You are on page 1of 3

O que o Espiritismo fala sobre os animais; eles tm alma? Progridem? ou sero sempre animais? Porque eles sofrem?

Eles tm Carma? Porque existem animais mais inteligentes? Esta uma pergunta difcil de ser detalhada, mas sem dvida o espiritismo tem uma resposta. Os animais no tm alma como ns os humanos, mas tem um princpio espiritual que sobrevive morte do corpo. Segundo os espritos disseram a Kardec, quando o animal morre, espritos especializados recolhem esse princpio espiritual, que entra em letargia e encaminhado para uma nova encarnao quase imediatamente. Este princpio inteligente, que ainda no um esprito, passar milnios incontveis nesta condio, at chegar ao reino hominal, mas em mundos primitivos, onde o homem pouco se diferencia de um animal. Continua progredindo lentamente at adquirir conscincia de si mesmo e desenvolver o livre arbtrio. Os homens progridem por sua vontade, mas os animais pela fora das coisas ou do ambiente. Se eles permanecessem sempre animais seria uma injustia, pois eles sofrem, so abatidos para a alimentao do homem, usados como cobaias e desenvolvem doenas como o cncer, por exemplo. Mas eles no tem Carma, pois no tem livre arbtrio. Mas compreenda, caro amigo, que Carma uma palavra das doutrinas indianas e no existe no espiritismo (preferimos ao e Reao ou causa e efeito). Os animais no so responsveis pelos seus atos. Alguns so mais inteligentes pelos cuidados recebidos, ou talvez, porque progrediram um pouco mais do que os seus irmos da mesma espcie. Respeitar e proteger os animais um dever cristo.
O que acontece com os animais no mundo espiritual? Os animais reencarnam?

Muitos duvidam da existncia da alma nos animais, achando que apenas o homem a possui. Outros, entretanto, afirmam que eles no s tm alma, como esta igual do homem. Entendendo-se como alma a parte imaterial do ser, o esprito, os animais a possuem sim e esse princpio independente da matria sobrevive ao corpo fsico. Nesse propsito, temos em O Livro dos Espritos a seguinte explicao: , porm, inferior do homem. H entre a alma dos animais e a do homem distncia equivalente que medeia entre a alma do homem e de Deus. Na mesma obra, encontramos tambm um esclarecimento muito importante para o assunto em pauta: Aps a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a conscincia de si mesma? Conserva a sua individualidade; quanto conscincia do seu eu, no. A vida inteligente lhe permanece latente. No livro Os Animais tm Alma?, Ernesto Bozzano, conhecido filsofo e metapsiquista italiano, apresenta 130 casos de materializaes de animais, viso e identificao de espritos de

animais mortos, alucinaes telepticas percebidas ao mesmo tempo pelo animal e pelo homem, bem como vrias aparies de animais sob forma simblico-premonitria. Cada caso devidamente documentado e os comentrios, apresentados com suas respectivas concluses, so de difcil contestao.

A psique animal A respeito de sua obra, Bozzano afirma: Ela consiste em um primeiro ensaio para demonstrar, por um mtodo cientfico, a sobrevivncia da psique animal. preciso voltarmos ao nosso assunto e concluirmos salientando que a existncia de faculdades supranormais na subconscincia animal, existncia suficientemente comprovada pelos casos que expusemos, constitui uma boa prova em favor da psique animal. Para o homem, deve-se inferir que as faculdades em questo representam, em sua subconscincia, os sentidos espirituais prformados esperando se exercerem em um meio espiritual (como as faculdades dos sentidos estavam pr-formadas no embrio esperando se exercerem no meio terrestre). Se assim , como as mesmas faculdades se encontram na subconscincia animal, deve-se inferir da, logicamente, que os animais possuem, por sua vez, um esprito que sobrevive morte do corpo. Em Nosso Lar, de Andr Luiz, encontramos um trecho que d conta da existncia de animais no plano astral: Seis grandes carros formato diligncia, precedidos de matilhas de ces alegres e barulhentos, eram tirados por animais que, mesmo de longe, me pareceram iguais aos muares terrestres. Mas a nota mais interessante era os grandes bandos de aves, de corpo volumoso, que voavam a curta distncia, acima dos carros, produzindo rudos singulares. O que estariam fazendo esses animais que acompanhavam a caravana dos samaritanos, constituda por espritos abnegados que iam at o umbral buscar enfermos para serem tratados nas cmaras de retificao? Colaborando. Os ces facilitavam a penetrao nas regies obscuras e afastavam seres monstruosos, os muares puxavam cargas e forneciam calor onde necessrio e as aves devoravam as formas mentais odientas e perversas. O pai da mdium Yvonne A. Pereira, por meio de mensagem psicografada por ela, enviou um importante contributo para o nosso assunto. Ao desencarnar, ele foi levado para uma cidade pequena, sossegada, apropriada para convalescentes. Ao despertar, aps trs dias de seu decesso, encontrava-se s em uma varanda orlada de trepadeiras floridas. O nico rumor partia do orquestrar longnquo de uns pssaros, verdadeira melodia que ressoava aos meus ouvidos com delicadeza e ternura, disse.

Cuidar dos animais No livro O Consolador, Emmanuel esclarece quanto misso que os humanos tm com relao aos nossos irmos menores, que so os animais: Sem dvida, tambm a zoologia merece o zelo da esfera invisvel, mas indispensvel considerarmos a utilidade de uma advertncia aos homens, convidando-os a examinar detidamente seus laos de parentesco com os animais dentro das linhas evolutivas, sendo justo que procurem colocar os seres inferiores da vida planetria sob seu cuidado amigo. Os reinos da natureza, alis, so o campo de operao e trabalho dos homens, sendo razovel consider-los mais sob a sua responsabilidade direta que propriamente dos espritos, razo porque respondero perante as leis divinas pelo que fizerem em conscincia com os patrimnios da natureza terrestre.

Sbia advertncia, felizes os que a escutarem. Nosso carinho e solidariedade devem se estender aos seres que, mesmo estando abaixo de ns na escala evolutiva, so capazes de nos servir e amar. Necessitamos deles como eles necessitam de ns. E nessa troca de trabalhos e afetividade, todos ganham. Artigo publicado na edio 15 da Revista Crist de Espiritismo. Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/amizade/os-animais-temalma/#ixzz29wJn6nED

You might also like