You are on page 1of 7

BOURDIEU, P; CHAMBOREDON, J.-C.; PASSERON, J.-C. A profisso de socilogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2000. Cap.

1 O fato conquistado contra a iluso do saber imediato (pp. 23-44) e Cap. 2 O fato construdo: as formas de demisso empirista (pp. 45-72)

Na Introduo, Bourdieu et ali afirmam o seguinte: Defender juntamente com Bachelard que o fato cientfico conquistado, construdo e constatado, recusar, ao mesmo tempo, o empirismo que reduz o ato cientfico a uma constatao e o convencionalismo que lhe ope somente as condies prvias da construo. fora de lembrar o imperativo da constatao, contra toda a tradio especulativa da filosofia social da qual tem de se liberar, a comunidade sociolgica tende, atualmente, a esquecer a hierarquia epistemolgica dos atos cientficos que subordina a constatao construo e a construo ruptura: tratando-se de uma cincia experimental, a simples referencia prova experimental no passa de uma tautologia, enquanto no for acompanhada por um explicao dos pressupostos tericos que servem de base a uma verdadeira experimentao; ora, tal explicitao permanece em si mesma desprovida de virtude heurstica enquanto no for acompanhada da explicitao dos obstculos epistemolgicos que se apresentam, sob uma forma especfica, em cada atividade cientfica (p. 22). A partir desse trecho, que resume os pressupostos e premissas que estruturaro o livro, algumas concluses podem ser tiradas: 1) O fato cientfico no se encontra pronto e acabado, espera do pesquisador. Na verdade, o fato cientfico s emerge enquanto tal depois de passar por trs etapas: deve ser conquistado, construdo e constatado. 2) Essas etapas perfazem uma hierarquia epistemolgica dos atos cientficos, de modo que a construo subordina-se conquista (ou ruptura) e a constatao subordina-se construo. por isso que a experimentao tpica da constatao s ganha inteligibilidade quando acompanhada da explicao dos pressupostos tericos tpicos da construo que lhe do consistncia; da mesma forma, essa explicao da construo terica s ganha sentido (virtude heurstica) quando acompanhada da explicitao dos obstculos epistemolgicos cuja superao que implica a conquista necessrio alcanar. 3) Tais premissas epistemolgicas recusam tanto o empirismo, que reduz a atividade cientfica ao momento da constatao, como o convencionalismo, que a reduz ao momento da construo terica.

PRIMEIRA PARTE A Ruptura 1. O fato conquistado contra a iluso do saber imediato A opacidade das fronteiras que separam a opinio comum e o discurso cientfico particularmente marcante nas cincias do homem. A vigilncia epistemolgica impe-se como uma necessidade premente. A experincia vivida, imediata, cotidiana e familiar do sujeito frequentemente nubla os reais aspectos e conexes da realidade, constituindo o principal obstculo epistemolgico para a conquista do fato cientfico: (...) a familiaridade com o universo social constitui, para o socilogo, o obstculo epistemolgico por excelncia porque ela produz continuamente concepes ou sistematizaes fictcias ao mesmo tempo que as condies de sua credibilidade. O socilogo nunca conseguir acabar com a sociologia espontnea e deve se impor uma polemica incessante contra as evidncias ofuscantes que proporcionam, sem grandes esforos, a iluso do saber imediato e de sua riqueza insupervel (p. 23). 1.1. Prenoes e tcnicas de ruptura Buscando reconciliar a conscincia comum consigo mesma, as opinies primeiras sobre os fatos sociais apresentam-se como uma coletnea falsamente sistematizada de julgamentos com uso alternativo (p. 23-24). So as chamadas prenoes, representaes esquemticas e sumarias que so formadas pela prtica e para ela (Durkheim; p. 24). A atividade cientfica pressupe uma ruptura com as noes comuns. Para isso, algumas tcnicas de objetivao (ou tcnicas de ruptura) so importantes. Pelo menos trs podem ser avenadas: A anlise estatstica. A comprovao estatstica tem a virtude de desconcertar as impresses primeiras, na medida em que Ao fragmentar as totalidades concretas e patentes que so dadas intuio para substitu-las pelo conjunto dos critrios abstratos que as definem do ponto vista sociolgico profisso, remunerao, nvel de instruo etc. impedindo as indues espontneas que, por um efeito de halo, levam a estender a uma classe inteira os traos marcantes dos indivduos mais tpicos na aparncia, em suma, dilacerando a rede de relaes que se tece continuamente na experincia, a anlise estatstica contribui para tornar possvel a construo de novas relaes, capazes de impor, por seu carter inslito, a busca das relaes de natureza superior que lhe serviriam de justificativa (p. 24). A definio provisria do objeto. Durkheim conferia a funo de ruptura ao procedimento da definio prvia (ou provisria) do objeto, procedimento esse destinado a substituir as noes do senso comum por uma primeira definio cientfica.

A crtica lgica das noes. Na medida em que a linguagem corrente e determinadas utilizaes eruditas das palavras comuns constituem o principal veculo das representaes comuns da sociedade, a crtica lgica e lexicolgica da linguagem comum aparece como instrumento indispensvel para o controle das noes cientficas. 1.2. A iluso da transparncia e o princpio da no-conscincia As tcnicas de ruptura, todavia, permanecem impotentes enquanto a sociologia espontnea, baseada no sentimento de familiaridade, no for atacada em seu prprio corao, isto , na filosofia do conhecimento do social e da ao humana que lhe serve de base. A sociologia, enquanto cincia separada do terreno do senso comum, s pode se constituir sobre o suporte de uma teoria do conhecimento do social uma epistemologia do social que contrarie os pressupostos fundamentais da filosofia espontnea do conhecimento do mundo social. Mais uma vez, faz-se necessria a ruptura com o mundo das aparncias, denunciando a iluso da transparncia: (...) a polmica de Durkheim contra o artificialismo, o psicologismo ou o moralismo apenas o avesso do postulado segundo o qual os fatos sociais tm uma forma de ser constante, uma natureza que no depende da arbitrariedade individual e de onde derivam relaes necessrias. O mesmo afirmava Marx quando defendia que, na produo social de sua existncia, os homens estabelecem relaes determinadas, necessrias, independentes de sua vontade, ou ainda Weber quando no aceitava reduzir o sentido cultural das aes s intenes subjetivas dos atores. Ao exigir do socilogo que penetre no mundo social como em um mundo desconhecido, Durkheim reconhece a Marx o mrito de ter rompido com a iluso da transparncia: Julgamos ser fecunda a ideia de que a vida social deve ser explicada, no pela concepo que tm a seu respeito os que participam nela, mas por causas profundas que escapam conscincia (p. 26). Os trs tericos mencionados (Durkheim, Marx e Weber) convergem a partir de uma mesma teoria do conhecimento do social, e no de uma mesma teoria do sistema social para a afirmao do princpio da no-conscincia, concebido como condio sine qua non para a constituio da cincia sociolgica, e entendido como reformulao na lgica dessa cincia do princpio do determinismo metodolgico que nenhuma cincia poderia negar sem negar como tal (p. 26). Com efeito, o princpio da no-conscincia pretende desapossar a experincia imediata de seu privilgio gnosiolgico (p. 27), combatendo uma certa filosofia humanista e ingnua da ao humana que recusa a aceitar que o sentido das aes mais pessoais e mais transparentes no pertence ao sujeito que as realiza, mas ao sistema completo das relaes nas quais e pelas quais elas se realizam (p. 28). Contra esse humanismo ingnuo, necessrio apresentar um segundo princpio da teoria do conhecimento do social que nada mais do que a forma positiva do princpio da no-conscincia: (...) as relaes sociais no poderiam ser reduzidas a relaes entre subjetividades animadas por intenes ou motivaes

porque se estabelecem entre condies e posies sociais, e porque, ao mesmo tempo, so mais reais do que os sujeitos que esto ligados por elas. As crticas que Marx opunha a Stirner dirigem-se aos psicossocilogos e socilogos que reduzem as relaes sociais representao que os sujeitos tm delas e acreditam, em nome de uma artificialismo prtico, que possvel modificar as relaes objetivas transformando essa representao (...) as tcnicas clssicas da psicologia social inclinam-se, em decorrncia de sua epistemologia implcita, a privilegiar as representaes dos indivduos em detrimento das relaes objetivos nas quais estes esto envolvidos e que definem a satisfao ou insatisfao que os mesmos experimentam, os conflitos que enfrentam ou as expectativas e ambies que exprimem. Pelo contrrio, o princpio da noconscincia impe que seja construdo o sistema das relaes objetivas nas quais os indivduos se encontram inseridos e que se exprimem mais adequadamente na economia ou morfologia dos grupos do que nas opinies e intenes declaradas dos sujeitos. No a descrio das atitudes, opinies e aspiraes individuais que tem a possibilidade de proporcionar o princpio explicativo do funcionamento de uma organizao, mas a apreenso da lgica objetiva da organizao conduz ao princpio capaz de explicar, por acrscimo, as atitudes, opinies e aspiraes (p. 28-29). 1.3. Natureza e cultura: substncia e sistema de relaes Se o princpio da no-conscincia no passa do avesso do princpio do determinismo metodolgico (tambm conhecido como princpio do clima das relaes), ento deve-se recusar todas as tentativas para definir a verdade de um fenmeno cultural independentemente do sistema das relaes histricas e sociais nas quais ele est inserido (p. 30). Tpico da filosofia essencialista, o conceito de natureza humana que sobrevive sob as roupagens das tendncias ou propenses de certos economistas, das motivaes da psicologia social ou das necessidades ou pr-requisitos da anlise funcionalista se choca com o preceito de Marx que probe eternizar, como dado natural, eterno e imutvel, o produto de uma histria, ou com o preceito metodolgico! de Durkheim que exige que o social seja explicado pelo social e unicamente pelo social, deixando escapar a especificidade histrica ou originalidade cultural dos objetos da sociologia. 1.4. A sociologia espontnea e os poderes da linguagem No basta, porm, denunciar a iluso da transparncia e adotar princpios capazes de romper com as premissas da sociologia espontnea para acabar com as construes ilusrias que ela prope. A vigilncia epistemolgica deve voltar-se tambm para os perigos decorrentes da utilizao da linguagem corrente que, pelo fato de ser corrente, passa desapercebida, contm, em seu vocabulrio e sintaxe, toda uma filosofia petrificada do

social sempre pronta a ressurgir das palavras comuns ou das expresses complexas construdas com palavras comuns que, inevitavelmente, so utilizadas pelo socilogo (p. 32). Quando expresses da linguagem comum aparecem dissimuladas sob as aparncias de uma elaborao erudita, os riscos de contaminao das noes pelas prenoes se acentuam, tornando ainda mais difcil a separao desejada entre sociologia espontnea e sociologia verdadeiramente cientfica. Nesse sentido, os socilogos que organizam sua problemtica cientfica em torno de termos pura e simplesmente tirados do vocabulrio familiar obedecem linguagem que lhes fornecida pelos objetos no momento em que julgam estar submetidos apenas ao dado (p. 33). Ao contrrio de jogar fora, pura e simplesmente, a linguagem comum, o socilogo deve proceder a algo mais urgente, a saber, realizar a anlise lgica da linguagem comum, tambm chamada de nosografia da linguagem comum, que se apresenta hoje, pelo menos no estado de esboo, na contribuio terica de Wittgeinstein. Somente uma anlise desse tipo pode conferir ao socilogo os meios para redefinir as palavras comuns no interior de um sistema de noes definidas e depuradas, ao mesmo tempo em que submete s crticas as categorias, problemas e esquemas retirados da lngua comum pela lngua erudita, que sempre ameaam se reintroduzir na linguagem. Alm disso, semelhante crtica ajudaria o socilogo a controlar as significaes flutuantes de todas as metforas (...) que ameaam situar a coerncia de seu discurso em uma natureza diferente daquela em que ele pretende inscrever suas formulaes (p. 34). Em geral, so esquemas de interpretao, quase sempre retirados da natureza fsica ou biolgica (equilbrio, presso, fora, clula, reflexo, crescimento, regulao etc.), que abrigam, sob o vu da metfora e da homonmia, uma filosofia inadequada do social e, sobretudo, tende a obstar a busca da explicao especfica, fornecendo em seu lugar uma aparncia de explicao (p. 34). Como exemplo, basta citar a imagem do processo revolucionrio como exploso aps opresso, ou mesmo o modelo de propagao da mancha de leo para os estudos de disperso cultural. O rigor cientfico no nos obriga a renunciar a todos os esquemas analgicos de explicao ou compreenso. Entretanto, (...) as cincias sociais devem operar o corte epistemolgico capaz de estabelecer a separao entre a interpretao cientfica e todas as interpretaes artificialistas ou antropomrficas do funcionamento social: somente com a condio de submeter os esquemas utilizados pela explicao sociolgica prova da explicitao completa que ser possvel evitar a contaminao a que esto expostos os esquemas mais depurados sempre que eles apresentam uma afinidade de estrutura com os esquemas comuns (p. 36). 1.5. A tentao do profetismo As dificuldades de se liberar da iluso da transparncia e de romper com as prenoes, bem como as tarefas, que muitas vezes lhe so atribudas, de responder s questes ltimas da humanidade, tornam a sociologia predisposta tentao do profetismo.

O socilogo, mais do que qualquer outro especialista, est exposto ao veredicto ambguo e ambivalente dos no especialistas que se sentem com a autoridade de dar crdito s anlises propostas, com a condio de que estas despertem os pressupostos de sua sociologia espontnea, mas que so levados, por essa mesma razo, a contestar a validade de uma cincia que eles s aprovam na medida em que ela coincide com o bom senso (p. 36). O socilogo, de fato, nunca est longe de sucumbir s expectativas escatolgicas que o grande pblico, em geral, transfere s cincias humanas: Ao aceitar definir seu objeto e as funes de seu discurso em conformidade com as demandas de seu pblico, apresentando a antropologia como um sistema de respostas totais s questes ltimas sobre o homem e seu destino, o socilogo faz-se profeta (...) (p. 37). mais do que necessrio que todo socilogo combata em si mesmo o profeta social que, segundo as exigncias de seu pblico, obrigado a encarnar. Com efeito, a sociologia proftica reatualiza a lgica do senso comum, que constri suas explicaes a partir da pretensa sistematizao das respostas da sociologia espontnea obtidas pela experincia imediata desordenada s questes existenciais: invoca-se, no final das contas, as explicaes simples, as explicaes pelo simples e pelas natureza simples (p. 38). 1.6. Teoria e tradio terica Se a lgica da razo cientfica, conforme afirma Bachelard, encontra-se sob o signo da descontinuidade ou, melhor, da ruptura contnua, e que, portanto, para progredir deve permanentemente colocar em questo os princpios de suas prprias construes, nota-se que a situao da sociologia no das mais favorveis consecuo dessa lgica. Sem embargo, o socilogo, quando se volta para o passado de sua disciplina, encontra no uma teoria cientfica constituda, mas uma tradio (p. 39). A falta de uma teoria propriamente constituda ou, pelo menos, de uma teoria cientfica da teoria cientfica em outros termos: uma epistemologia estimula a manuteno da relao tradicionalista com a tradio, canalizando, assim, os esforos e energias tericos para fazer a soma das contribuies tericas legadas pelos pais fundadores da sociologia (p. 39), num procedimento essencialmente anlogo ao dos telogos e canonistas da Idade Mdia, que reuniam em suas Sumas o conjunto dos argumentos deixados pelas autoridades e Textos Sagrados. Tal , no essencial, a lgica da obra de Talcott Parsons, por exemplo, que no deixa de ser a reelaborao indefinida de elementos tericos artificialmente extrados de um corpo escolhido de autoridades (p. 40). A ruptura com as teorias tradicionais e com a relao tradicional a essas teorias no passa de um caso particular de ruptura com a sociologia espontnea. Com efeito, a adeso a uma tradio terica implica a imposio de um conjunto de problemticas, temticas e esquemas de pensamento. Por exemplo, existem problemas que os socilogos deixam de abordar ou porque a tradio profissional no os considera como dignos de considerao, ou porque no dispe de ferramentas conceituais ou tcnicas que permitiriam trata-los de forma adequada; inversamente, existem questes que se

impem quase obrigatoriamente, tendo em conta sua elevada posio na hierarquia consagrada dos temas de pesquisa. Pretender compilar todos os conceitos e teorias legados pela tradio contraria o verdadeiro esprito cientfico moderno (Bachelard), ignorando que a verdadeira acumulao pressupe rupturas, que o progresso terico pressupe a integrao de novos dados mediante um questionamento crtico dos fundamentos da teoria que os novos dados colocam prova (p. 42). Em outras palavras, a histria da cincia marcada pela descontinuidade, impondo no o refinamento indefinido de uma grade terica, mas, antes, a substituio pura e simples de uma grade por outra (p. 42). 1.7. Teoria do conhecimento sociolgico e teoria do sistema social A teoria no o maior denominador comum de todas as teorias do passado, ou mesmo a galeria das teorias cannicas na qual a teoria se reduz histria da teoria; muito menos consiste num sistema de conceitos que abdica do controle experimental, adotando como nico critrio de cientificidade o da coerncia semntica ao invs de se referir correspondncia aos fatos; tampouco a soma de pequenos fatos verdadeiros ou de relaes demonstradas aqui e l, por diferentes cientistas e de forma desordenada, que se limita a ser a compilao positivista que reedita o ideal da Suma sociolgica. Para fins de definio da teoria sociolgica, essencial a distino entre uma teoria geral e universal das formaes sociais e uma teoria do conhecimento sociolgico. Devemos dissipar essa confuso, encorajada pelas doutrinas sociolgicas do sculo XIX, para termos a possibilidade de reconhecer, sem nos condenarmos ao ecletismo ou sincretismo da tradio terica, a convergncia das grandes teorias clssicas em relao aos princpios fundamentais que definem a teoria do conhecimento sociolgico como fundamento das teorias parciais, limitadas a uma natureza definida de fatos (p. 43). A teoria do conhecimento sociolgico, na verdade, cumpre o papel de princpio gerador e princpio unificador do discurso sociolgico: A teoria do conhecimento sociolgico, como sistema de regras que regem a produo de todos os atos e discursos sociolgicos possveis, e somente destes, o princpio gerador das diferentes teorias parciais do social (quer se trate, por exemplo, da teoria das trocas matrimoniais ou da teoria da difuso cultural) e, por consequncia, o princpio unificador do discurso propriamente sociolgico que no deve ser confundido com uma teoria unitria do social (p. 43). Tem-se, ento, uma distino entre cincia e conhecimento da cincia, ou seja, metacincia, o que nos leva a distinguir trs nveis lgicos: (i) os objetos da cincia, (ii) a prpria cincia e (iii) a metacincia, que inclui a lgica e a epistemologia da cincia. Como se v, a teoria do conhecimento sociolgico pertence esfera da metacincia, que condio para qualquer conhecimento cientfico possvel, enquanto as teorias parciais do social incluem-se na cincia propriamente, aplicando os princpios da metacincia sociolgica. No h que se confundir os distintos planos.

You might also like