificativa para a omisso. Partindo da afirmativa evanglica de que muito ser pedido ao que muito recebe, conclumos que ns, espritas, estaremos sempre em dbito com a Doutrina, porquanto o empenho de uma vida ser pouco, ante a gloriosa viso de realidade espiritual que ela desdobra aos nossos olhos. Companheiros que se manifestam nos Centros Espritas a que estiveram vinculados, reportam-se a esse problema. No tiveram dificuldade em reconhecer sua nova condio, bafejados pelo conhecimento doutrinrio. Habilitam-se proteo de benfeitores amorosos, ligados que estiveram a atividades no campo da fraternidade humana. Reportam-se a indescritveis emoes, no reencontro com familiares queridos. Mas, com freqncia, revelam indefinvel tristeza, por no terem aproveitado integralmente as oportunidades recebidas. Guardam a nostalgia do ideal esprita no realizado. Embora as conquistas alcanadas como espritas, no conseguem furtar-se penosa impresso de que estiveram mais para espiriteiros... NOS OLHOS DELA

33

Por que to freqentemente a vida se interrompe na infncia? A curta durao da vida da criana pode representar, para o Esprito que a animava, o complemento de existncia precedentemente interrompida antes do momento em que devera terminar, e sua morte, tambm no raro, constitui provao ou expiao para os pais. Questo 199 H reencarnaes emergenciais. O Esprito em situao crtica na Espiritualidade retorna para breve existncia, como um enfermo em estado grave que conduzido ao pronto-socorro. O suicida, por exemplo, provoca tal destrambelho perispiritual e to grande tormento em sua conscincia, que a melhor soluo pode ser o retorno carne, em complemento da existncia anterior. H quem suponha quantitativa essa complementao, como quem paga um dbito de ordem temporal.Viveria sessenta anos; morreu aos cinqenta, por mau uso da mquina fsica: deve dez. E quem tem flego para oitenta anos e se mata aos vinte? Deve sessenta? E se repetir a dose, na existncia complementar de sessenta? Totalizar cem anos em seu passivo? Tanto mais estranha essa idia, quando se concebe que ningum reencarna com data certa para retornar Espiritualidade. O corpo humano tem uma programao para perto de cem anos. Dura menos em decorrncia de diversos fatores relacionados com as condies de vida e, sobretudo, a maneira como vivemos. Essa complementao seria, mais apropriadamente, subordinativa. A situao em que estar o Esprito na nova existncia guardar correspondncia com a maneira como viveu na pretrita e, particularmente, como morreu. O suicida ser duplamente beneficiado: Por um lado, o choque biolgico do renascimento implicar no esquecimento do passado, permitindo-lhe reordenar suas experincias, no propsito de superar graves traumas relacionados com seu gesto de fuga. Por outro, a carne funcionar como escoadouro dos desajustes decorrentes da agresso que cometeu contra si mesmo, entranhados em seu perisprito. Exatamente por isso ter existncia breve, porquanto o corpo fsico no resistir por muito tempo s presses de seu psiquismo conturbado que, inclusive, impor-lhe- limitaes na gnese orgnica. A morte de crianas est associada, tambm, a problemas crmicos, envolvendo o desencarnante e seus genitores. O trauma da separao, particularmente quando ocorre em circunstncias trgicas, impe, s personagens desses dramas, angstias semelhantes s que

34

impuseram s suas vtimas, quando comprometidas em comportamento criminoso. incontvel o nmero de crianas vitimadas por atos terroristas, guerras, negligncia, imprudncia, omisso. Os responsveis enlutam lares, semeiam sofrimento, levam coraes ao desespero. Passam, pois, por experincias semelhantes, na condio de filhos que desencarnam prematuramente ou de pais que os vem partir, sofrendo os mesmos constrangimentos que provocaram, a fim de aprenderem a respeitar o prximo. Revoltamo-nos contra aqueles que cometem atrocidades, principalmente quando envolvem crianas. Deveramos lament-los, porquanto semeiam espinhos que forosamente colhero. Por isso Jesus, que conhecia melhor do que ningum os mecanismos da justia divina, no evocou castigos celestes para aqueles que o crucificavam. Apenas rogou, em orao: - Pai, perdoa-lhes. No sabem o que fazem. H desencarnes prematuros que consagram experincias missionrias. O Esprito reencarna com a misso especfica de sensibilizar afetos caros ao seu corao, resgatando-os da indiferena e do acomodamento em relao aos objetivos da vida. Enquanto na convivncia amorosa, em seu breve estgio, fazem o encanto dos familiares, tangendo-lhes as fibras mais ntimas da afetividade. So crianas adorveis - inteligentes, comunicativas, generosas... Coroam sua misso com a prpria morte.Com elas vo as iluses dos pais. A separao lhes extremamente dolorosa, como se a existncia houvesse perdido o significado. Buscando caminhos de religiosidade, vidos de consolo, encontram promissoras oportunidades de edificao espiritual. O desencarnado, que os acompanha e ampara, regozija-se. O objetivo foi alcanado. *** H, tambm, muitos Espritos que retornam espiritualidade, em plena infncia, por falta de recursos de subsistncia. Esta afirmativa pode ser chocante para quem imagina que tudo acontece por fatalidade divina. Levada s ltimas conseqncias, semelhante idia nos isentaria de qualquer responsabilidade envolvendo a vida e a morte.
35

O doente morre mngua de socorro. Vontade de Deus. Transeuntes morrem num tiroteio. Vontade de Deus. Dezenas de pessoas morrem num atentado terrorista. Vontade de Deus. Milhares morrem numa guerra. Vontade de Deus. E por que no dizer que o indivduo que tenta o suicdio e a mulher que pretende abortar s conseguem seu objetivo porque a vontade de Deus? Nenhum desses crimes, nenhuma dessas mortes ocorre por iniciativa divina. So contingncias geradas pela insensatez humana. Deus quer que vivamos na Terra de forma produtiva, fazendo o melhor, aproveitando integralmente o tempo de vida que nos concede e as oportunidades de edificao. Se isso no acontece, no podemos debitar ao Criador o que de nossa responsabilidade. Na medida em que um pas se desenvolve, aprimorando seus servios de sade, reduz-se drasticamente a mortalidade infantil. Ser que Deus premia os pases ricos, preservando suas crianas? Mais racional e justo considerar que a vida situa-se como dom de Deus, mas a qualidade e durao da existncia humana subordinam-se ao empenho do homem, criando condies para que as pessoas vivam mais e melhor. Deus inspira o progresso, as revelaes, as descobertas, o bem-estar humano, mas compete ao Homem agir como instrumento da Divindade para que isso tudo ocorra. No da vontade de Deus que morram crianas na favela. Excetuando-se as que partem atendendo a problemas crmicos, a vasta maioria morre porque Deus no encontra pessoas que se disponham a agir como instrumentos de sua vontade para socorr-las. A presena imanente de Deus faz-se sentir em todas as dimenses do Universo e em todas as manifestaes de vida. Tudo revela a existncia de um ser soberano, infinitamente justo e misericordioso, que nos deu o dom de viver, reservando-nos gloriosa destinao. Mas, se prestarmos ateno, superando milenrias tendncias egosticas que caracterizam a criatura humana em relao s dificuldades do prximo, perceberemos que Deus est presente tambm nos olhos tristes da criana carente, pedindo-nos que a ajudemos a viver. INVERSO SEXUAL Tm sexo os Espritos? No como o entendeis, pois que os sexos dependem da organizao. H entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordncia dos sentimentos.
36

Em nova existncia-, pode o Esprito que animou o corpo de um homem animar o de uma mulher e vice-versa? Decerto; so os mesmos os Espritos que animam os homens e as mulheres. Questes 200 e 201 Quando nasce a criana o mdico imediatamente informa o sexo. Isto no exige sofisticao tecnolgica nem talento investigativo: basta examinar os rgos de reproduo. Impossvel adotar o mesmo critrio para definir o sexo dos Espritos. Eles no se reproduzem. No obstante, possuem sexo, observada a psicologia e no a morfologia. O Esprito masculino aquele em que predominam as caractersticas de masculinidade. A mesma regra define o feminino. Em elevados estgios evolutivos o Esprito alcana um perfeito equilbrio entre o que de melhor podem oferecer os dois sexos. Da a concepo mitolgica do anjo, um ser assexuado que sintetiza as virtudes do homem e da mulher. Temos aqui uma realidade vestida com o manto da fantasia. *** Reencarnando como mulher ou como homem, consoante contingncias evolutivas, o Esprito desenvolve paulatinamente, em sua psicologia, a masculinidade e a feminilidade. No estgio humano sempre haver predominncia de uma delas, segundo suas prprias opes. Portanto, no h masculinidade plena, nem plena feminilidade na Terra. Tanto a mulher tem algo de viril, quanto o homem de feminil. Na reencarnao h o que se costuma definir como polarizao (no sentido de atrair, concentrar), fazendo sobressair no indivduo as caractersticas do sexo escolhido. Imaginemos uma porcentagem. Um Espritomasculino teria 70% de masculinidade e 30% de feminilidade.Se reencarnar como mulher, estes 30% sero polarizados pelo arcabouo biolgico do sexo escolhido, compatibilizando a psicologia com a morfologia. O mesmo ocorrer com um Esprito feminino reencarnado como homem, com a polarizao do componente de masculinidade que h em si. Em circunstncias especiais no se d essa polarizao, estabelecendo um confronto entre o sexo espiritual e o fsico. Isto pode ocorrer como uma opo do Esprito quando, em misso, pretenda dedicar-se a determinadas tarefas, optando por esta anomalia que inibir seus impulsos de acasalamento.
37

Com uma psicologia que no se ajusta morfologia, tender a sentir atrao por indivduos do mesmo sexo. Como sua conscincia no lhe permitir um envolvimento desse tipo, que sente contrrio Natureza, optar pela solido afetiva, com o que passar a dedicar-se inteiramente s tarefas a que se props, desdobrando sacrificial existncia. Encontramos, na Histria, inmeras personalidades de destaque nos domnios da Cultura, da Arte, da Filosofia, da Cincia, da Religio, que viveram essa contingncia. Passaram incompreendidos, ridicularizados e calumados por seus contemporneos quanto sua posio em relao ao sexo, mas, mantendo severas disciplinas de castidade, canalizaram suas foras gensicas para gloriosas realizaes em favor da Humanidade. A inverso resulta, tambm, de expiao, envolvendo Espritos comprometidos em abusos sexuais. No raro, em face de suas imperfeies, na nsia de realizar seus impulsos nos domnios da sexualidade, o indivduo assim enquadrado resolve assumir suas tendncias. E surge o travesti - o homem que simula ser mulher e vice-versa. Certa feita conversei com bela jovem, loira, alta, de olhos verdes. Enfrentava srios problemas afetivos e acabou confessando que era homem. Foi a primeira vez que vi de perto um legtimo travesti, uma psicologia feminina em morfologia masculina. Mulher em corpo de homem. Atendendo minhas indagaes, informou que desde menino sentia-se mulher. Isso o afligia muito na adolescncia, ao despertar da sexualidade, quando s sentia atrao por meninos. Na idade adulta resolveu vestir-se de mulher, mudando a identidade. No entanto, era profundamente infeliz. No conseguia um relacionamento amoroso legtimo. Os homens aproximavam-se apenas para o embalo de aventuras sexuais. uma situao difcil. Alm do mais, h preconceitos terrveis contra o travesti. Execrado e anatematizado, vtima de gozaes e anedotrio vulgar. Se vinculado a atividades artsticas, situam-no como personagem de circo, pelo inusitado de sua condio, caricatura do sexo que pretende imitar. Os mais imaturos acabam envolvendo-se com a prostituio, atendendo pessoas desajustadas que buscam aventuras sexuais. Em qualquer situao, at mesmo para que o respeitemos como ser humano, preciso ver no travesti um Esprito em expiao, enfrentando o insupervel problema de uma psicologia que no se ajusta morfologia. O travesti pode enquadrar-se no homossexualismo, na medida em que d vazo aos seus impulsos sexuais orientados pela psicologia invertida.
38

Considere-se, entretanto, que a maior parte dos homossexuais no tm nada em comum com esse problema. muito mais uma questo de opo e, mais que isso, de viciao. Assim como h indivduos que se viciam no fumo, no lcool, nas drogas, h viciados do sexo que, procura de sensaes, acabam desenvolvendo prticas homossexuais. O homossexualismo pode desenvolver-se na adolescncia, como experincia motivada pela curiosidade juvenil; ou em prises, como alternativa para necessidades sexuais. No se trata, portanto, de uma acomodao da psicologia morfologia. H homossexuais masculinos muito viris, assim como h lsbicas ( a mulher homossexual), que so extremamente femininas. Como todos os vcios, o homossexualismo traz prazeres no incio e amarguras depois. Se contrariamos a natureza, o sofrimento, por medida de reajuste, indispensvel. Esses problemas perduraro at que a humanidade aprenda a respeitar a prpria sexualidade, dispondo-se a fazer da atividade sexual no mera fonte de prazer animal, mas, fundamentalmente, um complemento da comunho afetiva, sob inspirao do amor que une o homem e a mulher para as experincias sagradas da vida familiar. O QUINTO FILHO Transmitem os pais aos filhos uma parcela de suas almas, ou se limitam a lhes dar a vida animal a que, mais tarde, outra alma vem adicionar a vida moral? Do-lhes apenas a vida animal, pois que a alma indivisvel. Um pai obtuso pode ter filhos inteligentes e vice-versa Questo 203 A senhora engravidou pela quinta vez. Evento pouco animador. O marido, sifiltico. Ela, tuberculosa. O primeiro filho nasceu cego. O segundo morreu. O terceiro era surdo. O quarto padecia do mal materno. O casal pensou em aborto, com apoio de mdicos e amigos. E voc, leitor, o que faria? Bem, se esprita, no h o que pensar. O Espiritismo inconfundivelmente contrrio. Admite o aborto apenas numa circunstncia: quando h srio risco para a futura me.
39

Num confronto, razovel que prevalea a vida que j exercita labores e responsabilidades sobre aquela que ainda no veio luz. Ainda assim, trata-se de uma questo muito pessoal. Existem gestantes que, informadas dos riscos que correm, decidem levar adiante a gestao. Ardorosas na f, preservam o beb e so preservadas por Deus. *** No passado, culturas materialistas, como a de Esparta, eliminavam deficientes fsicos no nascedouro, pretendendo sustentar uma raa de guerreiros impecavelmente fortes e saudveis. Essa eugenia amoral est presente hoje nos modernos centros mdicos, onde sofisticados exames, durante a gestao, determinam quanto convenincia de eliminar embries defeituosos, como se fossem peas de uma fbrica rejeitadas nos testes de qualidade. O Espiritismo tem uma contribuio a nos oferecer, neste particular, demonstrando que crianas com problemas mentais e fsicos so Espritos em provao, enfrentando situaes compatveis com suas necessidades evolutivas e seus dbitos crmicos. Os pais, por sua vez, situam-se, geralmente, por parceiros ou mentores de seus delitos. Tm, por isso, o intransfervel compromisso de ajud-los nessas penosas jornadas de reabilitao. O problema, portanto, no pode ser reduzido a simples acidente biolgico. Embora as leis de gentica estejam presentes no ato reencarnatrio, no funcionam de forma casual. O mecanismo causal. No o acaso que promove a combinao de elementos hereditrios. A causa est nas vivncias anteriores do reencarnante, que determinam a natureza de seu corpo, com as facilidades ou dificuldades que enfrentar. Na sndrome de Down, o chamado mongolismo, por exemplo, ocorre uma espcie de erro cromossmico. O portador possui um cromossomo a mais, que provoca a anomalia. Problema gentico, mas de ascendentes crmicos. O mongolide um Esprito em expiao, enfrentando limitaes relacionadas com seu passado. *** Herdamos de nossos pais elementos hereditrios como quem recebe material para construir uma residncia.
40

As casas so feitas de tijolos, telhas, madeira, cal, cimento, areia. O tipo de construo vai depender das necessidades, disposies e disponibilidades do proprietrio. Poder ser grande ou pequena, ventilada ou abafada, ensolarada ou sombria, slida ou frgil... O mesmo ocorre na reencarnao. Recebemos de nossos genitores o material (genes) para uma nova moradia (corpo) e o fazemos obedecendo ao automatismo das leis divinas ou a um planejamento espiritual, que resultar sempre numa estrutura orgnica compatvel com nossas necessidades evolutivas. Um indivduo violento, sempre pronto a resolver no brao suas pendncias, ter corpo frgil que inibir seus impulsos agressivos. Ainda que reencarne em famlia de gente forte e saudvel, aproveitar o material de construo precariamente e ressurgir na carne com educativas deficincias.Anomalias como a sndrome de Down, classificadas como acidentes hereditrios pelos geneticistas, constituem, na verdade, abenoada terapia de Deus em favor de filhos desajustados. H um outro lado da questo. Um Esprito reencarna com importante misso, no seio de famlia que tende a gerar deficientes fsicos, em virtude de problemas genticos. Pela natureza de suas tarefas, ele deve ter corpo saudvel. Assim, tcnicos da Espiritualidade atuando com segurana, selecionam o vulo mais promissor, o espermatozide mais adequado e promovem a fecundao, aproveitando da melhor forma possvel os caracteres hereditrios, favorecendo o reencarnante. No obstante os prognsticos, nasce a criana sem problemas fsicos ou mentais passveis de comprometer sua misso. Certa feita vi uma cozinha azulejada, em entidade assistencial. - Instituio rica! Azulejos de primeira! - brinquei. - So de segunda. Selecionamos o melhor - explicou o diretor. Assim ocorre na reencarnao. Ainda que no exista disponibilidade gentica ideal, quando, necessrio a Espiritualidade sempre d um jeito de selecionar azulejos. Por isso, aquela mulher tuberculosa, com o marido sifiltico e prole problemtica, pode ficar tranqila. O filho que vir no estaria ligado a ela sem razes ponderveis. E jamais sero fortuitas as condies que lhe marcaro a mente e o corpo, favorecendo-lhe os vos do raciocnio ou impondo-lhe a obnubilao intelectual, oferecendo-lhe livre movimentao ou aprisionando-o na deficincia.

41

Missionrio ou reeducando, tarefeiro ou aprendiz, ter corpo compatvel com seus compromissos, consoante os sbios desgnios de Deus, presentes at mesmo na folha que cai de uma rvore, como ensinava Jesus. HEREDITARIEDADE MORAL Freqentemente, os pais transmitem aos seus filhos a parecena fsica. Transmitiro tambm alguma parecena moral? No, que diferentes so as almas ou Espritos de uns e outros. O corpo deriva do corpo, mas o Esprito no procede do Esprito. Entre os descendentes das raas apenas h consanginidade. Questo 207 Vrios provrbios ressaltam a idia de que os filhos reproduzem defeitos e qualidades dos pais: Tal pai, tal filho... Filho de peixe, peixinho ... Quem sai aos seus no degenera... Filho de gatos, ratos mata... Filho de burro pode ser lindo, mas um dia d coice... Bem, depende do ngulo em que observamos o assunto. Quanto estrutura fsica notrio que funciona a hereditariedade. Filha de pais obesos dificilmente ser manequim. Filho de pais magrrimos ter poucas chances de ser lutador de sum. H, tambm, certo peso hereditrio determinando o quociente de inteligncia. Pais de QI elevado guardam melhores chances de gerar filhos inteligentes. Pesquisas demonstram isso. Aqui preciso levar tambm em considerao o nvel social. Indivduos de QI elevado obtm maior sucesso profissional, garantindo razovel estabilidade econmico-financeira. Consequentemente seus filhos sero bem nutridos, tero melhores escolas, cuidados mdicos adequados, vida mais saudvel, opes numerosas de esporte e lazer. Tudo isso favorece o desenvolvimento intelectual. Imperioso recordar sempre, no estudo da reencarnao, que o Esprito subordina-se s possibilidades do corpo que lhe serve s experincias humanas, como um corredor de Frmula Um est sujeito as potencialidades de sua mquina. Ayrton Senna, s do automobilismo mundial, afundaria em ostracismo sem um carro com tecnologia de ponta. Um gnio da Espiritualidade ter imensas dificuldades em mobilizar seu potencial num corpo subnutrido desde a gestao.

42

Isto claramente demonstrado nas experincias com adoo. Filho de favelados humildes, pauprrimos, adotado por famlia rica, ainda recmnascido. Recebe desde logo o que h de melhor em nutrio e cuidados mdicos. O confronto deste beb, na idade adulta, com um irmo que permaneceu na favela, revelara sensvel diferena em favor do primeiro O mesmo no se pode dizer quanto moral. No herdamos a bondade ou a maldade, o altrusmo ou o egosmo, o vcio ou a virtude de nossos pais. Estes valores no esto impressos nos genes, nem se condicionam estrutura ou desenvolvimento do corpo fsico. Constituem patrimnio do Esprito. H, sem dvida, tambm aqui, a influncia do meio. A criana sensvel aos exemplos que recebe, ao pressionamento do ambiente em que vive. Mas uma influncia relativa, mesmo porque a evoluo moral opera-se de dentro para fora, a partir da disposio ntima do indivduo em lutar contra suas imperfeies e deficincias. Por isso os filhos revelam suas prprias caractersticas, eminentemente pessoais, sua maneira de ser, no raro em oposio ao lugar em que vivem e aos estmulos que recebem. A melhor demonstrao disso est no prprio lar. Numa famlia de cinco filhos, com os mesmos pais, o mesmo ambiente, os mesmos cuidados, sob as mesmas condies, so todos diferentes entre si, como os dedos da mo. H um carinhoso; outro que muito agressivo. H o que no gosta de mentir; outro que se destaca por ser amigo do engodo. H o fascinado por sons estridentes; outro que prefere msica suave. H o vido por aventuras amorosas; outro extremamente comedido no relacionamento afetivo. Entre pais e filhos, a mesma anttese. Exemplo marcante: Marco Aurlio e Cmodo. Marco Aurlio, o mais virtuoso e sbio dos imperadores romanos, imortalizado por seu amor filosofia e s letras. Cmodo, seu filho, teria passado annimo pela Histria, no fora o lamentvel destaque para sua crueldade e devassido. A moral, portanto a carteira de identidade do Esprito, dando-nos conta de que ele filho de si mesmo, de seus patrimnios ntimos, de suas experincias pretritas, revelando-nos o estgio de evoluo em que se encontra.Noutro dia, referindo-se a uma famlia onde pais e filhos tm comportamento imoral, sempre dispostos
43

a lesar o semelhante, um amigo comentava: - tudo farinha do mesmo saco. Realmente, isto pode acontecer, no por herana moral ou mera influncia ambiente, mas por afinidade. Uma famlia de bandidos constituda por Espritos que tm essa tendncia. Uma famlia de gente honesta e digna integra Espritos do mesmo porte. H, ainda, a ovelha negra, um filho degenerado, de comportamento inconseqente e vicioso, no seio de uma famlia ajustada. Esprito atrasado que foi acolhido com o propsito de ser ajudado em seu aprendizado. O inverso tambm acontece: uma ovelha branca entre marginais. Esprito evoludo numa tarefa sacrificial em favor dos familiares. *** Algo semelhante ocorre em relao vocao, ponta visvel de nosso universo ntimo, sem subordinao a fatores hereditrios ou ambientes. Desde a mais tenra infncia a criana revela tendncias e habilidades relacionadas com determinada atividade que, no raro, surpreendem os adultos. Se houvesse uma escola para os pais uma disciplina seria indispensvel: como ajudar os filhos a seguir suas inclinaes, no indispensvel casamento entre vocao e profisso. Quando isto no ocorre, temos verdadeiros desastres: Maus mdicos que seriam excelentes fazendeiros. Maus advogados que seriam timos msicos. Maus administradores que se dariam bem melhor como operrios. Diz Gibran Khalil Gibran, em O Profeta: Vossos filhos no so vossos filhos. So os filhos e as filhas da nsia da Vida, por si mesma. Eles vm atravs de vs mas no de vs. E embora vivam convosco, no vos pertencem. Jesus diz algo semelhante no famoso dilogo com Nicodemos, quando proclama: O Esprito sopra, onde quer; tu lhe ouves a voz, mas ignoras donde ele vem e para onde vai... Os dois textos aplicam-se concepo reencarnacionista, dando-nos conta de que os filhos trazem suas prprias aptides e senso moral. Podemos e devemos auxili-los a desenvolver para o Bem esses valores. Para isso esto junto de ns.

44

Consideremos, contudo, que chegar o momento em que seguiro seus caminhos. Ento, aprendero com seus prprios erros e crescero com seus prprios acertos. POUCAS VAGAS NA ESCOLA A alma- reencarna logo depois de se haver separado do corpo? Algumas vezes reencarna imediatamente, porm de ordinrio s o faz depois de intervalos mais ou menos longos. (....) Questo 223 O velhinho era reencarnacionista convicto, mas isso no o animava muito. - Estou com noventa e quatro anos. Preocupa-me saber que meus pais desencarnaram h quarenta e cinco anos. Trs decnios decorreram desde que minha esposa partiu. Perto de meio sculo marca o falecimento de um filho adolescente. Depois de tanto tempo, no os reencontrarei na Espiritualidade, quando Deus me chamar. Reencarnados, integrados em nova personalidade, nova famlia, nossa ligao perecer. Este raciocnio freqentemente usado por aqueles que no aceitam a reencarnao. Ressaltam que nessas idas e vindas perdemos de vista nossos amados, dissolvendo-se as ligaes afetivas. No nada disso. Se a convivncia faz o amor, este, quando consolidado, perdura sempre, ainda que, eventualmente, fiquem sem conviver os que se amam. Tanto assim que os Espritos que se adiantam, estagiando em planos mais altos, tornam-se anjos tutelares de seus amados, amparando-os sempre, na Terra ou no Alm. Podem, portanto, alterar-se os cenrios e os papis desempenhados por ns, no teatro da Vida, mas o amor legtimo ser sempre imutvel e imorredouro. *** Por outro lado, a reencarnao no um ioi evolutivo, em que o Esprito envolve-se com um suceder de giros reencarnatrios, sem tempo para tomar flego na Espiritualidade. A existncia fsica apenas um estgio escolar onde cultivamos disciplinas compatveis com nossas necessidades evolutivas. Nossa morada est no Plano Espiritual. Nenhum aluno reside na escola. Permanece ali bem menos do que se imagina. Considerando que o ano letivo tem cento e oitenta dias, com carga horria de
45

aproximadamente cinco horas dirias, conclumos que o colgio ocupa perto de um dcimo de seu tempo. Algo semelhante ocorre em nossas experincias no educandrio terrestre. E tanto mais ficaremos em casa, na Espiritualidade, quanto mais amplamente superarmos nossas imperfeies, j que para isso que nos submetemos s experincias reencarnatrias. Os Espritos superiores raramente vm carne. Quando o fazem para nos ensinar, em gloriosas misses, porquanto nada tm a aprender aqui. Infundado, pois, o temor de que no encontraremos os familiares que nos antecederam no retorno Espiritualidade. Salvo em circunstncias excepcionais, nossa permanncia no Alm longa, para mais de cem anos. Isso ocorre tambm por um problema de disponibilidade de vagas na escola terrestre. Freqentemente, nas manifestaes de benfeitores espirituais, ouvimos exortaes assim: - Aproveitem a oportunidade que Deus lhes concedeu. Lutem contra suas imperfeies. Empenhem-se em favor da prpria renovao. Pratiquem o bem, conquistem lastros de virtude. Valorizem a bolsa de estudos na reencarnao, porquanto h extensas filas de Espritos esperando a chance do recomeo. Essa demora significa que a intermisso, o tempo que separa duas encarnaes, mais ou menos longo. Fcil perceber isso, analisando uma informao do Esprito Andr Luiz, em psicografia de Francisco Cndido Xavier, publicada no Armrio Esprita, de Araras, edio de 1964. Segundo o apreciado mentor, a populao desencarnada da Terra andava perto de vinte e um bilhes de Espritos. Naquele ano o nmero de encarnados era de aproximadamente trs bilhes, a oitava parte da populao global. Se esta permanecesse esttica, com uma mdia de cinqenta anos para a jornada humana (considerando pases desenvolvidos e subdesenvolvidos), demandaria quatrocentos anos para que todos tivssemos uma experincia reencarnatria. Como a populao encarnada vem crescendo sempre (atualmente somos perto de cinco bilhes e trezentos milhes), e h Espritos que no reencarnam mais ou o fazem a espaos muito dilatados, a intermisso pode ser reduzida a perto de duzentos anos. Trata-se de uma especulao, mas d para sentir que forosamente passamos mais tempo no Alm. A demanda bem maior do que a oferta de vagas.
46

No h, portanto, razo para temermos no reencontrar, no Plano Espiritual, aqueles que nos precederam. To certo quanto a prpria morte ser o reencontro dos que se amam de verdade, com aquela fidelidade que supera as barreiras do espao e do tempo. Cientistas que pesquisam a reencarnao, com a regresso de memria por hipnose ou induo, tm confirmado que embora varie muito a intermisso , podendo ultrapassar mil anos, h uma mdia em torno de duzentos e cinqenta anos. H as notveis pesquisas em torno das reminiscncias espontneas. Algumas crianas recordam a existncia anterior, com tal riqueza de detalhes que chegam a confundir os adultos. Imaginemos um menino a reclamar aos genitores: - No sei o que estou fazendo nesta famlia. Meus pais de verdade residem em outra cidade. Tenho outros irmos. Sou casado, tenho filhos... Uma bela confuso gerada por personalidades superpostas de uma individualidade. Os pesquisadores constatam que a intermisso, nesses casos, brevssima, no ultrapassando os vinte anos, o que parece contrariar a tese de que longo o intervalo que separa duas encarnaes. Na verdade uma confirmao. Fcil entender porque: A criana s lembra da vida passada porque ficou pouco tempo no Plano Espiritual. Se estes casos so raros isto significa que a intermisso curta uma exceo. No vai longe o dia em que a reencarnao ser reconhecida pela comunidade cientfica, preenchendo certas lacunas na teoria evolucionista de Darwin. Ficaro espantados os cientistas ao constatarem que todas as conseqncias culturais, sociais e morais, relacionadas com o conhecimento das vidas sucessivas, estavam perfeitamente delineadas e definidas nas obras bsicas da Doutrina Esprita, com a marcante contribuio de Allan Kardec. A posse desse conhecimento abenoado, antes que a Cincia o desdobre, implica num compromisso: Compete-nos desenvolver uma conscincia reencarnatria, valorizando o trnsito pela escola terrestre, onde devemos agir como alunos aplicados nas lies da vida. Somente assim, de retorno ao lar, estaremos habilitados felicidade que almejamos, no dilatado estgio na Espiritualidade, como sugere David, no famoso Salmo XXIII: E na- casa- do Senhor habitarei por longos dias. FESTA DE NDIO
47

Conservam os Espritos algumas de suas paixes humanas?Com o invlucro material os Espritos elevados deixam as paixes ms e s guardam a do bem. Quanto aos Espritos inferiores, esses as conservam, pois do contrrio pertenceriam primeira ordem. Questo 228 Existem boas paixes? Pode ser bom um sentimento elevado a alto grau de intensidade, sobrepondose razo? Algo que inibe nossa capacidade de avaliao e o controle de nossas emoes? Essa aparente contradio justifica-se por uma peculiaridade da lngua portuguesa: h muitas palavras com mais de um e at com mltiplos significados. Consagrado um deles, os demais soam estranhos e at antagnicos. A palavra casa, por exemplo, evoca imediatamente a idia de habitao. Mas casa tambm a terceira pessoa do singular do verbo casar; a abertura por onde passa o boto; o pblico que assiste um espetculo; uma diviso decimal, a localizao das peas no jogo de xadrez... Isso ocorre com a paixo. Fixou-se a idia de que se trata de sentimento profundamente nocivo, que induz a desatinos. Matou a mulher com vinte e sete facadas grita a manchete no jornal sensacionalista. No texto, a explicao: A esposa pretendia abandon-lo por outro. Dizendo-se profundamente apaixonado, incapaz de viver sem ela, o marido no conteve o impulso assassino. E se ele a tivesse deixado seguir seu caminho, embora sofrendo com a separao? Se considerasse o direito inalienvel da esposa infiel em decidir a prpria vida? No teramos aqui uma boa paixo, de quem gosta intensamente sem perder o bom senso, a posse de si mesmo? A paixo um estmulo evolutivo. Significa nosso envolvimento intenso com o que fazemos ou com quem nos relacionamos. Isso favorece o desenvolvimento de nossas potencialidades intelectuais, morais, emocionais... Torna-se um mal quando abdicamos do discernimento, da razo, sustentandoa sem proveito real, sem utilidade legtima, comprometendo-nos num comportamento irregular. H pessoas que tm paixo pelo trabalho.

48

Uma boa paixo, desde que encaremos o trabalho como parte da vida, evitando transform-lo em finalidade dela, o que nos conduzir a excessos perigosos e desajustantes. **** Neste contexto, um tema bem atual: o carnaval. De origem paga, remonta s festas saturnais, na antiga Roma, quando se comemorava o retorno da primavera. No Brasil uma paixo popular. Envolve multides. Boa ou m? Impossvel ficar com a primeira opo quando se observa que, sob inspirao do lcool e das drogas, ali se destacam o nudismo exibicionista, a malcia, a imoralidade, o adultrio. Um comercial de preveno da AIDS sugere que o folio use preservativo sexual como fantasia. Imagem de mau gosto, mas que revela o clima de promiscuidade que grassa no carnaval. Os registros policiais relacionados com o aumento da criminalidade, de estupros, de acidentes fatais, nesses dias, so alarmantes. *** H quem considere o carnaval uma boa paixo, ensejando a oportunidade de espairecimento, de alvio de tenses. Talvez isso ocorra, mas preciso analisar as conseqncias.Posso eliminar prontamente uma verruga que cresce no dedo, submetendo-a ao fogo. S h um problema: o dedo tambm ser incinerado. O ambiente de carnaval pode derreter tenses, mas tambm fogo de perturbao, na medida em que se associam a esses festejos multides de Espritos obsessores. Eles tomam de assalto os folies, sugando-lhes as energias e provocando-lhes desajustes que lhes imporo dias de amarguras. Um preo muito alto por alguns dias de euforia... Talvez pudssemos evitar esse envolvimento como cultivo da sobriedade abstendo os do lcool e das drogas, evitando os maus pendores, a malcia... Seramos, ento, o folio evangelizado, que entra no baile momstico em orao, pensamento em Jesus, Evangelho na mo, entoando cnticos de louvor, enfrentando as feras do Alm como os antigos cristos enfrentavam os lees no circo romano. Certamente no faramos boa figura.

49

Jamais o carnaval ser uma boa paixo, porquanto falta-lhe o essencial para isso: o exerccio da razo, que nos leva a fazer o que til, proveitoso, lgico, edificante. O carnaval a anttese de tudo isso, uma renncia a milhares de anos de aprendizado, na escola da evoluo, para o retorno taba. E festa de ndio, de gente a pular inconseqentemente. Alinhavamos estas idias sem nenhuma pretenso anatematizante, j que o Espiritismo a doutrina da conscincia livre. Tudo o que faz esclarecer, demonstrando que h iniciativas que no interessam nossa economia espiritual. Lembramos a afirmativa de Paulo contida na Primeira Epstola aos Corntios: Todas as coisas me so lcitas., mas nem todas as coisas me convm. Podemos, como espritas, participar de qualquer atividade mundana. A liberdade fundamental para que germine a responsabilidade. Colhendo as conseqncias de nossos acertos e desacertos saberemos o que bom e o que no bom para ns. O Espiritismo apenas enfatiza a importncia de no perdermos tempo, procurando o que nos convm como Espritos eternos, atendo-nos ao que realmente importante, a experincias proveitosas que nos enriqueam moral e intelectualmente. Daremos um passo decisivo, neste particular, quando adquirirmos plena conscincia da necessidade de nos ajustarmos aos padres ticos do Evangelho. Na medida em que o Evangelho comandar nossas vidas saberemos definir melhor nossos caminhos, participando das atividades sociais apenas na medida em que possam fazer parte de nossa ao em favor de um mundo melhor. Desperto para o Evangelho, o folio de hoje ser amanh o servidor. Ignorar as cabrioladas momsticas sob inspirao de idias mais proveitosas: O Centro Esprita que freqento est precisando de uma pintura. Aproveitarei os feriados de carnaval.Convocarei os companheiros e na quarta-feira o prdio estar brilhando. No bairro onde presto assistncia h dezenas de barracos em pssimas condies. Faremos um mutiro no carnaval. Vamos ajudar aquela gente. Essas iniciativas permitir-lhe-ao superar tenses sem os riscos da inconsequncia, e desfrutar de alegria autntica, sem dramas de conscincia e sem ressacas. H uma estimulante afirmativa de Jesus nesse sentido, contida no Evangelho de Joo, captulo XVII, quando, em orao, dirigindo-se a Deus, suplica: Eles no so do Mundo, como tambm eu no o sou. Santifica-os na, verdade.
50

Sim, devemos participar da sociedade terrestre, desenvolver atividades humanas, mas lembrando que no somos daqui, no apenas no sentido de que o Evangelho nos inspira ideais que se sobrepem s iluses mundanas, mas sobretudo porque, efetivamente, aqui estamos em trnsito apenas. O que a Terra para ns? Oficina? Escola? Priso? Albergue? Hospital? Depende de como estamos vivendo, das paixes que cultivamos... S no nosso lar. Este est no plano espiritual e em funo dele devem girar nossas aspiraes mais legtimas, como algum que, estagiando em remota regio, trata de fazer o seu p-de-meia para situar-se em melhor posio ao retornar. Assim estaremos santificados na verdade, isto , vivendo de forma autntica, Espritos eternos que concebem a existncia humana como abenoada oportunidade de edificao para, atravs do esforo perseverante no Bem, alcanar estgios mais altos de virtude e sabedoria. EVOLUIMDO SEMPRE Na erraticidade, o Esprito progride? Pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenha de consegui-lo. Todavia, na existncia corporal que pe em prtica as idias que adquiriu. Questo230 Freqentemente deparamos com a palavra erraticidade nas obras bsicas da Doutrina Esprita, definindo o estgio que o Esprito faz no Alm, entre duas encarnaes. No Brasil consagrou-se a expresso Esprito desencarnado, talvez porque para ns aquele termo sugere sem rumo, perdido, algo como alma penada, que popularmente situa o espectro dos mortos a vagar sem destino. Neste sentido, erraticidade pode caracterizar a posio de muitos Espritos, mas est longe de valer para todos. Nosso Lar, por exemplo, a cidade espiritual descrita pelo Esprito Andr Luiz, em livro homnimo psicografado por Francisco Cndido Xavier, tinha perto de um milho de habitantes quando a obra foi publicada. Ali todos estudam, trabalham, cultivam a arte, aprimoram-se moral e intelectualmente... Enfim, evoluem. Aquela cidade espiritual realiza o ideal de uma sociedade crist, onde a fraternidade norma de vida e o egosmo no encontra espao nos coraes. Consoante a lio evanglica, destacam-se os que mais servem.
51

No h em Nosso Lar ociosidade, indiferena pelos valores da existncia, interesses individualistas em detrimento da coletividade. O prprio autor somente adquiriu o direito de ali residir aps exercitar desprendimento e altrusmo, num dramtico episdio envolvendo sua famlia. H aspectos curiosos em Nosso Lar, como o acordo entre seus moradores, no sentido de cultivar apenas pensamentos positivos, otimistas, isentos de cogitaes inferiores. Sbia deciso, porquanto a atmosfera psquica de qualquer comunidade, na Terra ou no Alm, guarda relao com as vibraes mentais de seus integrantes. Se o cu se cobre de nuvens negras, h freqentes descargas eltricas que podem provocar danos considerveis. Algo semelhante ocorre no horizonte espiritual. A indisciplina mental da criatura humana favorece, nas grandes concentraes urbanas, a evoluo de deletrias formaes fludicas que se derramam em ocorrncias lastimveis. Acidentes graves, tragdias, assassinatos, roubos, episdios envolvendo o vcio e a violncia, a indisciplina e o desregramento, espoucam nas grandes cidades, com graves prejuzos materiais e espirituais. At que ponto poderemos observ-los distncia, sem considerar que de certa forma estamos envolvidos? No haver em ns uma parcela de responsabilidade, na medida em que contribumos com nossos pensamentos, com nossas atitudes, com nossa maneira de ser, para a turvao psquica de nossa cidade, abrindo espao para essas descargas destruidoras? Esse problema est presente a partir dos papos que marcam a imaturidade humana. Dificilmente veremos duas ou mais pessoas conversando, descontradas, sem que os assuntos resvalem para a maledicncia, a crtica ferina, o anedotrio vulgar, o pessimismo. O palco dessas tertlias inconseqentes pode estar ferricamente iluminado, mas os interlocutores so geradores de sombras. Os templos religiosos funcionam, neste contexto, como revitalizantes entrepostos espirituais, onde as pessoas nutrem-se, por alguns momentos, de cogitaes superiores. Estas, entretanto, no chegam a motivar-lhes a existncia, porquanto transitam, efmeras, pelo crebro, sem tempo nem espao para fixarem-se no corao. O ideal seria reconhecer no Universo o templo divino, a casa de Deus, o que significa que onde e com quem estivermos devemos buscar valores de edificao espiritual, fazendo o melhor. E se, semelhana dos habitantes de Nosso Lar, disciplinssemos nossa mente para o Bem, estimulando amigos e familiares para que faam o mesmo?
52

Em princpio seramos alguns apenas; depois, muitos; mais tarde, uma avalanche de gente a pensar no Bem, a praticar o Bem, a edificar o Bem. Ento ocorreriam substanciais modificaes na comunidade em que vivemos, que acabaria se destacando por uma incidncia menor de crimes, acidentes, tragdias, vcios, suicdios... Pode parecer utpico. No esqueamos, porm, que todas as grandes realizaes humanas comearam com sonhadores que acreditaram em seus sonhos. Ainda que nosso empenho no encontre repercusso, em princpio, naqueles que nos rodeiam, estaremos melhorando nossa cidade, nossa casa e, sobretudo, a ns mesmos, como se carregssemos conosco um gerador de bnos. *** Em Nosso Lar no circula dinheiro, o ouro da perdio humana. Vesturio, habitao e alimentao so fornecidos gratuitamente pelo governo da cidade. Seria o paraso da ociosidade no houvesse um pequeno detalhe: s vivem ali Espritos perfeitamente conscientes de que o trabalho lei divina, cuja observncia indispensvel ao nosso equilbrio e bem-estar. Assim, todos trabalham. No h apadrinhamentos, poder poltico ou econmico, sinecuras, ociosidade. A medida de aferio de direitos o merecimento, no rigoroso cumprimento do enunciado evanglico: A cada um segundo suas obras. Quem mais serve, mais possui. E h escolas, universidades, postos avanados de cultura, em estgios de desenvolvimento inimaginveis, onde os alunos realizam estudos relacionados com o Universo e a Vida, preparando-se para futuras reencarnaes. Mobilizando sua populao a cidade atende enorme contingente de Espritos atribulados e infelizes, que colhem os frutos dos desregramentos e paixes que cultivaram na vida fsica. Esse o trabalho mais importante, em observncia da lei maior - O Amor que exercitamos, segundo Jesus, quando fazemos ao semelhante o bem que dele gostaramos de receber. Tanto os obreiros do Bem, quanto aqueles que colhem na Espiritualidade sofrimentos e desajustes resultantes de seus desatinos, nos do notcia do Cu e do Inferno, no como locais geogrficos, mas como um estado de conscincia. Onde estivermos, um dos dois estar conosco, dependendo do que fazemos ou deixamos de fazer. H quem pergunte:

53

No seria mais fcil evoluir no Plano Espiritual, integrando comunidades semelhantes de Nosso Lar, junto a Espritos conscientes e esclarecidos? Certamente. Considere-se, entretanto, que para a vasta maioria que compe a populao terrestre, a reencarnao necessidade imperiosa, por vrias razes, destacando-se: Purgao de impurezas espirituais com os filtros dos males orgnicos... Conteno de tendncias inferiores sob o guante das deficincias e limitaes fsicas... Estmulo ao trabalho, ante a necessidade de atender sustentao do corpo, sob inspirao do instinto de conservao... Superao de paixes e fixaes comprometedoras, favorecida pelo choque biolgico do renascimento, que impe o esquecimento do passado... Reconciliao de desafetos reunidos pela consanginidade, convocados reformulao de seu relacionamento pela convivncia no lar... Sobretudo, a reencarnao testa as aquisies morais, estabelecendo o confronto entre os ideais renovadores que cultuamos no Alm e nossa personalidade real, oculta nos refolhos da conscincia. fcil cultivar o Evangelho em Nosso Lar, entre Espritos que se orientam pelos ensinamentos de Jesus. O teste est em faz-lo nas turbulncias da sociedade humana. Aqui demonstramos se houve aproveitamento ou teremos que comear tudo de novo, quais alunos recalcitrantes que no se empenham em aprender a lio. A ORQUESTRA E O CD Os Espritos experimentam as nossas necessidades e sofrimentos fsicos? Eles os. conhecem, porque os sofreram; no os experimentam, porm, materialmente, como vs outros. So Espritos. Questo 253 Espritos sofredores, em reunies de assistncia aos desencarnados, queixamse freqentemente de dores torturantes, algo curioso, porquanto a dor um fenmeno fsico. Se encostarmos a mo na chama da vela, os terminais nervosos ali localizados levaro, instantaneamente, a notcia para o crebro, repercutindo em nossa conscincia como estridente alarme - a dor lancinante. Em frao de segundo retiraremos a mo, evitando que seja incinerada. Assim, embora execrada e indesejvel, a dor situasse como a mais eficiente defesa de nosso corpo. No fosse sua inestimvel proteo, fatalmente nos envolveramos em danosas situaes sem esboar reao. At num simples banho quente poderamos nos
54

ferir, com graves queimaduras, se o termostato celular no nos avisasse que a gua est muito quente. Esse um dos problemas da hansenase, que destri os agentes sensoriais na epiderme. Um hanseniano calou o sapato no qual o filho inocentemente guardara pequeno soldadinho de chumbo. Andou durante todo o dia sem nada perceber.A noite, ao banhar-se, constatou que seu p guardava sangrento ferimento. A dor fsica situa-se tambm por eficiente instrumento evolutivo. A maioria das pessoas que procuram os templos religiosos motivada por males variados que lhes impem tormentosos padecimentos. Confortam-se, amenizam suas dores e aprendem, sobretudo, a cultivar as virtudes crists, dando menos nfase s iluses. Isso ocorre particularmente no Centro Esprita, escola divina, oficina de servio redentor, em princpio confundido com milagroso hospital para males renitentes. Guardi da sade, mestra rigorosa de renovao, a dor ajuda-nos a preservar e valorizar a existncia humana. Tratando-se de um fenmeno material, que envolve o corpo fsico, por que os Espritos desencarnados experimentam dores? Aqui preciso lembrar o perisprito, etreo intermedirio entre o Esprito - o ser pensante - e o corpo fsico - a mquina de que nos valemos para transitar pela matria. atravs dele que o Esprito toma conhecimento do que ocorre com o corpo e experimenta as sensaes fsicas. O cncer sseo provoca dores cruciantes que, registradas pelo crebro, repercutem na conscincia por intermdio do perisprito. Aps a morte, liberto da matria, o Esprito no as ter. Entretanto, impresses contidas nos registros perispirituais incomod-lo-o como se fossem dores autnticas, at que supere o trauma relacionado com a enfermidade que o vitimou. Algo semelhante poder acontecer com o indivduo que amputa uma perna. Dores e comiches no p que se foi no so sensaes, mas meras impresses. O tempo para soluo desse problema varivel, dependendo da evoluo do Esprito e de seu preparo para a morte. Quanto mais envolvido com vcios e paixes; quanto maior sua ignorncia sobre o assunto, maior ser sua dificuldade. No raro o desencarnado, inconsciente e perturbado, aproxima-se de um familiar. Ocorre ento um envolvimento medinico natural, situando-se o Esprito como necessitado que implora socorro.

55

Suas impresses perispirituais repercutiro no encarnado, que as converter em dor e mal-estar que lhes correspondem.Se a ligao persistir, acabar procurando um mdico. Este no encontrar absolutamente nada no paciente, porquanto no h lesionamento fsico. apenas um fenmeno medinico, perfeitamente supervel com o esclarecimento e afastamento do obsessor. *** Do salo fechado ouvem-se sons fortes de uma orquestra. Aberta a porta verificamos que ali no h ningum. Sofisticado aparelho reproduz vibrante composio musical gravada em CD. A msica real, mas os msicos s existem nos registros sonoros. O mdium (aparelho) reproduz dores (sons) que o Esprito sentia quando encarnado, registradas em seu perisprito (impresses). Assim como a pessoa que est fora do salo pode enganar-se, pensando que a orquestra est presente, o familiar envolvido pelo desencarnado em perturbao poder imaginar que sofre mal idntico ao que o vitimou. Um cardiologista esprita, mdium psicofnico, experimentou, em reunio medinica, sintomas tpicos de um enfarte: dor intensa no peito, irradiando-se para o brao esquerdo, mal-estar, suor abundante... Ajudado por amigos e familiares foi ao consultrio. Chamou a enfermeira que trabalhava com ele. Submeteu-se ao eletrocardiograma. Vrios registros foram feitos, sem acusar absolutamente nada. A esposa aplicou-lhe o passe magntico, aps leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo e evocao de benfeitores espirituais. Em breve a crise foi debelada. O problema fora medinico, com a aproximao de um Esprito empolgado pelo enfarte que provocara sua morte. No dia seguinte, para confirmar que o fenmeno fora espiritual, o mdico foi jogar tnis, submetendo-se a intenso esforo fsico durante duas horas. Se houvesse problema cardaco fatalmente sofreria o enfarte. Multides, particularmente as pessoas dotadas de maior sensibilidade psquica, submetem-se a tratamentos mdicos dispendiosos, demorados e inteis para males que se renovam, decorrentes de mera influncia de Espritos perturbados e perturbadores. Sem pretender-se a panacia infalvel, a Doutrina Esprita oferece preciosos subsdios para uma melhor compreenso do assunto, com alternativas mais eficientes em favor daqueles que se dispem a estudar seus princpios libertadores.

56

ALMA GMEA OU ALGEMA? As almas que devam unir-se esto, desde suas origens, predestinadas a essa unio e cada um de ns tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia se reunir? !i No; no h unio particular e fatal, de duas almas. A unio que h a de todos os Espritos, mas em . graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto , segundo a perfeio que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discrdia nascem todos os males dos humanos; da concrdia resulta a completa felicidade. Questo 298 Num de seus clebres dilogos, O Banquete, Plato narra curiosa alegoria referente ao amor. Nos primrdios do Mundo, aqui viviam inslitos seres andrginos, de duas faces e dois pares de braos e pernas. Por terem desafiado os deuses, foram divididos ao meio. Desde ento, estas duas metades, uma feminina, outra masculina, buscam, ansiosas, a unidade perdida. Do ponto de vista emocional e psicolgico, diramos que o homem e a mulher, com suas caractersticas prprias, eminentemente msculas ou feminis, so, realmente, duas partes que se completam: O crebro e o corao. A razo e o sentimento. A fora e a sensibilidade. A energia e a doura. Este encaixe idealizado lembra a teoria das almas gmeas, destinadas unio eterna. Da, talvez, a expresso cara-metade, usada no relacionamento conjugal. Ou metade-cara, quando o marido refere-se jocosamente aos gastos excessivos da esposa. *** Principalmente os jovens, iniciantes na arte de amar, sonham encontrar essa metade, alimentando ternos anseios de uma convivncia perfeita, de um afeto sem fim, marcados por imensa ternura e imorredoura ventura. Quase todos encontram seu par. Raros concretizam seus sonhos, porquanto a Terra um planeta de expiao e provas, onde a maioria dos casamentos representa o cumprimento de compromissos de reajuste assumidos perante a Espiritualidade.

57

Por isso, passadas as primeiras emoes, quando os cnjuges enfrentam as realidades do dia-a-dia, os problemas relacionados com a educao dos filhos, as dificuldades financeiras e, sobretudo, o confronto de duas personalidades distintas, com suas limitaes, ansiedades, viciaes, angstias e desajustes, no tardam em desconfiar que a suposta alma gmea apenas uma algema, cerceados que se sentem em sua liberdade, frustrados em suas aspiraes. Muitos casam-se arrebatados de amor, que logo se esvai no sorvedouro dos atritos e dificuldades do matrimnio. Julgando que erraram na escolha, alimentam secreto desejo de um novo encontro, na eterna procura da alma afim. No raro, rompem os compromissos conjugais e partem, decididos, reiniciando a procura. E encontram novas algemas, perenizando suas angstias e gerando problemas que se sucedem, a envolver principalmente os filhos, vtimas indefesas dessas unies efmeras. *** O sucesso no casamento implica em compreender que no h metades eternas que se buscam para completar-se, como na alegoria platnica. H, isto sim, Espritos que conseguem uma convivncia fraterna, com o empenho por ajustarem-se s Leis Divinas, superando seus desajustes ntimos, suas deficincias e fragilidades. Um corao amargurado, um carter agressivo, uma vocao para o ressentimento, um comportamento impertinente - tudo isso azeda o casamento. Ento, existe um engano de perspectiva, um equvoco generalizado. As pessoas esto esperando que o casamento d certo para que sejam felizes, quando imperioso serem felizes para que o casamento d certo. A felicidade, por sua vez, no repousa em algum, no que possa nos oferecer ou fazer, mas, essencialmente, nos valores que conseguimos desenvolver em ns mesmos, em nosso universo interior. Somente assim poderemos contribuir de forma decisiva para um casamento bem sucedido. Fundamental, nesse particular, que nos detenhamos na definio do amor, o principal agente das unies conjugais. O amor legtimo no uma flecha de Cupido que nos atinge. No uma fonte que brota, borbulhante. No mera chama arrebatadora, como destaca a bela mas equivocada imagem potica de Vincius de Morais:
58

Que no seja imortal, posto que chama... Mas que seja infinito enquanto dure. Muito mais que chama de atrao efmera, o amor pede os valores da convivncia para que se desenvolva e consolide. Cnjuges que se querem bem, que se amam de verdade, so aqueles que atravessaram juntos as tempestades da existncia, relevando um ao outro as falhas, cultivando compreenso, respeito e boa vontade. Assim, a algema de hoje poder ser a alma gmea de amanh, mesmo porque o objetivo maior do casamento a harmonizao dos Espritos que se unem para experincias na Terra. Hoje desencontrados, atritados, talvez at inimigos de outras vidas. Amanh amigos! Amantes de verdade! *** lamentvel quando os casais se separam, adiando a prpria edificao. O mesmo podemos dizer quando algum proclama que suporta o cnjuge por fidelidade religio ou aos filhos. Na avaliao de nossas experincias terrestres, quando regressarmos ao Plano Espiritual, uma das medidas ponderveis, a ver se aproveitamos a experincia humana, diz respeito convivncia com as pessoas, principalmente no lar. Voltamos para o Alm levando rancores, dios, mgoas, ressentimentos? Deixamos inimigos e inimizades? Perdemos tempo, complicando o futuro. Harmonizamo-nos com os familiares? Edificamos a fraternidade legtima? Construmos as bases de um entendimento cristo com o semelhante? timo. Teremos realmente valorizado a jornada terrestre, habilitando-nos a estgios em regies felizes, habitadas por almas afins, gmeas na virtude, na sabedoria, no empenho por cumprir as leis de Deus. LEMBRAR DOS VIVOS A visita, de uma pessoa, a, um tmulo causa maior contentamento ao Esprito, cujos despojos corporais a se encontrem, do que a prece que por ele faa essa pessoa em sua casa? Aquele que visita um tmulo apenas manifesta, por essa forma, que pensa no Esprito ausente. A visita a representao exterior de um f ato ntimo. J dissemos que a prece que santifica o ato da rememorao. Nada importa o lugar, desde que feita com o corao. Questo 323 Os Espritos revelam com freqncia pleno conhecimento do que pensam e fazem os familiares reencarnados.
59

Inconcebvel estejam permanentemente ao nosso lado, como desocupados do Alm ou relegados fastidiosa funo de damas de companhia. Sabemos que no assim. Eles desenvolvem atividades relacionadas com sua condio de habitantes do mundo invisvel, no raro distncia do contato humano. Mas tm um eficiente veculo de informao: o pensamento, que a linguagem universal. Quando encarnados, revestmo-nos de densa armadura - o corpo fsico - que inibe nossas percepes, limitando-as s possibilidades de estreitas janelinhas: os cinco sentidos. Assim, o pensamento, como meio de comunicao, fica prejudicado. Diga-se de passagem que o mdium, que se habilita a captar o fluxo mental dos Espritos, convertendo-o em palavras, simplesmente algum com uma disposio orgnica adequada a esse contato, como se fosse uma janela ampla e especial na couraa carnal. Ocorre que a inibio receptora no se estende capacidade transmissora. No captamos objetivamente os pensamentos dos desencarnados, mas no estamos impedidos de emiti-los, a se espraiarem pelo cosmos, onde sero captados por Espritos afins. Quando pensamos intensamente num familiar ou amigo desencarnado ele captar nossa vibrao mental com a carga de sentimentos e emoes que transporta. Fcil perceber, assim, o cuidado que devemos ter quando falece algum ligado ao nosso corao, evitando sentimentos exacerbados de desespero, revolta, inconformao. Isto porque eles repercutiro no desencarnado, impondo-lhe penosas impresses. Nota-se claramente esse problema nas manifestaes medinicas de recmdesencarnados. A par da emoo pela oportunidade de contato com seus amados, pedem-lhes encarecidamente que mudem suas disposies negativas, cultivando confiana em Deus. Assim como h os que matam por amor, inspirados no exclusivismo doentio, h os que queimam por amor, afogam por amor, dilaceram por amor, inspirados em mrbidas reminiscncias relacionadas com a tragdia que vitimou afetos caros ao seu corao. Isto porque seus pensamentos desajustados, fixados indelevelmente nas circunstncias que determinaram o funesto acontecimento, repercutem no desencarnado, fazendo-o reviver impresses e emoes que lhe so penosas. - Mame - diz o Esprito de jovem falecida num incndio -, cada vez que a senhora me v assim, sinto-me arder... - Minha querida - diz o afogado esposa em desespero -, cesse os questionamentos, imaginando que poderia ter sido diferente. O amor que nos

60

une harmoniza nossas vibraes e pensamentos. Voc me tortura com sua mgoa, sua inconformao. E todos so unnimes ao implorar aos familiares que modifiquem suas disposies retornando normalidade e reencontrando a alegria de viver. Isto no significa que nos isentemos de sofrimentos diante do ser amado que parte. Mas importante no estacionarmos no desespero ou no desalento, dificultando-lhe a jornada alm-tmulo. Compreendendo que nossos mortos queridos ligam-se a ns por laos de afetividade, colhem nossas vibraes, captam nossos pensamentos, podemos perceber como despropositada nossa presena no cemitrio para homenagelos. Afinal, ali repousam apenas seus despojos. Alm disso h recantos mais aprazveis para evocaes saudosas. Se um filho se muda para cidade distante e resolve visitar-nos, ser de mau gosto marcar encontro com ele no cemitrio. Melhor, mais lgico, mais agradvel espera-lo em nossa prpria casa, onde convivemos por largos anos, onde cultivamos afetividade e que continua sendo uma extenso de seu novo lar. Cemitrio depsito de cadveres. No tem nada a ver com o ser amado, que est vivssimo, bem mais vivo que ns, sepultados na carne. E vivo - nunca morto - que poderemos senti-lo junto de ns, no lar enfeitado com flores de afetividade e perfume de saudade, a dizer-nos, no imo de nossa conscincia, com muita maior fora e emoo do que a mais autntica manifestao medinica: - Estou aqui! *** Se raros experimentam esse glorioso contato no porque nos falte sensibilidade psquica. Falta-nos, isto sim, o cultivo dela e o empenho por superar determinados condicionamentos que a inibem. O problema talvez esteja relacionado com a precariedade de nossas convices. Catlicos, budistas, evanglicos, espritas, maometanos, judeus, somos todos espiritualistas, isto , acreditamos na existncia e sobrevivncia do Esprito. Ocorre que essa realidade para ns algo fugidio, distante, cm que no nos detemos devidamente, buscando conhecimento e compreenso. Os religiosos em geral, mesmo entre os espritas, costumam localizar o intercmbio com o Alm nos domnios do sobrenatural. A ignorncia sobre o assunto inspira a idia de que o contato ostensivo com os Espritos, nas chamadas aparies, principalmente quando estamos a ss, algo profundamente ameaador.
61

H, a esse respeito, a histria do rapaz que, embora afeito a oraes e prticas religiosas, tinha muito medo dos Espritos. Dotado de alguma sensibilidade, pressentia, no raro, a presena de seu pai desencarnado. Apavorava-se. Um amigo esprita dizia-lhe: - No tenha medo. seu pai. - Pode ser, mas virou assombrao. - seu pai. - Valha-me Deus! Que nunca o veja!... Ele residia perto do cemitrio, por onde era obrigado a passar para chegar sua casa. E o fazia tenso, temeroso, principalmente noite, quando o manto de mistrio faz recrudescerem todos os temores. Certa feita deixou uma festa por volta de meia noite. Nas imediaes do campo santo o medo o paralisou. Jamais se atreveria a transitar sozinho pelo malfadado trecho, em hora to tardia quando, segundo suas convices, as almas andam soltas... Abrigando-se num poste de luz ficou espera de um salvador, algum que fosse na mesma direo. Em breves momentos passou simptico velhinho. - Boa noite! - Boa noite, meu filho. - Pode parecer-lhe estranho, mas posso acompanh-lo at o outro lado do cemitrio? - Embora eu no seja nenhuma gentil donzela, tudo bem. Gosto de conversar. Seguiram juntos, falando de trivialidades. Ao passarem junto ao pesado porto que dava acesso ao cemitrio, o rapaz explicou: - Devo uma explicao. Pedi sua companhia porque tenho muito medo dos mortos... O velhinho sorriu com benevolncia. - Compreendo bem o que isso, meu filho. Eu tambm tinha muito medo dos mortos quando era vivo. A histria no diz se nosso heri caiu duro, desencarnado de susto ou simplesmente fugiu em velocidade de recordista. De qualquer forma foi uma reao lamentvel. Ele enriqueceria muito sua existncia se pudesse desenvolver e usar adequadamente sua sensibilidade, superando milenrios temores que inibem nossas possibilidades de gratificantes experincias pessoais, no intercmbio com o alm. A pouca familiaridade com o assunto faz as pessoas temerem os Espritos, sem atentarem sua prpria condio de seres espirituais encarnados.

62

Tratando da origem e destinao dos Espritos, com os temas que lhes so decorrentes, o autor contribui para a superao desse atvico temor. Fiel orientao contida em O Livro dos Espritos, discorre sobre os objetivos da jornada humana, ressaltando as oportunidades de edificao que ela oferece.

Fim.

63

You might also like