You are on page 1of 21

Simulado 154 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 6 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS Queriam elevar em grande escala os impostos municipais. Mas o sentimento pblico se 4 agastava, mais teso que de costume, contra a medida, e certos jornais, ainda no apalpados com os carinhos da prodigalidade administrativa, afinavam na mesma solfa com o azedo murmurar da comunidade irritada. 7 Que fazer? Buscar entre os contribuintes, pela convico esclarecida e mudada com um 10 exame srio e um debate largo do assunto, o consentimento, nos sacrifcios, de que se necessitava? Isso no, que demandava tempo, diligncia e sinceridade. 13 Havia outro caminho, curto e suave: esportular o jornalismo acomodatcio. Destarte se passaria por cima da opinio pblica, aamando-lhe com doirados os advogados naturais, e por 16 opinio pblica se embutiria o tintinar e retinir das propinas, sacolejadas no bolso dos maus jornalistas, pagos e repletos. 19 Felizmente, segundo o testemunho do seu ilustre ex- ministro, o presidente da Repblica repugnou sugesto, acatando, assim, os direitos da nao a uma publicidade sincera, a um 22 sistema de imprensa que no furte os governos aos deveres da sua responsabilidade.
Rui Barbosa. A imprensa e o dever da verdade. So Paulo: Com-Arte; Editora da Universidade de So Paulo, 1990. Internet: <www.casaruibarbosa.gov.br> (com adaptaes).
1

Avalie os itens a respeito dos aspectos gramaticais do texto, extrado da obra de Rui Barbosa. 1 No ltimo pargrafo do texto, os termos iniciados pel a preposio a, nos trechos a uma publicidade sincera e a um sistema de imprensa que no furte os governos aos deveres da sua responsabilidade, complementam o sentido do termo direitos ( L. 20). Correto Esta a regncia realmente. 2 Na linha 1, a forma verbal Queriam flexiona-se no plural, para concordar com o sujeito os impostos municipais (L. 1-2). Errado Queriam concorda com o sujeito oculto eles. 3 A omisso da vrgula que aparece imediatamente aps a expresso certos jornais ( L. 3) no prejudicaria a correo gramatical do texto. Errado Esta vrgula est com a seguinte separando o aposto e obrigatria. 4 Na linha 12, a substituio do sinal de dois-pontos por travesso manteria a correo gramatical e o sentido original do texto. Errado O sinal de dois pontos usado para se fazer uma sntese. Ao se colocar travesso a ideia passa a ser de explicao. 5 Na linha 13, facultado o emprego do pronome se antes ou depois do verbo passaria. Errado A expresso Destarte leva prclise obrigatria.

fato reconhecido que a semelhana ou mesmo a similitude perfeita entre pares de 4 coisas no faz de uma a imitao da outra. As imitaes contrastam com a realidade, mas no posso usar na anlise da imitao um dos termos que pretendo esclarecer. Dizer isto no real 7 certamente contribui para o prazer das pessoas com as representaes imitativas, de acordo com um admirvel estudo de psicologia escrito por Aristteles. A viso de determinadas coisas nos causa angstia, escreve Aristteles na Potica, 10 mas apreciamos olhar suas imitaes mais perfeitas, sejam as formas de animais que desprezamos muito, sejam cadveres. Esse tipo de prazer pressupe o conhecimento de que seu 13 objeto uma imitao, ou, correlativamente, o conhecimento de que no real. H, portanto, 16 uma dimenso cognitiva nessa forma de prazer, assim como em muitos outros prazeres, inclusive os mais intensos. Suponho que o prazer de comer determinadas coisas pressupe algumas crenas, como a 19 de que elas so realmente o que pensamos estar comendo, mas a comida pode se tornar um punhado de cinzas quando se descobre que isso no verdade que carne de porco, para um 22 judeu ortodoxo, ou carne de vaca, para um hindu praticante, ou carne humana, para a maioria de ns (por mais que o sabor nos agrade). No preciso sentir a diferena para haver uma diferena, 25 pois o prazer de comer geralmente mais complexo, pelo menos entre os seres humanos, do 28 que o prazer de sentir o gosto. Saber que algo diferente pode fazer diferena para o gosto que sentimos. Se no o fizer, que a diferena de gostos talvez no seja uma coisa que preocupe o bastante para que as respectivas crenas sejam um requisito do prazer.
Arthur C. Danto. A transfigurao do lugar-comum: uma filosofia da arte. Trad. Vera Pereira. So Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 49-50 (com adaptaes).

Em relao ao texto acima, avalie os prximos itens. 6 No texto, defende-se a ideia de que as imitaes opem-se realidade e, certamente por isso, o ser humano as aprecia, porque detm o conhecimento de que no so reais. Correto Esta uma boa sntese do texto. 7 O autor afirma que a diferena fundamental para se determinar o prazer que sentimos ao comer algo. Errado Em nenhum momento isso afirmado. M leitura das linhas 23-24. 8 Para o autor, saber que algo diferente faz diferena para o gosto que sentimos, razo pela qual as crenas que cada indivduo tem sobre as coisas determinam a forma de sentir prazer. Errado Ele no afirma isso categoricamente. Diz apenas que pode acontecer (linha 26-27). 9 No texto, o autor defende a igualdade entre as coisas presentes no mundo. Errado Pssima leitura do texto. 10 O autor defende que o prazer que o ser humano sente pelas coisas da vida uma imitao. Errado Outra ideia que no encontrada em nenhum local do texto.

Assinale como correto o item que apresenta fragmento gramaticalmente correto e adequado para fazer parte de um ofcio. 11 Com base na Constituio Federal, o rgo ministerial recorreu da deciso do Juzo de Direito Plantonista da Capital por considerar-lhe lesiva ordem pblica (administrativajurdica), vez que o aumento substancial tinha sido feito sem observncia do regular processo legislativo municipal. Errado O certo a prclise em por considerar-lhe. 12 No recurso encaminhado Presidncia da Corte de Justia, o procurador geral de Justia assevera que a deciso ora combatida viola indiretamente Constituio Federal por alterar o processo eleitoral em vigor menos de um ano da eleio a ser realizada. Errado No existe crase em menos. 13 O procurador argumentou ainda que, da forma como foi decidida, a iniciativa causaria srio abalo financeiro nas finanas da Cmara Municipal, o que levaria ao desrespeito Lei de Responsabilidade Fiscal, em razo de no ter sido feito estudo prvio de impacto financeiro/oramentrio. Correto Tudo adequado aqui. 14 Embora considere que a atuao do juiz plantonista seje uma exceo institucional e legal do princpio do juiz natural, o presidente do TJ reforou a necessidade de constante cautela na apreciao dos processos, decidindo apenas aqueles cuja urgncia regular acarrete danos irreparveis s partes requerentes. Errado Seje de doer. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 Vrus um programa que pode se reproduzir anexando seu cdigo a um outro programa, da mesma forma que os vrus biolgicos se reproduzem. Correto Os vrus so pequenos cdigos de programao maliciosos que se agregam a arquivos e so transmitidos com eles. Quando o arquivo aberto na memria RAM, o vrus tambm , e, a partir da se propaga infectando, isto , inserindo cpias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. Assim, do mesmo modo como um vrus biolgico precisa de material reprodutivo das clulas hospedeiras para se copiar, o vrus de computador necessita de um ambiente propcio para sua existncia... Esse ambiente o arquivo a quem ele (o vrus) se anexa.

16 Se a empresa instalar um servidor proxy, este permitir que se mantenha um registro dos stios visitados pelos funcionrios, contudo a utilizao desse servidor causaria pequeno aumento do tempo de resposta a requisies http de clientes. Errado Em se tratando de um Proxy cache, as requisies HTTP de clientes podem ser mais rpidas (fornecendo um tempo menor de resposta), pois o Proxy guardar informaes sobre as pginas visitadas anteriormente em cache. 17 Os sistemas Windows XP e Linux tm kernel comum, aberto, que pode ser facilmente customizado pelo usurio. Errado O Windows certamente no. 18 As intranets surgiram antes da Internet, em uma poca em que no havia rede de longo alcance, mas apenas redes locais que se conectavam por meio de linhas telefnicas. Errado As intranets surgiram aps a disseminao da Internet. 19 O relgio de uma mquina pode ser sincronizado automaticamente com o relgio de um servidor na Internet. Nessa situao, a atualizao do relgio ocorrer automaticamente uma vez por ms, desde que o computador esteja conectado Internet no momento da atualizao. Errado Pode-se sincronizar o relgio com um servidor de horrio na Internet. Isso significa que o relgio ser atualizado de acordo com o relgio no servidor, o que pode ajudar a garantir que o relgio no computador seja preciso. Normalmente o relgio atualizado uma vez por semana, e necessrio estar conectado Internet para que a sincronizao ocorra. 20 As funes do BrOffice so similares s funes do pacote Office da Microsoft no que se refere edio de textos e planilhas eletrnicas. Correto O BrOffice contm diversas funcionalidades similares quelas contidas no pacote Office da Microsoft no que se refere edio de textos e planilhas eletrnicas.

Um usurio, ao trabalhar com o software Diretivo HP, em um computador com Windows 2000, leu a seguinte mensagem na tela do computador: Ocorreu um erro na comunicao com o dispositivo de digitalizao. Certifique-se de que o dispositivo esteja conectado adequadamente e tente de novo. Um tcnico, depois de avaliar essa mensagem, apresentou ao usurio a seguinte argumentao: I. Se o cabo USB em uso tem mais de trs metros de comprimento ou o cabo USB est com defeito, ento ocorre erro na comunicao entre o PC e o dispositivo de digitalizao. II. Se o software do dispositivo est com instalao incompleta e h problemas no controlador USB, ento ocorre erro na comunicao entre o PC e o dispositivo de digitalizao. III. Logo, se no h problemas no controlador USB e o cabo USB em uso no tem mais de trs metros de comprimento, o software do dispositivo est com instalao incompleta e o cabo USB est com defeito. A partir das informaes acima, julgue os prximos itens, considerando que P, Q, R, S e T representem as seguintes proposies: P: o cabo USB em uso tem mais de trs metros de comprimento; Q: o cabo USB est com defeito; R: ocorre erro na comunicao entre o PC e o dispositivo de digitalizao; S: o software do dispositivo est com instalao incompleta; T: h problemas no controlador USB. 26 A negao da proposio P a proposio o cabo USB em uso tem menos de trs metros de comprimento. Errado A negao o cabo USB no tem mais de 3 m de comprimento, o que inclui a possibilidade de o cabo ter exatamente 3 m. 27 A proposio correspondente premissa I da argumentao pode ser corretamente representada por PVQR. Correto Adequada representao. 28 A proposio correspondente concluso da argumentao (item III) pode ser corretamente representada por ~T~PSQ. Correto Tambm adequadamente representado.

Ainda com uso de Raciocnio Lgico, avalie os prximos itens. 29 A soma de dois nmeros inteiros 17, e o produto deles vale 52. A diferena entre esses nmeros 9, portanto. Correto x + y = 17 x.y = 52 Ento:

De onde temos x = 13 ou 4. De qualquer maneira, a diferena ser 13 4 = 9. 30 No perodo de 2010 a 2050, os anos bissextos (isto , aqueles com 366 dias) so todos aqueles divisveis por 4. Sabendo que 2010 ter 53 sextas-feiras, o primeiro ano desse o perodo em que o dia 1 de janeiro cair numa segunda-feira ser 2016. Errado Para saber o nmero de semanas em um ano, basta dividir 365 por 7. Isto significa que os anos no bissextos possuem 52 semanas completas e mais 1 dia. Ou seja, cada dia da semana aparece em um ano exatamente 52 vezes, sendo que um desses dias aparece 53 vezes. O dia da semana que aparece 53 vezes o dia que comea e termina o ano. No caso de 2010, este dia sextafeira. Conclumos que o ano de 2010 comeou na sexta-feira e terminar na sexta-feira. Se o ano for bissexto, sero dois dias que aparecero duas vezes: o dia da semana que comear o ano (1 de janeiro) e o dia da semana que for 2 de janeiro. Seguindo o mesmo raciocnio, o dia da semana de 31 de dezembro o mesmo de 2 de janeiro. Se 2010 terminar na sexta-feira, ento 2011 (que tambm no bissexto porque mpar) comear e terminar no sbado. 2012 um ano bissexto ( divisvel por 4 e ser ano de Olimpada). Como 2011 terminar no sbado, ento 2012 comear no domingo. O dia 2 de janeiro ser uma segunda-feira. Portanto, 2012 terminar na segunda-feira. Seguindo mesmo raciocnio, 2013, que no bissexto (porque mpar), comea e termina na tera-feira. 2014 (tambm no bissexto porque o resto da diviso por 4 igual a 2. Lembre-se que 2014 ser a Copa do Mundo no Brasil) comea e termina na quarta-feira, 2015 (tambm no bissexto porque mpar) comea e termina na quinta-feira. 2016 (basta dividir 2016 por 4 e verificar que o resto da diviso 0) um ano bissexto e comear na sexta-feira. O dia 2 de janeiro de 2016 ser um sbado. Portanto, 2016 terminar no sbado. O ano de 2017, que no bissexto (porque mpar), comear e terminar no domingo. Assim, o ano de 2018 comear na segunda-feira. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Os princpios que regem a atividade da administrao pblica e que esto expressamente previstos na CF so os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Errado Falta o princpio da eficincia.

32 O pagamento da remunerao referente ao perodo de frias de servidor deve ser realizado at dois dias antes do incio do respectivo perodo. Correto Vale lembrar que o servidor far jus a 30 (trinta) dias de frias, que podem ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. 33 Joaquim, motorista de pessoa jurdica prestadora de servio pblico, transportava documentos oficiais que necessitavam ser entregues com urgncia. No trajeto, Joaquim, por impercia e imprudncia, envolveu-se em acidente de trnsito, no qual colidiu com veculo de particular. A Constituio Federal de 1988 (CF) adotou a responsabilidade objetiva do Estado, sob a modalidade do risco integral, razo pela qual a pessoa jurdica dever responder pelos danos. Errado A Constituio Federal de 1988 no adotou a teoria da responsabilidade administrativa sob a modalidade de risco integral. Essa modalidade de responsabilidade objetiva, sob o risco integral, no admite excludente de responsabilidade. 34 O cidado que, tendo sido nomeado para ocupar cargo pblico efetivo no prazo de 30 dias e que, passado esse prazo, no tenha tomado posse, ser exonerado do cargo, para que se possa nomear o prximo candidato. Errado Realizada a nomeao (ato de provimento originrio) de candidato a cargo pblico, estabelece a Lei prazo de 30 (trinta) dias para tomar posse. Caso no ocorra a posse, ser a nomeao tornada sem efeito, a fim de que se nomeie outro candidato. importante esclarecer que a exonerao somente ocorrer se o nomeado tomar posse e no entrar em exerccio no prazo legal, qual seja 15 (quinze) dias aps a posse. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 Sabendo que o 2. do art. 5. da CF dispe que os direitos e garantias nela expressos no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte, ento, correto afirmar que, na anlise desse dispositivo constitucional, tanto a doutrina quanto o STF sempre foram unnimes ao afirmar que os tratados internacionais ratificados pelo Brasil referentes aos direitos fundamentais possuem status de norma constitucional. Errado Somente os tratados internacionais sobre DIREITOS HUMANOS (e no direitos fundamentais) podem ter status de Emenda Constitucional. Alm disso, essa previso somente foi acrescentada pela EC 45/2004. Antes dela, o Supremo entendia que os tratados internacionais somente poderiam ter fora de Lei Ordinria. 36 Sujeita-se perda da nacionalidade o brasileiro nato que praticar atividade nociva ao interesse nacional, desde que o ilcito seja reconhecido por sentena judicial transitada em julgado. Errado A prtica de atividade nociva ao interesse nacional hiptese de cancelamento de naturalizao brasileira e no de perda de nacionalidade. Alm disso, ela somente atinge o brasileiro naturalizado.

37 A Polcia Federal tem competncia constitucional para prevenir e reprimir, com exclusividade, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho. Errado A preveno e represso do trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, do contrabando e do descaminho realmente uma das atribuies da PF. No entanto, ela no exercida com exclusividade, mas sim sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia. 38 A garantia constitucional da inviolabilidade de domiclio abrange qualquer compartimento habitado, mas no os compartimentos onde algum exerce atividade profissional. Errado Segundo o STF, o conceito de "casa" abrange qualquer recinto fechado, no aberto ao pblico, ainda que de natureza profissional (escritrio do advogado, consultrio do mdico, dependncias privativas da empresa, quarto de hotel etc.). No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Se o sujeito ativo do delito, ao praticar o crime, no quer diretamente o resultado, mas assume o risco de produzi-lo, o crime ser culposo, na modalidade culpa consciente. Errado Se o agente assume o risco caso de dolo eventual e no de culpa. 40 O funcionrio pblico que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, com o intuito de satisfazer sentimento ou interesse pessoal, responde por crime de condescendncia criminosa. Errado Trata da prevaricao e no da condescendncia criminosa. 41 Com uma arma de fogo sobre sua cabea, Csar foi obrigado por Srgio a lhe transferir todo o dinheiro de sua conta corrente, j que este achara na carteira da vtima os dados da conta e senha. Segundo a interpretao majoritria da Lei, trata-se de extorso, j que a vtima fora compelida por grave ameaa a fornecer ao agente indevida vantagem econmica. Errado O Cdigo Penal prev a extorso como o ato de constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter, para si ou para outrem, indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa. Segundo o entendimento majoritrio, para que fique caracterizada a extorso, deve, necessariamente, haver previso de vantagem futura que no seria obtida sem o ato ilcito. Como no caso em tela o agente do delito j possua os dados da conta da vtima, no h que se falar em EXTORSO, mas sim em ROUBO.

42 Considere que um indivduo pratique dois crimes, em continuidade delitiva, sob a vigncia de uma lei, e, aps a entrada em vigor de outra lei, que passe a consider-los hediondos, ele pratique mais trs crimes em continuidade delitiva. Nessa situao, de acordo com o Cdigo Penal, aplicar-se- a toda a sequncia de crimes a lei anterior, por ser mais benfica ao agente. Errado Tendo a lei mais grave (que considerou o crime como hediondo) surgido e entrado em vigor antes da cessao da continuidade delitiva, ela chegou a vigorar durante a execuo do crime, de forma que deve ser aplicada, ainda que mais grave. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Aps assaltarem uma farmcia no centro de Belm-PA, dois homens fugiram em direo a Cuiab-MT. Policiais civis do Estado do Par que passavam prximo ao local saram em perseguio, mas s efetuaram a priso dos assaltantes na capital de Mato Grosso. Nessa situao, a priso ilegal, uma vez que os referidos policiais deveriam ter acionado as autoridades policiais locais, pois no tm autorizao legal para atuar em outra unidade da Federao. Errado No h que se falar em ilegalidade da priso, nos casos em que ocorrer perseguio para outro estado da federao. 44 A fiana, uma vez prestada, e havendo condenao do ru, ser perdida, totalmente, em favor do Estado. Errado A fiana no ser perdida totalmente em favor do Estado caso haja condenao do ru. A fiana apenas garante o pagamento das custas e demais encargos aos quais o ru est obrigado, caso seja condenado. A fiana s ser perdida em favor do Estado caso haja o quebramento da fiana, nas hipteses legais, quando ser perdido metade do valor pago a ttulo de fiana, ou no caso de no comparecimento do ru para cumprimento da pena definitivamente imposta, hiptese na qual haver o perdimento total do valor da fiana. 45 Nas infraes permanentes, incabvel a priso em flagrante. Errado Conforme o art. 303 do CPP cabvel. 46 No exame complementar, os peritos tero presente o auto de corpo de delito, a fim de suprir-lhe a deficincia ou retific-lo. Correto Literalidade do CPP. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 As empresas especializadas em prestao de servios de segurana, vigilncia e transporte de valores, constitudas sob a forma de empresas privadas, alm das hipteses previstas nos incisos do caput deste artigo, podero se prestar tambm ao exerccio das atividades de segurana privada a pessoas. Correto De acordo com a Lei 7102.

48 O artigo que tipifica o crime de maus-tratos previsto no Cdigo Penal foi tacitamente revogado pela Lei da Tortura, visto que o excesso nos meios de correo ou disciplina passou a caracterizar a prtica de tortura, porquanto tambm causa de intenso sofrimento fsico ou mental. Errado Comparando o crime de maus-tratos (art. 136 do CP) com o crime de tortura (art. 1 da Lei n 9.455/97) vimos que na tortura, o fim a que se presta a guarda, poder ou autoridade no est especificado, sendo, por isso, mais abrangente. Nos maus-tratos, a ao do sujeito ativo de contedo ainda mais varivel, pois pode se manifestar de diversas maneiras, entre as quais esto includas aquelas previstas na tortura, meios de correo ou disciplina (preveno). Nestes, a vida ou a sade da pessoa exposta a perigo, enquanto que naquela, algum submetido a intenso sofrimento fsico ou mental. Assim, temos que o artigo 136 do CP (maus-tratos) NO foi tacitamente revogado pela Lei da Tortura. 49 Consoante a jurisprudncia do STJ, a necessidade de dupla imputao nos crimes ambientais tem como fundamento o princpio da indivisibilidade, o qual se aplica, por exceo, nessa hiptese, e por no se admitir responsabilizao penal da pessoa jurdica dissociada da pessoa fsica. Errado Segundo o princpio da indivisibilidade, tanto a ao penal pblica como a privada indivisvel, sendo obrigatrio que abranja todos os que praticaram a infrao. um princpio que de fato compatvel com a teoria da dupla imputao e por isso, no h que se falar em aplicao desse principio em carter de exceo quando se trata de crimes ambientais cometidos por pessoas jurdica. 50 O agente que perambula de madrugada pelas ruas com uma arma de fogo de uso permitido, sem autorizao para port-la, comete infrao penal, independentemente de se comprovar que uma pessoa determinada ficou exposta a uma situao de perigo. Correto O crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (Artigo 14) constitui crime de perigo abstrato e, com isso, a situao de perigo presumida. Portanto, para que o crime ocorra basta a conduta.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Certo sistema hipottico tem uma funo de estado dada por , onde G a energia de Gibbs, T a temperatura e P a presso. Com base nestes dados, avalie os prximos itens.

Dados: 51 O valor da entropia para esse sistema independente da presso. Errado Temos que

. Logo:

Logo, a entropia depende da presso. 52 O volume deste sistema apresenta o comportamento tpico de um sistema gasoso. Errado O volume dado por:

Portanto, conforme a presso aumenta o volume aumenta, o que no um comportamento tpico de um gs. 53 Para esse sistema, a entalpia aumenta conforme aumenta a temperatura. Errado Temos que:

Portanto, a entalpia independente da temperatura para esse sistema.

54 A energia interna desse sistema aumenta quando aumenta a temperatura. Errado Neste caso:

Portanto, quando aumenta a temperatura a energia interna diminui. 55 A energia de Helmholtz constante em relao a presso e a temperatura para esse sistema. Errado Ela dada por:

Portanto, A varia com a temperatura. 56 A capacidade calorfica a presso constante zero para esse sistema. Correto Ela dada por:

Portanto, verdadeiro o afirmado. 57 A temperatura constante, quando o volume dobra a presso dobra. Errado J mostramos que V = 2+4P. Portanto, no se aplica essa relao. 58 Esse sistema poderia ser um gs ideal confinado em um cilindro. Errado Por tudo que j observamos anteriormente, no seria possvel, pois as caractersticas so muito diversas. 59 Na prtica, nunca se podem conseguir funes de estado que relacionem G com T e P. Errado possvel sim, desde que se faam os experimentos e clculos corretos. 60 A energia interna desse sistema no zero absoluto mxima. Correto Como mostramos anteriormente, U = -4TP. Portanto, o mximo de U obtido quando T = 0.

Nos prximos itens, avalie como correto quando for apresentado um cido de Lewis duro. 61 H
+

Correto Um dos melhores exemplos possveis. 62 AlCl3 Correto Tambm um bom exemplo deste comportamento. 63 Trinitrobenzeno. Errado Este um cido mole. 64 NH3 Errado uma base. 65 Ce
4+

Correto Pela alta carga, podemos ver que um cido duro. Acerca dos conceitos de ligao qumica e estrutura molecular, avalie os itens. 66 O orbital molecular ocupado mais alto (HOMO) o orbital molecular que, de acordo com o princpio de construo, o ltimo a ser ocupado. Correto Exata definio. 67 O LUMO o orbital mais distante energeticamente do HOMO. Errado Ele o prximo depois do HOMO. 68 A entalpia de ligao para um dado par de tomos aumenta medida que a ordem de ligao aumenta. Correto Este o comportamento observado. 69 O comprimento da ligao aumenta medida que a ordem de ligao aumenta. Errado Ele decresce. 70 Para um dado par de elementos, a entalpia de ligao aumenta medida que o comprimento da ligao decresce. Correto Sim, pois a ligao se torna mais forte.

A respeito dos conceitos da isomeria em Qumica Orgnica, avalie os itens. 71 Uma molcula quiral definida como uma que no idntica a sua imagem no espelho. Correto Certa definio. 72 Compostos enantiomricos apresentam o mesmo ponto de ebulio, mesmo ponto de fuso, mesma densidade, mesmos ndices de refrao e mesmos espectros de infravermelho, Correto Todas estas caractersticas so iguais e no ajudam para diferenci-los. preciso se recorrer a mtodos quirais. 73 Diastereismeros no apresentam atividade ptica. Correto De fato, no apresentam. 74 Carbono assimtrico um estereocentro que sofre hibridizao sp e possui quatro grupos diferentes ligados a ele. Correto Certa definio. 75 Em compostos cujo isomerismo devido a estereoismeros tetradricos, o nmero n-1 total de estereoismeros no ir exceder 2 , onde n igual ao nmero de estereocentros tetradricos. Errado n No exceder 2 . A respeito das reaes de substituio eletroflica aromtica, julgue os itens. 76 No existem grupos desativadores que orientem em orto-para. Errado Os halognios apresentam esta caracterstica. 77 No existem grupos ativadores que orientem meta. Correto Neste caso, realmente no. 78 Grupos alqulicos doam mais eltrons por efeito indutivo do que o hidrognio devido hiperconjugao, sendo ativadores. Correto Exatamente. 79 O grupo NH3 mais eletronegativo do que o hidrognio, de forma que um substituinte ativador. Errado Por conta disso, desativador.
3

80 Um substituinte pode doar eltrons para o anel atravs da deslocalizao de eltrons. Este efeito chamado mesomrico e pode ser doador ou retirador de eltrons Correto Exatamente isto. Nos prximos itens julgue como certo quando a relao ou informao apresentada for adequada.
Cl H H Cl H

C
Cl

C
H

Cl

81 -

mais cido do que

Correto Por efeito indutivo, mais fcil liberar o H do clorofrmio do que do clorometano.
N H
H N

82 -

apresenta menor pKA do que

Errado O segundo composto mais cido (menor pKA) por ressonncia. 83 O cido Clordrico tem menor pKA do que o cido Bromdrico. Errado O Br maior do que o Cl, de maneira que o pKA do HBr maior do que o do HCl.

84 -

um composto quiral.

Correto A molcula no apresenta um plano de simetria, de maneira que quiral.


HO OH

85 -

apresenta mais de dois estereoismeros.

Correto Os dois C onde esto ligadas as hidroxilas so centros quirais.

86 -

a frmula para o ismero S do composto.

Correto O C onde esto ligados os dois O apresenta essa configurao. Basta distribuir as prioridades e verificar.

87 -

um composto que desvia a luz plano polarizada.

Errado O composto a forma meso, que no apresenta quiralidade.

88 -

so estereoismeros.

Errado Trata-se da mesma molcula. No h estereocentros.

89 -

so enantimeros.

Correto O primeiro composto apresenta dois centros R e o segundo dois centros S.

90 -

na ausncia de luz, forma mais

do que

. Errado O intermedirio dessa reao o on bromnio que leva a adio em lados opostos e o produto apresentado em segundo lugar.

A respeito da anlise gravimtrica, avalie os itens. 91 A adsoro superficial mais comum em precipitados coloidais devido maior rea superficial, mas tambm ocorre em slidos cristalinos. Correto Exato. 92 Na coprecipitao, o on contaminante adsorvido na superfcie do colide e o seu contra-on de carga oposta na soluo adjacente partcula so arrastados na forma de um contaminante superficial. Correto Certo conceito. 93 A incluso menos provvel quando o on da impureza tem tamanho e carga semelhante ao de um dos ons do produto. Errado Ela mais provvel neste caso. 94 O crescimento lento do cristal reduz a coprecipitao por incluso. Correto Exato. 95 A coprecipitao por incluso ocorre para coloides, mas no para cristais. Errado Ocorre nos dois casos. Com respeito cromatografia gasosa, avalie os itens. 96 O sistema de injetor frequentemente fonte de assimetria dos picos. Correto Isto decorre de sujeira, amostra em excesso ou temperatura errada. 97 As colunas empacotadas esto caindo em desuso. Correto A tendncia o uso das capilares e outras mais modernas. 98 Fases estacionrias polares contm grupos funcionais tais como: -CN, -CO, -OH. Correto De fato. 99 Colunas WCOT so compostas por tubos capilares (ao, Al, Cu, plstico, vidro) revestidos interiormente com um filme de fase estacionria. Correto Exato.

100 Filmes espessos so usados para amostras pouco volteis. Errado So usados para amostras muito volteis. A respeito dos conceitos da Quimiometria, julgue os itens. 101 Nvel o valor (ou classe) que cada fator pode assumir no experimento. Correto Exatamente. 102 No mtodo clssico ou univariado todos os fatores estudados so variados ao mesmo tempo. Errado Este o mtodo multivariado. 103 O planejamento fatorial completo 2 simples de executar e pode ser estendido para um planejamento mais sofisticado. til quando desejamos saber a influncia dos fatores na resposta. Correto Certo conceito. 104 Num planejamento fracionrio meia s realizamos metade dos ensaios que faramos se fizssemos um planejamento fatorial completo. Com isto, economizamos tempo e dinheiro para fazermos um pr-seleo dos fatores mais importantes. Correto Certo. 105 Modelos empricos so modelos (equaes) que relacionam os fatores com as respostas. Correto Certo conceito. A cromatografia lquida uma valiosa tcnica de anlise que permite a separao, a identificao e a quantificao dos componentes de uma mistura. No que se refere a essa tcnica, julgue os itens de 106 a 110. 106 - Na cromatografia lquida, a injeo de quantidades relativamente elevadas dos analitos contribui para aumentar a eficincia da corrida e evitar a ocorrncia de picos de eluio assimtricos. Errado Contribui para diminuir a eficincia e aumentar picos de eluio assimtricos. 107 - Na cromatografia lquida por partio, a separao ocorre devido aos diferentes nveis de adsoro dos componentes da amostra sobre a superfcie da fase estacionria slida. Errado A partio um fenmeno de equilbrio governado pela lei de distribuio. Na cromatografia por partio a fase estacionria lquida, com alto ponto de ebulio, que est ligada a uma superfcie slida.
2

108 - Em um sistema cromatogrfico, o uso de uma coluna de saturao visa principalmente aumentar o tempo de vida til da coluna de separao. Correto Afirmao correta. 109 - Em anlises cromatogrficas quantitativas, o emprego do mtodo do padro interno permite evitar erros associados incerteza do volume de amostra injetado. Correto No mtodo do padro interno, uma quantidade cuidadosamente medida de um padro interno introduzida em cada padro de calibrao e na amostra (ver Seo 8C-3 skoog) e a razo entre rea do pico do analito (ou sua altura de pico) e a rea do pico do padro interno (ou sua altura) utilizada como parmetro analtico (ver Exemplo 31-1). (skoog, p.918, 8ed.). Logo, permite evitar erros associados incerteza do volume porque influenciam tanto a amostra quanto o padro interno (quantidade conhecida adicionada a todas as amostras). 110 - Se duas colunas idnticas forem acopladas em srie, o sistema cromatogrfico resultante ter uma resoluo duas vezes maior que a que seria verificada com o uso de apenas uma coluna. Errado A resoluo de uma coluna nos diz quanto duas bandas se distanciam uma em relao outra em comparao com as suas larguras. R = 2(trb - tra)/ (wa + wb) Incorreto ao afirmar que ter uma resoluo duas vezes maior, dobrar o tamanho da coluna no afetar de forma proporcional os tempos de reteno e as larguras dos picos. A respeito do registro de produtos, de acordo com a Lei 6360/76, avalie os itens. 111 Produtos como raticidas no necessitam do registro que esta Lei trata. Errado A lei afirma o contrrio. 112 A revalidao do registro dever ser requerida no primeiro semestre do ltimo ano do quinqunio de validade, considerando-se automaticamente revalidado, independentemente de deciso, se no houver sido esta proferida at a data do trmino daquela. Correto Art. 12. 113 No ser revalidado o registro do produto que no for industrializado no primeiro perodo de validade. Correto Isto mesmo. 114 Constar obrigatoriamente do registro a frmula da composio do produto, com a indicao dos ingredientes utilizados e respectiva dosagem. Correto Tambm art. 12.

115 Qualquer modificao de frmula, alterao de elementos de composio ou de seus quantitativos, adio, subtrao ou inovao introduzida na elaborao do produto, depender de autorizao prvia e expressa do rgo de vigilncia estadual e ser desde logo averbada no registro. Errado Depende de autorizao do Ministrio da Sade. A respeito da Portaria SVS/MS 344, julgue os itens. 116 Somente os rgos pblicos podem trabalhar com substncias proscritas no Brasil. Errado Tambm instituies privadas autorizadas o podem. 117 Drogarias no precisam de autorizao especial, quando trabalharem apenas com os produtos nas suas embalagens originais. Correto De fato, neste caso no h necessidade. 118 rgos de represso a entorpecentes no precisam de autorizao especial. Correto De fato. 119 Laboratrios de referncia e de anlises clnicas podem manipular medicamentos e precursores sem ter autorizao especial, desde que no comercializem o produto final. Errado No existe isso. 120 Em caso de suspenso ou cancelamento de autorizao especial, cabe ANVISA dar destino aos estoques. Errado Cabe autoridade local.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

You might also like