You are on page 1of 9

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011 Pgina: 1 /9 FSP-0603-00092

1- IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA


Nome do produto: Nome da empresa: Endereo: SGD4960

BRASKEM Centro Prod. PE5 Triunfo BR 386 Rodovia Taba Canoas CEP 95853-200 Triunfo RS- Brasil 55(51) 3721-8600 BRASKEM Escritrio Eldorado SP Avenida Naes Unidas 8501 CEP 05425-070 So Paulo SP- Brasil 55(11) 3576-9000 55(71) 3413-3800 55(51) 3457-5500 www.braskem.com.br

Telefone para contato: Nome da empresa: Endereo:

Telefone para contato: Telefone para emergncias: Home Page:

2- IDENTIFICAO DE PERIGOS
Perigos mais importantes: Efeitos do produto Efeitos adversos sade humana: Efeitos ambientais: Perigos fsicos e qumicos: Principais sintomas: Classificao de perigo do produto do produto qumico: No caso de formao de p, a Braskem sugere que o mesmo seja tratado como um p ou particulado incmodo, pelas recomendaes internacionais. Poeiras podem causar irritao do trato respiratrio se inaladas. Espera-se que degradabilidade. o produto apresente alta persistncia e lenta No classificado como perigoso.

No classificado quanto aos perigos fsicos. No caso de formao e inalao de poeiras, pode causar tosse e espirros. No classificado como perigoso.

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011 Pgina: 2 /9 FSP-0603-00092

Sistema de classificao utilizado:

Norma ABNT-NBR 14725-Parte 2:2009. Adoo do Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificao e Rotulagem de Produtos Qumicos, ONU. No aplicvel. No aplicvel. No aplicvel. No aplicvel.

Elementos apropriados da rotulagem: Pictogramas: Palavra de advertncia: Frases de perigo: Frases de precauo:

3- COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES


Mistura: Nome qumico ou comum: Sinnimos: Nmero CAS: Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo: Polietileno homopolmero Polietileno de Alta Densidade (PEAD) 9002-88-4 No apresenta ingredientes ou impurezas que contribuam para a classificao de perigo.

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS
Medidas de primeiros-socorros Inalao: No existem riscos de inalao temperatura ambiente. Em caso de inalao de poeiras ou vapores a altas temperaturas, remova a vtima para local arejado e mantenha-a em repouso. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. No existem riscos sade para o contato com o material em temperatura ambiente. Em caso de contato com o produto quente e se ocorrer irritao, lave com gua em abundncia. Remova as roupas impregnadas com o produto. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Lave com gua corrente por pelo menos 15 minutos, mantendo as plpebras abertas. Retire lentes de contato quando for o caso. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Lave a boca da vtima com gua em abundncia. NO INDUZA O VMITO.

Contato com a pele:

Contato com os olhos: Ingesto:

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011 Pgina: 3 /9 FSP-0603-00092

Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Proteo do prestador de socorro e/ou notas para o mdico: Evite contato com o produto ao socorrer a vtima. Mantenha a vtima em repouso e aquecida. No fornea nada pela boca a uma pessoa inconsciente. O tratamento sintomtico deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correo de distrbios hidroeletrolticos, metablicos, alm de assistncia respiratria.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Meios de extino apropriados: Mtodos especiais de combate a incndio: Proteo das pessoas envolvidas no combate a incndio: Perigos especficos da combusto do produto qumico: Produto no inflamvel. Compatvel com p qumico, CO2 e nvoa dgua. Resfrie recipientes fechados com gua pulverizada. Combater o incndio a uma distncia segura. Evacue a rea. Equipamento de proteo respiratria do tipo autnomo (SCBA) com presso positiva e vesturio protetor completo. Em combusto forma gases irritantes e txicos como monxido de carbono e dixido de carbono. Quando aquecido libera gases e/ou fumos sensibilizantes respiratrios.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precaues pessoais Remoo de fontes de ignio: Controle de poeira: Produto no inflamvel. Fontes de ignio devem preventivamente. No aplicvel. O produto no gera poeira. ser removidas

Preveno da inalao e contato Evite contato com os olhos. Utilize equipamento de proteo individual com pele, mucosas e olhos: conforme descrito na seo 8. Precaues ao meio ambiente: Mtodos para limpeza: Preveno de perigos secundrios: Evite que o produto derramado atinja cursos dgua e rede de esgotos. Utilize mtodo que no gere poeira. Recolha o material em recipientes apropriados e remova-os para local seguro. No descarte diretamente no meio ambiente ou na rede de esgoto. A gua de diluio proveniente do combate ao incndio pode causar poluio.

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011 Pgina: 4 /9 FSP-0603-00092

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Medidas tcnicas apropriadas para o manuseio Preveno da exposio do trabalhador: Preveno de incndio e exploso: Precaues e orientaes para manuseio seguro: Medidas de higiene: Manuseie em uma rea ventilada ou com sistema geral de ventilao/exausto local. Evite formao de poeiras. Adote medidas de controle de exposio e proteo individual detalhadas na Seo 8. Remova as fontes de ignio preventivamente. No fume. Evite contato com olhos e roupas. Use equipamento de proteo individual como indicado na Seo 8. No coma, beba ou fume durante o manuseio do produto. Lave bem as mos antes de comer, beber, fumar ou ir ao banheiro. Roupas contaminadas devem ser trocadas e lavadas antes de sua reutilizao. Mantenha o produto em sua embalagem original e em local fresco, seco, ao abrigo da luz solar direta e a prova de incndio. Mantenha os recipientes bem fechados. Armazene afastado de alimentos. Fora do alcance das crianas. Temperaturas elevadas. Contato com materiais incompatveis.

Medidas tcnicas apropriadas para o armazenamento Condies adequadas: Condies que devem ser evitadas:

Materiais seguros para embalagens Recomendadas: A resina de polietileno, por se tratar de material inerte, pode ser embalada em sacaria e big bag.

8- CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Parmetros especficos de controle -Outros limites e valores - Polietileno homopolmero: OEL STEL (Rssia): 10mg/m. Promova ventilao combinada com exausto local se houver possibilidade de ocorrer formao de poeiras do produto. recomendado tornar disponveis chuveiros de emergncia e lava olhos na rea de trabalho. As medidas de controle de engenharia so as mais efetivas para reduzir a exposio ao produto.

Medidas de controle de engenharia:

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011 Pgina: 5 /9 FSP-0603-00092

Equipamento de proteo individual apropriado Proteo dos olhos/face: Proteo da pele e do corpo: Proteo respiratria: Perigo trmico: Precaues especiais: culos de proteo lateral. Vesturio protetor adequado. No exigido equipamento especfico de proteo respiratria. Traje completo arejado, com suprimento de ar, ou qualquer vesturio termoresistente disponvel. Evite usar lentes de contato enquanto manuseia este produto.

9- PROPRIEDADES FSICAS E QUMICAS


Aspecto: Odor: pH: Ponto de fuso/ponto de congelamento: Slido translcido/branco. No disponvel. No disponvel. No disponvel.

Ponto de ebulio inicial e faixa de No disponvel. temperatura de ebulio: Ponto de fulgor: Taxa de evaporao: Inflamabilidade: Limites de explosividade: Presso de vapor: Densidade de vapor: Densidade: Solubilidade em gua: Solubilidade em outros solventes: Coeficiente de partio octanol/gua: Temperatura de auto-ignio: Temperatura de decomposio: No aplicvel. No aplicvel. No inflamvel. No aplicvel. No aplicvel. No aplicvel. 0,961g/cm Insolvel. Solvel em xileno. No disponvel. 350C No disponvel.

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00


Viscosidade: Outras informaes:

Data: 24.11.2011
No disponvel.

Pgina: 6 /9

FSP-0603-00092

A validade do polietileno de 24 meses a partir da data de fabricao, exceto das resinas IDEALIS, cuja validade 30 meses.

10- ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Estabilidade qumica: Possibilidade de reaes perigosas: Condies a serem evitadas: Materiais ou substncias incompatveis: Produtos perigosos da decomposio: Estvel sob condies usuais de manuseio e armazenamento. No sofre depolimerizao. Reage violentamente com flor. Temperaturas elevadas. Materiais incompatveis. Flor, cidos fortes, oxidantes fortes, solventes clorados e compostos aromticos. Quando aquecido pode liberar vapores txicos e irritantes, como o monxido de carbono.

11- INFORMAES TOXICOLGICAS


Toxicidade aguda: Efeitos locais: Toxicidade crnica: Produto atxico. DL50 (oral, ratos) > 8000mg/Kg Na forma de p ou poeira, pode causar irritao das vias respiratrias com tosse e espirros. Em estudos epidemiolgicos apresentou potencial de sensibilizao pele muito baixo (um indivduo entre 201 indivduos estudados).

12- INFORMAES ECOLGICAS


Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto Ecotoxicidade: Persistncia e degradabilidade: Potencial bioacumulativo: No so conhecidos valores de ecotoxicidade. Espera-se que tenha alta persistncia e lenta degradabilidade. - Polietileno homopolmero: Taxa de biodegradao < 70% em 28 dias. Espera-se que tenha potencial bioacumulativo moderado a alto.

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011


- Polietileno Homopolmero: logKow: 14,04 (estimado)

Pgina: 7 /9

FSP-0603-00092

13- CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Devem ser eliminados como resduos perigosos de acordo com a legislao local. O tratamento e a disposio devem ser avaliados especificamente para cada produto. Reciclar qualquer poro no utilizada do material para seu uso aprovado ou devolv-lo ao fabricante ou fornecedor. Outros mtodos de consultar a legislao federal e estadual: a Resoluo CONAMA 005/1993, NBR 10.004/2004. Manter restos do produto em suas embalagens originais e devidamente fechadas. O descarte deve ser realizado conforme o estabelecido para o produto. As embalagens de polietileno devem ser direcionadas reutilizao no prprio ambiente de trabalho. Estas podem conter restos do produto e devem ser mantidas fechadas e encaminhadas para descarte apropriado. A reciclagem pode ser aplicada desde que obedecidas s legislaes pertinentes. As embalagens do tipo big bag so retornveis e podem ser devolvidas a Braskem.

Produto:

Restos de produtos:

Embalagem usada:

14- INFORMAES SOBRE TRANSPORTE


Regulamentaes nacionais e internacionais Terrestres: Resoluo n 420 de 12 de Fevereiro de 2004 da Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos e suas modificaes. DPC - Diretoria de Portos e Costas (Transporte em guas brasileiras) Normas de Autoridade Martima (NORMAM) NORMAM 01/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao em Mar Aberto NORMAM 02/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao Interior IMO International Maritime Organization (Organizao Martima Internacional) International Maritime Dangerous Goods Code (IMDG Code). ANAC - Agncia Nacional de Aviao Civil Resoluo n 129 de 8 de dezembro de 2009.

Hidrovirio:

Areo:

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011 Pgina: 8 /9 FSP-0603-00092

RBAC N 175 (REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAO CIVIL) TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS EM AERONAVES CIVIS. IS N 175-001 INSTRUO SUPLEMENTAR - IS ICAO International Civil Aviation Organization (Organizao da Aviao Civil Internacional) Doc 9284-NA/905 IATA - International Air Transport Association (Associao Internacional de Transporte Areo) Dangerous Goods Regulation (DGR). N ONU: No classificado para o transporte.

15- REGULAMENTAES
Decreto Federal n 2.657, de 3 de julho de 1998. Norma ABNT-NBR 14725-4:2009. Lei n12.305, de 02 de agosto de 2010 (Poltica Nacional de Resduos Slidos). Decreto n 7.404, de 23 de Dezembro de 2010. Regulamento (CE) n. 1907/2006 do Parlamento e do Conselho Europeu relativo ao registro, avaliao, autorizao e restrio de substncias qumicas (REACH).

Regulamentaes:

16- OUTRAS INFORMAES


Esta FISPQ foi elaborada baseada nos conhecimentos atuais do produto qumico e fornece informaes quanto proteo, segurana, sade e ao meio ambiente. A BRASKEM adverte que o manuseio de qualquer substncia qumica requer o conhecimento dos riscos pelo usurio. Cabe empresa usuria do produto treinar seus empregados e contratados quanto aos riscos envolvidos no manuseio do mesmo FISPQ revisada por InterTox: novembro de 2011 - http://www.intertox.com.br Siglas: CAS Chemical Abstracts Service CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente DL50 Dose letal 50%

FISPQ

Produto: Polietileno de Alta Densidade Verde homopolmero Reviso: 00 Data: 24.11.2011 Pgina: 9 /9 FSP-0603-00092

IARC International Agency for Research on Cancer OEL Occupational Exposure Limit ONU Organizao das Naes Unidas STEL Short term Exposure Limit Bibliografia: AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNMENTAL INDUSTRIALS HYGIENISTS. TLVs E BELs: baseado na documentao dos limites de exposio ocupacional (TVLs) para substncias qumicas e agentes fsicos & ndices biolgicos de exposio (BELs). Traduo Associao Brasileira de Higienistas Ocupacional. So Paulo, 2011. ECB - EUROPEAN CHEMICALS BUREAU. Diretiva 67/548/EEC (substncias); Diretiva 1999/45/EC (preparaes). Disponvel em: <http://ecb.jrc.it/>. Acesso em: nov. 2011. EPA dos EUA. 2011. EPI Suite para Microsoft Windows, v 4.10. Estados Unidos: Agncia de Proteo Ambiental, Washington. 2011. Disponvel em: < http://www.epa.gov/oppt/exposure/pubs/episuite.htm>. Acesso em: nov. 2011 Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS). 4. rev. ed. New York: United Nations, 2011. HSDB - HAZARDOUS SUBSTANCES DATA BANK. Disponvel em: <http://toxnet.nlm.nih.gov/cgibin/sis/htmlgen?HSDB>. Acesso em: nov. 2011. IARC INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. Disponvel em: <http://monographs.iarc.fr/ENG/Classification/index.php>. Acesso em: nov. 2011. IPCS - INTERNATIONAL PROGRAMME ON CHEMICAL SAFETY INCHEM. Disponvel em: <http://www.inchem.org/>. Acesso em: nov. 2011. IUCLID - INTERNATIONAL UNIFORM CHEMICAL INFORMATION DATABASE. [S.l.]: European chemical Bureau. Disponvel em: <http://ecb.jrc.ec.europa.eu>. Acesso em: nov. 2011. NIOSH - NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL AND SAFETY. International Chemical Safety Cards. Disponvel em: <http://www.cdc.gov/niosh/>. Acesso em: nov. 2011. NITE-GHS JAPAN - NATIONAL INSTITUTE OF TECHNOLOGY AND EVALUATION. Disponvel em: <http://www.safe.nite.go.jp/english/ghs_index.html>. Acesso em: nov. 2011. SIRETOX/INTERTOX - SISTEMA DE INFORMAES SOBRE RISCOS DE EXPOSIO QUMICA. Disponvel em: <http://www.intertox.com.br>. Acesso em: nov. 2011. TOXNET TOXICOLOGY DATA NETWORKING. ChemIDplus Lite. Disponvel em: <http://chem.sis.nlm.nih.gov/>. Acesso em: nov. 2011.

You might also like