You are on page 1of 3

5- Anlise de empresas: nesta etapa voc dever buscar e analisar 1 empresa que tenham grande potencial para se tornar

Empreendedor Endeavor: .Tamanho e potencial de mercado A empresa est inserida no E-commerce que nos ltimos anos vem se consolidando como um dos canais de venda de maior sucesso deste novo sculo. Alm disso est inserida em um segmento de mercado que vem crescem espetacularmente nos ltimos anos, o de vinho e derivados. Um segmento caracterizado pelo aumento das exigncias do pblico brasileiro e pela busca por produtos e servios diferenciados. .Anlise do modelo de negcios A empresa possui um modelo de negcio dinmico, transparente e prximo do cliente. Percebe-se que ela est constantemente buscando melhorias em seus servios e produtos. A empresa possui toda sua histria no site, assim como todas as pessoas, funcionrios e donos, que fazem parte da construo desse caso de sucesso. Voc pode acessar a foto de cada pessoa e cada pessoa ter um comentrio sobre sua vida e a empresa. A interao com o consumidor final e com o fornecedor intensa e por vrios meios, sempre na busca de tentar trazer o melhor produto ao cliente e de entrar em contato com os processos de elaborao de seus produtos. .Anlise dos diferenciais competitivos e da inovao A empresa apresenta uma srie de diferenciais competitivos e de inovao, so eles: Clube W: um clube de vinhos que, mensalmente, leva a seus scios uma seleo especial de rtulos escolhidos pela equipe de Sommeliers Wine. Exposio do produto: alm da garrafa e do preo, cada vinho possui um comentrio de um sommelier da equipe da empresa, fotos e informaes do vinho e da vincola produtora do rtulo e at da Denominao de Origem (D.O.) do produto. Uma exposio extremamente atrativa Seo de dicas de harmonizao. Sugesto de pratos: alguns vinhos mais famosos tem a foto de um prato que lhe cairia bem. Layout do site e disposio de informaes bastante atrativo e simplificado. Principalmente em comparao com seus concorrentes (vide o site da maior empresa de e-commerce de vinhos e derivados o www.wine.com). A empresa seleciona os vinhos por preo, origem, tipo de uva, ocasio e prato de acompanhamento. Lanou a primeira loja de vinhos no Facebook do mundo! Equipe de winehunters: uma equipe especializada em acompanhar o que os clientes desejam e o que h de especial no mercado. A equipe tambm visita seus fornecedores, entrando em contato com a produo de cada rtulo. Entrega rpida com prazo de 3 dias para mais de 300 cidades do pas e 4 a 8 dias para demais localidades.

Embalagem chamativa (WineBox) A empresa possui vrias maneiras de interagir com o cliente, informa-los e entrar em contato com seu gosto (Blog Sommelier Wine, Facebook, Twitter, Youtube e GooglePlus) A empresa oferece uma revista mensal a Revista Wine.com.br com dicas, enogastronomia e curiosidades. .Fatos, destaques e matrias relevantes sobre o histrico da empresa

J no seu segundo ano de vida a empresa conseguiu o prmio de Melhor Loja Ouro pela pesquisa BitConsumidor, recebendo o Prmio Excelncia em Qualidade Comrcio Eletrnico B2C, concedido pelo e-bit. Em cinco anos de existncia a empresa j se configura como a maior loja de vinhos da Amrica Latina e estando entre as dez maiores do mundo. Atualmente a empresa ampliou seus negcios criando um projeto Wine2B com o objetivo de ampliar a distribuio de vinhos e derivados no Brasil para pequenos e mdios estabelecimentos. .Demais fatores que julgar interessantes para anlise A histria da empresa demonstra um pouco de seus diferenciais e da viso de seus empreendedores. Rogerio Saluim e Anselmo Endlich usaram sua experincia para oferecer um servio que no fosse to imponente e intimidante quanto as lojas fsicas especializadas em vinhos finos. Dessa forma, encontraram uma maneira de vender vinhos finos de maneira direta, simples e sem ser intimidadora. Como o prprio site da empresa disse, o projeto da Wine nasceu com a misso de descomplicar o processo de compras de vinhos, proporcionando acesso s melhores opes de todo o mundo e oferecendo uma cuidadosa e ampla seleo (de vinhos e derivados). A empresa focou-se tambm em oferecer o vinho certo para a ocasio certa. Segundo os empresrios, no bastava ter uma carteira repleta de opes, era necessrio oferecer aquele que mais combinaria com o cliente e a ocasio que ele estaria. Ainda, era necessrio mostrar para o cliente qual o vinho que melhor lhe caa. A empresa realizou pesquisas e estudos sobre o processo de compra de vinhos, sob a perspectiva do cliente. Chegaram a um resultado que possibilitou indicar vinhos a seus clientes com base em uma relao qualidade X preo de mercado, o que acaba reduzindo a insegurana do prprio consumidor em escolher o vinho certo para o momento certo.

Resultado, primeiro ano (2008) eles venderam 250.000 garrafas. Atualmente so mais ou menos 145 mil garrafas vendidas por ms. Segundo o jornal A Gazeta (2012):
o faturamento da Wine, em 2011, foi de R$ 36 milhes e a estimativa para 2012 era de um crescimento de 100%. A empresa vendeu 1 milho de garrafas de vinhos para mais de 40 mil consumidores de todo o Brasil.Esse mercado tem registrado incremento de 30% ao ano e a expectativa que essa taxa de elevao seja mantida pelos prximos dez anos.

Eu j comprei vinhos da empresas e de outros sites e-commerce no segmento, porm a Wine a que apresenta melhor informao, atrativo e fcil de manusear, ela apresenta ainda sugestes que caiem bem tanto para leigo quanto para bons entendedores. Alm de ter um compromisso com prazos e com a prestao de um servio de tima qualidade. Justifico ento sua candidatura como empresa com perfil Endeavor devido a seus diferenciais competitivos no oferecimento e prestao de servios e pelo seu modelo de negcio. Uma loja de vinhos to e at mais interativa com o consumidor do que uma loja fsica especializada. Dessa forma, enxergo a empresa Wine.com.br como uma organizao com grande potencial para entrar na Endeavor. Creio que a ONG e empresa poderiam se beneficiar mutuamente com a troca de experincia, conhecimentos e tcnicas de gesto. Sugesto de sites:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/02/noticias/a_gazeta/economia/1105679-wineexpande-e-cria-150-empregos.html http://www.wine.com.br/wineinfo/institucional/sobre/ http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/40902_ADEGA+VIRTUAL http://www.slideshare.net/AnselmoWine/ecommerce-brasil-2011-case-wine

You might also like