You are on page 1of 6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.

CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

Educao e Formao de Adultos Tcnico Administrativo


UFCD: Tema: Formando: STC 5 - Sociedade, Tecnologia e Cincia Comunicaes Rdio Formador: Data: Paulo Paraso Pg.: /

Ficha informativa n1 O Telemvel


Os telemveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, difcil concebermos o mundo sem eles. Se um indivduo se perde, telefona a pedir indicaes do caminho, em vez de perguntar a algum na rua. Manifestaes so convocadas atravs de SMS. O telemvel tambm agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rdio, despertador, consola de jogos, calculadora e relgio. O impacto dos telemveis na sociedade actual , portanto, inegvel. No entanto, a natureza precisa desse impacto, assim como as suas implicaes em termos de transformao da vida social, permanecem por identificar e analisar em profundidade. Antes de 1991, Portugal vivia sem este tipo de dispositivo. Decorridos apenas 16 anos, o uso deste equipamento tornou-se banal e, nos dias que correm, difcil encontrar algum que no possua pelo menos um telemvel. Em consequncia desta rpida massificao, o sector das telecomunicaes tornou-se um dos que cresceu a um ritmo mais acelerado no mbito da Histria da Tecnologia. To rpido, que se torna por vezes difcil recordar como era organizado o nosso quotidiano antes dos telemveis. Mas qual o motor deste crescimento? O que explica a adeso das massas a este dispositivo? Sero os telemveis expresses da identidade, ferramentas, uma moda, ou uma combinao de todos estes elementos? Uma vez que as comunicaes so parte central da atividade humana, o advento deste tipo de tecnologia mvel, capaz de permitir a comunicao em qualquer parte e para qualquer parte, tem profundos efeitos sociais. No entanto, pouco se sabe ainda acerca do tipo e condies destes efeitos. Se nos reportarmos histria da tecnologia, incluindo a Internet, possvel observar que, muitas vezes, os indivduos acabam por se apropriar dos dispositivos e utiliz-los para fins muito distintos dos inicialmente previstos. Alm disso, quanto maior for o grau de interaco possvel com a tecnologia, maior ser a capacidade dos indivduos de se tornarem produtores activos das prticas de utilizao. No que diz respeito entrada das comunicaes mveis nas vrias regies do mundo, de notar a liderana da Europa, onde mais de 71 indivduos em cada 100 habitantes possui telemvel (em 2004). A Amrica do Norte, que at ao ano 2000 dominava o sector, ficou relegada para uma segunda posio.

Ficha informativa n1

1/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

Quadro 1:Entrada do Telemvel por Regio Geogrfica (nmero de subscritores por 100 habitantes) Em termos de diferenciao etria, de notar que as comunicaes mveis foram inicialmente desenvolvidas tendo como alvo os jovens adultos pertencentes classe empresarial, com elevado grau de mobilidade por motivos profissionais. No entanto, apesar de este grupo continuar a liderar o segmento nos pases asiticos, na Europa e nos Estados Unidos existe uma tendncia para a liderana de classes etrias mais jovens (menos de 24 anos), que tm vindo a assumir um papel de relevo, nomeadamente ao nvel da adopo dos novos servios e funcionalidades. No obstante, apesar de ter uma maior frequncia de interaco com os dispositivos, no este grupo que comanda as receitas do sector. Uma vez que na sua grande parte os indivduos deste grupo no dispem de meios de sustento prprios, optam geralmente por solues de comunicao menos dispendiosas, como por exemplo os SMS, em detrimento das chamadas de voz. Em oposio, os indivduos pertencentes a classes etrias mais velhas valorizam muitas vezes a facilidade de utilizao, em detrimento do custo, optando assim pelas comunicaes de voz, mais dispendiosas. No incio verificou-se uma predominncia dos homens no mbito dos utilizadores deste dispositivo, a situao actual aponta para um equilbrio entre o sexo masculino e o feminino. No entanto, a forma de apropriao e de interaco com os telemveis revela muitas diferenas. Enquanto os homens desenvolveram uma relao de carcter predominantemente instrumental com esta tecnologia, as mulheres apropriaram-se dos telemveis enquanto um item de moda, e como forma de manter as suas redes sociais. Por outro lado, constatou-se que os homens tm uma maior curiosidade em relao s vrias potencialidades e usos do telemvel, enquanto as mulheres utilizam-no essencialmente para comunicar. Por fim, no que diz respeito ao estatuto socioeconmico, de notar que em termos mundiais predominam os utilizadores com maior nvel de rendimento.

Quadro 2: Subscritores Mveis, por Nvel de Rendimento 2003 (%)


Ficha informativa n1

2/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA Portugal um dos pases com maior taxa de entrada do servio telefnico mvel (STM) no espao europeu. De facto, em 2004 o telemvel estava disponvel para 94,8% da populao portuguesa, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicaes ANACOM (contra uma mdia europeia Unio Europeia 15 - de 90,6%), atingindo no final do segundo trimestre de 2006 uma taxa de penetrao de cerca de 111%, com um total de 11,7 milhes de assinantes. O crescimento da penetrao do STM e a evoluo face mdia europeia tero sido influenciados, nomeadamente, pela rpida introduo dos servios GSM (Sistema Global para Comunicaes Mveis) em Portugal e pelo elevado investimento em marketing e introduo de inovaes por parte dos operadores presentes no mercado (nomeadamente, inovaes a nvel tarifrio). De acordo com a informao recolhida pela ANACOM nos Inquritos ao consumo das comunicaes electrnicas de Fevereiro de 2004, Junho de 2005 e Fevereiro de 2006, so as variveis idade e nvel de instruo que mais diferenciam os utilizadores de telemveis dos no utilizadores. Por outro lado, verifica-se que entre aqueles que tm um nvel de instruo mais baixo que a aquisio do telemvel menor. De facto, em termos de habilitaes literrias, 91,1% dos inquiridos que no sabe ler nem escrever afirmou no ter telemvel. Esta percentagem vai decrescendo medida que o nvel de habilitaes aumenta, passando para 68,5% no grupo dos que nunca frequentaram a escola, mas sabem ler e escrever, 25,3% junto dos que concluram o ensino bsico, 1,7% nos que possuem o secundrio completo, e para 1% no grupo dos licenciados. Na categoria Mestrado/ Doutoramento, a percentagem de indivduos sem telemvel de 0%. Quadro 3: Posse de Telemvel, por Idade (%)

Fonte: Inqurito A Sociedade em Rede em Portugal 2006, CIES-ISCTE

Quadro 4: Posse de Telemvel, por Sexo (%)

Fonte: Inqurito A Sociedade em Rede em Portugal 2006, CIES-ISCTE

Ficha informativa n1

3/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA Quadro 5: Posse de Telemvel, por Condio perante o Trabalho (%)

Fonte: Inqurito A Sociedade em Rede em Portugal 2006, CIES-ISCTE Por outro lado, verificou-se uma relao entre a posse de telemvel e o contacto com outros meios de comunicao. De facto, dos que costumam assistir a filmes, 84,6% tem telemvel, contra apenas 28,5% dos que no tm esse hbito. Alm disso, dos que passam muito tempo a ouvir rdio (mais de 6h), 84,5% tem telemvel, sendo que esta percentagem cai para 72,3% no grupo dos que ouvem menos de uma hora. Finalmente, dos que despendem mais de duas horas a ler jornais, 90% tem telemvel, contra 59,1% dos que no lem de todo este tipo de publicao. Concluindo, a pergunta a ser formulada parece no ser tanto quem tem telemvel, mas sim quem no tem telemvel. De facto, se determinadas variveis, como por exemplo o sexo, no so discriminatrias no seio do grupo dos que possuem telemvel, so-no no mbito da classe dos indivduos sem este dispositivo. O grupo dos no utilizadores do telemvel assim maioritariamente constitudo por pessoas de idade avanada, do sexo feminino, com pouca instruo, e pertencentes ao grupo dos inactivos. Fonte: Gustavo Cardoso, Maria do Carmo Gomes, Rita Espanha e Vera Arajo; Portugal Mvel Utilizao do Telemvel e Transformao da Vida Social ; OberCom; 2007 Consultar ainda o seguinte site com um vdeo sobre a utilizao de telemveis: http://www.youtube.com/watch?v=Mjbl_z0dvNU&eurl=http://stc-rvcc.blogspot.com/2008/05/ng-comunicaese-rdio.html

O uso social do telemvel


Antes de 1991 todos vivamos sem um dispositivo que em Portugal se veio a chamar telemvel, mas hoje o uso de tal dispositivo tornou-se banal e, difcil encontrar algum que no possua pelo menos um deles. Em termos sociolgicos a revoluo do telemvel comparvel ao surgimento de grandes inventos num passado mais ou menos longnquo. Casos como a energia elctrica para uso industrial e domstico, o automvel e o telefone fixo ficaram na histria como grandes impulsionadores do desenvolvimento e responsveis por alteraes de comportamentos sociais a nvel mundial.
Ficha informativa n1

4/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA Crianas - As crianas desde as bem pequenas e jovens de todas as idades tm encontrado no uso dos telemveis um espao de independncia do mundo adulto. A maior parte das crianas declara que no pode dispens-los, e conta muito para a sua imagem entre colegas porque so a melhor forma de ter, e manter amigos, com os quais trocam ideias, e discutem marcas, cores, modelos e at funes, no sentido de, o meu tira fotografias o teu no aconselham-se, desabafam e vivem seu quotidiano. Uma grande parte delas tambm usa os telemveis para informar-se, jogar, assistir vdeos e ouvir as suas bandas favoritas, completamente resguardados de qualquer interferncia (ou influncia!) dos adultos.

Adolescentes - A dependncia dos telemveis uma das caractersticas que marca a sociedade actual. A existncia de valores que os adolescentes procuram sempre neste mercado, como inovao, agressividade comercial, imagem, simplicidade, com destaque para o acesso mvel Internet atravs de tecnologias de terceira gerao Estas novas funcionalidades levam a que a posse de um telemvel seja cada vez mais aliciante e atraia mais jovens para a sua aquisio. Mas um aparelho (pequeno que cabe em qualquer lado, ou seja, fcil de transportar), e til como este, no se pode tornar num vcio dirio, em que se envia especialmente MMS ou SMS de texto todos os minutos, arquivo de ficheiros, bluetooth, que serve de rdio para ouvir msica, de agenda, de despertador, consola de jogos, de cmara fotogrfica e de filmar, relgio, calculadora, enfim uma serie de funes que leva os jovens a usar e abusar deste pequeno aparelho. A verdade que muitas pessoas utilizam estes meios electrnicos como modo de marcar territrio, marcar o seu prprio estilo e de se sobressarem no seu meio envolvente. No so capazes de sarem de casa sem o telemvel, sentem-se inseguras, como se aquele aparelho pudesse salvar a vida numa situao de risco. Quando os adolescentes no o tm consigo sentem-se desconfortveis, a sensao de estar contactvel ou poder contactar algum em qualquer momento ou lugar. Outro problema que ocorre com tudo isto o tipo de linguagem utilizada no envio de mensagens, como as abreviaes e a utilizao de x em vez dos s, e o k no lugar de que etc. No podemos ser alarmistas em relao a este objecto, a verdade que no passado muitos foram aqueles que se preocuparam pelos possveis danos que a TV pudesse causar nos jovens. Mudam-se os tempos, muda-se a realidade em geral. Mas sabendo que os telemveis so fontes de radiao, e sabendo que h tantos, mas tantos adolescentes que o mantm em permanente utilizao, at dormem com ele ligado junto cabeceira, legtimo que ocorra este tipo de preocupao. Adultos - Apesar de os telemveis serem considerados meros instrumentos ao servio das pessoas, eles so tambm artefactos sociais. Mas, para alm disso, a prtica comunicativa atravs deles influenciada pelo contexto social em que ele utilizado, passou a assumir tambm um papel social activo.

Ficha informativa n1

5/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA O telemvel deixou de ser apenas um dispositivo que permite comunicar, para se tornar uma ferramenta da interaco social. Em poucos anos, passou de mero instrumento de trabalho a um equipamento de massas, utilizado no s para comunicar, como tambm para estruturar as diversas situaes no quotidiano. O grupo de indivduos que utiliza de forma activa o telemvel como ferramenta de trabalho uma parcela importante dos utilizadores, tendo os operadores criado um conjuntos de servios com potencial interesse para estes, tais como pagamentos bancrios, consultas de saldo, criar documentos internet, GPS, alertas e consultas da Bolsa de Valores, ou a possibilidades de aceder aos emails. O uso do telemvel em contexto profissional no deixa de ser relevante devido s implicaes que tem em termos sociais, como econmicos. Idosos - Nos pases desenvolvidos, verifica-se cada vez mais um envelhecimento da populao, onde a proporo de pessoas com idade superior 65 anos est a aumentar significativamente. A nica funo que os idosos do ao telemvel para fazer chamadas e mensagens, sendo importante dizer que as chamadas so utilizadas por todos, enquanto as mensagens s por alguns. Contudo, os idosos utilizam muito poucas funes em relao quelas que o telemvel disponibiliza, devido dificuldade, em termos de habilitaes literrias, encontrando resistncia em relao ao rpido desenvolvimento tecnolgico verificado nas ltimas duas dcadas. A esta utilizao por parte dos idosos j representa um esforo no sentido de se integrarem na sociedade moderna (afinal no so to dependentes como se pensa) sendo sempre ajudados por pessoas mais novas que eles, e que lhes so prximas com maior domnio tecnolgico por parte de geraes mais novas, e familiariz-las com as TIC, neste caso com o telemvel.

Bom Trabalho! O formador, Paulo Paraso

Ficha informativa n1

6/6

You might also like