You are on page 1of 18

N 46 | 25 a 31 de Maio de 2013

Regio Autnoma da Madeira

COMUNIDADES

ATUALIDADES

foto: Direitos Reservados

Maior flexibilidade
O Governo Regional congratulou-se com as reunies ocorridas em Lisboa com o Presidente da Repblica, Primeiroministro, Ministro de Estado e das Finanas, Ministro da Presidncia e dos Assuntos Parlamentares, Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional e Secretrio de Estado das Finanas. Esta foi uma das deliberaes da reunio do Conselho de Governo, que decorreu, na passada quinta-feira, sob a presidncia de Alberto Joo Jardim. De acordo com um comunicado emitido no final do plenrio de Governo, em todas estas reunies foi possvel abordar quase todas as questes pendentes entre o Estado e a Regio Autnoma, numa perspectiva que se considera positiva. Para alm das vrias questes que constituem competncia constitucional da Repblica, o mesmo sentido positivo das reunies reflete-se numa maior flexibilidade encontrada para a execuo do Plano de Ajustamento Econmico e Financeiro da Regio Autnoma da Madeira, pode ler-se. O comunicado refere ainda que tudo isto mais concreto e srio do que propostas inteis do Partido Socialista ou visitas e temas previamente anunciados pelo CDS que posteriormente no se concretizam. O Governo Regional entende no desenvolver mais as questes relacionadas com as reunies em Lisboa porque a oposio, envolvida num clima de pr guerra civil e num radicalismo sem nvel, claramente procuraria obstar todo o trabalho que pacientemente o Governo Regional vem desenvolvendo em prol do Povo Madeirense.

ATUALIDADES

Temos de lutar contra os que querem parar a Madeira

foto: http://pgram.gov-madeira.pt/

O Presidente do Governo Regional, Alberto Joo Jardim, esteve no passado dia 26 de Maio presente na XVI Festa da Cebola, que decorreu durante o fim de semana na cidade do Canio. O Chefe do Executivo Regional no discurso que efetuou comeou por explicar as razes porque se fazem vrias festas na Regio em honra de produes regionais, como a cebola, a cereja, a anona ou o pro. Assim, destacou tratar-se de uma homenagem e uma celebrao queles que trabalham para produzir os frutos,

os produtos que do origem a estas festas e no se trata apenas da promoo da produo madeirense e de ajudar a vender aquilo que a nossa terra produz. Jardim realou haver um significado mais profundo nestas festas, acentuando tratar-se de homenagear quem tem calos nas mos e os que trabalham, acrescentando que s esses que merecem ser homenageados. Deste modo, endereou os parabns aos produtores de cebola da Madeira

dado o aumento de produo e o aumento de valor dessa produo que nos ltimos anos se tem assistido, referindo ser um produto que honra a nossa terra. Neste mbito, o Presidente do Governo Regional deixou o desafio aos produtores de cebola para que dentro em breve, com o aumento de produo, possamos entrar a srio tambm no campo das exportaes. um desafio que tambm temos de saber ganhar, realou.

ATUALIDADES

foto: http://www.flickr.com/photos/vpmadeira

Vamos prosseguir o nosso caminho


O Vice-presidente do Governo Regional, Joo Cunha e Silva, adiantou no passado fim-de-semana, na sesso solene comemorativa do 178. aniversrio do Concelho de Santana, que existe uma vontade mais ou menos explcita, de ignorar as conquistas autonmicas, procurando torn-las residuais ou decorativas. Indiferentes a este clima de presso em que nos procuram envolver, vamos prosseguir o nosso caminho, referiu Cunha e Silva. Pedimos apenas que nos deixam lutar com as nossas armas. Porque temos solues, ideias e polticas capazes de devolver esperana aos madeirenses, adiantou ainda. Antes, no seu discurso, realou que vivemos tempos difceis, em que a Europa das Naes deu lugar esquizofrenia financeira, socialmente insustentvel. Neste mbito, o Vice-presidente do Governo Regional salientou que Portugal, tudo tem feito para executar, escrupulosamente, as orientaes que lhe so impostas, mas revela-se, no entanto, incapaz de se recolocar num novo patamar, reanimando a economia e gerando emprego. Assim, criticou a poltica oramentista seguida pelo Governo da Repblica, considerando que os cortes so cada vez mais cruelmente cegos e sinnimo de mais dificuldades para os que trabalham, e de desespero para reformados e pensionistas. Deste modo, Cunha e Silva salientou que o que se passa srio e deixa em causa a democracia, realando que precisamos de uma verdadeira poltica de valores. Aps referir que Portugal deve renegociar melhor as condies e os prazos de emprstimo, por que seno correr o risco de asfixiar o doente com a cura, criticou aqueles que querem assacar ao executivo regional responsabilidades de uma crise que transversal a toda a civilizao ocidental. Cunha e Silva salientou ainda a necessidade da Regio ter maior autonomia fiscal e que sejam devolvidas as vantagens competitivas do Centro Internacional de Negcios da Madeira, sublinhando que a Madeira tem a possibilidade de trilhar outros caminhos, apostando na diferenciao, o que tem feito em reas estratgicas.

COMUNIDADES

Contactar com a comunidade e promover a Regio

foto: Centro Desportivo e Cultural Portugus de Londres

A Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes iniciou no passado dia29 de Maio uma visita oficial a Toronto, no Canad, uma deslocao que, semelhana das anteriormente realizadas, envolve diversos contactos com a comunidade madeirense residente naquele pas e com os seus representantes, assim como apresentaes promocionais do destino Madeira. Nesta sua viagem, Conceio Estudante fez escala em Londres, onde prestou homenagem ao comendador Carlos Freitas, pelo apoio que este tem prestado comunidade madeirense residente no Reino Unido. Quanto ao programa, no dia 30, pelas nove horas locais, a governante manter os primeiros contactos com a comunicao social, destacando-se a participao no programa em direto conversa com..., da Chin Radio, e um entrevista televisiva na Gente da Nossa TV. Pelas 13.15 horas, encontrar-se- com o Cnsul Geral de Portugal em Toronto, Jlio Vilela. Ainda nesse dia e na parte da tarde, esto previstos encontros com algumas entidades representativas da comunidade madeirense. Na sextafeira, ter, pelas 13 horas, um encontro com o comendador Jos Mrio Coelho, pelas 19 horas a cerimnia de lanamento do livro dos 50 anos do Canadian Madeira Club e, pelas 20 horas uma interveno e participao na cerimnia de atribuio de Placa Comemorativa alusiva ao 50. aniversrio do Canadian Madeira Club. No sbado, s 11 horas, marcar presena numa ao promocional do destino Madeira, no Canadian Madeira Club, uma iniciativa para a qual foram contactadas cerca de 140 agncias de viagens locais, a par de outros agentes de turismo e representantes do sector. s vinte horas, participar no jantar de gala comemorativo do 50. Aniversrio daquele clube. Pelas 11 horas de domingo acontecer a cerimnia de inaugurao da Galeria dos Pioneiros Portugueses, no Museu da Emigrao. Ainda neste dia e na parte da tarde, esto previstos encontros com elementos da comunidade madeirense. Conceio Estudante reunir-se-, no dia 3 de Junho, pelas 11 horas, com o mayor de Toronto, Rob Ford, e, pelas 17 horas, manter novos contactos com a comunicao social local (entrevista na Rdio CIRV, no Programa Opinio, e entrevista na Televiso FPTV). No dia quatro de Junho, a governante reunir com o Ministro das Finanas do Governo Provincial, Charles de Sousa. Depois, ter um encontro com elementos da comunidade madeirense. No dia 5, inicia a sua viagem de regresso Madeira.

COMUNIDADES

foto: Jos Carlos Figueira

Casa da Madeira em Toronto est a comemorar 50 anos


As comemoraes dos 50 anos da Casa da Madeira de Toronto, Canad, realizam-se no prximo fim-de-semana e vo contar com a presena de representantes oficiais do Governo Regional, informou Lusa fonte da organizao. Alm da Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceio Estudante, tambm o Diretor do centro das Comunidades Madeirenses, Gonalo Nuno dos Santos, vai estar em Toronto para esta efemride, disse Salom Gonalves, Presidente da Casa da Madeira, instituio nascida a 2 de Junho de 1963. Nunca recebemos apoios financeiros dos governos (portugus e canadiano) e conseguimos ter uma sede e um espao como o Madeira Park, disse o dirigente, acrescentando que as despesas mensais da coletividade rondam os sete mil dlares (5.300 euros). Em termos de futuro, Salom Gonalves gostaria de apostar mais na rea da educao e de reforar a presena dos mais novos para que possam dar continuidade divulgao e promoo da cultura portuguesa. O percurso do Presidente confunde-se com a prpria Casa da Madeira, que dirige h 36 anos. Salom Gonalves, natural do Jardim do Mar, Calheta, Madeira, chegou ao Canad aos 18 anos para visitar uns familiares e acabou por ficar. A viagem para as Amricas, contou, comeou com uma ida Venezuela procura do pai. Uma viagem que fez de barco, sozinha, aos 13 anos. Antes de integrar as direes da associao madeirense, foi tambm dirigente da Casa do Algarve. Como era madeirense, as pessoas incentivavam-me a ir tambm para a direo da Casa da Madeira, o que sucedeu, mas cheguei a integrar as direes de ambas as associaes, frisou. Depois, devido falta de tempo, optou pela regio de onde era natural. O dirigente fala ainda com orgulho e emoo de um dos mais conhecidos smbolos da Madeira, Cristiano Ronaldo, que merece destaque, com vrias fotografias do futebolista espalhadas pela Casa da Madeira. Do programa dos 50 anos da Casa da Madeira, no dia 1 de Junho, alm do jantar comemorativo, com a atuao de diversos artistas da comunidade e dos ranchos da associao, ser lanado um livro sobre a efemride e uma ao promocional do turismo daquela regio autnoma com os representantes do Governo Regional. No dia 2 de Junho, ser inaugurado um campo de basquetebol descoberto no Madeira Park, uma obra que custou cerca de 30 mil dlares (22.700 euros).

COMUNIDADES

Projeto para manter e alargar a mais culturas


A I Semana Intercultural, promovida pelo Centro das Comunidades Madeirenses em parceria com os vrios movimentos associativos de imigrantes existentes na Regio, terminou no passado fim-de-semana com um espectculo no Jardim Municipal. Uma iniciativa composta por exposies, exibio de filmes, ateliers de pintura e artesanato que decorreu desde terafeira no Espao Infoart, e que culminou com um espectculo de encerramento com msica e dana representativa das diferentes culturas, onde marcou presena a Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes. Conceio Estudante fez um balano muito positivo a um evento onde, pela primeira vez, juntmos as culturas de leste e culturas africanas para celebrar esta semana da multiculturalidade. Considerando que a experincia resultou muito bem para todos, a Secretria Regional adiantou que para o prximo ano esta iniciativa para alargar ainda mais, porque ainda h mais culturas na Regio que se podem juntar para enriquecer este projecto. Apesar da comunidade chinesa ser numerosa na Regio, formalmente no marcou presena no evento. De forma indireta esteve presente com o coro Flor de Lotus que veio de propsito do continente. No esteve presente em termos associativos porque no tem essa caracterstica na Regio, no h nenhuma entidade ou organismo que represente a comunidade chinesa na Madeira, explicou Conceio Estudante, adiantando que o objectivo tentar atravs das pessoas mais dominantes e importantes da comunidade chinesa fazer com que tambm estejam presentes no prximo evento.

foto: Centro das Comunidades Madeirenses

EDUCAO E CULTURA

Congresso discute na Madeira influncia do acar na paisagem e na economia

foto: www.facebook.com/SRA Madeira/

Cerca de 30 conferencistas vo discutir a influncia do acar na paisagem e na economia da Europa, entre os sculos XV e XX, no mbito de um congresso internacional que vai decorrer na Madeira. O objetivo dar a conhecer como se processou a expanso do acar na Europa e a sua importncia na arquitetura, na distribuio de bens e nas economias produtoras de acar, disse hoje agncia Lusa o investigador lvio Sousa, um dos organizadores da iniciativa. Segundo o responsvel, o debate centra-se no eixo Itlia (onde os registos histricos do conta da provenincia da cana-de-acar no sculo XV), Inglaterra (onde existiam grandes refinarias) e Pennsula Ibrica (onde se registou o apogeu da cultura nos sculos XV e XVI). Sobre a temtica do congresso, o arquelogo da Cmara Municipal de Machico salientou que a paisagem no tem sido tema, nos ltimos tempos, academicamente tratado, exemplificando que, no caso da

Madeira, os socalcos so uma consequncia do cultivo de cereais, mas sobretudo do cultivo do acar. essa leitura do espao que falta fazer, observou, adiantando que, no mbito da civilizao material, a iniciativa pretende mostrar toda a rede de bens mveis e imveis que o acar gerou e revelar que h mais apetrechos de riqueza e de luxo volta da civilizao do acar alm das pinturas flamengas. Quanto economia, lvio Sousa afirmou que o objetivo atestar de que forma o produto acar contribuiu para o enriquecimento dos territrios. O acar era um bem to precioso que era conhecido como o ouro branco, declarou, considerando que a Madeira foi um porta-avies de experincia para a cultura da cana. lvio Sousa esclareceu que a ilha teve, no sculo XVI, cerca de 60 engenhos, mas com a expanso portuguesa no Brasil a indstria transitou para aquele territrio. Porm, nos sculos XVIII e XIX, h um surto de reconstruo dos engenhos na

ilha, referiu, lamentando que at hoje no se tenha feito um inventrio da arquitetura do acar. Como se pode proteger uma coisa que no se conhece?, questionou, notando que a Madeira tem ainda trs engenhos a funcionar: o de Porto da Cruz, que um museu vivo, o do Ribeiro Seco, no Funchal, que produz mel, e o da Calheta, que produz aguardente e mel. O congresso, com presenas confirmadas de investigadores portugueses, italianos, espanhis e ingleses, decorre nos dias 06 e 07 de junho no Frum Machico. No por acaso que se faz em Machico, que foi o primeiro territrio insular onde se produziu o primeiro acar, informou lvio Sousa. uma organizao do Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contempornea /ARCHAIS - Associao de Arqueologia e Defesa do Patrimnio da Madeira em cooperao com o Centro de Histria de Alm-Mar da Universidade Nova de Lisboa, e Cmara Municipal e Junta de Freguesia de Machico.

EDUCAO E CULTURA

Teatro em Santana com Feiticeiro do Norte

foto: Municpio de Santana

Denomina-se por Feiticeiro do Norte e o primeiro grupo de teatro profissional de Santana, composto na sua gnese pelos atores lvio Camacho e Paula Erra. O concelho que este ano o Municpio da Cultura da Regio Autnoma da Madeira aposta numa nova vertente cultural, atravs do teatro, imortalizando o poeta popular madeirense, Manuel Gonalves, conhecido por Feiticeiro do Norte, autor de literatura de cordel e com uma obra publicada Versos. Segundo o Presidente da Cmara Municipal de Santana, Rui Moiss, o novo grupo de teatro surge numa fase em que o concelho aposta forte na sua promoo por via do galardo da Biosfera reconhecido pela UNESCO. Biosfera no s a natureza, tambm educao e a cultura, salientou o autarca, entrevistado na Rdio Jornal da Madeira, no Espao de Entrevista emitido na passada tera-feira. O grupo de teatro profissional Feiticeiro do Norte no se limitar a representar em Santana e Regio Autnoma, podendo alargar a sua atuao s principais salas de espectculo do pas, realou. Alm disso, o grupo teatral ter ainda uma funo formadora, junto das escolas do concelho. A ideia, segundo Rui Moiss, o de incentivar os jovens constituio de grupos de teatro escolar. O grupo profissional Feiticeiro do Norte animou no domingo a apresentao oficial da curta-metragem The Tree of Pan, rodada em Santana, no Madeira Film Festival e que ser exibida em cerca de 40 festivais, ajudando a promover a Madeira como destino turstico.

EDUCAO E CULTURA

Festival promove Garajau e natureza subaqutica


Entre os dias 3 e 8 de Junho, ser realizada a primeira edio do Underwater Nature Festival (Festival de Natureza Subaqutica), organizado pela Galo Resort Hotels em parceria com o Parque Natural da Madeira, com o objectivo de promover e sensibilizar para a importncia da Reserva Natural do Garajau. De acordo com a organizao, foi preparado um programa especial com um conjunto de actividades ldicodesportivas destinadas a qualquer pessoa interessada, mediante inscrio prvia, no sentido de desfrutar da rea protegida e de, ao mesmo tempo, sensibilizar para a sua preservao. Segundo o comunicado, o palco privilegiado do evento ser a praia do Galo, no Canio de Baixo. Iremos desenvolver actividades como batismos de mergulho, snorkelling, passeios de kayak, observao de morcegos, yoga na praia e aulas de hidroginstica no mar, como tambm palestras sobre a vida marinha da Madeira, msica ao vivo e aes de sensibilizao. Durante estes dias, ser ainda promovido um concurso de fotografia subaqutica, de participao livre. Contamos ainda com a colaborao do conceituado bilogo marinho Dr. Prof. Peter Wirtz, que se disponibilizou a fazer mergulhos guiados e partilhar o seu conhecimento sobre a Reserva Natural do Garajau na palestra oficial a realizar no dia 7, l-se na missiva. No dia 8, sbado, ser promovido pelo Galo um open day, que contar com um workshop divertido de actividades de mar, praia e um churrasco ao pr-dosol, como tambm a primeira corrida com pranchas de Stand Up Paddle, designado por 1 SUP Board Race.

http://www.facebook.com/parquenaturaldamadeira/

10

ECONOMIA E FINANAS

Criadas condies para haver celeridade nas verbas

foto: http://pgram.gov-madeira.pt/

O Presidente do Governo Regional, disse esta semana que a Madeira ganhou a confiana do Estado e da troika e que agora esto reunidas todas as condies para ser encontrada uma maior celeridade nas transferncias financeiras para Regio. Falando margem da inaugurao da pastelaria Dom Po, no Garajau, na freguesia do Canio, Alberto Joo

Jardim explicou que foi fundamental no primeiro ano de vigncia do Plano de Ajustamento Econmico e Financeiro ser cumprido, demonstrar que a Regio tinha capacidade para cumprir. Tal como referiu, a Regio ganhou a confiana do Estado e da troika e agora esto criadas condies para se poder encontrar j uma maior celeridade

no dinheiro que est para ser dado Madeira para os pagamentos, para se encontrar mais facilidades em matrias de pagamentos que esto por fazer e para se encontrar maiores vantagens na forma como a flexibilidade que Portugal encontrou perante os credores estrangeiros ser adaptada Madeira.

11

ECONOMIA E FINANAS

foto: http://www.visitmadeira.pt/

Ocupao hoteleira de 72%


Com um investimento superior ao do ano passado (276 mil euros, em contraponto com os 231.400 euros de 2012) e uma previso de ocupao hoteleira na ordem dos 71% (quase 72%), o programa do Festival do Atlntico foi apresentado, no dia 28 de Maio, pela Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes e pelos diretores regionais do Turismo e Assuntos Culturais. Conceio Estudante lembrou que o objectivo deste evento integrar e dar visibilidade a diversas iniciativas, em paralelo com os espetculos piromusicais (Festival da Msica da Madeira, Semana Regional das Artes e Feira do Po Regional, entre outros) tendo como nica exigncia a qualidade dos mesmos, a diversidade e que no se sobreponham. A governante realou ainda que, dadas as restries na Avenida do Mar, resultantes das intervenes urbansticas, nos dias dos espetculos de fogo-de-artifcio que iro ter lugar nos ltimos quatro sbados de Junho o Parque de Santa Catarina estar aberto, excecionalmente, para as pessoas poderem desfrutar do fogo. Por seu turno, o Director Regional do Turismo, Bruno Freitas, lembrou que os eventos piromusicais (marcados para as 22h30) sero precedidos de concertos a cargo da Orquestra Ligeira da Madeira. J o responsvel para Direco Regional dos Assuntos Culturais, Joo Henrique Silva, adiantou que o 34. Festival da Msica da Madeira ir apresentar 10 espetculos musicais de grande qualidade, divididos pelo Centro das Artes Casa das Mudas, Baltazar Dias e Convento de Santa Clara.

12

ECONOMIA E FINANAS

Regio exporta oito milhes de euros em pescado

foto: www.sra.pt

O Secretrio Regional do Ambiente e Recursos Naturais visitou, na ltima quinta-feira, as obras de ampliao e outros melhoramentos do edifcio da empresa IlhaPeixe, no Porto Novo, que, no ano passado, foi responsvel por quatro mil toneladas de produo regional de pescado. Empresa do sector com maior quota do mercado regional, a IlhaPeixe exporta por ano 5 milhes de euros, sendo que o total de exportao da Regio - desta e de outras empresas - atinge os oito milhes de euros/ano, como anunciou Manuel Antnio Correia. Para o governante, a empresa de Jos Ornelas um bom exemplo do que necessrio fazer pela economia regional, no atual momento difcil, criando solues e nimo. Manuel Antnio Correia sublinhou que a IlhaPeixe, que vai aumentar os postos de trabalho de 57 para 64 pessoas, s labora com matria-prima regional, o que um importante apoio ao tecido empresarial, e uma empresa exportadora, o que faz com que entre dinheiro na Regio, acrescentando valor acrescentado ao produto regional, entre outras caractersticas. Manuel Antnio Correia sublinhou ainda que esta empresa vive um bom momento, motivo pelo qual est a ampliar as suas instalaes para melhorar a qualidade do servio e de trabalho dos seus trabalhadores. Alis, este investimento, de cerca de um milho de euros, comparticipado em 55 por cento a fundo perdido, graas a apoios da Unio Europeia e do Governo Regional, vai permitir aumentar tambm a exportao de pescado, como confirmou o empresrio Jos Ornelas ao secretrio regional. O responsvel pela pasta dos Recursos Naturais sublinhou ainda que a exportao do pescado e respetiva transformao est em crescimento na Regio. Neste momento, o volume de exportao de peixe cerca de metade do volume do vinho, no por ser pequena a do peixe, mas por ser muito alta e ainda bem - a indstria do vinho que vale, cerca de 16 milhes de euros por ano, disse ainda.

13

ECONOMIA E FINANAS

foto: in Cerveja CORAL ECM

Empresa entra em fora no Continente e Pingo


A Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) tem procurado consolidar a sua posio no mercado regional, uma tarefa que o Presidente da empresa, Miguel de Sousa, considera difcil dada a existncia de concorrentes de grande dimenso internacional, os quais, por sua vez, so donos das empresas de cerveja e de refrigerantes em Portugal. Mas somos capazes de resistir e continuar a pensar que, no sendo possvel alargar o mercado da Madeira, para crescer, que a nica forma de sobreviver, preciso vender l fora: no Continente e no mundo, acentuou Miguel de Sousa. No caso concreto do Continente portugus, revela que a empresa est a trabalhar no sentido de no serem somente vendas espordicas, mas sim ter uma presena permanente nas grandes prateleiras daquele mercado. Neste mbito, revelou que existe um acordo com a Sonae, para a sua cadeia Continente, e com a Jernimo Martins, atravs da sua cadeia Pingo Doce. Juntam-se a outras presenas assduas noutras superfcies de grande dimenso como o Jumbo e o Lidl, entre outras. Miguel de Sousa acredita que esta presena sistemtica venha a trazer resultados importantes para o volume de negcios da Empresa de Cervejas da Madeira, ao contrrio do que vinha acontecendo at agora, somente com vendas mais espordicas. Agora, com distribuidores contratados, sublinhou que iro assegurar a cobertura nacional para a venda da Coral, Brisa Maracuj, Laranjada e gua Atlntida. Este um objetivo crucial no qual estamos muito empenhados e que estou certo ser bem sucedido, referiu. A empresa j est em Angola com cerveja Coral. Acontece desde Setembro ltimo, com regularidade, e atravs de um distribuidor, abrangendo desde Cabinda at ao sul do pas. Comearam com seis contentores mensais. Hoje so cerca de 12 contentores e a ideia que no final do ano chegue aos 30, para, depois, passar a um mnimo de 100 contentores mensais. Alm de Angola, j est igualmente na frica do Sul, na Guin-Bissau, no Curaau e ainda para outros mercados, nomeadamente da Europa, como acontece com o Reino Unido. O Presidente da empresa admite que, se os novos mercados resultarem como esperam, poder traduzir, nos prximos dois a trs anos, um aumento de 50% da nossa produo. Penso que poucas indstrias em Portugal podem estar a esperar consegui-lo. A Empresa de Cervejas da Madeira est a entrar no Continente portugus com vendas nas grandes superfcies. Por isso mesmo, o presidente da empresa, Miguel de Sousa, revela que alm de toda a logstica inerente a essa aposta, vai surgir naquele mercado com o slogan: A nica 100% portuguesa. E explica porqu. Diz que a ECM a nica cervejeira em Portugal 100% portuguesa.E esperamos que isso venha a fazer uma diferena. Isto de apoiar a seleo nacional, mas mandando os lucros para o pas de origem, que dona da cervejeira, uma fantasia. Portuguesa, portuguesa, h a Coral.

14

RELIGIO

Alegria da f em Cmara de Lobos

foto: Direitos Reservados

A jornada das comunidades do Arciprestado de Cmara de Lobos, realizada no passado domingo em Santa Ceclia, teve como tema geral A alegria da f em Jesus Cristo e traduziuse por vrias reflexes sobre a A alegria de celebrar e de transmitir a f, e de agir em Cristo. Ao mesmo tempo, na igreja da Encarnao, os jovens da catequese, aclitos, escuteiros, Equipas de Nossa Senhora e outros, testemunharam a alegria de crer em Jesus Cristo, caminhando depois em procisso, e entre cnticos, at Santa Ceclia. O Bispo do Funchal presidiu missa de encerramento da Jornada e, em

declaraes destacou o dinamismo dos procos do arciprestado de Cmara de Lobos, em ordem a congregar neste dia uma iniciativa to importante, que se integra na caminhada de preparao do jubileu dos 500 anos da diocese. Quanto ao tema da Jornada, D. Antnio Carrilho lembrou um documento sobre a catequese de Paulo VI, na sequncia do Snodo dos bispos de 1977, em que se dizia que preciso manter viva a alegria na transmisso da f no mundo, que muitas vezes se afigura difcil. Esta proposta, esta reflexo, importante neste tempo. E tal como foi organizada esta Jornada, vrios grupos

procuraram abordar este tema, vendo exatamente a f, o acreditar em Jesus, em diversos aspetos complementares. realmente uma alegria grande constatarmos que os jovens, as pessoas mais diretamente ligadas aos movimentos apostlicos, liturgia, tiveram esta possibilidade de olhar sob um aspecto diferente aquilo que era proposto no conjunto do tema, considerou D. Antnio Carrilho que espera a continuidade da reflexo no prximo ano pastoral da diocese. O encontro do arciprestado de Cmara de Lobos contou com os procos das vrias comunidades.

15

RELIGIO

foto: Diocese do Funchal

Festa do Corpo de Deus


A Festa do Corpo de Deus, na cidade do Funchal, constitui um marco religioso e cultural de imenso significado e longa tradio. Em redor de Jesus-Eucaristia congrega-se uma multido de crentes, que exprime a sua f na celebrao e procisso eucarstica, no silncio, no respeito, na orao e nos belos tapetes de flores, que a todos encantam. Vindos de toda a Diocese, sacerdotes e povo cristo transportam para as parquias a linda tradio da Festa do Senhor, renovando localmente as suas expresses de f e profundo amor Eucaristia, escreve D. Antnio Carrilho na sua mensagem para a solenidade litrgica que se vai celebrar no prximo domingo (ver www. diocesedofunchal.pt). A actividade pastoral da diocese, das comunidades paroquiais em geral, ir concentrar-se numa grande celebrao, no Parque de Santa Catarina, s 18h00, seguindo-se a tradicional procisso do Santssimo Sacramento sobre tapetes de flores, at S; pelo que ficam suspensas as missas da tarde nas igrejas da S, So Pedro, Carmo e Colgio.

16

DESPORTO

Joo Aurlio por 3 anos

foto: www.maisfutebol.iol.pt

Joo Aurlio dever renovar contrato com o Nacional para as prximas trs temporadas. O jogador, que esta poca assumiu-se como um dos polivalentes do plantel liderado por Manuel Machado, est no Brasil onde a equipa est prestes a terminar o estgio de final de temporada, e ao que parece, est mesmo inclinado para aceitar o convite que lhe foi endereado pelos responsveis alvinegros, pelo que, mais do que certo que Joo Aurlio, aps o regresso do Brasil, possa colocar preto no branco e oficializar o vnculo com o clube madeirense. O jovem de 24 anos tem corrido pela faixa direita do Nacional ao longo das ltimas cinco pocas e sabe agora que poder continuar este o percurso de preto e branco. Natural de Beja, Joo Aurlio esteve nos juniores do Vitria de Guimares e rumou ao interior, at Penalva do Castelo para a sua primeira poca de snior. No clube do distrito de Viseu deu nas vistas, o que lhe valeu o salto alm-mar, para a ilha da Madeira em 2008. Desde essa altura, que o Estdio da Madeira tem sido a sua casa e vai continuar a ser pelo menos nas prximas trs temporadas. O Nacional continua a sua digresso pelo Brasil, onde dever permanecer at ao incio do prximo ms de Junho. Depois de dois jogos por aquelas paragens que terminaram com um empate diante do Corinthians Alagoano (0-0) e com uma vitria sobre o Clube Regatas do Brasil (3-2), uma vitria que valeu a conquista do Trofu Jos Aprgio. Ao que parece, vai seguir-se o confronto frente ao Santa Cruz, adversrio que deve mesmo substituir o Sampaio Correia, adversrio que inicialmente ia defrontar os alvinegros. Uma partida que dever ser disputada em Caruaru, em Pernambuco, Brasil e ser mesmo o ltimo compromisso da equipa madeirense no Brasil, antes do regresso a Portugal, que como se sabe deve acontecer apenas no prximo dia 1 de Junho.

17

www.visitmadeira.pt srt.gov-madeira.pt

comunidadesmadeirenses.srt@gov-madeira.pt Tel. 00 351 291 203 800

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA


GOVERNO REGIONAL

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES


CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

18

You might also like