You are on page 1of 19

HIPERTENSO ARTERIAL

Jandra Cibele Faculdade So Lucas

DEFINIO
De acordo com o III Consenso Brasileiro de HAS, o limite escolhido para definir HAS o de igual ou maior de 140/90mmhg, quando encontrado em pelo menos duas aferies realizadas no mesmo momento.

DEFINIO
portanto definido como uma presso arterial sistlica maior ou igual a 140 e uma presso arterial diastlica maior ou igual a 90 em indivduos que no esto fazendo uso de medicaes anti-hipertensivas.

A hipertenso arterial afeta de 11 a 20% da populao adulta com mais de 20 anos. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular enceflico e 40% das vtimas de IAM apresentam hipertenso associada.

FATORES DE RISCO
Idade; Histria familiar; Peso corporal excessivo; Sedentarismo; Ingesta excessiva de sdio.

MANIFESTAES CLNICAS
A hipertenso pode ser assintomtica; Cefalia; Tontura; Naseas e vmitos; Dormncia em membros.

CLASSIFICAO DIAGNSTICA DA HA (>18ANOS)


PAD(mmhg) PAS(mmhg) CLASSIFICAO

< 85 85-89 90-99 100-109

Normal Normal limitrfe HA leve (estgio I) HA moderada (estgio II) > ou = 110 > Ou = 180 HA grave (estgio III) < 90 > ou = 140 Hipertenso sistlica isolada

< 130 130-139 140-159 160-179

TRATAMENTO
Inclui as seguintes estratgias: Educao; Modificaes nos hbitos de vida; Se necessrio, medicamentos.

HBITOS SAUDVEIS DE VIDA


Manuteno de peso adequado; Prtica regular de atividade fsica; Suspenso do fumo; Baixo consumo de gorduras e de bebidas alcolicas.

TRATAMENTO NO MEDICAMENTOSO
Terapia nutricional e educao alimentar. Tem como objetivo auxiliar o indivduo a fazer mudanas em seus hbitos alimentares, favorecendo o melhor controle do peso corporal, da presso arterial e de nvel glicmico.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
Classes de anti-hipertensivos; Diurticos hidrocloratiazida; Inibidores adrenrgicos propranolol; Vasodilatadores diretos minoxidil; Inibidores da enzima conversora da angiotensina captopril; Antagonistas dos canais de clcio verapamil; Antagonistas dos canais da angiotensina II valsartan.

AVALIAO LABORATORIAL
Quando possvel, de acordo com o III Consenso Brasileiro de HA, a avaliao mnima do portador de HAS deve constar dos seguintes exames: Exame de urina; Creatinina srica; Potssio srico; Glicemia srica; Colesterol total; ECG de repouso.

CRISE HIPERTENSIVA pacientes com alteraes pressricas importantes acompanhadas de sintomatologia como: cefalia, alteraes visuais recentes, dor no peito, dispnia e obnubilao, devem ser encaminhadas para os servios de urgncia e emergncia.

URGNCIA E EMERGNCIA EM HIPERTENSO ARTERIAL

CLASSIFICAO DA CRISE
URGNCIA HIPERTENSIVA elevao sbita da PA no-associada a quadros clnicos agudos como: obnubilao, vmitos, dispnia e que assim no apresentam risco imediato de vida ou dano em rgo-alvo. Nessa situao a PA pode ser controlada em 24 horas.

CLASSIFICAO DA CRISE
EMERGNCIA HIPERTENSIVA elevao sbita da PA acompanhada de sinais e sintomas indicativos de dano importante em rgos-alvo e risco de vida. Ex: EAP, IAM, AVE, aneurisma dissecante de aorta e encefalopatia hipertensiva. Indicado hospitalizao.

COMPLICAES
A PA elevada crnica leva leso vascular. As artrias apresentam modificaes em sua geometria, desde a diminuio da luz e espessamento das paredes at ruptura. As complicaes mais freqentes ocorrem a nvel de corao, crebro e rins.

COMPLICAES
CORAO hipertrofia ( isquemia miocrdica); CREBRO talvez seja o rgo que mais sofra com a HA crnica ou sbita. A leso tpica caracteriza-se pelo microaneurisma de Charcot-Bouchard, com o progredir da condio, leses de rarefao da substncia branca.

COMPLICAES
CREBRO trombose e hemorragias so episdios geralmente agudos. Podem ocorrer microinfartos cerebrais que cursam assintomticos e que so revelados pelo quadro clnico de demncia discreta (tomografia de crneo).

COMPLICAES
RINS - aumento da excreo de albumina, diminuindo a filtrao glomerular, levando a insuficincia renal franca. Em cerca de 70% dos indivduos em programa de hemodilise, a leso renal bsica e primria foi causada por HA notratada.

You might also like