You are on page 1of 31

De sujeitos e objetos

95

DE SUJEITOS E OBJETOS: UM ENSAIO CRTICO DE ANTROPOLOGIA DA TCNICA E DA TECNOLOGIA


Fabio Mura Universidade Federal da Paraba Brasil
Resumo: Os estudos sobre os fenmenos tcnicos geralmente centram-se sobre atos e lgicas de produo dos objetos, atravs de abordagens sistmicas e a partir da dicotomia Homem/Natureza. Dessa forma, as anlises levam construo de totalidades ontologicamente distintas: por um lado, o mundo sociocultural, por outro, aquele material. Assim, quando se se refere ao Homem, entende-se sociedade, sistema simblico, etc., enquanto que, por Natureza, aspectos fsicos, qumicos, etc. Analisando criticamente esse paradigma, o presente artigo busca colocar em evidncia seus limites heursticos, para em seguida apresentar um esboo de proposta analtica alternativa, baseada numa abordagem processual, no entendimento das tcnicas a partir de lgicas e prticas de uso, e na superao metodolgica da referida dicotomia Homem/Natureza. Assim, aborda os elementos que constituem o cosmo como estando, segundo as circunstncias, na posio de sujeitos de ao ou de objetos da ao. Palavras-chave: antropologia da tcnica e da tecnologia, cultura material, ndios guarani, natureza/cultura. Abstract: Studies on technical phenomena usually focus on actions and logics of production of objects through systemic approaches and from the dichotomy Man/Nature. Thus, the analysis led to the construction of worlds ontologically distinct: the sociocultural world, on the one hand, and the material world on the other hand. Thus, when it refers to Man, the analyses talk about society, symbolic system, etc., while, when it refers to Nature, aspects such as physics, chemistry etc., are put forward. Critically analyzing this paradigm, this article seeks to highlight its heuristic limits. An outline of an analytical alternative will be presented, which is based on a processual approach that understands the techniques from logics and practices of use. This approach search to overcome methodologically the dichotomy Man/Nature by addressing the elements that constitute the cosmos, which depending on circumstances, is found on the position of subject of action or object of action. Keywords: anthropology of technique and of technology, Guarani indians, material culture, nature/culture.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

96

Fabio Mura A jarra uma coisa como recipiente. Este recipiente, sem dvida, necessita de uma produo. Mas o fato de ser produzida por um ceramista no constitui de fato o que pertence jarra enquanto jarra. A jarra no um recipiente pelo fato de ter sido produzida, mas, ao contrrio, a jarra teve de ser produzida pelo fato de que este recipiente. (Heidegger, 1991, p. 111).

Introduo
Uma constatao evidente que os estudos sobre as tcnicas centram-se principalmente sobre um princpio de causalidade que coloca a relao entre o homem e a matria como um ato de produo; construir algo o que conotaria uma atividade tcnica ou lhe atribuiria sentido. Nesses termos, os esforos de descrio e anlise dos fenmenos tcnicos dirigem seu foco particularmente para processos produtivos e sistemas de produo, buscando apreender, por um lado, como os princpios qumicos e fsicos so articulados entre si para dar vida a objetos, conjuntos de objetos ou maquinrios. Por outro lado, especialmente numa perspectiva das cincias humanas, busca-se compreender a relao que existe entre princpios sociais e culturais e os fenmenos tcnicos. Esse tipo de relao, em sendo denida a partir da atividade humana entendida como ato de produo, leva, em muitos casos, a entender a materializao das tcnicas como sendo cultura material, isto , como um conjunto de objetos, que nos informariam e seriam informados por caractersticas que so, em certa medida, externas substncia que os compem. Outro aspecto importante nos estudos dos fenmenos tcnicos a formao de uma dicotomia entre, por um lado, a Natureza e, por outro, o Homem (com maisculas). A produo de um objeto, enquanto cultura material, representa, assim, a passagem do natural para o articial ou o cultural, se se prefere. Esse tipo de passagem geralmente entendido como se dando entre domnios ontolgicos diferentes; com efeito, os fenmenos causais existentes na natureza so assim separados e considerados distintos dos fenmenos que regem a vida do homem. O estabelecimento da dicotomia Homem/Natureza nos leva a um terceiro aspecto, que considero importante nos estudos sobre as tcnicas, mas tambm naqueles sobre o social e o cultural em geral. Essa contraposio no entendida entre elementos; Homem e Natureza expressam aqui uma ideia abstrata de totalidades, e por tal razo so indicados com iniciais maisculas. Alm de
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

97

expressar ontologias distintas, os dois lados da dicotomia enunciam tambm a ideia de coletividade, de conjuntos, de sistemas. Nesses termos, a Natureza seria composta de elementos relacionados entre si por fatores de ordem ecolgica, ao passo que o Homem seria a expresso de uma sociedade, de uma cultura, de um sistema simblico, de uma representao mental, etc. Dependendo dos vrios enfoques tericos, esses trs aspectos indicados so relacionados entre si de formas distintas. No entanto, de alguma maneira, todos eles estabelecem um critrio de identidade entre objetos, ou conjuntos de objetos, e uma determinada organizao social e cultural. De fato, quando falamos da cultura material dos povos x ou y, estamos acostumados a pensar nas tcnicas que cada um destes utiliza para produzir seus objetos, buscando comparar os distintos sistemas de produo, os estilos, bem como a relao que se estabelece entre esses elementos e a organizao social e do trabalho, suas expresses culturais e simblicas, etc. Ao estabelecermos um vnculo privilegiado entre o objeto e seu construtor e ao considerar esse construtor no como um (ou mais) indivduo(s), mas como expresso de uma coletividade (geralmente uma sociedade ou um povo), estamos tambm acostumados a pensar que um objeto produzido unicamente pelo povo x no pode ser considerado como sendo tambm de y, no caso de este apenas utiliz-lo. Podemos chegar a pensar que y conote esse objeto de outra forma, mas seramos relutantes em considerar o objeto como sendo seu. Por outro lado, se x produz, por exemplo, telefones celulares, pouco nos importa que apenas alguns indivduos desse povo tenham a competncia tcnica para constru-los. Ns pensamos que o vnculo que liga seu produtor e os demais membros de seu povo seja suciente para dar sentido ao sistema produtivo em seu complexo, pelo simples fato de que esses indivduos pertenceriam mesma sociedade ou sistema. Assim sendo, transformamos x em um sujeito, numa totalidade, com fronteiras bem denidas, as quais o separariam de outras totalidades como y, por exemplo. Contudo, a partir pelo menos do trabalho de Barth (1969), sabemos que as fronteiras dos grupos tnicos e sua identidade so construdas levando-se em conta apenas poucos elementos, que permitem constituir o contraste, com outros aspectos da vida social e cultural sendo mais uidos. Assim se x e y so diferenciados apenas atravs desse contraste, podemos perguntar qual seria a diferena (no sentido de competncia e de atividade tcnica) existente entre os indivduos pertencentes a x e a y que utilizam celulares, mas que
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

98

Fabio Mura

no sabem constru-lo. E ainda mais. Se algum de y trabalhar numa fbrica que constri esses aparelhos eletrnicos, qual seria a conexo causal entre ele e os outros membros de seu grupo, e entre ele e aqueles pertencentes a x que no sabem constru-los?1 Foram justamente questes dessa natureza que me levaram a reetir sobre o caso dos Guarani Kaiowa de Mato Grosso do Sul (Mura, 2000, 2006, 2010). Na pesquisa emprica, eu encontrava um grupo indgena com elevada coeso social, com uma elaborada viso cosmolgica e uma complexa organizao social do trabalho, mas com uma grande pobreza em termos de objetos materiais produzidos por seus integrantes. Na verdade, a quase totalidade dos instrumentos utilizados por esses ndios so adquiridos, de diversos modos. Contudo, aquela que me parecia, em um primeiro momento, uma contradio, aos poucos me revelava que a metodologia e o paradigma terico baseados numa viso que poderamos denir de sistmica (Vincent, 1986) pouco me ajudava a enfrentar essa realidade, sendo portanto necessrio enveredar para a formulao de algo alternativo. Em primeiro lugar, eu percebia que era relevante denir as relaes tcnicas mais a partir das lgicas de uso do que daquelas de produo. Eram as necessidades de uso que regulavam e deniam se era melhor produzir ou adquirir um objeto, bem como denir sua distribuio e transformao. Em segundo lugar, seguindo a prpria ontologia nativa, fui levado a considerar irrelevante a distino entre natural e cultural nas concatenaes entre elementos do cosmo. Fatores de ordem poltica, mgica e simblica podiam concatenar-se sem problemas com elementos qumicos e fsicos, numa lgica processual. Por sua vez, essa superao metodolgica da contraposio entre natureza e cultura me levou a questionar a viso sistmica que centrava parte signicativa de sua epistemologia em torno dessa dicotomia, denindo primeiro o presumido sistema social, cultural, simblico, semntico, etc. para, em um segundo momento, relacion-lo, como uma totalidade, realidade sensvel do universo, e assim orden-lo, conot-lo, signic-lo, etc.

Essas questes foram aqui formuladas apenas sobre a relao entre tcnicas e fronteiras tnicas, mas tambm poderiam ser relacionadas s noes de sociedade e cultura, cujas delimitaes, enquanto totalidades, vm sendo seriamente questionadas (ver Barth, 1987, 2000, 2005; Hannerz, 1992; Kuper, 1992; Schwartz, 1978).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

99

O presente artigo busca justamente explorar teoricamente essas preocupaes. Para tal propsito a argumentao ser desenvolvida em trs itens. No primeiro, realizarei uma anlise crtica de uma importante produo sobre a tcnica e a tecnologia na antropologia, apresentando conceitos, posies tericas, seus alcances e limitaes. A seguir, centrado num debate contemporneo sobre a dicotomia natureza/cultura, e apoiado principalmente no desao apresentado pelas ontologias amerndias, buscarei indicar a necessidade de uma superao no apenas conceitual, mas tambm metodolgica, dessa contraposio ontolgica. No segundo item, assumindo uma ptica processual, tentarei esboar um paradigma alternativo s abordagens sistmicas. Assim, recuperarei importantes formulaes de Plato concernentes ao primado das tcnicas de uso sobre as tcnicas de produo e de aquisio. Dialogando com uma literatura recente sobre organizao social da cultura e uxos culturais, traarei um paralelismo e convergncias entre esses fenmenos e aqueles tcnicos, bem como com a distribuio e uso de objetos. A partir dessa discusso, apresentarei instrumentos analticos que fui levado a elaborar, nas diversas pesquisas que realizei com os Kaiowa de Mato Grosso do Sul. Finalmente, no terceiro item, apresentarei um exemplo etnogrco entre esses indgenas, ilustrando o mtodo proposto.

Abordagens da tcnica e da tecnologia: uma anlise crtica


Em obras clssicas, publicadas na dcada de 1940, Andr Leroi-Gourhan (1993, 1994) apresenta um conjunto de noes elaboradas a partir da inteno de compreender os fenmenos tcnicos, bem como sua evoluo. Entre essas noes destacam-se as de tendncia tcnica, ambiente tcnico e fato tcnico, voltadas formao de um paradigma analtico, que ainda estimula o debate contemporneo. Segundo o autor francs, a tendncia tcnica seria um conceito abstrato voltado a entender efeitos causais de ao do homem sobre a matria, em termos de eccia; ela teria um carter inevitvel e seria previsvel e retilnea. Por exemplo, impulsionaria uma pedra segurada pela mo a adquirir um cabo (Leroi-Gourhan, 1993, p. 21, traduo minha). Nesses termos, a tendncia tcnica seria relativamente independente de fatos sociais. Ela indicaria
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

100

Fabio Mura

como, a partir da aquisio de conhecimentos matemticos, qumicos e fsicos adequados, tende-se progressivamente ao aumento da eccia da ao tcnica desejada. A seguir, para Leroi-Gourhan, a aquisio desses conhecimentos tcnicos depende da presena de um ambiente tcnico favorvel, cujos elementos seriam determinados por aes humanas e no humanas, incluindo-se nele a organizao tcnica do grupo considerado, os fatores ecolgicos onde ele desenvolve suas atividades, e elementos procedentes de outras sociedades com as quais o grupo em questo estaria em contato. Nesses termos, a experincia em um determinado lugar, caracterizado por certa materialidade, unida capacidade de inveno e/ou obteno de emprstimos de princpios tcnicos, levaria justamente a se poder realizar mudanas no prprio nvel tcnico, bem como congurar um perl tcnico especco, o que o autor denomina, por sua vez, de fato tcnico. Contrariamente s caractersticas da tendncia, o fato tcnico especco e imprevisvel. Ele pode ser determinado pelo encontro da tendncia com inmeras coincidncias do ambiente tcnico: um compromisso instvel que se realiza entre as tendncias e o ambiente (Leroi-Gourhan, 1993, p. 22, traduo minha). Portanto, o fato tcnico se exprime, em sua singularidade, a partir de circunstncias histricas, sociais e ambientais bem determinadas. Assim sendo, a fora propulsora da tendncia tcnica encontra um obstculo no momento em que h que realizar-se uma srie de coincidncias para que um progresso funcional possa se efetivar. Por tal razo, a tendncia algo de abstrato na sua denio dinmica; diz o autor francs que aquilo com que nos deparamos concretamente o fato tcnico. A partir desses conceitos, Leroi-Gourhan lana-se a compreender o processo evolutivo das tcnicas, no sentido mais amplo, denindo e circunscrevendo nveis tcnicos, atravs dos quais procura classicar as diferentes sociedades.2 Com efeito, para o autor, um determinado fato tcnico seria expresso de uma especca etnia e do nvel tcnico por ela alcanado. Dessa forma, a nosso ver, a abordagem que at esse momento apresentava-se como extremamente dinmica, comea a se tornar mais rgida, na medida em que se traam conexes e

Pr-artesanal, protoartesanal, artesanal isolado, artesanal agrupado e industrial (Leroi-Gourhan, 1993, p. 30-31).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

101

sobreposies entre sistemas de produo e organizao tnica, conotando-se, assim, o fato tcnico quase unicamente como ato de produo. Essa subdiviso em nveis leva-nos inevitavelmente a constatar que para cada tipo de organizao tcnica necessita-se de um determinado tipo de sociedade. O autor argumenta que a maioria das relaes na histria da humanidade se efetuou e efetua-se ainda hoje entre grupos de nveis iguais ou prximos. Mas o que ocorreria no caso em que os nveis em contato fossem mais distantes? Leroi-Gourhan arma que etnia que se encontrasse em inferioridade tcnica seria impossvel produzir objetos que necessitam de um conjunto de saberes e tcnicas por ela no possudo. Assim, seria impossvel para o australiano fabricar um fuso, impossvel para o ainu reproduzir um fuzil, impossvel para o mongol construir una mquina para tecer (Leroi-Gourhan, 1994, p. 256). Depois acrescenta que, nos casos em que os objetos no possam ser produzidos, poderiam ser obtidos de outra sociedade, congurando-se uma relao de simbiose; mas essa relao seria absolutamente instvel e transitria. O autor no explica porque a presumida simbiose seria transitria. Percebe-se que ele atribui a essa condio um valor negativo, como se pouco contribusse para a compreenso do fenmeno tcnico. Desse mesmo parecer Balfet (1981), que, seguindo os passos de Leroi-Gourhan, considera como no ideal a atitude de alguns aborgenes australianos que utilizam como fonte de matria-prima para a fabricao de pontas de lanas a cermica isolante das linhas telegrcas, como se estas fossem um bom slex. A autora arma que esse comportamento pode ser prejudicial para o grupo, uma vez que a aquisio de objetos de melhor qualidade daqueles que sabem fabricar, comporta a perda de conhecimentos tcnicos que cam sem emprego (Balfet, 1981, p. 134, traduo minha). As questes levantadas por Balfet so relevantes na medida em que nos permitem perguntar: por que a aquisio de um objeto de melhor qualidade tcnica e o abandono (que diverso de perda) de conhecimentos que se tornam obsoletos seria um fato tecnicamente negativo? Se o objetivo da tendncia tcnica seria o de alcanar uma sempre maior ecincia, e se isso no for possvel ou for pouco rentvel atravs do ato de produzir, por que a aquisio de objetos qualitativamente melhores seria nula sobre o ambiente tcnico como tambm arma Balfet (1981)? Parece que nessa perspectiva existe uma clara tendncia a relacionar no apenas o ato de produzir com uma etnia especca, mas tambm a construo de um critrio de identidade, que

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

102

Fabio Mura

associa os objetos sociedade onde eles so produzidos, denindo seu perl sociotcnico. Algumas abordagens marxistas tambm parecem ir nessa direo. Godelier (1985, p. 28-29), por exemplo, argumenta que em todas as sociedades existem relaes sociais que organizam o funcionamento da parentela, os mecanismos de autoridade e do poder, da comunicao com os deuses e com os antepassados, mas no em todas as sociedades que as relaes de parentesco, polticas ou religiosas dominam. Segundo este autor, [] certas relaes sociais dominam quando funcionam, simultaneamente, como relaes sociais de produo, como quadro e suporte sociais do processo material de apropriao da natureza (Godelier, 1985, p. 29, traduo minha). denida, assim, uma hierarquia organizativa das instituies sociais, colocando-se sempre no pice aquelas que organizam a produo, no sentido de se constiturem em modos de produo (Godelier, 1978). Por sua vez, os modos de produo seriam entendidos como sistemas econmicos a partir dos quais seria possvel compreender a especicidade da relao entre o homem e a natureza. Numa perspectiva similar, mas com uma clara inuncia de LeroiGourhan, Cresswell (1976, 1994, 1996), por seu turno, nos convida a delinear o caminho de um campo de estudo denominado tecnologia cultural. O autor busca focar a relao entre o mundo social e material estabelecendo uma dialtica entre as duas realidades, dialtica esta que se determinaria no decorrer de um processo. Atravs desse procedimento, ele tenta superar a diferenciao fenomnica entre a tendncia tcnica e o fato tcnico, que permitia a Leroi-Gourhan estabelecer graus de distanciamento entre, por um lado, as caractersticas intrnsecas evoluo material e, por outro, o carter imprevisvel dos contextos sociais e culturais. Cresswell (1996), assim, prope em alternativa a noo de tendncia-e-fato, pretendendo oferecer uma imagem de continuidade entre o mundo social e o material. A argumentao parece profcua, mas, em sua aplicao, demonstra-se pouco exvel. Com efeito, num estudo etnogrco por ele apresentado (Cresswell, 1996), o autor descreve e analisa separadamente, por um lado, os sistemas tcnicos de produo de azeite de oliva no mundo islmico, e, por outro, o parentesco rabe. Dessa forma, a relao dialtica entre mundo social e mundo material realiza-se atravs de imagens predenidas do social e do material, cada uma apresentada como sendo totalidades, onde a natureza processual entra em cena apenas num segundo momento, oferecendo-nos, de fato, um olhar fragmentado do uir

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

103

histrico como simples sucesso fenomenolgica de etapas evolutivas. Os aspectos polticos, de dominao e de concatenao temporal das tomadas de deciso e de relaes intertnicas no estabelecimento dos processos tcnicos so desconsiderados pelo autor e no tidos como signicativos na anlise das mudanas no uso e na transformao dos moinhos por ele estudados tanto que, frente introduo (ou no) das prensas hidrulicas, o autor no leva em conta o contexto de distribuio econmica e de recursos materiais, sendo sua ateno limitada unicamente produo (tcnica), tida como tradicional. De fato, para Cresswell, a produo do objeto moinho indubitavelmente mais importante do que o seu uso. Como dizamos, deve-se observar que Cresswell, porm, faz um esforo signicativo na tentativa de conciliar os dois tipos de preocupaes introduzidas por Leroi-Gourhan, buscando um equilbrio entre a dinmica do mundo material e fatos sociais, mantendo-se el, portanto, a uma viso causal dos fenmenos tcnicos, algo que tambm procede de uma tradio marxista. Crticas procedentes de autores inscritos numa perspectiva de antropologia simblica resultam ser mais incisivas a respeito do paradigma introduzido por Leroi-Gourhan. Lemonnier (1993), por exemplo, leva a questionar a prpria utilidade do conceito de tendncia tcnica, j que este seria, de alguma maneira, expresso de um determinismo material. A crtica concentra-se sobre o fato de se ver as propriedades tcnicas de determinados objetos e instrumentos como constituindo constrangimentos, que condicionariam uma escolha tcnica (Lemonnier, 1993). Nos estudos sobre as tcnicas, Lemonnier (1993, p. 3) atribui grande nfase s representaes sociais, armando que [] the mental processes that underlie and direct our actions on the material world are embedded in a broader, symbolic system. A essa posio terica, parecem fazer eco as armaes de Descola (2002, p. 97, grifo do autor), o qual considera que
[] como toda tcnica se resume a uma relao entre o homem e a matria noviva ou viva (nela compreendido ele mesmo), esta relao deve ser objetivvel. Objetivar uma nova tcnica no signica poder conceitualmente decompor sua cadeia operatria em unidades elementares ou poder pensar seu lugar no interior de um sistema tcnico englobante. Objetivar uma tcnica supe que a relao original que ela institui entre o homem e a matria possa ser representada a partir do estoque preexistente de relaes consideradas como logicamente possveis no interior da totalidade sociocultural que se ter denido de antemo como unidade de investigao.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

104

Fabio Mura

Para tentar compreender as razes de uma determinada escolha e uso de uma tcnica, Descola (2002) prope, portanto, o conceito de objetivao, atravs do qual critica a abordagem causal promovida por Leroi-Gourham e a prpria tecnologia cultural perorada por Cresswell. Utilizando como exemplo os indgenas das terras baixas sul-americanas, o autor arma que, embora antes da chegada dos europeus os ndios possussem nvel tcnico similar quele dos habitantes da Nova Guin, diferentemente destes ltimos, no enveredaram para a domesticao de animais para ns alimentares. A razo dessa escolha no seria identicvel, portanto, a partir das caractersticas intrnsecas causalidade material, mas seria devida a fatores cosmolgicos, que estabelecem uma relao anmica entre seres humanos e animais, baseada na lgica da predao (Descola, 1992, 2002). Diferentemente do que ocorre na Nova Guin, continua o autor, por motivaes simblicas, os amerndios no podem domesticar os animais para ns alimentares porque isso implicaria em torn-los objetos, e, portanto, subtrair-lhes a condio de pessoa, que os caracteriza nessas ontologias. Concordo com Descola sobre o fato de que, na falta de constrangimentos materiais, no necessariamente uma escolha tcnica deve ser efetivada. Parece-me, contudo, menos convincente a motivao de por que essa escolha no ocorra. Com efeito, seguindo a prpria argumentao do autor e mantendo-nos internamente s ontologias amerndias, como explicar o fato de que o milho, por exemplo, tenha sido domesticado e constitua importante base alimentar entre muitos povos indgenas, sem perder a condio de sujeito e, portanto, permanecendo dentro de uma relao anmica? Talvez no caso apresentado por Descola a explicao da falta de escolha tcnica no sentido da domesticao de animais possa vir mais de mltiplos fatores, onde fatos histricos e condies ecolgicas podem desempenhar papel importante. O prprio autor, por exemplo, criticando certo determinismo ecolgico, demonstra claramente a seletividade nas atividades venatrias dos amerndios, devida a certa abundncia de presas que garantiam aos ndios suciente protena animal (Descola, 1986). Frente a essa abundncia, qual seria a necessidade histrica, tcnica e tambm simblica e no unicamente lgica, como prope Descola para se efetivar tal escolha? Tais questes, porm, parecem interessar pouco ao autor, com seu olhar recaindo quase exclusivamente sobre elementos externos ao contexto constitudo historicamente, sua ateno concentrando-se, assim, sobre totalidades
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

105

socioculturais predenidas na investigao como ressaltado no trecho citado. Assim, no mesmo proceder de Lemonnier (1992, 1993) e Latour e Lemonnier (1994), tais totalidades passam a ser expressas por sistemas simblicos, estes determinando a arbitrariedade das escolhas tcnicas. Nesses termos, se na abordagem de Leroi-Gourhan podiam ser encontrados, por esses autores, elementos de um possvel determinismo material, em meu entender, o concentrar-se sobre os sistemas simblicos pode levar a outra forma de determinismo, dessa vez de tipo cultural, que se revela igualmente negativa. Sumarizando, podemos armar que, independentemente da nfase dada a determinaes materiais, sociais ou simblicas, todos os enfoques at aqui considerados inscrevem-se numa perspectiva sistmica. Ao se tentar compreender o porqu de tanta nfase na promoo de uma ideia de totalidade e de coerncia nas concatenaes tcnica dos elementos, pode ser til a seguinte denio de tecnologia oferecida por Ingold (1986, p. 43, grifo do autor):
The totality of the conceptions and their interrelations, located in mens minds, constitues a technology. It is vital that we should not confuse the technology with the assemblage of material equipment recovered from a particular context. Archaeologists do not dig up technologies from prehistoric sites, they dig up their material expression in the form of artefacts, leaving us to guess how they were made and used. A technology consists, in the rst place, of corpus of knowledge that individuals carry in their heads, and transmit by formal, symbolically encoded instruction.

Colocada dessa forma, uma tecnologia no , portanto, uma concatenao de tcnicas; ela um design na mente de um indivduo, algo considerado externo causalidade material. O autor tambm observa, em outro trabalho (Ingold, 1988, p. 152), que a etimologia da palavra tecnologia, como juno de tekhn e logos, remete a denio desse conceito a tempos relativamente recentes. A noo se deve racionalizao do processo de produo, na Europa, nos ltimos trs sculos, e inuncia dos pensamentos de Galileu, Descartes e Newton (Ingold, 1988). A esses fatores, podemos acrescentar um, para mim fundamental, na consolidao dessa perspectiva: a mecanizao da produo. As mquinas projetadas concatenam tcnicas racionalmente, para dar como resultado um determinado produto. Assim, a projeo do design da mente do projetista para as caractersticas da mquina implica uma ideia de
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

106

Fabio Mura

sistema fechado e coerente. As peas de uma mquina se relacionam simultaneamente umas com as outras, exatamente como previsto pelo projetista.3 Mas o que dizer da concatenao de elementos tcnicos quando estes no dizem respeito a mquinas ou a processos produtivos relacionados a um nico projeto? O que ocorre quando diferentes designs interagem entre si, muitas vezes de forma contrastante e em tempos e espaos diversicados? Em minha opinio, a perspectiva sistmica parece eludir estas questes, assumindo um ponto de vista cartesiano, que exemplica a complexidade e a diversidade dos elementos em jogo, produzindo totalidades e procedendo metodologicamente atravs de dicotomias, principalmente atravs daquela entre Homem e Natureza. Ingold (1995) considera essa forma de operar por dicotomias paralelas como sendo uma caracterstica da tradio ocidental, que leva a construir justamente em torno oposio Homem/Natureza, a distino entre humanidade e animalidade, bem como a prpria repartio da produo acadmica em, por um lado, as cincias humanas e, por outro, as cincias naturais. Segundo o autor, esse proceder mais obstaculiza do que ajuda na compreenso dos fenmenos estudados, produzindo-se contraposies fenomnicas onde com muita probabilidade existe continuidade ontolgica. J Latour (1994) parece compartilhar dessa reexo, armando que o pensamento moderno teria produzido, atravs de um processo de puricao, por obra da epistemologia e da sociologia, uma polarizao extrema dos conceitos de natureza versus sociedade-sujeito. A oposio Homem/Natureza , portanto, uma especicidade de parte da tradio ocidental. Assim sendo, importantes informaes procedem de outras tradies de conhecimento, principalmente as indgenas, mostrando outra forma de olhar e de construir o mundo. Ingold (1995) refere-se aos ojibwa do Canad subrtico, sendo que Descola (1992) demonstra claramente, atravs

A metfora das mquinas e dos movimentos mecnicos uma inuncia dos pensadores da denominada Nova Cincia. Boyle, por exemplo, considerava o universo como sendo una grande mquina semovente (Rossi, 1966, p. 134). A comparao entre as mquinas e os corpos biolgicos, assim como o entendimento de que Deus seria o mecnico do cosmo opinio comum entre vrios autores entre os sculos XV e XVII , cria uma evidente analogia entre as atividades e obras do homem e aquelas do divino. Nesses termos, Descartes (1904, p. 321 apud Rossi, 1966, p. 133) armava que no hay diferencia alguna entre las mquinas que construyen los artesanos, y los diversos cuerpos que compone la naturaleza e Thomas Browne (1958, p. 31 apud Rossi, 1966, p. 136) que las cosas son todas ellas articiales, puesto que la naturaleza es el arte de Dios.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

107

da descrio das relaes anmicas, que as ontologias amerndias no esto absolutamente calcadas nesse tipo de dicotomia paralela. Contudo, h que se destacar o fato de que reconhecer o relativismo ontolgico no representa uma garantia no desenvolvimento de mtodos analticos alternativos. Assim, o prprio Descola, no obstante por um lado rejeite estender a oposio Homem/ Natureza a ontologias no ocidentais, por outro, junto com Plsson, acaba por, de fato, fazer essa projeo, utilizando tal dicotomia como an anaytical device in order to make sense of myths, rituals, systems of classication, food and body symbolism, and many other aspects of social (Descola; Plsson, 1996, p. 2). Esse procedimento analtico ca evidente at mesmo na prpria denio que o autor nos oferece de relao anmica, que entendida como uma modalidade de socializao da natureza (Descola, 1992). Da surge uma questo que se apresenta sob a forma de um paradoxo: como possvel socializar a natureza se do ponto de vista dos agentes no existe distino entre social e natural, uma vez que o cosmo no est assim repartido? O que ca evidente, assim, uma opo analtica que etnocntrica, por parte das abordagens sistmicas. Acaba-se, ento, por no se aproveitar efetiva e devidamente as contribuies que procedem do pensamento amerndio, algo que, do meu ponto de vista, deveria ser epistemologicamente fundamental. Em suma, ao longo deste item tentei colocar em evidncia alguns limites heursticos das abordagens sobre as tcnicas baseadas sobre a lgica da produo, numa perspectiva sistmica e centradas na dicotomia Homem/ Natureza. Foi possvel perceber que cada um dos enfoques fundados nesse trinmio acaba por enveredar por uma reduo da complexidade dos fatos observados, produzindo-se imagens de um homem mdio, de sistemas coerentes, assim apresentando-se, geralmente, explicaes monocausais dos fenmenos tcnicos. Em alguns casos, essas explicaes so buscadas fora dos contextos histricos onde esses fenmenos se manifestam, correndo-se o risco de se confundir o ideal e normativo com o real, o design com as concatenaes tcnicas. Contudo, devemos observar que, se utilizadas sob outra perspectiva, boa parte das noes aqui apresentadas pode se revelar de grande valia. Nesse entender, no prximo item tentarei reelaborar esse paradigma analtico, atentando para explicaes multicausais dos fenmenos tcnicos.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

108

Fabio Mura

Repensando o paradigma
Como j colocado em evidncia, Latour (1994) atribui epistemologia e sociologia a responsabilidade de produzir na tradio ocidental uma separao marcada entre o social e o natural. Contudo, esse tipo de puricao no teria conseguido eliminar a crescente produo daquilo que denomina de hbridos, denidos de quase-objetos e quase-sujeitos, resultantes da fuso de fatos tcnicos e cientcos com aqueles de ordem poltica, e que so reunidos pelo autor em coletivos. A partir dessa argumentao, arma tambm que ningum jamais ouviu falar de um coletivo que no mobilizaria, em sua composio, o cu, a terra, os corpos, os bens, o direito, os deuses, as almas, os ancestrais, as foras, os animais, as crenas, os seres ctcios (Latour, 1994, p. 105). A argumentao de Latour, em minha opinio, estimula a formulao de algumas perguntas. Se partimos do fato de que a contraposio natural/social uma construo humana no universal, e no um dado emprico, poderamos falar de hbridos, como sugere o autor? Isso no implicaria a manuteno da dicotomia que aqui se pretende superar? Uma vez que enveredamos para a superao dessa dicotomia, seria pertinente distinguir ontologicamente entre elementos de ordem tcnica e cientca daqueles de ordem poltica? Talvez a chave para responder a essas questes possa ser encontrada no modo como denimos o que objeto e o que sujeito. Geralmente o primeiro considerado como algo material e, portanto, natural, ao passo que a noo de sujeito remeteria ao mundo social. Miller (2005) argumenta que o budismo e o hindusmo so crticos com relao materialidade. O hindusmo, especicamente, atravs da noo de maya, proclama a natureza ilusria do mundo material. Contudo, continua o autor, a histria sul-asitica no seria apenas uma histria de religies, com os aspectos econmicos e blicos, entre outros, demonstrando-se fundamentais, apresentando-se assim uma luta constante entre cosmologia e atividade prtica. Nesse cenrio diversicado, prossegue ele, a antropologia corre o risco de privilegiar unicamente o entendimento normativo sobre a materialidade, sem levar justamente em conta a complexidade dos fatores em jogo. Miller busca assim combater o que considera como sendo uma tirania do sujeito sobre o objeto nos estudos antropolgicos, auspiciando um maior equilbrio na anlise social.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

109

Embora possamos compartilhar com Miller o fato de que nas cincias sociais tenda-se a atribuir maior peso aos aspectos normativos, ca evidente que, como Latour, o autor continua operando com a ideia de que sujeitos e objetos constituem elementos diferentes, entendidos como substantivos. Pois bem, penso que esse ponto de vista deva ser sensivelmente modicado, propondo como alternativa uma denio de sujeito e objeto como representando diferentes condies nas quais um elemento pode se encontrar, em um jogo de relaes (Mura, 2010). Assim, podemos falar de sujeito da ao e objeto da ao, evitando-se recair numa lgica dicotmica.4 Um ser humano pode ser considerado, dessa forma, como sujeito em certas circunstncias, e objeto em outras e o mesmo se pode dizer sobre o vento, a gua, os espritos, etc. As duas condies aqui apontadas no seriam denidas portanto pelo fato de o elemento ser ou no material. Com efeito, seguindo-se, por exemplo, o entendimento dos Guarani, um esprito no menos concreto do que um corpo (Mura, 2006). A diferena entre esses dois elementos que o primeiro pertence a uma dimenso do cosmo no visvel para a maioria dos seres humanos, enquanto que para o outro diverso. Estes estariam, assim, repartidos em dimenses que exigem diferentes capacidades sensitivas. Portanto, no lugar de concentrar-nos sobre a materialidade ou no do universo, deveramos voltar nosso olhar para como seus elementos interagem entre si, e como isso ocorre em cada contexto histrico e csmico tomado em considerao, levando-se em conta as tradies de conhecimento que se encontram em jogo. Ao no se operar mais a partir de dicotomias paralelas, no se trataria portanto de estabelecer linhas de simetria, mas buscar qual papel, valor, poder, fora, energia, etc. cada elemento possui ou veicula, bem como as conguraes que decorrem da interao que vm a se estabelecer entre eles. Geralmente essas relaes indicam a formao de uma hierarquia entre os elementos em jogo, com a poltica, enquanto tcnica, desempenhando um papel fundamental. Plato j destacava a importncia da poltica nas concatenaes tcnicas (Cambiano, 1971; Vergez, 1956). Justamente Cambiano (1971) argumenta que o lsofo grego considera dois nveis de uma tcnica, fazendo uma distino;

Argumentando justamente sobre a relao entre sujeito e objeto nas especulaes loscas, Simmel (2006) coloca em destaque a tendncia a se concentrar a ateno na busca de uma denio do ser do sujeito e do objeto. Nesses termos, a tnica dessas especulaes recai sobre a essncia e no sobre as propriedades da ao, dentro de um jogo relacional, como estou aqui propondo.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

110

Fabio Mura

cada tcnica seria, por um lado, uma tcnica de produo ou de aquisio, enquanto que, por outro, seria tambm tcnica de uso de determinados instrumentos para a produo e a aquisio de um objeto. Mas cada tcnica de produo e aquisio, aps ter cumprido sua tarefa, deixaria em aberto o problema do uso do objeto que foi produzido ou adquirido. Assim, para Plato,
os produtos das tcnicas de produo e, consequentemente, as prprias tcnicas de produo, tornam-se teis na medida em que existem tcnicas de uso de tais produtos. Isto signica que entre as tcnicas se estabelece uma hierarquia que subordina as tcnicas de produo e de aquisio s tcnicas de uso. (Cambiano, 1971, p. 160, traduo minha).

Colocando no pice da escala as tcnicas de uso, Plato tentava dar prioridade s necessidades dos benecirios dos objetos produzidos ou coletados, antes que s aes tcnicas dos especialistas (artesos). Contudo, observa Cambiano (1971, p. 16, traduo minha), s uma tcnica diferente daquelas artesanais pode garantir a convivncia ordenada, que torna possvel o uso social das tcnicas com as vantagens correspondentes, e a soluo de eventuais conitos. Ela a tcnica poltica Seguindo-se uma clssica denio nos estudos antropolgicos, oferecida por Swartz, Turner e Tuden (1966), a poltica seria caracterizada por ser um ato pblico, direcionado a um m e implicando um diferencial de poder. Esses autores argumentam tambm que, embora todos esses trs fatores possam estar presentes num ritual, este ltimo mobilizaria relaes apenas com os deuses com o sobrenatural , caracterizando assim uma relao religiosa e no poltica. Mas pelo que foi argumentado ao longo deste artigo, penso que restries desse tipo no devem ser postas, considerando, pois, a poltica como aes no universo, executadas por sujeitos humanos e no humanos, que se mobilizam para obter seus objetivos, quaisquer que sejam eles. Assim, atravs da tcnica poltica podem ser acionados diferentes designs, serem feitas escolhas tcnicas por sujeitos diversicados, com competncias tcnicas tambm diversicadas, e diferentes graus de poder. Enquanto ato poltico, uma escolha tcnica ser determinada a partir de tomadas de deciso e de competncias que cada sujeito ter disposio, mas tambm ser importante para tal propsito a disponibilidade de elementos necessrios para que essa meta seja alcanada, bem como a acessibilidade a eles.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

111

Nardi (1983) argumenta que a tomada de deciso no pode ser conseguida atravs da organizao do conhecimento em meras categorias. O processo seria mais dinmico, impulsionando o sujeito a imaginar as consequncias de se escolher uma combinao especca de metas e planos, tendo em conta as prprias expectativas. Assim, a autora prope denominar o resultado dessa combinao de cenrio, este constituindo-se no retrato das consequncias das escolhas que foram realizadas. Argumentando depois sobre os limites postos ao sujeito para fazer suas escolhas, Nardi (1983, p. 708) arma que environmental change forces people to realign their goals and plans and to be exible in making decisions. Aplicando o argumento de Nardi ao caso especco das escolhas tcnicas, podemos considerar as mudanas ambientais de que nos fala a autora como sendo anlogas quelas que ocorrem no ambiente tcnico, nos termos denidos por Leroi-Gourhan. Por seu turno, a tecnologia, enquanto design, como proposto por Ingold, encontraria aqui seu correspondente na noo de plano. O objetivo tcnico seria portanto condicionado pelas caractersticas do ambiente, no sentido de que este deve se apresentar como favorvel em todos os seus aspectos, para que o escopo do sujeito seja alcanado. De tal forma, para que o ambiente tcnico seja favorvel, como j se antecipava, deve existir uma combinao apropriada de disponibilidade e de acessibilidade dos/ aos elementos necessrios para atingir a nalidade tcnica desejada. Nesse sentido, a interao do cenrio enquanto ns, planos e expectativas com o binmio disponibilidade/acessibilidade determinar o que deniremos como um repertrio de possibilidades (Mura, 2000). A congurao de um repertrio de possibilidades depender, pois, de vrios fatores. Busquemos analis-los traando um paralelo com as recentes formulaes de Barth (1987, 1993, 2005) sobre as propriedades da cultura e a organizao social da mesma. O autor noruegus considera a cultura no numa acepo abstrata, mas como sendo um uxo contnuo de ideias, princpios, valores, imagens, etc., gerados pelas pessoas atravs da experincia. Cada indivduo carregaria um estoque cultural singular, em constante incremento e transformao, que transportado consigo, contribuindo para propagar entre outros sujeitos as informaes em sua posse. A cultura enquanto fenmeno seria caracterizada pelo fato de produzir continuidade e variaes constantes de contedo. Nesse sentido, se diferenciaria nitidamente do objeto da organizao social, cuja
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

112

Fabio Mura

propriedade a de determinar descontinuidades. Como ele diz, grupos sociais podem perfeitamente ter fronteiras bem denidas. Um grupo pode ser clara e categoricamente distinto de outro. (Barth, 2005, p. 17). A organizao social da cultura produziria, assim, critrios de descontinuidade na mesma, diferenciando a informao que o uxo veicula. Pois bem, podemos considerar a disponibilidade de elementos e tcnicas como tendo as mesmas caractersticas da cultura, isto , estando em uxo constante, uxo este no apenas impulsionado pelos seres humanos, mas nesse caso tambm por fenmenos fsicos e qumicos. Por seu turno, podemos relacionar a acessibilidade a esses elementos e sua distribuio como dizendo respeito a uma organizao social dos mesmos portanto uma organizao sociotcnica. A acessibilidade ser assim condicionada por fatores de ordem fsica e qumica, mas tambm por princpios sociais, polticos e simblicos. Mas o fator central que nos permite entender o grau de articulao de todos os outros representado pela competncia tcnica. A competncia tcnica se constitui a partir dos estoques culturais e do que poderamos denir de estoques tcnicos, resultantes no apenas da experincia entendida como um processo cognoscitivo relegado esfera intelectual, mas tambm como um treinamento baseado num saber-fazer prtico. Tal experincia oferecer as coordenadas necessrias para se congurar uma tecnologia entendida nos termos que vimos com Ingold e avaliar sua eventual aplicao, dando vida ou no a uma performance tcnica. Por outro lado, performances anteriores serviro como base experiencial para futuros planejamentos, levando-se em conta o repertrio de possibilidades do momento, denindo assim estratgias e escolhas tcnicas como, por exemplo, avaliar se seja mais oportuno produzir um determinado elemento ou buscar adquirilo. Esse tipo de escolha ser sempre movido pela busca de uma sempre maior eccia tcnica. Nesse sentido, constituiria uma tendncia tcnica, nos termos elaborados por Leroi-Gourhan, mas no limitada apenas a um critrio de produo. Nesse caso, a eccia no ser medida apenas a partir de princpios fsicos e qumicos, mas tambm sociais, polticos, simblicos, etc. O processo tcnico ser o resultado da concatenao causal das performances de sujeitos diversicados (considerando tanto a posio social que ocupam, quanto a competncia que manifestam), que interagem entre si, permitindo a congurao de sistemas sociotcnicos. Esses sistemas revelamse, portanto, construdos e no predenidos; no so expresso de totalidades

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

113

tais como etnias, tecnologias ou uma viso simblica. Eles so o resultado de um jogo de foras exercidas por interesses diversicados de sujeitos que podem pertencer a famlias, grupos sociais e tnicos diferentes, manifestando vises de mundo, competncias e objetivos tcnicos diversicados e, s vezes, divergentes. Nesse entender, os sistemas sociotcnicos esto em contnua transformao, sendo abertos e apresentando certo grau de desordem, como j apontava Barth (2000) ao analisar a estrutura da ao social. Concluindo esta proposta de paradigma para abordar o fenmeno tcnico, cabe melhor denir a noo de contexto qual fao referncia. Em se tratando de uma abordagem processual, no cabe dvida de que a dimenso histrica constitua um fator fundamental na anlise das concatenaes tcnicas. Por outro lado, a dimenso espacial tambm algo importante e, assim como no enfoque de contextos histricos, implica a explicitao de um jogo de escalas.5 Com efeito, tomando em considerao o uxo de elementos, podemos constatar que muitos deles circulam numa escala planetria, impulsionados geralmente por transaes comerciais. Todavia, nem todos eles so distribudos de forma homognea ao longo do globo, precisando ser detalhadas as modalidades e temporalidades dessa distribuio, onde a dimenso local desempenha tambm papel relevante. Fator importante, nesse sentido, que, do ponto de vista de uma especca concatenao tcnica, muitas vezes a origem de um determinado elemento demonstra-se pouco inuente. Marx (1980, p. 217, traduo minha) j armava que
com seus ingressos em novos processos de trabalho na qualidade de meios de produo, os produtos perdem o carter de produtos e funcionam agora apenas como fatores objetivos do trabalho vivo. O ador trata o fuso apenas como meio com o qual a e o linho, como objeto que ele a. Certamente, no se pode ar

Barth (1978, p. 253-254) observa que, em se considerando diferentes nveis de escala territorial, teremos propriedades organizativas tambm diferentes: we expect a political system of 500 persons to show different properties from one of 500.000, but a system of 500 can also be expected to show different scale properties depending on whether its members are concentrated, or spread out over 500 km2. Comentando a contribuio das abordagens micro-histricas, Revel (1998, p. 20) chega a concluses similares, armando que a escolha de uma escala particular de observao produz efeitos de conhecimento, e pode ser posta a servio de estratgias de conhecimento. Variar a objetiva no signica apenas aumentar (ou diminuir) o tamanho do objeto no visor, signica modicar sua forma e sua trama. O autor acrescenta tambm que a dimenso micro no goza, neste sentido, de nenhum privilgio especial. o principio da variao que conta, no a escolha de uma escala em particular. (Revel, 1998, p. 20).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

114

Fabio Mura sem material para ar e sem fusos: assim, quando inicia a ao, a presena desses produtos pressuposta. Mas nesse processo de ao indiferente que linha e fusos sejam produtos de trabalho precedente, como indiferente, no ato da nutrio, que o po seja o produto de trabalhos anteriores do campons, do moinheiro, do padeiro, etc.

O argumentado pelo autor alemo refere-se especicamente s lgicas de produo, mas poderia tranquilamente ser aplicado aos processos de aquisio. De fato, o importante para os sujeitos que realizam suas escolhas tcnicas sejam elas voltadas a produzir ou a adquirir os elementos necessrios poder contar com repertrios de possibilidades adequados, independentemente da origem dos objetos desejados. A adequao depender em grande medida da disponibilidade dos elementos almejados, mas tambm de seu raio de alcance. Portanto, o aspecto territorial resulta ser fundamental nesses processos, uma vez que nos possibilita compreender os nveis de mobilidade espacial dos sujeitos, seu alcance em termos de denio da acessibilidade dos objetos desejados, os diversos locais onde estes so coletados e como os mesmos so distribudos. Pois bem, para tentar dar conta dos aspectos que foram aqui tratados, em outra ocasio (Mura, 2006) propus uma denio do contexto recortado para a anlise como sendo scio-ecolgico-territorial. Com essa noo busca-se entender como elementos humanos e no humanos, na posio de sujeitos ou de objetos, em um determinado lugar, relacionam-se e interagem entre si, formando sistemas sociotcnicos e mobilizando as foras do cosmo disposio. Tomando como exemplo um contexto scio-ecolgico-territorial congurado na regio ocupada pelos Guarani Kaiowa, no prximo item tentarei ilustrar o paradigma aqui esboado.

De sujeitos e objetos: os Guarani-Kaiowa e os processos tcnicos


No sculo XIX os Guarani Kaiowa habitavam uma ampla regio, com mais de 50.000 km2, constituda pelo que hoje denominado Paraguai Oriental e pelo cone sul do estado de Mato Grosso do Sul (Meli; Grnberg; Grnberg, 1976; Mura, 2006). Sua populao, cujo montante difcil de estimar, distribua-se ao longo dos cursos uviais e principalmente nas cabeceiras de rios e crregos. Nessas nascentes formavam-se unidades residenciais, constitudas
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

115

geralmente por uma habitao de grande porte, que abrigava uma famlia extensa de pelo menos trs geraes. Em seu interior, as famlias conjugais se distribuam em torno aos fogos domsticos, todos estes fazendo referncia ao tami e jari (o casal de egos de terceira gerao, que liderava a unidade residencial nos afazeres rituais e morais). Entre famlias residentes em nascentes prximas, a aliana denida atravs de laos de parentesco permitia a formao de uma unidade poltica local (Mura, 2006; Schaden, 1974; Susnik, 1979-80, 1982). A cosmologia desses ndios construda a partir de eventos ocorridos no tempo-espao das origens (ry Ypy). Para os Kaiowa, o cosmo era organizado hierarquicamente e dividido em diversos patamares (yvy) sobrepostos. Entre a superfcie da Terra e a sombra brilhosa da mesma (Yvy Rendy), encontram-se os patamares onde vivem os seres imperfeitos, incluindo os humanos. A partir de Yvy Rendy e at o rmamento, distribuem-se as divindades e as almas dos humanos (Mura, 2006). Cada elemento do universo possui seu dono (jry), este podendo ser humano ou no humano, manifestando comportamentos, atitudes, vontades e poderes (Cadogan, 1962; Chamorro, 1995; Meli; Grnberg; Grnberg, 1976). O cosmo se apresenta, assim, como uma grande arena poltica, onde todos os sujeitos interagem entre si, exercendo foras (mgicas e fsicas) e agindo para alcanar seus objetivos (Mura, 2006). Os elementos que compem esse universo podem ser perceptveis atravs dos sentidos e manipulveis pela maioria dos seres humanos, ou encontrar-se em outras dimenses, com os indivduos comuns podendo perceb-los apenas em algumas circunstncias, como no sonho, ou quando estes se apresentam sob a forma de um homem ou animal, ou simplesmente por meio de rudos, principalmente nas matas. O xam (geralmente um homem ou mulher maduros), por seu turno, em virtude de sua sensibilidade especial e formao especializada, o nico humano a conseguir transitar entre as duas dimenses do cosmo e, dependendo do nvel de poder alcanado, chegar aos patamares mais elevados do universo, recebendo as mensagens das divindades, mas tambm tentando persuadi-las a beneciar os Kaiowa e a punir os seres hostis a estes. Sempre centrado na gura do xam, constri-se um quadro moral de referncia, a partir do qual se avaliam comportamentos e se medem a eccia e o efeito de determinadas aes, mas tambm atravs dessa gura busca-se dar sentido aos saberes adquiridos pelos indivduos, enquadrando-os na dinmica do cosmo construindo-se portanto uma tradio de conhecimento especca (Mura, 2006).
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

116

Fabio Mura

justamente levando em conta o quadro moral e a tradio de conhecimento kaiowa que esses indgenas desenvolvem as atividades de coleta dos elementos necessrios vida cotidiana (o jeheka = ir procura de), bem como a prpria produo de objetos. Atravs da concatenao tcnica de atos polticos no cosmo e de aes sobre o mundo sensvel, atingem-se os objetivos desejados. Na caa, por exemplo, os atos de construo e de posicionamento de armadilhas ou o simples atirar uma echa para acertar uma presa so antecedidos pelo pronunciamento de oraes especcas (emboe tiha), voltadas a convencer o esprito-dono dos animais de caa (Soo jry) a conceder a captura de alguns indivduos sob sua jurisdio, que assim passam custdia do caador. Tais oraes so transmitidas de pais para lhos ou de avs para netos, e devem ser utilizadas oportunamente. Dessa forma, quando uma caada mal sucedida ou alguma desgraa ocorre ao caador ou a algum membro de sua famlia, atribui-se esse fracasso a uma aplicao equivocada da sequncia de aes no processo tcnico executado. Uma situao negativa generalizada, envolvendo mais sujeitos, pode ser atenuada ou revertida por meio das aes dos xams, com estes agindo sobre o cosmo atravs dos engry oraes especcas, de posse exclusiva desses especialistas, adquiridas unicamente dos deuses (Mura, 2006). No caso da caa, os xams entrando em contato com Soo jry podem buscar aplacar sua ira, com ele negociando ou ameaando convocar alguma divindade para puni-lo, caso venha a atentar contra a sobrevivncia dos Kaiowa, considerados como os irmos mais novos dos deuses. Partindo dos fatores aqui elencados, at meados do sculo XIX os membros de uma unidade residencial kaiowa, seguindo as diferenas de idade e sexo, tinham no cosmo experincias bastante similares, apenas os xams destacando-se no grupo. Os repertrios de possibilidades eram, portanto, tambm similares. A maioria dos objetos necessrios para desenvolver as atividades domsticas no estava disponvel no territrio em sua estrutura formal e funo tcnica, tendo que ser produzidos pelos sujeitos. A competncia e o nvel tcnico disposio desses ndios limitavam as escolhas tcnicas produo de objetos em madeira, bras vegetais e animais, pedra dura e cermica, elementos que podiam ser encontrados no interior dos espaos geogrcos onde viviam (Susnik, 1982). O ambiente tcnico, desse modo, era favorvel produo de alimentos e de utenslios, bem como ao desenvolvimento de atividades agrcolas, venatrias, da pesca e da coleta. Todavia, devemos observar que, embora raros, existiam tambm outros objetos, no produzidos ou

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

117

coletados nas redondezas das residncias, que procediam das relaes intermitentes que esses indgenas mantinham com a populao rural paraguaia e com destacamentos militares da regio. Porm, nesses casos, a acessibilidade era limitada, razo pela qual podemos armar que na economia geral das escolhas tcnicas indgenas esse fenmeno era ainda pouco relevante. Congurava-se, assim, um contexto scio-ecolgico-territorial especco, caracterizado pela integrao de elementos na vida domstica kaiowa, atravs do balanceamento entre tcnicas de produo e de aquisio. Aps a Guerra da Trplice Aliana (1864-1870), porm, esse contexto muda signicativamente. Os territrios kaiowa passam a ser progressivamente ocupados por frentes coloniais. Em um primeiro momento, se instalam na regio grandes companhias de extrao da erva-mate; depois, formam-se fazendas com atividades agropecurias, alterando de modo marcante a ecologia da regio. Em pouco mais de um sculo, as densas matas so quase totalmente extintas e rios so assoreados, com consequncias para a fauna e a ora nativas, que se reduzem em quantidade e variedade (Brand, 1997; Mura, 2006). Na nova paisagem, passam a dominar pastagens e bovinos, campos de soja e, mais recentemente, canaviais. Desenvolveram-se e prosperaram tambm cidades, constituindo infraestruturas e pontos comerciais, fazendo conuir regio signicativa quantidade e variedade de objetos metlicos, plsticos, vtreos, mecnicos, eletrnicos, etc., bem como alimentos. De sua parte, os Kaiowa no assistiram passivos a esse processo, nem se limitaram a resistir s prticas e lgicas dominadoras impostas pelos brancos. E se verdade que por obra de uma ao indigenista foram compulsoriamente obrigados a residir em minsculas reservas,6 jamais deixaram de explorar, tanto quanto possvel, as potencialidades que lhes ofereciam os amplos espaos geogrcos por eles conhecidos. Com efeito, estes ndios acompanharam as mudanas ambientais, renando as atividades de jeheka (coleta) e adequando para tal propsito seus grupos domsticos e o quadro cosmolgico. J desde o perodo da explorao dos ervais, os Kaiowa passaram a realizar atividades de changa trabalhos temporrios desenvolvidos para os brancos em troca de dinheiro e/ou mercadoria (Meli; Grnberg; Grnberg, 1976;
6

Entre as terras reservadas pelo Servio de Proteo aos ndios (SPI) no comeo do sculo XX e aquelas reconquistadas at hoje atravs das lutas indgenas, os Guarani (Kaiowa e andva) tm posse exclusiva de apenas 45.000 hectares, para uma populao que supera os 50.000 indivduos (Mura, 2006).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

118

Fabio Mura

Thomaz de Almeida, 2001) , com as famlias indgenas comeando assim a modicar os estoques tcnicos de seus integrantes, bem como a bagagem de objetos utilizados nas unidades residenciais. Os integrantes das famlias extensas passaram a estabelecer polticas de aproximao para criar vnculos com comerciantes (Barbosa da Silva, 2007), fazendeiros e seus intermedirios, bem como com agentes indigenistas, missionrios, ONGs, funcionrios de prefeituras, etc., com o intuito de obter favores e elementos no produzidos por eles. Atravs destas redes era possvel o acesso a transportes, cargos de professores, agentes de sade, merendeiras, etc., bem como a polticas pblicas, como projetos de desenvolvimento, assistncia sanitria, bolsa famlia, aposentadoria, etc. Todos esses benefcios foram sendo paulatinamente integrados na vida domstica e articulados com outras atividades mais tradicionais, como a agricultura, caa, pesca e coleta de elementos no mato e no campo. Assim, chegam-se hoje a se determinar verdadeiros calendrios de jeheka, denidos atravs de uma temporalidade composta de ritmos ecolgicos e burocrticos, com os ndios estabelecendo critrios de acesso diversicados aos elementos necessrios vida cotidiana (Mura, 2006). Para dar vida a esse processo de diversicao, as famlias extensas (teyi), cujos membros antes viviam sob um nico teto, com experincias tcnicas similares entre si, passaram paulatinamente a exibilizar sua organizao, a comear pela prpria forma de habitar e de denir a mobilidade de seus integrantes. As grandes malocas foram aos poucos substitudas por unidades habitacionais de menor porte cada uma contendo um fogo , formando um agregado domstico exvel (Wilk, 1984), com casas deslocadas no espao de diversas formas, mas articuladas entre si, mantendo como eixo central a do casal de idosos tami-jari. Desse modo, conservando-se como motor central na denio dos interesses de uso dos elementos almejados, nas tomadas de deciso e no desenvolvimento das atividades (com o intuito de obter uma performance tcnica sempre mais adequada), a famlia extensa de pelo menos trs geraes procurou progressivamente diversicar em seu interior as experincias geradas, garantindo certa autonomia na administrao tcnica de cada unidade habitacional, com uma consequente diversicao das competncias e da mobilidade territorial de seus integrantes (Mura, 2000, 2006). A autonomia de gesto das atividades, contudo, resulta ser relativa, pois o repertrio de possibilidades do sujeito no ser condicionado apenas por critrios de acessibilidade ou de competncia tcnica, mas tambm por lgicas

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

119

de distribuio dos elementos e fatores morais, exaltados por justicativas cosmolgicas. Assim, os Kaiowa passaram tambm a sosticar a arquitetura do universo, atravs da formao de duas esferas cosmolgicas: uma relativa aos brancos e outra aos ndios, cada uma com comportamentos, atitudes e elementos sob sua jurisdio, repartio esta feita no tempo-espao das origens (Mura, 2006). Todavia, isso no signica que elementos no possam passar de uma esfera para outra. De modo anlogo s atividades de caa (que implicam estabelecer estratgias voltadas a persuadir o esprito-dono dos animais a conceder a presa), possvel tambm dirigir polticas similares a outros seres poderosos: os brancos, obtendo objetos e saberes em sua posse. A diferena, portanto, no reside nos elementos em si, mas no tipo de uso que ser feito em cada esfera. Por exemplo, como argumentava um prestigioso xam, os Kaiowa podem criar algumas cabeas de gado para se alimentar, mas fracassam quando tentam formar grandes rebanhos, porque eles no podem ser fazendeiros como os brancos. Com efeito, embora s vezes tentem, os ndios no conseguem ampliar o nmero de cabeas desses animais porque so pressionados por seus parentes a fazerem a distribuio da carne, tornando o empreendimento trabalhoso e pouco rentvel. Outro xam, explicando o porqu de os indgenas no poderem reorestar, armava que essa tarefa do esprito-dono do mato; os Kaiowa podem apenas plantar algumas rvores, para dar sombra ou obter lenha. Havendo transgresso nesse sentido, esse esprito poderia puni-los, inclusive com a morte. Pois bem, j encaminhando-nos para a concluso deste artigo, o exemplo aqui apresentado permite-nos constatar, a partir das transformaes do contexto scio-ecolgico-territorial aqui em tela, que as atividades indgenas denotam uma tendncia tcnica que leva os Kaiowa a optarem por um progressivo incremento e sosticao das tcnicas de aquisio. Dessa forma, diferentemente do armado por Leroi-Gourhan, uma sempre maior eccia tcnica no seria alcanada apenas a partir de lgicas de produo, mas a partir principalmente de necessidades e modalidades de uso dos elementos almejados. Com efeito, atualmente os Kaiowa manipulam, transformam, distribuem e transacionam objetos em quantidade e variedade bem maiores com relao ao passado. At mesmo os prprios alimentos, em decorrncia tambm da pouca acessibilidade (devida ao depauperamento das matas e as restries territoriais), hoje so conseguidos preponderantemente em estabelecimentos comerciais e atravs de polticas pblicas. Assim, as cidades tornaram-se alvo

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

120

Fabio Mura

privilegiado, embora no exclusivo, das atividades de jeheka (coleta). De fato, mesmo em circunstncias desfavorveis, as atividades tradicionais continuam sendo realizadas, atualizando as competncias tcnicas e at ganhando em valor simblico. O cultivo do milho branco, por exemplo, embora hoje seja quase insignicante para a dieta cotidiana desses ndios, realizado por xams, sendo central no ritual do batismo das plantas novas, assim contribuindo na manuteno de equilbrios csmicos, esconjurando eventos apocalpticos (Chamorro, 1995). Tambm as grandes malocas, utilizadas no passado como habitao, passaram a ser novamente construdas, mas mudando totalmente de funo, sendo hoje destinadas quase unicamente a atividades cerimoniais (Mura, 2000). Nesses termos, no podemos dizer que a tendncia tcnica conduza a um abandono completo das atividades realizadas no passado, uma vez que estas podem ganhar funes diferentes. Assim, tambm o incremento de fatores simblicos e polticos devem ser considerados como efeitos da busca de eccia tcnica. Finalmente, o exemplo aqui apresentado permite compreender que as transformaes no cosmo devem-se a mltiplas causas, de ordem fsica, simblica, poltica, etc., os elementos interagindo entre si a partir da condio de sujeitos de ao sobre objetos dessas aes, num devir histrico, e manifestando um jogo de foras que conguram um determinado contexto, onde a distino entre natural e cultural (ou social) revela-se pouco til para a anlise dos fenmenos aqui focados.

Concluso
Ao longo do presente trabalho foram colocados em evidncia os limites que manifestam as abordagens sistmicas aos fenmenos tcnicos, baseadas na dicotomia Homem/Natureza e na nfase sobre as lgicas de produo de objetos. Particularmente destacaram-se os perigos de se enveredar para uma projeo de modelos apenas de ordem lgica ou simblica como fator privilegiado no ordenamento do mundo sensvel. Em alternativa a esse proceder, proponho um enfoque processual, que busca o sentido das concatenaes tcnicas a partir de contextos scio-ecolgico-territoriais especcos, no transcendendo a prtica efetiva dos sujeitos sejam eles humanos ou no humanos , dando nfase s intencionalidades
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

121

polticas, s relaes de poder e s necessidades de uso, bem como confrontao de diferentes designs. Dessa forma, tentou-se compreender como os sistemas tcnicos so construdos a partir de mltiplas causas, buscando-se apreender a complexidade e a heterogeneidade que esses referidos contextos manifestam.

Referncias
BALFET, H. Tecnologia. In: CRESSWELL, R. (Org.) Il laboratorio delletnologo. Bologna: Il Mulino, 1981. p. 63-111. BARBOSA DA SILVA, A. Mais alm da aldeia: territrio e redes sociais entre os Guarani de Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado em Antropologia Social)Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. BARTH, F. Introduction. In: BARTH, F. (Ed.). Ethnic groups and boundaries: the social organization of cultural difference. Boston: Little Brown & Co, 1969. p. 1-38. BARTH, F. Conclusions. In: BARTH, F. (Ed.). Scale and social organization. Oslo: Universitetsforlaget, 1978. p. 253-273. BARTH, F. Cosmologies in the making: a generative approach to cultural variation in inner New Guinea. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. BARTH, F. Balinese worlds. Chicago: The University of Chicago Press, 1993. BARTH, F. Por um maior naturalismo na conceptualizao das sociedades. In: BARTH, F. O guru, o iniciador e outras variaes antropolgicas. Organizao de Tomke Lask. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000. p. 167-186. BARTH, F. Etnicidade e o conceito de cultura. Antropoltica: Revista Contempornea de Antropologia e Cincia Poltica, n. 19, p. 15-30, 2 Sem. 2005.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

122

Fabio Mura

BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradio kaiow/guarani: os difceis caminhos da palavra. Tese (Doutorado em Histria)Faculdade de Filosoa e Cincias Humanas, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997. CADOGAN, L. Aporte a la etnografa de los guaran del Amambay, Alto Ypan. Revista de Antropologia, So Paulo, v. 10, n. 1-2, p. 43-91, jun./dez. 1962. CAMBIANO, G. Platone e le tecniche. Torino: Einaudi, 1971. CHAMORRO, G. Kurusu engatu. Palabras que la historia no podra olvidar. Asuncin: Centro de Estudios Antropolgicos, 1995. (Biblioteca Paraguaya de Antropologa, v. 25). CRESSWELL, R. Techniques et culture. Les bases dun programme de travail. Techniques et Culture, Paris, n 1, p. 7-59, 1976. CRESSWELL, R. La nature cyclique des relations entre le technique et le social: approche technologique de la chane opratoire. In: LATOUR, B.; LEMONNIER, P. (Org.). De la prhistoire aux missiles balistiques: lintelligence sociale des techniques. Paris: La Dcouverte, 1994. p. 275-289. CRESSWELL, R. 1996. Promthe ou Pandore?: propos de technologie culturelle. Paris: Kim, 1996. DESCOLA, P. La nature domestique: Symbolisme et praxis dans lcologie des Achuar. Paris: Maison des Sciences de lHomme, 1986. DESCOLA, P. Societies of nature and nature of society. In: KUPER, A. (Org.). Conceptualizing society. London: Routledge, 1992. p. 107-126. DESCOLA, P. Genealogia de objetos e antropologia da objetivao. Horizontes Antropolgicos, ano 8, n. 18, p. 93-112, dez. 2002. DESCOLA, P.; PLSSON, G. Introduction. In: DESCOLA, P.; PLSSON, G. Nature and society: anthropological perspectives. London: Routledge, 1996. p. 1-22.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

123

GODELIER, M. Lappropriation de la nature: territoire et proprit dans quelques formes de societs prcapitalistes. La Pense, n. 198, p. 7-50, mars/ avril 1978. GODELIER, M. Lideale e il materiale. Roma: Editori Riuniti, 1985. HANNERZ, U. Cultural complexity: studies in the sociological organization of meaning. New York: Columbia University Press, 1992. HEIDEGGER, M. La cosa. In: HEIDEGGER, M. Saggi e discorsi. Milano: Mursia, 1991. p. 109-124. INGOLD, T. The appropriation of nature: essays on human ecology and social relations. Manchester: Manchester University Press, 1986. INGOLD, T. Tools, minds and machines: an excursion in the philosophy of technology. Techniques et Culture, n. 12, p. 151-176, 1988. INGOLD, T. Humanidade e animalidade. Revista Brasileira de Cincias Sociais, ano 10, n. 28, p. 39-53, jun. 1995. KUPER, A. (Org.). Conceptualizing society. London: Routledge, 1992. LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. LATOUR, B.; LEMONNIER, P. Introduction: gense sociale des techniques, gense technique des humains. In: LATOUR, B.; LEMONNIER, P. (Org.). De la prhistoire aux missiles balistiques: lintelligence sociale des techniques. Paris: La Dcouverte, 1994. p. 9-24. LEMONNIER, P. Introduction. In: LEMONNIER, P. (Org.). Technological choices: transformation in material cultures since the Neolithic. London: Routledge, 1993. p. 1-35. LEROI-GOURHAN, A. L uomo e la materia. Milano: Jaca Book, 1993. LEROI-GOURHAN, A. Ambiente e tecniche. Milano: Jaca Book, 1994.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

124

Fabio Mura

MARX, K. Il capitale: libro I. Roma: Editori Riuniti, 1980. MELI, B.; GRNBERG, G.; GRNBERG, F. Los pa-tavyter: etnografa guaran del Paraguay contemporneo. Suplemento Antropolgico, v. 11, n. 1-2, p. 151-295, 1976. MILLER, D. Introduction. In: MILLER, D. (Org.). Materiality. Durham: Duke University Press, 2005. p. 1-50. MURA, F. Habitaes kaiow: formas, propriedades tcnicas e organizao social. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social)Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000. MURA, F. procura do bom viver: territrio, tradio de conhecimento e ecologia domstica entre os Kaiowa. Tese (Doutorado em Antropologia Social)Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. MURA, F. A trajetria dos chiru na construo da tradio de conhecimento Kaiowa. Mana, v. 16, n. 1, p. 123-150, abr. 2010. NARDI, B. A. Goals in reproductive decision making. American Ethnologist: The journal of the American Ethnological Society, v. 10, n. 4, p. 697-714, nov. 1983. REVEL, J. Microanlise e construo do social. In: REVEL, J. (Org.). Jogos de escalas: a experincia da microanlise. Rio de Janeiro: FGV, 1998. p. 15-38. ROSSI, P. Los lsofos y las mquinas, 1400-1700. Barcelona: Editorial Labor, 1966. SCHADEN, E. Aspectos fundamentais da cultura guarani. So Paulo: EPU; Edusp, 1974. SCHWARTZ, T. The size and shape of a culture. In: BARTH, F. (Ed.). Scale and social organization. Oslo: Universitetsforlaget, 1978. p. 215-252. SIMMEL, G. Problemas fundamentales de la Filosoa. Valencia: Espuela de Plata, 2006.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

De sujeitos e objetos

125

SUSNIK, B. Los aborgenes del Paraguay: v. II: etnohistoria de los Guaranes: poca colonial. Asuncin: Museo Etnogrco Andrs Barbero, 1979-80. SUSNIK, B. Los Aborgenes del Paraguay: v. IV: cultura material. Asuncin: Museo Etnogrco Andrs Barbero, 1982. SWARTZ, M. J.; TURNER, V.; TUDEN, A. Introduction. In: SWARTZ, M. J.; TURNER, V.; TUDEN, A. (Org.). Political anthropology. Chicago: Aldine, 1966. p. 1-41. THOMAZ DE ALMEIDA, R. Do desenvolvimento comunitrio mobilizao poltica: o Projeto Kaiowa-andeva como experincia antropolgica. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2001. VERGEZ, A. Technique et morale chez Platon. Revue Philosophique, v. 81, p. 9-15, 1956. VINCENT, J. System and process: 1974-1985. Annual Review of Anthropology, v. 15, p. 99-119, 1986. WILK, R. R. Households in process: agricultural change and domestic transformation among the Kekchi Maya of Belize. In: NETTING, R.; WILK, R. R.; ARNOLD, E. J. (Org.). Households: comparative and historical studies of the domestic group. Berkeley: University of California Press, 1984. p. 217-244.

Recebido em: 28/02/2011 Aprovado em: 22/08/2011

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 95-125, jul./dez. 2011

You might also like