You are on page 1of 21

Artigos

Banco de Questes

Colunistas

SEJA ASSINANTE

Anuncie Aqui

Fale Conosco

Seu login
Cadastre-se grtis*

Senha
Esqueci minha senha Busca Personalizada
enhanced by

QUI. + de 93.000 QUESTES ORGANIZADAS.

PORTAL JURDICO - SITIO JURDICO - JURISPRUDNCIA - LEIS - ARTIGOS JURDICOS - MONOGRAFIAS

Artigos
Quinta, 31 de Maro de 2011 07h02

CONSULTAS JURDICAS

Aulas em vdeo

Boletim Contedo Jurdico -

ISSN - 1984-0454

FERNANDO JOS VIANNA OLIVEIRA: Formado pelo Centro Universitrio do Par - Cesupa/2010. Ps-Graduando em Direito Civil e Processual Civil pela Fundao Getlio Vargas - FGV. Assessor de Juiz, Vinculado 7a Vara de Famlia d Capital no Tribunal de Justia do Estado do Par. Twitter: http://twitter.com/@Nando_Vianna09 blog: http://veritas-descomplicandoavida.blogspot.com/ e-mail: nando__oliveira09@hotmail.com

Colaboradores

Colunistas

Conselho Editorial

remover realce

outra consulta

enviar p/ amigo

A+

Dicionrio Jurdico

Informativos dos Tribunais

Informativos Temticos

As condies da ao, as sentenas terminativas e a sistemtica recursal

Jurisprudncias

Livros Recomendados

Livros/Revistas Digitais

Fernando Jos Vianna Olivei

Material do Professor

Modelos de Contratos

Monografias/TCC/Teses

RESUMO

Notcias Jurdicas

Peas Jurdicas

Publicaes Oficiais

Este trabalho apresenta os elementos que constituem as condies da ao, bem como as teorias ma importantes que as baseiam, procurando mostrar como o instituto ainda tem grande utilidade nos nossos dia defendendo que condies da ao sejam reiteradas no sistema, uma vez serem de grande importncia para ordenamento jurdico, funcionando como requisito de admissibilidade para a prpria ao. PALAVRAS-CHAVES: Condies da ao. Requisitos de Admissibilidade. Utilidade. Direito de Ao. ABSTRACT

Resultado das enquetes

Sites interessantes

Smulas Organizadas

Vade Mecum Brasileiro

Vade Mecum Estrangeiro

CONCURSOS PBLICOS

This paper presents the elements that constitute the conditions of action, as well as the most important theorie that are based, seeking to show how the institute still has great utility in our day, arguing that conditions of action ar

Apostilas e Resumos

Banco de Questes

repeated in the system, since they are of great importance to the legal system, functioning as a condition of eligibility fo the action itself. KEY WORDS: Action conditions. Admissibility requirements. Usefulness. Right of Action 1 INTRODUO

Concursos ABERTOS

Editais e Programas

Palavras Cruzadas

Provas de Concursos

Questes Comentadas

SERVIOS

SEJA ASSINANTE

Indique o portal

Sobre o Portal

Atualmente grande a discusso no mundo do jurdico acerca da importncia das chamadas condie da ao, que, de forma bem simples, so os institutos que devem estar presentes na hora da propositura de um demanda para que o Poder Judicirio possa fazer a apreciao do mrito da causa, ou seja, dar uma resposta qui que est sendo postulado pelo autor.

PUBLICIDADE

As condies da ao apesar de serem extremamente importantes para uma resposta de mri satisfatria vm perdendo importncia para muitos autores[1]. Tendo como argumento o fato de que esse institu somente causa maior dificuldade na hora de se apreciar um processo e que haveria outros institutos como o

somente causa maior dificuldade na hora de se apreciar um processo e que haveria outros institutos como o pressupostos processuais, que deveriam ser levados em conta na hora de analisar a regularidade na propositura d uma demanda.

Dessa forma, a Constituio de 1988 elenca em seu art. 5 os chamados direitos fundamentais e dentre ele est o de que a todas as pessoas, seja no mbito judicial ou administrativo, so asseguradas a razovel durao d processo e os meios que garantam sua celeridade de tramitao, conforme se pode observar no inciso transcri abaixo:

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-s aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: [...]

LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel dura do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.[2]

Referido inciso foi introduzido em nossa Constituio pela Emenda Constitucional N 45, de 2004, chamada Reforma do Judicirio. Entretanto, o grande problema que surge que o mandamento constitucional tende ficar somente no papel, se no forem tomadas outras providncias, no sentido de reformas da lei, visand efetivamente se alcanar essa celeridade, mas sem deixar de cumprir todas as etapas necessrias com vistas evitar que se desrespeite o devido processo legal, princpio esse mais do que garantido e respeitado n ordenamento.

Dessa forma, como uma reforma processual, que atinja as condies da ao, pode contribuir para um maior celeridade e efetividade da prestao jurisdicional?

Portanto, esta pesquisa relevante, principalmente do ponto de vista jurdico, uma vez que busca um reflexo sobre o instituto das condies da ao, bem como da reforma legislativa que incide nas mesmas e qu busca acelerar o curso do processo, uma vez que esse instituto imprescindvel para o desenvolvimento do mesmo.

Tal reflexo importante para a sociedade, pois h o interesse de resoluo dos conflitos de mod satisfatrio, o que refora o dever do juiz em solucionar o conflito.

Necessrio que se analise os aspectos processuais da temtica envolvida, mas tambm se deve busca analisar o modo de atuao dos envolvidos no sistema judicial brasileiro, desde os litigantes, at os aplicadores d lei.

Assim, um dos objetivos deste trabalho discutir se possvel uma reforma legislativa para resolver o problemas decorrentes da utilizao das condies da ao que muitas das vezes no so interpretadas da form correta, gerando efeitos processuais que atrasam a prestao jurisdicional.

Necessrio ento se faz citar as leis que reformaram o Cdigo de Processo Civil, em especial a le 10.352 de 2001, que apesar de anterior a EC/45, j mostrava uma preocupao do legislador, em buscar celeridade processual, bem como acabou demonstrando que muitas das reformas tiveram sentido no de reforma mas de revolucionar o direito processual, sobretudo com a entrada em vigor da j mencionada lei, que contribuiu par quebrar uma srie de dogmas processuais, como tambm contribuiu para uma reflexo sobre diversos instituto tradicionais do processo, principalmente no que diz respeito a possibilidade de supresso de instancia.

Este trabalho procura abordar, dando nfase, na alterao ocorrida no art. 515 do Cdigo de Process Civil, principalmente com a introduo do 3, no referido artigo. Que permite que os Tribunais julguem o mrito d uma determinada ao, desde que estejam presentes os seus requisitos.

Dessa forma possvel observar que essa mudana legislativa vai afetar principalmente os casos em qu so proferidas sentenas, em que no se sabe se a mesma de mrito ou processual, nos casos de extino d processo sem resoluo de mrito, em razo da ausncia de uma das condies da ao. Uma vez que a cada d que passa, aumenta a discusso em torno da confuso que muitos juristas fazem entre o mrito e as condies d ao, bem como o efeito que essa deciso vai produzir, no instituto da coisa julgada.

Imperativo ento se faz abordar o instituto das condies da ao e a reforma processual que busco realar a importncia das mesmas no ordenamento, bem como analisar como essa reforma processual atingiu instituto ora estudado e como as condies da ao, sendo alvo dessa reforma, pode contribuir para a celeridad processual.

Para que o estudo seja realizado, a teoria-crtica ser utilizada, por questionar a realidade em que s encontram as reformas processuais, e, como mtodo de abordagem para levantamento de dados ser utilizado exploratrio de base qualitativa, com anlise bibliogrfica, constituda principalmente de artigos cientficos, doutrin bem como jurisprudncia.

Assim, o propsito deste artigo vai ser de responder ao seguinte questionamento: As condies da a no nosso atual sistema, ainda possuem utilidade, ou j podem ser consideradas como letra morta em noss ordenamento? Como as condies da ao podem contribuir para uma maior celeridade processual?

Antes de se adentrar propriamente para o enfrentamento da questo, so necessrias alguma consideraes, tanto sobre o direito de ao bem como sobre algumas das mais importantes teorias que foram a responsveis pelo surgimento das condies da ao. 2 CONSIDERAES SOBRE O DIREITO DE AO

Como regra, a jurisdio inerte. Os juzes e tribunais encarregados de exerc-la no a fazem a esmo Assim, o Estado-juiz aguarda a provocao do titular do suposto direito alegado para poder atuar. o direito d ao, o poder ou direito de invocar a atuao do Estado-juiz para obter um provimento jurisdicional.

Dessa forma, o direito de ao visto em seu sentido constitucional, sendo que ele considerado como direito de provocar a atividade jurisdicional, visto como um direito de acesso justia.

Nesse ponto, tem-se que o Princpio da Inafastabilidade da Jurisdio[3], vem a ser o estudo do prpr direito de ao, sendo que o mesmo configurado como direito fundamental, de carter autnomo, distinto da a propriamente dita, no qual se afirma ter um direito quando se recorre proteo do Poder Judicirio.

O direito de ao um grande instrumento para a atuao da jurisdio, exercendo funo de garantia d imparcialidade, uma vez que se o juiz prestasse a tutela jurisdicional sem que fosse chamado para faz-lo, su atuao no seria neutra, podendo-se assim dizer, no seriam desprovidos de interesse na resoluo do conflit caractersticas que a jurisdio deve levar em conta.

Sendo assim, o direito de ao no se confunde com a ao propriamente dita, que pode ser entendid como demanda. Ento, o direito de ao, no sentido constitucional vem a ser considerado como direito abstrato, n entendimento de que um direito que no se refere a nenhum outro direito material especfico, pouco importando qu direito est sendo discutido em juzo. Assim, o ato de exercer o direito de ir a juzo, pelo qual se afirma u determinado direito, entendido como uma somatria do sentido ou das acepes Constitucional e Material da ao

A ao dessa forma, diferentemente do direito de ao, um direito concreto, vez que pela demanda, v se referir sempre a uma situao especfica, sendo condicionada a determinados requisitos, que sero abordado nos captulos seguintes, denominados de Condies da Ao. 3 CONSIDERAES INICIAIS SOBRE AS CONDIES DA AO

importante destacar que as condies da ao no so requisitos para a existncia da ao, ne mesmo no mbito processual. As condies da ao so requisitos estabelecidos para o exerccio regular do direi de ao, uma vez que, se no forem preenchidas, impedem a conduo do processo para a avaliao do mrito. Como diz Kazuo Watanabe,

So razes de economia processual que determinam criao de tcnicas processua que permitam o julgamento antecipado, sem a prtica de atos processuais inteiramente inte ao julgamento da causa. As condies da ao nada mais constituem que tcnica processu instituda para a consecuo deste objetivo. [4]

Mesmo diante da ausncia de uma das condies da ao, haver atividade jurisdicional, pois alm d direito ao julgamento da demanda, todos possuem direito a uma deciso sobre a possibilidade de ser decidida prpria causa considerada nela mesma.

Considerado um dos temas mais inquietantes de toda Teoria Geral do Processo, a ao vem desafiand os processualistas ao longo do tempo. No h unanimidade entre os doutrinadores at os dias atuais no que se refer a sua natureza jurdica, ou seja, quanto a sua posio no ordenamento. 3.1 TEORIAS ACERCA DA NATUREZA JURIDICA DO DIREITO DE AO

Ao longo dos tempos, vrias teorias surgiram com o intuito de determinar qual seria a natureza jurdica d

ao. As concepes mais relevantes e que merecem destaque so: a teoria civilista, a teoria ecltica e a teor intermediria, que muito utilizada na prtica forense, porm ainda sem um estudo mais aprofundado de noss doutrina. 3.1.1 A teoria civilista

Tendo na pessoa de Savigny seu maior precursor, a teoria clssica ou civilista considerava a ao com anexo do direito material. Partindo da concepo dos romanos, os civilistas entendiam ser a ao como o direito d pleitear em juzo o que de direito, assim, a ao seria seno, o prprio direito material em movimento.

Segundo esta teoria, a ao seria o direito que o titular de determinado direito tinha de ir a juzo ped aquilo que achava que lhe era devido em funo das normas de direito material.

Dessa forma, a ao, processualmente falando, era muito mais que ao, era um conceito absolutamen sincrtico, que reunia em si, os conceitos de direito subjetivo e o direito de buscar sua satisfao, ou para melho dizer, de buscar a efetivao do direito atravs da via judicial.

Em virtude da autonomia do direito processual em relao ao direito material, a teoria civilista no pd ser aceita. Se fosse adotada, s haveria a ao se a pretenso do autor fosse julgada procedente, ou seja, estaria s dizendo que somente se teria o direito de ao, se o autor conseguisse ver seu direito reconhecido.

Como por exemplo, se algum demandasse ao de alimentos contra um amigo, pela teoria civilista, mesmo s teria o direito de ao, caso o juiz julgasse seu pedido procedente. Como a hiptese de pedir alimentos um amigo, no amparada pelo direito material, jamais essa prestao poder ser reconhecida, dessa forma ent pela teoria em comento, o autor jamais teria exercido o direito de ao, vista a impossibilidade de seu pleito se atingido. 3.1.2 Teoria ecltica de Liebman

Ao realizar a distino entre a ao em sentido constitucional (incondicionada) e a ao em sentid processual (condicionada), Liebman se afasta da concepo abstrata. Ensina o mestre:

No seu significado pleno e verdadeiro, a ao no compete de fato a qualquer um e n possui contedo genrico. Ao contrrio, ela se refere a uma fattispecie determinada exatamente individuada, e o direito de obter que o juiz sentencie a seu respeito, formuland (ou atuando) a regra jurdica especial que a governa. Ela , por isso, condicionada a algun requisitos que devem ser verificados em cada caso, preliminarmente[5].

Assim, ao na viso de Liebman o direito pblico, subjetivo, de provocar a atuao da jurisdio, par que se possa obter um pronunciamento sobre o mrito da questo, isto , o julgamento do pedido, a deciso da lid desde que sejam preenchidas as condies da ao. A ausncia de qualquer dessas condies impede o juiz d apreciar o mrito da causa e, por conseguinte, leva inevitavelmente a inexistncia da prpria ao.

Neste momento, deve-se esclarecer a posio de Liebman sobre lide, mrito e jurisdio. A lide definida por Liebman como o conflito efetivo de pedidos contraditrios. Para Liebman, a lide um fenmen endoprocessual.

No que diz respeito ao mrito, ele se identifica com o conceito de lide, incluindo-se nele todas as queste controversas entre as partes colocadas apreciao do juiz, cuja soluo pode levar procedncia o improcedncia do pedido.

Por jurisdio, Liebman entende como atividade mediante a qual o poder judicirio possibilita, na prtic a realizao da ordem jurdica, atravs da aplicao da lei aos casos concretos e essa realizao s conseguid pela apreciao do mrito. [6]

Dessa forma, encontra-se a Teoria Ecltica, encabeada por Liebman, atravs da qual a presena da

condies da ao somente so verificadas de acordo com a situao trazida ao conhecimento do Poder Judiciri Por essa teoria, se o juiz, aps a instruo probatria, verificar que a parte no legtima, dever declarar a carnc de ao e no julgar o pedido improcedente. 3.1.3 Adaptao da teoria de Liebman ao Cdigo de Processo Civil: adoo da teoria da assero

Conforme j mencionado, o nosso Cdigo de Processo adotou a teoria ecltica de Liebman ao exig condies para a existncia do direito de ao. Todavia, a forma pela qual o legislador tratou a matria, exigindo qu a presena das condies da ao fossem demonstradas, podendo as partes utilizar e tambm de produzir prov

para convencer o juiz, acaba tornando a possibilidade jurdica da demanda, o interesse processual e a legitimidad para a causa, questes de mrito, celeuma que ser abordada em captulo prprio.

O eixo central da questo gira em torno de se determinar a maneira pela qual se vai constatar a presen das condies da ao: se sero feitas atravs das provas produzidas pelas partes ou com base na afirmativa fei pelo autor na petio inicial.

Se o magistrado, ao analisar as condies da ao, achar que necessita da produo de prova, visando verificao da existncia efetiva dos fatos narrados, acaba examinando o mrito da demanda. Por exemplo, A afirmando ser proprietrio de determinado imvel, interpe ao de despejo contra B em virtude da falta d pagamento dos aluguis. Para verificar se A tem legitimidade para ajuizar a ao, o magistrado precisa examinar relao jurdica de direito material (o mrito) e constatar se o autor realmente o proprietrio/locador ou se u locatrio/sub-locador. Se ele analisar de forma mais profunda o contrato de locao, o mesmo estar ingressando n mrito da causa. Por conta do que foi exposto, para que se possa ter uma concepo abstrata do direito de ao, necessria a adoo da teoria da assero.

Segundo os adeptos dessa teoria como Ada Pellegrini Grinover, Kazuo Watanabe e Jos dos Santo Bedaque, as condies da ao devem ser verificadas in statu assertionis, ou seja, de acordo com as afirmaes d autor na petio inicial. Como preleciona Jos Carlos Barbosa Moreira: a anlise das condies da ao deve se feita com abstrao das possibilidades que, no juzo de mrito, vo deparar-se ao julgador: a de proclamar existen ou a de declarar inexistente a res in iudicium deducta[7]. O REsp 832/370-MG, relatado pela Min. Nancy Andrighi faz a seguinte meno:

A questo pode e deve ser analisada, ainda, sob o prisma da teoria da assero, qu ganha expresso na doutrina, secundada por juristas como Ada Pellegrini Grinover e Kazu Watanabe.

Para os adeptos dessa teoria, como o caso tambm de Jos Roberto dos Santo Bedaque, na anlise das condies da ao se o juiz realizar cognio profunda sobre a alegaes contidas na petio, depois de esgotados os meios probatrios, ter, na verdad proferido juzo sobre o mrito da questo (Direito e Processo, So Paulo: RT, 1995, p. 78).

Em outras palavras, sempre que a relao existente entre as condies da ao e direito material for estreita ao ponto da verificao da presena daquelas exigir a anlis desta, haver exame de mrito. [8]

Vale lembrar que, embora a teoria ecltica seja a predominante no nosso sistema processual, no f seguida de acordo com os ensinamentos de Liebman. No mesmo sentido de Kazuo Watanabe, Barbosa Moreir e Alexandre Freitas Cmara[9] manifestam sua adeso teoria da assero: Exigir a demonstrao das condie da ao significaria, em termos prticos, afirmar que s tem ao quem tenha o direito material. Pense-se, po exemplo, na demanda proposta por quem se diz credor do ru.

Quando provado, no curso do processo, que o autor no o titular do crdito, a teoria da assero n ter dvidas em afirmar que a hiptese de improcedncia do pedido. Provando-se que o autor no o efetiv credor do ru, dever o magistrado julgar o pedido improcedente ou consider-lo como carecedor de a extinguindo a demanda sem resoluo do mrito? Se for feita a afirmao de que a hiptese em tela seria d improcedncia do pedido, estariam os defensores dessa teoria admitindo que o julgamento da demanda de que no demonstrou sua legitimidade; caso contrrio estar-se-ia chegando concluso de que s preenche as condie da ao quem tiver direito a um provimento jurisdicional favorvel.

Sendo assim, as condies da ao devero ser verificadas pelo magistrado instatus assertionis conta das alegaes feitas pelo autor na petio inicial, as quais devero ser consideradas preliminarmente com verdadeiras, para que se possa investigar a presena ou ausncia dos requisitos para a prolatao do provimen final.

Assim, o exame das condies da ao deve ser feito atravs de um juzo superficial, pressupond verdadeiro o que for afirmado pelo autor em sua petio.

Por ocasio da verificao das provas que se apurado de forma concreta o que alegado pelo auto na sua petio inicial. Assim, basta que se demonstrem as condies da ao pelo interpositor dela, sem que se necessrio, prima facie, sua evidente demonstrao.

Segundo a teoria da assero, as condies da ao so constatadas de acordo com o alegado pe autor na inicial, no podendo o magistrado adentrar com profundidade em sua anlise, sob pena de exercer juz meritrio. 3.2 CONDIES DA AO

No Cdigo de Processo Civil, as condies da ao e os pressupostos processuais so requisitos d admissibilidade para o julgamento do mrito das demandas. De acordo com os ensinamentos de Arruda Alvim os pressupostos processuais, as condies da ao e o mrito so as categorias fundamentais da cincia d processo, que se estruturam com vistas lide, ao processo e ao. Apreciar o mrito significa decidir o pedido d autor, julgando-o procedente ou improcedente.

De acordo com Liebman[11], o elemento que delimita em concreto o mrito da demanda no , portant o conflito existente entre as partes fora do processo, e sim o pedido feito ao juiz em relao quele conflito.

Pode-se dizer que o juiz, antes de apreciar e julgar o mrito deve verificar se a relao jurdica processu foi instaurada e teve sua evoluo regularmente constituda (pressupostos processuais), ou seja, se o direito de a foi exercido de forma regular perante o caso concreto (condies da ao), mesmo que ele venha decidir a respei dessas questes somente na sentena.

O princpio da admissibilidade a somatria das condies da ao e dos pressupostos processuai Assim, as condies da ao impem-se como um tipo de mecanismo de filtragem para separar, dentre os pedido que so levados ao conhecimento do Poder Judicirio, aqueles que so passveis de um exame substancia daqueles que podem imediatamente ser descartados.

Pode-se observar que esses requisitos de admissibilidade (condies da ao, pressuposto processuais) so extrnsecos ao mrito da causa. Esse pensamento no considerado uma unanimidade para doutrina, mas encontra fundamento legal no Cdigo de Processo Civil, mais precisamente no art. 267, IV, aonde s faz referncia aos pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo, sendo que n inciso VI refere-se s condies da ao; no art. 269, I, tratado o julgamento do mrito ou o pedido do autor: Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: [...]

IV - quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolviment vlido e regular do processo; [...]

VI - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica a legitimidade das partes e o interesse processual; J o art. 269 trs o seguinte texto: Art. 269. Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; Segundo Barbosa Moreira[12], na perspectiva da lei brasileira, so dois os planos preliminares que cognio judicial tem de atravessar para atingir seu alvo final, o mrito da causa.

No dizer de Liebman[13]: sobre ela [a ao] est construdo todo o sistema do processo. preciso s fique atento para a necessidade de uma adequada compreenso do conceito de ao e de mrito, sobretudo para aplicao correta dos artigos 267 e 301 do Cdigo de Processo Civil.

A carncia de ao constitui a principal questo da problemtica que envolve o tema. A ausncia d qualquer das condies da ao leva o juiz a proferir uma sentena meramente terminativa (sem julgar o mrito d demanda). Entretanto, em muitos casos, embora a tal sentena terminativa seja efetivamente proferida, o juiz acab apreciando o mrito da causa, quando no deveria faz-lo, questo que ser abordada em captulos seguintes.

Outro argumento que se discute muito na doutrina diz respeito ao fato da possibilidade das condies d ao determinarem ou no existncia do direito de ao. Dessa forma, entende - se que as condies da ao t sua utilidade para regular o exerccio do direito de ao, mas no para ser um fator determinante de sua existncia. 3.2.1 Anlise das condies da ao

Embora o direito de ao seja autnomo e abstrato, ele est ligado a uma pretenso sobre a qu dever incidir a prestao jurisdicional que vem a ser invocada. Sendo assim, para que o juiz possa passar para anlise do mrito da questo, necessrio o preenchimento de determinadas condies que se relaciona intimamente com a pretenso que ser julgada.

Nas palavras de Liebman[14], as condies da ao so os requisitos de existncia da ao, devend por isso ser objeto de investigao no processo, preliminarmente ao exame do mrito (ainda que implicitament como se costuma ocorrer).

S se estiverem presentes as condies da ao que se pode considerar existente a ao, surgind

para o juiz necessidade de julgar sobre o pedido para acolh-lo ou rejeit-lo. Elas podem, por isso, ser definida tambm como condies de admissibilidade do julgamento do pedido, ou seja, como condies essenciais para exerccio da funo jurisdicional com referncia situao concreta deduzida em juzo.

A concepo liebmaniana da ao desfruta de largo prestgio no Brasil, tanto que o Cdigo de Process Civil a adota claramente ao determinar a extino do processo sem resoluo do mrito na ausncia de quaisque das condies da ao (art. 267, VI).

Abrindo um pequeno parntese neste estudo, preciso ressaltar que o Professor Alfredo Buzaid, autor d anteprojeto do Cdigo de Processo Civil de 1973, incluiu as trs condies oriundas da teoria de Liebma possibilidade jurdica do pedido, legitimidade ad causam e interesse de agir. Entretanto, em 1970, entrou em vigor n Itlia a lei que instituiu o divrcio (lei n 898 de 01.12.70), o que fez com que Liebman, na 3 edio de seu manual s sentisse desencorajado a incluir a possibilidade jurdica como condio da ao, uma vez que o divrcio era principal exemplo de impossibilidade jurdica da demanda. Por ironia do destino, em 1973, ano em que entrou e vigor a lei N 5.869 que instituiu o novo Cdigo de Processo Civil brasileiro, consagrando legislativamente a teor liebmaniana com as suas trs condies, o grande mestre mostrou a sua nova posio, em que renunciava considerar a impossibilidade jurdica do pedido, como uma das condies da ao.

A partir da 3 e 4 edies de seu manual, Liebman aponta apenas duas condies da ao: a legitima para a causa e o interesse de agir. As hipteses de impossibilidade jurdica do pedido, por conta da renuncia d autor a consider-las como condio da ao, passaram a ser vistas como ausncia de interesse de agir.

Assim, a expresso condies da ao muito criticada pela doutrina sendo quem para muito doutrinadores seria melhor considerar a possibilidade jurdica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade causam , como requisitos para a prolatao de uma sentena de mrito.

Para Alexandre Freitas Cmara[15], realmente no se mostra adequada a utilizao da nomenclatur condies, uma vez que no se est diante de um evento futuro e incerto a que se subordina a eficcia de um a jurdico, sendo por esta razo prefervel falar em requisitos. Na seqncia, conclui o autor:

Assim, e considerando que a presena de tais requisitos se faz necessria para que juzo possa proferir o provimento final do processo (a sentena de mrito no processo d cognitivo, a satisfao do crdito no processo executivo, a sentena cautelar no process dessa natureza), que preferimos denominao requisitos ao provimento final. [16] 3.2.2 Legitimidade das partes A legitimidade das partes, tambm conhecida como legitimidade ad causam , faz meno titularidade ser observada nos plos ativo e passivo da demanda.

Conforme reza o art. 3 do Cdigo de Processo Civil[17], para propor ou contestar uma ao necessr ter interesse e legitimidade. Dessa forma, somente os titulares da relao jurdica futuramente sub judice, de direi material, interposta em juzo que podem demandar. Parte legtima a pessoa que figura no processo, idntica pessoa que seria a pretensa titular da relao jurdica de direito material e que vem a ocupar na demanda, a posi correspondente que vem adquirir no processo.

J de acordo o artigo 6 do Cdigo de Processo Civil[18], o autor deve ser o titular da pretenso jurdic

afirmada em sua petio inicial e a outra parte legtima no processo, o ru, tem que manter certa relao de sujei quela pretenso do autor.

preciso ainda que exista um elo de ligao entre o autor da ao, o objeto da demanda e o ru. Aind

preciso ainda que exista um elo de ligao entre o autor da ao, o objeto da demanda e o ru. Aind que no exista a relao jurdica pleiteada pelo autor, necessrio que exista, pelo menos, alguma relao jurdic que permita ao magistrado a identificao desta relao entre autor, objeto e ru.

De certa forma, no Cdigo de Processo Civil, o autor faz parte do plo ativo da demanda, ou seja, aque que se diz o titular de determinados direitos e vem requisitar proteo ao Poder Judicirio. Enquanto que o ru fa parte do plo passivo da lide, sendo aquele que tinha o dever de cumprir determinadas obrigaes para com o auto mas que, supostamente teria deixado de faz-las, o que ser objeto do pedido ou objeto da ao.

Assim, a legitimidade uma atribuio especfica para servir a um agir concreto, que atribud exclusivamente pelo direito objetivo aos titulares da lide, podendo em certas ocasies, ser conferido a outras pessoa que no integram diretamente a relao jurdica afirmada em juzo.

Em regra, s est autorizado a demandar o titular do interesse postulado em juzo. Neste caso, tem-se legitimao ordinria, o que ocorre quando as partes do processo so as mesmas partes da relao substancial o material. Entretanto, de forma excepcional, a lei permite que algum atue em nome prprio para preservar direitos d um terceiro, ou seja, empresta legitimidade pessoa que no titular do direito material postulado em juzo. hiptese de legitimidade extraordinria.

Os doutrinadores costumam apontar duas espcies de legitimidade extraordinria: a exclusiva e concorrente. A legitimidade extraordinria vem a ser concorrente quando a lei autoriza tanto o legitimad extraordinrio quanto o ordinrio a demandar, isoladamente, ou em conjunto.

A legitimidade extraordinria vem a ser exclusiva quando a lei permitir apenas ao legitimado extraordinr o poder de demandar, retirando a qualidade para agir do legitimado ordinrio, titular do interesse. o caso d marido que atua em juzo na defesa dos bens da mulher (art. 269, III do Cdigo Civil).

Alexandre Freitas Cmara[19] mostra, ainda, uma terceira espcie de legitimao extraordinria, legitimidade subsidiria, que ocorre quando o legitimado extraordinrio s pode demandar na omisso do ordinrio Como um bom exemplo disso, temos a legitimidade do Ministrio Pblico na Ao Popular (Lei N 4.717/65), onde mesmo pode atuar como sucessor processual do legitimado ordinrio, quando da sua omisso.[20]

A legitimao extraordinria tem tido um papel de extrema relevncia atualmente, principalmente no qu diz respeito ao auxlio consecuo dos direitos difusos, coletivos e individuais homogneos. Sendo que possv se observar essa defesa, principalmente atravs da Ao Civil Pblica. 3.2.3 Interesse de agir

Alguns autores consideram inapropriado o termo interesse de agir por ser destitudo de preciso. Com destaca Nelson Nery Jnior[21], agir pode ter significado processual e extraprocessual, ao passo que interess processual significa, univocamente, entidade que tem eficcia endoprocessual.

A palavra interesse empregada com dois sentidos: como sendo sinnimo de pretenso, classificando se, neste caso, como se fosse um interesse substancial ou primrio, e para definir a relao de necessidade entre deduo de uma pretenso em juzo e a atuao do Poder Judicirio, classificando-se, nesta hiptese, como send interesse processual.

De acordo com Liebman[22], o interesse de agir um interesse processual secundrio em relao a interesse substancial primrio, que tem por objeto o provimento que se pede ao magistrado, como meio para obter satisfao de um suposto interesse primrio lesado pelo comportamento de outrem, ou, de forma mais genrica, pe situao de fato existente.

O interesse processual baseado na utilidade que se pode tirar do provimento jurisdicional requisitad Essa utilidade vai depender da presena de dois elementos: adequao do provimento solicitado e necessidade d tutela jurisdicional.

O interesse/necessidade gerado em decorrncia da proibio da autotutela. Sendo assim, para que se verificada a necessidade de se recorrer ao Estado-juiz para satisfazer uma pretenso, basta a impossibilidade de autor poder satisfazer seu interesse atravs do emprego de meios prprios.

No suficiente que a atuao jurisdicional seja necessria para que o interesse processual se configur importante ressaltar, ainda que haja o interesse/adequao, isto , a utilizao do mtodo processual adequad para a tutela jurisdicional pretendida. Nesse sentido a lio de Nelson Nery Jnior:

Existe interesse processual quando a parte tem necessidade de ir a juzo para alcanar

tutela pretendida e, ainda, quando essa tutela jurisdicional pode trazer-lhe alguma utilidade, d ponto de vista prtico. Movendo a ao errada ou utilizando-se do procedimento incorreto, provimento jurisdicional no lhe ser til, razo pela qual a inadequao procedimental acarre inexistncia do interesse processual.[23]

O entendimento prevalecente sobre o direito de agir que ele fruto da possibilidade de um dano injust desde que no ocorre a imediata interveno estatal. O Cdigo de Processo Civil brasileiro reza no seu art. 3 qu para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade.

O interesse processual o interesse de agir do titular de um determinado direito. Havendo interposi errada da ao, haver nulidade da mesma e o provimento final no ser alcanado. O interesse processual composto pela utilidade e necessidade e sem eles no haver a to pretendida tutela jurisdicional.

Certos interesses de agir so obrigatrios pela prpria lei, como ocorre nos casos de separao divrcio; ou em outras situaes como quando o ru se recusa a fazer o pagamento de dvidas, que resultam de u contrato, no dia do seu vencimento. Entretanto, o interesse processual no vai determinar o fato de o pedido ser o no procedente, uma vez que o mesmo ser apreciado em relao ao mrito. 3.2.3 Possibilidade jurdica do pedido

Arruda Alvim[24] discorre sobre a possibilidade jurdica do pedido como sendo: um instituto processual significa que ningum pode intentar uma ao sem que pea uma providncia que esteja em tese (abstratamente prevista no ordenamento jurdico, seja explcita, seja implicitamente.

H possibilidade jurdica do pedido quando o ordenamento jurdico admite, ao menos preliminarmente, pretenso deduzida pelo autor, ou seja, a possibilidade jurdica estar preenchida quando o direito material no veda o exame da matria pelo poder judicirio.

O termo possibilidade jurdica do pedido no adequado, uma vez que tolhe o preenchimento dess condio da ao a apenas um dos elementos identificadores da demanda, qual seja, o pedido. A preocupao co a tcnica, sobretudo no que diz respeito terminologia correta, necessria por conta dos reflexos prticos qu ocasiona. Na verdade, existem diferentes possibilidades de se pedir algo. Apesar de ser considerada como um distino que, nos dias de hoje no tem mais sentido, se entendia que caso se estivesse diante de direito pblico o de direito privado, o comportamento em relao ao pedido ser diferente. Para o direito privado, bastaria inexistncia de uma vedao expressa no ordenamento jurdico no que diz respeito petio trazida ao magistrad pelo autor, enquanto que para o direito pblico, s seria permitido quilo que a lei expressamente autoriza, no send permitido ao autor fazer pedidos sobre os quais a lei no fizer referncia.

Por exemplo, A interpe em face de B ao de cobrana, cujo pedido a condenao de B a pagamento de certo valor oriundo de dvida de jogo. Aqueles que consideram a condio da ao em quest apenas como possibilidade jurdica do pedido, tero que considerar preenchidos todos os requisitos para que mrito seja apreciado, e que a deciso, neste caso, seria de improcedncia do pedido.

Por outro lado, para os processualistas, como defendido por Fredie Diddier Jr[25]., que ampliam conceito dessa condio, afirmando que a mesma abrange tambm a causa de pedir, a deciso ser de carncia d ao. 4 MRITO

Importante falar sobre a questo do mrito e as condies da ao, visto que muitas das vezes o problemas decorrentes da utilizao deste instituto decorre do fato de, segundo grandes processualistas como Fred Diddie[26], afirmarem que ao se examinar as condies da ao, inevitavelmente se est analisando o mrito d demanda. Necessrio ento se faz tentar delimitar o campo de abrangncia do que seria mrito e se, por ventura, anlise das condies da ao acaba sendo a sua anlise.

V-se que grande a discusso doutrinria no que diz respeito ao que seria o mrito, sendo que ess divergncia no paira somente no campo doutrinrio, mas atinge tambm o campo legislativo, chegando algun autores a afirmarem que o legislador evitou definir o significado do mrito.

Sobre essa definio de mrito extrada do campo legislativo, pode-se observar que no art. 330, o Cdig usa a palavra pedido, no sentido de lide, numa tentativa de se referir ao julgamento antecipado da demanda. A outr definio que pode ser extrada do Cdigo a do prprio direito material, quando se verifica, no art. 301, acerca da hipteses de defesa preliminar do ru.

Sobre o conceito de mrito, Marcelo Cunha de Araujo, citado por Cirillo Augusto Vargas, entende que:

Mrito a situao jurdica criada pelo autor em torno do pedido, situao esta qu constitui a representao do conflito de interesses extraprocessual (relao jurdica externa). aspecto volitivo desta situao jurdica o pedido e o aspecto subjetivo so as parte limitadas pelo pedido[27].

Temos ento que o conceito dado pelo referido autor acaba por no restringir o significado do mrito a de pedido mediato (coisa deduzida em juzo) e acaba por fazer uma relao com o Principio da Trplice Identidad se referindo aos trs elementos da ao (partes, causa de pedir e pedido).

Os conceitos de mrito, e so muitos, apesar de terem algum ponto discordante, mantm uma unidade n que diz respeito a meno a relao jurdica que vai ser estabelecida no mbito externo do processo, send composta pelos trs elementos (partes, fato jurdico e objeto). Sendo essa relao, portanto, de carter pr processual, de direito material. Assim, feitas as consideraes sobre o mrito, passa-se a anlise se ocorr coincidncia entre as condies da ao e o mrito da demanda. 5 MRITO E CONDIES DA AO

Sobre essa questo, tem-se que os defensores da teoria ecltica de Liebman entendem que a senten de carncia de ao nada tem a ver com o mrito da causa, ou a eventual inexistncia do direito subjetivo afirmad pelo autor, nos casos de improcedncia da ao.

Entretanto, para os processualistas modernos, as condies da ao so vistas como um segund requisito formal de admissibilidade do processo, conjuntamente com os pressupostos processuais de existncia validade. Diferentemente do que ocorria antes, uma vez que a idia inicial de concepo das condies da a foram para ser um filtro, um modo de estabelecer o que seria ou no atividade jurisdicional[28].

Assim, para autores como Fredie Didier[29], demonstrado o contedo das condies da ao, acab levando a anlise de que cada uma delas identificvel com um dos elementos da ao (partes, causa de pedir pedido) que por sua vez, acabam por constituir o reflexo processual dos elementos que compe a relao jurdica pr processual de direito material. Chegando a inexorvel concluso de que no h como se separar as condies d ao do mrito. Sobre o tema, leciona o Professor Fredie Didier Jr:

Os adeptos da teoria dominante entendem que a categoria condies da ao estranha ao mrito, tampouco pertencendo rbita dos pressupostos processuais. Constitui se-ia, na lio de Adroaldo Furtado Fabrcio, em um crculo concntrico intermedirio entre externo, correspondente s questes puramente formais, e o interior, representativo do mri da causa.[30]

Para grandes juristas como Calmon de Passos e Fredie Didier[31], h casos em que a ausncia da condies da ao to clara e manifesta, que nem mesmo a alternativa proposta pela teoria da assero ser suficiente para lhe corrigir, visto que to manifesto o absurdo da demanda, que seria caso logo de julgamen antecipado da lide, por conta de manifesta improcedncia prima facie. Fredie Diddier[32] sustenta que tanto no casos aonde se analisa a possibilidade jurdica e a legitimao para a causa, quando manifestamente absurda seria caso de julgamento antecipado, como por exemplo, um pedido de alimentos feito por um amigo ao outro. O autor Cirillo Augusto Vargas se posiciona da seguinte maneira:

A nosso ver, se for concebvel falar em condies da ao, todas elas s resumem numa s: interesse-utilidade. A causa de pedir remota, representada pe situao ftica que fundamenta o pedido do autor, pressupe autorizao legislativa congruncia entre a pessoa que figura na relao jurdica externa (de direito material, repita-se e a parte na relao processual. Com isso, inexistindo possibilidade jurdica do pedido legitimidade ad causam, tem-se ausncia de interesse de agir, pois em ambas a situaes a resposta jurisdicional pretendida inapta a proporcionar vantagem para demandante. [33] (grifo nosso)

Dessa forma, doutrinadores de grande nome como Fredie Diddie, j mencionado, entendem que hoje distino entre condies da ao e mrito s tem razo de existir, por conta da taxatividade do nosso ordenamen ao diferenciar os efeitos jurdicos advindos da sentena de carncia e de improcedncia, efeitos esses que ser analisados no prximo captulo.

analisados no prximo captulo.

Assim, necessrio analisar os efeitos que uma sentena seja de carncia, seja de improcedncia v

gerar, bem como deve ser feita uma reflexo sobre os efeitos recursais e a reforma que foi introduzida n ordenamento para tentar sanar esses os possveis equvocos advindos do erro na terminologia da sentena pelo juiz

5.1 A SENTENA QUE DECRETA A FALTA DE UMA DAS CONDIOES DA AO DEVE SE ENQUADRADA NO ART. 267 DO CPC OU H EQUIVOCO DO LEGISLADOR? POSSVEL A REPROPOSITUR DA DEMANDA CUJO PROCESSO FOI EXTINTO POR FALTA DE UMA DESSAS CONDIES?

Tanto o estudo do mrito, quanto o estudo se as condies da ao refletiriam nele, foram importante para que fosse possvel chegar a esse ponto do trabalho, no qual se busca analisar questo tormentosa do Direi Processual Civil, as famosas sentenas terminativas decorrentes da ausncia das condies da ao, que ser tratado agora.

No que diz respeito s condies da ao, conforme j visto, so aqueles requisitos que tm de esta presentes para que possa dizer que existe propriamente uma ao, aqui referida no sentido de demanda. Tamb como j visto, no Brasil, essas condies so consideradas em abstrato, seguindo orientao da teoria da asser analisando momentaneamente, e que venha a se presumir, que aquilo constante na petio inicial, verdadeiro.

A carncia da ao matria de ordem pblica, devendo ser conhecida de ofcio pelo juiz. Portanto, a condies da ao devem estar presentes no momento da proposio da ao e ao longo de todo o processo.

No que diz respeito sentena terminativa, em virtude da falta de uma das condies da ao, v-se ent que no h equvoco do legislador, pois como j foi mencionado, so aqueles requisitos que tm de estar presente para que se possa dizer que existe propriamente uma demanda. Assim, as condies da ao funcionam como um espcie de juzo de admissibilidade para a petio inicial, que devem estar presentes para que o juiz possa passa ao exame de mrito.

Ento, no se v porque h engano do legislador, quando o juiz, ao receber a petio inicial, verificar log de imediato que h a falta de uma das condies da ao, extinga o processo, sem resoluo do mrito, discordand aqui de quem pensa que seria caso de improcedncia de plano.

Adota-se esse posicionamento, no sentido do princpio da mxima efetividade da norma, que pressup no haver normas inteis no ordenamento jurdico. Dessa forma, se considerasse os casos em que o juiz desde log que constatada uma ausncia das condies da ao, extinguisse o processo com resoluo de mrito po improcedncia flagrante como, sustenta o ilustre professor Fredie Diddie, o art. 267, VI, haveria revogao tcita d referido dispositivo, bem como do art. 3 do Cdigo, que menciona que para propor uma demanda necessrio te interesse e legitimidade, categorias das condies da ao.

Nos casos em que o juiz consegue perceber de imediato que o autor no preenche umas das condie da ao, pode sim o magistrado extinguir o processo sem resoluo do mrito. Ento, deve o juiz antes de apreciar pretenso do autor, analisar o preenchimento dos pressupostos processuais e das condies da ao. Sendo que ausncia de uns e outros implicaro a extino do processo sem resoluo de mrito.

Assim, tendo o juiz constatado de plano um caso de falta das condies da ao, ele no ter adentrad no mrito, uma vez que no houve instruo processual, para constatar a ausncia do requisito, devendo o process ser extinto com base no art. 267, VI.

Questo tormentosa advm quando se depara o jurista com os artigos 285-A ou quando o juiz, na senten extingue o processo com base na prescrio e na decadncia (art. 295, IV, CPC), uma vez que, nos trs casos, o ju no analisa o mrito da demanda, no realiza instruo processual, mas acaba julgando o mrito da causa.

Entretanto preciso que se ressalte, que nos trs casos, o que ocorre uma fico jurdica imposta pe legislador. No caso da questo de improcedncia prima facie, realmente o juiz no analisa o mrito da demanda, ma extingue o processo com resoluo do mrito, contudo, ele s far isso, nos casos em que j houver uma sentena d improcedncia, j proferida no juzo, conforme a dico do art. 285-A, leia-se:

Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houve sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder se dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormen prolatada.[34]

V-se ento que o artigo aplica-se a causas repetitivas, ou seja, j houve apreciao do mrito uma vez. que o artigo vem combater, que o juiz passe a novas instrues processuais, quando casos idnticos j fora

decididos no juzo e no obtiveram xito.

No que diz respeito s sentenas que reconhecem prescrio e decadncia, questo pacfica na doutrin que se trata de uma fico jurdica, na qual o juiz no analisa o mrito da causa, mas o Cdigo de Processo Civ manda que o processo seja extinto com resoluo de mrito dando fora de coisa julgada formal e material a ess deciso, o Cdigo de Processo Civil assim menciona: Art. 269. Haver resoluo de mrito: [...] IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio[35];

Se a analise fosse feita, pelo fato de se examinar ou no o mrito da causa, as sentenas que reconhece prescrio e decadncia deveriam ser extintas sem resoluo de mrito, mas como os institutos so extintivos d direitos pela letra clara do Cdigo Civil, o Cdigo de Processo determina a extino do processo com resoluo d mrito, impedindo a repropositura da demanda para questionar novamente o direito atingido ou pela prescrio o pela decadncia. O Cdigo Civil menciona o seguinte:

Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pe prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206[36].

Por conta disso ento, deve-se ter cuidado quando da anlise de algumas sentenas que s denominadas de forma errada, aquelas que so extintas sem resoluo de mrito, tendo o juiz sim, apreciado referido, as chamadas sentenas meramente terminativas.

H muitos juzes que extinguem o processo sem resoluo de mrito, por carncia da ao, quand deveriam extingui-lo com resoluo, por improcedncia do pedido. Esses casos so os que o juiz constata que autor carecedor da ao somente aps a fase instrutria.

Ora, se ficou dito que, para haver a extino do processo sem resoluo do mrito, o juiz no dev adentrar no mrito da causa, quando ele o faz e extingue o processo sem resoluo, s pode-se discordar, uma ve que o que fica provado depois, no bojo do processo, na fase de instruo, matria de mrito, conforme o qu preceitua a teoria da assero.

Sendo assim, se o juiz verificar que o autor no preenche uma das condies da ao como, por exempl a legitimidade para a causa, e essa ilegitimidade ativa, s for constatada aps a fase de instruo, houve aprecia do mrito da causa, no podendo ele jamais extinguir o processo sem resoluo do mrito, mas sim, julgar o pedid improcedente em face daquele ru. Tese consagrada no somente pela doutrina ptria, mas tambm pela jurisprudncia:

Para os adeptos dessa teoria, como o caso tambm de Jos Roberto dos Santo Bedaque, na anlise das condies da ao se o juiz realizar cognio profunda sobre a alegaes contidas na petio, depois de esgotados os meios probatrios, ter, na verdad proferido juzo sobre o mrito da questo (Direito e Processo, So Paulo: RT, 1995, p. 78).

Em outras palavras, sempre que a relao existente entre as condies da ao e o direi material for estreita ao ponto da verificao da presena daquelas exigir a anlise dest haver exame de mrito. (REsp 832.370/MG, rel. Min. Nancy Andrighi. DJ: 13/08/2007.)

Sendo assim, crer-se no haver erro do legislador, e sim do julgador, que adentrando no mrito da caus verificou estar faltando uma das condies da ao e extinguiu o processo sem resoluo do mrito, quando dever ter julgado o pedido improcedente, uma vez que a carncia da condio da ao, s foi percebida aps a fas instrutria. O REsp 832-370/MG ainda elucida mais a questo, dizendo:

No que tange especificamente legitimidade ad causam , sua verificao invariavelmen exige a anlise da lide em concreto, havendo enorme dificuldade prtica em separar t questo do mrito da causa. Ainda que se admita o exame da legitimidade assertiones, muitas vezes no curso do processo que se chega efetiva deciso sobre t condio da ao, importando, desse feita, na anlise da relao jurdica de direito material.

Na espcie, verifico que o juiz somente se pronunciou acerca da legitimidade ativa depo que toda a prova documental havia sido carreada aos autos. Ademais, dispensou nada meno

que toda a prova documental havia sido carreada aos autos. Ademais, dispensou nada meno do que oito pginas da sentena (fls. 240/247) para tratar da questo, analisando a fundo que a ora recorrida representa e, principalmente, os interesses e direitos que emergem da relaes contratuais bancrias.

Dessa forma, a despeito da extino ter se dado sem julgamento do mrito decidir acerca da legitimidade ad causam, o juiz se imiscuiu no mrito da ao. Ora, natureza da sentena, se processual ou de mrito, definida por seu contedo e n pela mera qualificao ou nomen juris atribudo ao julgado, seja na fundamentao o na parte dispositiva. (grifo nosso). (REsp 832.370/MG, rel. Min. Nancy Andrighi. D 13/08/2007.)

No que diz respeito ao fato de se poder ou no repropor a ao extinta pela falta de uma das condies d ao, no se encontra nenhum bice, uma vez que o juiz no tinha adentrado no mrito da causa, se limitand somente a constatar que ao autor faltaria apenas um dos requisitos necessrios para que se pudesse apreciar mrito da demanda.

Vale ressaltar tambm que a extino do processo sem resoluo do mrito no atinge o direi substancial referente ao e no faz coisa julgada material, portanto no impede a repropositura da demanda n futuro, conforme o entendimento extrado do art. 268 do Cdigo de Processo Civil[37], exceto para o inciso V do a 267[38]. Porm, bvio que a demanda no poder ser reproposta nos mesmos termos como anteriormente hav sido, devendo-se implementar a condio faltante que foi bice da extino, caso contrrio o processo ser extin novamente. Sobre esse ponto:

Argumentar-se-ia, nesse sentido, que, a teor do que estabelece o art. 268 do CPC, trnsito em julgado de uma sentena terminativa no impede a parte de retornar a juzo co igual pretenso, instaurando um novo processo, motivo pelo qual no estaria havendo nenhum violao do direito de acesso justia, tampouco negativa de prestao jurisdicional. (REs 832.370/MG, rel. Min. Nancy Andrighi. DJ: 13/08/2007.)

preciso tambm que se ressalte que h grandes entendimentos doutrinrios, de que a demanda poder ser reproposta (nos mesmos ou em termos diferentes da anterior), mas no se estar exercendo o direito de ao d forma plena, uma vez que, segundo a teoria da assero, o direito de ao s exercido em sua plenitude, quando demandante recebe uma resposta do Poder Judicirio, seja positiva ou negativa aos seus interesses postulados.

Assim, ao somente se repropor a demanda, contra, por exemplo, um ru ilegtimo, e que j tenha um sentena terminativa anterior, o que ser ver nesta nova demanda, uma repetio do que j ocorreu com a anterio extino do processo sem resoluo de mrito. Por conta disso, para que se tenha efetividade do direito de a dever a lide ser reproposta suprindo o vcio que acarretou a extino sem julgamento.

preciso que se mencione tambm que h autores que entendem que ao se analisar os efeitos de um sentena de carncia da ao, ao se notar que sua eficcia supostamente interna, ela acaba gerando, na verdad coisa julgada material e no formal, uma vez que mesmo com uma sentena terminativa, ela seria meramen classificada assim, uma vez que o magistrado teria analisado o mrito, mas errado na terminologia da sentena.

Ento h quem entenda que no possvel que, uma parte ilegtima, corrija uma irregularidade processu e entre novamente com a mesma demanda, tendo em vista que, se, por exemplo, o vcio for de legitimidade, sendo plo ativo ou passivo regularizado, tem-se uma demanda nova, vez que foi modificado um dos elementos da ao, a partes. Dessa forma, entendem eles, que no haveria de se falar que o julgamento de improcedncia impediria discusso da mesma causa, uma vez que evidentemente, a causa no seria a mesma.

6 O EFEITO DA REFORMA PROCESSUAL NAS CONDIES DA AO. ANLISE DO 3 DO ART. 51 DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL E A BUSCA DA CELERIDADE PROCESSUAL

Nesse momento, hora de se comentar as tentativas que foram feitas para que se amenizassem a crticas feitas ao instituto das condies da ao, sobretudo com a entrada em vigor da lei 10.352 de 2001, qu contribuiu para quebrar uma srie de dogmas processuais, e tambm procurou trazer uma reflexo sobre diverso institutos tradicionais do processo.

No que se refere a entrada em vigor da lei mencionada acima, tem-se como destaque a alterao ocorrid

do art. 515, 3 do CPC, que permite que os tribunais julguem o mrito de uma determinada ao, desde que esteja presentes os seus requisitos. Eis o 3 do art. 515: Art. 515. A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. [...]

3o Nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribun em condies de imediato julgamento. (Includo pela Lei n 10.352, de 26.12.2001)[39]

pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estive

Dessa forma, sempre se deve falar em princpios ligados ao tempo de durao do processo, uma vez qu tambm um direito das partes terem uma resposta com um lapso de tempo considervel, nem muito grande, ne muito pequeno, para que no haja nenhum tipo de prejuzo a elas, uma vez um processo judicial, deve durar o temp necessrio para que se possam apurar e examinar com cuidado as provas trazidas.

As tcnicas de sumarizao, que so buscadas geralmente com as reformas processuais, sero teis s eliminarem as dilaes desnecessrias, pois as decises que so proferidas aps um lapso muito grande de temp podem tornar a eficcia dessas decises ilusrias. O que vem sendo feito ultimamente, permitir ao julgador que n decorrer do processo, conforme ele v tendo elementos mnimos para embasar sua atuao, possa conceder tutela provisrias para tentar acelerar o curso do processo, com ocorre com a tutela antecipada, que sem dvida u marco no que diz respeito a celeridade processual, entretanto essa celeridade deve buscada sem que se elimin garantias mnimas que conferem segurana a todos os que so alvo da deciso judicial.

Como dito anteriormente, grande a discusso que paira sobre a questo das sentenas meramen terminativas, se adentram ou no no mrito da causa.

Importante obra sobre o tema dos eminentes Professores Flvio Cheim Jorge, Fredie Diddier Jr., Marcelo Abelha Rodrigues[40] que entendem que nos casos de extino do processo sem resoluo de mrit referente aos casos do art. 267, o tribunal no poderia no julgamento do recurso de apelao, partir para o exame d mrito da causa. Para eles, como o pedido no foi apreciado pelo juiz, por conta do acolhimento de uma quest previa ou antecedente, no h como haver autorizao para que o tribunal o julgasse diretamente.

Dessa forma, segundo esses autores, nessas situaes caso umas das partes (pode haver interesse d ru em recorrer, por preferir que seja desde logo proferida sentena de mrito) tivesse interposto apelao contra sentena que extinguiu o processo sem julgamento do mrito, o tribunal, entendendo que a sentena no estav correta, deveria anul-la, enviando os autos para o juiz prolator da deciso recorrida para que ele procedesse a julgamento do pedido formulado. Assim, somente aps eventual recurso de apelao, posteriormente interpos contra essa sentena, que o tribunal poderia ento, apreciar o mrito.

Os eminentes processualistas trazem como exemplo o EDResp 59286-SP, rel. Min. Flix Fischer, D 27/10/1998, DJ, 14/12/1998, p.263): Sendo o processo extinto com base no art. 267, VI do CPC, no pode o Tribun de apelao apreciar o mrito da questo, sob pena de supresso de instncia.

Ainda segundo eles, apesar de essa ser a posio tecnicamente correta, eles entendem que no um situao das mais simples, uma vez que existe um aspecto de relevo que muitas vezes justifica a possibilidade de tribunal conhecer e julgar o mrito da causa, ainda que o juiz de 1 instncia tenha extinguido o processo nos termo do art. 267. De acordo com esses professores, esses so os casos em que no se possvel saber, apesar d nomenclatura expressa se a sentena de mrito ou processual, ou seja, se analisa ou no o mrito, dando sentena os efeitos da coisa julgada material ou meramente formal.

Apesar do que diz o CPC, sobre a questo da extino do processo por ausncia de uma das condie da ao no refletiria o julgamento de mrito, por fora do art. 267, VI, e que, portanto a parte poderia repropor demanda por conta da ausncia de coisa julgada (art. 268), a problemtica era muito maior que essa antes d mencionada reforma. Dessa forma, mesmo tendo sempre os processualistas tentado, dentro das possibilidades, separar

sentena de mrito da sentena processual, pode-se afirmar, segundo os eminentes professores mencionados, grande obstculo que encontrava a corrente que defendia a possibilidade de o tribunal conhecer diretamente d mrito da causa o disposto no art. 463 do CPC.

Este artigo sugere que a sentena processual no esgota o oficio jurisdicional do rgo inferior, qu apenas o cumpre e acaba com a sentena de mrito.

Eis o art. 463:

463. Publicada a sentena, o juiz s poder alter-la: I - para lhe corrigir, de ofcio ou a requerimento da parte, inexatides materiais, ou lh retificar erros de clculo; II - por meio de embargos de declarao.[41]

Logo, seria imprescindvel que a sentena de mrito tivesse sido proferida em primeiro lugar pelo juzo d 1 instncia, sob pena inclusive de haver usurpao de competncia.

Nesse sentido, o legislador reformista, reconhecendo as dificuldades que existiam e tendo em vista celeridade processual, acabou por possibilitar que o tribunal conhea diretamente do mrito da caus independentemente da sua apreciao pelo juiz do 1 grau, desde que o processo cumpra os requisitos ne mencionados. O 3 includo no art. 515(que trata do recurso de apelao), retrata a questo mencionada: Art. 515. A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. [...]

3o Nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribun pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento.[42]

De acordo com este dispositivo, permite-se ao magistrado que aprecie diretamente o mrito da caus numa bvia ampliao extenso do efeito devolutivo do recurso de apelao.

Pode-se perceber ento que o legislador reformador encontrou uma forma de compatibilizar e amenizar questo desse tipo de sentena, no se falando mais na questo da aplicao do art. 463 para os casos d sentenas terminativas.

Assim, em situaes para o entendimento correto do 3 do art. 515, deve-se ter como ponto de partid as sentenas em que o mrito foi analisado, mas no decidido, as famigeradas sentenas terminativas que acarreta a extino do processo sem a sua resoluo. Essas sentenas, repete-se, so aquelas em que o mrito deveria te sido apreciado, entretanto isto no ocorreu.

Apesar do pensamento dos eminentes mestres, o legislador reformador, encontrou uma forma d compatibilizar e amenizar a questo desse tipo de sentena. De acordo com a nova disposio legal e com jurisprudncia, h a permisso de o mrito seja discutido pelo tribunal nas sentenas em que o mesmo foi analisad mas no decidido em primeira instncia. Assim, caso o juiz de 1 grau se engane na terminologia da senten extinguindo o processo sem resoluo do mrito, quando deveria t-lo apreciado, o Tribunal pode retificar o ocorrid e desde logo partir para a anlise do mrito da lide.

Tem-se como o mais famoso exemplo, o caso em que o juiz extingue um processo por falta das condie

da ao, quando na verdade deveria ter apreciado o mrito. Nesse caso, o efeito devolutivo da apelao remete a tribunal o conhecimento da matria impugnada, sem se falar em supresso de instncia.

Vale ressaltar que muitos doutrinadores, como o caso do Professor Henrique Mouta[43], entendem qu no caso das sentenas que apenas possuem aparncia de serem terminativas, o sistema processual j autorizava tribunal a apreciar o mrito da causa, por fora do caput do art. 515, no sendo essa discusso, objeto da reform processual trazida pela lei N 10.352/01.

Apesar do posicionamento do eminente mestre, hoje, entende-se que o novo texto legal veio ratificar entendimento de inexistncia de violao ao duplo grau de jurisdio, envolvendo a apreciao das sentena terminativas pelo Tribunal, tendo a reforma acabado com qualquer tipo de dvida que pudesse existir acerca d possibilidade do Tribunal desde logo poder analisar o mrito da demanda, quando o juiz de 1 grau deixou de faz-l desde, claro, que os requisitos mencionados no referido pargrafo do art. 515, estejam presentes.

Entretanto, apesar de j haver o entendimento de que as sentenas aparentemente terminativas j estava autorizadas a terem seu mrito apreciado pelo tribunal, por fora do caput do art. 515, ainda h muita divergncia n que diz respeito a possibilidade do Tribunal passar desde logo ao julgamento da causa, sendo essa celeum discutida no mbito do STJ, com nfase no REsp N 832.370/MG Rel. Min Nancy Andrigh:

Entretanto, h de se levar em considerao que nem sempre meramente terminativo acrdo que julga apelao contra sentena terminativa, eis que, nos termos do 3 do a

515, cuja redao atual, alis, foi dada tambm pela Lei n 10.352/01, nos casos de extin do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamen . (REsp 832.370/MG, rel. Min. Nancy Andrighi. DJ: 13/08/2007.) E diz mais:

Para os adeptos dessa teoria, como o caso tambm de Jos Roberto dos Santo Bedaque, na anlise das condies da ao se o juiz realizar cognio profunda sobre a alegaes contidas na petio, aps esgotados os meios probatrios, ter, na verdad proferido juzo sobre o mrito da questo (Direito e Processo, So Paulo: RT, 1995, p. 78).

Em outras palavras, sempre que a relao existente entre as condies da ao e o direi material for estreita ao ponto da verificao da presena daquelas exigir a anlise dest haver exame de mrito. (REsp 832.370/MG, rel. Min. Nancy Andrighi. DJ: 13/08/2007.) E Finaliza:

Dessa forma, a despeito da extino ter se dado sem julgamento do mrito, para decid acerca da legitimidade ad causam, o juiz se imiscuiu no mrito da ao. Ora, a natureza d sentena, se processual ou de mrito, definida por seu contedo e no pela mer qualificao ou nomen juris atribudo ao julgado, seja na fundamentao ou na parte dispositiv Portanto, tambm sob esse prisma, entendida como de mrito a sentena de fls. 237/24 indiscutvel o cabimento dos embargos infringentes. (REsp 832.370/MG, rel. Min. Nanc Andrighi. DJ: 13/08/2007.)

Dessa forma, as discusses que muitas vezes existiam quanto a certas sentenas, no sentido de saber s o juiz teria ou no enfrentado o mrito da causa, revelam-se atualmente completamente sem sentido, uma vez que

tribunal, no julgamento apelao, poder, desde que cumpridos os requisitos do 3 do art. 515, apreciar e julgar mrito da causa, corrigindo as inexatides que deveriam ter sido sanadas quando do 1 julgamento e dando fora d coisa julgada material a essa deciso.

claro que os magistrados devem sempre ter em mente a necessidade de se ter cuidado ao se analisar a condies da ao, at para evitar o uso do 3 do art. 515, uma vez que pela sua redao, deixa implcito que e ser utilizado, quando forem proferidas sentenas errneas. Ficando o tribunal responsvel por decidir no lugar d juzo de primeiro grau que deveria ter atuado com mais zelo na hora de proferir a deciso.

Dessa forma, acaba que se ganha tempo no que diz respeito a prestao jurisdicional, tendo em vis que a mencionada reforma acaba por evitar que o juiz tenha de anular a sentena e remet-la novamente ao juiz de 1 grau para que ele profira a sentena correta. 7 CONCLUSO

Por tudo que foi exposto, pode-se dizer ento que as condies da ao so requisitos necessrios par a prpria existncia da demanda. Sua ausncia deve ser conhecida pelo magistrado em qualquer tempo, de ofcio, o at mesmo a requerimento das partes quando da contestao, que se alegadas e percebidas antes de se adentrar n fase instrutria, implicaro na extino do processo sem resoluo de mrito.

Grande discusso paira a respeito de como o magistrado deve procedecer a verificao d preenchimento ou no dessas condies. No Brasil, goza de grande prestgio a teoria da assero, sendo que a condies da ao devem ser verificadas em abstrato, de acordo com o contedo da petio inicial, quando se dev presumir, ao menos momentaneamente, ou seja, no momento em que se est interpondo a ao, que aquilo qu consta alegado l, verdadeiro.

O que fica provado depois ao longo do processo e obviamente durante a instruo, matria de mrit Dessa forma, se algum ajuza uma ao de cobrana de dvida, afirmando que a mesma est fundada em u inadimplemento proveniente de uma clusula contratual, estaro preenchidas as condies da ao, mesmo qu depois venha a se descobrir, que essa mesma dvida era oriunda de jogo de azar.

Uma vez que a verdadeira origem do dbito s foi descoberta mais tarde, no decorrer da instruo, julgamento ser de mrito, devendo o juiz julgar o pedido do autor improcedente, e no decidir pela carncia da a por impossibilidade jurdica do pedido.

Nesse caso, o acolhimento de uma ou outra teoria, apresentadas neste trabalho, ter uma repercuss

diferente no resultado final e na avaliao acerca da existncia ou no do direito de ao.

Admitida a teoria da assero, no exemplo acima, a sentena ser de improcedncia, uma vez que origem da dvida s foi descoberta pelo juiz ao longo da instruo. Ter havido ento, resposta de mrito e exercc do direito de ao.

Admitida a teoria de Liebman, ou a do exame concreto das condies da ao, a sentena ser d extino sem resoluo de mrito e no ter havido o exerccio do direito de ao, mas sim somente do direito de s provocar o Poder Judicirio.

Assim, a carncia da ao matria de ordem pblica, que deve ser conhecida preferencialmente d ofcio, mas que no obsta a que seja alegada pelas partes, desde que, se forem reconhecidas a seu devido temp ou seja, antes da instruo, o magistrado deve extinguir o processo sem resoluo de mrito.

Sendo essas condies alegadas e percebidas aps a instruo processual, deve o magistrado procede a sentena para reconhecer a improcedncia do pedido do autor em relao aquele ru.

Dessa forma as condies da ao devem estar preenchidas no momento da sua propositura e ao long de todo processo, at o julgamento.

Portanto, por tudo que foi dito neste trabalho, foi possvel observar que o instituto das condies da a ainda possuem uma grande utilidade no sistema brasileiro, uma vez que so requisitos de admissibilidade para julgamento do mrito das demandas.

Isso faz com que no sejam levados ao conhecimento do Poder Judicirio, conflitos que quando da su anlise prima facie, estejam fadados ao insucesso ou aquelas demandas meramente protelatrias ou com vistas possvel ter a inteno de denegrir a imagem de determinada pessoa.

Importante mencionar que as reformas processuais, sempre tm em vista acelerar a prestao jurisdicion de forma efetiva. O que pode ser constatado com a reforma introduzida pela lei N 10.352/01, que introduziu o 3 a art. 515.

A introduo deste dispositivo vem modificar sensivelmente o sistema recursal brasileiro, na medida e que a apelao, como ressalta o professor Jos Rogrio Cruz e Tucci, citado no livro de Flvio Cheim Jorge, Fred Didier Jr e Marcelo Abelha Rodrigues[44]menciona: a apelao deixa de ter natureza de revisio prioris instantiae passa a ser concebida com um novum iudicium , no qual ao rgo jurisdicional superior lcito o mais amplo reexam da causa, em todos os seus aspectos de fato e de direito, de modo a julg-lo ex novo.

Dessa forma, em virtude das modificaes introduzidas, necessrio que as solues tradicionalmen aceitas devam ser no mnimo repensadas. Deve-se desde j se afastar o entendimento de que o Tribunal no poder conhecer do pedido no julgado em razo da usurpao de competncia. Desde que cumpridos os requisito mencionados no 3 do art. 515, a chamada causa madura, o Tribunal pode e deve julgar o pedido. Alm disso, circunstncia de no se estar diante de uma sentena processual (art. 267), como previsto no 3, pelas razes mencionadas, no apresenta qualquer bice.

Assim, em ltima anlise, entende-se que se estaria criando algo prximo a uma competncia hierrquic originria e subsidiria. O tribunal estaria conhecendo de uma causa que no foi julgada quando deveria t-la sido, o seja, ser o 1 a apreci-la, como nos casos do art. 267. Entretanto, por uma questo de economia e celeridad processual, bem como na necessidade de efetividade da tutela jurisdicional, essa parece ter sido a opo d legislador.

Portanto, deve-se reconhecer tambm, uma vez que foi demonstrado como as condies da ao s importantes, uma vez que atravs delas, pode-se saber se o direito de ao foi exercido em sua plenitude, tendo a partes recebido uma resposta para o conflito que foi posto perante o Poder Judicirio, que necessitava de um resposta concreta para a pacificao dos conflitos existentes em qualquer sociedade. REFERNCIAS

ARAJO, Jose Henrique Moutta. Algumas reflexes envolvendo a amplitude do efeito devolutivo d apelao, aps a alterao do art. 515, 3, do cpc. Disponvel em: http://www.henriquemouta.com.br/textos.php p=2&. Acesso em 10. Jul. 2008.

ARRUDA ALVIM, Jose Manuel. Manual de direito processual civil. So Paulo: RT, 1999. v. 1. BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. 14. Ed. Rio d

BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. 14. Ed. Rio d Janeiro: Forense, 2008.

CMARA, Alexandre Freitas. Lies de direito processual civil. 5. ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. 1, 2001

COLNAGO, Cludio de Oliveira Santos. Carncia de ao e coisa julgada: anlise da relao direta entre sentena de carncia de ao e o mrito da demanda. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 456, 6 out. 200 Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5758>. Acesso em: 15 jul. 2008.

DIDIER JNIOR, Fredie Souza. Pressupostos processuais e condies da ao. 1 ed. So Paulo: Editor Saraiva, 2005.

DIDIER JNIOR, Fredie Souza. Um rquiem s condies da ao. Estudo analtico sobre a existncia d instituto. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 56, 1 abr. 2002. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/2918 Acesso em: 25 mar. 2010.

FREIRE, Rodrigo da Cunha Lima. Condies da ao: enfoque sobre o interesse de agir. 3. ed. So Paul Revista dos Tribunais, 2005.

GONALVES, Marcus Vincius Rios. Novo Curso de Direito processual Civil: Teoria Geral e Processo d Conhecimento (1 parte). 4. Ed. atualizada. So Paulo: Saraiva, 2007. v. 1. GRECO FILHO, Vicente, 1943. Direito processual civil brasileiro. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. v. 1.

JORGE, Flvio Cheim, DIDIER JNIOR, Fredie Souza, RODRIGUES, Marcelo Abelha. A Nova Reform Processual: as mudanas introduzidas na legislao processual pelas leis N 10.317, 10.352 e 10.358 d dezembro de 2001, e pela lei N 10.444, de maio de 2002. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de direito processual civil. Trad. de Cndido Rangel Dinamarco. 3. ed., Rio d Janeiro: Forense, 1983.

LUNDBERG, Eliana da Silva. Condies da ao. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, nov. 2001. Disponv em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2307>. Acesso em: 10 jul. 2008.

RAIMUNDO, Leandro Silva. Dos pressupostos processuais e das condies da ao no processo civ Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 385, 27 jul. 2004. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp id=5493>. Acesso em: 01 ago. 2008.

ROCHA, Ibraim Jos das Mercs. Ao de usucapio especial urbano coletivo. Lei n 10.257/200 (Estatuto da Cidade): enfoque sobre as condies da ao e a tutela. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, no 2001. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2406>. Acesso em: 05 ago. 2008.

SILVA, Ovdio Araujo Baptista da. Curso de Processo Civil: Processo de conhecimento, v.1, 6. Ed. So Paul Revista dos Tribunais. 2003.

VARGAS, Cirilo Augusto. O vnculo entre as condies da ao e o mrito da causa. Jus Navigand Teresina, ano 14, n. 2304, 22 out. 2009. Disponvel em: <http://meujus.com.br/revista/texto/13723>. Acesso em: 0 out. 2010.

WAMBIER, L. R.; ALMEIDA, F. R. C. de; TALAMINI, E. Curso avanado de processo civil. 7. ed., v. 1. S Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. Notas:

[1] DIDIER JNIOR, Fredie Souza. Um rquiem s condies da ao. Estudo analtico sobre a existncia d instituto. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 56, 1 abr. 2002. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/2918 Acesso em: 25 mar. 2010. [2] BRASIL, 2004.

[3] BRASIL. Constituio Federal, Art. 5, XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso o ameaa a direito. 1988.

[4] Kazuo WATANABE. In: FREIRE, Rodrigo da Cunha Lima. Condies da ao: enfoque sobre o interesse d agir. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. p. 50.

[5] LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de Direito Processual Civil. Trad. de Cndido Rangel Dinamarco. 2. e Rio de Janeiro: Forense, v. I, 1985.

Rio de Janeiro: Forense, v. I, 1985.

[6] LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de Direito Processual Civil. Trad. de Cndido Rangel Dinamarco. 2. e Rio de Janeiro: Forense, v. I, 1985. [7] BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. 14. Ed. Janeiro: Forense, 2008. [8] REsp 832.370/MG, rel. Min. Nancy Andrighi. DJ: 13/08/2007. [9] CMARA, Alexandre Freitas. Lies de direito processual civil. 5. ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. 2001. [10]ARRUDA ALVIM, E. Curso de direito processual civil. So Paulo: RT,1999. v. 1.

[11] LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de direito processual civil. Trad. de Cndido Rangel Dinamarco. 3. ed Rio de Janeiro: Forense, 1983.

[12] BARBOSA MOREIRA, J. C. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. 7. ed. Rio de Janeiro: Forens Universitria, 1988. v. 5.

[13]LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de Direito Processual Civil. Trad. de Cndido Rangel Dinamarco. 2 e Rio de Janeiro: Forense, v. I, 1985 [14] Ibid. [15] CMARA, Alexandre Freitas. Lies de direito processual civil. 5. ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. 2001. [16] Ibid. [17] Art. 3 Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade. [18] Art. 6 Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. [19] CMARA, Alexandre Freitas. Lies de direito processual civil. 5. ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. 2001.

[20] BRASIL, Art. 9 Se o autor desistir da ao ou der motiva absolvio da instncia, sero publicados edita nos prazos e condies previstos no art. 7, inciso II, ficando assegurado a qualquer cidado, bem como a representante do Ministrio Pblico, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da ltima publicao feita, promover prosseguimento da ao. (grifo nosso). 1965. [21] CMARA, Alexandre Freitas. Lies de direito processual civil. 5. ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. 2001.

[22] LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de Direito Processual Civil. Trad. de Cndido Rangel Dinamarco. 2. e Rio de Janeiro: Forense, v. I, 1985. [23] CMARA, Alexandre Freitas. Lies de direito processual civil. 5. ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. 2001. [24] ARRUDA ALVIM, Jose Manuel. Manual de direito processual civil. So Paulo: RT, 1999. v. 1.

[25] DIDIER JNIOR, Fredie Souza. Um rquiem s condies da ao. Estudo analtico sobre a existnc do instituto. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 56, 1 abr. 2002. Disponvel em <http://jus.uol.com.br/revista/texto/2918>. Acesso em: 25 mar. 2010. [26] Idem.

[27] VARGAS, Cirilo Augusto. O vnculo entre as condies da ao e o mrito da causa. Jus Navigand Teresina, ano 14, n. 2304, 22 out. 2009. Disponvel em: <http://meujus.com.br/revista/texto/13723>. Acesso em: out. 2010. [28] Idem.

[29] DIDIER JNIOR, Fredie Souza. Um rquiem s condies da ao. Estudo analtico sobre a existnc do instituto. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 56, 1 abr. 2002. Disponvel em <http://jus.uol.com.br/revista/texto/2918>. Acesso em: 25 mar. 2010.

[30] Idem. [31] Idem.

[32] DIDIER JNIOR, Fredie Souza. Pressupostos processuais e condies da ao. 1 ed. So Paul Editora Saraiva, 2005.

[33] VARGAS, Cirilo Augusto. O vnculo entre as condies da ao e o mrito da causa. Jus Navigand Teresina, ano 14, n. 2304, 22 out. 2009. Disponvel em: <http://meujus.com.br/revista/texto/13723>. Acesso em: out. 2010. [34] BRASIL, 1973. [35] Idem. [36] BRASIL, 2002.

[37] BRASIL. Art. 268. Salvo o disposto no art. 267, V, a extino do processo no obsta a que o autor intente d novo a ao. A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas dos honorrios de advogado. 1973 [38] BRASIL. Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: [...] V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada. 1973 [39] BRASIL. 1973/2001.

[40] JORGE, Flvio Cheim, DIDIER JNIOR, Fredie Souza, RODRIGUES, Marcelo Abelha. A Nova Reform Processual: as mudanas introduzidas na legislao processual pelas leis N 10.317, 10.352 e 10.358 de dezembr de 2001, e pela lei N 10.444, de maio de 2002. 2. Ed. So Paulo: Saraiva, 2003. [41] BRASIL, 1973. [42] BRASIL. 1973/2001.

[43] ARAJO, Jose Henrique Mouta. Algumas reflexes envolvendo a amplitude do efeito devolutivo d apelao, aps a alterao do art. 515, 3, do cpc. Disponvel em: http://www.henriquemouta.com.br/textos.php p=2&. Acesso em 10. Jul. 2008.

[44] JORGE, Flvio Cheim, DIDIER JNIOR, Fredie Souza, RODRIGUES, Marcelo Abelha. A Nova Reform Processual: as mudanas introduzidas na legislao processual pelas leis N 10.317, 10.352 e 10.358 de dezembr de 2001, e pela lei N 10.444, de maio de 2002. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em peridico eletrnico deve s citado da seguinte forma: OLIVEIRA, Fernando Jos Vianna. As condies da ao, as sentenas terminativas e a sistemtica recursal. Conteud Juridico, Brasilia-DF: 31 mar. 2011. Disponivel em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.31629&seo=1>. Acesso em: 02 maio 2013.

Recomendar

Enviar

31629-189.32.205.177

Comentrios

Artigos relacionados: As condies da ao, as sentenas terminativas e ...

voltar

Anuncie Aqui | Fale Conosco | Poltica de Privacidade | Sobre o Portal 2013 Contedo Jurdico - Todos os direitos reservados.

You might also like