You are on page 1of 14

Treinamento de usurios na implantao do SISTEMA ACADMICO DA GRADUAO APROVAO DA OFERTA E ALOCAES DE ENCARGOS DIDTICOS (Ofertantes)

APRESENTAO
Este documento tem como objetivo orientar os Ofertantes, que constituem os Departamentos, na realizao das atividades de aprovao da oferta e alocao de encargos didticos, como parte do processo de treinamento na implantao do Sistema Acadmico da Graduao na UFMG.

NOVOS CONCEITOS: O processo de Oferta de Atividades Acadmicas, no novo Sistema, apresenta novos conceitos e definies especficas na execuo dos procedimentos, e envolve alguns atores principais: 1) Colegiado do Curso (Demandante) responsvel pela solicitao da oferta de uma subdiviso de curso. Compete aos Colegiados dos Cursos de Graduao: Cadastrar turmas e seus horrios; Solicitar vagas: o exclusivas para subdivises de curso, o para calouros, o para Formao Livre; Solicitar aos Departamentos Acadmicos (Ofertante) a aprovao de turmas e vagas; Consolidar o Mapa de Oferta, mediante interao com os Departamentos.

2) Departamento Acadmico (Ofertante) responsvel pela atividade acadmica, consequentemente pela aprovao e finalizao da oferta, e alocao de encargos didticos, no Sistema. Compete aos Ofertantes (departamentos): Cadastrar a previso de oferta; Definir oferta para formao livre; 1

Aprovar e reorganizar turmas; Alocar de encargos didticos; Aprovar adequao de vagas; Finalizar oferta.

3) Organizador da oferta da Unidade Uma novidade do Sistema que permite s Unidades que oferecem turmas para vrios cursos (exemplos: ICEx, ICB, FAE e FAFICH), adotarem um nico organizador da oferta para criar e solicitar turmas aos departamentos acadmicos. 4) Ator invisvel: o Calendrio Acadmico. O Sistema est especificado para adotar o Calendrio Acadmico nas vrias etapas que envolvem o processo de Oferta e de Matrcula.

ROTEIRO Para realizar Aprovao de turmas o Ofertante dever acessar:


Graduao < Oferta de Atividades < Aprovao da Oferta e alocao de encargos didticos

Acionar o comando Buscar.

Figura 1

Pesquise pelas turmas para o qual deseja realizar a adequao ou aprovao de solicitao de vagas preenchendo os campos no painel Pesquisa por solicitaes de oferta de atividades acadmicas e acionando o comando Buscar. (i) (ii) Os campos Ofertante responsvel e Semestre letivo devem ser obrigatoriamente preenchidos. Se desejar realizar uma pesquisa mais detalhada, clique no link Refinamento de pesquisa. Aps realizar a pesquisa, aparecer tabela de resultado que contm as solicitaes de oferta das atividades acadmicas encontradas. Observe as informaes contidas na legenda da tabela. Ela indica a situao das solicitaes de oferta das atividades acadmicas encontradas.

Figura 2

A pesquisa poder ser realizada utilizando-se o filtro Situao das turmas na oferta. Sero retornadas nessa tela as solicitaes de oferta para aprovao do Ofertante.

Detalhes da turma

Aprovao de Turmas Acesse a tela de detalhes das solicitaes de oferta de atividades, que se encontra a direita da tabela de resultados. Verifique as informaes das demandas de vagas para a atividade acadmica acionando a aba Carga horria e vagas. Elas podem ajudar nos seguintes itens:

Figura 3

(i) (ii) (iii)

Na definio da quantidade de vagas necessrias para atender a demanda; Na verificao se a demanda foi ou no atendida; Visualizar as informaes das cargas horrias da atividade.

O sistema indica o histrico de reteno por atividade, permitindo avaliar a necessidade de criar vaga adicional para atender reteno. Acione a aba turmas. Nessa aba possvel realizar as seguintes aes: Copiar encargos didticos; Alterar vagas das turmas; Reorganizar turmas; Excluir turmas; Aprovar turmas.

Detalhes da turma

Excluir

Figura 4

Acionando a tela de detalhes da turma que se encontra a direita da tabela de resultados possvel: Alterar dados da turma, acionando a aba Identificao; Alterar vagas exclusivas da turma; acionando a aba Vagas exclusivas; Consultar horrios da turma acionando, a aba Horrios; Incluir encargos didticos, acionando a aba encargos didticos.

Figura 5

Ou Retornar para alterao de seu criador (demandante ou estrutura equivalente) Figura 7. Incluso de encargos didticos Mesmo no sendo obrigatrio realizar esta operao durante a definio do mapa de oferta, esta informao necessria para orientao dos alunos durante a escolha de turmas no momento da matrcula e para a definio do responsvel pela gesto da turma no dirio eletrnico. Como facilitador, possvel copiar os encargos didticos de uma turma a partir de informaes de ofertas de semestres anteriores. Esta funcionalidade s ser aproveitada a partir do uso contnuo do sistema por vrios semestres. Algumas disciplinas podem ser lecionadas por mais de um professor, sendo que a carga horria de cada um dever ser preenchida e qual deles ser o responsvel pela disciplina.

Consulta a encargos didticos Para gerar um relatrio em formato PDF dos encargos didticos de determinado docente necessrio selecionar o item desejado na tabela Encargos didticos da turma e acionar o comando Consultar encargos didticos.

Figura 6

Retornar turma para o demandante Durante a aprovao da turma, caso o ofertante no concorde com a solicitao, a turma poder ser devolvida para que seu criador possa realizar os ajustes determinados pelo demandante. (i) O criador receber um email informando sobre o ocorrido. (ii) A turma poder ser modificada e reenviada para aprovao. importante destacar a necessidade de comunicao entre ofertante e demandante por telefone, pessoalmente e e-mail durante este processo. O SistemaUFMG foi planejado para apenas registrar o resultado final deste processo.

Figura 7

Reorganizao de turmas Para fundir e/ou dividir turmas, o usurio deve selecionar as turmas em questo e acionar o comando reorganizar turmas. O usurio pode determinar o desmembramento de um subconjunto de turmas em uma outra quantidade qualquer que melhor se adqe a sua disponibilidade de recursos, horrios e espaos acadmicos.

Figura 8

Aprovar turmas Ao concluir a reorganizao das turmas e a alocao de encargos didticos, o ofertante aciona o comando Aprovar turmas e o SistemaUFMG muda a indicao de turma aprovada. Uma mensagem enviada, automaticamente, para o demandante da turma. A tela do demandante ser automaticamente atualizada de acordo com a legenda de cores para indicar que este procedimento foi concludo com sucesso para uma atividade acadmica.

Figura 8

Retirar aprovao Uma vez aprovada uma turma, possvel ao Ofertante remover esta aprovao posteriormente. Neste caso, a turma volta para o estado Solicitada. (i) O criador receber um email informando sobre o ocorrido. (ii) O ofertante poder retornar a turma para alterao pelo criador.

10

Figura 9

11

APROVAO DE OFERTAS E ALOCAO DE ENCARGOS DIDTICOS Graduao > Oferta de atividades > Aprovao de ofertas e alocao de encargos Preencha os campos: Ofertante responsvel e Semestre letivo. Aps realizar a pesquisa, aparecer, nessa tela, uma tabela de resultado que contm a situao das solicitaes de oferta das atividades acadmicas encontradas, com a seguinte legenda: - Cor rosa atividade sem turma solicitada; - Cor azul atividade com turma(s) solicitada(s); - Cor verde - atividade com todas as turmas aprovadas. Se desejar, preencha os campos opcionais contidos no Refinamento de Pesquisa utilizando um ou mais filtros: Atividade acadmica (cdigo ou nome); Tipo de carga horria (terica ou prtica); Oferta prevista para o semestre de destino; Situao das turmas na oferta;

Acesse a tela de detalhes das solicitaes das atividades acadmicas, acionando o cone Ver detalhes que se encontra no canto direito da tela. Acione a aba Turmas. Sero exibidas todas as turmas solicitadas por Curso. Selecionando a turma desejada e acionando os respectivos comandos, possvel realizar as seguintes aes: Aprovar turmas solicitadas; Alterar vagas das turmas; Reorganizar turmas, ou seja, fundir, ou dividir uma, ou mais turmas criando nova(s) turma(s) cujo responsvel o ofertante; Copiar encargos didticos de outros semestres para turmas idnticas no semestre atual; Para alterar dados da turma acione os comandos alterar dados da turma nessa tela possvel alterar os campos de Nmero de vagas e Se as vagas remanescentes so para a Formao Livre. Finalizar com o comando Ok ou retirar a aprovao Para copiar o encargo didtico selecione a turma e acione o comando copiar encargos didticos; Para excluir turma acionar comando excluir que se encontra no canto direito da tela; Nessa tela acessando o detalhe da atividade ser possvel alocar Encargos didticos. Para alocar Encargos didticos da turma acione o comando Ver detalhes da turma desejada. 12

Selecione a aba Encargos didticos e acione o comando incluir encargo didtico. Essa tela apresentar os registros de todos os professores da UFMG. Se desejar, preencha os campos opcionais contidos na tela utilizando um ou mais filtros: Nome do professor: Inscrio UFMG; Situao (em exerccio, afastada, exonerada, aposentada); Categoria funcional; Regime de trabalho; rgo ou Unidade.

Selecione o professor desejado e acione o comando Continuar. Sero exibidas duas opes: salvar as informaes ou alterar a carga horria terica a alocar. Acione o comando Salvar. Escolha a opo Aprovar turma se a incluso do encargo didtico estiver correta ou se no estiver de acordo acionar o comando Retornar turma para alterao pelo criador.

13

14

You might also like