You are on page 1of 3

Redalyc

Sistema de Informacin Cientfica


Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Figueiredo Carneiro, Henrique Da culpa, da desculpa e da ausncia de culpa Revista Mal-estar E Subjetividade, vol. IX, nm. 4, diciembre, 2009, pp. 1073-1074 Universidade de Fortaleza Brasil
Disponible en: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=27115487001

Revista Mal-estar E Subjetividade ISSN (Versin impresa): 1518-6148 malestar@unifor.br Universidade de Fortaleza Brasil

Cmo citar?

Nmero completo

Ms informacin del artculo

Pgina de la revista

www.redalyc.org Proyecto acadmico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto

1073

Editorial Da culpa, da desculpa e da ausncia de culpa


A importncia de pensarmos os elementos que causam as origens do mal-estar de fundamental importncia para uma compreenso da posio do sujeito que comparece na cena social do cotidiano. Entre os elementos de origem, conhecemos um que serve por excelncia de baliza dos atos do sujeito, no espao subjetivo e sua posio no lao social: a culpa. A culpa est na origem mtica e constitutiva da forma como um sujeito se posiciona, como Freud nos alerta em vrios momentos de sua obra. Em 1908, quando publica A moral sexual civilizada, destaca a sexualidade presa na lente do social e da normatividade. A posio sexual do sujeito alcana o lao seja qual for a perspectiva de anlise aplicada. A consequncia, que o sujeito, iniludvel portador de uma sexualidade diferenciada das demais espcies, se enreda nos gradientes formados pelo desejo e pela pulso, pelas normas e pela transgresso, enfim, pela vida e pela morte. Dito de outra forma, o sexual, por ser tomado por uma moral, envolve escolhas, atos e culpa. Como forma de sustentar a tenso gerada por esta constante a posio subjetiva nunca satisfeita as marcas da culpa se fazem presentes no retorno do ato. Como o que retorna de uma ao especfica do sujeito, a culpa diz, sobretudo, do lugar ocupado pelo sujeito ante o outro e a sociedade. Mas, indica a forma como a baliza est sendo posta em cena em nome de quem representa o elemento regulador: o discurso. Em 1910, em Totem e Tabu, Freud formaliza o tratado mtico pelo qual o sujeito h de se ater com a culpa dos seus atos.

Revista Mal-estar e Subjetividade Fortaleza Vol. IX N 4 p. 1073-1074 dez/2009

1074Editorial

Curiosamente, este um texto que articula desejo, amor, transgresso e culpa. De todos estes elementos a culpa ser tomada como elemento motor e o que faculta a construo de uma sustentao para o sujeito, sobre o ato concretizado ou fantasiado. A questo que nos ocupa tanto hoje exatamente a pergunta pelo arrependimento. Esta ainda uma matria de preocupao do sujeito investido de cidadania? O que falta para lanar a centelha em uma cadeia que vai do ato ao arrependimento, da culpa desculpa? Em 1930, em o Mal-estar na Civilizao o que fica claro, entre outras questes, um descompasso entre a civilizao e a fora pulsional do sujeito para alcanar a satisfao diante do se que coloca como normativo. Enfim, h um descompasso, mas h a possibilidade de construo de sadas que envolvam a constante e as variveis da arte de viver em lao social. Com esta descrio entendemos que a arte de viver em lao est diretamente ligada questo da falta-em-ser que representa uma constante a que nos referimos. Quando dissemos que o discurso um regulador porque tambm sabemos que agem de forma a permitir, proibir, limitar, e o fazem em funo desta marca. Assim, se perguntamos hoje pela culpa, no parece ser esta a pergunta mais adequada, pois difcil que um sujeito possa existir sem ela, pelo fato de continuar a viver no plano do social. A pertinncia seria maia consistente se esta pergunta se dirige ao discurso e sua inoperncia para que ela seja outra vez tomada como um ponto da subjetividade a ser retificadora da posio ocupada diante do ato. Este nmero est dedicado a esta questo. Que possamos avanar sobre o discurso da nossa poca e identificar o que de moral subjaz, o que de mtico pode ser recuperado, o que de civilidade pode ser restaurada.

Henrique Figueiredo Carneiro Editor e Organizador

Revista Mal-estar e Subjetividade Fortaleza Vol. IX N 4 p. 1073-1074 dez/2009

You might also like