You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE TURISMO

QUESTES DO LIVRO ECONOMIA DO TURISMO TEORIA E PRATICA (CAPTULOS 1 E 2)

TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR IVAN FERNANDES NA DISCIPLINA DE ECONOMIA DO TURISMO

Aluna: Renata Nbrega Matrcula: 20101103358

RJ 03 DE MARO DE 2012

CAPTULO 1 1 O mais direto a entrada de renda na sociedade em questo. Os turistas esto sempre tirando dinheiro do seu local de origem e levando para o destino. Alm disso, o desenvolvimento do turismo gera emprego (em diversas reas, tanto diretas quanto indiretas) e investimentos em novas infra-estruturas, melhorando as condies de vida da populao local. 2 5%. 3 A Europa 4 Frana, Espanha e Estados Unidos. 5V/F 6 8,35%. 7 O turismo no um produto, no um objeto palmvel que possa se pegar fisicamente e trocar por dinheiro. No entanto, ele aceito como produto exportvel pois h uma troca de dinheiro por servios e experincias. 8 Todas as respostas anteriores. 9C/E 10 O ecoturismo deve crescer de 12% para 35%, assim como o turismo de negcios o que mais cresce na Amrica Latina.

CAPTULO 2 1 A evoluo do mundo moderno, o estreitamento das distncias geogrficas, o crescente inter-relacionamento das economias e dos povos, as inmeras conquistas trabalhistas e as diversas contribuies da medicina (aumentando a expectativa de vida do ser humano). 2 Aspectos Sociais O turismo movimento mais de 10% da populao mundial. Aspectos Culturais Aes que visem preservao do patrimnio histrico, cultural e artstico. Aspectos Polticos As medidas que objetivem a manuteno e ampliao das relaes internacionais devem ser adotadas sempre 3 O turismo um forte gerador de empregos no mundo, indutor e multiplicador de investimentos e contribui para o aumento da arrecadao de impostos. 4 Existe uma corrente de pensamento que diz que necessrio que seja efetivamente entendido o fenmeno turstico para que ele seja mensurado alm dos efeitos e benefcios econmicos. Ou seja, ele transcende o mundo dos negcios, um fenmeno social e, portanto, seria recomendvel uma moderao no trato das questes econmicas inerentes atividade turstica, evitando uma visualizao errnea da correta aplicabilidade de seus fundamentos tericos, bem como dos resultados produzidos. Como turismlogos, sempre importante pensar que esse discurso pode causar um efeito contrrio e adotar um discurso agregador, especialmente na questo econmica. 5 Como estagiria dentro de uma agncia de viagens, no setor de eventos corporativos, obviamente eu aceito essa incluso. O nmero de passeios

vendidos, contratao de servio de transfer privativo, emisso de passagens areas, reservas em hotel (...) durante um evento de uma semana superior as vendas de um ms da loja, que atende o turista tradicional. Obviamente, por mais que o objetivo central da viagem seja gerar lucros, ele faz uso de todo o mercado turstico. 6 Pois ele tem como epicentro a figura humana, o turista, com seus sentimentos, anseios, reclamaes e satisfaes. Alm disso, vende-se ao cliente algo no palpvel. Seja um hotel ou um pacote turstico, vende-se algo que o cliente no tem como ver. 7 Deslocamento, permanncia, tour e motivao. 8 Ele se deslocou do Cazaquisto rumo ao espao sideral, permaneceu na estao Alpha, retornou ao pas de origem e enfrentou diversos problemas para conseguir realizar seu sonho, provando que tinha uma motivao. 9 Sim, claro! Afinal, a tendncia que o custo desse tipo de viagem diminua e pessoas ansiando por ter uma experincia extra-terrena no faltam! 10 Turismo uma atividade que inclui deslocamento de pessoas para locais diferentes de suas residncias, com uma permanncia temporria.

You might also like