You are on page 1of 88

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Aula 3 - Segurana da Informao e Tpicos Relacionados Ol pessoal, Sado a todos vocs, guerreiros, decididos a conquistar a aprovao no TRT10 Regio. Nesta aula vamos abordar o assunto segurana da informao. Todos prontos? Ento vamos nessa! Ah, espero vocs no Twitter e no Facebook, os endereos esto listados a seguir! Profa Patrcia Lima Quinto Twitter: http://www.twitter.com/pquintao Facebook: http://www.facebook.com/patricia.quintao Roteiro da Aula Segurana da informao e tpicos relacionados. Reviso em tpicos e palavras-chave. Lista de questes comentadas. Lista de questes apresentadas na aula. | -Gabarito.

O que significa segurana? colocar tranca nas portas de sua casa? ter as informaes guardadas de forma suficientemente segura para que pessoas sem autorizao no tenham acesso a elas? Vamos nos preparar para que a prxima vtima no seja voc !!! A segurana uma palavra que est presente em nosso cotidiano e refere-se a um estado de proteo, em que estamos livres de perigos e incertezas! Segurana da informao o processo de proteger a informao de diversos tipos de ameaas externas e internas para garantir a continuidade dos negcios, minimizar os danos aos negcios e maximizar o retorno dos investimentos e as oportunidades de negcio. Solues pontuais isoladas no resolvem toda a problemtica associada segurana da informao. Segurana se faz em pedaos, porm todos eles integrados, como se fossem uma corrente. Segurana se faz protegendo todos os elos da corrente, ou seja, todos os ativos (fsicos, tecnolgicos e humanos) que compem seu negcio. Afinal, o poder de proteo da corrente est diretamente associado ao elo mais fraco!

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Em uma corporao, a segurana est ligada a tudo o que manipula direta ou indiretamente a informao (inclui-se a tambm a prpria informao e os usurios !!!), e que merece proteo. Esses elementos so chamados de ATIVOS, e podem ser divididos em: tangveis: informaes impressas, mveis, hardware (Ex.:impressoras, scanners); intangveis: marca de um produto, nome da empresa, confiabilidade de um rgo federal etc.; lgicos: informaes armazenadas em uma rede, sistema ERP (sistema de gesto integrada) etc.; fsicos: galpo, sistema de eletricidade, estao de trabalho etc; humanos: funcionrios.

Os ATIVOS so os elementos que sustentam a operao do negcio e estes sempre traro consigo VULNERABILIDADES que, por sua vez, submetem os ativos a AMEAAS. Quanto maior for a organizao maior ser sua dependncia com relao informao, que pode estar armazenada de vrias formas: impressa em papel, em meios digitais (discos, fitas, DVDs, disquetes, pendrives, etc.), na mente das pessoas, em imagens armazenadas em fotografias/filmes... Princpios da segurana da informao A segurana da informao busca proteger os ativos de uma empresa ou indivduo com base na preservao de alguns princpios. Vamos ao estudo de cada um deles!! Os quatro princpios considerados centrais ou principais, mais comumente cobrados em provas, so a Confidencialidade, a Integridade, a Disponibilidade e a Autenticidade ( possvel encontrar a sigla CIDA, ou DICA, para fazer meno a estes princpios!). Importante D I C A isponibilidade ntegridade onfidencialidade utenticidade

Figura. Mnemnico DICA

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Confidencialidade onfidencialidade (sigilo): a garantia de que a informao no ser conhecida por quem no deve. O acesso s informaes deve ser limitado, acess ou seja, somente as pessoas explicitamente autorizadas podem acess-las. Perda de confidencialidade significa perda de segredo. Se uma informao for confidencial, ela ser secreta e dever ser guardada com segurana, e no divulgada para pessoas sem a devida autorizao para acess-la. acess Exemplo: o nmero do seu carto de crdito s poder ser conhecido por voc e pela loja em que usado. Se esse nmero for descoberto por algum mal intencionado, o prejuzo causado pela perda de confidencialidade poder ser elevado, elevado, j que podero se fazer passar por voc para realizar compras pela Internet, proporcionando-lhe proporcionando prejuzos financeiros e uma grande dor de cabea!

Integridade: esse princpio destaca que a informao deve ser mantida na condio em que foi liberada pelo seu proprietrio, garantindo a sua proteo contra mudanas intencionais, indevidas ou acidentais. Em outras palavras, a garantia arantia de que a informao que foi armazenada a que ser recuperada!!! A quebra de integridade pode ser considerada sob 2 aspectos: aspectos: 1. alteraes nos elementos que suportam a informao - so feitas alteraes na estrutura fsica e lgica em que uma informao est armazenada. Por exemplo quando so alteradas as configuraes de um sistema para ter acesso a informaes restritas; 2. alteraes do contedo dos documentos: ex1.: imagine que algum invada o notebook que est sendo utilizado para realizar a sua declarao do Imposto de Renda deste ano, e, momentos antes de voc envi-la envi la para a Receita Federal a mesma alterada sem o seu consentimento! Neste caso, a informao no ser transmitida da maneira adequada, o que quebra o princpio da integridade; ex2: alterao de sites por hackers (vide a figura seguinte, retirada de http://www.g1.globo.com). http://www.g1.globo.com). Acesso em jun. 2011.

Figura. Site da Cia - agncia de inteligncia do governo Americano que teve seu contedo alterado indevidamente em jun. 2011.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Disponibilidade: a garantia de que a informao deve estar disponvel, sempre que seus usurios (pessoas e empresas autorizadas) necessitarem, no importando o motivo. Em outras palavras, a garantia que a informao sempre poder ser acessada!!! Como exemplo, h quebra do princpio da disponibilidade quando voc decidir enviar a sua declarao do Imposto de Renda pela Internet, no ltimo dia possvel, e o site da Receita Federal estiver indisponvel.

Autenticidade: a capacidade de garantir a identidade de uma pessoa (fsica ou jurdica) que acessa as informaes do sistema ou de um servidor (computador) com quem se estabelece uma transao (de comunicao, como um e-mail, ou comercial, como uma venda on-line). por meio da autenticao que se confirma a identidade da pessoa ou entidade que presta ou acessa as informaes.

Assim, desejamos entregar a informao CORRETA, para a pessoa CERTA, no momento CORRETO, confirmando a IDENTIDADE da pessoa ou entidade que presta ou acessa as informaes!!! Entenderam?? Eis a essncia da aplicao dos quatro princpios acima destacados. Ainda, cabe destacar que a perda de pelo menos um desses princpios j ir ocasionar impactos ao negcio (a surgem os incidentes de segurana!!) Quando falamos em segurana da informao, estamos nos referindo a salvaguardas para manter a confidencialidade, integridade, disponibilidade e demais aspectos da segurana das informaes dentro das necessidades do cliente! Vulnerabilidades de segurana Vulnerabilidade uma evidncia ou fragilidade que eleva o grau de exposio dos ativos que sustentam o negcio, aumentando a probabilidade de sucesso pela investida de uma ameaa. Outro conceito bastante comum para o termo: vulnerabilidade: trata-se de falha no projeto, implementao ou configurao de software ou sistema operacional que, quando explorada por um atacante, resulta na violao da segurana de um computador. Em outras palavras, vulnerabilidade uma fragilidade que poderia ser explorada por uma ameaa para concretizar um ataque. O conhecimento do maior nmero de vulnerabilidades possveis permite equipe de segurana tomar medidas para proteo, evitando assim ataques e consequentemente perda de dados. No h uma receita ou lista padro de vulnerabilidades. Esta deve ser levantada junto a cada organizao ou ambiente. Sempre se deve ter em
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

mente o que precisa ser protegido e de quem precisa ser protegido de acordo com as ameaas existentes. Podemos citar, como exemplo inicial, uma anlise de ambiente em uma sala de servidores de conectividade e Internet com a seguinte descrio: a sala dos servidores no possui controle de acesso fsico!! Eis a vulnerabilidade detectada nesse ambiente. Outros exemplos de vulnerabilidades: ambientes com sigilosas com controlado; informaes acesso no hardware sem o devido acondicionamento e proteo;

software mal desenvolvido;

falta de atualizao de software e hardware; ausncia de pessoal para a segurana; instalaes padro; prediais capacitado

falta de mecanismos de monitoramento e controle (auditoria); inexistncia segurana; de polticas de

fora

do

ausncia de recursos para combate a incndios, etc.

Ameaas Segurana Ameaa algo que possa provocar danos segurana da informao, prejudicar as aes da empresa e sua sustentao no negcio, mediante a explorao de uma determinada vulnerabilidade.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Em outras palavras, uma ameaa tudo aquilo que pode comprometer a segurana de um sistema, podendo ser acidental (falha de hardware, erros de programao, desastres naturais, erros do usurio, bugs de software, uma ameaa secreta enviada a um endereo incorreto etc.) ou deliberada (roubo, espionagem, fraude, sabotagem, invaso de hackers, entre outros). Ameaa pode ser uma pessoa, uma coisa, um evento ou uma ideia capaz de causar dano a um recurso, em termos de confidencialidade, integridade, disponibilidade etc. Como exemplos de ameaa podemos destacar: concorrente, cracker, erro humano (deleo de arquivos digitais acidentalmente etc.), acidentes naturais (inundao etc.), funcionrio insatisfeito, tcnicas (engenharia social, etc.), ferramentas de software (sniffer, cavalo de troia etc.). Basicamente existem dois tipos de ameaas: internas e externas. Ameaas externas: so aqui representadas por todas as tentativas de ataque e desvio de informaes vindas de fora da empresa. Normalmente essas tentativas so realizadas por pessoas com a inteno de prejudicar a empresa ou para utilizar seus recursos para invadir outras empresas. Ameaas internas: esto presentes, independentemente das empresas estarem ou no conectadas Internet. Podem causar desde incidentes leves at os mais graves, como a inatividade das operaes da empresa. Voc Sabia!!! Qual a diferena entre Crackers e Hackers? Um do bem e o outro do mal?? O termo hacker ganhou, junto opinio pblica influenciada pelos meios de comunicao, uma conotao negativa, que nem sempre corresponde realidade!! Os hackers, por sua definio geral, so aqueles que utilizam seus conhecimentos para invadir sistemas, no com o intuito de causar danos s vtimas, mas sim como um desafio s suas habilidades. Eles invadem os sistemas, capturam ou modificam arquivos para provar sua capacidade e depois compartilham suas proezas com os colegas. No tm a inteno de prejudicar, mas sim de apenas demonstrar que conhecimento poder. Exmios programadores e conhecedores dos segredos que envolvem as redes e os computadores, eles geralmente no gostam de ser confundidos com crackers. Os crackers so elementos que invadem sistemas para roubar informaes e causar danos s vtimas. O termo crackers tambm uma denominao utilizada para aqueles que decifram cdigos e destroem protees de software. Atualmente, a imprensa mundial atribui qualquer incidente de segurana a hackers, em seu sentido genrico. A palavra cracker no vista nas reportagens, a no ser como cracker de senhas, que um software utilizado para descobrir senhas ou decifrar mensagens cifradas. 6

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Risco Risco a medida da exposio qual o sistema computacional est sujeito. Depende da probabilidade de uma ameaa atacar o sistema e do impacto resultante desse ataque. Smola (2003, p. 50) diz que risco a probabilidade de ameaas explorarem vulnerabilidades, provocando perdas de confidencialidade, integridade e disponibilidade, causando, possivelmente, impactos nos negcios. Como exemplo martelo ao seu da informao. s informaes de um risco pode-se imaginar um funcionrio insatisfeito e um alcance; nesse caso o funcionrio poderia danificar algum ativo Assim pode-se entender como risco tudo aquilo que traz danos e com isso promove perdas para a organizao.

Existem algumas maneiras de se classificar o grau de risco no mercado de segurana, mas de uma forma simples, poderamos tratar como alto, mdio e baixo risco. No caso do nosso exemplo da sala dos servidores, poderamos dizer que, baseado na vulnerabilidade encontrada, a ameaa associada de alto risco. Incidente de segurana da informao: indicado por um simples ou por uma srie de eventos de segurana da informao indesejados ou inesperados, que tenham uma grande probabilidade de comprometer as operaes do negcio e ameaar a segurana. Exemplos: invaso digital; violao de padres de segurana de informao.

Ciclo da Segurana Como mostrado na figura seguinte os ativos de uma organizao precisam ser protegidos, pois esto sujeitos a vulnerabilidades. Se as vulnerabilidades aumentam, aumentam-se os riscos permitindo a explorao por uma ameaa e a concretizao de um ataque. Se estas ameaas crescem, aumentam-se ainda mais os riscos de perda da integridade, disponibilidade e confidencialidade da informao podendo causar impacto nos negcios. Nesse contexto, medidas de segurana devem ser tomadas, os riscos devem ser analisados e diminudos para que se estabelea a segurana dos ativos da informao.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB
Ciclo da segurana

protege

Ativos

sujeitos

Medidas de Segurana

diminui
Riscos

aumenta

Vulnerabilidades

limitados Impactos no negcio


aumenta aumenta aumenta

permitem

Ameaas

Confidencialidade Integridade Disponibilidade causam perdas

Figura. Ciclo da Segurana da Informao (MOREIRA, 2001) Ataques Ataque uma alterao no fluxo normal de uma informao que afeta um dos servios oferecidos pela segurana da informao. Ele decorrente de uma vulnerabilidade que explorada por um atacante em potencial. Principais tipos de ataque importantes para a prova que ir prestar: Engenharia Social o mtodo de se obter dados importantes de pessoas atravs da velha lbia. No popular o tipo de vigarice mesmo pois assim que muitos habitantes do underground da internet operam para conseguir senhas de acesso, nmeros de telefones, nomes e outros dados que deveriam ser sigilosos. A engenharia social a tcnica que explora as fraquezas humanas e sociais, em vez de explorar a tecnologia. Guarde isso!!! A tecnologia avana e passos largos mas a condio humana continua na mesma em relao a critrios ticos e morais. Enganar os outros deve ter sua origem na pr-histria portanto o que mudou foram apenas os meios para isso. Em redes corporativas que so alvos mais apetitosos para invasores, o perigo ainda maior e pode estar at sentado ao seu lado. Um colega poderia tentar obter sua senha de acesso mesmo tendo uma prpria, pois uma sabotagem feita com sua senha parece bem mais interessante do que com a senha do prprio autor.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Phishing (tambm conhecido como Phishing scam, ou apenas scam) Importante!!! Phishing um tipo de fraude eletrnica projetada para roubar informaes particulares que sejam valiosas para cometer um roubo ou fraude posteriormente. O golpe de phishing realizado por uma pessoa mal mal-intencio intencionada atravs da criao de um website falso e/ou do envio de uma mensagem eletrnica falsa, geralmente um e e-mail ou recado atravs de scrapbooks como no stio Orkut, entre outros exemplos. Utilizando de pretextos falsos, tenta enganar o receptor da mensagem e induzi-lo lo a fornecer informaes sensveis (nmeros de cartes de crdito, senhas, dados de contas bancrias, entre outras). As duas figuras seguintes apresentam iscas (e-mails) utilizadas em golpes de phishing, uma envolvendo o Banc Banco de Brasil sil e a outra o Serasa.

Figura Iscas de Phishing Figura. A palavra phishing (de fishing) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, em que iscas (e-mails) so usadas para pescar informaes sensveis (senhas e dados financeiros, por exemplo) de usurios da Internet. Atualmente, este termo vem sendo utilizado tambm para se referir aos seguintes casos: mensagem que procura induzir o usurio instalao de cdigos maliciosos, projetados para furtar dados pessoais e financeiros; mensagem que, no prprio contedo, apresenta formulrios para o preenchimento e envio de dados pessoais e financeiros de usurios.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Matria recente sobre os alvos dos criminosos virtuais (Maio/2012) Pharming O Pharming uma tcnica que utiliza o sequestro ou a "contaminao" do servidor DNS (Domain Name Server) para levar os usurios a um site falso, alterando o DNS do site de destino. O sistema tambm pode redirecionar os usurios os para sites autnticos atravs de proxies controlados pelos phishers, que podem ser usados para monitorar e interceptar a digitao. Os sites falsificados coletam nmeros de cartes de crdito, nomes de contas, senhas e nmeros de documentos. Isso feito feito atravs da exibio de um pop-up up para roubar a informao antes de levar o usurio ao site real. O programa mal-intencionado intencionado usa um certificado auto auto-assinado para fingir a autenticao e induzir o usurio a acreditar nele o bastante para inserir seus dados os pessoais no site falsificado. Outra forma de enganar o induzi usurio sobrepor a barra de endereo e status de navegador para induzilo a pensar que est no site legtimo e inserir suas informaes. Os phishers utilizam truques para instalar programas criminosos crimin nos PCs dos consumidores e roubar diretamente as informaes. Na maioria dos casos, o usurio no sabe que est infectado, percebendo apenas uma ligeira reduo na velocidade do computador ou falhas de funcionamento atribudas a vulnerabilidades norma normais de software.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

10

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Noes de vrus, worms e outras pragas virtuais Voc sabe o significado de malware? Malware (combinao de malicious software programa malicioso)! O termo especialmente importante para nosso estudo porque descreve os programas de computador criados para realizarem operaes PREJUDICIAIS mquina (na verdade, aos programas dela). O termo Malware usado para todo e quaisquer softwares maliciosos, programados com o intuito de prejudicar os sistemas de informao, alterar o funcionamento de programas, roubar informaes, causar lentides de redes computacionais, dentre outros.

Resumindo, malwares so programas que executam deliberadamente aes mal-intencionadas em um computador!!

Certbr (2012) destaca algumas das diversas maneiras como os cdigos maliciosos (malwares) podem infectar ou comprometer um computador. So elas: por meio da explorao de vulnerabilidades existentes nos programas instalados; por meio da como pen-drives; auto-execuo de mdias (falhas de segurana) infectadas,

removveis

pelo acesso a pginas da Web maliciosas, com a utilizao de navegadores vulnerveis; por meio da ao direta de atacantes que, aps invadirem o computador, incluem arquivos contendo cdigos maliciosos; pela execuo de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrnicas, via mdias removveis, em pginas Web ou diretamente de outros computadores (atravs do compartilhamento de recursos).

Uma vez instalados, os cdigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar aes em nome dos usurios, de acordo com as permisses de cada usurio.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

11

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Na categoria de malwares so includos os vrus de computador, Worms, entre outras beldades do mundo da informtica. Os tipos mais comuns de malware esto detalhados a seguir: -vrus, -worms, -bots, -cavalos de troia (trojans), -spyware, -keylogger, -screenlogger, -ransomwares, -Backdoors, etc. Vrus Importante So pequenos cdigos de programao maliciosos que se agregam a arquivos e so transmitidos com eles. Em outras palavras, tecnicamente, um vrus um programa (ou parte de um programa) que se anexa a um arquivo de programa qualquer (como se o estivesse parasitando) e depois disso procura fazer cpias de si mesmo em outros arquivos semelhantes. Quando o arquivo aberto na memria RAM, o vrus tambm , e, a partir da se propaga infectando, isto , inserindo cpias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vrus depende da execuo do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infeco. Alguns vrus so inofensivos, outros, porm, podem danificar um sistema operacional e os programas de um computador. A seguir destacamos alguns arquivos que podem ser portadores de vrus de computador: arquivos executveis: com extenso .exe ou .com; arquivos de scripts (outra forma de executvel): extenso .vbs; atalhos: extenso .lnk ou .pif; proteo de tela (animaes que aparecem automaticamente quando o computador est ocioso): extenso .scr; documentos do MS-Office: como os arquivos do Word (extenso .doc ou .dot), arquivos do Excel (.xls e .xlt), apresentaes do Powerpoint (.ppt e .pps), bancos de dados do Access (.mdb). arquivos multimdia do Windows Media Player: msicas com extenso .WMA, vdeos com extenso .WMV, dentre outros.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

12

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Dentre os principais tipos de vrus conhecidos merecem destaque: Vrus Alteram seu formato (mudam de forma) polimrficos constantemente. A cada nova infeco, esses vrus geram uma nova sequncia de bytes em seu cdigo, para que o antivrus se confunda na hora de executar a varredura e no reconhea o invasor.

Vrus Usa a criptografia para se defender sendo capaz de alterar oligomrfico tambm a rotina de criptografia em um nmero de vezes pequeno. Um vrus que possui duas rotinas de decriptografia ento classificado como oligomrfico (Luppi, 2006). Vrus de boot Infectam o setor de boot (ou MBR Master Boot Record Registro Mestre de Inicializao) dos discos rgidos. Obs.: o Setor de Boot do disco rgido a primeira parte do disco rgido que lida quando o computador ligado. Essa rea lida pelo BIOS (programa responsvel por acordar o computador) a fim de que seja encontrado o Sistema Operacional (o programa que vai controlar o computador durante seu uso). Vrus de macro Vrus que infectam documentos que contm macros. Macro: conjunto de comandos que so armazenados em alguns aplicativos e utilizados para automatizar tarefas repetitivas. Um exemplo seria, em um editor de textos, definir uma macro que contenha a sequncia de passos necessrios para imprimir um documento com a orientao de retrato e utilizando a escala de cores em tons de cinza. Um vrus de macro escrito de forma a explorar esta facilidade de automatizao e parte de um arquivo que normalmente manipulado por algum aplicativo que utiliza macros. Para que o vrus possa ser executado, o arquivo que o contm precisa ser aberto e, a partir da, o vrus pode executar uma srie de comandos automaticamente e infectar outros arquivos no computador. Existem alguns aplicativos que possuem arquivos base (modelos) que so abertos sempre que o aplicativo executado. Caso este arquivo base seja infectado pelo vrus de macro, toda vez que o aplicativo for executado, o vrus tambm ser. Arquivos nos formatos gerados por programas da Microsoft, como o Word, Excel, Powerpoint e Access so os mais suscetveis a este tipo de vrus. Arquivos nos formatos RTF, PDF e PostScript so menos suscetveis, mas isso no significa que no a Prof Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 13

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

possam conter vrus.

Normal.dotPrincipal alvo de vrus de macro p/Word Vrus de programa Vrus stealth Infectam arquivos de programa (de inmeras extenses, como .exe, .com,.vbs, .pif. Programado para se esconder e enganar o antivrus durante uma varredura deste programa. Tem a capacidade de se remover da memria temporariamente para evitar que antivrus o detecte. Propagam-se por meio de scripts, nome que designa uma sequncia de comandos previamente estabelecidos e que so executados automaticamente em um sistema, sem necessidade de interveno do usurio. Dois tipos de scripts muito usados so os projetados com as linguagens Javascript (JS) e Visual Basic Script (VBS). Tanto um quanto o outro podem ser inseridos em pginas Web e interpretados por navegadores como Internet Explorer e outros. Os arquivos Javascript tornaram-se to comuns na Internet que difcil encontrar algum site atual que no os utilize. Assim como as macros, os scripts no so necessariamente malficos. Na maioria das vezes executam tarefas teis, que facilitam a vida dos usurios prova disso que se a execuo dos scripts for desativada nos navegadores, a maioria dos sites passar a ser apresentada de forma incompleta ou incorreta. Vrus de celular Propaga de telefone para telefone atravs da tecnologia bluetooth ou da tecnologia MMS (Multimedia Message Service). O servio MMS usado para enviar mensagens multimdia, isto , que contm no s texto, mas tambm sons e imagens, como vdeos, fotos e animaes. A infeco ocorre da seguinte forma: o usurio recebe uma mensagem que diz que seu telefone est prestes a receber um arquivo e permite que o arquivo infectado seja recebido, instalado e executado em seu aparelho; o vrus, ento, continua o processo de propagao para outros telefones, atravs de uma das tecnologias mencionadas anteriormente. Os vrus de celular diferem-se dos vrus tradicionais, pois normalmente no inserem cpias de si mesmos em outros arquivos armazenados no telefone celular, mas podem ser
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

Vrus de script

14

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

especificamente projetados para sobrescrever arquivos de aplicativos ou do sistema operacional operacional instalado no aparelho. Depois de infectar um telefone celular, o vrus pode realizar diversas atividades, tais como: destruir/sobrescrever arquivos; remover contatos da agenda; efetuar ligaes telefnicas; o aparelho fica desconfigurado e tentando se conectar via Bluetooth tentando com outros celulares; a bateria do celular dura menos do que o previsto pelo fabricante, mesmo quando voc no fica horas pendurado nele; emitir algumas mensagens multimdia esquisitas; fones. tentar se propagar para outros tele telefones.

Worms (Vermes) Importante Programas parecidos com vrus, mas que na verdade so capazes de se propagarem automaticamente atravs de redes, enviando cpias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, no infectam outros arquivos, eles mesmos so os arquivos !!). Alm disso, geralmente utilizam as redes de -mails, Web, FTP, comunicao para infectar outros computadores (via eredes das empresas etc.). Diferentemente do vrus, o worm no embute cpias de si mesmo em outros programas ou arquivos e no necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagao se d atravs da explorao de vulnerabilidades existentes ou falhas na configurao de computadores. softwares instalados em com Worms so notadamente responsveis por consumir muitos recursos. Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rgido de computadores, devido grande quantidade de cpias pode gerar de si mesmo que costumam propagar. Alm disso, podem grandes transtornos para aqueles que esto recebendo tais cpias. Difceis de serem detectados, muitas vezes os worms realizam uma srie de atividades, incluindo sua propagao, sem que o usurio tenha conhecimento. Embora alguns programas antivru antivrus s permitam detectar a orms e at mesmo evitar que eles se propaguem, isto nem presena de Worms sempre possvel.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

15

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Bots (robs) De modo similar ao worm, um programa capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configurao de software instalado em um computador. Adicionalmente ao worm, dispe de mecanismos de comunicao com o invasor, permitindo que o bot seja controlado remotamente. Os bots esperam por comandos de um hacker, podendo manipular os sistemas infectados, sem o conhecimento do usurio. Segundo CertBr(2012) a comunicao entre o invasor e o computador infectado pelo bot pode ocorrer via canais de IRC, servidores Web e redes do tipo P2P, entre outros meios. Ao se comunicar, o invasor pode enviar instrues para que aes maliciosas sejam executadas, como desferir ataques, furtar dados do computador infectado e enviar spam. Nesse ponto, cabe destacar um termo que j foi cobrado vrias vezes em prova pela banca!! Trata-se do significado do termo botnet, juno da contrao das palavras robot (bot) e network (net). Uma rede infectada por bots denominada de botnet (tambm conhecida como rede zumbi), sendo composta geralmente por milhares desses elementos maliciosos que ficam residentes nas mquinas, aguardando o comando de um invasor. Quanto mais zumbis (zombie computers) participarem da botnet mais potente ela ser. Um invasor que tenha controle sobre uma botnet pode utiliz-la para coletar informaes de um grande nmero de computadores, aumentar a potncia de seus ataques, por exemplo, para enviar centenas de milhares de e-mails de phishing ou spam, desferir ataques de negao de servio etc. (CERT.br, 2012). O esquema simplificado apresentado a seguir destaca o funcionamento bsico de uma botnet (CERT.br, 2012): o atacante propaga um tipo especfico de bot com a inteno de infectar e conseguir a maior quantidade possvel de mquinas zumbis; essas mquinas zumbis ficam ento disposio do atacante, agora seu controlador, espera dos comandos a serem executados; quando o controlador deseja que uma ao seja realizada, ele envia s mquinas zumbis os comandos a serem executados, usando, por exemplo, redes do tipo P2P ou servidores centralizados; as mquinas zumbis executam ento os comandos recebidos, durante o perodo predeterminado pelo controlador; quando a ao encerrada, as mquinas zumbis voltam a ficar espera dos prximos comandos a serem executados.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

16

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Trojan horse (Cavalo de Troia) um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador na forma de carto virtual, lbum de fotos, protetor de tela, jogo etc., e que, quando executado (com a sua autorizao!), parece lhe divertir, mas, por trs abre portas de comunicao do seu computador para que ele possa ser invadido. Por definio, o cavalo de troia distingue-se de um vrus ou de um worm por no infectar outros arquivos, nem propagar cpias de si mesmo automaticamente. O trojans ficaram famosos na Internet pela facilidade de uso, e por permitirem a qualquer pessoa possuir o controle de um outro computador apenas com o envio de um arquivo. Os trojans atuais so divididos em duas partes, que so: o servidor e o cliente. Normalmente, o servidor encontra-se oculto em algum outro arquivo e, no momento em que o arquivo executado, o servidor se instala e se oculta no computador da vtima. Nesse momento, o computador j pode ser acessado pelo cliente, que enviar informaes para o servidor executar certas operaes no computador da vtima. O Cavalo de Troia no um vrus, pois no se duplica e no se dissemina como os vrus. Na maioria das vezes, ele ir instalar programas para possibilitar que um invasor tenha controle total sobre um computador. Estes programas podem permitir que o invasor: veja e copie computador; ou destrua todos os arquivos armazenados no

instalao de keyloggers ou screenloggers (descubra todas as senhas digitadas pelo usurio); furto de senhas e outras informaes sensveis, como nmeros de cartes de crdito; incluso de backdoors, para permitir que um atacante tenha total controle sobre o computador; formate o disco rgido do computador, etc.

Exemplos comuns de Cavalos de Troia so programas que voc recebe ou obtm de algum site e que parecem ser apenas cartes virtuais animados, lbuns de fotos de alguma celebridade, jogos, protetores de tela, entre outros. Enquanto esto sendo executados, estes programas podem ao mesmo tempo enviar dados confidenciais para outro computador, instalar backdoors, alterar informaes, apagar arquivos ou formatar o disco rgido.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

17

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Figura. Um spam contendo um Cavalo de Troia. O usurio ser infectado se clicar no link e executar o anexo. H diferentes tipos de trojans, classificados de acordo com as aes maliciosas que costumam executar ao infectar um computador. Alguns desses tipos apontados por Certbr (2012) so: Trojan Downloader: instala outros cdigos maliciosos, obtidos de sites na Internet. Trojan Dropper: instala outros cdigos maliciosos, embutidos no prprio cdigo do trojan. Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador. Trojan DoS: instala ferramentas de negao de servio e as utiliza para desferir ataques. Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretrios, formata o disco rgido e pode deixar o computador fora de operao. Trojan Clicker: redireciona a navegao do usurio para sites especficos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas. Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegao annima e para envio de spam. Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informaes sensveis, como senhas e nmeros de carto de crdito, e envi-las ao atacante. Trojan Banker: coleta dados bancrios do usurio, atravs da instalao de programas spyware que so ativados nos acessos aos sites de Internet Banking. similar ao Trojan Spy porm com objetivos mais especficos.

Spyware Trata-se de um programa espio (spy em ingls = espio). um programa que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informaes coletadas para terceiros.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

18

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Pode ser usado tanto de forma legtima quanto maliciosa, dependendo de como instalado, das aes realizadas, do tipo de informao monitorada e do uso que feito por quem recebe as informaes coletadas. Vamos diferena entre seu uso: Legtimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo prprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o esto utilizando de modo abusivo ou no autorizado. Malicioso: quando executa aes que podem comprometer a privacidade do usurio e a segurana do computador, como monitorar e capturar informaes referentes navegao do usurio ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usurio e senha). Alguns tipos especficos de programas spyware so: Keylogger (Copia as teclas digitadas!) Um tipo de malware que capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usurio no teclado de um computador. Dentre as informaes capturadas podem estar o texto de um e-mail, dados digitados na declarao de Imposto de Renda e outras informaes sensveis, como senhas bancrias e nmeros de cartes de crdito. Em muitos casos, a ativao do keylogger condicionada a uma ao prvia do usurio, como por exemplo, aps o acesso a um site especfico de comrcio eletrnico ou Internet Banking. Normalmente, o keylogger contm mecanismos que permitem o envio automtico das informaes capturadas para terceiros (por exemplo, atravs de e-mails). Screenloggers (Copia as telas acessadas!) As instituies financeiras desenvolveram os teclados virtuais para evitar que os keyloggers pudessem capturar informaes sensveis de usurios. Ento, foram desenvolvidas formas mais avanadas de keyloggers, tambm conhecidas como screenloggers capazes de: armazenar a posio do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse clicado, ou armazenar a regio que circunda a posio onde o mouse clicado.

Normalmente, o keylogger vem como parte de um programa spyware ou cavalo de troia. Desta forma, necessrio que este programa seja executado para que o keylogger se instale em um computador. Geralmente, tais programas vm anexados a e-mails ou esto disponveis em sites na Internet. Existem ainda programas leitores de e-mails que podem estar configurados para executar automaticamente arquivos anexados s mensagens. Neste caso, o simples fato de ler uma mensagem suficiente para que qualquer arquivo anexado seja executado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

19

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Adware (Advertising software) Projetado especificamente para apresentar propagandas. Este tipo de programa geralmente no prejudica o computador. O adware apresenta anncios, cria cones ou modifica itens do sistema operacional com o intuito de exibir alguma propaganda. Um adware malicioso pode abrir uma janela do navegador apontando para pginas de cassinos, vendas de remdios, pginas pornogrficas, etc. Um exemplo do uso legtimo de adwares pode ser observado no programa de troca instantnea de mensagens MSN Messenger. Ransomwares (Pede resgate) So softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam todo ou parte do contedo do disco rgido. Os responsveis pelo software exigem da vtima, um pagamento pelo "resgate" dos dados. Backdoors (Abre portas) Normalmente um atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido, sem precisar recorrer aos mtodos utilizados na realizao da invaso. Na maioria dos casos, tambm inteno do atacante poder retornar ao computador comprometido sem ser notado. A esses programas que permitem o retorno de um invasor a um computador comprometido, utilizando servios criados ou modificados para este fim, dse o nome de backdoor. A forma usual de incluso de um backdoor consiste na disponibilizao de um novo servio ou substituio de um determinado servio por uma verso alterada, normalmente possuindo recursos que permitam acesso remoto (atravs da Internet). Pode ser includo por um invasor ou atravs de um cavalo de troia. Programas de administrao remota, como BackOrifice, NetBus, Sub-Seven, VNC e Radmin, se mal configurados ou utilizados sem o consentimento do usurio, tambm podem ser classificados como backdoors. Rootkits Um invasor, ao realizar uma invaso, pode utilizar mecanismos para esconder e assegurar a sua presena no computador comprometido. O conjunto de programas que fornece estes mecanismos conhecido como rootkit. O invasor, aps instalar o rootkit, ter acesso privilegiado ao computador previamente comprometido, sem precisar recorrer novamente aos mtodos utilizados na realizao da invaso, e suas atividades sero escondidas do responsvel e/ou dos usurios do computador. Um rootkit pode fornecer programas com as mais diversas funcionalidades. Dentre eles, merecem destaque: Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 20

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

programas para esconder atividades e informaes deixadas pelo invasor, tais como arquivos, diretrios, processos etc.; backdoors, para assegurar o acesso futuro do invasor ao computador comprometido; programas para remoo de evidncias em arquivos de logs; sniffers, para capturar informaes na rede onde o computador est localizado, como por exemplo senhas que estejam trafegando em claro, ou seja, sem qualquer mtodo de criptografia; scanners, para computadores. mapear potenciais vulnerabilidades em outros

Figura. Tabela comparativa dos principais tipos de malware (fonte: CertBr (2012))

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

21

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Algumas tendncias para 2012! McAfee (2012) destacou as principais ameaas da Internet em 2012: deve haver um aumento dos ataques destinados a servios pblicos, sistemas operacionais, dispositivos mveis, spams e ameaas envolvendo questes polticas (hacktivismo) e ciberguerra. Os ataques neste ano tambm podem comprometer carros, aparelhos de GPS e outros dispositivos conectados, atravs da infiltrao no dispositivo enquanto ele ainda fabricado ou levando os usurios a baixarem malwares que penetrem na raiz dos sistemas desses aparelhos. A empresa tambm alertou para o aumento de malwares em celulares, principalmente atravs de aplicativos mal-intencionados que, aps o download, podem enviar diversos anncios ou mesmo mensagens de texto a partir do celular infectado. O aumento no nmero de spams tambm esperado. Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5545065-EI12884,00Ataque+a+celulares+esta+entre+as+principais+ameacas+de.html

Cookies So pequenos arquivos que so instalados em seu computador durante a navegao, permitindo que os sites (servidores) obtenham determinadas informaes. isto que permite que alguns sites o cumprimentem pelo nome, saibam quantas vezes voc o visitou, etc. Spams Spams: so mensagens de correio eletrnico no autorizadas ou no solicitadas. O spam no propriamente uma ameaa segurana, mas um portador comum delas. So spams, por exemplo, os e-mails falsos que recebemos como sendo de rgos como Receita Federal ou Tribunal Superior Eleitoral. Nesse caso, os spams costumam induzir o usurio a instalar um dos malwares que vimos anteriormente. Correntes: geralmente pedem para que o usurio (destinatrio) repasse a mensagem um determinado nmero de vezes ou, ainda, "para todos os amigos" ou "para todos que ama". Utilizada para coletar e-mail vlidos para ataques de SPAM posteriores. Hoaxes (boatos): so as histrias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo contedo, alm das conhecidas correntes, consiste em apelos dramticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrpicas, humanitrias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vrus que ameaam destruir, contaminar ou formatar o disco rgido do computador. A figura seguinte destaca um exemplo de hoax recebido
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

22

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

em minha caixa de e-mails. mails. O remetente e destinatrios foram embaados de propsito ito por questo de sigilo.

Figura. Exemplo de um hoax (boato) bastante comum na Internet Outros casos podem ser visualizados na Internet, vide por exemplo o endereo: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/. http://www.quatrocantos.com/LENDAS/ Como podemos reduzir o volume de spam que chega at nossas caixas postais? A resposta bem simples! Basta navegar de forma consciente na rede. Este conselho o mesmo que recebemos para zelar pela nossa segurana no trnsito ou ao entrar e sair de nossas casas. A seguir destacamos as principais dicas que foram destacadas pelo CertBr (2006) para que os usurios da Internet desfrutem dos recursos e benefcios da rede, com segurana:

Preservar as informaes pessoais, tais como: endereos de e-mail, e dados pessoais essoais e, principalmente, cadastrais de bancos, cartes de crdito e senhas. Um bom exerccio pensar que ningum forneceria seus dados pessoais a um estranho na rua, ok? Ento, por que liber-la liber na Internet? Ter, sempre que possvel, e-mails e mails separados para assuntos pessoais, profissionais, para as compras e cadastros on-line. on line. Certos usurios mantm um e-mail mail somente para assinatura de listas de discusso.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

23

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

No caso das promoes da Internet, geralmente, ser necessrio preencher formulrios. Ter um e-mail para cadastros on-line uma boa prtica para os usurios com o perfil descrito. Ao preencher o cadastro, procure desabilitar as opes de recebimento de material de divulgao do site e de seus parceiros, pois justamente nesse item que muitos usurios atraem spam, inadvertidamente!

No ser um "clicador compulsivo", ou seja, o usurio deve procurar controlar a curiosidade de verificar sempre a indicao de um site em um email suspeito de spam. Pensar, analisar as caractersticas do e-mail e verificar se no mesmo um golpe ou cdigo malicioso. No ser um "caa-brindes", "papa-liquidaes" ou "destruidor-de-promoes", rs! Ao receber e-mails sobre brindes, promoes ou descontos, reserve um tempo para analisar o e-mail, sua procedncia e verificar no site da empresa as informaes sobre a promoo em questo. Vale lembrar que os sites das empresas e instituies financeiras tm mantido alertas em destaque sobre os golpes envolvendo seus servios. Assim, a visita ao site da empresa pode confirmar a promoo ou alert-lo sobre o golpe que acabou de receber por e-mail! Ferramentas de combate ao spam (anti-spams) so geralmente disponibilizadas do lado dos servidores de e-mail, filtrando as mensagens que so direcionadas nossa caixa postal. Importante que se tenha um filtro anti-spam instalado, ou ainda, usar os recursos anti-spam oferecidos por seu provedor de acesso. Alm do anti-spam, existem outras ferramentas bastante importantes para o usurio da rede: anti-spyware, firewall pessoal e antivrus, estudadas nesta aula. Procedimentos de Segurana

Diante desse grande risco, uma srie de procedimentos de segurana, considerados como boas prticas de segurana podem ser implementadas para salvaguardar os ativos da organizao (CertBR, 2006), como os destacadas a seguir: Cuidados com Contas e Senhas (j caiu em prova!)

Criar uma senha que contenha pelo menos oito caracteres, compostos de letras, nmeros e smbolos; jamais utilizar como senha seu nome, sobrenomes, nmeros de documentos, placas de carros, nmeros de telefones, datas que possam ser relacionadas com voc ou palavras que faam parte de dicionrios;
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

24

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

utilizar uma senha diferente para cada servio (por exemplo, uma senha para o banco, outra para acesso rede corporativa da sua empresa, outra para acesso a seu provedor de Internet etc.); alterar a senha com freqncia; criar tantos usurios com privilgios normais, quantas forem as pessoas que utilizam seu computador; utilizar o usurio Administrator estritamente necessrio. (ou root) somente quando for

Cuidados com Malwares (j caiu em prova!)

*Vrus

Instalar e manter atualizado um bom programa antivrus; atualizar as assinaturas do antivrus, de preferncia diariamente; configurar o antivrus para verificar os arquivos obtidos pela Internet, discos rgidos (HDs), flexveis (disquetes) e unidades removveis, como CDs, DVDs e pen drives; desabilitar no seu programa leitor de e-mails a auto-execuo de arquivos anexados s mensagens; no executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail ou por outras fontes, mesmo que venham de pessoas conhecidas. Caso seja necessrio abrir o arquivo, certifique-se que ele foi verificado pelo programa antivrus; utilizar na elaborao de documentos formatos menos suscetveis propagao de vrus, tais como RTF, PDF ou PostScript etc.

* Worms, bots e botnets

Seguir todas as recomendaes para preveno contra vrus listadas no item anterior; manter o sistema operacional e demais softwares sempre atualizados; aplicar todas as correes de segurana (patches) disponibilizadas pelos fabricantes, para corrigir eventuais vulnerabilidades existentes nos softwares utilizados; instalar um firewall pessoal, que em alguns casos pode evitar que uma vulnerabilidade existente seja explorada (observe que o firewall no corrige as vulnerabilidades!!) ou que um worm ou bot se propague.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

25

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

*Cavalos de troia, backdoors, keyloggers e spywares

Seguir todas as recomendaes para preveno contra vrus, worms e bots; instalar um firewall pessoal, que em alguns casos pode evitar o acesso a um backdoor j instalado em seu computador etc.; utilizar pelo menos uma ferramenta anti-spyware e mant-la sempre atualizada.

Elaborao de uma Poltica de Segurana com o objetivo de solucionar ou minimizar as vulnerabilidades encontradas na organizao. Nesse contexto, dos principais itens necessrios para uma boa poltica de segurana pode-se citar os seguintes: Possuir instalaes fsicas adequadas que ofeream o mnimo necessrio para garantia da integridade dos dados. Controle de umidade, temperatura e presso. Sistema de aterramento projetado para suportar as descargas eltricas, extintores de incndio adequados para equipamentos eltricos/eletrnicos. Uso adequado de equipamentos de proteo e segurana tais como: UPS (no-break), filtro de linha, estabilizador de tenso. Manuteno do computador, limpeza e poltica da boa utilizao. Utilizao de sistemas operacionais que controlem o acesso de usurios e que possuem um nvel de segurana bem elaborado, juntamente com o controle de senhas. Utilizao de sistemas de proteo de uma rede de computadores, tais como Firewall (sistema que filtra e monitora as aes na rede). Software antivrus atualizado constantemente. Sistema de criptografia (ferramenta que garante a segurana em todo ambiente computacional que precise de sigilo em relao s informaes que manipula). No envio de mensagens uma mensagem criptografada e se for interceptada dificilmente poder ser lida, somente o destinatrio possuir o cdigo necessrio. Treinamento e conscientizao de funcionrios para diminuir as falhas humanas. Realizao de backups (cpia de segurana para salvaguardar os dados, geralmente mantida em CDs, DVDs, fitas magnticas, pendrives, etc., para que possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

26

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Procedimentos de Backup (Cpia de segurana) O procedimento de backup (cpia de segurana) pode ser descrito de forma simplificada como copiar dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente recuperar as informaes, caso haja algum problema. Um backup envolve cpia de dados em um meio fisicamente separado do original, regularmente, de forma a proteg-los de qualquer eventualidade. Ou seja, copiar nossas fotos digitais, armazenadas no HD (disco rgido), para um DVD fazer backup. Se houver algum problema com o HD ou se acidentalmente apagarmos as fotos, podemos ento restaurar os arquivos a partir do DVD. Nesse exemplo, chamamos as cpias das fotos no DVD de cpias de segurana ou backup. Chamamos de restaurao o processo de copiar de volta ao local original as cpias de segurana. importante estabelecer uma poltica de backup que obedece a critrios bem definidos sobre a segurana da informao envolvida. Em suma, o objetivo principal dos backups garantir a disponibilidade da informao. Por isso a poltica de backup um processo relevante no contexto de segurana dos dados. Existem, basicamente, dois mtodos de Backup.

No Windows XP, por exemplo, tem-se o software Microsoft Backup, que ir ajud-lo nesta tarefa. Ao clicar com o boto direito do mouse no cone de um arquivo do Windows XP, e selecionar a opo Propriedades; em seguida, guia geral ->Avanado, ser exibida uma caixa o arquivo est pronto para ser arquivado, marcada como padro (No Windows XP, leia-se arquivo morto).

A tela seguinte desta a opo de arquivo morto obtida ao clicar com o boto direito do mouse no arquivo intitulado lattes.pdf, do meu computador que possui o sistema operacional Windows Vista.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

27

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Quando um arquivo est com esse atributo marcado, significa que ele dever ser copiado no prximo backup. Se estiver desmarcado, significa que, provavelmente, j foi feito um backup deste arquivo. As principais tcnicas (tipos) de Backup, que podem ser combinadas com os mecanismos de backup on-line e off-line, esto listadas a seguir: **NORMAL (TOTAL ou GLOBAL) COPIA TODOS os arquivos e pastas selecionados. DESMARCA o atributo de arquivo morto (arquivamento): limpa os marcadores!! Caso necessite restaurar o backup normal, voc s precisa da cpia mais recente. Normalmente, este backup executado quando voc cria um conjunto de backup pela 1 vez. Agiliza o processo restaurado. de restaurao, pois somente um backup ser

**INCREMENTAL Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o ltimo backup normal ou incremental. O atributo de arquivamento (arquivo morto) DESMARCADO: limpa os marcadores!!

**DIFERENCIAL Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o ltimo backup normal ou incremental. O atributo de arquivamento (arquivo morto) NO ALTERADO: no limpa os marcadores!!
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

28

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

**CPIA (AUXILIAR ou SECUNDRIA) Faz o backup de arquivos e pastas selecionados. O atributo de arquivamento (arquivo morto) NO ALTERADO: no limpa os marcadores!

**DIRIO Copia todos os arquivos e pastas selecionados que foram ALTERADOS DURANTE O DIA da execuo do backup. O atributo de arquivamento (arquivo morto) NO ALTERADO: no limpa os marcadores! Para recuperar um disco a partir de um conjunto de backups (normal + incremental) ser necessrio o primeiro (normal) e todos os incrementais. Para recuperar um disco a partir de um conjunto de backups (normal + diferencial) basta o primeiro (normal) e o ltimo ltimo diferencial, j que este contm tudo que diferente do primeiro. egurana Aplicativos para Aprimoramento da Segurana **Antivrus Ferramentas preventivas e corretivas, que detectam (e, em muitos casos, removem) vrus de computador e outros programas maliciosos (como spywares e cavalos-de-troia). troia). No impedem que um atacante explore alguma vulnerabilidade existente no computador. Tambm Tambm no evita o acesso no autorizado a um backdoor instalado no computador.

Quanto RECUPERAO do backup:

Figura. Telas do antivrus AVG e Panda Dicas!! interessante manter, em seu computador: Um antivrus funcionando constantemente (preventivamente). Esse programa (preventivo). antivrus verificando os e-mails mails constantemente

O recurso de atualizaes automticas das definies de vrus habilitado.


www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

29

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

As definies de vrus atualizadas constantemente (nem que para isso seja necessrio, todos os dias, executar a atualizao manualmente).

Figura. Tela de Atualizao de definies

**AntiSpyware O malware do tipo spyware pode se instalar no computador sem o seu conhecimento e a qualquer momento que voc se conectar Internet, e pode infectar o computador quando voc instala alguns programas usando um CD, DVD ou outra mdia removvel. Um spyware tambm pode ser programado para ser executado em horrios inesperados, no apenas quando instalado. A ferramenta antispyware uma forte aliada do antivrus, permitindo a localizao e bloqueio de spywares conhecidos e desconhecidos. Exemplo de ferramentas antispyware: Windows Defender, Spybot etc. Combate a Cdigos Maliciosos O combate a cdigos maliciosos poder envolver uma srie de aes, como: instalao de ferramentas antivrus e antispyware no computador, lembrando de mant-las atualizadas frequentemente. A banca pode citar ferramentas antimalware nesse contexto tambm; no realizar abertura de arquivos suspeitos recebidos por e-mail; fazer a instalao de patches de segurana e atualizaes corretivas de softwares e do sistema operacional quando forem disponibilizadas (proteo contra worms e bots), etc.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

30

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

**IPS/IDS, Firewalls O IDS (Intrusion Detection Systems) procura por ataques j catalogados e registrados, podendo, em alguns casos, fazer anlise comportamental do sistema. O IPS (Sistema de Preveno de Intruso) que faz a deteco de ataques e intruses, e no o firewall!! Um IPS um sistema que detecta e obstrui automaticamente ataques computacionais a recursos protegidos. Diferente dos IDS tradicionais, que localizam e notificam os administradores sobre anomalias, um IPS defende o alvo sem uma participao direta humana. O firewall no tem a funo de procurar por ataques. Ele realiza a filtragem dos pacotes e, ento, bloqueia as transmisses no permitidas. Dessa forma, atua entre a rede externa e interna, controlando o trfego de informaes que existem entre elas, procurando certificar-se de que este trfego confivel, em conformidade com a poltica de segurana do site acessado. Tambm pode ser utilizado para atuar entre redes com necessidades de segurana distintas. A RFC 2828 (Request for Coments n 2828) define o termo firewall como sendo uma ligao entre redes de computadores que restringe o trfego de comunicao de dados entre a parte da rede que est dentro ou antes do firewall, protegendo-a assim das ameaas da rede de computadores que est fora ou depois do firewall. Esse mecanismo de proteo geralmente utilizado para proteger uma rede menor (como os computadores de uma empresa) de uma rede maior (como a Internet). Um firewall deve ser instalado no ponto de conexo entre as redes, onde, atravs de regras de segurana, controla o trfego que flui para dentro e para fora da rede protegida. Pode ser desde um nico computador, um software sendo executado no ponto de conexo entre as redes de computadores ou um conjunto complexo de equipamentos e softwares.

Figura. Firewall
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

31

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Deve-se observar que isso o torna um potencial gargalo para o trfego de dados e, caso no seja dimensionado corretamente, poder causar atrasos e diminuir a performance da rede. Os firewalls so implementados, em regra, em dispositivos que fazem a separao da rede interna e externa, chamados de estaes guardis (bastion hosts). Quando o bastion host cai, a conexo entre a rede interna e externa pra de funcionar. As principais funcionalidades oferecidas pelos firewalls so: regular o trfego de dados entre uma rede local e a rede externa no confivel, por meio da introduo de filtros para pacotes ou aplicaes; impedir a transmisso e/ou recepo de acessos nocivos ou no autorizados dentro de uma rede local; mecanismo de defesa que restringe o fluxo de dados entre redes, podendo criar um log do trfego de entrada e sada da rede; proteo de sistemas vulnerveis ou crticos, ocultando informaes de rede como nome de sistemas, topologia da rede, identificaes dos usurios etc. DMZ - Zona Desmilitarizada Tambm chamada de Rede de Permetro. Trata-se de uma pequena rede situada entre uma rede confivel e uma no confivel, geralmente entre a rede local e a Internet. A funo de uma DMZ manter todos os servios que possuem acesso externo (navegador, servidor de e-mails) separados da rede local limitando o dano em caso de comprometimento de algum servio nela presente por algum invasor. Para atingir este objetivo os computadores presentes em uma DMZ no devem conter nenhuma rota de acesso rede local. O termo possui uma origem militar, significando a rea existente entre dois inimigos em uma guerra.

Figura. DMZ

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

32

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

RAID - Redundant Array of Independent Disks (Matriz redundante de discos independentes) Tecnologia utilizada para combinar diversos discos rgidos (IDE, SATA ou SCSI) para que sejam reconhecidos, pelo sistema operacional, como apenas UMA nica unidade de disco. Existem vrios tipos (chamados modos) de RAID, e os mais comuns so: RAID 0 (Stripping - Enfileiramento) Cada modo desses combina os discos rgidos de formas diferentes para obterem resultados diferentes. Combina dois (ou mais) HDs para que os dados gravados sejam divididos entre eles. No caso de um RAID 0 entre dois discos, os arquivos salvos nesse conjunto sero gravados METADE em um disco, METADE no outro. Ganha-se muito em velocidade o a gravao do arquivo feita em metade do tempo, porque se grava metade dos dados em um disco e metade no outro simultaneamente (o barramento RAID outro, separado, do IDE). o A leitura dos dados dos discos tambm acelerada! o Nesse RAID no h tolerncia a falhas (segurana) porque de um dos discos pifar, os dados estaro perdidos completamente. o No se preocupa com segurana e sim com a velocidade! RAID 1 (Mirroring - Espelhamento) Cria uma matriz (array) de discos espelhados (discos idnticos). O que se copia em um, copia-se igualmente no outro disco. O RAID 1 aumenta a segurana do sistema. RAID 1 aumenta a velocidade de leitura dos dados no disco (no a de escrita).

RAID 5 Sistema tolerante a falhas, cujos dados e paridades so distribudos ao longo de trs ou mais discos fsicos. A paridade um valor calculado que usado para reconstruir dados depois de uma falha. Se um disco falhar, possvel recriar os dados que estavam na parte com problema a partir da paridade e dados restantes.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

33

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Biometria Um sistema biomtrico, em mecanismos de autenticao, analisa uma amostra de corpo do usurio, envolvendo por exemplo: Impresso Digital (+usado); ris; Voz; Veias das Mos; Reconhecimento Facial (+usado).

Figura 1 Veias da palma da mo, impresso digital, reconhecimento da face, identificao pela ris ou retina, geometria da mo, etc. Virtual Private Network (VPN) Uma Virtual Private Network (VPN) ou Rede Virtual Privada uma rede privada (rede com acesso restrito) construda sobre a estrutura de uma rede pblica (recurso pblico, sem controle sobre o acesso aos dados), normalmente a Internet. Ou seja, ao invs de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes para conectar redes remotas, utiliza-se a infraestrutura da Internet, uma vez que para os usurios a forma como as redes esto conectadas transparente. Normalmente as VPNs so utilizadas para interligar empresas em que os custos de linhas de comunicao direta de dados so elevados. Elas criam tneis virtuais de transmisso de dados utilizando criptografia para garantir a privacidade e integridade dos dados, e a autenticao para garantir que os dados esto sendo transmitidos por entidades ou dispositivos autorizados e no por outros quaisquer. Uma VPN pode ser criada tanto por dispositivos especficos, softwares ou at pelo prprio sistema operacional. Princpios bsicos (Caiu em prova!) Uma VPN deve prover um conjunto de funes que garantam alguns princpios bsicos para o trfego das informaes: 1. Confidencialidade tendo-se em vista que estaro sendo usados meios pblicos de comunicao, imprescindvel que a privacidade da informao seja garantida, de forma que, mesmo que os dados sejam capturados, no possam ser entendidos. 2. Integridade na eventualidade da informao ser capturada, necessrio garantir que no seja alterada e reencaminhada, permitindo que somente informaes vlidas sejam recebidas. 3. Autenticidade somente os participantes devidamente autorizados podem trocar informaes entre si, ou seja, um elemento da VPN somente reconhecer informaes originadas por um segundo elemento que tenha autorizao para fazer parte dela.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

34

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Criptografia A palavra criptografia composta dos termos gregos KRIPTOS (secreto, oculto, ininteligvel) e GRAPHO (escrita, escrever). Trata-se de um conjunto de conceitos e tcnicas que visa codificar uma informao de forma que somente o emissor e o receptor possam acess-la. Terminologia bsica sobre Criptografia: Mensagem ou texto: Informao que se deseja proteger. Esse texto quando em sua forma original, ou seja, a ser transmitido, chamado de texto puro ou texto claro. Remetente ou emissor: Pessoa que envia a mensagem. Destinatrio ou receptor: Pessoa que receber a mensagem. Encriptao: Processo em que um texto puro passa, transformando-se em texto cifrado. Desencriptao: Processo de recuperao de um texto puro a partir de um texto cifrado. Criptografar: Ato de encriptar um texto puro, assim descriptografar o ato de desencriptar um texto cifrado. como,

Chave: Informao que o remetente e o destinatrio possuem e que ser usada para criptografar e descriptografar um texto ou mensagem.

Algoritmos: Simtricos (ou convencional, chave privada, chave nica) Assimtricos (ou chave pblica). Criptografia de Chave Simtrica (tambm chamada de criptografia de chave nica, ou criptografia privada, ou criptografia convencional) Utiliza APENAS UMA chave para encriptar e decriptar as mensagens. Assim, como s utiliza UMA chave, obviamente ela deve ser compartilhada entre o remetente e o destinatrio da mensagem. Para ilustrar os sistemas simtricos, podemos usar a imagem de um cofre, que s pode ser fechado e aberto com uso de uma chave. Esta pode ser, por exemplo, uma combinao de nmeros. A mesma combinao abre e fecha o cofre. Para criptografar uma mensagem, usamos a chave (fechamos o cofre) e para decifr-la utilizamos a mesma chave (abrimos o cofre). Na criptografia simtrica (ou de chave nica) tanto o emissor quanto o receptor da mensagem devem conhecer a chave utilizada!! Ambos fazem uso da MESMA chave, isto , uma NICA chave usada na codificao e na decodificao da informao. A figura seguinte ilustra o processo de criptografia baseada em uma nica chave, ou seja, a chave que cifra uma mensagem utilizada para posteriormente decifr-la.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

35

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

As principais vantagens dos algoritmos simtricos so: rapidez: um polinmio simtrico encripta um texto longo em milsimos de segundos; chaves pequenas: uma chave de criptografia de 128 bits torna um algoritmo simtrico praticamente impossvel de ser quebrado.

A maior desvantagem da criptografia simtrica que a chave utilizada para encriptar IGUAL chave que decripta. Quando um grande nmero de pessoas tem conhecimento da chave, a informao deixa de ser um segredo. O uso de chaves simtricas tambm faz com que sua utilizao no seja adequada em situaes em que a informao muito valiosa. Para comear, necessrio usar uma grande quantidade de chaves caso muitas pessoas estejam envolvidas. Ainda, h o fato de que tanto o emissor quanto o receptor precisam conhecer a chave usada. A transmisso dessa chave de um para o outro pode no ser to segura e cair em "mos erradas", fazendo com que a chave possa ser interceptada e/ou alterada em trnsito por um inimigo. Existem vrios algoritmos que usam chaves simtricas, como o DES (Data Encryption Standard), o IDEA (International Data Encryption Algorithm), e o RC (Ron's Code ou Rivest Cipher).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

36

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Criptografia de Chave ASSimtrica (tambm tambm chamada de criptografia de chave pblica) Os algoritmos de criptografia assimtrica (criptografia criptografia de chave pblica pblica) utilizam DUAS chaves DIFERENTES, uma PBLICA (que pode ser distribuda) e uma PRIVADA (pessoal e intransfervel). Assim, n nesse mtodo cada pessoa ou entidade mantm duas chaves: uma pblica, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave pblica s podem podem ser decodificadas com a chave privada correspondente. Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas simtricos apresentam melhor desempenho que os sistemas assimtricos, e isso j foi cobrado em provas vrias vezes! A figura seguinte ilustra o princpio da criptografia utilizando chave assimtrica. Tambm conhecida como "chave pblica", a tcnica de criptografia por chave assimtrica trabalha com DUAS chaves: uma denominada privada e outra denominada pblica. Nesse mtodo, uma pessoa deve criar uma chave de codificao e envi-la envi la a quem for mandar informaes a ela. Essa a chave pblica. Outra chave deve ser criada para a decodificao. Esta a chave privada secreta.

chave Para entender melhor, imagine o seguinte: o USURIO-A USURIO A criou uma chav pblica e a enviou a vrios outros sites. Quando qualquer desses sites quiser enviar uma informao criptografada ao USURIO-A USURIO A dever utilizar a chave pblica deste. Quando o USURIO-A USURIO A receber a informao, apenas ser possvel extra-la la com o uso da cha chave ve privada, que s o USURIO-A USURIO tem. Caso o USURIO-A A queira enviar uma informao criptografada a outro site, dever conhecer sua chave pblica.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

37

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

tm se o RSA (o mais Entre os algoritmos que usam chaves assimtricas tm-se conhecido), o Diffie-Hellman, Hellman, o DSA (Digital tal Signature Algorithm), o Schnorr (praticamente usado apenas em assinaturas digitais) e Diffie-Hellman.

Figura. Mapa mental relacionado Criptografia A ASS SSimtrica PKI (Public Key Infrastrusture) a infraestrutura de chaves pblicas (ICP). A ICP ICP-Brasil Brasil um exemplo de PKI. Assinatura Digital O glossrio criado pela ICP Brasil destaca que a Assinatura Digital um cdigo anexado ou logicamente associado a uma mensagem eletrnica que permite de forma nica e exclusiva a comprovao da autoria de um determinado conjunto de dados (um arquivo, um e-mail ou uma transao). A assinatura digital comprova que a pessoa criou ou concorda com um documento assinado digitalmente, como a assinatura de prprio punho comprova a autoria de um documento escrito. A verificao da origem do dado feita com a chave pblica do remetente. Stallings (2008) destaca que a assinatura digital um mecanismo de AUTENTICAO que permite ao criador de uma mensagem anexar um cdigo que atue como uma assinatura. Em outras palavras, a assinatura digital consiste na criao de um cdigo, atravs da utilizao de uma chave privada, privada, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este cdigo possa verificar se o remetente mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada. A assinatura formada tomando o hash da mensagem e criptografando-a criptografando com a chave privada do criador. A assinatura garante a ORIGEM e a INTEGRIDADE da mensagem.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

38

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

HASH (Message Digest Resumo de Mensagem): Mtodo matemtico unidirecional, ou seja, s pode ser executado em um nico sentido (ex.: voc envia uma mensagem com o hash, e este no poder ser alterado, mas apenas conferido pelo destinatrio). Utilizado para garantir a integridade (no alterao) de dados durante uma transferncia. Se Jos quiser enviar uma mensagem assinada para Maria, ele codificar a mensagem com sua chave privada. Neste processo ser gerada uma assinatura digital, que ser adicionada mensagem enviada para Maria. Ao receber a mensagem, Maria utilizar a chave pblica de Jos para decodificar a mensagem. Neste processo ser gerada uma segunda assinatura digital, que ser comparada primeira. Se as assinaturas forem idnticas, Maria ter certeza que o remetente da mensagem foi o Jos e que a mensagem no foi modificada. importante ressaltar que a segurana do mtodo baseia-se no fato de que a chave privada conhecida apenas pelo seu dono. Tambm importante ressaltar que o fato de assinar uma mensagem no significa gerar uma mensagem sigilosa. Para o exemplo anterior, se Jos quisesse assinar a mensagem e ter certeza de que apenas Maria teria acesso a seu contedo, seria preciso codific-la com a chave pblica de Maria, depois de assin-la. Certificado Digital Um certificado digital um documento eletrnico que identifica pessoas, fsicas ou jurdicas, URLs, contas de usurio, servidores (computadores) dentre outras entidades. Este documento na verdade uma estrutura de dados que contm a chave pblica do seu titular e outras informaes de interesse. Contm informaes relevantes para a identificao real da entidade a que visam certificar (CPF, CNPJ, endereo, nome, etc.) e informaes relevantes para a aplicao a que se destinam. O certificado digital precisa ser emitido por uma autoridade reconhecida pelas partes interessadas na transao. Chamamos essa autoridade de Autoridade Certificadora, ou AC. O certificado fica armazenado em dispositivos de segurana, como por ex.: Token ou Smart Card, ilustrados na figura a seguir.

Token

Smart Card ou carto inteligente Figura. Ilustrao de dispositivos de segurana


Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

39

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Quanto aos objetivos do certificado digital podemos destacar: Transferir a credibilidade que hoje baseada em papel e conhecimento para o ambiente eletrnico. Vincular uma chave pblica a um titular (eis o objetivo principal) principal). O certificado digital precisa ser emitido por uma autoridade reconhecida pelas partes interessadas na transao, conforme visto na prxima figura. Chamamos essa autoridade de Autoridade Certificadora, ou AC.

Figura. Vnculo da Chave Pblica ao Titular Dentre as informaes que compem a estrutura de um certificado temos: Verso Nmero de srie Nome do titular Chave pblica do titular Perodo de validade Nome do emissor Assinatura do emissor Algoritmo de assinatura do emissor Extenses Indica qual formato est sendo seguido. de certificado

Identifica unicamente um certificado dentro do escopo do seu emissor. Nome da pessoa, URL ou demais informaes que esto sendo certificadas. Informaes da chave pblica do titular. Data de emisso e expirao. Entidade que emitiu o certificado. Valor da assinatura digital feita pelo emissor. Identificador dos algoritmos de hash + assinatura utilizados pelo emissor para assinar o certificado. Campo opcional para estender o certificado.

Um exemplo destacando informaes do certificado pode ser visto na figura seguinte:

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

40

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Certificao Digital Atividade de reconhecimento em meio eletrnico que se caracteriza pelo estabelecimento de uma relao nica, exclusiva e intransfervel entre uma chave de criptografia e uma pessoa fsica, jurdica, mquina ou aplicao. Esse reconhecimento inserido em um Certificado Digital, por uma Autoridade Certificadora.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

41

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Reviso em Tpicos e Palavras-Chave Palavras Engenharia Social: Tcnica cnica de ataque que explora as fraquezas humanas e sociais, em vez de explorar a tecnologia. Malwares (combinao de malicious software programa malicioso): programas que executam deliberadamente aes mal mal-intencionadas em um computador, como vrus, worms, bots, cavalos de troia, spyware, keylogger, screenlogger.

No-repdio: Garantia que o emissor de uma mensagem ou a pessoa que executou determinada transao de forma eletrnica, no poder posteriormente negar sua autoria, visto que somente aquela chave privada poderia ter gerado aquela assinatura digital. Deste modo, a menos de um uso indevido do certificado digital, fato que n no o exime de responsabilidade, o autor no pode negar a autoria da transao. Transaes digitais esto sujeitas a fraude, quando sistemas de Com putador so acessados indevidamente ou infectados por cavalos de troia ou vrus. Assim os potencialmente, participantes podem, p otencialmente, alegar fraude para repudiar uma transao. Phishing ou scam: : Tipo ipo de fraude eletrnica projetada para roubar informaes particulares que sejam valiosas para cometer um roubo ou fraude posteriormente. Pharming: Ataque taque que consiste em corromp corromper er o DNS em uma rede de computadores, fazendo com que a URL de um site passe a apontar para o IP de um servidor diferente do original. No ataque de negao de servio (denial of service - DoS) o atacante servio ou utiliza um computador para tirar de operao um ser computador(es) conectado(s) Internet!!
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

42

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

No ataque de negao de servio distribudo (DDoS) um conjunto de computadores utilizado para tirar de operao um ou mais servios ou computadores conectados Internet. Spams: Mensagens de correio eletrnico no autorizadas ou no solicitadas pelo destinatrio, geralmente de conotao publicitria ou obscena. Sniffer: Ferramenta capaz de interceptar e registrar o trfego de dados em uma rede de computadores. Botnets: Redes formadas por diversos computadores infectados com bots (Redes Zumbis). Podem ser usadas em atividades de negao de servio, esquemas de fraude, envio de spam, etc. Firewall: Um sistema para controlar o acesso s redes de computadores, desenvolvido para evitar acessos no autorizados em uma rede local ou rede privada de uma corporao. VPN (Virtual Private Network Rede Privada Virtual): Rede privada que usa a estrutura de uma rede pblica (como a Internet) para transferir seus dados (os dados devem estar criptografados para passarem despercebidos e inacessveis pela Internet). Vulnerabilidade: Fragilidade que poderia ser explorada por uma ameaa para concretizar um ataque. Ex.: notebook sem as atualizaes de segurana do sistema operacional. Princpios bsicos da segurana da informao: Princpio bsico Conceito Propriedade de que a informao no esteja disponvel ou revelada a indivduos, entidades ou processos no autorizados. Propriedade de salvaguarda da exatido e completeza de ativos. Objetivo

Confidencialidade

Proteger contra o acesso no autorizado, mesmo para dados em trnsito.

Integridade

Proteger informao contra modificao sem permisso; garantir a fidedignidade das informaes. Proteger contra indisponibilidade dos servios (ou degradao); garantir aos usurios com autorizao, o acesso aos dados. 43

Disponibilidade

Propriedade de estar acessvel e utilizvel sob demanda por uma entidade autorizada.

Anti-spam: Ferramenta utilizada para filtro de mensagens indesejadas.


www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Existem vrios tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disks), e os mais comuns so: RAID 0, RAID 1, RAID 10 (tambm conhecido como 1+0) e RAID 5. Backup (cpia de segurana): envolve a cpia dos dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente recuperar as informaes, caso haja algum problema. Procure fazer cpias regulares dos dados do computador, para recuperar-se de eventuais falhas e das consequncias de uma possvel infeco por vrus ou invaso. Principais tipos de backup:

INCREMENTAL Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o ltimo backup normal ou incremental. O atributo de arquivamento (arquivo morto) DESMARCADO.

CPIA (AUXILIAR ou SECUNDRIA) COPIA TODOS os arquivos selecionados, assim como no backup normal. O atributo de arquivamento (arquivo morto) NO ALTERADO.

DIRIO Copia todos os arquivos selecionados que foram ALTERADOS NO DIA da execuo do backup. O atributo de arquivamento (arquivo morto) NO ALTERADO.

RAID no backup! RAID Medida de redundncia. Backup Medida de recuperao de desastre. HASH (Message Digest Resumo de Mensagem): Mtodo matemtico unidirecional, ou seja, s pode ser executado em um nico sentido (ex.: voc envia uma mensagem com o hash, e este no poder ser alterado, mas apenas conferido pelo destinatrio). Utilizado para garantir a integridade (no-alterao) de dados durante uma transferncia.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

44

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Risco: Medido pela probabilidade de uma ameaa acontecer e causar algum dano potencial empresa.

Figura. Impacto de incidentes de segurana nos negcios Texto Cifrado: Dado que foi criptografado. O texto cifrado a sada do processo de criptografia e pode ser transformado novamente em informao legvel em forma de texto claro a partir da chave de decifrao. Texto Claro: Dado que est no estado no cifrado ou decifrado.

Muito bem, aps termos visto os conceitos primordiais de segurana para a prova, vamos s questes!!

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

45

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Lista de Questes Comentadas 1. (CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) Existem diversos dispositivos que protegem tanto o acesso a um computador quanto a toda uma rede. Caso um usurio pretenda impedir que o trfego com origem na Internet faa conexo com seu computador pessoal, a tecnologia adequada a ser utilizada nessa situao ser o IpV6. Comentrios IpV6 a verso mais atual do protocolo IP. O dispositivo a ser utilizado para impedir que o trfego com origem na Internet faa conexo com o computador pessoal do usurio o Firewall, que tem por objetivo aplicar uma poltica de segurana a um determinado ponto da rede. Gabarito: item errado. 2. (CESPE/MPE-PI/2012) A adoo de crachs para identificar as pessoas e controlar seus acessos s dependncias de uma empresa um mecanismo adequado para preservar a segurana da informao da empresa. Comentrios Essa uma das medidas necessrias para resguardar a segurana na empresa. Gabarito: item correto. 3. (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) Entre os atributos de segurana da informao, incluem-se a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade. A integridade consiste na propriedade que limita o acesso informao somente s pessoas ou entidades autorizadas pelo proprietrio da informao. Comentrios Os quatro princpios considerados centrais ou principais, mais comumente cobrados em provas, esto listados na questo, a saber: a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade ( possvel encontrar a sigla CIDA, ou DICA, para fazer meno a estes princpios!). D I C A isponibilidade ntegridade onfidencialidade utenticidade

Figura. Mnemnico DICA


Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

46

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

a confidencialidade (sigilo) que evitar o acesso no autorizado s informaes, permitindo somente que pessoas explicitamente autorizadas possam acess-las. A integridade evita alteraes nos dados, garantindo que a informao que foi armazenada a que ser recuperada. Gabarito: item errado. 4. (CESPE/Nvel Superior - PREVIC/2011) Por meio do uso de certificados digitais, possvel garantir a integridade dos dados que transitam pela Internet, pois esses certificados so uma forma confivel de se conhecer a origem dos dados. Comentrios Integridade no tem relao com a origem dos dados. Integridade diz respeito no alterao dos dados. Conhecer a origem est ligado ao princpio da autenticidade. Gabarito: item errado. 5. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) Tecnologias como a biometria por meio do reconhecimento de digitais de dedos das mos ou o reconhecimento da ris ocular so exemplos de aplicaes que permitem exclusivamente garantir a integridade de informaes. Comentrios A biometria est sendo cada vez mais utilizada na segurana da informao, permitindo a utilizao de caractersticas corporais, tais como: impresses digitais, timbre de voz, mapa da ris, anlise geomtrica da mo, etc., em mecanismos de autenticao. O princpio da integridade destaca que a informao deve ser mantida na condio em que foi liberada pelo seu proprietrio, e teremos outros mecanismos na organizao para mant-la. A biometria, no entanto, garante-nos a autenticidade, relacionada capacidade de garantir a identidade de uma pessoa (fsica ou jurdica) que acessa as informaes do sistema ou de um servidor (computador). Gabarito: item errado. 6. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) Um filtro de phishing uma ferramenta que permite criptografar uma mensagem de email cujo teor, supostamente, s poder ser lido pelo destinatrio dessa mensagem. Comentrios O filtro de phishing ajuda a proteg-lo contra fraudes e riscos de furto de dados pessoais, mas a ferramenta no permite criptografar mensagens!
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

47

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Gabarito: item errado. 7. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) O conceito de confidencialidade refere-se a disponibilizar informaes em ambientes digitais apenas a pessoas para as quais elas foram destinadas, garantindose, assim, o sigilo da comunicao ou a exclusividade de sua divulgao apenas aos usurios autorizados. Comentrios A confidencialidade a garantia de que a informao no ser conhecida por quem no deve, ou seja, somente pessoas explicitamente autorizadas podero acess-las. Gabarito: item correto. 8. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) necessrio sempre que o software de antivrus instalado no computador esteja atualizado e ativo, de forma a se evitar que, ao se instalar um cookie no computador do usurio, essa mquina fique, automaticamente, acessvel a um usurio intruso (hacker), que poder invadi-la. Comentrios Recomenda-se que o antivrus esteja sempre atualizado e ativo no computador do usurio. No entanto, um cookie no permite que a mquina seja acessvel por um intruso, pois se trata de um arquivo texto que o servidor Web salva na mquina do usurio para armazenar as suas preferncias de navegao, dentre outros. Gabarito: item errado. 9. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Os pop-ups so vrus que podem ser eliminados pelo chamado bloqueador de pop-ups, se este estiver instalado na mquina. O bloqueador busca impedir, por exemplo, que esse tipo de vrus entre na mquina do usurio no momento em que ele consultar um stio da Internet. Comentrios Pop-Up no vrus, trata-se de uma janela aberta sobre a janela principal de um site, mostrando uma propaganda ou aviso sobre um determinado tema. O bloqueador de pop-ups pode ser habilitado no menu Ferramentas -> Bloqueador de Pop-ups do Internet Explorer.
Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

48

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Gabarito: item errado. 10. (CESPE/Tcnico Administrativo - MPU/2010) De acordo com o princpio da disponibilidade, a informao s pode estar disponvel para os usurios aos quais ela destinada, ou seja, no pode haver acesso ou alterao dos dados por parte de outros usurios que no sejam os destinatrios da informao. Comentrios Nesta questo houve uma confuso de conceitos. A segurana da informao est envolta por trs princpios bsicos: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. A disponibilidade, como o nome sugere, refere-se garantia de que a informao estar disponvel quando dela se quiser fazer uso. Naturalmente a informao deve estar disponvel a quem de direito, como manda o princpio da confidencialidade. Quem garante o sigilo da informao este ltimo princpio, enquanto o princpio que garante que a informao est intacta (que no possui modificaes no autorizadas) o princpio da integridade. Esta a trade CID Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. Observe o quadro a seguir: Princpio bsico Conceito Objetivo

Confidencialidade

Propriedade de que a informao no esteja Proteger contra o acesso no disponvel ou revelada a autorizado, mesmo para dados indivduos, entidades ou em trnsito. processos no autorizados. Proteger informao contra Propriedade de modificao sem permisso; salvaguarda da exatido e completeza de ativos. garantir a fidedignidade das informaes. Proteger contra Propriedade de estar indisponibilidade dos servios acessvel e utilizvel sob (ou degradao); demanda por uma Garantir aos usurios com entidade autorizada. autorizao, o acesso aos dados.
www.pontodosconcursos.com.br

Integridade

Disponibilidade

Profa Patrcia Lima Quinto

49

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Gabarito: item errado. 11. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao, que so conceitos importantes de segurana da informao em ambiente digital, devem estar presentes na gesto e no uso de sistemas de informao, em benefcio dos cidados e dos fornecedores de solues. Comentrios Os princpios da segurana da informao listados na questo so: Confidencialidade: a garantia de que a informao no ser conhecida por quem no deve, ou seja, somente pessoas explicitamente autorizadas podero acess-las; Integridade: destaca que a informao deve ser mantida na condio em que foi liberada pelo seu proprietrio, garantindo a sua proteo contra mudanas intencionais ou acidentais. Disponibilidade: a garantia de que a informao deve estar disponvel, sempre que seus usurios (pessoas e empresas autorizadas) necessitarem, no importando o motivo;

Cabe ressaltar que a perda de pelo menos um desses princpios j ir comprometer o ambiente da empresa, portanto devem estar presentes na gesto e no uso de sistemas de informao, em benefcio dos cidados e dos fornecedores de solues. Gabarito: item correto. 12. (CESPE/Nvel Superior - STM/2011) Um firewall pessoal instalado no computador do usurio impede que sua mquina seja infectada por qualquer tipo de vrus de computador. Comentrios O Firewall no protege contra infeco de vrus e sim contra o acesso no autorizado (invases), quem protege contra infeco de vrus o Antivrus. Gabarito: item errado. 13. (CESPE/Analista Judicirio - Tecnologia da Informao-TREMT/2010) A confidencialidade tem a ver com salvaguardar a exatido e a inteireza das informaes e mtodos de processamento. Para tanto, necessrio que os processos de gesto de riscos identifiquem, controlem, minimizem ou eliminem os riscos de segurana que podem afetar sistemas de informaes, a um custo aceitvel.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

50

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios Primeiro, a confidencialidade a garantia de segredo. A afirmao fala da Integridade. Outra coisa que no se fala em ELIMINAR riscos e sim minimizar. Gabarito: item errado. 14. (CESPE/ANALISTA- TRE.BA/2010) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao so princpios bsicos que orientam a definio de polticas de uso dos ambientes computacionais. Esses princpios so aplicados exclusivamente s tecnologias de informao, pois no podem ser seguidos por seres humanos. Comentrios Os seres humanos tambm so considerados como ativos em segurana da informao e merecem tambm uma ateno especial por parte das organizaes. Alis, os usurios de uma organizao so considerados at como o elo mais fraco da segurana, e so os mais vulnerveis. Portanto, eles tm que seguir as regras predefinidas pela poltica de segurana da organizao, e esto sujeitos a punies para os casos de descumprimento das mesmas! No adianta investir recursos financeiros somente em tecnologias e esquecer de treinar os usurios da organizao, pois erros comuns (como o uso de um pen drive contaminado por vrus na rede) poderiam vir a comprometer o ambiente que se quer proteger! Gabarito: item errado. 15. (CESPE/Analista de Saneamento/Analista de Tecnologia da Informao Desenvolvimento - EMBASA/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. Comentrios Cuidado aqui! A segunda parte da afirmao est incorreta. Um usurio ou processo (programa) autenticado no est automaticamente apto para uso dos sistemas. Isto depender do nvel de acesso que ele possuir. possvel, por exemplo, que um usurio tenha permisso apenas para visualizar a caixa de mensagens dele ou, ainda, para ler os arquivos de sua pasta particular. Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

51

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

16. (CESPE/Tcnico Administrativo ANATEL/2009) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item a seguir. -> A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. Comentrios O conceito de disponibilidade est correto, mas o conceito de integridade no. O conceito apresentado na questo foi o de confidencialidade: garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. Gabarito: item errado. (CESPE/Escrivo de Polcia Federal/2010)

Considerando a figura acima, que apresenta uma janela com algumas informaes da central de segurana do Windows de um sistema computacional (host) de uso pessoal ou corporativo, julgue os trs prximos itens, a respeito de segurana da informao.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

52

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

17. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A atualizao automtica disponibilizada na janela exibida acima uma funo que est mais relacionada distribuio de novas funes de segurana para o sistema operacional do que distribuio de novos patches (remendos) que corrijam as vulnerabilidades de cdigo presentes no sistema operacional. Comentrios A atualizao automtica disponibilizada na janela est relacionada distribuio de novos patches (remendos/correes de segurana) que corrijam as vulnerabilidades (fragilidades) de cdigo presentes no sistema operacional. Gabarito: item errado. 18. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) Na figura anterior, o firewall assinalado como ativado, em sua configurao padro, possui um conjunto maior de regras para bloqueio de conexes originadas de fora do computador do que para as conexes originadas de dentro do computador. Comentrios Cumpre a funo de controlar os acessos. Uma vez estabelecidas suas regras, passam a gerenciar tudo o que deve entrar e sair da rede corporativa, tendo um conjunto maior de regras para bloqueio de conexes oriundas de fora do computador. Gabarito: item correto. 19. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A configurao da proteo contra malwares exposta na figura indica que existe no host uma base de assinaturas de vrus instalada na mquina. Comentrios A figura destaca que no existe antivrus instalado no equipamento, e tambm mostra que a proteo contra spyware e outro malware encontra-se desatualizada. No possvel destacar pela figura que existe no host (equipamento) uma base de assinaturas de vrus. Gabarito: item errado. 20. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) A assinatura digital facilita a identificao de uma comunicao, pois baseia-se em criptografia simtrica de uma nica chave.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

53

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios A assinatura digital facilita a identificao de uma comunicao, mas baseia-se em criptografia assimtrica com par de chaves: uma pblica e outra privada. Gabarito: item errado. 21. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) O destinatrio de uma mensagem assinada utiliza a chave pblica do remetente para garantir que essa mensagem tenha sido enviada pelo prprio remetente. Comentrios Esta uma das utilidades do uso de criptografia assimtrica. O emissor utiliza sua chave privada para encriptar a mensagem, sendo possvel a decriptao apenas com sua chave pblica. Assim, pode-se confirmar que o emissor quem diz ser, pois somente a chave dele permite decriptar a mensagem. Gabarito: item correto. 22. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio/Administrativo) Uma autoridade de registro emite o par de chaves do usurio que podem ser utilizadas tanto para criptografia como para assinatura de mensagens eletrnicas. Comentrios a autoridade de registro recebe as solicitaes de certificados dos usurios e as envia autoridade certificadora que os emite. Gabarito: item errado. 23. (CESPE/Tcnico Judicirio/Programao de Sistemas - TREMT/2010) Disponibilidade a garantia de que o acesso informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas. Comentrios A disponibilidade garante que a informao estar l quando for preciso acess-la. Obviamente, o acesso s ser permitido a quem de direito. O texto da questo afirma que a disponibilidade a garantia de que o acesso informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas, o que a garantia da confidencialidade. Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

54

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

24. (CESPE/TRE-MT/Tcnico Judicirio Programao de Sistemas/2010) Confidencialidade a garantia de que os usurios autorizados obtenham acesso informao e aos ativos correspondentes sempre que necessrio. Comentrios O texto refere-se disponibilidade. A informao deve estar disponvel a quem de direito. Gabarito: item errado. 25. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) A disponibilidade da informao a garantia de que a informao no ser alterada durante o trnsito entre o emissor e o receptor, alm da garantia de que ela estar disponvel para uso nesse trnsito. Comentrios Nem uma coisa nem outra. A disponibilidade garante que a informao estar disponvel aos usurios com direito de acesso quando for preciso, mas no local apropriado para o armazenamento. Gabarito: item errado. 26. (CESPE/AGU/Contador/2010) Um protegido contra contaminao por vrus. Comentrios O arquivo criptografado no elimina a possibilidade de infeco por vrus. Lembre-se de que a criptografia modifica os smbolos do texto, mas no impede a incluso de vrus na sequncia. Gabarito: item errado. 27. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) Cavalo de troia um programa que se instala a partir de um arquivo aparentemente inofensivo, sem conhecimento do usurio que o recebeu, e que pode oferecer acesso de outros usurios mquina infectada. Comentrios O Trojan Horse (Cavalo de Troia) pode utilizar um mecanismo de propagao bastante eficiente, escondendo-se dentro de um aplicativo til. Gabarito: item correto.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

arquivo

criptografado

fica

55

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

28. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) O uso de um programa anti-spam garante que software invasor ou usurio mal-intencionado no acesse uma mquina conectada a uma rede. Comentrios Anti-spam refere-se aos e-mails indesejados apenas. um software que filtra os e-mails recebidos separando os no desejados. Gabarito: item errado. 29. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Vrus um programa que pode se reproduzir anexando seu cdigo a um outro programa, da mesma forma que os vrus biolgicos se reproduzem. Comentrios Os vrus so pequenos cdigos de programao maliciosos que se agregam a arquivos e so transmitidos com eles. Quando o arquivo aberto na memria RAM, o vrus tambm , e, a partir da se propaga infectando, isto , inserindo cpias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. Assim, do mesmo modo como um vrus biolgico precisa de material reprodutivo das clulas hospedeiras para se copiar, o vrus de computador necessita de um ambiente propcio para sua existncia... Esse ambiente o arquivo a quem ele (o vrus) se anexa. Gabarito: item correto. 30. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Cavalosde-troia, adwares e vermes so exemplos de pragas virtuais. Comentrios Todos os trs programas mencionados so exemplos de pragas virtuais, conforme visto a seguir: O Cavalo de Troia um programa no qual um cdigo malicioso ou prejudicial est contido dentro de uma programao ou dados aparentemente inofensivos de modo a poder obter o controle e causar danos. Adware (Advertising software) um software projetado para exibir anncios de propaganda em seu computador. Esses softwares podem ser maliciosos! Worms: so programas parecidos com vrus, mas que na verdade so capazes de se propagarem automaticamente atravs de redes, enviando cpias de si mesmo de computador para computador (observe que os
www.pontodosconcursos.com.br

Profa Patrcia Lima Quinto

56

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

worms apenas se copiam, no infectam outros arquivos, eles mesmos so os arquivos!!). Gabarito: item correto. 31. (CESPE/SEDU-ES/AGENTE DE SUPORTE EDUCACIONAL/2010) Backup o termo utilizado para definir uma cpia duplicada de um arquivo, um disco, ou um dado, feita com o objetivo de evitar a perda definitiva de arquivos importantes. Comentrios O termo backup (cpia de segurana) est relacionado s cpias feitas de um arquivo ou de um documento, de um disco, ou um dado, que devero ser guardadas sob condies especiais para a preservao de sua integridade no que diz respeito tanto forma quanto ao contedo, de maneira a permitir o resgate de programas ou informaes importantes em caso de falha ou perda dos originais. Gabarito: item correto. 32. (CESPE/EMBASA/Analista de Saneamento - Analista de TI rea: Desenvolvimento/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. Comentrios por meio da autenticao que se confirma a identidade do usurio ou processo (programa) que presta ou acessa as informaes. No entanto, afirmar que TODO processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado falsa, j que essa autorizao depender do nvel de acesso que ele possui. Em linhas gerais, autenticao o processo de provar que voc quem diz ser. Autorizao o processo de determinar o que permitido que voc faa depois que voc foi autenticado!! Gabarito: item errado. 33. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao/2010) Uma das vantagens da criptografia simtrica em relao assimtrica a maior velocidade de cifragem ou decifragem das mensagens. Embora os algoritmos de chave assimtrica sejam mais rpidos que os de chave simtrica, uma das desvantagens desse tipo de criptografia a exigncia de uma chave secreta compartilhada.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

57

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios Inverteu os conceitos. Os algoritmos mais rpidos e que compartilham chaves so os algoritmos de chave simtrica. Gabarito: item errado. 34. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio/Tecnologia da Informao/2010) Na criptografia assimtrica, cada parte da comunicao possui um par de chaves. Uma chave utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem privada e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem pblica. Comentrios O erro est na localizao das palavras pblica e privada. Devem ser trocadas de lugar. A chave utilizada para encriptar a mensagem pblica e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem privada. Gabarito: item errado. 35. (CESPE/CAIXA-NM1/ Tcnico Bancrio/Carreira administrativa/2010) Autoridade certificadora a denominao de usurio que tem poderes de acesso s informaes contidas em uma mensagem assinada, privada e certificada. Comentrios Autoridade certificadora (AC) o termo utilizado para designar a entidade que emite, renova ou revoga certificados digitais de outras ACs ou de titulares finais. Alm disso, emite e publica a LCR (Lista de Certificados Revogados). Gabarito: item errado. 36. (CESPE/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA/2010) A autoridade reguladora tem a funo de emitir certificados digitais, funcionando como um cartrio da Internet. Comentrios A Autoridade Certificadora certificados digitais. Gabarito: item errado. (AC) a entidade responsvel por emitir

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

58

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

37. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) O ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informao) tambm conhecido como Autoridade Certificadora Raiz Brasileira. Comentrios A Autoridade Certificadora RAIZ (AC Raiz) primeira autoridade da cadeia de certificao e compete a ela emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das AC de nvel imediatamente subsequente, gerenciar a lista de certificados emitidos, revogados e vencidos, e executar atividades de fiscalizao e auditoria das ACs e das ARs e dos prestadores de servio habilitados na ICP. A funo da AC-Raiz foi delegada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informao ITI, autarquia federal atualmente ligada Casa Civil da Presidncia da Repblica. Logo, o ITI tambm conhecido como Autoridade Certificadora Raiz Brasileira. A AC-Raiz s pode emitir certificados s ACs imediatamente subordinadas, sendo vedada de emitir certificados a usurios finais. Gabarito: item correto. 38. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) PKI ou ICP o nome dado ao certificado que foi emitido por uma autoridade certificadora. Comentrios PKI (Public Key Infrastrusture) a infraestrutura de chaves pblicas. A ICP-Brasil um exemplo de PKI. Gabarito: item errado. 39. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) Um certificado digital pessoal, intransfervel e no possui data de validade. Comentrios Um certificado digital um documento eletrnico que identifica pessoas, fsicas ou jurdicas, URLs, contas de usurio, servidores (computadores) dentre outras entidades. Este documento na verdade uma estrutura de dados que contm a chave pblica do seu titular e outras informaes de interesse. Contm informaes relevantes para a identificao real da entidade a que visam certificar (CPF, CNPJ, endereo, nome, etc) e informaes relevantes para a aplicao a que se destinam. O certificado digital precisa ser emitido por uma autoridade reconhecida pelas partes interessadas na transao. Chamamos essa autoridade de Autoridade Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 59

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Certificadora, ou AC. Dentre as informaes que compem um certificado temos: Verso: indica qual formato de certificado est sendo seguido Nmero de srie: identifica unicamente um certificado dentro do escopo do seu emissor. Algoritmo: identificador dos algoritmos de hash+assinatura utilizados pelo emissor para assinar o certificado. Emissor: entidade que emitiu o certificado. Validade: data de emisso e expirao. Titular: nome da pessoa, URL ou demais informaes que esto sendo certificadas. Chave pblica: informaes da chave pblica do titular. Extenses: campo opcional para estender o certificado. Assinatura: valor da assinatura digital feita pelo emissor.

Gabarito: item errado. 40. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Vrus, worms e cavalos-de-troia so exemplos de software mal-intencionados que tm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador. O firewall um tipo de malware que ajuda a proteger o computador contra cavalos-de-troia. Comentrios Os vrus, worms e cavalos-de-troia so exemplos de software mal-intencionados que tm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador, e, consequentemente, o usurio!! O cavalo de troia por exemplo "parece" ser inofensivo, quando na verdade no !! um presente de grego (rs)!! Fica instalado no seu computador abrindo portas para que a mquina seja acessada remotamente, pode funcionar como um keylogger ao capturar as informaes digitadas no computador, etc, portanto, a primeira parte da assertiva est correta. A assertiva tornou-se falsa ao afirmar que o firewall um tipo de malware, um absurdo! O malware (malicious software) um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador de forma ilcita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informaes (confidenciais ou no), e no esse o objetivo do firewall. Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

60

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

41. (CESPE/2010/UERN/Agente Tcnico Administrativo) Uma das formas de se garantir a segurana das informaes de um website no coloc-lo em rede, o que elimina a possibilidade de acesso por pessoas intrusas. Comentrios Colocar um site fora da rede significa que ningum ter acesso via rede ao site, nem mesmo as pessoas autorizadas. Alm disso, no se esquea dos acessos feitos localmente, direto na mquina onde o site est hospedado! Gabarito: item errado. 42. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) A segurana fsica objetiva impedir acesso no autorizado, danos ou interferncia s instalaes fsicas e s informaes da organizao. A proteo fornecida deve ser compatvel com os riscos identificados, assegurando a preservao da confidencialidade da informao. Comentrios No esquecer que alm da proteo lgica, deve existir a proteo fsica. De nada adianta um sistema protegido dos acessos no autorizados via rede se permitido o acesso fsico mquina. Um atacante pode incendiar, quebrar, estragar, roubar e at invadir um sistema quando o mesmo no possui controles fsicos. Gabarito: item correto. 43. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) Servios de no repudiao so tcnicas utilizadas para detectar alteraes no autorizadas ou corrompimento dos contedos de uma mensagem transmitida eletronicamente. Essas tcnicas, que tm como base o uso de criptografia e assinatura digital, podem ajudar a estabelecer provas para substanciar se determinado evento ou ao ocorreu. Comentrios No repdio ocorre quando no possvel ao emissor da mensagem negar a autoria da mesma. Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

61

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

44. (CESPE/2010/EMBASA/ANALISTA DE SANEAMENTO) Um firewall em uma rede considerado uma defesa de permetro e consegue coibir todo tipo de invaso em redes de computadores. Comentrios O firewall, como o nome sugere (traduzindo = parede de fogo) uma barreira tecnolgica entre dois pontos de uma rede, em que normalmente o nico ponto de acesso entre a rede interna e a Internet. O firewall dever permitir somente a passagem de trfego autorizado. Alm disso, tem a funo de filtrar todo o trfego de rede que passa por ele, dizendo o que permitido e o que bloqueado ou rejeitado. Pode ser comparado com uma sequncia de perguntas e respostas. Por exemplo, o firewall faz uma pergunta ao pacote de rede, se a resposta for correta ele deixa passar o trfego ou encaminha a requisio a outro equipamento, se a resposta for errada ele no permite a passagem ou ento rejeita o pacote. O firewall no consegue coibir todos os tipos de invaso. Um firewall qualquer nunca vai proteger uma rede de seus usurios internos, independente da arquitetura, tipo, sistema operacional ou desenvolvedor, pois os usurios podem manipular os dados dentro das corporaes das formas mais variadas possveis, como exemplo, se utilizando de um pen drive, para roubar ou passar alguma informao para um terceiro ou at mesmo para uso prprio. Um firewall nunca ir proteger contra servios ou ameaas totalmente novas, ou seja, se hoje surgir um novo tipo de ataque spoofing, no necessariamente esse firewall vai proteger desse tipo de ataque, pois uma nova tcnica existente no mercado e at o final de sua implementao, no se tinha conhecimento sobre a mesma, o que acarreta na espera de uma nova verso que supra essa necessidade. Um firewall tambm no ir proteger contra vrus, pois os vrus so pacotes de dados como outros quaisquer. Para identificar um vrus necessria uma anlise mais criteriosa, que onde o antivrus atua. Gabarito: item errado. 45. (CESPE/2009/TRE/PR/Tcnico Judicirio Especialidade: Operao de computadores) Firewalls so equipamentos tpicos do permetro de segurana de uma rede, sendo responsveis pela deteco e conteno de ataques e intruses. Comentrios Os firewalls so equipamentos tpicos do permetro de segurana de uma rede, no entanto o IPS (Sistema de Preveno de Intruso) que faz a deteco de ataques e intruses, e no o firewall!!
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

62

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

O firewall permite restringir o trfego de comunicao de dados entre a parte da rede que est dentro ou antes do firewall, protegendo-a assim das ameaas da rede de computadores que est fora ou depois do firewall. Esse mecanismo de proteo geralmente utilizado para proteger uma rede menor (como os computadores de uma empresa) de uma rede maior (como a Internet). Gabarito: item errado. 46. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio-Adaptada) Uma caracterstica das redes do tipo VPN (virtual private networks) que elas nunca devem usar criptografia, devido a requisitos de segurana e confidencialidade. Comentrios Uma VPN (Virtual Private Network Rede Privada Virtual) uma rede privada (no de acesso pblico!) que usa a estrutura de uma rede pblica (como por exemplo, a Internet) para transferir seus dados (os dados devem estar criptografados para passarem despercebidos e inacessveis pela Internet). As VPNs so muito utilizadas para interligar filiais de uma mesma empresa, ou fornecedores com seus clientes (em negcios eletrnicos) atravs da estrutura fsica de uma rede pblica. O trfego de dados levado pela rede pblica utilizando protocolos no necessariamente seguros. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade (sigilo), autenticao e integridade necessrias para garantir a privacidade das comunicaes requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicaes seguras atravs de redes inseguras. Gabarito: item errado. 47. (CESPE/2010/MINISTRIO DA SADE /ANALISTA TCNICOADMINISTRATIVO) Firewall o mecanismo usado em redes de computadores para controlar e autorizar o trfego de informaes, por meio do uso de filtros que so configurados de acordo com as polticas de segurana estabelecidas. Comentrios A banca especificou corretamente o conceito para o termo firewall. Em outras palavras, basicamente, o firewall um sistema para controlar o acesso s redes de computadores, e foi desenvolvido para evitar acessos no autorizados em uma rede local ou rede privada de uma corporao. Um firewall deve ser instalado no ponto de conexo entre as redes, onde, atravs de regras de segurana, controla o trfego que flui para dentro e para fora da rede protegida. Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 63

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Deve-se observar que isso o torna um potencial gargalo para o trfego de dados e, caso no seja dimensionado corretamente, poder causar atrasos e diminuir a performance da rede. Gabarito: item correto. 48. (CESPE/2010/TRE.BA/ANALISTA/Q.27) Firewall um recurso utilizado para a segurana tanto de estaes de trabalho como de servidores ou de toda uma rede de comunicao de dados. Esse recurso possibilita o bloqueio de acessos indevidos a partir de regras preestabelecidas. Comentrios Outra questo bem parecida com a anterior, que destaca claramente o conceito de firewall! Vrios objetivos para a segurana de uma rede de computadores podem ser atingidos com a utilizao de firewalls. Dentre eles destacam-se: segurana: evitar que usurios externos, vindos da Internet, tenham acesso a recursos disponveis apenas aos funcionrios da empresa autorizados. Com o uso de firewalls de aplicao, pode-se definir que tipo de informao os usurios da Internet podero acessar (somente servidor de pginas e correio eletrnico, quando hospedados internamente na empresa); confidencialidade: pode ocorrer que empresas tenham informaes sigilosas veiculadas publicamente ou vendidas a concorrentes, como planos de ao, metas organizacionais, entre outros. A utilizao de sistemas de firewall de aplicao permite que esses riscos sejam minimizados; produtividade: comum os usurios de redes de uma corporao acessarem sites na Internet que sejam improdutivos como sites de pornografia, piadas, chat etc. O uso combinado de um firewall de aplicao e um firewall de rede pode evitar essa perda de produtividade; performance: o acesso Internet pode tornar-se lento em funo do uso inadequado dos recursos. Pode-se obter melhoria de velocidade de acesso a Internet mediante controle de quais sites podem ser visitados, quem pode visit-los e em que horrios sero permitidos. A opo de gerao de relatrios de acesso pode servir como recurso para anlise dos acessos.

Gabarito: item correto. 49. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Firewall um sistema constitudo de software e hardware que verifica informaes oriundas da Internet ou de uma rede de computadores e que permite ou bloqueia a entrada dessas informaes, estabelecendo, dessa forma, um meio de proteger o computador de acesso indevido ou indesejado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

64

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios O firewall pode ser formado por um conjunto complexo de equipamentos e softwares, ou somente baseado em software, o que j tornaria incorreta a questo, no entanto, a banca optou pela anulao da questo. A funo do firewall controlar o trfego entre duas ou mais redes, com o objetivo de fornecer segurana, prevenir ou reduzir ataques ou invases s bases de dados corporativas, a uma (ou algumas) das redes, que normalmente tm informaes e recursos que no devem estar disponveis aos usurios da(s) outra(s) rede(s). Complementando, no so todas as informaes oriundas da Internet ou de uma rede de computadores que sero bloqueadas, ele realiza a filtragem dos pacotes e, ento, bloqueia SOMENTE as transmisses NO PERMITIDAS! Gabarito: item anulado. 50. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Uma das formas de bloquear o acesso a locais no autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores por meio da instalao de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estaes de trabalho. Comentrios O firewall uma das ferramentas da segurana da informao, que interage com os usurios de forma transparente, permitindo ou no o trfego da rede interna para a Internet, como da Internet para o acesso a qualquer servio que se encontre na rede interna da corporao e/ou instituio. Desta forma todo o trfego, tanto de entrada como de sada em uma rede, deve passar por este controlador que aplica de forma implcita algumas das polticas de segurana adotadas pela corporao. Gabarito: item correto. 51. (CESPE/2004/POLCIA FEDERAL/REGIONAL/PERITO/REA 3/Q. 105) Um dos mais conhecidos ataques a um computador conectado a uma rede o de negao de servio (DoS denial of service), que ocorre quando um determinado recurso torna-se indisponvel devido ao de um agente que tem por finalidade, em muitos casos, diminuir a capacidade de processamento ou de armazenagem de dados. Comentrios No ataque de Negao de Servio (Denial of Service - DoS) o atacante utiliza um computador, a partir do qual ele envia vrios pacotes ou requisies de servio de uma vez, para tirar de operao um servio ou computador(es) conectado(s) Internet, causando prejuzos. Para isso, so usadas tcnicas que podem: Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 65

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

gerar uma sobrecarga no processamento de um computador, de modo que o verdadeiro usurio do equipamento no consiga utiliz-lo; gerar um grande trfego de dados para uma rede, ocasionando a indisponibilidade dela; indisponibilizar servios importantes de um provedor, impossibilitando o acesso de seus usurios etc.

Gabarito: item correto. 52. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) O uso de firewall e de software antivrus a nica forma eficiente atualmente de se implementar os denominados filtros anti-spam. Comentrios Para se proteger dos spams temos que instalar um anti-spam, uma nova medida de segurana que pode ser implementada independentemente do antivrus e do firewall. O uso de um firewall (filtro que controla as comunicaes que passam de uma rede para outra e, em funo do resultado permite ou bloqueia seu passo), software antivrus e filtros anti-spam so mecanismos de segurana importantes. Gabarito: item errado. 53. (CESPE/2008/PRF-POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL-ADAPTADA) Phishing e pharming so pragas virtuais variantes dos denominados cavalos-de-tria, se diferenciando destes por precisarem de arquivos especficos para se replicar e contaminar um computador e se diferenciando, entre eles, pelo fato de que um atua em mensagens de email trocadas por servios de webmail e o outro, no.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

66

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios O Phishing (ou Phishing scam) e o Pharming (ou DNS Poisoining) no so pragas virtuais. Phishing e Pharming so dois tipos de golpes na Internet, e, portanto, no so variaes de um cavalo de troia (trojan horse) que se trata de um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador na forma de carto virtual, lbum de fotos, protetor de tela, jogo etc, e que, quando executado (com a sua autorizao!), parece lhe divertir, mas, por trs abre portas de comunicao do seu computador para que ele possa ser invadido. Normalmente consiste em um nico arquivo que necessita ser explicitamente executado. Para evitar a invaso, fechando as portas que o cavalo de troia abre, necessrio ter, em seu sistema, um programa chamado firewall. Gabarito: item errado. 54. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Se o sistema de nomes de domnio (DNS) de uma rede de computadores for corrompido por meio de tcnica denominada DNS cache poisoning, fazendo que esse sistema interprete incorretamente a URL (uniform resource locator) de determinado stio, esse sistema pode estar sendo vtima de pharming. Comentrios O DNS (Domain Name System Sistema de Nome de Domnio) utilizado para traduzir endereos de domnios da Internet, como www.pontodosconcursos.com.br, em endereos IP, como 200.234.196.65. Imagine se tivssemos que decorar todos os IPs dos endereos da Internet que normalmente visitamos!! O Pharming envolve algum tipo de redirecionamento da vtima para sites fraudulentos, atravs de alteraes nos servios de resoluo de nomes (DNS). Complementando, a tcnica de infectar o DNS para que ele lhe direcione para um site fantasma que idntico ao original. Gabarito: item correto. 55. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Quando enviado na forma de correio eletrnico para uma quantidade considervel de destinatrios, um hoax pode ser considerado um tipo de spam, em que o spammer cria e distribui histrias falsas, algumas delas denominadas lendas urbanas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

67

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios Os hoaxes (boatos) so e-mails que possuem contedos alarmantes ou falsos e que, geralmente, tm como remetente ou apontam como autora da mensagem alguma instituio, empresa importante ou rgo governamental. Atravs de uma leitura minuciosa deste tipo de e-mail, normalmente, possvel identificar em seu contedo mensagens absurdas e muitas vezes sem sentido. Normalmente, os boatos se propagam pela boa vontade e solidariedade de quem os recebe. Isto ocorre, muitas vezes, porque aqueles que o recebem: confiam no remetente da mensagem; no verificam a procedncia da mensagem; no checam a veracidade do contedo da mensagem. Spam o envio em massa de mensagens de correio eletrnico (e-mails) NO autorizadas pelo destinatrio. Portanto, o hoax pode ser considerado um spam, quando for enviado em massa para os destinatrios, de forma no-autorizada. Gabarito: item correto. 56. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os arquivos denominados cookies, tambm conhecidos como cavalos de troia, so vrus de computador, com inteno maliciosa, que se instalam no computador sem a autorizao do usurio, e enviam, de forma automtica e imperceptvel, informaes do computador invadido. Comentrios Cookies no so vrus, e sim arquivos lcitos que permitem a identificao do computador cliente no acesso a uma pgina. Podem ser utilizados para guardar preferncias do usurio, bem como informaes tcnicas como o nome e a verso do browser do usurio. Gabarito: item errado. 57. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os programas denominados worm so, atualmente, os programas de proteo contra vrus de computador mais eficazes, protegendo o computador contra vrus, cavalos de troia e uma ampla gama de softwares classificados como malware. Comentrios O antivrus seria a resposta correta nesse item. O worm um tipo especfico de malware. Gabarito: item errado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

68

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

58.

(CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal)

Um usurio da Internet, desejando realizar uma pesquisa acerca das condies das rodovias no estado do Rio Grande do Sul, acessou o stio do Departamento de Polcia Rodoviria Federal http://www.dprf.gov.br , por meio do Internet Explorer 6, executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP e que dispe do conjunto de aplicativos Office XP. Aps algumas operaes nesse stio, o usurio obteve a pgina Web mostrada na figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, relativos Internet, ao Windows XP, ao Office XP e a conceitos de segurana e proteo na Internet. I. Sabendo que o mapa mostrado na pgina Web consiste em uma figura no formato jpg inserida na pgina por meio de recursos da linguagem HTML, ao se clicar com o boto direito do mouse sobre esse objeto da pgina, ser exibido um menu que disponibiliza ao usurio um menu secundrio contendo uma lista de opes que permite exportar de forma automtica tal objeto, como figura, para determinados aplicativos do Office XP que estejam em execuo concomitantemente ao Internet Explorer 6. A lista de aplicativos do Office XP disponibilizada no menu secundrio contm o Word 2002, o Excel 2002, o Paint e o PowerPoint 2002. Comentrios Ao clicar com o boto direito do mouse aberto um menu de contexto, mas no exibida a opo de exportar a figura para qualquer aplicativo do Office. Tambm aparece outro erro na questo ao afirmar que o Paint faz parte do pacote Office, o que no est correto. Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

69

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

59. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) II. Para evitar que as informaes obtidas em sua pesquisa, ao trafegarem na rede mundial de computadores, do servidor ao cliente, possam ser visualizadas por quem estiver monitorando as operaes realizadas na Internet, o usurio tem disposio diversas ferramentas cuja eficincia varia de implementao para implementao. Atualmente, as ferramentas que apresentam melhor desempenho para a funcionalidade mencionada so as denominadas sniffers e backdoors e os sistemas ditos firewall, sendo que, para garantir tal eficincia, todas essas ferramentas fazem uso de tcnicas de criptografia tanto no servidor quanto no cliente da aplicao Internet. Comentrios Os sniffers (capturadores de quadros) so dispositivos ou programas de computador que capturam quadros nas comunicaes realizadas em uma rede de computadores, armazenando tais quadros para que possam ser analisados posteriormente por quem instalou o sniffer. Pode ser usado por um invasor para capturar informaes sensveis (como senhas de usurios), em casos onde estejam sendo utilizadas conexes inseguras, ou seja, sem criptografia. O backdoor (porta dos fundos) um programa que, colocado no micro da vtima, cria uma ou mais falhas de segurana, para permitir que o invasor que o colocou possa facilmente voltar quele computador em um momento seguinte. Portanto, ao contrrio do que o item II afirma, os sniffers e backdoors no sero utilizados para evitar que informaes sejam visualizadas na mquina. Gabarito: item errado. 60. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) III. Por meio da guia Privacidade, acessvel quando Opes da Internet clicada no menu , o usurio tem acesso a recursos de configurao do Internet Explorer 6 que permitem definir procedimento especfico que o aplicativo dever realizar quando uma pgina Web tentar copiar no computador do usurio arquivos denominados cookies. Um cookie pode ser definido como um arquivo criado por solicitao de uma pgina Web para armazenar informaes no computador cliente, tais como determinadas preferncias do usurio quando ele visita a mencionada pgina Web. Entre as opes de configurao possveis, est aquela que impede que os cookies sejam armazenados pela pgina Web. Essa opo, apesar de permitir aumentar, de certa forma, a privacidade do usurio, poder impedir a correta visualizao de determinadas pginas Web que necessitam da utilizao de cookies.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

70

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios Ao acessar o menu Ferramentas -> Opes da Internet, e, em seguida, clicar na aba (guia) Privacidade, pode-se definir o nvel de privacidade do Internet Explorer, possibilitando ou no a abertura de determinadas pginas da Web. O texto correspondente aos cookies est correto. Gabarito: item correto. 61. (CESPE/2009-03/TRE-MG) A instalao qualidade da segurana no computador. Comentrios O antivrus uma das medidas que podem ser teis para melhorar a segurana do seu equipamento, desde que esteja atualizado. Gabarito: item errado. 62. (CESPE/2009-03/TRE-MG) Toda intranet consiste em um ambiente totalmente seguro porque esse tipo de rede restrito ao ambiente interno da empresa que implantou a rede. Comentrios No podemos afirmar que a intranet de uma empresa totalmente segura, depende de como foi implementada. Gabarito: item errado. 63. (CESPE/2009-03/TRE-MG) O upload dos arquivos de atualizao suficiente para a atualizao do antivrus pela Internet. Comentrios O upload implica na transferncia de arquivo do seu computador para um computador remoto na rede, o que no o caso da questo. Gabarito: item errado. 64. (CESPE/2009-03/TRE-MG) detectados elimina-os. O upload das assinaturas dos vrus de antivrus garante a

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

71

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Comentrios Existem dois modos de transferncia de arquivo: upload e download. O upload o termo utilizado para designar a transferncia de um dado de um computador local para um equipamento remoto. O download o contrrio, termo utilizado para designar a transferncia de um dado de um equipamento remoto para o seu computador. Exemplo: -se queremos enviar uma informao para o servidor de FTP -> estamos realizando um upload; -se queremos baixar um arquivo mp3 de um servidor -> estamos fazendo download. No ser feito upload de assinaturas de vrus para a mquina do usurio. Um programa antivrus capaz de detectar a presena de malware (vrus, vermes, cavalos de troia etc.) em e-mails ou arquivos do computador. Esse utilitrio conta, muitas vezes, com a vacina capaz de matar o malware e deixar o arquivo infectado sem a ameaa. Gabarito: item errado. 65. (CESPE/2009/TRE-MG) Os antivrus atuais permitem a atualizao de assinaturas de vrus de forma automtica, sempre que o computador for conectado Internet. Comentrios Alguns fornecedores de programas antivrus distribuem atualizaes regulares do seu produto. Muitos programas antivrus tm um recurso de atualizao automtica. Quando o programa antivrus atualizado, informaes sobre novos vrus so adicionadas a uma lista de vrus a serem verificados. Quando no possui a vacina, ele, pelo menos, tem como detectar o vrus, informando ao usurio acerca do perigo que est iminente. Gabarito: item correto. 66. (CESPE/2009/ANATEL/TCNICO ADMINISTRATIVO) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item seguinte. A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

72

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. Comentrios O trecho que define a disponibilidade como "a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio" est correto, no entanto, a afirmativa de que a integridade "a garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los" falsa (nesse caso o termo correto seria confidencialidade!). A disponibilidade garante que a informao e todos os canais de acesso ela estejam sempre disponveis quando um usurio autorizado quiser acess-la. Como dica para memorizao, temos que a confidencialidade o segredo e a disponibilidade poder acessar o segredo quando se desejar!! J a integridade garante que a informao deve ser mantida na condio em que foi liberada pelo seu proprietrio, garantindo a sua proteo contra mudanas intencionais, indevidas ou acidentais a informao. Em outras palavras, a informao deve manter todas as caractersticas originais durante sua existncia. Estas caractersticas originais so as estabelecidas pelo proprietrio da informao quando da criao ou manuteno da informao (se a informao for alterada por quem possui tal direito, isso no invalida a integridade, ok!!). Gabarito: item errado. 67. (CESPE/2009/IBAMA/ANALISTA AMBIENTAL) Para criar uma cpia de segurana da planilha, tambm conhecida como backup, suficiente clicar a ferramenta Comentrios Backup refere-se cpia de dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente os recuperar (os dados), caso haja algum problema. Essa cpia pode ser realizada em vrios tipos de mdias, como CDs, DVSs, fitas DAT etc de forma a proteg-los de qualquer eventualidade. O boto utilizado para salvar um documento!! Gabarito: item errado. 68. (CESPE/2009/MMA) Antivrus, worms, spywares e crackers so programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que no esto protegidos por firewalls. Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

73

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO 10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Os antivrus so programas de proteo contra vrus de computador bastante eficazes, protegendo o computador contra vrus, cavalos de troia e uma ampla gama de softwares classificados como malware malware. . Como exemplos cita cita-se McAfee Security ty Center Antivrus, Panda Antivrus, Norton Antivrus, Avira Antivir Personal, AVG etc. J os worms e spywares so programas classificados como malware, tendo-se em vista que executam aes mal-intencionadas mal intencionadas em um computador!! Worms: so programas parecidos com vrus, mas que na verdade so capazes de se propagarem automaticamente atravs de redes, enviando cpias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, no infectam outros arquivos, eles mesmos so os arquivos!!). Alm disso, geralmente utilizam as redes de comunicao para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc). mesmo em Diferentemente do vrus, o worm no embute cpias de si me outros programas ou arquivos e no necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagao se d atravs da explorao de vulnerabilidades existentes ou falhas na configurao de softwares instalados em computadores. Spyware: programa ma que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informaes coletadas para terceiros.

Os Crackers so indivduos dotados de sabedoria e habilidade para desenvolver ou alterar sistemas, realizar ataques a sistemas de computador, programar vrus, roubar dados bancrios, informaes, entre outras aes maliciosas. Gabarito: item errado. 69. (CESPE/2009/MMA) A responsabilidade pela segurana de um ambiente eletrnico dos usurios. Para impedir a invaso das mquinas por vrus e demais ameaas segurana, basta que os usurios no divulguem as suas senhas para terceiros. Comentrios Tanto a empresa que cria e hospeda o ambiente eletrnico, quanto os usurios desse ambiente, devem entender a importncia da segurana, atuando como guardies da rede!! Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

74

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

70. (CESPE/2002/POLCIA FEDERAL/PERITO: REA 3 . COMPUTAO/Q. 48) Sistemas criptogrficos so ditos simtricos ou de chave secreta quando a chave utilizada para cifrar a mesma utilizada para decifrar. Sistemas assimtricos ou de chave pblica utilizam chaves distintas para cifrar e decifrar. Algoritmos simtricos so geralmente mais eficientes computacionalmente que os assimtricos e por isso so preferidos para cifrar grandes massas de dados ou para operaes online. Comentrios A criptografia de chave simtrica (tambm chamada de criptografia de chave nica, ou criptografia privada, ou criptografia convencional) utiliza APENAS UMA chave para encriptar e decriptar as mensagens. Assim, como s utiliza UMA chave, obviamente ela deve ser compartilhada entre o remetente e o destinatrio da mensagem. Para ilustrar os sistemas simtricos, podemos usar a imagem de um cofre, que s pode ser fechado e aberto com uso de uma chave. Esta pode ser, por exemplo, uma combinao de nmeros. A mesma combinao abre e fecha o cofre. Para criptografar uma mensagem, usamos a chave (fechamos o cofre) e para decifr-la utilizamos a mesma chave (abrimos o cofre).

Os sistemas simtricos tm o problema em relao distribuio de chaves, que devem ser combinadas entre as partes antes que a comunicao segura se inicie. Esta distribuio se torna um problema em situaes em que as partes no podem se encontrar facilmente. Mas h outros problemas: a chave pode ser interceptada e/ou alterada em trnsito por um inimigo.

Na criptografia simtrica (ou de chave nica) tanto o emissor quanto o receptor da mensagem devem conhecer a chave utilizada!!

Nos algoritmos de criptografia assimtrica (criptografia de chave pblica) utilizam DUAS chaves DIFERENTES, uma PBLICA (que pode ser distribuda) e uma PRIVADA (pessoal e intransfervel). Assim, nesse mtodo cada pessoa ou entidade mantm duas chaves: uma pblica, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave pblica s podem ser decodificadas com a chave privada correspondente.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

75

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas simtricos apresentam melhor desempenho que os sistemas assimtricos, e isso j foi cobrado em provas vrias vezes! Gabarito: item correto. Consideraes Finais Por hoje ficamos por aqui. Espero que esse material, feito com todo o carinho, ajude-o a entender melhor o funcionamento das ameaas virtuais e principais medidas de segurana que devem ser adotadas para se proteger dessas ameaas, e o ajude a acertar as questes de segurana da sua prova! Fiquem com Deus, e at a nossa prxima aula aqui no Ponto!! Um grande abrao, Profa Patrcia Lima Quinto Bibliografia QUINTO, PATRCIA LIMA. Notas de aula, 2011/2012. QUINTO, PATRCIA LIMA. Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto, 2. Edio. Ed. Gen/Mtodo, 2012.Novo! CERTBR. Disponvel em: <http://cartilha.cert.br/ >.2006. Acesso em: jan. 2012. CHESWICK, W. R., BELLOVIN, S. M. e RUBIN, A. D. Firewalls e Segurana na Internet: repelindo o hacker ardiloso. Ed. Bookman, 2 Ed., 2005. GUIMARES, A. G., LINS, R. D. e OLIVEIRA, R. Segurana com Redes Privadas Virtuais (VPNs). Ed. Brasport, Rio de Janeiro, 2006. IMONIANA, J. o. Auditoria de Sistemas de Informaes. Infowester. Disponvel em: http://www.infowester.com.br. INFOGUERRA. Vrus de celular chega por mensagem multimdia . 2005. Disponvel em: http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI484399EI559,00.html. Acesso em: dez. 2011.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

76

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

Lista de Questes Apresentadas na Aula 1. (CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) Existem diversos dispositivos que protegem tanto o acesso a um computador quanto a toda uma rede. Caso um usurio pretenda impedir que o trfego com origem na Internet faa conexo com seu computador pessoal, a tecnologia adequada a ser utilizada nessa situao ser o IpV6. 2. (CESPE/MPE-PI/2012) A adoo de crachs para identificar as pessoas e controlar seus acessos s dependncias de uma empresa um mecanismo adequado para preservar a segurana da informao da empresa. 3. (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) Entre os atributos de segurana da informao, incluem-se a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade. A integridade consiste na propriedade que limita o acesso informao somente s pessoas ou entidades autorizadas pelo proprietrio da informao. 4. (CESPE/Nvel Superior - PREVIC/2011) Por meio do uso de certificados digitais, possvel garantir a integridade dos dados que transitam pela Internet, pois esses certificados so uma forma confivel de se conhecer a origem dos dados. 5. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011)Tecnologias como a biometria por meio do reconhecimento de digitais de dedos das mos ou o reconhecimento da ris ocular so exemplos de aplicaes que permitem exclusivamente garantir a integridade de informaes. 6. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) Um filtro de phishing uma ferramenta que permite criptografar uma mensagem de email cujo teor, supostamente, s poder ser lido pelo destinatrio dessa mensagem. 7. (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) O conceito de confidencialidade refere-se a disponibilizar informaes em ambientes digitais apenas a pessoas para as quais elas foram destinadas, garantindose, assim, o sigilo da comunicao ou a exclusividade de sua divulgao apenas aos usurios autorizados. 8. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) necessrio sempre que o software de antivrus instalado no computador esteja atualizado e ativo, de forma a se evitar que, ao se instalar um cookie no computador do
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

77

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

usurio, essa mquina fique, automaticamente, acessvel a um usurio intruso (hacker), que poder invadi-la. 9. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Os pop-ups so vrus que podem ser eliminados pelo chamado bloqueador de pop-ups, se este estiver instalado na mquina. O bloqueador busca impedir, por exemplo, que esse tipo de vrus entre na mquina do usurio no momento em que ele consultar um stio da Internet. 10. (CESPE/Tcnico Administrativo - MPU/2010) De acordo com o princpio da disponibilidade, a informao s pode estar disponvel para os usurios aos quais ela destinada, ou seja, no pode haver acesso ou alterao dos dados por parte de outros usurios que no sejam os destinatrios da informao. 11. (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nvel Mdio/2011) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao, que so conceitos importantes de segurana da informao em ambiente digital, devem estar presentes na gesto e no uso de sistemas de informao, em benefcio dos cidados e dos fornecedores de solues. 12. (CESPE/Nvel Superior - STM/2011) Um firewall pessoal instalado no computador do usurio impede que sua mquina seja infectada por qualquer tipo de vrus de computador. 13. (CESPE/Analista Judicirio - Tecnologia da Informao-TREMT/2010) A confidencialidade tem a ver com salvaguardar a exatido e a inteireza das informaes e mtodos de processamento. Para tanto, necessrio que os processos de gesto de riscos identifiquem, controlem, minimizem ou eliminem os riscos de segurana que podem afetar sistemas de informaes, a um custo aceitvel. 14. (CESPE/ANALISTA- TRE.BA/2010) Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao so princpios bsicos que orientam a definio de polticas de uso dos ambientes computacionais. Esses princpios so aplicados exclusivamente s tecnologias de informao, pois no podem ser seguidos por seres humanos. 15. (CESPE/Analista de Saneamento/Analista de Tecnologia da Informao Desenvolvimento - EMBASA/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

78

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. 16. (CESPE/Tcnico Administrativo ANATEL/2009) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item a seguir. -> A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. (CESPE/Escrivo de Polcia Federal/2010)

Considerando a figura acima, que apresenta uma janela com algumas informaes da central de segurana do Windows de um sistema computacional (host) de uso pessoal ou corporativo, julgue os trs prximos itens, a respeito de segurana da informao. 17. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A atualizao automtica disponibilizada na janela exibida acima uma funo que est mais relacionada distribuio de novas funes de segurana para o sistema
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

79

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

operacional do que distribuio de novos patches (remendos) que corrijam as vulnerabilidades de cdigo presentes no sistema operacional. 18. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) Na figura acima, o firewall assinalado como ativado, em sua configurao padro, possui um conjunto maior de regras para bloqueio de conexes originadas de fora do computador do que para as conexes originadas de dentro do computador. 19. (CESPE/2010/Escrivo de Polcia Federal) A configurao da proteo contra malwares exposta na figura indica que existe no host uma base de assinaturas de vrus instalada na mquina. 20. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) A assinatura digital facilita a identificao de uma comunicao, pois baseia-se em criptografia simtrica de uma nica chave. 21. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio) O destinatrio de uma mensagem assinada utiliza a chave pblica do remetente para garantir que essa mensagem tenha sido enviada pelo prprio remetente. 22. (CESPE/2010/Caixa/Tcnico Bancrio/Administrativo) Uma autoridade de registro emite o par de chaves do usurio que podem ser utilizadas tanto para criptografia como para assinatura de mensagens eletrnicas. 23. (CESPE/Tcnico Judicirio/Programao de Sistemas - TREMT/2010) Disponibilidade a garantia de que o acesso informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas. 24. (CESPE/TRE-MT/Tcnico Judicirio Programao de Sistemas/2010) Confidencialidade a garantia de que os usurios autorizados obtenham acesso informao e aos ativos correspondentes sempre que necessrio. 25. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) A disponibilidade da informao a garantia de que a informao no ser alterada durante o trnsito entre o emissor e o receptor, alm da garantia de que ela estar disponvel para uso nesse trnsito.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

80

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

26. (CESPE/AGU/Contador/2010) Um protegido contra contaminao por vrus.

arquivo

criptografado

fica

27. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) Cavalo de troia um programa que se instala a partir de um arquivo aparentemente inofensivo, sem conhecimento do usurio que o recebeu, e que pode oferecer acesso de outros usurios mquina infectada. 28. (CESPE/UERN/Agente Tcnico Administrativo/2010) O uso de um programa anti-spam garante que software invasor ou usurio mal-intencionado no acesse uma mquina conectada a uma rede. 29. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Vrus um programa que pode se reproduzir anexando seu cdigo a um outro programa, da mesma forma que os vrus biolgicos se reproduzem. 30. (CESPE/SEDU-ES/Agente de Suporte Educacional/2010) Cavalosde-troia, adwares e vermes so exemplos de pragas virtuais. 31. (CESPE/SEDU-ES/AGENTE DE SUPORTE EDUCACIONAL/2010) Backup o termo utilizado para definir uma cpia duplicada de um arquivo, um disco, ou um dado, feita com o objetivo de evitar a perda definitiva de arquivos importantes. 32. (CESPE/EMBASA/Analista de Saneamento - Analista de TI rea: Desenvolvimento/2010) O princpio da autenticao em segurana diz que um usurio ou processo deve ser corretamente identificado. Alm disso, todo processo ou usurio autntico est automaticamente autorizado para uso dos sistemas. 33. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao/2010) Uma das vantagens da criptografia simtrica em relao assimtrica a maior velocidade de cifragem ou decifragem das mensagens. Embora os algoritmos de chave assimtrica sejam mais rpidos que os de chave simtrica, uma das desvantagens desse tipo de criptografia a exigncia de uma chave secreta compartilhada. 34. (CESPE/TRE-MT/Analista Judicirio/Tecnologia da Informao/2010) Na criptografia assimtrica, cada parte da comunicao possui um par de chaves. Uma chave utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

81

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

mensagem privada e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem pblica. 35. (CESPE/CAIXA-NM1/ Tcnico Bancrio/Carreira administrativa/2010) Autoridade certificadora a denominao de usurio que tem poderes de acesso s informaes contidas em uma mensagem assinada, privada e certificada. 36. (CESPE/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA/2010) A autoridade reguladora tem a funo de emitir certificados digitais, funcionando como um cartrio da Internet. 37. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) O ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informao) tambm conhecido como Autoridade Certificadora Raiz Brasileira. 38. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) PKI ou ICP o nome dado ao certificado que foi emitido por uma autoridade certificadora. 39. (CESPE/2010/CAIXA-NM1/ TCNICO BANCRIO/CARREIRA ADMINISTRATIVA) Um certificado digital pessoal, intransfervel e no possui data de validade. 40. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Vrus, worms e cavalos-de-troia so exemplos de software mal-intencionados que tm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador. O firewall um tipo de malware que ajuda a proteger o computador contra cavalos-de-troia. 41. (CESPE/2010/UERN/Agente Tcnico Administrativo) Uma das formas de se garantir a segurana das informaes de um website no coloc-lo em rede, o que elimina a possibilidade de acesso por pessoas intrusas. 42. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) A segurana fsica objetiva impedir acesso no autorizado, danos ou interferncia s instalaes fsicas e s informaes da organizao. A proteo fornecida deve ser compatvel com os riscos
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

82

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

identificados, informao.

assegurando

preservao

da

confidencialidade

da

43. (CESPE/2010/TRE-MT/Analista Judicirio Tecnologia da Informao) Servios de no repudiao so tcnicas utilizadas para detectar alteraes no autorizadas ou corrompimento dos contedos de uma mensagem transmitida eletronicamente. Essas tcnicas, que tm como base o uso de criptografia e assinatura digital, podem ajudar a estabelecer provas para substanciar se determinado evento ou ao ocorreu. 44. (CESPE/2010/EMBASA/ANALISTA DE SANEAMENTO) Um firewall em uma rede considerado uma defesa de permetro e consegue coibir todo tipo de invaso em redes de computadores. 45. (CESPE/2009/TRE/PR/Tcnico Judicirio Especialidade: Operao de computadores) Firewalls so equipamentos tpicos do permetro de segurana de uma rede, sendo responsveis pela deteco e conteno de ataques e intruses. 46. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio-Adaptada) Uma caracterstica das redes do tipo VPN (virtual private networks) que elas nunca devem usar criptografia, devido a requisitos de segurana e confidencialidade. 47. (CESPE/2010/MINISTRIO DA SADE /ANALISTA TCNICOADMINISTRATIVO) Firewall o mecanismo usado em redes de computadores para controlar e autorizar o trfego de informaes, por meio do uso de filtros que so configurados de acordo com as polticas de segurana estabelecidas. 48. (CESPE/2010/TRE.BA/ANALISTA/Q.27) Firewall um recurso utilizado para a segurana tanto de estaes de trabalho como de servidores ou de toda uma rede de comunicao de dados. Esse recurso possibilita o bloqueio de acessos indevidos a partir de regras preestabelecidas. 49. (CESPE/2010/UERN/TCNICO DE NVEL SUPERIOR-Adaptada) Firewall um sistema constitudo de software e hardware que verifica informaes oriundas da Internet ou de uma rede de computadores e que permite ou bloqueia a entrada dessas informaes, estabelecendo, dessa forma, um meio de proteger o computador de acesso indevido ou indesejado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

83

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

50. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Uma das formas de bloquear o acesso a locais no autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores por meio da instalao de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estaes de trabalho. 51. (CESPE/2004/POLCIA FEDERAL/REGIONAL/PERITO/REA 3/Q. 105) Um dos mais conhecidos ataques a um computador conectado a uma rede o de negao de servio (DoS denial of service), que ocorre quando um determinado recurso torna-se indisponvel devido ao de um agente que tem por finalidade, em muitos casos, diminuir a capacidade de processamento ou de armazenagem de dados. 52. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) O uso de firewall e de software antivrus a nica forma eficiente atualmente de se implementar os denominados filtros anti-spam. 53. (CESPE/2008/PRF-POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL-ADAPTADA) Phishing e pharming so pragas virtuais variantes dos denominados cavalos-de-tria, se diferenciando destes por precisarem de arquivos especficos para se replicar e contaminar um computador e se diferenciando, entre eles, pelo fato de que um atua em mensagens de email trocadas por servios de webmail e o outro, no. 54. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Se o sistema de nomes de domnio (DNS) de uma rede de computadores for corrompido por meio de tcnica denominada DNS cache poisoning, fazendo que esse sistema interprete incorretamente a URL (uniform resource locator) de determinado stio, esse sistema pode estar sendo vtima de pharming. 55. (CESPE/2008/PRF/Policial Rodovirio Federal) Quando enviado na forma de correio eletrnico para uma quantidade considervel de destinatrios, um hoax pode ser considerado um tipo de spam, em que o spammer cria e distribui histrias falsas, algumas delas denominadas lendas urbanas. 56. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os arquivos denominados cookies, tambm conhecidos como cavalos de troia, so vrus de computador, com inteno maliciosa, que se instalam no computador sem a autorizao do usurio, e enviam, de forma automtica e imperceptvel, informaes do computador invadido.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

84

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

57. (CESPE/2008/TRT-1R/Analista Judicirio) Os programas denominados worm so, atualmente, os programas de proteo contra vrus de computador mais eficazes, protegendo o computador contra vrus, cavalos de troia e uma ampla gama de softwares classificados como malware. 58. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal)

Um usurio da Internet, desejando realizar uma pesquisa acerca das condies das rodovias no estado do Rio Grande do Sul, acessou o stio do Departamento de Polcia Rodoviria Federal http://www.dprf.gov.br , por meio do Internet Explorer 6, executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP e que dispe do conjunto de aplicativos Office XP. Aps algumas operaes nesse stio, o usurio obteve a pgina Web mostrada na figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, relativos Internet, ao Windows XP, ao Office XP e a conceitos de segurana e proteo na Internet. I. Sabendo que o mapa mostrado na pgina Web consiste em uma figura no formato jpg inserida na pgina por meio de recursos da linguagem HTML, ao se clicar com o boto direito do mouse sobre esse objeto da pgina, ser exibido um menu que disponibiliza ao usurio um menu secundrio contendo uma lista de opes que permite exportar de forma automtica tal objeto, como figura, para determinados aplicativos do Office XP que estejam em execuo concomitantemente ao Internet Explorer 6. A lista de aplicativos do Office XP disponibilizada no menu secundrio contm o Word 2002, o Excel 2002, o Paint e o PowerPoint 2002. 59. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) II. Para evitar que as informaes obtidas em sua pesquisa, ao trafegarem na rede mundial de computadores, do servidor ao cliente, possam ser visualizadas por quem estiver monitorando as operaes realizadas na Internet, o usurio tem disposio diversas ferramentas cuja eficincia varia de implementao para implementao. Atualmente, as ferramentas que apresentam melhor Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 85

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

desempenho para a funcionalidade mencionada so as denominadas sniffers e backdoors e os sistemas ditos firewall, sendo que, para garantir tal eficincia, todas essas ferramentas fazem uso de tcnicas de criptografia tanto no servidor quanto no cliente da aplicao Internet. 60. (CESPE/2004/Polcia Rodoviria Federal) III. Por meio da guia Privacidade, acessvel quando Opes da Internet clicada no menu , o usurio tem acesso a recursos de configurao do Internet Explorer 6 que permitem definir procedimento especfico que o aplicativo dever realizar quando uma pgina Web tentar copiar no computador do usurio arquivos denominados cookies. Um cookie pode ser definido como um arquivo criado por solicitao de uma pgina Web para armazenar informaes no computador cliente, tais como determinadas preferncias do usurio quando ele visita a mencionada pgina Web. Entre as opes de configurao possveis, est aquela que impede que os cookies sejam armazenados pela pgina Web. Essa opo, apesar de permitir aumentar, de certa forma, a privacidade do usurio, poder impedir a correta visualizao de determinadas pginas Web que necessitam da utilizao de cookies. 61. (CESPE/2009-03/TRE-MG) A instalao qualidade da segurana no computador. de antivrus garante a

62. (CESPE/2009-03/TRE-MG) Toda intranet consiste em um ambiente totalmente seguro porque esse tipo de rede restrito ao ambiente interno da empresa que implantou a rede. 63. (CESPE/2009-03/TRE-MG) O upload dos arquivos de atualizao suficiente para a atualizao do antivrus pela Internet. 64. (CESPE/2009-03/TRE-MG) detectados elimina-os. O upload das assinaturas dos vrus

65. (CESPE/2009/TRE-MG) Os antivrus atuais permitem a atualizao de assinaturas de vrus de forma automtica, sempre que o computador for conectado Internet. 66. (CESPE/2009/ANATEL/TCNICO ADMINISTRATIVO) Com o desenvolvimento da Internet e a migrao de um grande nmero de sistemas especializados de informao de grandes organizaes para sistemas de propsito geral acessveis universalmente, surgiu a
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

86

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

preocupao com a segurana das informaes no ambiente da Internet. Acerca da segurana e da tecnologia da informao, julgue o item seguinte. A disponibilidade e a integridade so itens que caracterizam a segurana da informao. A primeira representa a garantia de que usurios autorizados tenham acesso a informaes e ativos associados quando necessrio, e a segunda corresponde garantia de que sistemas de informaes sejam acessveis apenas queles autorizados a acess-los. 67. (CESPE/2009/IBAMA/ANALISTA AMBIENTAL) Para criar uma cpia de segurana da planilha, tambm conhecida como backup, suficiente clicar a ferramenta .

68. (CESPE/2009/MMA) Antivrus, worms, spywares e crackers so programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que no esto protegidos por firewalls. 69. (CESPE/2009/MMA) A responsabilidade pela segurana de um ambiente eletrnico dos usurios. Para impedir a invaso das mquinas por vrus e demais ameaas segurana, basta que os usurios no divulguem as suas senhas para terceiros. 70. (CESPE/2002/POLCIA FEDERAL/PERITO: REA 3 . COMPUTAO/Q. 48) Sistemas criptogrficos so ditos simtricos ou de chave secreta quando a chave utilizada para cifrar a mesma utilizada para decifrar. Sistemas assimtricos ou de chave pblica utilizam chaves distintas para cifrar e decifrar. Algoritmos simtricos so geralmente mais eficientes computacionalmente que os assimtricos e por isso so preferidos para cifrar grandes massas de dados ou para operaes online. Gabarito 1. Item Errado. 2. Item Correto. 3. Item Errado. 4. Item Errado. 5. Item Errado. 6. Item Errado. 7. Item Correto. 8. Item Errado.
Profa Patrcia Lima Quinto

9. Item Errado. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. 87

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA P/ TRT-10REGIO PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO Foco Exclusivo: CESPE/UnB

17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Correto. Item Correto. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Correto. Item Anulado. Item Correto.

51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70.

Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Errado. Item Correto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

88

You might also like