You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE TURISMO

O IMPRESCINDVEL APORTE DAS CINCIAS SOCIAIS PARA O PLANEJAMENTO E A COMPREENSO DO TURISMO

TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR TOMAS MARTIN OSSOWICKI NA DISCIPLINA DE TURISMO E PATRIMONIO CULTURAL

Aluna: Renata Nbrega Matrcula: 20101103358

RJ 27 DE NOVEMBRO DE 2011

No estudo de qualquer cincia social nos deparamos com um problema srio: como transformar algo to mutante (as pessoas, a vida, a sociedade) em um objeto esttico que possa ser estudado? O desafio continua quando o tema o turismo, talvez se torne at mais complicado, afinal, no seria turismo, essencialmente, o movimento das pessoas? Dennison Nash realizou um estudo sobre a produo antropolgica na rea de turismo, Anthropology of Tourism onde tenta explicar qual o motivo do turismo quase nunca ser considerado tema para a antropologia. De acordo com Nash, o primeiro autor a pensar no assunto foi Theron Nuez, que descreveu os impactos do turismo no Mxico. Mais tarde, em 1989, diversos autores publicaram seus artigos no livro Housts and Guests, que se transformou em um clssico da antropologia do turismo, onde os impactos do turismo nas culturas locais so discutidos e relativizados em funo de outros fatores de aculturao. Na dcada de 70 surgiu a idia de que o turismo estava destinado a salvar as economias do Terceiro Mundo. Essa viso encontrou oponentes que escreveram The Golden Hordes. Este tambm transformou-se num clssico, apontando a ao predatria do turismo de massas, comparando os turistas com as hordas dos povos brbaros que deixavam um rastro de destruio. Diversos outros autores se preocuparam em falar sobre o turismo em outras obras (Sociologia do Turismo, de Hans Knebel; Sociologia do Turismo: para uma Nova Compreenso do Lazer e das Viagens, de Jost Krippendorf,...) e, atualmente, a maior parte dos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior, tem focalizado, principalmente, os impactos na cultura, os processos de aculturao e a questo da autenticidade.

S que o maior volume de estudos cientficos sobre turismo provm das cincias econmicas, que analisam o crescimento e a movimentao de capitais a partir da chamada "indstria" do turismo, ou seja, dos negcios tursticos. Sendo o negcio apenas uma parte do fenmeno turstico, analis-lo somente com os paradigmas econmicos que verificam os fluxos de dinheiro leva ao esquecimento da dimenso antropolgica, a enxergar os turistas no como pessoas, mas como simples portadores de dinheiro. Ao mesmo tempo, tratar o turismo somente a partir da dimenso socioantropolgica e ambiental leva ao esquecimento das suas derivaes no plano econmico, o que pode constituir-se numa viso romntica deslocada das atuais condies histricas. O turismo uma atividade realizada pelos homens em sociedade. No podemos pensar no conceito de turismo se pensarmos num homem isolado, ao mesmo tempo em que apresenta um alto grau de imprevissibilidade. Quanto maior a criatividade dos empreendedores, menor a previsibilidade. Se fizermos um retrospecto histrico dos equipamentos e servios de turismo, veremos que a quantidade destes tem aumentado de forma considervel a partir do que foi considerado, por muitos anos, o trip do turismo (transportes, hospedagem e agenciamento), que podia ser analisado facilmente a partir da teoria dos sistemas. Dado esse quadro, uma das poucas formas de minimamente poder prever situaes e planejar o turismo com a ajuda das cincias sociais. O planejamento do turismo tem estado, historicamente, balizado por teorias e prticas da rea administrativa e por tcnicas publicitrias e de marketing; as primeiras desenvolvendo projees futuras com base nas tendncias de mercado, e as segundas criando hbitos de consumo.

A literatura cientfica proveniente da geografia, da sociologia e da antropologia levanta problemas que vo do desmatamento das florestas para criar campos de golfe venda de crianas para turismo sexual. So os chamados impactos do turismo. No outro extremo do espectro, a literatura cientfica tambm demonstra a revitalizao do patrimnio cultural material e imaterial graas ao turismo, a revalorizao da natureza, a limpeza de mares poludos, a recuperao da identidade, demonstrando que o turismo tambm tem impactos positivos. Na atualidade, um dos paradigmas do planejamento do turismo a base local. Mas para planejar o turismo com base na comunidade local devemos, primeiramente, ter claro o conceito de comunidade, e para isso precisamos das cincias sociais. Deve haver uma avaliao dos limites at onde um empreendimento pode ser sustentvel do ponto de vista ambiental sem que haja prejuzos no econmico, e de qual a estratgia poltica a adequada para beneficiar a maior parte das pessoas possvel. Como fazer essa avaliao sem conhecimentos de cincias sociais? Finalmente, para tentar melhorar as relaes no turismo necessrio se aprofundar no grande paradoxo da relao turistas-anfitries. Apesar de que no h muitas pesquisas sistematizadas a respeito, as poucas existentes demonstram que, na verdade, os habitantes dos lugares tursticos que se beneficiam economicamente com a presena dos turistas no esto precisamente interessados em receber os turistas, mas o dinheiro dos turistas. Os turistas, por sua vez, vem no habitante local apenas um instrumento para seus fins. O grande paradoxo do turismo que essa

atividade coloca em contato pessoas que no enxergam a si mesmas como pessoas, mas como portadores de uma funo precisa e determinada. Ajudar a entender os processos psicossociais desencadeados pelo fenmeno turstico, as expectativas, desejos, satisfaes e frustraes das populaes anfitris e dos turistas, as motivaes para agir de uma ou outra maneira, a busca para alm da simples viagem, a dinmica cultural em que o turismo est inserido, a diversidade de interesses e necessidades sociais que o turismo afeta, enfim, seus dilemas e paradoxos seria uma enorme contribuio das cincias sociais para o planejamento equilibrado de um turismo responsvel. O empreendedor e o gestor precisam de conhecimento em histria, antropologia, isso garante um planejamento eficaz do turismo, sendo as ONGs as representantes da populao durante esse processo. Em suma, mais do que necessrio o estudo diante de qualquer planejamento, especialmente turstico.

You might also like